Boletim de Serviço Eletrônico em 16/09/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS GUARAPUAVA

 

EDITAL nº 10/2024 

diretoria de pesquisa e pós graduação - dirppg

retificado em 16/09/2024

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INOVAÇÃO NO MARKETING DIGITAL

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o MBA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INOVAÇÃO NO MARKETING DIGITAL, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução nº 191, de 13 de agosto de 2024, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução nº 97, de 10 de fevereiro de 2023, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

 

I - FINALIDADE DO CURSO

 

O MBA em Inteligência Artificial e Inovação no Marketing Digital é voltado a profissionais que buscam ampliar os conhecimentos e práticas que envolvem a produção de conteúdos, análises de dados, avaliação, community manager, entre outras habilidades necessárias ao mercado atual. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre o marketing digital e a inovação com a utilização de recursos da inteligência artificial em estratégias, ferramentas e técnicas de campanhas, ações, conteúdos e marcas que tenham a internet como um espaço de venda, circulação de informações e distribuição de campanhas.

O curso abordará temas como marketing digital, influência na internet, community manager, SEO, produção de conteúdo para mídias sociais, inbound marketing, outbound marketing, storytelling, analytics e métricas de avaliação, e-commerce, inteligência artificial, big data marketing, processos ETL, criatividade e inovação, entre outros. Os profissionais que concluírem o MBA poderão aplicar os conhecimentos e desenvolver habilidades em projetos empresariais e industriais de diferentes áreas, além de ser um conteúdo fundamental para quem trabalha em agências de comunicação, marketing, publicidade, jornalismo, administração ou ecommerce.

 

Público alvo: O MBA é destinado a profissionais da área do marketing, comunicação, administração, design, tecnólogos da área da informação e gestão. Também é voltado a empreendedores, empresários, industriários que querem complementar suas formações ou aprimorar os conhecimentos voltados ao gerenciamento e crescimento de estratégias no mundo digital.

 

II - LOCAL DO CURSO

O curso será ministrado por meio de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), Moodle Institucional da UTFPR, e de serviço de conferência web. A sede física do curso se localiza na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Guarapuava, situada à Avenida Laura Pacheco Bastos, 800 - Industrial, Guarapuava – PR e admite alunos de qualquer localidade do país.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

A carga horária total do curso é de 372 horas e o tempo de duração de 12 meses (1 ano). A carga horária à distância consiste em aulas síncronas que serão às sextas-feiras (das 18h30 às 21h30), aos sábados (das 09h00 às 18h00) e eventualmente aos domingos (das 09h00 às 18h00). Com intervalos para lanche e almoço.

(I) As aulas são ministradas ao vivo e 100% online. As aulas não poderão ser gravadas em respeito ao direito de imagem como previsto no Art. 5º Constituição Federal (CF/88) previsto nos termos V e X.

(II) Não há obrigatoriedade de desenvolvimento de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) / Monografia para conclusão do curso.

 

IV - VAGAS

O curso oferece 70 vagas para concorrência pública. Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.

A quantidade de vagas para concorrência pública pode ser majorada em até 25%, respeitando os critérios de seleção e classificação.

A turma será aberta se houver no mínimo 50 candidatos selecionados com matrícula confirmada.

Obs. o mínimo corresponde a 90% do número de vagas ofertadas.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

 

Período de Inscrição

18/09/2024 a 17/10/2024

Resultado da classificação

18/10/2024

Interposição de Recurso

19/10/2024 à 28/10/2024

Obs: 10 dias conforme nota jurídica

(não impede a realização da matrícula dos demais)

Período de Matrícula

29/10/2024 a 04/11/2024

Segunda chamada para matrícula

05/11/2024 a 08/11/2024

 

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

1. Efetuar a inscrição no site https://funtefpr.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=1843, aceitando os termos do contrato de prestação de serviços disponibilizados no momento da inscrição.

2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

3. Encaminhar dados bancários para o e-mail iamarketing-gp@utfpr.edu.br para eventual ressarcimento.

4. Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 17/10/2024 (último dia da inscrição), cópia dos seguintes documentos (frente e verso, se houver):

Para Brasileiros, documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Para Estrangeiros, passaporte e/ou carteira de registro nacional de migrante (CRNM) e RNE (Registro Nacional de Estrangeiro). Na falta de um dos documentos, cópia do documento de identidade do seu país.

Diploma de graduação de curso superior contendo a data de colação de grau e legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem - apostilamento de Haia) ou cópia digital de declaração de conclusão do curso concedido pela respectiva Coordenação de curso da Instituição (*) (**);

(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para inscrição e matrícula. Para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;

(**) Os diplomas de graduações adquiridos no exterior, devem estar autenticados na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem com apostilamento de Haia.

Histórico escolar do curso de graduação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem - apostilamento de Haia);

Curriculum Vitae;

Comprovante de Residência (com data máxima de três meses após vencimento);

5. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

6. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

 

Início das atividades letivas

09/11/2024

Férias

21/12/2024

Reinício das atividades letivas

03/02/2025

Término das atividades letivas

09/11/2025

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Guarapuava, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;

 

1. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

2. 3. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios e obedecerá à seguinte prioridade:

(I) Pela ordem de inscrição, ou seja, os(as) candidatos(as) serão classificados(as) em ordem crescente de inscrição até o preenchimento das vagas.

(II) Idade mais avançada para critério de desempate. Em caso de empate, a vaga será destinada para o candidato mais idoso.

3. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V;

4. 5. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita junto à: Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu, das 8:00 horas às 18:00 horas ou por e-mail para a secretaria do curso (iamarketing-gp@utfpr.edu.br), até a data indicada no item V do presente documento.

 

IX - MATRÍCULA

1. O processo de matrícula compreende a entrega ou envio dos seguintes documentos (frente e verso, se houver):

Documento

Tipo de cópia

Observações

 

Diploma de graduação (frente e verso).

Autenticada

 

- O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula. Para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação.

 

- Os diplomas de graduações adquiridos no exterior devem estar autenticados na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem - apostilamento de Haia.

 

Histórico escolar do curso de graduação.

Autenticada

 

Documento obtido no exterior deve estar autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem - apostilamento de Haia.

 

Documento de identidade com foto.

Autenticada

 

Candidatos estrangeiros devem enviar cópias autenticadas dos seguintes documentos:

Passaporte;

Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM).

Na falta de um dos documentos acima, cópia autenticada do documento de identidade do seu país.

 

 

CPF ou comprovante de inscrição no CPF (impresso a partir da página da Receita Federal com código de controle e data de impressão), somente se o documento de identidade não contiver o número do CPF.

 

Simples

Candidatos estrangeiros devem enviar cópia autenticada do RNE - Registro Nacional de Estrangeiro.

 

Certidão de nascimento ou de casamento, somente se o documento de identidade não contiver o local de nascimento (naturalidade) ou se o nome no documento de identidade estiver diferente do nome que consta na certidão.

 

Autenticada

-----------------

 

Comprovante de residência (com data máxima de três meses após vencimento).

 

Autenticada

-----------------

 

Curriculum Vitae

 

Simples

----------------

 

 

Atenção: Os documentos deverão ser enviados via SEDEX ou entregues pessoalmente na UTFPR – Campus Guarapuava, em até três meses após o início das atividades letivas do curso, no endereço abaixo:

 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Guarapuava

MBA em Inteligência Artificial e Inovação no Marketing Digital

Sala R-307 - ASCOM da UTFPR-GP

Avenida Profa. Laura Pacheco Bastos, n. 800 – Industrial. CEP: 85053-525 Guarapuava – PR.

 

2. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula efetuar o pagamento da taxa de matrícula na primeira chamada até 04/11/2024 e durante a segunda chamada até 08/11/2024.

3. O pagamento da matrícula implica na celebração do contrato de prestação de serviços disponibilizado para leitura, conhecimento prévio e aceite no momento da inscrição.

4. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.

5. Ao matricular-se, o aluno estará sujeito ao Regulamento Disciplinar do Corpo Discente da UTFPR.

 

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

 

1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Convênio No. ....

 

XI - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

1. O candidato, no ato da inscrição fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:

a) Valor do Curso à vista: Matrícula no valor de R$ 399,99 e parcela única no valor de R$ 4.799,88 com vencimento no dia 04/11/2024 em primeira chamada ou 08/11/2024 em segunda chamada.

b) Valor do curso parcelado - Matrícula no valor de R$ 399,99 mais 13 parcelas de R$ 399,99 com vencimentos no dia 10 de cada mês, a partir do mês de dezembro de 2024.

 

2. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.

3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, o aluno deverá realizar o aceite eletrônico na etapa de inscrição. http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

 

XII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIII – INFORMAÇÕES GERAIS

1. O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item V do edital de abertura.

2. Eventuais questões do presente edital, não solucionadas administrativamente, poderão ser dirimidas, no foro da Justiça Federal .

3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones whatsapp (42) 3035 8079 ou (21)980457972, ou pelo e-mail do curso: iamarketing-gp@utfpr.edu.br

4. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF (caso seja publicado no SEI citar o número do processo e link).

FUNTEF: http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

Site IA Marketing: https://iamarketing.gp.utfpr.edu.br/

DIRPPG-GP: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/gp/

5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretora de Pesquisa e Pós-graduação.

 

Guarapuava, 16 de setembro de 2024

 

 

LUÃN JOSÉ VAZ CHAGAS

Coordenador do Curso

 

THALITA MONTEIRO OBAL

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação

 

MARCELO HENRIQUE GRANZA

Diretor-Geral

 


 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUAN JOSE VAZ CHAGAS, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 16/09/2024, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THALITA MONTEIRO OBAL, DIRETOR(A), em (at) 16/09/2024, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO HENRIQUE GRANZA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 16/09/2024, às 15:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4417378 e o código CRC (and the CRC code) 38185BA8.



ANEXOS

 

ANEXO I
Relação de links desse Edital

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Campus Guarapuava (DIRPPG-GP):

http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/guarapuava

 

Site oficial:

https://iamarketing.gp.utfpr.edu.br/

 

Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção:

http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/

 

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 

 

 



 

ANEXO II

DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

 

Disciplina 01: Marketing de Conteúdo 4.0

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: Apresentar estratégias e técnicas para a produção de conteúdos relevantes das marcas em diferentes mídias no marketing, como texto, vídeo, foto, áudio, entre outras.

Programa: Marketing de Conteúdo. Storytelling. Informação. Transmídia. Convergência. Plataformização de conteúdos. 4 Ps do Marketing de Conteúdo. Estratégias de produção alinhadas a marcas. Branding e planejamento de conteúdos. Planejamento e pré-produção. Produção, gravação e edição. Otimização de conteúdos. Produção em vídeo, áudio, imagem, texto.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Produção de um conteúdo em formato a ser escolhido pelos grupos de forma a promover uma marca.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

American Marketing Association (2009). Definition of marketing. Acedido a 08.02.19, disponível em https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx

 

CARRILHO, Kleber; MARKUS, Kleber. Narrativas na construção de marcas: storytelling e a comunicação de marketing. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 128–136, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139224. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139224.. Acesso em: 7 maio. 2024.

 

Hays, S., Page, S. J., & Buhalis, D. (2013). Social media as a destination marketing tool: Its use by national tourism organisations. Current Issues in Tourism, 16(3), 211–239. https://doi.org/10.1080/13683500.2012.662215.

 

KOTLER, P.; et al. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

 

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

 

PEÇANHA, Vitor. Marketing de Conteúdo – Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto. Acessado em: 01 de Maio de 2024.

 

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização (Platformisation, 2019 – tradução: Rafael Grohmann). Revista Fronteiras – estudos midiáticos 22(1):2-10 janeiro/abril 2020. Unisinos – DOI: 10.4013/fem.2020.221.01.

 

Tiago, M., & Veríssimo, J. (2014). Digital marketing and social media: Why bother? Business Horizons, 57(6), 703–708. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2014.07.002

 

 

 

Disciplina 02: Futuro do Marketing Digital

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: Apresentar e refletir sobre tendências, estratégias e técnicas adotadas pelo marketing digital nas organizações.

Programa: Inteligência Artificial. Redes Sociais. Consumo no futuro. Novas Tecnologias. Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Conteúdo Interativo. Evolução do marketing de influenciadores. O impacto das regulamentações de privacidade de dados (como GDPR e LGPD) no marketing digital. Desafios para o Marketing Digital em Constante Mudança.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Os alunos serão desafiados a desenvolver um plano de marketing digital futuro para uma marca fictícia ou real, considerando as tendências e tecnologias discutidas ao longo do curso

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

BATTISTA, Daniele. Political reconfiguration in the social space: data analysis and future perspective. Frontiers in Sociology, v. 8, p. 1226509, 2024.

 

CARVALHO, Fernanda Potiguara. O ser atrás do dado: limites e desafios da anonimização e seus reflexos nos requisitos estabelecidos pela LGPD. 2024.

 

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons, 2021.

 

Lopez Lopez, D., Mavrommatis, A., & Bachs, J. (2024). La revolución de la inteligencia artificial en ‘marketing’: más allá de la singularidad. Harvard Deusto Business Review, (343), 6-17.

 

MANOHARAN, Geetha et al. Artificial Intelligence in Marketing Applications. In: Artificial Intelligence for Business. Productivity Press, 2024. p. 40-70.

 

MARQUES, Vasco. Marketing Digital de A a Z. Digital 360, 2022.

 

RAMOS, Rommel Gabriel Gonçalves et al. Vantagens competitivas das lojas virtuais: explorando o papel do atendimento e marketing digital na diferenciação em relação às lojas físicas e seu impacto no mercado digital. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 3, p. e3575-e3575, 2024.

 

RASHID, Yasir; BHAT, Javaid Iqbal. Topological to deep learning era for identifying influencers in online social networks: a systematic review. Multimedia Tools and Applications, v. 83, n. 5, p. 14671-14714, 2024.

 

THAKUR, Jyoti; KUSHWAHA, Bijay Prasad. Artificial intelligence in marketing research and future research directions: Science mapping and research clustering using bibliometric analysis. Global Business and Organizational Excellence, v. 43, n. 3, p. 139-155, 2024.


 

Disciplina 03: Inteligência Artificial aplicada ao Marketing

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: Apresentar estratégias e formas de utilização da inteligência artificial no dia a dia do planejamento de marketing.

Programa: Inteligência artificial aplicada ao marketing. Modelos de impactos e transformações da inteligência artificial. Processos criativos e inteligência artificial. Reconhecimento de imagem e visão computacional. Dados e Inteligência artificial. Recursos básicos da Inteligência Artificial. Dilemas éticos da inteligência artificial. Large language models (LLM). Inteligência artificial e produção audiovisual. Perspectivas para o mercado de trabalho. Árvores de decisão. Noções de sistemas especialistas. Aquisição do conhecimento

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalhos a serem realizados em grupos com a proposição de utilização de uma inteligência artificial na promoção de algum produto.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

CRESCITELLI, E.; SHIMP, T. A. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. Cengage Learning, 2023.

 

LEE, Kai-Fu; QIUFAN, Chen. 2041: Como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2022.

 

LEE, Kai-Fu. Inteligência Artificial. Rio de Janeiros: Globo Livros, 2021.

 

RUSSELL, Stuart J; NORVIG, Peter. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

 

TAULLI, Tom. Introdução à inteligência artificial uma abordagem não técnica. São Paulo: Novatec Editora, Brasil, 2020.

 

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas: um Guia Para Gestores de Pequenas, Médias e Grandes Empresas. São Paulo: Alta Books, 2021.


 

Disciplina 04: Gestão de Imagem Institucional

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: Apresentar estratégias e técnicas de trabalho na gestão de corporações públicas e privadas e sua relação com a imagem institucional.

Programa: Gestão. Empresas públicas e privadas. Gestão de imagem corporativa. Comunicação organizacional. Gestão de crises. Gestão de pessoas. Imagem pessoal e corporativa. Imagem reputacional. Avaliação e gestão dos valores intangíveis organizacionais: metodologias e implantação de programas de reputação e confiança.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalhos a serem realizados em grupos com a proposta de um plano de gestão integrada em uma organização.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

BISPO, L. V. O.; BARROS, M. J. F. Monitoramento Digital e Inteligência Artificial como Soluções para o Gerenciamento da Crise de Imagem Corporativa nas Mídias Sociais. In: VII Encontro de Administração da Informação, Evento Online, 2020. Anais..., Anpad, 2020.

 

CRESCITELLI, E.; SHIMP, T. A. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. Cengage Learning, 2023.

 

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação Organizacional Estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus Editorial, 2016.

 

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza. Interfaces e Tendências da Comunicação no Contexto das Organizações. São Paulo: Difusão Editora.; Rio de Janeiro: Senac Editora, 2011.

 

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas: um Guia Para Gestores de Pequenas, Médias e Grandes Empresas. São Paulo: Alta Books, 2021.

 

WITTEL. Qual é a importância da comunicação integrada nas organizações? São Paulo, 11 de nov. de 2022. Disponível em: https://blog.wittel.com/qual-e-a-importancia-dacomunicacao-integrada-nas-organizacoes/. Acesso em: 11 nov. 2022.

 

Disciplina 05: Análise de Dados e Marketing Analytics

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: A disciplina tem como objetivo principal apresentar, diferenciar e experimentar com o uso de ferramentas de análise de dados em diferentes áreas.

Programa: Modelos descritivos: apresentação, descrição e visualização de dados. Modelos preditivos: probabilidade, inferência estatística, mineração de dados e modelagem estatística. Modelagem descritiva, preditiva e prescritiva. Análise e visualização de dados em marketing. Relatório de dados. ETL.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalhos a serem realizados em grupos com a proposta de um plano de gestão de dados para organizações.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

BISPO, L. V. O.; BARROS, M. J. F. Monitoramento Digital e Inteligência Artificial como Soluções para o Gerenciamento da Crise de Imagem Corporativa nas Mídias Sociais. In: VII Encontro de Administração da Informação, Evento Online, 2020. Anais..., Anpad, 2020.

 

CRESCITELLI, E.; SHIMP, T. A. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. Cengage Learning, 2023.

 

CHAPMAN, Chris; FEIT, Elea McDonnell. R for Marketing Research and Analytics. Springer, 2015.

 

CHIASON, Trina et al. DATA + DESIGN: a simple introduction to preparing and visualizing information. 2014. Disponível em: . Acesso em: 06 set. 2017.

 

DAVENPORT, Thomas. Dados demais! Rio de Janeiro: ed. Elsevier. 2014.

 

KAMBATLA, Karthik et al. Trends in big data analytics. Journal of Parallel and Distributed Computing, v. 74, n. 7, p. 2561-2573, 2014.

 

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

 

PROVOST, Foster; FAWCET, Tom. Data science para negócios: o que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. Rio de Janeiro: ed. Alta Books. 2016.

 

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas: um Guia Para Gestores de Pequenas, Médias e Grandes Empresas. São Paulo: Alta Books, 2021.


 

Disciplina 06: Tráfego Pago em redes sociais

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: Apresentar as principais ferramentas, estratégias e posicionamentos de gestão de tráfego pago no marketing digital (Facebook Ads, Google Ads e Youtube Ads).

Programa: Gestão de tráfego. Tráfego pago. Impulsionamento de redes. Facebook Ads. Google Ads. Youtube Ads. Marketing digital. Planejamento de mídia. Estratégia de investimento. O que impulsionar e o que não impulsionar. Promoção de negócios.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalhos a serem realizados em grupos com a proposta de um plano de tráfego pago de um produto em cada rede social.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

FAUSTINO, Paulo. Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS EDITORA, 2019.

 

LAROSSA, Luciano. Facebook para Negócios: Como vender através da maior rede social do mundo. São Paulo: DVS EDITORA, 2018.

 

MONTEIRO, Diego; AZARITE, Ricardo. Monitoramento e métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO. DVS Editora. São Paulo, 2012.

 

MUNHOZ, Julia. Instagram para Negócios: Aprenda a vender todos os dias transformando seguidores em clientes. São Paulo: DVS EDITORA, 2020.

 

Disciplina 07: Audiovisual e marketing digital em redes sociais

Carga Horária: 24h horas

Objetivo: Apresentar as principais ferramentas e estratégias de publicações audiovisuais nas redes sociais como Instagram, TikTok e Youtube.

Programa: Audiovisual. Planos e enquadramentos. Equipamentos de gravação. Pré-produção, produção e pós-produção. Edição e sistematização de conteúdos. Roteirização. Planejamento de postagem. Vídeos para o Instagram. Vídeos para o Tik Tok. Vídeos para o Youtube.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Produção de um conteúdo em vídeo para uma rede social acompanhado de justificativa de marketing do produto.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

BALLERINI, Frantchiesco. História do cinema mundial. São Paulo: Summus Editorial, 2020.

 

BORDWEEL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do Cinema: uma introdução. São Paulo: Edusp, 2014.

 

FAUSTINO, Paulo. Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS EDITORA, 2019.

 

KELLISON, Cathrine. Produção e Direção para TV e Vídeo: Uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Singular Digital,/Ediouro, 2007.

 

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

 

PEÇANHA, Vitor. Marketing de Conteúdo – Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto. Acessado em: 01 de Maio de 2024.

 

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas: um Guia Para Gestores de Pequenas, Médias e Grandes Empresas. São Paulo: Alta Books, 2021.

 

Disciplina 08: Marketing de Influência

Carga Horária: 24h horas

Objetivo: Apresentar estratégias e ferramentas do marketing de influência e o papel dos influenciadores na divulgação da marca bem como na compra do consumidor final.

Programa: Influência, mito e influenciadores. Marketing digital de influência. Estratégias de influenciadores na difusão de marcas. Como evidenciar a compra pelos influenciadores. Cotidiano e planejamento de influenciadores. Marketing de conteúdo e inbound marketing. Papel dos influenciadores digitais e micro influenciadores no processo decisório. Estratégias de comunicação de influenciadores.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Produção de um plano de postagens de uma marca com escolha acompanhada de justificativa de um influencer.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

ASSIS, E. E., FERREIRA, V. M. R., & ANDRADE, F. O. Blogs used as marketing tools and their influence on consumers’ decisions on purchasing fashion and beauty products. Brazilian Journal of Marketing, 19(3), 586-610, July/Sept. 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.17763.

 

COLL, Patricia; MICÓ, Josep Lluís. Influencer Marketing in the Growth Hacking strategy of digital brands. Observatorio (OBS*), [s. l.], v. 13, n. 2, p. 87–105, 2019.

 

KARHAWI, I. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, v-17, p.46-61. 2017. Disponível em https://casperlibero.edu.br/wpcontent/uploads/2017/09/Artigo-1-Communicare-17-Edi%C3%A7%C3%A3o-Especial.pdf

 

PEÇANHA, Vitor. Marketing de Conteúdo – Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto. Acessado em: 01 de Maio de 2024.

 

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas: um Guia Para Gestores de Pequenas, Médias e Grandes Empresas. São Paulo: Alta Books, 2021.


 

Disciplina 09: Branding 4.0

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: Apresentar os conceitos de branding e o planejamento de marcas na atualidade.

Programa: Conceitos de marca. História das marcas. Conceitos e história de branding. Dimensões da marca. Visões da Marca. Inovação e importância da marca. Estratégias de branding. Estudos de casos. Inovação e as marcas. Comportamento do consumidor. Valor de marca Arquitetura de marcas nas redes sociais. Posicionamento de marcas em diferentes mídias. Briefing e Análise SWOT.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Organização em grupo de um plano de branding voltado a posicionamento de marcas nas redes sociais.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

BATEY, Mark. O significado da marca: Como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.

 

KOTLER, Phillip. Marketing 5.0 Tecnologia para a Humanidade; São Paulo: Sextante, 2021.

 

MUNHOZ, Julia. Instagram para Negócios: Aprenda a vender todos os dias transformando seguidores em clientes. São Paulo: DVS EDITORA, 2020.

 

PEÇANHA, Vitor. Marketing de Conteúdo – Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto. Acessado em: 01 de Maio de 2024.

 

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas: um Guia Para Gestores de Pequenas, Médias e Grandes Empresas. São Paulo: Alta Books, 2021.


 

Disciplina 10: Estratégias em MarketPlaces

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: Apresentar as principais estratégias de venda e comercialização de marcas em MarketPlaces e canais de venda online.

Programa: MarketPlace. Ecommerce. Mercado online. Dropshipping. Brandshipping. Transformação digital do ambiente de negócios. Gestão de relacionamento com o consumidor e SAC 2.0. Criação de personas e mapeamento da jornada de compra, análise de público-alvo e técnicas de segmentação. Metodologias de aferição de resultado: Objective Key Results (OKR) e Key Performance Indicators (KPI).

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Produção de um plano de vendas em um tipo de MarketPlace escolhido pelo grupo.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

FRANCO, R. D. S.; MAIA, L. C. DE C.; SOUZA FILHO, R. G. DE. Avaliação do Nível de Serviço ao Cliente no contexto do Marketplace. Revista Ciências Administrativas, v. 26, n. 1, 24 jun. 2020


IÁSBECK, Samir.Gamificação: O Futuro do Marketplace. Gironews. 25 de novembro de 2022. Disponível em:<https://www.gironews.com/opinioes/gamificacao-o-futuro-do-marketplace-70287/> . Acessado em :20 nov. 2022.

 

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0 do tradicional ao digital; Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

 

KOTLER, Phillip. Marketing 5.0 Tecnologia para a Humanidade; São Paulo: Sextante, 2021.

 

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas: um Guia Para Gestores de Pequenas, Médias e Grandes Empresas. São Paulo: Alta Books, 2021.

 

Disciplina 11: Inovação no Marketing 4.0

Carga Horária: 36h horas

Objetivo: Apresentar estratégias de marketing na era digital, com foco na inovação e nas práticas emergentes associadas ao Marketing 4.0.

Programa: Evolução do marketing: Do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0. Mudanças no comportamento do consumidor. Jornada do cliente no ambiente digital. Marketing de conteúdo. Design de experiência do cliente.

Métodos e técnicas de ensino: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Estudo de caso de uma empresa (fictícia ou não), em que deverá ser analisado e elaborado novas estratégias de Marketing.

Forma de Avaliação: Avaliar as estratégias adotadas para planejamento e execução dos conteúdos.

Bibliografia Atualizada:

 

DAMAYANTI, Dhita Dhora et al. Marketing Innovation Based on Social Media to Drive MSME Growth during Ramadan: A Consumer Perspective Review. Journal of Contemporary Administration and Management (ADMAN), v. 2, n. 1, p. 386-393, 2024.

 

DASH, Ganesh; KIEFER, Kip; PAUL, Justin. Marketing-to-Millennials: Marketing 4.0, customer satisfaction and purchase intention. Journal of business research, v. 122, p. 608-620, 2021.

 

DE SANTANA, Isis Terezinha Santos. Desafios e impactos da inteligência artificial no comércio eletrônico: uma análise multidimensional. ETS SCIENTIA-Revista Interdisciplinar, v. 2, n. 2, p. 1-24, 2024.

 

GARCIA, Lucas Jorge; JUNIOR, Galdenoro Botura; DA SILVA, João Carlos Riccó Plácido. Inovação e estratégia de marketing:: uma revisão sistemática. International Journal of Innovation, v. 11, n. 3, p. e23150-e23150, 2023.

 

Hays, S., Page, S. J., & Buhalis, D. (2013). Social media as a destination marketing tool: Its use by national tourism organizations. Current Issues in Tourism, 16(3), 211–239. https://doi.org/10.1080/13683500.2012.662215.

 

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

 

KOTLER, Phillip. Marketing 5.0 Tecnologia para a Humanidade; São Paulo: Sextante, 2021.

 

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Diferenciação e inovação em marketing. Saraiva Educação SA, 2017.

 

TIDD, Joe; BESSANT, Joe. Gestão da inovação-5. Bookman Editora, 2015.

 

ANEXO III

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Disciplina

Carga Horária (horas)

Titulação

Docente Responsável

Link para o Currículo Lattes

Instituição

Marketing de Conteúdo 4.0

36

Doutor

Luãn José Vaz Chagas

http://lattes.cnpq.br/1603129300408564

UTFPR

Futuro do Marketing Digital

36

Mestre

Carla Fernanda de Oliveira Paulo

http://lattes.cnpq.br/6896643083448553

ENEB

Inteligência Artificial aplicada ao Marketing

36

Doutora

Renata Stange

http://lattes.cnpq.br/9011719475751582

UTFPR

Gestão de Imagem Institucional

36

Doutor

Marcelo Henrique Granza

http://lattes.cnpq.br/1726003751583776

UTFPR

Análise de Dados e Marketing Analytics

36

Doutora

Renata Stange

http://lattes.cnpq.br/9011719475751582

UTFPR

Tráfego Pago em redes sociais

36

Mestre

Carla Fernanda de Oliveira Paulo

http://lattes.cnpq.br/6896643083448553

ENEB

Audiovisual e marketing digital

24

Graduado

Victor Teo

http://lattes.cnpq.br/0132324434122533

Malok Produções

Marketing de Influenciadores

24

Mestre

Mariana Almeida

http://lattes.cnpq.br/6715025238757622

Unioeste

Branding 4.0

36

Doutor

Luãn José Vaz Chagas

http://lattes.cnpq.br/1603129300408564

UTFPR

Estratégias em MarketPlaces

36

Mestre

Mariana Almeida

http://lattes.cnpq.br/6715025238757622

Unioeste

Inovação no Marketing 4.0

36

Doutor

João Dallamuta

http://lattes.cnpq.br/7460770389812118

UTFPR

 

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.039862/2024-69 SEI nº 4417378