Boletim de Serviço Eletrônico em 05/09/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB

SECRETARIA DE GESTAO ACADEMICA - FB

 

edital 06/2024 - segea-fb

MATRÍCULA PARA VETERANOS - GRADUAÇÃO - 2º SEMESTRE DE 2024

 

1. DA FINALIDADE

O Diretor-Geral do campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, nomeado pela Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 836 de 25 de maio de 2021, no uso das suas competências conferidas à função pela Portaria Institucional nº 1783 de 07 de outubro de 2016, alterada pela Portaria do Reitor nº 1583, de 28 de agosto de 2019, torna pública as instruções sobre o processo de matrícula do 2º semestre de 2024 para os veteranos dos cursos de graduação do campus Francisco Beltrão.

 

2. DO CRONOGRAMA

 

1ª ETAPA:
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

23 e 24 de setembro de 2024.

Horário: das 09h do dia 23 às 18h do dia 24/09.

2ª ETAPA:
ANÁLISE DE TURMAS
Evento interno, sem participação dos estudantes.

25 de setembro de 2024.

3ª ETAPA:
AJUSTE/CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

26 de setembro de 2024.
Horário: das 09h do dia 22 às 18h do dia 26.

4ª ETAPA:
INCLUSÃO DE UNIDADES CURRICULARES

27de setembro de 2024.
Horário: das 09h do dia 24 às 18h do dia 27.

5ª ETAPA:
MATRÍCULA INTERCAMPUS

30 de setembro de 2024

Horário: das 09h às 18h.

6ª ETAPA:
MATRÍCULA EXTERNA REQUERIMENTO

30 de setembro de 2024

Horário: das 10h às 12h e das 13h30 às 17h

 

3. DO INÍCIO DO PERÍODO LETIVO

O 2º semestre letivo terá início em 01 de outubro de 2024, com o início das aulas neste dia.

 

4. DO PROCESSO DE MATRÍCULA

4.1 1ª ETAPA: REQUERIMENTO DE MATRÍCULA – disciplinas da Matriz do seu curso de Graduação

23 e 24 de setembro de 2024.

 

O Requerimento de Matrícula será feito exclusivamente via Internet, via portal do aluno: http://portal.utfpr.edu.br/alunos/portal-do-aluno. Não serão analisadas solicitações de matrícula por qualquer outro meio que não seja via Requerimento de Matrícula por meio do Portal do Aluno.

O Requerimento de Matrícula é apenas uma solicitação de matrícula, não significa que ao realizá-lo você já estará matriculado.

O estudante deverá ficar atento aos horários e datas. Não será aceita matrícula fora das datas estipuladas neste Edital.

O estudante deverá requerer a matrícula nas unidades curriculares desejadas (disciplinas), observando o horário (manhã, tarde ou noite), o período (1º, 2º, 3º, etc.) e as suas dependências.

Os Requerimentos de Matrícula são processados em lote. Nesta etapa, a ordem dos requerimentos não influencia na obtenção das vagas, ou seja, o requerimento precisa ser feito entre as 09h do dia 23/09/2024 e às 18h do dia 24/09/2024.

A 1ª Etapa, Requerimento de Matrícula, somente estará efetivada com a mensagem: “REQUERIMENTO ACEITO”.

 

4.2 ETAPA: ANÁLISE

25 de setembro de 2024.

Esta etapa é interna, realizada pela Secretaria de Gestão Acadêmica e Departamentos Acadêmicos, sem a participação do estudante.

 

4.3 3ª ETAPA: CONFIRMAÇÃO OU AJUSTE DE MATRÍCULA - disciplinas da Matriz do seu curso de Graduação
Das 9h às 18h do dia
26 de setembro de 2024

 

O estudante deverá verificar o resultado de seu Requerimento de Matrícula, via Internet (http://portal.utfpr.edu.br/alunos/portal-do-aluno).

O resultado poderá ser apresentado de duas maneiras:

 

1. Confirmação de Matrícula

Os requerimentos com a mensagem “MATRÍCULA ACEITA” garantem que o estudante conseguiu vaga em todas as unidades curriculares requeridas. Estas matrículas não poderão ser alteradas no dia da confirmação/ajuste.

Ainda será possível incluir unidades curriculares com vagas excedentes na quarta etapa, que é a etapa da Inclusão.

 

2. Ajuste de matrícula

Para o estudante não conseguiu vaga em alguma unidade curricular que solicitou.

O requerimento com a mensagem “AJUSTAR MATRÍCULA” significa que o estudante deverá alterar seu Requerimento, pois conseguiu vaga apenas nas unidades curriculares onde constar “VAGA GARANTIDA”. Todas as unidades curriculares que constar “AJUSTAR MATRÍCULA” devem ser excluídas. Novas unidades curriculares/turmas de sua matriz poderão ser adicionadas em seu lugar.

O estudante poderá alterar mais de uma vez sua matrícula no dia do Ajuste, podendo incluir ou excluir unidades curriculares e turmas, adequando seu horário da melhor forma; ou mesmo sair e retornar ao sistema. Poderá optar por “retirar temporariamente”, não liberando a vaga para outro aluno, ou por “excluir”, a qual libera a vaga definitivamente para qualquer aluno. Deverá repetir o procedimento até atender suas necessidades, considerando as vagas disponíveis.

 

4.4 4ª ETAPA: INCLUSÃO DE UNIDADES CURRICULARES - disciplinas de outras Matrizes de outros cursos de Graduação
Das 9h às 18h do dia
27 de setembro de 2024

 

Não será possível alterar a matrícula em unidade curricular com “VAGA GARANTIDA”.

Condicionada à existência de vagas, os estudantes poderão incluir unidades curriculares até a carga horária máxima semanal permitida.

Nesta etapa as vagas são preenchidas por ordem de chegada do pedido, ou seja, quem solicitar primeiro consegue vaga.

Nesta etapa o estudante pode acessar e inserir unidades curriculares que não sejam do seu curso, mas do mesmo campus (Francisco Beltrão), as quais serão contabilizadas como Enriquecimento Curricular. O estudante pode matricular-se em 03 unidades curriculares por semestre como enriquecimento curricular.

Neste caso, fique atento pois nenhuma equivalência automática será realizada, já que a disciplina não pertence ao seu curso!

Os estudantes que porventura não tenham requerido matrícula nas datas de requerimento, terão o dia da INCLUSÃO como último prazo para realizar sua matrícula, escolhendo o que lhe for adequado dentre as unidades curriculares com vagas restantes.

Após o dia da Inclusão, não efetuando matrícula em nenhuma unidade curricular do campus de origem, o estudante será declarado desistente, perdendo a vaga na Universidade por falta de matrícula.

 

4.5 5ª ETAPA: MATRÍCULA INTERCAMPUS

Das 9h às 18h do dia 30 de setembro de 2024

 

Condicionada à existência de vagas, os estudantes poderão incluir até três unidades curriculares (que também são contabilizadas como Enriquecimento curricular, então se já solicitou enriquecimento curricular no período de inclusão, será descontado aqui) de outros campi até a carga horária máxima semanal permitida.

Neste caso, fique atento pois nenhuma equivalência será realizada de forma automática, já que a disciplina não pertence ao seu curso.

Por ser uma etapa adicional, condicionada a existência de vagas, as quais foram priorizadas para o estudante daquele campus, é comum, não ter vagas para as disciplinas vislumbradas pelo estudante intercampus, desta forma, não há nenhuma garantia de conseguir vaga em disciplina intercampus.

 

4.6 6ª ETAPA: MATRÍCULA EXTERNA
30 de setembro de 2024

Nesta etapa, são atendidos alunos formados em qualquer curso superior e alunos cursando graduação em instituições externas conveniadas.

O requerimento de matrícula:

● deverá ser feito pessoalmente no Departamento de Registros Acadêmicos – DERAC do campus, no dia dia 30 de setembro de 2024, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h

● não dá ao requerente o direito à vaga; sendo que o processamento será posterior à entrega dos documentos;

● o interessado deverá apresentar originais e cópias do Diploma de Graduação com Histórico Escolar no ato do requerimento;

● o estudante em Matrícula Externa não tem direito ao Grau, tendo em vista que não integraliza o curso. Para efeito de comprovação receberá histórico escolar;

● a seleção obedecerá às normas do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR e deste Edital;

● o requerente será comunicado por e-mail sobre o resultado em até um dia após início do período letivo;

● caso o requerimento seja deferido, o requerente deverá apresentar, para fins de matrícula, cópias do: RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista (se masculino), Certidão de Casamento ou Nascimento.

● a matrícula somente será concluída após o recebimento dos documentos.

 

5. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Legislações disponíveis em: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/graduacao-e-educacao-profissional/prograd, dentre as quais destacamos:

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR – RODP, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1033898&id_orgao_publicacao=0

Calendário Acadêmico de 2023, disponível em: https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3400469&id_orgao_publicacao=0

 

6. DA SENHA DE ACESSO

Todos os procedimentos necessários para a matrícula dependem de senha para acesso.

A senha é pessoal, intransferível e obrigatória para a matrícula. Ela pode ser recuperada no portal do aluno;

Há possibilidade de a mensagem eletrônica com os dados para recuperação de sua senha entrar na caixa de lixo eletrônico do seu e-mail (spam), caso isso ocorra, marque o endereço como confiável para evitar futuros problemas;

Clique no link dentro da mensagem para confirmar a recuperação de sua senha e aguarde o segundo e-mail de recuperação de senha, em que receberá a nova senha.

Se estiver com problemas em sua senha, deve se apresentar à Secretaria Acadêmica (DERAC) com ANTECEDÊNCIA.

Será bloqueada a matrícula do estudante que estiver com situação irregular nos departamentos da UTFPR até que se apresente para verificação.

Caso tenha modificado algum documento ou recebido certificado de reservista ou título de eleitor, deverá procurar a Secretaria Acadêmica (DERAC) para regularizar sua documentação.

O estudante que não conseguir realizar seu requerimento de matrícula pela internet deverá contatar a Secretaria Acadêmica (DERAC) (derac-fb@utfpr.edu.br) imediatamente para que sejam tomadas as providências necessárias. Problemas na matrícula não informados durante a fase de Requerimento de Matrícula não serão aceitos como justificativa para qualquer procedimento posterior.

 

7. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

As turmas e horários estarão oficialmente disponibilizadas no Portal do Aluno, seção “Turmas Abertas” até 15 dias antes do início do período de requerimento de matrícula.

Em caráter experimental, os horários serão publicados também no endereço eletrônico https://utfpr.edupage.org/timetable/?, sendo que, para todos os fins, o horário oficial é o constante no Sistema Acadêmico.

Os estudantes com as situações: trancados, em mobilidade acadêmica ou afastados para estudos no exterior que pretendem solicitar matrícula em unidades curriculares devem informar à Secretaria Acadêmica (DERAC) com antecedência.

A matrícula será por unidade curricular para todos os períodos, respeitando o turno do aluno, condicionada às vagas ofertadas nas turmas das unidades curriculares.

A carga horária semanal máxima permitida para o aluno varia de acordo com o curso, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTPFR – RODP, Resolução nº 81/2019 – COGEP, disponível em: https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1033898&id_orgao_publicacao=0. Orientamos faça uma análise minuciosa das unidades curriculares que deseja cursar para não se sobrecarregar com muitas disciplinas.

O estudante poderá matricular-se em até 3 (três) unidades curriculares como enriquecimento curricular.

As unidades curriculares feitas como enriquecimento curricular, ou que passaram a ser enriquecimento curricular devido a mudanças de matriz não são aceitas como pré-requisito.

O estudante não poderá se matricular em unidades curriculares cujos horários das turmas ofertadas sejam sobrepostos (ou seja, em que haja choque de horários).

O preenchimento das vagas se dará na prioridade vigente conforme o RODP.

As disciplinas “Tópicos Especiais” possuem ementário rotativo, sendo que para cada código de disciplina “Tópicos Especiais” existente na matriz de seu curso, o aluno poderá matricular-se apenas uma vez ao longo de todo o curso, ainda que sejam propostos ementários diversos. Exemplo: se seu curso possui UMA disciplina de Tópicos Especiais, você só poderá fazê-la UMA vez, mesmo que ao longo dos anos sejam ofertados ementários diferentes.

Atenção para a oferta de TURMAS CONJUNTAS para mais de um curso, TURMAS OPTATIVAS, TURMAS ESPECIAIS, conforme Anexos.

 

8. DO CICLO DE HUMANIDADES

O Ciclo de Humanidades tem o objetivo de contribuir com a formação humanística dos egressos dos cursos de graduação da UTFPR. O Ciclo de Humanidades é composto por disciplinas de três áreas: a) Ciências Humanas, b) Ciências Sociais Aplicadas e c) Linguística, Letras e Artes, podendo incluir também, se houver a possibilidade de oferta, componentes curriculares da área de atividade física, saúde e qualidade de vida.

Como as disciplinas do Ciclo de Humanidades estão presentes novas matrizes curriculares dos cursos de graduação, para alguns estudantes estas disciplinas aparecerão somente na etapa 5 - INCLUSÃO, por se tratar de outra matriz. Por isso, confira no anexo II, a lista de disciplinas do ciclo de humanidades disponíveis para o próximo semestre. Caso tenha dúvidas sobre o Ciclo de Humanidades em seu curso, procure o/a coordenador/a para obter mais informações.

 

9. DAS DISCIPLINAS DO CALEM

O Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas do campus Francisco Beltrão oferece cursos de Língua Inglesa e Francesa. A matrícula nestas disciplinas/turmas, segue edital próprio do CALEM.

 

10. DAS MUDANÇAS DE MATRIZ CURRICULAR

No primeiro semestre de 2024 teremos a seguinte situação de matrizes curriculares rodando no campus.

· Engenharia Ambiental e Sanitária - COEAS – Matriz única para todas as turmas;

· Engenharia Química – COENQ - Matriz nova para o 1º, 2º, 3º e 4º períodos e Matriz antiga do 5º aos 10º períodos;

· Engenharia de Alimentos – COEAL - Matriz nova para o 1º, 2º, 3º e 4º períodos e Matriz antiga do 5º aos 10º períodos;

· Agronomia – COAGR - Matriz nova para todas as turmas;

· Licenciatura em Informática – COLIN - Não há mudança de matriz. Curso em descontinuidade, serão ofertadas turmas a partir do 6º período;

· Bacharelado em Sistemas da Informação - Não há mudança de matriz

 

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão dirimidos pela Secretaria de Gestão Acadêmica, ouvida a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Francisco Beltrão.

 

Francisco Beltrão, 05 de setembro de 2024

 

 

(assinado eletronicamente)

Hernan Vielmo

Diretor-Geral UTFPR-FB

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 05/09/2024, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4360427 e o código CRC (and the CRC code) 5E5B94F8.



 

ANEXOS

 

 

ANEXO I

DISCIPLINAS E TURMAS OFERTADAS EM 2024/2

Nome da disciplina

Turmas

Disciplina

Professor

Algoritmos e Programação

2EAS

3EQ

3EA

INF009

Francisco Antonio Reinaldo

Algoritmos e Programação

4AGR

INF009

Francisco Antonio Reinaldo

Análise de Alimentos

5EA

ALI005

Alexandre da Trindade Alfaro

Análise e Simulação de Processos Químicos

8EA

9EQ

QUI042

Roger Galon

Análise Sensorial

6EA

ALI008

Vania de Cássia da Fonseca Burgardt

Aplicações distribuídas

7IN

AD37L

José Luiz Lanzarini

Arquitetura de computadores

1SI

ARC102

Marcos Mincov Tenório

Avaliação de Impactos Ambientais

7EAS

AMB056

Michelle Milanez França

Banco de Dados

3SI

BDD301

José Luiz Lanzarini

Bioindicadores Ambientais

5EAS

BIO017

Rodrigo Lingnau

Biologia celular

1AGR

BIO020

Eder da Costa dos Santos

Biologia Celular

1EAS

1EQ

BIO020

Elisangela Dusman

Bioquímica Geral

3AGR

BIO019

Eder da Costa dos Santos

Bioquímica Geral

2EA

6EQ

4EAS

BIO019

Maria Helene Giovanetti Canteri

Cálculo 1

2EA,

2EQ

3EAS

MAT015

Liliane Hellman

Cálculo 2

3EA

MAT016

Maycow Carneiro

Cálculo 2

3EQ

MAT016

Maycow Carneiro

Cálculo 2

4EAS

MAT016

Jonas Joacir Radtke

Cálculo 3

4EQ

MAT025

Eduardo Michel Vieira Gomes

Cálculo de Reatores

6EQ

QUI030

Michele Di Domenico

Cálculo de Reatores 1

6EQSPO

QUI030

Michele Di Domenico

Cálculo de reatores 2

7EQ

QUI033

Ana Paula de Oliveira Schmitz

Cálculo numérico

4EQ

MAT024

Jonas Joacir Radtke

Canto Coral

3EQ

3EAS,

3EA

ART007

Mauro Cesar Cislaghi

Cartografia Básica

2EAS

GEO007

Fernando Cesar Manosso

Ciência, Tecnologia e gênero

5EAS

5EQ

5EA

HCH004

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

Classificação do Solo

5AGR

AGR004

Michelle Milanez Fança

Climatologia

3AGR

GEO006

Fernando Cesar Manosso

Climatologia

4EAS

GEO006

Fernando Cesar Manosso

Comunicação oral e escrita

1AGR

HLA019

Carina Merkle Lingnau

Comunicação Oral e Escrita

1EAS

1EA

HLA019

Carina Merkle Lingnau

Comunicação Oral e Escrita

1EQ

HLA019

Carina Merkle Lingnau

Construção, Validação e Manutenção de Softwaer

4SI

CVM401

Michel Albonico

Construções Rurais

3AGR

AGR073

Debora Mela

Controle de Processos

9EA

8EQ

QUI038

Douglas Junior Nicolin

Desenho técnico

2AGR

DES005

Debora Mela

Desenho técnico

1EAS

1EA

3EQ

DES004

Debora Mela

Desenvolvimento de novos produtos

8EA

ALI012

Fabiane Picinin de Castro Cislaghi

Desenvolvimento de sistemas WEB

6IN

DS36L

Adair José Rohling

Desenvolvimento de Web Front-End

4SI

WFE402

Wellton da Costa de Oliveira

Dispositivos móveis

7IN

DM37L

José Luiz Lanzarin

Ecologia Geral

2EAS

BIO011

Rodrigo Lingnau

Ecologia Geral

2AGR

BIO011

Daiana Schmidt

Economia

6EA

ADM001

Andriele de Prá Carvalho

Educação a distância

8IN

ED38L

Rodrigo Kummer

Educação Ambiental

7EAS

AMB057

Adir Silvério Cembranel

Educação de jovens e adultos

8IN

EJ38L

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

Educação Financeira

7IN

EF3L

Stefane Layana Gafuri

Educação, trabalho e sociedade

3EAS

3EQ

3EA

HCH005

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

Elementos de Matemática Discreta para Computação

2SI

MAT029

Renato Halal

Eletrotécnica e Instrumentação

6EAS

FIS018

Guilherme Bertoldo

Eletrotécnica e Instrumentação

8EQ

FIS009

Meire Cristina Fugihara

Embalagens

9EA

ALI016

Vania de Cassia da Fonseca Burgardt

Empreendedorismo

9EA

9EQ

ADM003

Melaine Roberta Camarotto

Empreendedorismo

3SI - 8IN

HSA005

Lindomar Subtil de Oliveira

Empreendedorismo

4AGR

HSA005

Lindomar Subtil de Oliveira

Empreendedorismo

6EAS

4EQ

HSA005

Lindomar Subtil de Oliveira

Emulsões em alimentos

7EA

8EA

9EA

ALI080

Vania de Cássia da Fonseca Burgardt

Energia e Desenvolvimento Sustentável

9EAS

AMB019

Denise Andreia Szymczak

Engenharia Bioquímica

7EQ

QUI034

Michele Di Domenico

Engenharia de Bioprocessos

7EA

BIO003

Eder da Costa dos Santos

Engenharia de Requisitos

2SI

REQ203

Paulo Junior Varela

Engenharia de Segurança do Trabalho

9EAS

6EA

9EQ

AMB041

Adir Silvério Cembranel

Engenharia Genética

4EQ

BIO006

Elisangela Dusman

Entomologia

5AGR

AGR046

Edilaine M. Gelinski Grabicoski

Equações Diferenciais Ordinárias

3EQ

MAT023

Maiquiel Schmidt de Oliveira

Equações Diferenciais Ordinárias

5EAS

MAT023

Camila Nicola Boeri Di Domenico

Estática e Mecânica dos Sólidos

5EA

5EQ

QUI009

Douglas da Costa Ferreira

Estrutura de Dados

4SI

EDD404

Flavio de Almeira e Silva

Extensão Rural

5AGR

AGR008

Joao Francisco Marchi

Fenômenos de superfície

6EQ

QUI031

Thalita Grando Rauen

Fenômenos de transferência 1

5EA

5EAS

QUI093

Wagner da Silveira

Fenômenos De Transferência 1

5EASSPO

QUI093

Wagner da Silveira

Fenômenos de Transferência 2

6EAS

6EA

6EQ

QUI088

Wagner da Silveira

Fenômenos de transferência 3

7EQ

QUI035

Fernanda Batista de Souza

Fenômenos de Transferência 2

6EASPO

QUI088

Wagner da Silveira

Filosofia e tecnologia

2SI

HCH022

Celso Hotz

Física 3

ESP.FIS03

FIS003

Meire Cristina Fugihara

Física Básica 3

4EQ

FIS007

Guilherme Bertoldo

Física experimental

5EQ

FIS008

Guilherme Bertoldo

Física Experimental

6EAS

FIS008

Meire Cristina Fugihara

Físico-Química

3EA

2EQ

QUI105

Thalita Grando Rauen

Fisiologia Vegetal

4AGR

AGR076

Samuel Fioreze

Fundamentos da física 1

2AGR

FIS011

Jeconias Rocha Guimarães

Fundamentos da física 1

2EQ

FIS011

Jeconias Rocha Guimarães

Fundamentos da física 1

3EA

FIS011

Jeconias Rocha Guimarães

Fundamentos da física 1

3EAS

FIS011

Jeconias Rocha Guimarães

Fundamentos da física 2

4EA

FIS017

Alexsander Ramos Duarte

Fundamentos da física 2

3EQ

FIS017

Alexsander Ramos Duarte

Fundamentos da física 2

4EAS

FIS017

Jeconias Rocha Guimarães

Fundamentos da física 3

5EAS

FIS013

Guilherme Bertoldo

Fundamentos de álgebra linear para computação

1SI

MAT028

Stefane Layana Gafuri

Fundamentos de álgebra linear para engenharias

2EA

MAT020

Stefane Layana Gafuri

Fundamentos de álgebra linear para engenharias

2EAS

MAT020

Maiquiel Schmidt de Oliveira

Fundamentos de álgebra linear para engenharias

2EQ

MAT020

Maiquiel Schmidt de Oliveira

Fundamentos de Cálculo

2AGR

MAT031

Renato Hallal

Fundamentos de Nutrição

2EA

ALI060

Fabiane Picinin de Castro Cislaghi

Fundamentos de Química Orgânica

ESP.QUI114

QUI114

Tania Maria Cassol

Fundamentos de Química Orgânica

2AGR

QUI114

Alessandra Machado Lunkes

Fundamentos de sistema de informação

1SI

FSI103

Paulo Junior Varela

Gênese e Morfologia do Solo

2AGR

GEO011

Jonatas Thiago Piva

Genética Básica

3AGR

AGR094

Ana Carolina Fioreze

Genética Molecular

2EQ

7EA

BIO015

Elisangela Dusman

Geologia e Pedologia

3EAS

GEO009

Michelle Milanez Fança

Geoprocessamento

3EAS

GEO010

Fernando Cesar Manosso

Geoprocessamento

5AGR

GEO010

Neilor Riquetti De Bugoni

Geotecnia Ambiental

8EAS

AMB048

Adir Silvério Cembranel

Gerenciamento e Tratamento de água

7EAS

AMB044

Ticiane Sauer Pokrywiecki

Gerenciamento e tratamento de efluentes industriais

9EAS

AMB045

Ticiane Sauer Pokrywiecki

Gerenciamento e tratamento de emissões atmosféricas

9EAS

AMB025

Marcelo Bortoli

Gerenciamento e tratamento de esgoto sanitário

8EAS

AMB046

Ticiane Sauer Pokrywiecki

Gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos

6EAS

AMB049

Priscila Soraia da Conceição

Gestão da produção

9EA

ADM002

Melaine Roberta Camarotto

Gestão de pessoas

6IN

GP36L

Melaine Roberta Camarotto

Gestão Econômica e Financeira

3EAS

HSA003

Andriele de Prá Carvalho

Gestão Econômica e Financeira

3SI

HSA003

Andriele de Prá Carvalho

Gestão Econômica e Financeira

4AGR

HSA003

Andriele de Prá Carvalho

Hidráulica

7EAS

AMB042

Gabriel Cassemiro Mariano

Hidrologia

5EAS

AMB043

Wagner de Aguiar

Higiene e Segurança dos Alimentos

5EA

7EAS

ALI006

Ellen Porto Pinto

História da técnica e da tecnologia

4EAS

4EQ

4EA

EDU015

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

História e Cultura Afro-Brasileira

2EAS

2EA

2EQ

EDU017

Rodrigo Kummer

Horticultura

5AGR

AGR078

Ronan Carlos Colombo

Informática e sociedade

1SI

IES104

Rafael Wild

Inglês para fins acadêmicos

2SI

LET017

Fatima Aparecida Cezarin Dos Santos

Inglês para fins acadêmicos

3AGR

LET017

Fatima Aparecida Cezarin Dos Santos

Instalações prediais e hidrossanitárias

9EAS

AMB050

Wagner de Aguiar

Instrumento Musical Violino

2EQ

2EAS

HLA013

Mauro Cesar Cislaghi

Inteligência artificial

7IN

IA37L

Francisco Antonio Reinaldo

Interação Humano-Computador

4SI

IHC403

Ana Perin

Intervenção pedagógica e necessidades

8IN

IP38L

Rodrigo Kummer

Intrdução à Polímeros

6EQ

QUI049

Ana Paula Romio

Introdução à Agronomia

1AGR

AGR093

Edilaine M Gelinski Grabicoski

Introdução à Biocombustíveis

6EQ

QUI087

Claiton Zanini Brusamarello

Introdução à computação

1SI

ICO101

Wellton da Costa de Oliveira

Introdução à Engenharia Ambiental e Sanitária

1EAS

AMB036

Denise Andreia Szymczak e Elaine Lui

Introdução à Engenharia de Alimentos

1EA

ALI086

Alexandre da Trindade Alfaro

Introdução à Engenharia Química

1EQ

QUI085

André Zuber

Introdução à física

1AGR

FIS010

Tereza Rachel Mafioletti

Introdução à física

1EQ

FIS010

Tereza Rachel Mafioleti

Introdução à física

2EA

FIS010

Alexsander Ramos Duarte

Introdução à física

2EAS

FIS010

Tereza Rachel Mafioleti

Introdução aos processos químicos

4EA

4EQ

QUI092

Douglas Junior Nicolin

Laboratório para engenharia 1

7EQ1

QUI036

Juan Carlos Pokrywiecki

Laboratório para engenharia 1

7EQ2

QUI036

Juan Carlos Pokrywiecki

Laboratório para engenharia química 2

8EQ1

QUI039

Ana Paula Romio

Laboratório para engenharia química 2

8EQ2

QUI039

Ana Paula Romio

Laboratório para engenharia química 3

9EQ2

QUI043

Ana Paula de Oliveira Schmitz

Laboratório para engenharia química 3

9EQ1

QUI043

Ana Paula de Oliveira Schmitz

Legislação Ambiental

4EAS

AMB053

Marlise Schoenhals

Leitura e letramento acadêmico

1SI

LET018

Carina Merkle Lingnau

Libras 1

2EAS

2AGR

2EQ

LET006

Vanderleia Castoldi Andrade

Libras 2

8IN

LB3L

Vanderleia Castoldi Andrade

Libras 2

3EAS

3EQ

LET007

Vanderleia Castoldi Andrade

Língua Inglesa II

2EQ

2EAS

2EA

2AGR

2SI

HLA005

Fatima Aparecida Cezarin Dos Santos

Linguagem de Programação

2SI

LIP201

Francisco Antonio Reinaldo

Materiais para indústria de alimentos

7EA

ALI011

Alexandre da Trindade Alfaro

Matérias-primas alimentícias

5EA

ALI007

João Francisco Marchi

Mecânica dos Sólidos

5EAS

MEC004

Douglas da Costa Ferreira

Mecânica Geral

4EAS, 4EQ

MEC001

Douglas da Costa Ferreira

Mecanização Agrícola

5AGR

AGR077

Neilor Riquetti De Bugoni

Melhoramento de Plantas

5AGR

AGR048

Ana Carolina Fioreze

Microbiologia de Alimentos

3EA

ALI068

Andrea Catia Leal Badaró

Microbiologia Geral

3AGR

BIO016

Claudia Eugenia Castro Bravo

Microbiologia Geral

2EA, 5EAS

BIO016

Claudia Eugênia Castro Bravo

Modelagem de Software

3SI

MOS302

Paulo Junior Varela

Morfossistemática e Anatomia Vegetal

2AGR

BIO018

Ronan Carlos Colombo

Multimídia

6IN

MU36L

Wellton da Costa de Oliveira

Música Instrumental

2EQ

HLA012

Mauro Cesar Cislaghi

Operações unitárias 1

6EQ,

6EAS

6EA

QUI028

Gabriel Cassemiro Mariano

Operações unitárias 2

7EQ

7EA

QUI032

Claiton Zanini Brusamarello

Operações unitárias 2

7EQSPO

QUI032

Claiton Brusamarello

Operações unitárias 3

8EQ

8EA

QUI037

Gabriel Cassemiro Mariano

Organização do trabalho pedagógico

7IN

OT37L

Celso Hotz

Otimização de processos químicos

9EQ

QUI044

Roger Galon

Pesquisa operacional

7IN

PO3L

Renato Hallal

Petroquímica

7EQ

QUI050

Jonas Albuquerque

Planejamento de projetos

9EA

ALI015

João Francisco Marchi

Poluição dos Solos

8EAS

GEO005

Daiana Schmidt

Prática de Ensino da Computação

6IN

PE36L

Ana Perin

Prática de Ensino de computação

7IN

PC37L

Maici Duarte Leite

Prática de ensino de Computação 1

6IN

PS36L

Ana Perin

Prática de Orquestra

3EQ

3EAS

ART004

Mauro Cesar Cislaghi

Práticas Extensionistas 1

3SI

PEX304

Maici Duarte Leite

Práticas Extensionistas 2

4SI

PEX405

Maici Duarte Leite

Pré-Cálculo

1AGR

MAT012

Renato Hallal

Pré-Cálculo

1EA

1EQ

MAT012

Eduardo Michel Vieira Gomes

Pré-Cálculo

2EAS

MAT012

Liliane Hellman

Probabilidade e Estatística

8EAS

5EA

EST006

Naimara Vieira do Prado

Probabilidade e Estatística

4AGR

EST006

Naimara Vieira do Prado

Probabilidade e Estatística

2EQ

4EA

7EAS

EST003

Sheila Regina Oro

Probabilidade e Estatística

3AGR

EST003

Stefane Layana Gafuri

Processos bioquímicos para águas residuárias

8EAS

AMB047

Marcelo Bortoli

Programação Orientada a Objetos

3SI

POO303

José Luiz Lanzarini

Projetos 1

3EA

ALI082

Alexandre da Trindade Alfaro

Projetos para engenharia química

8EQ

QUI040

Claiton Zanini Brusamarello

Propriedades Químicas e Físicas do Solo

3AGR1

AGR075

Jonatas Thiago Piva

Propriedades Químicas e Físicas do Solo

3AGR2

AGR075

Jonatas Thiago Piva

Propriedades Químicas e Físicas do Solo

4AGR

AGR075

Jonatas Thiago Piva

Qualidade da água

6EAS

AMB054

Priscila Soraia da Conceição

Química Analítica - teórica

3EAS

QUI022

Davi Zacarias de Souza

Química Analítica - teórica

3EQ

4EA

QUI022

Davi Zacarias de Souza

Química analítica experimental

4EAS

4EA

QUI027

Silvane Morés

Química analítica experimental

5EQ

4EQ

QUI027

Silvane Morés

Química analítica instrumental

6EA

5EQ

QUI026

Silvane Morés

Química analítica instrumental

5EQSPO

QUI026

Silvane Morés

Química e Bioquímica de Alimentos

3EA

ALI065

Ellen Porto Pinto

Química Geral Experimental

1AGR1

QUI017

Daiana Schmidt

Química Geral Experimental

1AGR2

QUI017

Daiana Schmidt

Química Geral Experimental

1EA

1EAS

1EQ

QUI017

Tania Maria Cassol

Química Geral Teórica

1AGR

QUI108

Davi Zacarias de Souza

Química Geral Teórica

1EQ

1EAS

1EA

QUI108

Tania Maria Cassol

Química orgânica

3EAS

2EA

QUI107

Claudio Roberto Novello

Química orgânica teórica 1

2EQ

QUI019

Claudio Roberto Novello

Química orgânica teórica 2

3EQ

QUI020

Claudio Roberto Novello

Química Orgânica Experimental 1

4EQ

QUI024

Claudio Roberto Novello

Recuperação de áreas degradadas

9EAS

AMB058

Denise Andreia Szymczak

Redes de Computadores

2SI

RED202

Marcos Mincov Tenório

Saúde Ambiental

6EAS

AMB055

Priscila Soraia da Conceição

Sistema da qualidade em alimentos

6EA

ALI010

Vania de Cássia da Fonseca Burgardt

Sistema de Coleta e Transporte de Esgoto

8EAS

AMB051

Marcelo Bortoli

Sistema de Drenagem urbana

8EAS

AMB052

Wagner de Aguiar

Sistema de Gestão Ambiental

4AGR

AMB062

Marlise Schoenhals

Sistema de Gestão Ambiental

7EAS

AMB059

Marlise Schoenhals

Sociologia Rural

5AGR

HCH024

Rodrigo Kummer

TCC 1

7IN

TC37L

Adair José Rohling

TCC 1

8EA

ALI014

Ana Carolina Fioreze

TCC 1

8EQ

QUI041

Fernanda Batista de Souza

TCC 1

9EAS

AMB034

Denise Andreia Szymczak

TCC 2

10EAS

AMB035

Denise Andreia Szymczak

TCC 2

8IN

TC38L

Adair Jose Rohling

TCC 2

9EA

ALI017

Ana Carolina Fioreze

TCC 2

9EQ

QUI046

Fernanda Batista de Souza

Tecnologia de Aves e Derivados

6EA

7EA

8EA

ALI023

Joao Francisco Marchi

Tecnologia de Bebidas

6EA

7EA

8EA

ALI027

Ellen Porto Pinto

Tecnologia de Leites e Derivados

6EA

7EA

8EA

ALI026

Andrea Catia Leal Badaró

Tecnologia e Sociedade

3EQ

3EAS

3EA

HCH010

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

Tecnologias da Educação

8IN

TE38L

Rodrigo Kummer

Teoria das organizações e gestão escolar

6IN

TO36L

Celso Hotz

Termodinâmica 1

ESPECIAL

QUI091

Jonas Santana Albuquerque

Termodinâmica 2

5EA

5EQ

QUI008

André Zuber

Termodinâmica 2

5EQSPO

QUI008

André Zuber

Tópicos em eletrotécnica

5EA

FIS004

Meire Cristina Fugihara

Tópicos especiais em Processos e Produtos Alimentícios (Viticultura e Enologia)

7EA

8EA

9EA

ALI069

Ronan Carlos Colombo

Tópicos para Engenharia Química 1 - Tópicos de conversão de biomassa lignocelulósica

8EQ

QUI057

Roger Galon

Topografia Geral

4AGR

GEO002

Edilaine M. Gelinski Grabicoski

Topografia Geral

4EAS

GEO002

Edilaine M Gelinski Grabicoski

Toxicologia de Alimentos

8EA

ALI013

Fabiane Picinin de Castro Cislaghi

Tratamento de resíduos industriais

9EA

9EQ

QUI045

Marcelo Bortoli

Tratamento terciário e avançado

7EQ

QUI055

Jonas Albuquerque

Web Semântica e Ontologias

8IN

WS38L

José Luiz Lanzarini

Zoologia Geral

1AGR

BIO009

Rodrigo Lingnau

 

 

 

 

 

ANEXO II

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

 

Curso

Disciplina

Código

Professor que ministrará

Turma em que será ofertada a disciplina

Eng. Química

Tópicos Especiais Em Engenharia Química 2

QUI057

Roger Gallon

8EQ

Eng. Química

Petroquímica

QUI050

Jonas Santana Albuquerque

7EQ

Eng. Química

Tratamento Terciário E Avançado De Resíduos Líquidos

QUI055

Jonas Santana Albuquerque

7EQ

Eng. Química

Introdução a Biocombustíveis

QUI087

Claiton Zanini Brusamarello

6EQ

Eng. Química

Introdução à Polímeros

QUI049

Ana Paula Romio

6EQ

Eng. de Alimentos

Tópicos Especiais Em Processo E Produtos Alimentícios 2

ALI069

Ronan Colombo

7EA

Eng. de Alimentos

Tecnologia De Aves E Derivados

ALI023

Andréa Badaró / João Marchi

6EA

Eng. de Alimentos

Tecnologia De Leite E Derivados

ALI026

Andréa Badaró

6EA

Eng. de Alimentos

Tecnologia De Bebidas

ALI027

Ellen Porto

6EA

Eng. de Alimentos

Emulsões Em Alimentos

ALI080

Vania Fonseca

7EA

CICLO

História da técnica e da tecnologia

EDU015

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

4EQ

CICLO

Ciência, tecnologia e gênero

HCH004

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

6EQ

CICLO

Tecnologia e sociedade (DIURNO)

HCH010

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

3EQ

Agronomia

Tecnologia e Sociedade

HUM006

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

2AGR

CICLO

Prática de orquestra

ART004

Mauro Cesar Cislaghi

3EAS

CICLO

Música instrumental

HLA012

Mauro Cesar Cislaghi

2EQ

CICLO

Canto coral

ART007

Mauro Cesar Cislaghi 

3EAS

CICLO

Instrumento musical - violino I

HLA013

Mauro Cesar Cislaghi

2EQ

CICLO

Língua inglesa II

HLA005

Fátima

2EQ

CICLO

Libras 1 (DIURNO)

LET006

Vanderleia Castoldi Andrade

2EAS

Licenciatura

Libras 2

LET007

Vanderleia Castoldi Andrade

6IN

CICLO

Libras 2 (VESPERTINO)

LET007

Vanderleia Castoldi Andrade

3EQ

Licenciatura em Informática

Pesquisa Operacional

PO3L

Renato Hallal

7IN

Licenciatura em Informática

Educação Financeira

EF3L

Stefane Layana Gafuri

7IN

Licenciatura em Informática

Libras 2

LB3L

Vanderleia Castoldi Andrade

8IN

 

 

 

 

 

ANEXO III

TURMAS CONJUNTAS

 

 

Código Ofertado

Equivalente 1

Disciplina

Turma
ofertada

Turma
agregada 1

Turma
agregadas 2

Turma
agregadas 3

Turma
agregadas 4

HSA005

EM38L

Empreendedorismo

8IN

3SI

 

 

 

BIO020

 

Biologia Celular

1EAS

1EQ

 

 

 

DES004

 

Desenho Técnico

1EAS

1EA

3EQ

 

 

QUI108

 

Química Geral Teórica

1EQ

1EAS

1EA

 

 

QUI017

 

Química Geral Experimental

1EQ

1EAS

1EA

 

 

INF009

 

Algoritmos e Programação

3EA

3EQ

2EAS

 

 

EDU017

 

História e Cultura Afro-Brasileira

2EAS

2EA

2EQ

 

 

HLA013

 

Instrumento Musical Violino

2EQ

2EAS

 

 

 

HLA005

 

Língua Inglesa II

2EQ

2EAS

2EA

2AGR

2SI

LET006

 

Libras 1

2EAS

2EQ

2AGR

 

 

LET007

 

Libras 2

3EQ

3EAS

 

 

 

QUI107

 

Química orgânica

3EAS

2EA

 

 

 

HCH005

 

Educação, trabalho e sociedade

3EQ

3EA

3EAS

 

 

HCH010

 

Tecnologia e Sociedade

3EQ

3EAS

3EA

 

 

ART004

 

Prática de Orquestra

3EAS

3EQ

 

 

 

MAT015

 

Cálculo 1

2EQ

2EA

3EAS

 

 

ART007

 

Canto Coral

3EAS

3EA

3EQ

 

 

QUI027

 

Química analítica experimental

4EA

4EAS

 

 

 

BIO019

 

Bioquímica Geral

4EAS

6EQ

 

 

 

MEC001

 

Mecânica Geral

4EAS

4EQ

 

 

 

EDU015

 

História da técnica e da tecnologia

4EQ

4EAS

4EA

 

 

QUI093

QUI025

QUI007

Fenômenos de transferência 1

5EAS

5EA

 

 

 

HCH004

 

Ciência, Tecnologia e gênero

5EQ

5EAS

5EA

 

 

BIO016

 

Microbiologia Geral

5EAS

2EA

 

 

 

HSA005

 

Empreendedorismo

6EAS

4EQ

 

 

 

QUI028

QUI010

Operações unitárias 1

6EAS

6EQ

6EA

 

 

QUI088

QUI029

QUI011

Fenômenos de Transferência 2

6EA

6EAS

5EQ

 

 

EST003

EST001

Probabilidade e Estatística

2EQ

4EA

7EAS

 

 

ALI006

ALI066

Higiene e Segurança dos Alimentos

5EA

7EAS

 

 

 

EST006

EST002

Probabilidade e Estatística

8EAS

5EA

 

 

 

AMB041

ENG003

ENG005

Engenharia de Segurança do Trabalho

6EA

9EQ

9EAS

 

 

MAT012

 

Pré-Cálculo

1EA

1EQ

 

 

 

QUI092

QUI024

Introdução aos processos químicos

4EQ

4EA

 

 

 

QUI022

 

Química Analítica - teórica

4EA

3EQ

 

 

 

QUI009

 

Estática e Mecânica dos Sólidos

5EQ

5EA

 

 

 

QUI008

QUI089

Termodinâmica 2

5EQ

5EA

 

 

 

ALI027

 

Tecnologia de Bebidas

6EA

7EA

8EA

 

 

ALI026

 

Tecnologia de Leites e Derivados

6EA

7EA

8EA

 

 

ALI023

 

Tecnologia de Aves e Derivados

6EA

7EA

8EA

 

 

QUI032

 

Operações unitárias 2

7EQ

7EA

 

 

 

BIO015

BIO005

Genética Molecular

2EQ

7EA

 

 

 

ALI080

 

Emulsões em alimentos

7EA

8EA

9EA

 

 

ALI069

 

Tópicos especiais em Processos e Produtos Alimentícios

(Viticultura e Enologia)

7EA

8EA

9EA

 

 

QUI037

QUI013

Operações unitárias 3

8EQ

8EA

 

 

 

QUI042

QUI090

Análise e Simulação de Processos Químicos

9EQ

8EA

 

 

 

QUI045

AMB001

Tratamento de resíduos industriais

9EQ

9EA

 

 

 

QUI038

QUI096

Controle de Processos

8EQ

9EA

 

 

 

ADM003

ADM006

Empreendedorismo

9EA

9EQ

 

 

 

QUI105

QUI003

Físico-Química

3EA

2EQ

 

 

 

QUI027

 

Química analítica experimental

4EQ

5EQ

 

 

 

QUI026

ALI009

Química analítica instrumental

5EQ

6EA

 

 

 

HLA019

 

Comunicação Oral e Escrita

1EAS

1EA

 

 

 

 

 

 

ANEXO IV

 

TURMAS ESPECIAIS

 

Código

Nome da Disciplina

Turma

Professor

FIS003

Física 3

ESP.FIS03

Meire Cristina Fugihara

QUI091

Termodinâmica 1

ESPECIAL

Jonas Santana Albuquerque

QUI114

Fundamentos de Química Orgânica

ESP.QUI114

Tania Maria Cassol

 

 

 

 

ANEXO V

TURMAS SPO - SEM PRESENÇA OBRIGATÓRIA

 

Código da Disciplina

Nome da Disciplina

Turma

BIO0019

Bioquímica Geral

2EASPO

QUI030

Cálculo de Reatores 1

6EQSPO

QUI033

Cálculo de Reatores 2

7EQSPO

QUI093

Fenômenos De Transferência 1

5EQSPO

QUI088

Fenômenos de Transferência 2

6EASPO

QUI032

Operações Unitárias 2

7EQSPO

QUI026

Química Analítica Instrumental

5EQSPO

QUI008

Termodinâmica 2

5EQSPO

 


Referência: Processo nº 23064.018654/2021-83 SEI nº 4360427