Boletim de Serviço Eletrônico em 27/08/2024
DOU de 27/08/2024, seção 3, página 66

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 003/2024-PS-CP

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26 de julho de 2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27 de julho de 2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 1 (uma) vaga para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais Nº 001/2023, publicado no DOU de 03 de agosto de 2023 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.

 

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais 001/2023, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.

1.1.1 Para fins deste edital considera-se:

a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: http://portal.utfpr.edu.br/editais/concursos

b) O Campus para o qual a vaga se destina: Cornélio Procópio.

c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Cornélio Procópio, fica na Avenida Alberto Carazzai, nº 1640, Centro.

d) O e-mail de contato: cogerh-cp@utfpr.edu.br

1.2 O período de contrato será de 06 (seis) meses, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993.

1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.

1.4 O programa está disponível no Anexo II.

1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser realizada das: 8h do dia 02 de setembro de 2024 às 23h do dia 19 de setembro de 2024.

2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 20 de setembro de 2024.

2.3 Período para solicitar isenção: 02 de setembro de 2024 a 08 de setembro de 2024.

2.4 Resultado da Isenção: 10 de setembro de 2024 até às 18h.

2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 18h do dia 10 de setembro de 2024 às 18h do dia 12 de setembro de 2024.

2.6 Resposta ao recurso da isenção: 17 de setembro de 2024.

 

3. DO ENSALAMENTO

3.1 O ensalamento da Prova de Desempenho de Ensino será divulgado no dia 25 de setembro de 2024 até às 18h.

 

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 23 de setembro de 2024 até às 18h.

4.2 Prazo de recurso para impugnação de membro da banca examinadora: das 18h do dia 23 de setembro de 2024 às 18h do dia 25 de setembro de 2024.

 

5. DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo será constituído de Prova de Desempenho de Ensino.

5.2 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)

5.2.1 Sorteio do ponto: 30 de setembro de 2024 às 14h.

5.2.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 01 de outubro de 2024 às 14h

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 Resultado da PDE: 02 de outubro de 2024 até às 18 h.

6.2 Prazo para Recurso contra a PDE: das 18h do dia 02 de outubro de 2024 às 18h do dia 04 de outubro de 2024.

6.3 Resultado do Recurso contra a PDE: 14 de outubro de 2024 até às 18 h.

6.4 Resultado Final: 15 de outubro de 2024 até às 18h.

 

 

ANEXO I AO EDITAL Nº 003/2024-PS-cp - ABERTURA

 

Área/Subárea:

VG

VG PCD

PDE

CH

Requisito(1)

Matemática ou Ensino/Ensino de Matemática

01

-

05

40

Graduação em Licenciatura em Matemática, com Pós-Graduação na área de Educação Matemática, ou Ensino de Matemática, ou Educação ou Ensino.

LEGENDA:

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://goo.gl/YoT6v7.

(2) Quando não especificada, a Pós-Graduação mínima deve ser em nível de especialização.

VG: nº total de vagas

PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino

CH: Carga horária

 

 

REMUNERAÇÃO (40 Horas)

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

3.412,63

511,90

3.924,53

Mestrado

3.412,63

1.279,74

4.692,37

Doutorado

3.412,63

2.943,39

6.356,02

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 124,00

 

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 003/2024-PS-cp - ABERTURA

 

ÁREA/SUBÁREA: Matemática ou Ensino/Ensino de Matemática

 

PROGRAMA

1 – Resolução de Problemas e Investigações no Ensino de Matemática na Educação Básica.

2 – Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática.

3 – O Estágio Supervisionado e a Prática como Componente Curricular na formação de professores de Matemática.

4 – Currículo e Avaliação no Ensino de Matemática na Educação Básica.

5 – História da Matemática e Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BURIASCO, R. L. C. (Org). Avaliação e Educação Matemática. Recife: SBEM, 2008.

CAJORI, F. Uma História da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

KRULIK, S.; REYS, R. E. A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

NACARATO, A. M. PAIVA, M. A. V. A formação do professor que ensina Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 11.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PONTE, J.P.; BROCARDO, J. OLIVEIRA, H.; Investigações Matemáticas em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. São Paulo: Zahar, 2012.

SACRISTÁN, J. G. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VALENTE, W. R. (org), História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisas, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula; tradução Paulo Henrique Colonese. – 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, PRESIDENTE DE COMISSÃO, em (at) 23/08/2024, às 13:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, REITOR, em (at) 26/08/2024, às 11:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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