Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
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EDITAL 49/2024 - DIRGRAD
MINUTA EDITAL MAP E MAT SEGUNDO SEMESTRE DE 2024
SELEÇÃO 2024-2 DE ESTUDANTES MONITORES DE ATENDIMENTO AO
ESTUDANTE (MAT) E APOIO AO DOCENTE (MAP) DA UTFPR DO CAMPUS CURITIBA
A Diretoria Geral junto a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de sua competência administrativa, torna público que estão abertas, para o 2º semestre letivo de 2024, com atividades de monitoria compreendendo entre 14 de outubro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para a seleção de alunos monitores para o Programa de Monitoria do Campus Curitiba da UTFPR. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico:
http://portal.utfpr.edu.br/editais.
1. DO OBJETO
1.1. O Programa de Monitoria da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de Graduação da UTFPR, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar.
1.2. Este edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção, e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR, bem como promover ações de excelência no ensino de graduação.
2. DAS VAGAS E REQUISITOS DO PÚBLICO A QUE SE DESTINA
2.1 O Programa de Monitoria é destinado a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus Curitiba, para atuação como monitor nos cursos de Graduação, que atendam os seguintes requisitos:
I - Estar cursando, no mínimo, o 2º período;
II - Ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a área da Monitoria pretendida (somente no caso da Monitoria de Atendimento ao Estudante);
III - Comprovar haver compatibilidade entre os horários das atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitoria;
IV - Não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR e Bolsa Permanência;
V - Não ter sido estudante monitor por um período maior do que 2 (dois) anos (seguidos ou
intercalados);
VI - Não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente;
VII - Não ter sido desligados da atividade de monitoria anteriormente de maneira compulsória;
VIII - Não estar respondendo a processos disciplinares;
IX - Ter realizado a inscrição de acordo com os termos previstos neste Edital.
2.2 O Programa de Monitoria é oferecido por semestre letivo, em edital, correspondente aos meses letivos em aula, do início ao fim do programa, conforme demonstrativo no Quadro 1.
CAPÍTULO II DAS NORMAS GERAIS, DO PAGAMENTO E DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
3. DAS NORMAS GERAIS
3.1. Este edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e nas orientações da PROGRAD, considerando as necessidades pedagógicas prementes para 2024/2.
3.2. O preenchimento das vagas de Monitoria está condicionado ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.
3.3. A participação neste programa, seja na categoria bolsista, não gera vínculo empregatício com a UTFPR.
3.4. Não serão disponibilizados, ao estudante-monitor, computador e conexão de internet para o atendimento através de mediação on-line por meio de TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), caso ocorra em seu domicílio.
Parágrafo Único - Nos casos em que a Monitoria de Atendimento ao Estudante for disponibilizada na forma de mediação on-line por meio de TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), sendo através da MONITORIA EM REDE ou não, o estudante monitor poderá, se assim desejar, utilizar a infraestrutura de equipamentos e conexão de internet do campus da UTFPR, se houver disponibilidade.
4. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
4.1. As despesas decorrentes do presente Edital correrão por conta da seguinte dotação orçamentária: Orçamento Geral da UTFPR, ação 20RK, fonte 8100, Programa de Apoio à diminuição da E.R. e à melhoria da Q.E. da UTFPR.
5. DO PAGAMENTO DAS BOLSAS
5.1. O valor da bolsa paga ao estudante monitor no Programa de Monitoria de 2024/2 será de R$700,00, correspondente a um período de 30 dias, e proporcional para períodos inferiores a 30 dias. Para o cálculo do valor proporcional inferior a 30 dias, considera-se 30 dias, conforme o Quadro 1.
Quadro 1 - Parcelas de bolsa de monitoria MAP e MAT, períodos de atividades e valores correspondentes para 2024/2.
Parcela |
Valor |
1 - 14 de outubro a 13 de novembro |
R$ 700,00 |
2 - 14 de novembro a 20 de dezembro |
R$ 864,00 |
3 - 01 de fevereiro a 28 de fevereiro |
R$ 700,00 |
Total de cada cota R$ 2.264,00 (dois mil, duzentos e sessenta e quatro reais)
* Essa data está sujeita a mudança sem aviso prévio
5.1.1. Se houver reajuste no valor da bolsa, este poderá ser pago no mês subsequente ao aumento.
5.2. Não será disponibilizado ao estudante monitor bolsista recurso financeiro além da cota de bolsa prevista em relação a este Programa de Monitoria.
5.3. Ao estudante monitor bolsista, a bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado.
§1o É de total responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
a) A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf.
§2o O estudante monitor bolsista deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais) e é de sua total responsabilidade comunicar imediatamente o Departamento de Educação (DEPED) por e-mail (monitoria-ct@utfpr.edu.br) caso haja alguma alteração em seus dados bancários.
b) O pagamento da bolsa poderá sofrer atraso ou bloqueio, caso as alterações dos dados bancários não sejam informados aos formulários específicos enviados aos selecionados.
6. DAS MODALIDADES DA MONITORIA
6.1. Este Edital abrange duas modalidades de Monitoria, considerando as características de atuação do estudante-monitor:
I - Monitoria de Atendimento ao Estudante (MAT)
II - Monitoria de Apoio do Docente (MAP)
6.2. Da Monitoria de Atendimento ao Estudante (MAT) Bolsista
6.2.1. Nessa modalidade o estudante-monitor (Bolsista) deverá realizar atendimento aos estudantes, e ocorrerá através de mediação on-line por meio de TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e/ou presencial.
§1o A forma presencial acontecerá de modo combinado ao professor orientador da monitoria, combinado previamente.
§2o No atendimento online, o estudante-monitor deverá ficar disponível para o atendimento de estudantes de qualquer campus da UTFPR. Este procedimento é denominado MONITORIA EM REDE.
a) O setor responsável pelo Programa de Monitoria do campus incluirá, por meio da funcionalidade Monitoria do Sistema Acadêmico, as informações dos monitores do seu campus. Essas informações estarão disponíveis para todos os estudantes de qualquer câmpus da UTFPR, no Portal do Aluno, e para os servidores da UTFPR, em Sistemas Gerais, opção Monitoria - Relatório Geral.
6.3.Da Monitoria de Apoio do Docente (MAP) Bolsista
6.3.1. Nessa modalidade o estudante monitor (Bolsista) deverá auxiliar o docente em sua prática pedagógica, na preparação de materiais didáticos de apoio ao ensino, seja por meio de recursos audiovisuais, de sala de aula e laboratório, de modo a aprimorar as práticas pedagógicas em sala de aula e fora dela, conforme demandas da disciplina. Ela ocorrerá através de mediação on-line por meio de TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e/ou presencial.
§1o A forma presencial ou online acontecerá de modo combinado ao professor orientador da monitoria, combinado previamente.
7. DA CARGA HORÁRIA
7.1. Os monitores de Atendimento ao Estudante (MAT) Bolsistas deverão cumprir um total de 15 horas semanais.
7.2. Os monitores de de Apoio do Docente (MAP) Bolsistas deverão cumprir um total de 15 horas semanais.
Parágrafo Único - As atividades de elaboração, preparação e orientação poderão ocorrer na modalidade presencial ou não presencial, a critério do professor orientador.
7.3. Os horários das atividades de monitoria não poderão coincidir com as atividades acadêmicas regulares do estudante, sendo decididos pelo Professor Orientador em comum acordo com o estudante Monitor e aprovados pelo Coordenador do Curso.
8. DAS ATRIBUIÇÕES E RESTRIÇÕES DO ESTUDANTE MONITOR
8.1. Das Atribuições do Estudante Monitor
8.1.1. Atribuições da Monitoria de Atendimento ao Estudante (MAT):
I - Auxiliar em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionados à:
a) assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e
esclarecimento de dúvidas;
b) preparação de atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de
conhecimento e experiência;
c) elaboração de material didático complementar.
II - Preencher via Formulário on-line, a Ficha de Atendimento, conforme orientação do DEPED;
III - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês;
IV - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;
V - Participar de atividades de Formação do Programa de Monitoria, oferecida pelos DEPEDs ou PROGRAD;
VI - Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de
atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, Departamento de Educação ou Diretoria de Graduação;
VII - Elaborar o Relatório Semestral (final) de Atividades até o último dia letivo do semestre e enviar conforme orientação do Departamento de Educação (DEPED).
VIII - Preencher e enviar eletronicamente, conforme orientação do Departamento de Educação (DEPED);
IX - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela
PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital;
X - Não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.
Parágrafo único: Para o estudante-monitor bolsista de atendimento (MAT) deverá realizar 15h de atividades semanais no programa, e destas, no mínimo, 10 horas em atendimentos aos estudantes, em consonância com o plano de trabalho proposto pelo professor orientador. Os atendimentos devem prever disponibilidade de, no mínimo, 5 horas em atendimento não presencial em rede (remoto).
8.1.2. Atribuições da Monitoria de Apoio do Docente (MAP):
I - Auxiliar o docente no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento;
II - Se solicitado pelo professor orientador, participar de capacitação oferecida pela UTFPR ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente;
III - Assistência na produção de materiais didáticos e na preparação de atividades teóricas e/ou práticas;
IV - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês;
V - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;
VI - Participar de atividades de Formação do Programa de Monitoria, oferecida pelos DEPEDs ou PROGRAD;
VII- Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de
atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, departamento de Educação ou Diretoria de Graduação;
VIII - Elaborar o Relatório Semestral (final) de Atividades até o último dia letivo do semestre e enviar conforme orientação do Departamento de Educação (DEPED);
IX - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela
PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital;
X - Não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.
8.2 Das Restrições do Estudante Monitor:
8.2.1. Restrições para ambas as modalidades de monitoria:
I - O exercício de atividades técnico-administrativas;
II - A regência de classe, em aulas teóricas e/ou práticas, em substituição ao professor;
III - O preenchimento de documentos oficiais, de responsabilidade docente, tais como notas,
diários e outras responsabilidades perante estudantes;
IV - Aplicação e correção de prova ou outros trabalhos acadêmicos;
V - Tutoria.
9. DAS VAGAS DE MONITORIA E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
9.1. As vagas disponíveis para seleção de estudantes monitores MAT e MAP 2024/2, por Campus, está relacionada nos Quadro2
Quadro 2: vagas de Monitoria MAT e MAP - 68 Campus Curitiba
Monitoria MAT |
36 |
Monitoria MAP |
32 |
10. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
10.1. A seleção e classificação final dos candidatos a Estudante Monitor será feita a partir de processo seletivo realizado por cada departamento acadêmico com vaga de monitoria.
10.2. Critérios para seleção da Monitoria de Atendimento ao Estudante (MAT) Bolsista e Critérios para seleção da Monitoria de Apoio do Docente (MAP) Bolsista estão descritas no no anexo I.
10.3. O professor orientador poderá solicitar o apoio de outro(s) professor(es) ou da Coordenação de Curso para a seleção dos estudantes, caso considere necessário.
11. DAS INSCRIÇÕES
11. 1 As inscrições serão realizadas exclusivamente mediante o preenchimento da ficha de inscrição online https://forms.gle/NYMfUjCf2iBKRaL78
Observação: a modalidade da monitoria MAT e MAP está descrito no quadro das disciplinas anexo I.
11.2. O candidato poderá se inscrever para 1 (uma) disciplina do edital.
11.2.1. Caso o candidato envie mais de uma inscrição será considerada apenas a última.
11.3. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR.
11.4. Não será permitida a substituição ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.
11.5. A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.
11.6. Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio ou em prazos diferentes dos estabelecidos neste Edital.
12. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO
12.1. O candidato será excluído do processo de seleção se:
I - Não preencher e enviar o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido;
II - Prestar informações/declarações falsas durante o processo de inscrição ou de seleção;
III - Não preencher os requisitos mínimos estabelecidos para a vaga a que concorre e/ou os previstos no item 11 deste Edital.
IV - Não anexar ou anexar documentos errados, inválidos, falsos solicitados no formulário de inscrição;
V - Não estiver regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR Campus Curitiba.
12.2. O não cumprimento dos procedimentos estabelecidos no presente Edital implicará no indeferimento da inscrição do candidato.
13. DO RESULTADO PRELIMINAR
13.1. O resultado preliminar do processo de seleção será divulgado em conformidade com o cronograma constante no Quadro 03, item 17 deste Edital, e poderá ser consultado através do Link: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
14. CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS
14.1. Os estudantes classificados além do número de vagas oferecidas para a respectiva disciplina/unidade curricular, constituirão cadastro de reserva de monitoria, podendo ser convocado na ordem de classificação em possíveis vagas correlatas nos departamentos.
14.2. Em caso de desistência ou desligamento do candidato selecionado durante o primeiro mês de atividade, o professor orientador poderá consultar os candidatos classificados, segundo o resultado do edital, a respeito do interesse em ocupar a vaga. Após o primeiro mês se houver desligamento a vaga não será preenchida.
14.3. Caso não existam candidatos classificados ou inscritos na situação mencionada no item anterior, ou os candidatos consultados não manifestem interesse em ocupar a vaga, o professor orientador poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos deste edital para ocupar a vaga.
14.4. Os candidatos serão convocados conforme número de vagas e na ordem de classificação no processo seletivo.
15. DO RESULTADO FINAL
15.1. A relação dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis para o Programa de Monitoria será divulgada pela DIRGRAD do Campus, no site da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
15.2 Após a divulgação do resultado final os estudantes terão 24 horas para interposição de recursos exclusivamente pelo link https://forms.gle/U6cheCsWaUH7rkv98
16. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
16.1. Cronograma constando as datas/prazos referente ao processo seletivo do Programa de Monitoria 2024/2.
Quadro 3 - Cronograma do Processo de Seleção
ATIVIDADE | CRONOGRAMA |
Publicação deste Edital | 25 de setembro de 2024 |
Inscrição dos candidatos -https://forms.gle/NYMfUjCf2iBKRaL78 | 26 de setembro até 16 h do dia 02 de outubro de 2024 |
Divulgação do resultado preliminar das inscrições | 09 de outubro |
Recurso - https://forms.gle/U6cheCsWaUH7rkv98 | até 11h59 de 10 de outubro de 2024 |
Divulgação do resultado final | 11 de outubro de 2024 |
Formalização da monitoria - (conforme orientação do DEPED) | de 11 de outubro à 14 de outubro de 2024 |
Início das atividades de Monitoria Acadêmica | 14 de outubro de 2024 |
Período de Vigência da Monitoria Programa 2024/2 | De 14 de outubro de 2024 a 20 de dezembro 2024 e de 01 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2025 |
* Dúvidas exclusivamente pelo e-mail: monitoria-ct@utfpr.edu.br
17. DA FORMALIZAÇÃO DA MONITORIA
17.1. A formalização da Monitoria ocorrerá por meio de TERMO DE ACORDO específico entre a UTFPR Curitiba e o Estudante-Monitor, conforme orientação do DEPED enviado por e-mail aos classificados.
17.2. O Termo de Acordo de Monitoria terá a duração de um período letivo (um semestre).
17.3. As atividades de Monitoria obedecerão ao PLANO DE TRABALHO elaborado pelo Professor-Orientador juntamente com o estudante monitor, e aprovado pelo Coordenador de Curso.
No PLANO DE TRABALHO constará tanto as atividades previstas para serem desenvolvidas no período de vigência do programa, quanto os HORÁRIOS DE ATIVIDADES nos quais os estudantes monitores ficarão
disponíveis para a execução dessas atividades.
17.4. O Estudante Monitor de Atendimento ao Estudante (Bolsista) deverá enviar a Ficha de Frequência conforme orientação do DEPED enviada por e-mail aos monitores classificados.
17.4.1. Durante o atendimento, deverá registrar a data, forma em que ocorreu (presencial ou remoto), tempo de duração (em minutos) e tema (conteúdo da disciplina) do atendimento, bem como o número do R.A. e campus do estudante atendido.
17.4.2. O link do Formulário de Atendimento será disponibilizado aos estudantes monitores por e-mail, logo após o início das atividades da Monitoria.
17.5. O Estudante Monitor de Apoio ao Docente (Bolsista ) deverá preencher a Ficha de Controle de Atividades, conforme orientação do DEPED.
17.6. O link da Ficha de Controle de Atividades será disponibilizada aos estudantes monitores por e-mail, logo após o início das atividades da Monitoria.
17.7. O Estudante Monitor deverá elaborar o Relatório Semestral (final) de Atividades até o último dia letivo do semestre conforme orientação do DEPED.
Parágrafo único: todas as informações sobre a seleção e candidatos selecionados serão enviadas por e-mail aos estudantes inscritos no processo. O DEPED-CT responderá às dúvidas e informações exclusivamente pelo e-mail monitoria-ct@utfpr.edu.br.
18. DO ENCERRAMENTO/PERDA DA MONITORIA
18.1. O estudante perderá a vaga no Programa de Monitoria se:
I - não cumprir as normas estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR;
II - por solicitação do Professor Orientador ou do Estudante Monitor;
III - em casos que o professor orientador estiver definitivamente impedido de dar continuidade, não tendo possibilidade de substituição;
IV - a critério da Instituição.
Parágrafo Único - O estudante monitor receberá certificado apenas se cumprir o período total da monitoria
19. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
19.1. É de responsabilidade do candidato a leitura, compreensão e seguimento das normas contidas neste edital em consonância com os prazos previstos nos cronogramas propostos.
19.2. Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
19.3. As dúvidas referentes ao edital poderão ser enviadas exclusivamente para o e-mail monitoria-ct@utfpr.edu.br.
19.4. As omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente pelo foro da Justiça Federal de Curitiba
Curitiba, 11 de setembro de 2024.
Rodrigo Lupinacci Villanova
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Rossana Aparecida Finau
Diretora-Geral
Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO LUPINACCI VILLANOVA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 11/09/2024, às 15:27, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 11/09/2024, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4407163 e o código CRC (and the CRC code) D6DCB5EF. |
ANEXO 1 - VAGAS E CRITÉRIOS
Tipo |
Orientador |
Departamento |
Código |
Disciplina |
Critérios de seleção* |
Critérios da entrevista |
MAP |
Valter Antonio Ruy |
DACOC |
COCS73B |
Topografia |
1 - Ter sido aprovado na disciplina; 2 - bom coeficiente de aproveitamento na disciplina; 3 - ter demonstrado capacidade na lida e montagem dos equipamentos no semestre anterior; 4 - ter facilidade na operação dos equipamentos e orientação aos colegas; 5 - preferencialmente ser conhecido pelo responsável pela disciplina. |
Ser aprovado nos critérios de seleção do monitor. |
MAP |
Arthur Medeiros |
DACOC |
COC72C |
Materiais de Construção |
Coeficiente de rendimento superior a 0,7; Aprovação na disciplina com nota superior a 7,5; horários disponíveis para o acompanhamento das aulas de laboratório de Materiais de Construção no curso de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental Sanitária. |
Afinidade com ensaios de laboratório |
MAP |
Ronaldo Luis dos Santos Izzo |
DACOC |
CC76F |
Mecânica dos Solos A |
Ter feito a disciplina de Mecânica dos Solos e desempenho na disciplina. |
Ter cursado a disciplina / média final na disciplina |
MAP |
Jair Ferreira de Almeida |
DACOC |
CC78G |
Topografia |
1- Ter cursado a disciplina de Topografia; 2- Maior desempenho Acadêmico. |
|
MAP |
Ed Marcos Sarro |
DADIN |
DIN82D |
Geometria Aplicada |
Deve estar no terceiro período ou acima, preferencialmente ter cursado a disciplina ou equivalente em sua grade (com bom aproveitamento), ter competência reconhecida em geometria, desenho geométrico ou desenho técnico (mecânico ou arquitetônico), aptidão para desenho com instrumentos analógicos (compasso, régua e esquadros) e habilidade com programas de editoração (InDesign) para elaboração da apostila. Desejável conhecimentos de softwares vetoriais (AutoCAD, CorelDraw, Illustrator, Rhinoceros, SketchUp, etc.). Não precisa ser dos cursos de Design. Eventualmente poderá ser submetido a algum teste prévio. |
Forma como concatena ideias no discurso e demonstração de que conhece o conteúdo pertinente à disciplina. |
MAP |
Ivone Terezinha de Castro |
DADIN |
DI65G |
Processos Gráficos |
1. Ter cursado a disciplina presencialmente. 2. Coeficiente de rendimento. 3. Disponibilidade de horário para o atendimento presencial. 4. Ser comunicativo, proativo, organizado e atencioso. 5. Entrevista |
1. Capacidade de comunicação. 2. Conhecimento dos processos a serem desenvolvidos em sala. 3. Ter maturidade. 4. Ser respeitoso e educado. |
MAP |
Simone Crocetti |
DAELN |
ELN8EC |
Introdução à sustentabilidade ambiental |
Estudante de Engenharia Ambiental pelo menos no 5o período, disponibilidade às segundas das 18h40 às 20h20. Proatividade e iniciativa. |
Dentro dos critérios acima, escolherei a de maior coeficiente de rendimento no curso. |
MAP |
Carmen Caroline Rasera |
DAELN |
ELP51 |
Eletrônica Analógica 2 - Transistores e Aplicações |
Aprovação da disciplina, CR, nota obtida na disciplina e disponibilidade de horário. |
|
MAP |
Tania Lucia Monteiro |
DAELN |
ELE15 |
Acolhimento E Introdução À Profissão |
Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR; Não estar cursando o primeiro período do curso que estiver matriculado; Habilidade de Comunicação; Pro-atividade; Não estar estagiando. |
Desenvoltura, interesse, disponibilidade, objetividade. |
MAP |
Simone Massulini Acosta e Anderson Levati Amoroso |
DAELN |
ELN71B |
Princípios de Mecatrônica |
Aprovação nas disciplinas ELN71B ou EL71D, coeficiente de rendimento, nota na disciplina, conhecimentos básicos de Matlab e Arduino, disponibilidade nas terças-feiras e quartas-feiras das 10h20 às 13h. |
|
MAP |
Juan Camilo Castellanos Rodriguez |
DAELT |
ELT73B |
ANÁLISE DE CIRCUITOS A |
Aprovação em ELT73B, CR normalizado, nota na disciplina ET73B, entrevista e disponibilidade nos horários de laboratório |
Qualidade dos conceitos de análise de circuitos, experiência para gravação e edição de vídeo, experiência com Moodle, habilidades de montagem de circuitos elétricos, segurança e fluidez para apresentação de ideias. |
MAP |
Carlo Alessandro Zanetti Pece |
DAELT |
ELT75B |
Elementos de Mecânica |
Conhecimento de programação em Matlab, capacidade didática, experiência no desenvolvimento de material didático e disponibilidade de tempo para o efetivo apoio à disciplina. Esses critérios serão todos verificados em entrevista, além do histórico escolar e matrícula do candidato para o vindouro semestre. |
Bom desempenho na disciplina e CR. |
MAP |
Thiago Alberto Rigo Passarin |
DAELT |
ELT84B |
Controladores Lógicos Programáveis |
Coeficiente de rendimento |
|
MAP |
Mauricio Koubay Do Amaral |
DAEST |
EST70A |
Introdução à Estatística |
1) Análise de currículo; 2) Entrevista; 3) Coeficiente relativo de rendimento do aluno no curso. |
A entrevista será para conhecer o estudante e entender qual é a principal razão dele para buscar a vaga no DAEST-CT?; Quais atividades o estudante já desenvolveu no curso? (Projetos, pesquisa, monitorias, etc.) Quais habilidades técnicas o estudante possui que são relevantes para a vaga? |
MAP |
Fausto Hideki Matsunaga |
DAFIS |
FI72L |
Tópicos de Informática para o Ensino de Física |
1) ter cursado a disciplina de tópicos de informática para o ensino de física após o primeiro semestre de 2022.. 2) ter sido aprovado na disciplina de tópicos de informática para o ensino de física. 3) ter a disponibilidade de horário de acordo com a necessidade do curso. 4) média aritmética entre o coeficiente de rendimento e a nota de aprovação na disciplina de tópicos de informática para o ensino de física. 5) entrevista para os 3 primeiros alunos classificados. |
1-conhecimento sobre os softwares para gravação de videoaula. 2-conhecimento sobre os simuladores utilizados na disciplina. 3-disponibilidade de horário de acordo com a necessidade do curso. 4- conhecimento sobre o ambiente virtual de aprendizagem. 5- conhecimento sobre recursos de edição, planilhas e apresentação. |
MAP |
Sara Rachel Orsi Moretto |
DAFIS |
FI72N |
Física Experimental 1 |
Ter um bom coeficiente de rendimento, ter obtido uma boa nota na disciplina e ter habilidade para realização de práticas experimentais. |
Observar, se possível, o quanto o aluno se interessou pela disciplina, o quanto o aluno deseja melhorar os experimentos realizados na disciplina, se o aluno tem iniciativa e se tem habilidade para realização de práticas experimentais. |
MAP |
Bogdan Tomoyuki Nassu |
DAINF |
ICSF13 |
Fundamentos de Programação 1 |
Já ter cursado a disciplina e apresentado bom rendimento na mesma. Serão verificados Coeficiente acadêmico, Média do aluno na disciplina pretendida e/ou disciplinas afins, Disponibilidade de horário e, se necessário, Entrevista. |
Em caso de realização de entrevista, serão avaliados critérios tais como disponibilidade de tempo (30%), expressão oral (30%) e segurança na organização da exposição de ideias (40%). |
MAP |
Juliana de Santi |
DAINF |
CSF30 |
Estrutura De Dados 2 |
Nota da disciplina Estrutura de dados 2; CR; e, havendo necessidade, entrevista. |
Capacidade de comunicação; entendimento das perspectivas do estudante durante o desenvolvimento da monitoria. |
MAP |
Carolina Fernandes da Silva Mandaji |
DALIC |
LICOM 73D |
Produção Audiovisual |
Conhecimento comprovado na área de produção audiovisual; Experiência com a utilização de equipamentos do audiovisual (câmeras semiprofissionais, gravadores, luzes, entre outros); Conhecimento em softwares de edição audiovisual. |
Já ter sido monitor da disciplina; Currículo; Coeficiente; ter cursado disciplinas de produção visual e/ou audiovisual. |
MAP |
Rogerio Caetano De Almeida |
DALIC |
LICP71B S91 |
Teorias da Poesia |
1o critério: nota mais alta na disciplina de Teoria da Poesia entre os alunos envolvidos com o Grupo de Estudos do professor (selecionados previamente, dada a alta procura); 2o critério (desempate): aluno mais próximo de concluir o curso. |
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MAP |
Patricia Sanez Pacheco |
DAMAT |
MA77ED |
Equações Diferenciais Ordinárias. |
Será considerada a média ponderada das notas obtidas nas seguintes disciplinas: Álgebra Linear ou afins (30%) , Cálculo 1 (30%) , Equações Diferenciais Ordinárias(40%). Em caso de empate será considerado o Coeficiente de Rendimento Normalizado. |
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MAP |
Adriano Verdério e Nara Bobko |
DAMAT |
MAT71D |
Recursos Tecnológicos Aplicados À Matemática |
Requisitos: Estudante do curso de Licenciatura em Matemática com conhecimentos nos recursos computacionais: Planilhas Eletrônicas, GeoGebra, LaTeX e Matlab. É desejável que o candidato já tenha cursado a disciplina MAT71D - Recursos Tecnológicos Aplicados à Matemática. Critérios de seleção: coeficiente de rendimento e entrevista. |
Conhecimento técnico do candidato nos recursos computacionais requisitados, comunicação e relacionamento interpessoal . |
MAP |
Denise de Siqueira e Thais Mariane Biembengut Faria |
DAMAT |
MAT7GA, MAT7AL |
Geometría Analítica e Álgebra Linear |
1-Ser aluno regularmente matriculado no curso de graduação com conhecimentos sólidos em Álgebra Linear e Geometria Analítica. 2-Ter habilidades básicas na operação de ferramentas para ensino remoto (Moodle, Google Meet, YouTube). 3-Demonstração de interesse em participar de atividades pedagógicas e de apoio ao ensino. 4-Ter conhecimentos básicos em roteirização, captação e edição de imagens |
1-Avaliação do histórico acadêmico. 2-Entrevista para avaliar habilidades de comunicação, trabalho em equipe e capacidade de liderança. 3-Comprovar conhecimentos básicos em roteirização, captação e edição de imagens |
MAP |
Denise de Siqueira e Thais Mariane Biembengut Faria |
DAMAT |
MAT7GA, MAT7AL |
Geometría Analítica e Álgebra Linear |
1-Ser aluno regularmente matriculado no curso de graduação com conhecimentos sólidos em Álgebra Linear e Geometria Analítica. 2-Ter habilidades básicas na operação de ferramentas para ensino remoto (Moodle, Google Meet, YouTube). 3-Demonstração de interesse em participar de atividades pedagógicas e de apoio ao ensino. 4-Ter conhecimentos básicos em roteirização, captação e edição de imagens |
1-Avaliação do histórico acadêmico. 2-Entrevista para avaliar habilidades de comunicação, trabalho em equipe e capacidade de liderança. 3-Comprovar conhecimentos básicos em roteirização, captação e edição de imagens |
MAP |
Angelita Minetto Araújo |
DAMAT |
MA7T1 |
Tópicos Matemáticos 1 |
Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática. |
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MAP |
Celso Salamon, Luis Paulo Laus |
DAMEC |
Pneumática e Hidráulica _ME 75D/ME 77E |
Pneumática e Hidráulica |
1) Conhecimento na área e disponibilidade de horário de interesse aos professores envolvidos e disciplinas. 2) Experiência em produção de material didático. 3) Participação prévia em outras atividades do Grupo de Automação como voluntário ou de outra forma. 4) Conhecimentos de tecnologias CAD, animações |
A entrevista é fundamental e procura se identificar bolsistas pró ativos e que demonstrem as competências solicitadas e/ou que tenham disposição para adquirir os conhecimentos e habilidades complementares. |
MAP |
Josmael Roberto Kampa |
DAMEC |
MEC72A e MEC73A |
Desenho Auxiliado por Computador 1 e 2 |
Experiência com a ementa, ter cursado e sido aprovado na disciplina, horário disponível compatível com o ambiente de atendimento, não ter realizado monitoria remunerada, e coeficiente. |
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MAP |
Erika Pereira Felix |
DAQBI |
QBI71C |
Química Fundamental Experimental |
Aprovação na disciplina pretendida e em Práticas de Química Analítica (QB73K), CR e disponibilidade de horários. |
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MAP |
Rodolfo Krul Tessari |
DEAAU |
ARQ75H |
Prática de Modelos Estruturais |
Pré-requisito: ter cursado a disciplina Sistemas Estruturais (ARQ74H) OU Sistemas Estruturais 3 (AU65M). Critérios de classificação: 1. Maior coeficiente de rendimento; 2. Maior nota na disciplina Sistemas Estruturais (ARQ74H) OU Sistemas Estruturais 3 (AU65M). |
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MAP |
Sílvia Andreis Witkoski |
DEPED |
EDU70J |
Libras |
Habilidade na edição de vídeos. |
Comprovar habilidade na edição de vídeos sendo que preferencialmente serão escolhidos os que comprovarem experiência na produção de materiais didáticos de Libras. |
MAP |
Marta Rejane Proença Filietaz |
DEPED |
EDU70I |
Educação Especial e processos inclusivos |
Classificação de acordo com o CR ( Coeficiente de Rendimento), Ter sido aprovado na disciplina EDU70I, ter realizado o curso Educação Especial e processos inclusivos no Sophia, ter conhecimento sobre a ambientação do moodle e ter conhecimento básico sobre edição de vídeos. |
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MAP |
João Carlos Pereira De Moraes |
DEPED |
EDU70E |
Didática |
Classificação de acordo com o CR ( Coeficiente de Rendimento), Conhecimento avançado de Discord, Conhecimento em gravar e editar vídeo |
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MAT |
Elisabeth Penner |
DACOC |
COCS71A |
Expressão Gráfica 1 |
Desempenho obtido quando foi meu aluno da disciplina. Interesse do próprio aluno em me procurar interessado na monitoria dessa disciplina. |
Desenvoltura em se comunicar e uso de linguagem formal com termos técnicos ao tratar de assuntos relacionados à disciplina. |
MAT |
NILSON BUENO KOMINEK |
DAELN |
ELEB21, ELN75A, ELP42T |
Circuitos Elétricos, Circuitos Elétricos B, Teoria de Circuitos Elétricos CA. |
Aprovação em disciplinas de Circuitos Elétricos (ELP32, EL73F, ELN75A, ELEB21 ou EEB22), coeficiente de rendimento, nota na disciplina. |
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MAT |
Carmen Caroline Rasera |
DAELN |
ELP51 |
Eletrônica Analógica 2 - Transistores e Aplicações |
Aprovação da disciplina, CR, nota obtida na disciplina e disponibilidade de horário. |
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MAT |
Jamil de Araujo Farhat |
DAELN |
ELEB30, ELN75B, ELF41 |
Circuitos Digitais |
Aprovação em disciplinas de Circuitos Digitais (ELF41, EL75F, ELN75B, ELEB30 ou EEB31), coeficiente de rendimento, nota na disciplina e entrevista. |
Participação em projetos relacionados à área; Habilidade de Explicação; Interesse e Motivação. |
MAT |
Luís Alberto Lucas; Ionildo José Sanches |
DAELN |
ELB11 e ELN73B |
Algoritmos de Programação |
Aprovação em disciplinas de Algoritmos (ELB11, EL71E ou ELN73B), Coeficiente de Rendimento e nota na disciplina. |
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MAT |
Renata Oliveira de Sousa |
DAELN |
ELEB20, ELN81A, ELN73A, ELP31T |
Eletricidade, Eletricidade, Circuitos Elétricos A, Teoria de Circuitos Elétricos CC |
Aprovação em disciplinas de eletricidade (EL72F, ELN73A, EL63A, ELP21, ELEB20 ou EEB21), coeficiente de rendimento, nota na disciplina, disponibilidade de horários pela manhã e tarde. |
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MAT |
José Jair Alves Mendes Junior |
DAELN |
ELN72A |
Eletricidade Básica |
Aprovação em disciplinas de eletricidade (ELN72A, EL72F, ELP21 ou EEB21), coeficiente de rendimento, nota na disciplina. Critério de desempate será a nota na disciplina de eletricidade. |
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MAT |
Hebert Douglas Pereira |
DAELT |
ELT72C |
Fenômenos Eletromagnéticos |
A seleção do monitor será uma soma de pontos, onde serão considerados, a média do aluno na disciplina, o CR do aluno, entrevista e disponibilidade de horário. |
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MAT |
Angélica Maria Tortola Ribeiro |
DAEST |
EST70A |
Introdução à Estatística |
Histórico Escolar, Aprovação na Disciplina, Coeficiente Absoluto e/ou Normalizado, Entrevista |
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MAT |
Jorge Alberto Lenz |
DAFIS |
FI71A |
Física na Educação Básica 1 |
Nota na disciplina, se já foi monitor, índice de aproveitamento |
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MAT |
Katia Elisa Prus Pinho |
DAFIS |
FIS81C-T81 e FIS82E-T81 |
Anatomia Humana 1 E Anatomia Humana 2 |
Ter sido aprovado nas disciplinas de anatomia 1 e 2; disponibilidade de estar presente em uma aula das anatomias 1 e 2 para acompanhamento prático , iniciativa, responsabilidade, enviar um vídeo( de no máximo 3 minutos) dizendo qual o seu diferencial de ser monitor nas referidas disciplinas; integração com os alunos (comunicativo). |
Necessário que o monitor tenha disponibilidade para estar em 1 aula de cada turma para auxiliar com as peças anatômicas e com os alunos, verificação do vídeo: diferencial, interesse e disponibilidade para atuar, integração com os alunos (comunicativo). |
MAT |
Marcos Brown Gonçalves |
DAFIS |
FIS7F2 |
Física Teórica 2 |
Nota na disciplina e coeficiente |
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MAT |
Rafael Carvalho Barreto |
DAFIS |
FIS7F1 |
Física Teórica 1 |
Disponibilidade de atendimento (local e horários, consultando as disciplinas matriculadas), CR na disciplina, e Histórico Escolar |
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MAT |
Rafael Carvalho Barreto |
DAFIS |
FIS7F1 |
Física Teórica 1 |
Disponibilidade de atendimento (local e horários, consultando as disciplinas matriculadas), CR na disciplina, e Histórico Escolar |
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MAT |
Rodrigo Minetto |
DAINF |
CSF20 |
Estrutura de Dados 1 |
Média entre CR do aluno (absoluto ou normalizado) e nota na disciplina |
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MAT |
Marina Esther Groshaus, Adolfo Neto, Cesar Augusto Tacla |
Dainf |
ISCD20 |
Introdução a Lógica para Computação |
Terá uma entrevista contendo a resolução de um problema simples escolhido pelo aluno ou explicação de algum assunto da disciplina, escolhido pelo aluno. Para a seleção, será considerado o CRM do aluno, a nota da disciplina e o perfil e a didática da pessoa candidata. |
Corretude técnica da apresentação. Clareza, didática etc, são subjetivos. |
MAT |
Leyza Elmeri Baldo Dorini |
DAINF |
ICSF13 |
Fundamentos De Programação 1 |
Já ter cursado a disciplina e apresentado bom rendimento na mesma. Serão verificados Coeficiente acadêmico, Média do aluno na disciplina pretendida e/ou disciplinas afins, Disponibilidade de horário e, se necessário, Entrevista. |
Em caso de realização de entrevista, serão avaliados critérios tais como disponibilidade de tempo (30%), expressão oral (30%) e segurança na organização da exposição de ideias (40%). |
MAT |
Leandro Miranda Zatesko, Marina Esther Groshaus, Alane Marie de Lima |
DAINF |
ICSD21 |
Matemática Discreta |
Ter obtido aprovação com bom rendimento em CSD21 ou ICSD21. Entrevista contendo a resolução de um problema simples de Matemática Discreta, divulgado anteriormente a todas as pessoas candidatas. Serão analisados o perfil e a didática da pessoa candidata. |
1. Análise do perfil do estudante. 2. Corretude técnica da apresentação. 3. Didática na apresentação. |
MAT |
Luiz Nacamura Júnior |
DAINF |
INF71A |
Computação 1 |
A seleção será realizada a partir da análise do histórico escolar, em particular do aproveitamento das disciplinas de computação I, por ventura computação II e disciplinas da área de computação e lógica de programação. |
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MAT |
Jean Marcelo Simão, Milton Borsato, Omero Francisco Bertol |
DAINF |
ICSE20 |
Técnicas de Programação |
Coeficiente de Rendimento na disciplina de Técnicas de Programação (com preferência para as turmas de base S71/S73 e/ou experiência prévia como monitor em Técnicas de Programação), ponderado pelo coeficiente de Rendimento Geral. |
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MAT |
Marcia Regina Becker |
DALEM |
LEM73D |
Fonética e Fonologia |
Já ter cursado a disciplina com aproveitamento, ter disponibilidade de horário, apresentar bom coeficiente acadêmico, entrevista presencial |
Mostrar-se interessado e com conhecimento da disciplina (ter tido nota acima de 8,0 (oito) quando cursou a disciplina), ter disponibilidade de horário, ter bom coeficiente acadêmico, ser articulado. |
MAT |
Luciana Schreiner de Oliveira |
DAMAT |
MAT71E |
Ensino e Aprendizagem de Geometria Plana |
Critérios para a seleção do estudante monitor: Ter sido aprovado nas disciplinas de Ensino e Aprendizagem de Geometria Plana, Raciocínio Espacial no Ensino e Aprendizagem de Geometria, Construções Geométricas e Geometria Descritiva, disponibilidade de horários de atendimento (a fim de estarem de acordo com a disponibilidade dos alunos ingressantes), coeficiente de rendimento escolar. |
1) Aprovado nas disciplinas de Ensino e Aprendizagem de Geometria Plana, Raciocínio Espacial no Ensino e Aprendizagem de Geometria, Construções Geométricas e Geometria Descritiva. 2) disponibilidade de horários de atendimento (a fim de estarem de acordo com a disponibilidade dos alunos ingressantes). 3) coeficiente de rendimento escolar. |
MAT |
Jorge Luis Torrejon Matos, Júlio César Santos Sampaio |
DAMAT |
MA72A |
Cálculo Diferencial e integral 2 |
CA e conhecimento da disciplina |
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MAT |
Ana Cristina Corrêa Munaretto |
DAMAT |
MAT73E |
Fundamentos de aritmética |
Ser aluno regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CT. Os alunos serão classificados de acordo com a média entre a nota na disciplina e o coeficiente de rendimento. |
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MAT |
Moises Aparecido do Nascimento, Paula Olga Gneri |
DAMAT |
MAT7PC |
Pré-cálculo |
Os/As candidatos/as serão classificados da maior para a menor nota. A nota será calculada da seguinte forma: N = 0, 5 × CR + 0, 4 × N P C + 0, 1 × C1, onde, • CR é o CR normalizado do/a candidato/a; • N P C é a nota obtida pelo/a candidata na disciplina Pré-cálculo; • C1 é a nota obtida pelo/a candidato/a na disciplina Cálculo 1. Obs 1: Se o candidato/a estiver reprovado/a em Pré-calculo, não é classificado/a. Obs 2: Foi optado por dar um pequeno peso aos/as candidatos/as que já cursaram Cálculo 1 pois estes/as tem mais experiência com disciplinas da matemática, qualidade importante para quem pretende ser monitor/a na área. |
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MAT |
Paula Olga Gneri, Moises Aparecido do Nascimento |
DAMAT |
MAT7PC |
Pré-cálculo |
Os/As candidatos/as serão classificados da maior para a menor nota. A nota será calculada da seguinte forma: N = 0, 5 × CR + 0, 4 × N P C + 0, 1 × C1, onde, • CR é o CR normalizado do/a candidato/a; • N P C é a nota obtida pelo/a candidata na disciplina Pré-cálculo; • C1 é a nota obtida pelo/a candidato/a na disciplina Cálculo 1. Obs 1: Se o candidato/a estiver reprovado/a em Pré-cálculo, não é classificado/a. Obs 2: Foi optado por dar um pequeno peso aos/as candidatos/as que já cursaram Cálculo 1 pois estes/as têm mais experiência com disciplinas da matemática, qualidade importante para quem pretende ser monitor/a na área. |
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MAT |
Andres David Baez Sanchez |
DAMAT |
MAT7AL |
Álgebra Linear |
Os estudantes serão classificados em ordem decrescente segundo valor obtido na seguinte fórmula:
(N1 + 10*N2)/2
N1= representa a nota obtida pelo estudante na disciplina de álgebra linear.
N2= representa o coeficiente de rendimento absoluto do aluno. |
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MAT |
Patricia Aparecida Manholi, George Arruda Gomm |
DAMAT |
MAT7GA |
Geometria Analítica |
Ter sido aprovado nas disciplinas "Geometria Analítica" e "Álgebra Linear", ou na disciplina "Geometria Analítica e Álgebra Linear". Se o aluno for aluno da licenciatura em matemática, tem bônus de 20% na seleção. Será analisado o histórico do aluno. |
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MAT |
Patricia Aparecida Manholi, George Arruda Gomm |
DAMAT |
MAT7GA |
Geometria Analítica |
Ter sido aprovado nas disciplinas "Geometria Analítica" e "Álgebra Linear", ou na disciplina "Geometria Analítica e Álgebra Linear". Se o aluno for aluno da licenciatura em matemática, tem bônus de 20% na seleção. Será analisado o histórico do aluno. |
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MAT |
Mateus Bernardes |
DAMAT |
MAT7ED |
Equações Diferenciais Ordinárias |
Média das notas em Cálculo, Álgebra Linear e afins e EDO; e entrevista online em caso de empate entre dois ou mais candidatos. |
Disponibilidade de horários nos três períodos; Não ter perspectiva de obtenção de outro estágio e abrir mão da monitoria; Conhecimentos de informática, programação (linguagens), Latex, etc. |
MAT |
Priscila Savulski Ferreira de Miranda, Paula Olga Gneri |
DAMAT |
MAT7C1 |
Cálculo Diferencial e Integral 1 |
Os/As candidatos/as serão classificados da maior para a menor nota. A nota será calculada da seguinte forma: N = 0, 5 × CR + 0, 5 × NC1, onde, • CR é o CR normalizado do/a candidato/a; • NC1 é a nota obtida pelo/a candidata na disciplina Cálculo 1 ou, se aluno tiver cursado MAT73B e MAT74B, NC1 será calculada como a média aritmética das notas das duas disciplinas; Obs: Aprovação em MA71A ou MAT7C1 ou (MAT73B + MAT74B) é requisito para classificação. |
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MAT |
Priscila Savulski Ferreira de Miranda, Paula Olga Gneri |
DAMAT |
MAT7C1 |
Cálculo Diferencial e Integral 1 |
Os/As candidatos/as serão classificados da maior para a menor nota. A nota será calculada da seguinte forma: N = 0, 5 × CR + 0, 5 × NC1, onde, • CR é o CR normalizado do/a candidato/a; • NC1 é a nota obtida pelo/a candidata na disciplina Cálculo 1 ou, se aluno tiver cursado MAT73B e MAT74B, NC1 será calculada como a média aritmética das notas das duas disciplinas; Obs: Aprovação em MA71A ou MAT7C1 ou (MAT73B + MAT74B) é requisito para classificação. |
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MAT |
Márcio Rostirolla Adames |
DAMAT |
MAT71B-S83 |
Fundamentos de Matemática |
Critério necessário: ter sido aprovado em Fundamentos da Matemática em semestre anterior. Classificação determinada pela média ponderada de: 1 - Nota na disciplina (30%) 2 - CR do estudante (70%) |
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MAT |
Irapuan Santos |
DAMEC |
ME72A, ME73A, ME72G, ME73G |
Desenho auxiliado por computador 1 e Desenho auxiliado por computador 2 |
Ter CURSADO e sido aprovado nas disciplinas ao que se propõe a monitoria (obrigatório) e como critérios de seleção: 1- Horário disponível compatível com a disponibilidade do ambiente (laboratório de CAD), 2 - não ter realizado monitoria remunerada na UTFPR, e 3 - coeficiente de rendimento |
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MAT |
Márcio Henrique de Avelar Gomes |
DAMEC |
ME74H e ME74E |
Dinâmica |
O monitor deverá ter sido aprovado no curso de dinâmica com média igual ou superior a 7,0. |
Média igual ou superior a 7,0 em dinâmica. A ordem de classificação se dará através do coeficiente de rendimento. |
MAT |
Maria das Graças Contim Garcia, Irapuan Santos |
DAMEC |
ME71A |
Desenho Técnico |
Rendimento escolar global, nota na disciplina cursada, critérios sócio-econômicos |
Conhecimento da disciplina, facilidade de comunicação, disponibilidade, afabilidade. |
* O Coeficiente de Rendimento do estudante será considerado como critério de desempate.