Boletim de Serviço Eletrônico em 19/09/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS APUCARANA

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP

 

EDITAL nº 16/2024 - DIRGRAD-AP

SELEÇÃO 2024-2 DE ESTUDANTES MONITORES DE ATENDIMENTO (MAT) DO CAMPUS APUCARANA

 

O Diretor Geral do Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, no período de 19 a 26 setembro de 2024, as inscrições para as vagas do Programa de Apoio à Diminuição da Evasão, Retenção e a Melhoria da Qualidade de Ensino do Campus Apucarana da UTFPR, nas modalidades com bolsa e voluntária, para o 2º período letivo de 2024, de acordo com o que estabelece o presente Edital.

 

1. OBJETO

O Programa de Apoio à Diminuição da Evasão, Retenção e a Melhoria da Qualidade de Ensino da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação da UTFPR, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar e constar no Histórico Escolar do estudante.

 

2. NORMAS GERAIS

2.1 Este edital está fundamentado na Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009, modificado pela Resolução nº 14/10, de 11 de março de 2010, e disponível no Portal da UTFPR na seção Editais no link http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=abertos&b_start=0.

2.2 A concessão das vagas de monitoria está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

2.3 A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
2.3.1  A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf.
2.3.2 O estudante selecionado deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).
2.3.3 O pagamento da bolsa pode ser interrompido por solicitação do professor orientador ou do estudante-monitor. A data de recebimento da referida parcela da bolsa poderá variar de acordo com a liberação dos recursos pelo Governo Federal.

2.4 Período de vigência do Programa de Apoio à Diminuição da Evasão, Retenção e a Melhoria da Qualidade de Ensino e valor da bolsa a ser recebida pelo estudante-monitor bolsista:

 

Período

Valor da bolsa a ser recebida

14/10/2024 a 13/11/2024

R$700,00

14/11/2024 a 20/12/2024

R$864,00

01/02/2025 a 28/02/2025

R$700,00

 

2.4.1 Os monitores selecionados neste edital poderão ter seu plano de trabalho renovado uma única vez para atuarem como monitores no período letivo de 2025/1.

2.4.1.1 A renovação será indicada pelo professor orientador com anuência do estudante monitor.

2.5 O estudante-monitor voluntário atuará no mesmo período indicado no item 2.4 e não terá nenhuma compensação financeira ou bolsa pelo exercício das atividades de Monitoria Voluntária.

2.6 É de responsabilidade do estudante-monitor bolsista a abertura de conta corrente ou poupança, caso não a possua.

2.7 O estudante-monitor bolsista exercerá sua atividade sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR em regime de 15 (quinze) horas/relógio semanais de atividades acadêmicas.

2.7.1 O estudante-monitor bolsista deverá realizar, no mínimo, 10 horas da sua carga horária semanal em atendimentos aos estudantes, sendo no mínimo 5 horas de atendimento não presencial (remoto), em consonância com o plano de trabalho proposto pelo professor orientador.

2.7.1.1 No período de atendimento remoto, o estudante-monitor bolsista deverá estar disponível para o atendimento de estudantes de qualquer campus da UTFPR. Este procedimento é denominado MONITORIA EM REDE.

2.7.1.2 No restante do período de atendimento, o estudante-monitor poderá estar disponível para o atendimento nas modalidades presencial, híbrida ou não presencial (remoto) desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, com homologação da DIRGRAD.

2.7.2 O restante das horas de atividades do estudante-monitor bolsista poderá ser dedicado à elaboração, preparação e orientação, de acordo com as instruções do professor orientador. Essas atividades poderão ser executadas nas modalidades não presencial (remota), presencial ou híbrida, a critério do professor orientador, e desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, com homologação da DIRGRAD.

2.7.3 A instância responsável pelo Programa de Monitoria do campus incluirá, por meio da funcionalidade Monitoria do Sistema Acadêmico, as informações dos monitores bolsistas do seu campus. Essas informações estarão disponíveis para todos os estudantes de qualquer campus da UTFPR, no Portal do Aluno, e para os servidores da UTFPR, em Sistemas Gerais, opção Monitoria - Relatório Geral.

2.8 O estudante-monitor voluntário exercerá sua atividade sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR em regime de 10 (dez) horas/relógio semanais de atividades acadêmicas.

2.8.1 O estudante-monitor voluntário deverá realizar, no mínimo, 5 (cinco) horas semanais de atividades de atendimento aos estudantes, em consonância com o plano de trabalho proposto pelo professor orientador.

2.8.1.1 No período de atendimento, o estudante-monitor poderá estar disponível para o atendimento nas modalidades presencial, híbrida ou não presencial (remoto) desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, com homologação da DIRGRAD.

2.8.2 O restante das horas de atividades do estudante-monitor voluntário poderá ser dedicado à elaboração, preparação e orientação, de acordo com as instruções do professor orientador. Essas atividades poderão ser executadas nas modalidades não presencial (remota), presencial ou híbrida, a critério do professor orientador, e desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, com homologação da DIRGRAD.

2.9 Os estudantes-monitores deverão elaborar, em comum acordo com os professores orientadores, o seu cronograma de atividades, não podendo estas coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.

 

3. ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE-MONITOR PARTICIPANTE

3.1 De acordo com a Resolução COEPP n° 15/2009, são atribuições do estudante-monitor:

3.1.1 Auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento, relacionadas a assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas;

3.1.2 Preparar atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência;

3.1.3 Elaborar material didático complementar;

3.1.4 Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

3.1.5 Participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposição tecnológica, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos; e

3.1.6 Elaborar semestralmente o Relatório de Atividades Desenvolvidas.

3.2 O estudante-monitor deverá participar das atividades de orientação e acompanhamento que eventualmente serão programadas e organizadas pelo NUAPE e/ou pelo DEPED.

3.3 Não serão disponibilizados ao estudante-monitor, pela UTFPR computadores e/ou conexão de internet para uso particular durante o atendimento remoto.

3.3.1 Em casos específicos, o estudante-monitor poderá utilizar a infraestrutura de equipamentos e conexão de internet do campus da UTFPR, desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pela UTFPR ou por legislação específica, com homologação pela DIRGRAD.

3.4 Não serão disponibilizados ao estudante-monitor, pela UTFPR, recursos financeiros além das cotas de bolsa já previstas.

3.5 O estudante-monitor bolsista deverá estar disponível para o atendimento de estudantes de qualquer campus da UTFPR.

3.5.1 Para todo o atendimento efetuado, o estudante-monitor bolsista deverá registrar: RA do estudante atendido, campus do estudante atendido, meio de atendimento (presencial ou remoto), data do atendimento, tema do atendimento (tópico da disciplina), tempo de duração do atendimento em minutos.

 

4. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR-ORIENTADOR

4.1 De acordo com a Resolução COEPP n° 15/2009, são atribuições do professor-orientador:

4.1.1 Participar, no âmbito da Coordenação de Curso ou do Departamento Acadêmico de Área, na elaboração do Edital do Programa de Apoio à Diminuição da Evasão, Retenção e a Melhoria da Qualidade de Ensino e na seleção de estudantes candidatos;

4.1.2 Propor plano de trabalho a ser desenvolvido pelo estudante-monitor;

4.1.3 Auxiliar o estudante-monitor na execução das suas atividades;

4.1.4 Acompanhar e avaliar o estudante-monitor, preencher o relatório final de atividades do período de atuação do estudante-monitor;

4.1.5 Analisar, semestralmente, o relatório de atividades desenvolvidas elaborado pelo estudante-monitor em seus aspectos quantitativos e qualitativos.

4.2 O plano de trabalho do estudante-monitor deverá ser elaborado a partir do modelo disponibilizado pelo DEPED.

4.2.1 O plano de trabalho do estudante-monitor bolsista deverá conter as seguintes informações: nome completo do estudante-monitor; código, nome e ementa (conteúdos) da disciplina para a qual exerce a monitoria; a agenda (dias e horários) de atendimento remoto aos estudantes (pelo período mínimo de 5h), bem como a plataforma e link específico utilizado nesse atendimento para que possa ser contactado por qualquer estudante da UTFPR; modalidade de atendimento (presencial, híbrido ou remoto) do restante de horas de atendimento.

4.2.2 O plano de trabalho do estudante-monitor voluntário deverá conter as seguintes informações: nome completo do estudante-monitor; código, nome e ementa (conteúdos) da disciplina para a qual exerce a monitoria; a agenda (dias e horários) de atendimento aos estudantes, bem como a modalidade de atendimento (presencial, híbrido ou remoto); a plataforma e link específico utilizado em atendimentos remotos quando for o caso.

 

5. ESTUDANTES PARTICIPANTES

5.1 O Programa de Apoio à Diminuição da Evasão, Retenção e a Melhoria da Qualidade de Ensino é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UTFPR.

 

6. INSCRIÇÕES

6.1 Para concorrer ao processo de seleção do Programa o candidato deverá:

6.1.1 Estar cursando, no mínimo, o 2º período;

6.1.2 Ter sido aprovado nas disciplinas/unidades curriculares que caracterizam a área da vaga de monitoria pretendida;

6.1.3 Comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento das atividades do Programa;

6.1.4 Não ter sido estudante-monitor por um período maior que 2 (dois) anos;

6.1.5 No caso de estudante-monitor bolsista, não receber outra bolsa da UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio-Estudantil, se for o caso; e

6.1.6 Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

6.2 As inscrições serão feitas mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição no link Inscrições Monitoria 2024/2. Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato com o DEPED por e-mail (deped-ap@utfpr.edu.br).

6.2.1 Cada candidato poderá fazer inscrição para quantas disciplinas tiver interesse. Para tanto, deverá enviar uma inscrição preenchida para cada vaga pleiteada.

6.2.2 Prazo para a inscrição: da data de publicação deste edital até às 23h59 do dia 26/09/2024 de 2024.

6.3 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR e na Instrução Normativa 03/09 - PROGRAD.

 

7. VAGAS

7.1 As vagas disponíveis para o 2º período letivo de 2024, juntamente com a especificação dos pré-requisitos e critérios de seleção, estão descritas no Quadro I – Monitoria com Bolsa, e no Quadro II – Monitoria Voluntária.

 

QUADRO I – VAGAS DISPONÍVEIS PARA MONITORIA COM BOLSA

 

Disciplina(s)/

Unidade(s) Curricular(es)

Cursos Atendidos

(campus Apucarana)

Professor(es)- Orientador(es)

Pré- Requisitos

Critérios de Seleção

Critérios de Desempate

Quantidade de bolsas

1

Análise de Circuitos Elétricos I

Engenharia Elétrica

Maurício Moreira

Aprovação na disciplina Análise de Circuitos Elétricos II (Matriz 019)

Avaliação síncrona* e Média aritmética das notas nas disciplinas Análise de Circuitos Elétricos I e Análise de Circuitos Elétricos II

1 - Nota da Avaliação síncrona;

2 - Nota na disciplina Análise de Circuitos Elétricos II;

3 - Nota na disciplina Análise de Circuitos Elétricos I

1

2

Cálculo 1, Geometria Analítica, e Álgebra Linear

Licenciatura em Química, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil

Rodrigo Manoel Dias Andrade

Aprovação nas disciplinas: Cálculo 1, Geometria Analítica, e Álgebra Linear

Coeficiente de rendimento e Nota nas disciplina de Cálculo 1, Geometria Analítica, e Álgebra Linear

1- Maior média aritmética entre o coeficiente de rendimento (absoluto) e nota nas disciplinas de Cálculo 1, Geometria Analítica, e Álgebra Linear

2 - Não ter dependência (DP) em nenhuma outra disciplina.

1

3

Ciência da Cor

Engenharia Têxtil

 

Fabio Alexandre Pereira Scacchetti

Aprovação na disciplina CCET3A - Ciência da Cor com nota mínima 6,0

Avaliação síncrona*

e Nota na disciplina CCET3A - Ciência da Cor

1 - Nota da avaliação

2 - Nota da disciplina de CCET3A - Ciência da Cor

1

4

Física 2

Licenciatura em Química, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil

Leonardo Dias de Souza

 

Aprovação na disciplina de Física 2 com nota mínima 7,0

Coeficiente de rendimento, Avaliação síncrona* e Nota na disciplina de Física 2

1 - Avaliação Síncrona*;

2 - Coeficiente de rendimento; 3 - Nota na disciplina de Física 2

1

5

Fundamentos de Programação 1 e 2 / Estrutura de Dados 1

Engenharia de Computação

Muriel de Souza Godoi e Tamara Angélica Baldo

Aprovação nas disciplinas: Fundamentos de Programação 1 e 2 / Estrutura de Dados 1

Avaliação síncrona*e Nota nas disciplinas de Fundamentos de Programação 1 e 2 / Estrutura de Dados 1

Maior nota na avaliação síncrona

1

6

Laboratório de modelagem híbrida, Laboratório de Modelagem, Costura experimental, Laboratório da forma, Técnicas de Montagem e Laboratório de Prototipagem e Modelagem

Design de Moda

 

Carla Hidalgo Capelassi e Patrícia Almeida

Aprovação nas disciplinas de Modelagem e Prototipia (pode ser da grade antiga)

Avaliação síncrona*

Coeficiente de rendimento

1

7

Mecânica Geral 1, Resistência dos Materiais 1, Resistência dos Materiais 2, Teoria das Estruturas 1

Engenharia Civil

 

Cássio Barros de Aguiar

Aprovação nas disciplinas Mecânica Geral 1, Resistência dos Materiais 1, Resistência dos Materiais 2, Teoria das Estruturas 1 com nota mínima 6,0

Coeficiente de rendimento

Nota nas Disciplinas Mecânica Geral 1, Resistência dos Materiais 1, Resistência dos Materiais 2, Teoria das Estruturas 1

1

8

Química Geral e Inorgânica

Licenciatura em Química, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil

Gisely Luzia Ströher

Aprovação nas disciplinas Química Geral e Inorgânica.
Não ter dependência (DP) em nenhuma outra disciplina

Coeficiente de rendimento, Nota na disciplina de Química Geral e Inorgânica

Coeficiente de rendimento

1

* Presencial ou remota; link deverá ser divulgado pelo docente aos candidatos inscritos com 24h de antecedência

 

QUADRO II – VAGAS DISPONÍVEIS PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA

Disciplina(s)

/Unidade(s) Curricular(es)

Cursos Atendidos

(campus Apucarana)

Professor(es)-Orientador(es)

Pré- Requisitos

Critérios de Seleção

Critérios de Desempate

Quantidade de vagas

1

Análise de Sistemas de Potência 1

Engenharia Elétrica

Renan Silva Maciel

Aprovação na disciplina de Análise de Sistemas de Potência 1 (AS66A) com nota mínima 6,5

Coeficiente de rendimento

Nota na disciplina Análise de Sistemas de Potência 1

1

2

Análise Instrumental

Engenharia Química

Gisely Luzia Ströher

Aprovação na Disciplina Análise Instrumental.
Conhecimento no software OBS studio, Não ter dependência (DP) em nenhuma outra disciplina

Coeficiente de rendimento e Avaliação síncrona*

1 - Avaliação síncrona*

2 - Coeficiente de rendimento

1

3

Cálculo 4b

Engenharia Química

Viviane Cristhyne Bini Conte

Aprovação na disciplina de Cálculo 4b com nota mínima 7,0

Coeficiente de rendimento e Nota na disciplina de Cálculo 4b

Não ter DP

1

4

Cálculo para Química

Licenciatura em Química

Fabiana de Fatima Giacomini

Aprovação na disciplina Cálculo para Química com nota mínima 6,0

Coeficiente de rendimento

Nota da disciplina de Cálculo para Química

1

5

Circuitos Digitais e Sistemas Digitais

Engenharia de Computação

Mauricio Khenaifes

Aprovação nas disciplinas de SICO5A - Sistemas Digitais e CICO2A- Circuitos Digitais com nota mínima 7,0; Conhecimento do software/ferramenta computacional TinkerCAD; SimulIDE; Logisim Evolution

Nota na disciplina de de CICO2A: Circuitos Digitais e SICO5A: Sistemas Digitais; Avaliação Síncrona: Teórica - Solução de Mapas de Karnaugh até 4 variáveis e 4 saídas; Prática - Montagem de circuitos digitais a partir do diagrama

Menor tempo de montagem do circuito.

1

6

Desenho Arquitetônico

Engenharia Civil

Fábio Freire

Aprovação na disciplina de Desenho Arquitetônico com nota mínima 8,5, Conhecimento do software ARCHICAD

Nota na disciplina de Desenho Arquitetônico

1 - Ter atuado como monitor na disciplina 2 - Coeficiente de rendimento

1

7

Desenho Geométrico Aplicado à Moda

Design de Moda

Viviane Cristhyne Bini Conte

Aprovação na disciplina de Desenho Geométrico Aplicado à Moda com nota mínima 8,0. Não ter dependência (DP) em nenhuma outra disciplina

Coeficiente de rendimento, Nota na disciplina de Desenho Geométrico Aplicado à Moda

Maior nota na disciplina de Desenho Geométrico Aplicado à Moda

1

8

Desenho Técnico

Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica

Reginaldo Nunes de Souza

Aprovação na disciplina Desenho Técnico.
Conhecimento do software AutoCAD e Inventor

Coeficiente de rendimento

Ordem decrescente de idade

1

9

Equações Diferenciais Ordinárias

Licenciatura em Química, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química

Cosmo Damião Santiago e Fabiana de Fatima Giacomini

Aprovação na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias - EDO com nota mínima 8,0; Aprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral

Coeficiente de rendimento e Nota na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias - EDO

1 - Nota na Disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias - EDO; 2 - Coeficiente de Rendimento

1

10

Fotografia de Moda

Design de Moda, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Têxtil

Patricia Helena Campestrini Harger

Aprovação na disciplina Fotografia de Moda.
Conhecimento em software de edição de vídeos e fotos

Avaliação síncrona*

Conhecimento específico em fotografia

1

11

Instalações Elétricas

Engenharia Civil, Engenharia Elétrica

Rogério Marcos da Silva

Aprovação na disciplina de Instalações Elétricas com nota mínima 6,8, Conhecimento do software AutoCad

Nota na disciplina de Instalações Elétricas

1 - Maior coeficiente de rendimento; 2 - Matrícula mais antiga

1

12

Instalações Elétricas II

Engenharia Elétrica

Bruno de Nadai Nascimento

Aprovação na disciplina de Instalações Elétricas II com nota mínima 7,0, Conhecimento de Ferramentas de edição de texto e ferramentas de montagem de bancadas didáticas (ferramentas manuais, furadeira e equipamentos de medição)

Avaliação síncrona*, Nota na disciplina de Instalações Elétricas II

Nota na disciplina de Instalações Elétricas II

1

13

Introdução à Engenharia Química

Engenharia Química

Maraísa Lopes de Menezes

Aprovação na disciplina de Introdução à Engenharia Química com nota mínima 6,0

Avaliação síncrona*

Coeficiente de rendimento

1

14

Laboratório de Engenharia Química A

Engenharia Química

Gylles Ricardo Ströher

Aprovação na disciplina de Laboratório de Engenharia Química A com nota mínima 6,0; Ter disponibilidade na sexta-feira no período da tarde

Nota na disciplina de Laboratório de Engenharia Química A

Coeficiente de Rendimento

1

15

Mecânica dos Solos

Engenharia Civil

Mariana Alher Fernandes e Renan Borelli Galvão

Aprovação na disciplina Mecânica dos Solos (MS65A)

Coeficiente de rendimento, Nota na disciplina de Mecânica dos Solos (MS65A), Nota na disciplina Geologia Aplicada a Engenharia

1 - Nota na disciplina Mecânica dos Solos

2 - Nota na disciplina Geologia Aplicada a Engenharia

3 - Coeficiente de rendimento

1

16

Moda e Sustentabilidade

Design de Moda

Gabriela Martins de Camargo Gaion

Aprovação na disciplina de Moda e Sustentabilidade com nota mínima 8,5. Aprovação em disciplinas de Narrativas da Moda e Moda e Comunicação. Conhecimento do software Canva

Nota na disciplina de Moda e Sustentabilidade.

Avaliação prática - requisitos avaliados: conhecimento em programas de edição de apresentação e imagens como canva, powerpoint, Google jamboard; experiência prática com crochet e/ou tricot.

Disponibilidade de atendimento durante o período das 13:30 às 17:30 e/ou das 8:30 às 12:00

1

17

Modelagem da Informação da Construção (BIM)

Engenharia Civil

Fabio Freire

 

Aprovação na disciplina de Modelagem da Informação da Construção (BIM) com nota mínima 8,5; Aprovação na disciplina de Desenho Arquitetônico; Conhecimento do software/ferramenta computacional ARCHICAD e DDSCad Viewer

Nota na disciplina de Modelagem da Informação da Construção (BIM)

1 - Ter atuado como monitor na disciplina de Modelagem da Informação da Construção (BIM) 2 - Coeficiente de rendimento

1

18

Probabilidade e Estatística

Design de Moda, Licenciatura em Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil

Danielle Gonçalves de Oliveira Prado

Aprovação na disciplina de Probabilidade e Estatística com nota mínima 7,0

Coeficiente de rendimento e Nota na disciplina de Probabilidade e Estatística

 

 

Estar em período mais avançado do curso, de acordo com sistema acadêmico.

1

19

Sistemas de Controle 1

Engenharia Elétrica

Rodrigo da Ponte Caun

Aprovação na disciplina Sistemas de Controle 1. Conhecimentodo software Matlab

Coeficiente de rendimento;Nota na disciplinade Sistemas de Controle 1

1 - Nota na disciplina de Sistemas de Controle 1;

2 - Coeficiente de rendimento

1

20

Sistemas Lineares

Engenharia Elétrica

Rodrigo da Ponte Caun

Aprovação na disciplina Sistemas Lineares. Conhecimento do software Matlab

Coeficiente de rendimento e Nota na disciplina de Sistemas Lineares

1 - Nota na disciplina de Sistemas de Controle 1;

2 - Coeficiente de rendimento

1

21

Sistemas Microcontrolados

Engenharia Elétrica

Vinicius Dário Bacon

Aprovação na disciplina Sistemas Microcontrolados. Conhecimento do software/ferramenta computacional Code Composer Studio

Coeficiente de rendimento

 

Período matriculado, dando preferência a período mais à frente no curso

1

22

Teoria das Estruturas 2

Engenharia Civil

Cássio Barros de Aguiar

Aprovação na disciplina de Teoria das Estruturas 2 com nota mínima 7,0

Nota na disciplina de Teoria das Estruturas 2

Coeficiente de Rendimento

1

23

Termodinâmica

Engenharia Química

Juliana Guerra Sgorlon

Aprovação na disciplina de Termodinâmica com nota mínima 7,0

Nota na disciplina de Termodinâmica

Maior tempo no curso

1

24

Transferência de Calor

Engenharia Química

Gylles Ricardo Ströher

Aprovação na disciplina Transferência de Calor

Nota na disciplina de Transferência de Calor

Coeficiente de rendimento

1

* Presencial ou remota; link deverá ser divulgado pelo docente aos candidatos inscritos com 24h de antecedência.

 

8. EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

8.1 O candidato será excluído do processo de seleção se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

9. CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

9.1 A seleção dos estudantes-monitores será feita a partir de processo seletivo elaborado pela Coordenação de Curso, sob orientação e supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, seguindo os critérios de seleção para cada disciplina/unidade curricular, contidos nos Quadros I e II.

 

10. PERDA DO DIREITO À BOLSA MONITORIA AO ESTUDANTE

10.1 O candidato perderá o direito à bolsa se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital e na Resolução COEPP n° 15/2009.

 

11. RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO

11.1 A relação dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis no 2º período letivo de 2024 será divulgada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional em edital próprio no Portal da UTFPR no link http://www.utfpr.edu.br/.

11.2. O DEPED fornecerá as informações dos planos de trabalho dos estudantes-monitores bolsistas selecionados para o DEPEDUC/PROGRAD, que disponibilizará em uma URL pública para todos os estudantes dos campi da UTFPR.

 

12. CONFIRMAÇÃO

12.1 Os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas deverão, impreterivelmente, formalizar o aceite por e-mail, para o endereço deped-ap@utfpr.edu.br, com cópia para o endereço de e-mail do professor orientador no prazo estipulado no cronograma de atividades.

 

13. DESISTÊNCIA OU DESLIGAMENTO

13.1 Em caso de desistência ou desligamento do candidato selecionado durante o andamento das atividades, o professor orientador da vaga poderá consultar os candidatos com classificação, mas não selecionados segundo o resultado do edital, a respeito do interesse em ocupar a vaga.

13.2 Caso não existam candidatos na situação 13.1, ou os candidatos consultados não manifestem o interesse em ocupar a vaga, o professor orientador da vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do item 7 deste edital, para ocupar a vaga.

13.3 Em caso de não haver candidatos inscritos para qualquer uma das vagas do edital, o professor orientador da vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do item 7, para ocupar a vaga.

 

14. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade

Datas

Inscrição dos candidatos

da data de publicação até 26/09/2024

Seleção dos candidatos

30/09 a 03/10/2024

Divulgação dos resultados

04/10/2024

Confirmação do aceite por e-mail

de 04/10 a 07/10/2024

Envio do plano de trabalho ao DEPED (docente orientador)

08/10 até 11/10/2024

Início de atuação do estudante

14/10/2024

Período de atuação do estudante

14/10/2024 a 28/02/2025

 

15. DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 O candidato deverá basear-se na Resolução COEPP n° 15/2009, disponível na página da PROGRAD, e nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação no processo seletivo do Programa.

15.2 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

15.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus e outras instâncias superiores que julgar necessárias, observada a legislação vigente.

15.4 Em caso de alteração da situação sanitária e epidemiológica, as modalidades de atendimento dos estudantes-monitores poderão sofrer alterações, mesmo após o início do período letivo.

15.5 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo de 5 (cinco) dias corridos após a divulgação dos resultados, à assessoria da Direção de Graduação e Educação Profissional do Campus no email adirgrad-ap@utfpr.edu.br com o assunto RECURSO EDITAL 16/2024 - DIRGRAD.

15.6 Questões deste Edital não solucionadas administrativamente serão dirimidas pelo foro da Justiça Federal de Apucarana.

15.7 As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR, ação 20RK, fonte 8100, Programa de Apoio à diminuição da E.R. e à melhoria da Q.E. da UTFPR.

 

 

Apucarana, 19 de setembro de 2024.

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 19/09/2024, às 10:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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