Boletim de Serviço Eletrônico em 25/09/2024

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV

Estrada para Boa Esperança, Km 04 - CEP 85660-000 - Dois Vizinhos - PR - Brasil

Telefone: (46)3536-8900 - www.utfpr.edu.br

 

EDITAL Nº 022/2024 – DIRGRAD/DIRGE-DV

CHAMADA DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DO CAMPUS DOIS VIZINHOS DA UTFPR PARA CURSAR A DISCIPLINA DESIGN DE PRODUTOS E SERVIÇOS (MEI-U)

RETIFICADO EM 25/09/2024

 

Da ordem do Diretor-Geral do campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para cursar a disciplina Design de Produtos e Serviços do campus Dois Vizinhos da UTFPR para o segundo período letivo do ano de 2024, conforme cronograma (item 12), e de acordo com o que estabelece o presente Edital.

 

1. DOS OBJETOS

O objeto do presente edital é a seleção de estudantes do campus Dois Vizinhos para cursar a disciplina Design de Produtos e Serviços.

1.1 A disciplina Design de Produtos e Serviços tem caráter de disciplina optativa semipresencial, com carga horária total de 120h (sendo 30h de atividades teóricas e 90h de atividades não presenciais). O objetivo central da disciplina é desenvolver soluções tecnológicas, realizar testes e até protótipos conceituais baseados em propostas desenvolvidos por estudantes de diferentes cursos do campus Dois Vizinhos para problemas reais apresentados à UTFPR por empresas parceiras, por meio de acordos de cooperação técnica.

 

2. DAS VAGAS

Serão disponibilizadas 12 (doze) vagas para a disciplina semipresencial Design de Produtos e Serviços para ser cursada no segundo período letivo do ano 2024. O número de vagas poderá ser aumentado caso o número de empresas interessadas em aderir à proposta da disciplina inviabilize a formação de equipes com menos de quatro membros.

 

3. DA OFERTA DAS DISCIPLINAS

A disciplina Design de Produtos e Serviços será ofertada nos horários: 3T5 e 3T6.

 

4. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO /DAS CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA INSCRIÇÃO

4.1 A seleção de estudantes para cursar a disciplina de Design de Produtos e Serviços do campus Dois Vizinhos da UTFPR é destinada aos estudantes que atendam às condições:

Estar regularmente matriculado(a), a partir do sexto semestre, em um dos cursos de graduação ofertados no campus Dois Vizinhos da UTFPR;

Apresentar coeficiente de rendimento escolar normalizado absoluto igual ou superior a 0,5.

4.2 Os estudantes que não atenderem os critérios para inscrição descritos no item 4.1, serão automaticamente desclassificados.

 

5.DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1 Os estudantes serão classificados em ordem decrescente, a partir de pontuação obtida pela soma simples dos critérios descritos no Quadro 1:

 

Quadro 1 - Critérios de seleção

Critério

Pontuação

Máximo

Ter participado de programa Institucionalizado de Iniciação Científica e/ou Iniciação Tecnológica e/ou Extensão e/ou PET (ou grupos de tutoria) e/ou Projeto de Ensino como bolsista ou voluntário

01 ponto a cada 100 horas de atividades

15 pontos

Ter participado de Programa de Monitoria

03 pontos a cada semestre letivo de atividade

06 pontos

Ter participado de Diretoria de Empresa Júnior e/ou Centro Acadêmico e/ou DCE

04 pontos a cada ano de atividade

04 pontos

Ter participado de eventos e/ou cursos de empreendedorismo e inovação

03 pontos a cada 15 horas de atividade

07 pontos

Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica

02 pontos a cada mês de atividade

10 pontos

Ter realizado estágio ou ter trabalhado na sua área de formação

02 pontos a cada 100 horas de atividade

12 pontos

Ter participado de atividade de voluntariado vinculada às atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão

0,5 ponto a cada mês de atividade

06 pontos

Avaliação online conduzida pela comissão de seleção

 

40 pontos

 

5.2 Os estudantes que não alcançarem a pontuação mínima de 50 pontos na avaliação dos critérios estabelecidos no Quadro 1 (item 5.1), serão desclassificados.

5.3 Em caso de empate na classificação será utilizado o coeficiente de rendimento escolar normalizado (retirado do coeficiente escolar) multiplicado por dois.

5.4 As atividades elencadas no Quadro 1 (item 5.1 deste edital) e realizadas anteriormente ao ingresso do estudante na UTFPR não serão computadas para fins de classificação.

5.5 A avaliação conduzida pela comissão de seleção ocorrerá de forma online e individualizada, e se dará em horários previamente definidos para cada candidato, conforme cronograma (item 12 desse edital).

 5.6 A relação dos links de acesso às salas virtuais, bem como dos horários da avaliação de cada candidato, será publicada juntamente com a homologação das inscrições, conforme cronograma (item 12 desse edital).

 

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 Os estudantes interessados em participar do processo de seleção deverão preencher o formulário disponibilizado no link https://forms.gle/Z1PAshh4BF51bGU67 , conforme cronograma (item 12 desse edital).

6.2 Exclusivamente no ato de inscrição, o candidato deverá submeter:

6.2.1 Link para um arquivo de vídeo de dois a três minutos que contemple informações a respeito do perfil estabelecidos nos itens 4 e 5.1, bem como outros aspectos que julgar interessante;

6.2.2 Currículo lattes e respectivos comprovantes no que se refere ao item 5.1 deste edital. A ausência ou a indisponibilidade de acesso ao(s) arquivo(s) comprobatórios não exclui o candidato da seleção, porém, será atribuída pontuação 0 (zero) ao respectivo item no processo classificatório.

6.3 A UTFPR-DV não se responsabiliza por inscrições e arquivos não recebidos em razão de ordem técnica, indisponibilidade de rede de internet ou domínio de acesso que impossibilitem a transmissão e/ou consulta de dados e arquivos.

 

7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A comissão de seleção será designada pelo Diretor-Geral e composta por professores da disciplina.

 

8. DO RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A relação preliminar dos estudantes selecionados para cursar a disciplina Design de Produtos e Serviços do campus Dois Vizinhos da UTFPR no segundo período letivo do ano de 2024, será publicada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, conforme cronograma (item 12 desse edital).

 

9. DO RECURSO DO RESULTADO PRELIMINAR

9.1 Os recursos do resultado preliminar, devidamente fundamentados, deverão ser encaminhados exclusivamente para o e-mail editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br, tendo como assunto "Recurso Edital 022/2024 DIRGRAD/DIRGE-DV_nome do candidato",  conforme cronograma (item 12 desse edital).

9.1.1 Entende-se por recurso, o reexame da decisão da classificação e/ou desclassificação, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato no ato da submissão da proposta.

9.2 Todos os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Dois Vizinhos da UTFPR.

 

10. DO RESULTADO FINAL

A relação final dos estudantes selecionados para cursar a disciplina Design de Produtos e Serviços do campus Dois Vizinhos da UTFPR no segundo período letivo do ano de 2024, será publicada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, conforme cronograma (item 12 desse edital).

 

11. MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS

A Comissão de Seleção encaminhará à SEGEA-DV a lista com os classificados, de acordo com as vagas previstas nesse edital, para que se proceda o registro da matrícula, conforme cronograma (item 12 desse edital)

 

12. DO CRONOGRAMA

O cronograma (datas importantes) contemplando os principais eventos e datas/prazos para a operacionalização do processo seletivo consta do Quadro 2:

 

Quadro 2: Cronograma

Atividade

Datas

Inscrição dos candidatos

A partir da publicação do Edital até às 23h59min do dia 25/09/2024 27/09/2024

Homologação das inscrições e divulgação dos horários das avaliações

Até às 23h59min do dia 27/09/2024 30/09/2024

Avaliações on line

30/09/2024 01/10/2024

Resultado preliminar

Até às 23h59min do dia 01/10/2024 02/10/2024

Recurso contra o resultado preliminar

Até às 23h59min do dia 02/10/2024 03/10/2024

Resultado final e divulgação dos estudantes selecionados

Até às 23h59min do dia 04/10/2024

Período das atividades da disciplina

08/10/2024

 

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

13.2 Os casos omissos acerca do presente Edital serão dirimidos pela DIRGRAD-DV, observada a legislação vigente.

13.3 O candidato ao se inscrever declara ter conhecimento e aceitar as normas e condições previstas neste Edital.

13.4 O presente Edital será publicado na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Dois Vizinhos da UTFPR http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos.

13.5 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão.

 

 

 

 

Marina Celant De Prá

Diretora de Graduação e Educação Profissional

Diretora-geral em exercício

Campus Dois Vizinhos

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 25/09/2024, às 10:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4440818 e o código CRC (and the CRC code) A071018A.



 


Referência: Processo nº 23064.033468/2024-17 SEI nº 4440818