Boletim de Serviço Eletrônico em 24/10/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB

 

EDITAL nº 15/2024 - DIRGRAD-FB

processo eleitoral para chefes dos Departamentos Acadêmicos instituídos no Campus Francisco Beltrão

O Diretor-Geral do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-FB), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, por meio da Comissão de Eleição, designada pela Portaria de Pessoal GADIR-FB/UTFPR nº 122, de 04 de setembro de 2024, torna pública a instauração do processo eleitoral para chefes dos Departamentos Acadêmicos instituídos no Campus Francisco Beltrão.

 

 

1. DA FINALIDADE

 

1.1 O presente edital destina-se a estabelecer os procedimentos para as eleições dos Chefes dos seguintes Departamentos Acadêmicos do Campus Francisco Beltrão, nos termos do Regulamento para Eleição de Chefes dos Departamentos Acadêmicos da UTFPR, aprovado pela Resolução 037/13 do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP): Departamento Acadêmico de Informática (DAINF); Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM); Departamento Acadêmico de Física, Estatística e Matemática (DAFEM); Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO); Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas (DAQBI); Departamento Acadêmico de Engenharias (DAENG).

 

2. DAS NORMAS GERAIS

 

2.1 Este edital está fundamentado no Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR, aprovado pela Resolução nº 037/2013 - COGEP.

2.2 A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos disponibilizou as listas de Eleitores e Elegíveis, publicadas no Anexo I deste Edital, em atendimento aos Artigos 3 e 4 do REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE CHEFES DE DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UTFPR.

2.3 O processo eleitoral será conduzido pela Comissão Eleitoral, que terá as seguintes atribuições:

I. Elaborar e providenciar a emissão do edital de convocação do processo e demais editais de divulgação.

II. Fornecer a lista de elegíveis e lista de eleitores (em anexo neste edital).

III. Receber as inscrições dos candidatos.

IV. Homologar as inscrições de candidatura.

V. Coordenar o pleito no dia determinado para a votação

VI. Apurar os votos.

VII. Fiscalizar todo o andamento do processo eleitoral a que se refere este edital.

VIII. Divulgar todas as informações referentes à votação e resultados.

 

 

3. DAS ETAPAS E CRONOGRAMA DO PROCESSO ELEITORAL

 

3.1 O processo eleitoral compreende as ações discriminadas no quadro abaixo, com os respectivos prazos e responsabilidades:

 

ATOS / AÇÕES

PRAZOS

RESPONSÁVEL

LOCAL

Publicação do Edital de Abertura do processo eleitoral com as listas dos eleitores e elegíveis por departamento acadêmico

até 29/10/2024

DIRGRAD/DIRGE

https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao

Inscrições das candidaturas

até às 12h do dia 05/11/2024

Docentes elegíveis

Via google forms, no link

Publicação das Candidaturas homologadas e lista de elegíveis por departamento

05/11/2024

Comissão de Eleição

https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao

Prazo limite para inscrição de fiscais para apuração online

02/12/2024 -

 

Candidatos inscritos para o pleito

Via e-mail carinamerkle@utfpr.edu.br

Votação

03/12/2024 das 9:00h às 16h30

do dia 03/12/2024

Eleitores vinculados nos departamentos acadêmicos citados no Item 1 deste Edital.

Eleição online - https://adoodle.org/

Apuração dos votos

A partir das 16:30hs do dia 03/12/2024

Comissão de Eleição

Online https://adoodle.org/

Disponibilização da Ata de Apuração Eletrônica dos Votos e habilitação do resultado do processo eleitoral

04/12/2024

Comissão de Eleição

Sistema Eletrônico de

Informação da UTFPR

Publicação da Homologação do resultado do processo eleitoral

06/12/2024

Comissão de Eleição

https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao

Encaminhamento do resultado final do Processo Eleitoral das Chefias Departamentais à Direção do Campus Francisco Beltrão

10/12/2024

Comissão de Eleição

Sistema Eletrônico de

Informação da UTFPR

 

4. DOS ELEITORES E ELEGÍVEIS

 

4.1 Poderão votar, no âmbito deste edital, os professores efetivos e os técnicos administrativos vinculados no Departamento Acadêmico, pertencentes ao Quadro de Pessoal da UTFPR, tendo igual direito a voto os professores e técnicos-administrativos efetivos afastados, total ou parcialmente, de suas atividades.

4.2 As listas de eleitores e de elegíveis estão disponíveis no Anexo I deste Edital.

4.2.1 Nenhum dos integrantes da Comissão de Eleição designada pela Portaria de Pessoal GADIR-FB/UTFPR nº 122, de 04 de setembro de 2024 poderá ser elegível para o cargo de Chefe de Departamento Acadêmico referente ao presente edital.

4.2.2 Não são elegíveis os docentes ocupantes dos cargos de Direção Geral, Direção de Área, Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado).

4.3 Poderão ser votados para a função de Chefe do Departamento Acadêmico os docentes que:

I. Estiverem vinculados aos respectivos Departamentos Acadêmicos indicados no anexo 1 deste edital, desde que desimpedidos na data da posse e que não se enquadrem nos itens 4.2.1 e 4.2.2;

II. Estiverem em regime de Tempo Integral ou Dedicação Exclusiva;

III. Pertencerem ao quadro de magistério da UTFPR na qualidade de professor efetivo, há pelo menos três anos na data do pleito.

 

 

5. DO PROCESSO ELETIVO

 

5.1 Os docentes que integrem a lista de elegíveis e quiserem se candidatar ao cargo de Chefe de Departamento Acadêmico devem manifestar interesse ao cargo por meio da inscrição de candidatura junto à Comissão de Eleição no prazo estipulado no item 3 deste Edital.

I. A inscrição deverá ser formalizada junto à Comissão de Eleição, via formulário google no link.

II. Após a formalização da inscrição, o candidato receberá um email de confirmação de registro de candidatura.

III. Caso não haja inscrições de candidatura em um Departamento Acadêmico, todos os servidores elegíveis passarão a ser candidatos.

IV. Havendo um ou mais candidatos inscritos, somente seu(s) nome(s) constarão na cédula de votação.

5.2 A Comissão de Eleição tornará pública, conforme os prazos estipulados no Item 3:

I. A lista nominal de candidatos inscritos ou a lista de elegíveis (se não houver candidatos inscritos);

II. A lista definitiva de eleitores.

 

 

6. DA VOTAÇÃO

6.1 A eleição ocorrerá no dia 03 de dezembro de 2024, das 9h às 16h30 de modo on-line, por meio da plataforma https://adoodle.org/

6.1.1 Será encaminhado apenas um link de votação para cada eleitor, pelo e-mail institucional.

6.2 A lista dos elegíveis (candidatos) será apresentada em ordem alfabética e a escolha será realizada marcando a opção correspondente ao nome do(a) candidato(a).

6.2.1 O eleitor deverá votar em apenas um candidato elegível, ou nas opções branco ou nulo.

 

7. DA APURAÇÃO

 

7.1 A apuração dos votos será realizada pela Comissão de Eleição imediatamente após a conclusão da votação via google meet.

7.2 O processo de apuração dos votos será online, dia 03 de dezembro de 2024 a partir das 16h35.

7.2.1 Além da Comissão de Eleição, durante a apuração poderão participar via google meet docentes que se candidataram ao pleito ou 01 (um) fiscal (Anexo II) por candidato, no máximo, inscrito por e-mail (carinamerkle@utfpr.edu.br) junto à Comissão de Eleições até 24 (vinte e quatro) horas antes do início da votação, conforme o Art. 20 do Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR.

7.2.2 Havendo empate na apuração dos votos, terá prioridade o candidato com maior tempo de exercício como docente de carreira efetiva na UTFPR e, persistindo o empate, o mais idoso.

7.2.3 No caso de a soma total de votos nulos e brancos ser superior ao de votos válidos em um Departamento Acadêmico, a eleição será anulada nesse Departamento Acadêmico, sendo necessária uma nova eleição, cuja data deverá ser definida e divulgada pela Comissão de Eleição.

7.3 Os resultados das eleições serão consolidados em ata a ser encaminhada ao Diretor Geral do Campus, conforme Art. 22 do Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR, em ordem decrescente do número de votos válidos dos candidatos ou elegíveis, sendo considerado eleito(a) o(a) candidato(a) ou elegível que obtiver o maior número de votos válidos.

Parágrafo Único: Caso o quorum de votantes seja inferior a 50% em algum Departamento Acadêmico, ocorrerá uma nova eleição, conforme parágrafo único do Artigo 18 do Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR.

7.4 Encerrada a apuração dos votos, a Comissão de Eleição lavrará uma Ata do processo eleitoral, na qual constará:

7.4.1 O número de eleitores que confirmaram e que não confirmaram registro de voto;

7.4.2 As irregularidades constatadas;

7.4.3 O nome dos professores votados por Departamento Acadêmico e as respectivas quantidades de votos;

7.4.4 As quantidades de sufrágios obtidos (votos válidos, brancos e nulos);

Parágrafo Único - Poderá a Comissão de Eleição fazer constar em ata, além do que dispõe o caput deste artigo, qualquer acontecimento ou informação que julgue importante em relação ao pleito.

 

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado da eleição será divulgado no link https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao.

 

9. DA DEFINIÇÃO DE UM SUBSTITUTO

9.1 Deverá haver um substituto do chefe de departamento eleito, indicado na primeira reunião de departamento organizada pelo novo chefe. A forma de indicação do substituto ficará a critério do departamento.

9.2 De acordo com o Art. 2, §1º e §2º, do Regulamento para Eleição de Chefes de Departamentos Acadêmicos da UTFPR, no caso de vacância do chefe de departamento, o Diretor Geral do Campus designará uma Comissão para realização de nova eleição. O mandato do novo Chefe de Departamento terá duração até a próxima eleição geral para Chefes de Departamento.

 

 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

10.1 O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao

 

10.2 Havendo necessidade de nova eleição para um, ou mais, Departamento(s) Acadêmico(s), esta deverá ser efetivada em um prazo máximo de 15 (quinze) dias após o pleito, ficando sob a coordenação da Comissão de Eleição designada.

10.3 Todo e qualquer recurso poderá ser interposto por quaisquer dos interessados, sem a necessidade de advogado constituído, em até 24 (vinte e quatro) horas da divulgação dos resultados, junto à Comissão de Eleições, via email (carinamerkle@utfpr.edu.br). O prazo para resposta aos recursos deverá ser em até 3 (três) dias úteis.

10.4 Qualquer um dos interessados poderá solicitar a impugnação das listas de eleitores, de elegíveis e de candidatos.

I. Prazos para a solicitação de impugnação:

a) Listas de eleitores e de elegíveis: em até 24 horas após a publicação do presente edital.

b) Lista de candidatos: em até 24 horas após a publicação da lista de candidatos, conforme Cronograma (item 3.1).

II. As solicitações deverão ser encaminhadas, via email (carinamerkle@utfpr.edu.br), utilizando-se o modelo disponível no Anexo III, ao presidente da comissão eleitoral, para as quais deverá ser informado pelo menos um motivo.

III. A solicitação de impugnação deve ser analisada pela Comissão Eleitoral respeitando-se os prazos do item 3.1.

10.5 Decairá o direito de impugnação deste Edital após decorridas 24 horas de sua publicação.

10.6 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Eleição, com o aval do Diretor de Graduação e Educação Profissional do Campus.

10.7 Para dirimir as questões não solucionadas administrativamente decorrentes deste edital, fica definido o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão - Seção Judiciária do Paraná.

 

Francisco Beltrão, 24 de outubro de 2024

 

HERNAN VIELMO

Diretor-Geral UTFPR - Francisco Beltrão


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/10/2024, às 14:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I - LISTAS DE ELEITORES E ELEGÍVEIS

 

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA – DAFEM

 

DOCENTE

DPTO

SITUAÇÃO

OBSERVAÇÃO

ALEXSANDER RAMOS DUARTE

DAFEM

Eleitor/Elegível

Chefe do DAFEM

CAMILA NICOLA BOERI DI DOMENICO

DAFEM

Eleitor

Diretora de Pesquisa e Pós-

Graduação

EDUARDO MICHEL VIEIRA GOMES

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

GUILHERME BERTOLDO

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

JECONIAS ROCHA GUIMARAES

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

JONAS JOACIR RADTKE

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

LILIANE HELLMANN

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

MAIQUIEL SCHMIDT DE OLIVEIRA

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

MAYCOW GONÇALVES CARNEIRO

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

MEIRE CRISTINA FUGIHARA

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

NAIMARA VIEIRA DO PRADO

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

RENATO HALLAL

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

SHEILA REGINA ORO

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

STEFANE LAYANA GAFFURI

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

TEREZA RACHEL MAFIOLETI

DAFEM

Eleitor/Elegível

 

 

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – DAGRO

 

DOCENTE

DPTO

SITUAÇÃO

OBSERVAÇÃO

ALEXANDRE DA TRINDADE ALFARO

DAGRO

Eleitor/Elegível

 

ANA CAROLINA DA COSTA LARA FIOREZE

DAGRO

Eleitor

Menos de 3 anos de UTFPR

ANDREA CATIA LEAL BADARO

DAGRO

Eleitor/Elegível

 

DAIANA SCHMIDT

DAGRO

Eleitor

Menos de 3 anos de UTFPR

EDILAINE MAURICIA GELINSKI GRABICOSKI

DAGRO

Eleitor

Menos de 3 anos de UTFPR

ELLEN PORTO PINTO

DAGRO

Eleitor/Elegível

 

FABIANE PICININ DE CASTRO CISLAGHI

DAGRO

Eleitor

Coordenadora da COEAL

FERNANDO CESAR MANOSSO

DAGRO

Eleitor/Elegível

 

HERNAN VIELMO

DAGRO

Eleitor

Diretor-Geral do Campus FB

JOAO FRANCISCO MARCHI

DAGRO

Eleitor/Elegível

 

JONATAS THIAGO PIVA

DAGRO

Eleitor/Elegível

 

LUCIANO LUCCHETTA

DAGRO

Eleitor

Afastado para pós até 05/05/2025

NEILOR BUGONI RIQUETTI

DAGRO

Eleitor

Menos de 3 anos de UTFPR

MICHELLE MILANEZ FRANCA

DAGRO

Eleitor/Elegível

Assessora da DIRGE

RONAN CARLOS COLOMBO

DAGRO

Eleitor

Comissão Eleição

SAMUEL LUIZ FIOREZE

DAGRO

Eleitor

Coordenador da COAGR.

Menos de 3 anos de UTFPR

VANIA DE CASSIA DA FONSECA BURGARDT

DAGRO

Eleitor/Elegível

 

 

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE HUMANIDADES - DAHUM

 

DOCENTE

DPTO

SITUAÇÃO

OBSERVAÇÃO

ANDRIELE DE PRA CARVALHO

DAHUM

Eleitor/Elegível

Chefe de IC na PROPPG - FG 1

CARINA MERKLE LINGNAU

DAHUM

Eleitor

Comissão Eleição

CELSO HOTZ

DAHUM

Eleitor/Elegível

 

FATIMA APARECIDA CEZARIN DOS

SANTOS

DAHUM

Eleitor/Elegível

Responsável pelo CALEM

LINDORMAR SUBTIL DE OLIVEIRA

DAHUM

Eleitor/Elegível

Assessor da DIREC

MAURO CESAR CISLAGHI

DAHUM

Eleitor/Elegível

 

MAYARA CRISTINA PEREIRA YAMANOE

DAHUM

Eleitor/Elegível

 

RODRIGO KUMMER

DAHUM

Eleitor/Elegível

 

VANDERLEIA MARIA CASTOLDI

ANDRADE

DAHUM

Eleitor/Elegível

 

 

TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

DPTO

SITUAÇÃO

OBSERVAÇÃO

ANDRE LUIZ GODINHO

DAHUM

Eleitor

 

 

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA – DAINF

 

DOCENTE

DPTO

SITUAÇÃO

OBSERVAÇÃO

ADAIR JOSE ROHLING

DAINF

Eleitor/Elegível

Coord. da Incubadora de Inovações

EDSON DOS SANTOS CORDEIRO

DAINF

Eleitor

Afastado para pós até 21.03.2025

FLAVIO DE ALMEIDA E SILVA

DAINF

Eleitor/Elegível

Chefe do DAINF

FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO

DAINF

Eleitor/Elegível

 

GUSTAVO YUJI SATO

DAINF

Eleitor

Afastado para pós até 23/08/2026

MAICI DUARTE LEITE

DAINF

Eleitor/Elegível

Chefe DEPEX

MARCOS MINCOV TENORIO

DAINF

Eleitor

Coordenador da COSIS

MICHEL ALBONICO

DAINF

Eleitor/Elegível

 

PAULO JUNIOR VARELA

DAINF

Eleitor

Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias

RAFAEL WILD

DAINF

Eleitor/Elegível

 

WELLTON COSTA DE OLIVEIRA

DAINF

Eleitor

Coordenador da COLIN

 

 DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA – DAQBI

DOCENTE

DPTO

SITUAÇÃO

OBSERVAÇÃO

ALESSANDRA MACHADO LUNKES

DAQBI

Eleitor

Coordenadora PPGTAL

CLAUDIA EUGENIA CASTRO BRAVO

DAQBI

Eleitor/Elegível

 

CLAUDIO ROBERTO NOVELLO

DAQBI

Eleitor/Elegível

 

DAVI ZACARIAS DE SOUZA

DAQBI

Eleitor/Elegível

 

EDER DA COSTA DOS SANTOS

DAQBI

Eleitor/Elegível

 

ELISANGELA DUSMAN

DAQBI

Eleitor/Elegível

Chefe do DAQBI

MARIA HELENE GIOVANETTI CANTERI

DAQBI

Eleitor/Elegível

 

RODRIGO LINGNAU

DAQBI

Eleitor/Elegível

 

SILVANE MORES

DAQBI

Eleitor

Coordenadora da COENQ

TANIA MARIA CASSOL

DAQBI

Eleitor/Elegível

 

THALITA GRANDO RAUEN

DAQBI

Eleitor

Coordenadora do PPGEA

 

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIAS – DAENG

DOCENTE

DPTO

SITUAÇÃO

OBSERVAÇÃO

ADIR SILVERIO CEMBRANEL

DAENG

Eleitor

Coordenador da COEAM

ANA PAULA DE OLIVEIRA SCHMITZ

DAENG

Eleitor/Elegível

 

ANA PAULA ROMIO

DAENG

Eleitor/Elegível

 

ANDRÉ ZUBER

DAENG

Eleitor

Diretor de Graduação e Educação

Profissional

CLAITON ZANINI BRUSAMARELLO

DAENG

Eleitor/Elegível

 

CLEILA CRISTINA NAVARINI VALDAMERI

DAENG

Eleitor/Elegível

 

DENISE ANDREIA SZYMCZAK

DAENG

Eleitor/Elegível

 

DOUGLAS DA COSTA FERREIRA

DAENG

Eleitor/Elegível

 

FERNANDA BATISTA DE SOUZA

DAENG

Eleitor/Elegível

 

GABRIEL CASSEMIRO MARIANO

DAENG

Eleitor/Elegível

 

JUAN CARLOS POKRYWIECKI

DAENG

Eleitor/Elegível

 

MARCELO BORTOLI

DAENG

Eleitor/Elegível

 

MARLISE SCHOENHALS

DAENG

Eleitor/Elegível

 

MICHELE DI DOMENICO

DAENG

Eleitor/Elegível

 

PRISCILA SORAIA DA CONCEIÇÃO

DAENG

Eleitor/Elegível

 

TICIANE SAUER POKRYWIECKI

DAENG

Eleitor/Elegível

 

VILMAR STEFFEN

DAENG

Eleitor

Afastado para pós até 28/12/2024

WAGNER DA SILVEIRA

DAENG

Eleitor/Elegível

Assessor Stricto DIRPPG

WAGNER DE AGUIAR

DAENG

Eleitor

Comissão Eleição

 


Referência: Processo nº 23064.047205/2024-95 SEI nº 4523343