Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS PATO BRANCO Via do Conhecimento, Km 1 - CEP 85503-390 - Pato Branco - PR - Brasil Telefone: (46) 3220-2511 - www.utfpr.edu.br |
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MINUTA DE EDITAL nº 05/2024 - PPGAG
CREDENCIAMENTO DE DOCENTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PPGAG), DO CAMPUS PATO BRANCO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM AGRONOMIA
APRESENTAÇÃO
O Diretor-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, por meio da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAP), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG), no uso de suas atribuições legais, torna público que estão abertas as inscrições para o processo de credenciamento de docente para o PPGAG, com ingresso em 2025-1.
A vaga deverá ser preenchida por docente com formação em Recursos Florestais e Mudanças Climáticas, para atuação na Linha de Pesquisa em “Horticultura e Recursos Florestais” do PPGAG.
O presente edital está em consonância com a RESOLUÇÃO N° 02/2017 - PPGAG, a qual estabelece os critérios para credenciamento e descredenciamento de docentes do PPGAG.
INSCRIÇÕES
As inscrições estarão abertas no período de 06/11/2024 até o dia 24/11/2024.
Os seguintes documentos devem ser encaminhados para o endereço: ppgag-pb@utfpr.edu.br, em um único arquivo, em formato .pdf e capacidade que não ultrapasse 10 MB, cujo nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato (ex.: Fulano.de.Tal.pdf), assunto do e-mail "EDITAL nº 05/2024 - PPGAG - CREDENCIAMENTO DE DOCENTE":
Diploma de doutor;
Comprovante que é docente (ou pesquisador) em Instituição de Ensino Superior ou de Pesquisa de origem por no mínimo três anos com vínculo permanente;
Curriculum Vitae completo, atualizado, no formato Lattes/CNPq;
Tabela indicando produção científica (apenas artigos) dos últimos 4 anos completos (2020-2023), com o Qualis CAPES da área de Ciências Agrárias I e o cálculo da média de artigos equivalente A1 (EqA1= (A1x1) + (A2x0,85) + (A3x0,70) + (A4x0,55) + (B1x0,4) + (B2x0,3) + (B3x0,2) + (B4x0,1));
Título do artigo |
Ano de Publicação |
Periódico |
Qualis na área Ciências Agrárias I |
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Inserir quantas linhas forem necessárias.
Comprovante de, no mínimo, uma coorientação ou orientação de mestrado ou doutorado finalizada, no último quadriênio, de discentes ligados à Programas de Pós-Graduação em IES;
Comprovante de, no mínimo, uma orientação de iniciação científica e/ou tecnológica concluída por ano, no último quadriênio, devidamente comprovada;
Plano de trabalho para o quadriênio, incluindo detalhamento das atividades de ensino e pesquisa, além de explicitar a disponibilidade para eventuais atividades administrativas (comissões, representações e pareceres), científicas (coorientação de alunos, participação em bancas, organização de eventos, entre outros) e de extensão;
Memorial descritivo das atividades profissionais e acadêmicas, com documentos comprobatórios, e demonstrando atividades na área de Recursos Florestais e Mudanças Climáticas.
Plano de Ensino da(s) disciplina(s) que pretende ministrar ou documento de comum acordo com outro professor permanente, de que irá ofertar uma disciplina já existente na grade do PPGAG;
Documentação com ciência e concordância do Coordenador ou Chefe de Departamento onde o docente está lotado, além da ciência e concordância do Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (ou órgão equivalente) da instituição de origem;
Comprovante de aprovação como coordenador ou membro da equipe executora, no mínimo um projeto de pesquisa em órgãos oficiais de fomento.
VAGAS
Será ofertada 01 (uma) vaga de docente permanente para a linha de pesquisa “Horticultura e Recursos Florestais”, com ênfase em Recursos Florestais e Mudanças Climáticas.
PROCESSO DE SELEÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, RESULTADOS E RECURSOS
O processo de seleção de credenciamento de docente será realizado pela Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa (CAAP) e homologada pelo Colegiado do PPGAG.
Etapa 1 - Homologação: o não atendimento a qualquer um dos tópicos listados no item 2.2, bem como a RESOLUÇÃO N° 02/2017 – PPGAG, implicará na desclassificação do candidato;
Etapa 2 - Classificação: o ranqueamento será realizado da seguinte forma:
Critério qualidade das publicações (Q) (soma de equivalente Qualis A1) (peso 5): de acordo com alínea “d” do item 2.2, ao melhor índice será atribuído 10 e aos demais nota proporcional;
Critério adequação do plano de trabalho (A) (peso 3): de acordo com a alínea “g” do item 2.2, será atribuído uma nota de 0 a 10, média das notas atribuídas pelos membros da CAAP;
Critério Experiência profissional e acadêmica (E) (peso 2): de acordo com a alínea “h” do item 2.2, ao melhor índice será atribuído 10 e aos demais nota proporcional considerando:
E1: anos de docência em ensino superior: 03 (três) pontos/ano;
E2: realização de pós-doutorado ou estágio ou doutorado sanduíche no exterior: 03 (três) pontos/ano ou por atividade;
E3: orientações e coorientações concluídas: graduação 02 (dois) pontos cada, IC/IT 02 (dois) pontos cada, mestrado 05 (cinco) pontos cada e doutorado 10 (dez) cada.
A classificação e ranqueamento dos candidatos ocorrerá pela média ponderada dos itens Q, A e E.
Em caso de empate, o critério de desempate será, primeiramente, a nota obtida em qualidade das publicações (critério Q); e, mantendo-se o empate, será considerado o critério adequação do plano de trabalho (A) ao tema “Recursos Florestais e Mudanças Climáticas”.
CRONOGRAMA
Etapa |
Período ou Data |
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Período de inscrições |
06/11/2024 a 24/11/2024 |
Divulgação de inscrições homologadas (Etapa 1) |
até às 16h do dia 29/11/2024 |
Recurso sobre inscrições homologadas |
30/11/2024 a 02/12/2024 |
Resultado final – inscrições homologadas |
06/12/2024 |
Divulgação dos candidatos classificados (Etapa 2) |
até às 16h do dia 09/12/2024 |
Recurso sobre Etapa 2 |
10/12/2024 e 11/12/2024 |
Divulgação do resultado final |
13/12/2024 |
O resultado do processo seletivo de credenciamento será homologado pelo Colegiado do PPGAG e divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag, até o dia 13/12/2024.
Após a divulgação do resultado, os candidatos que não foram classificados poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis da data de publicação.
O recurso será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: ppgag-pb@utfpr.edu.br. A análise do recurso será realizada pelo Colegiado do PPGAG.
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO
O presente edital será publicado no sítio do PPGAG: http://www.utfpr.edu.br/pb/ppgag.
A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo, previstas neste Edital, bem como aquelas contidas na RESOLUÇÃO Nº 2/2017 PPGAG e no Regulamento do PPGAG.
Acarretará eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGAG.
Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.
Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.
Assinam eletronicamente este edital:
Profa. Dra. Rachel Muylaert Locks Guimarães - Coordenadora do PPGAG e Presidente da Comissão Permanente de Autoavaliação e Acompanhamento do PPGAG
Prof. Dr. Emerson Giovani Carati - Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação
Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos - Diretor-Geral do Campus Pato Branco da UTFPR
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RACHEL MUYLAERT LOCKS GUIMARAES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 05/11/2024, às 10:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 05/11/2024, às 19:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 06/11/2024, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4547216 e o código CRC (and the CRC code) 20C97720. |
Referência: Processo nº 23064.049340/2024-75 | SEI nº 4547216 |