Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS TOLEDO |
|||
resolução PPGBIO-TD/UTFPR nº 03/2024
Estabelece os critérios para a definição de orientador e coorientador e para o número de mestrandos por orientador no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências (PPGBio) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo |
O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIO) - CAMPUS TOLEDO da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Art. 25 do Regulamento Geral da Pós-graduação, e pelo Art. 22 do Regulamento Interno do Programa de Pós-graduação em Tecnologias em Biociências Campus Toledo,
CONSIDERANDO o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022;
CONSIDERANDO o Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências, aprovado pela Resolução COPPG nº 135, de 27 de setembro de 2023.
CONSIDERANDO a deliberação tomada em sua Reunião de Colegiado nº 5, de 28 de agosto de 2024;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 23064.038273/2024-63
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar, na forma do anexo, a Resolução Interna do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências referente aos critérios para a definição de orientador e coorientador e para o número de mestrandos por orientador.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no boletim de serviços da UTFPR.
GUSTAVO HENRIQUE DALPOSSO
Presidente do Colegiado
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO HENRIQUE DALPOSSO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 26/09/2024, às 15:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4438210 e o código CRC (and the CRC code) FF6F1850. |
ANEXO I À Pós-Graduação: Resolução PPG Nº 03/2024, DE 24 DE setembro DE 2024
RESOLUÇÃO INTERNA QUE ESTABELECE CRITÉRIOS PARA A DEFINIÇÃO DE ORIENTADOR E COORIENTADOR E PARA O NÚMERO DE MESTRANDOS POR ORIENTADOR
Art. 1º Os procedimentos para a definição do(a) professor(a) orientador(a) serão conduzidos pela Comissão de Seleção do PPGBio e adotará os seguintes critérios nesta ordem de prioridade:
I - serão consideradas as indicações feitas pelo(a) candidato(a) na inscrição do processo de seleção;
II - será considerada a área do anteprojeto e a área de atuação dos professores(as) do programa;
III – serão consideradas as áreas de formação do(a) candidato(a) e do orientador.
§ 1º O(A) professor(a) que receber mais de uma indicação como primeira opção de orientador optará em escolher quais candidatos orientará, o mesmo procedimento será adotado para o(a) professor(a) com mais de uma indicação como segunda opção de orientador, considerando os(as) candidatos(as) que não foram escolhidos(as) pelo orientador indicado como primeira opção.
§ 2º Os critérios II e III apresentados no caput serão usados para indicação de orientadores para os(as) candidatos(as) que não tiverem sido escolhidos(as) por nenhum orientador indicado na inscrição do processo de seleção.
§ 3º O anteprojeto apresentado no processo de seleção poderá ser alterado, sem a necessidade de aprovação pelo Colegiado, havendo consenso entre o(a) candidato(a) e seu(sua) orientador(a).
§ 4º As indicações de orientação feitas pela Comissão de Seleção serão enviadas para o Colegiado para aprovação.
DA INDICAÇÃO DE COORIENTADOR
Art. 2º A indicação de coorientador(a), pelo professor orientador, deve ser encaminhada ao Coordenador do PPGBio em até 18 meses após o ingresso do candidato como aluno regular.
Art. 3º O(A) coorientador(a) deve possuir o título de doutor(a).
Art. 4º A indicação do(a) coorientador(a) deve ser aprovada pelo Colegiado do PPGBio.
DO NÚMERO DE ORIENTANDOS POR PROFESSOR
Art. 5º Ficam definidos os seguintes valores máximos de orientandos por professor orientador:
I - Dois (02) orientandos provenientes do mesmo processo de seleção;
II – Cinco (05) orientandos ativos simultaneamente.
Parágrafo Único: Os limites estabelecidos nos incisos I e II do caput poderão ser extrapolados ocasionalmente mediante solicitação plenamente justificada pelo professor orientador.
DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 6º Os casos omissos a esta instrução normativa serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBio.
Art. 7º Essa resolução entra em vigor a partir da data de sua publicação.
Art. 8º Ficam revogadas as disposições em contrário.
Referência: Processo nº 23064.038273/2024-63 | SEI nº 4438210 |