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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB |
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EDITAL nº 15/2024 - DIRGRAD-FB
processo eleitoral para chefes dos Departamentos Acadêmicos instituídos no Campus Francisco Beltrão
O Diretor-Geral do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-FB), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, por meio da Comissão de Eleição, designada pela Portaria de Pessoal GADIR-FB/UTFPR nº 122, de 04 de setembro de 2024, torna pública a instauração do processo eleitoral para chefes dos Departamentos Acadêmicos instituídos no Campus Francisco Beltrão.
1.1 O presente edital destina-se a estabelecer os procedimentos para as eleições dos Chefes dos seguintes Departamentos Acadêmicos do Campus Francisco Beltrão, nos termos do Regulamento para Eleição de Chefes dos Departamentos Acadêmicos da UTFPR, aprovado pela Resolução 037/13 do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP): Departamento Acadêmico de Informática (DAINF); Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM); Departamento Acadêmico de Física, Estatística e Matemática (DAFEM); Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO); Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas (DAQBI); Departamento Acadêmico de Engenharias (DAENG).
2.1 Este edital está fundamentado no Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR, aprovado pela Resolução nº 037/2013 - COGEP.
2.2 A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos disponibilizou as listas de Eleitores e Elegíveis, publicadas no Anexo I deste Edital, em atendimento aos Artigos 3 e 4 do REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR.
2.3 O processo eleitoral será conduzido pela Comissão Eleitoral, que terá as seguintes atribuições:
I. Elaborar e providenciar a emissão do edital de convocação do processo e demais editais de divulgação.
II. Fornecer a lista de elegíveis e lista de eleitores (em anexo neste edital).
III. Receber as inscrições dos candidatos.
IV. Homologar as inscrições de candidatura.
V. Coordenar o pleito no dia determinado para a votação
VI. Apurar os votos.
VII. Fiscalizar todo o andamento do processo eleitoral a que se refere este edital.
VIII. Divulgar todas as informações referentes à votação e resultados.
3.1 O processo eleitoral compreende as ações discriminadas no quadro abaixo, com os respectivos prazos e responsabilidades:
ATOS / AÇÕES |
PRAZOS |
RESPONSÁVEL |
LOCAL |
Publicação do Edital de Abertura do processo eleitoral com as listas dos eleitores e elegíveis por departamento acadêmico |
até 29/10/2024 |
DIRGRAD/DIRGE |
https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao |
Inscrições das candidaturas |
até às 12h do dia 05/11/2024 |
Docentes elegíveis |
Via google forms, no link |
Publicação das Candidaturas homologadas e lista de elegíveis por departamento |
05/11/2024 |
Comissão de Eleição |
https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao |
Prazo limite para inscrição de fiscais para apuração online |
02/12/2024 -
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Candidatos inscritos para o pleito |
Via e-mail carinamerkle@utfpr.edu.br |
Votação |
03/12/2024 das 9:00h às 16h30 do dia 03/12/2024 |
Eleitores vinculados nos departamentos acadêmicos citados no Item 1 deste Edital. |
Eleição online - https://adoodle.org/ |
Apuração dos votos |
A partir das 16:30hs do dia 03/12/2024 |
Comissão de Eleição |
Online https://adoodle.org/ |
Disponibilização da Ata de Apuração Eletrônica dos Votos e habilitação do resultado do processo eleitoral |
04/12/2024 |
Comissão de Eleição |
Sistema Eletrônico de Informação da UTFPR |
Publicação da Homologação do resultado do processo eleitoral |
06/12/2024 |
Comissão de Eleição |
https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao |
Encaminhamento do resultado final do Processo Eleitoral das Chefias Departamentais à Direção do Campus Francisco Beltrão |
10/12/2024 |
Comissão de Eleição |
Sistema Eletrônico de Informação da UTFPR |
4.1 Poderão votar, no âmbito deste edital, os professores efetivos e os técnicos administrativos vinculados no Departamento Acadêmico, pertencentes ao Quadro de Pessoal da UTFPR, tendo igual direito a voto os professores e técnicos-administrativos efetivos afastados, total ou parcialmente, de suas atividades.
4.2 As listas de eleitores e de elegíveis estão disponíveis no Anexo I deste Edital.
4.2.1 Nenhum dos integrantes da Comissão de Eleição designada pela Portaria de Pessoal GADIR-FB/UTFPR nº 122, de 04 de setembro de 2024 poderá ser elegível para o cargo de Chefe de Departamento Acadêmico referente ao presente edital.
4.2.2 Não são elegíveis os docentes ocupantes dos cargos de Direção Geral, Direção de Área, Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado).
4.3 Poderão ser votados para a função de Chefe do Departamento Acadêmico os docentes que:
I. Estiverem vinculados aos respectivos Departamentos Acadêmicos indicados no anexo 1 deste edital, desde que desimpedidos na data da posse e que não se enquadrem nos itens 4.2.1 e 4.2.2;
II. Estiverem em regime de Tempo Integral ou Dedicação Exclusiva;
III. Pertencerem ao quadro de magistério da UTFPR na qualidade de professor efetivo, há pelo menos três anos na data do pleito.
5.1 Os docentes que integrem a lista de elegíveis e quiserem se candidatar ao cargo de Chefe de Departamento Acadêmico devem manifestar interesse ao cargo por meio da inscrição de candidatura junto à Comissão de Eleição no prazo estipulado no item 3 deste Edital.
I. A inscrição deverá ser formalizada junto à Comissão de Eleição, via formulário google no link.
II. Após a formalização da inscrição, o candidato receberá um email de confirmação de registro de candidatura.
III. Caso não haja inscrições de candidatura em um Departamento Acadêmico, todos os servidores elegíveis passarão a ser candidatos.
IV. Havendo um ou mais candidatos inscritos, somente seu(s) nome(s) constarão na cédula de votação.
5.2 A Comissão de Eleição tornará pública, conforme os prazos estipulados no Item 3:
I. A lista nominal de candidatos inscritos ou a lista de elegíveis (se não houver candidatos inscritos);
II. A lista definitiva de eleitores.
6.1 A eleição ocorrerá no dia 03 de dezembro de 2024, das 9h às 16h30 de modo on-line, por meio da plataforma https://adoodle.org/
6.1.1 Será encaminhado apenas um link de votação para cada eleitor, pelo e-mail institucional.
6.2 A lista dos elegíveis (candidatos) será apresentada em ordem alfabética e a escolha será realizada marcando a opção correspondente ao nome do(a) candidato(a).
6.2.1 O eleitor deverá votar em apenas um candidato elegível, ou nas opções branco ou nulo.
7.1 A apuração dos votos será realizada pela Comissão de Eleição imediatamente após a conclusão da votação via google meet.
7.2 O processo de apuração dos votos será online, dia 03 de dezembro de 2024 a partir das 16h35.
7.2.1 Além da Comissão de Eleição, durante a apuração poderão participar via google meet docentes que se candidataram ao pleito ou 01 (um) fiscal (Anexo II) por candidato, no máximo, inscrito por e-mail (carinamerkle@utfpr.edu.br) junto à Comissão de Eleições até 24 (vinte e quatro) horas antes do início da votação, conforme o Art. 20 do Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR.
7.2.2 Havendo empate na apuração dos votos, terá prioridade o candidato com maior tempo de exercício como docente de carreira efetiva na UTFPR e, persistindo o empate, o mais idoso.
7.2.3 No caso de a soma total de votos nulos e brancos ser superior ao de votos válidos em um Departamento Acadêmico, a eleição será anulada nesse Departamento Acadêmico, sendo necessária uma nova eleição, cuja data deverá ser definida e divulgada pela Comissão de Eleição.
7.3 Os resultados das eleições serão consolidados em ata a ser encaminhada ao Diretor Geral do Campus, conforme Art. 22 do Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR, em ordem decrescente do número de votos válidos dos candidatos ou elegíveis, sendo considerado eleito(a) o(a) candidato(a) ou elegível que obtiver o maior número de votos válidos.
Parágrafo Único: Caso o quorum de votantes seja inferior a 50% em algum Departamento Acadêmico, ocorrerá uma nova eleição, conforme parágrafo único do Artigo 18 do Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR.
7.4 Encerrada a apuração dos votos, a Comissão de Eleição lavrará uma Ata do processo eleitoral, na qual constará:
7.4.1 O número de eleitores que confirmaram e que não confirmaram registro de voto;
7.4.2 As irregularidades constatadas;
7.4.3 O nome dos professores votados por Departamento Acadêmico e as respectivas quantidades de votos;
7.4.4 As quantidades de sufrágios obtidos (votos válidos, brancos e nulos);
Parágrafo Único - Poderá a Comissão de Eleição fazer constar em ata, além do que dispõe o caput deste artigo, qualquer acontecimento ou informação que julgue importante em relação ao pleito.
8.1 O resultado da eleição será divulgado no link https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao.
9.1 Deverá haver um substituto do chefe de departamento eleito, indicado na primeira reunião de departamento organizada pelo novo chefe. A forma de indicação do substituto ficará a critério do departamento.
9.2 De acordo com o Art. 2, §1º e §2º, do Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR, no caso de vacância do chefe de departamento, o Diretor Geral do Campus designará uma Comissão para realização de nova eleição. O mandato do novo Chefe de Departamento terá duração até a próxima eleição geral para Chefes de Departamento.
10.1 O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao
10.2 Havendo necessidade de nova eleição para um, ou mais, Departamento(s) Acadêmico(s), esta deverá ser efetivada em um prazo máximo de 15 (quinze) dias após o pleito, ficando sob a coordenação da Comissão de Eleição designada.
10.3 Todo e qualquer recurso poderá ser interposto por quaisquer dos interessados, sem a necessidade de advogado constituído, em até 24 (vinte e quatro) horas da divulgação dos resultados, junto à Comissão de Eleições, via email (carinamerkle@utfpr.edu.br). O prazo para resposta aos recursos deverá ser em até 3 (três) dias úteis.
10.4 Qualquer um dos interessados poderá solicitar a impugnação das listas de eleitores, de elegíveis e de candidatos.
I. Prazos para a solicitação de impugnação:
a) Listas de eleitores e de elegíveis: em até 24 horas após a publicação do presente edital.
b) Lista de candidatos: em até 24 horas após a publicação da lista de candidatos, conforme Cronograma (item 3.1).
II. As solicitações deverão ser encaminhadas, via email (carinamerkle@utfpr.edu.br), utilizando-se o modelo disponível no Anexo III, ao presidente da comissão eleitoral, para as quais deverá ser informado pelo menos um motivo.
III. A solicitação de impugnação deve ser analisada pela Comissão Eleitoral respeitando-se os prazos do item 3.1.
10.5 Decairá o direito de impugnação deste Edital após decorridas 24 horas de sua publicação.
10.6 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Eleição, com o aval do Diretor de Graduação e Educação Profissional do Campus.
10.7 Para dirimir as questões não solucionadas administrativamente decorrentes deste edital, fica definido o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão - Seção Judiciária do Paraná.
Francisco Beltrão, 24 de outubro de 2024
HERNAN VIELMO
Diretor-Geral UTFPR - Francisco Beltrão
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/10/2024, às 14:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4523343 e o código CRC (and the CRC code) D8480A65. |
ANEXO I - LISTAS DE ELEITORES E ELEGÍVEIS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA – DAFEM
DOCENTE |
DPTO |
SITUAÇÃO |
OBSERVAÇÃO |
ALEXSANDER RAMOS DUARTE |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
Chefe do DAFEM |
CAMILA NICOLA BOERI DI DOMENICO |
DAFEM |
Eleitor |
Diretora de Pesquisa e Pós- Graduação |
EDUARDO MICHEL VIEIRA GOMES |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
GUILHERME BERTOLDO |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
JECONIAS ROCHA GUIMARAES |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
JONAS JOACIR RADTKE |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
LILIANE HELLMANN |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
MAIQUIEL SCHMIDT DE OLIVEIRA |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
MAYCOW GONÇALVES CARNEIRO |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
MEIRE CRISTINA FUGIHARA |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
NAIMARA VIEIRA DO PRADO |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
RENATO HALLAL |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
SHEILA REGINA ORO |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
STEFANE LAYANA GAFFURI |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
TEREZA RACHEL MAFIOLETI |
DAFEM |
Eleitor/Elegível |
|
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – DAGRO
DOCENTE |
DPTO |
SITUAÇÃO |
OBSERVAÇÃO |
ALEXANDRE DA TRINDADE ALFARO |
DAGRO |
Eleitor/Elegível |
|
ANA CAROLINA DA COSTA LARA FIOREZE |
DAGRO |
Eleitor |
Menos de 3 anos de UTFPR |
ANDREA CATIA LEAL BADARO |
DAGRO |
Eleitor/Elegível |
|
DAIANA SCHMIDT |
DAGRO |
Eleitor |
Menos de 3 anos de UTFPR |
EDILAINE MAURICIA GELINSKI GRABICOSKI |
DAGRO |
Eleitor |
Menos de 3 anos de UTFPR |
ELLEN PORTO PINTO |
DAGRO |
Eleitor/Elegível |
|
FABIANE PICININ DE CASTRO CISLAGHI |
DAGRO |
Eleitor |
Coordenadora da COEAL |
FERNANDO CESAR MANOSSO |
DAGRO |
Eleitor/Elegível |
|
HERNAN VIELMO |
DAGRO |
Eleitor |
Diretor-Geral do Campus FB |
JOAO FRANCISCO MARCHI |
DAGRO |
Eleitor/Elegível |
|
JONATAS THIAGO PIVA |
DAGRO |
Eleitor/Elegível |
|
LUCIANO LUCCHETTA |
DAGRO |
Eleitor |
Afastado para pós até 05/05/2025 |
NEILOR BUGONI RIQUETTI |
DAGRO |
Eleitor |
Menos de 3 anos de UTFPR |
MICHELLE MILANEZ FRANCA |
DAGRO |
Eleitor/Elegível |
Assessora da DIRGE |
RONAN CARLOS COLOMBO |
DAGRO |
Eleitor |
Comissão Eleição |
SAMUEL LUIZ FIOREZE |
DAGRO |
Eleitor |
Coordenador da COAGR. Menos de 3 anos de UTFPR |
VANIA DE CASSIA DA FONSECA BURGARDT |
DAGRO |
Eleitor/Elegível |
|
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE HUMANIDADES - DAHUM
DOCENTE |
DPTO |
SITUAÇÃO |
OBSERVAÇÃO |
ANDRIELE DE PRA CARVALHO |
DAHUM |
Eleitor/Elegível |
Chefe de IC na PROPPG - FG 1 |
CARINA MERKLE LINGNAU |
DAHUM |
Eleitor |
Comissão Eleição |
CELSO HOTZ |
DAHUM |
Eleitor/Elegível |
|
FATIMA APARECIDA CEZARIN DOS SANTOS |
DAHUM |
Eleitor/Elegível |
Responsável pelo CALEM |
LINDORMAR SUBTIL DE OLIVEIRA |
DAHUM |
Eleitor/Elegível |
Assessor da DIREC |
MAURO CESAR CISLAGHI |
DAHUM |
Eleitor/Elegível |
|
MAYARA CRISTINA PEREIRA YAMANOE |
DAHUM |
Eleitor/Elegível |
|
RODRIGO KUMMER |
DAHUM |
Eleitor/Elegível |
|
VANDERLEIA MARIA CASTOLDI ANDRADE |
DAHUM |
Eleitor/Elegível |
|
TÉCNICO-ADMINISTRATIVO |
DPTO |
SITUAÇÃO |
OBSERVAÇÃO |
ANDRE LUIZ GODINHO |
DAHUM |
Eleitor |
|
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA – DAINF
DOCENTE |
DPTO |
SITUAÇÃO |
OBSERVAÇÃO |
ADAIR JOSE ROHLING |
DAINF |
Eleitor/Elegível |
Coord. da Incubadora de Inovações |
EDSON DOS SANTOS CORDEIRO |
DAINF |
Eleitor |
Afastado para pós até 21.03.2025 |
FLAVIO DE ALMEIDA E SILVA |
DAINF |
Eleitor/Elegível |
Chefe do DAINF |
FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO |
DAINF |
Eleitor/Elegível |
|
GUSTAVO YUJI SATO |
DAINF |
Eleitor |
Afastado para pós até 23/08/2026 |
MAICI DUARTE LEITE |
DAINF |
Eleitor/Elegível |
Chefe DEPEX |
MARCOS MINCOV TENORIO |
DAINF |
Eleitor |
Coordenador da COSIS |
MICHEL ALBONICO |
DAINF |
Eleitor/Elegível |
|
PAULO JUNIOR VARELA |
DAINF |
Eleitor |
Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias |
RAFAEL WILD |
DAINF |
Eleitor/Elegível |
|
WELLTON COSTA DE OLIVEIRA |
DAINF |
Eleitor |
Coordenador da COLIN |
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA – DAQBI
DOCENTE |
DPTO |
SITUAÇÃO |
OBSERVAÇÃO |
ALESSANDRA MACHADO LUNKES |
DAQBI |
Eleitor |
Coordenadora PPGTAL |
CLAUDIA EUGENIA CASTRO BRAVO |
DAQBI |
Eleitor/Elegível |
|
CLAUDIO ROBERTO NOVELLO |
DAQBI |
Eleitor/Elegível |
|
DAVI ZACARIAS DE SOUZA |
DAQBI |
Eleitor/Elegível |
|
EDER DA COSTA DOS SANTOS |
DAQBI |
Eleitor/Elegível |
|
ELISANGELA DUSMAN |
DAQBI |
Eleitor/Elegível |
Chefe do DAQBI |
MARIA HELENE GIOVANETTI CANTERI |
DAQBI |
Eleitor/Elegível |
|
RODRIGO LINGNAU |
DAQBI |
Eleitor/Elegível |
|
SILVANE MORES |
DAQBI |
Eleitor |
Coordenadora da COENQ |
TANIA MARIA CASSOL |
DAQBI |
Eleitor/Elegível |
|
THALITA GRANDO RAUEN |
DAQBI |
Eleitor |
Coordenadora do PPGEA |
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIAS – DAENG
DOCENTE |
DPTO |
SITUAÇÃO |
OBSERVAÇÃO |
ADIR SILVERIO CEMBRANEL |
DAENG |
Eleitor |
Coordenador da COEAM |
ANA PAULA DE OLIVEIRA SCHMITZ |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
ANA PAULA ROMIO |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
ANDRÉ ZUBER |
DAENG |
Eleitor |
Diretor de Graduação e Educação Profissional |
CLAITON ZANINI BRUSAMARELLO |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
CLEILA CRISTINA NAVARINI VALDAMERI |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
DENISE ANDREIA SZYMCZAK |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
DOUGLAS DA COSTA FERREIRA |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
FERNANDA BATISTA DE SOUZA |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
GABRIEL CASSEMIRO MARIANO |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
JUAN CARLOS POKRYWIECKI |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
MARCELO BORTOLI |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
MARLISE SCHOENHALS |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
MICHELE DI DOMENICO |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
PRISCILA SORAIA DA CONCEIÇÃO |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
TICIANE SAUER POKRYWIECKI |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
|
VILMAR STEFFEN |
DAENG |
Eleitor |
Afastado para pós até 28/12/2024 |
WAGNER DA SILVEIRA |
DAENG |
Eleitor/Elegível |
Assessor Stricto DIRPPG |
WAGNER DE AGUIAR |
DAENG |
Eleitor |
Comissão Eleição |
Referência: Processo nº 23064.047205/2024-95 | SEI nº 4523343 |