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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - FB |
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EDITAL nº 13/2024
PROJETO RONDON - OPERAÇÃO SUL DE MINAS I
SELEÇÃO DE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS
A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes voluntários para participação no Projeto Rondon – Operação Sul de Minas I.
1. PREÂMBULO
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e tem por objetivos:
a) Contribuir para a formação do universitário como cidadão;
b) Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País;
c) Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais;
d) Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
2. DOS OBJETIVOS DO EDITAL
Selecionar alunos (as) rondonistas voluntários para participar do Projeto Rondon - Operação Sul de Minas I do campus coordenado pelo Ministério da Defesa. O campus Francisco Beltrão teve o projeto aprovado e a Operação acontecerá entre os dias 13 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, no município de Jesuânia-MG.
3. DAS DEMAIS DELIBERAÇÕES
3.1 PREPARAÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
A equipe será composta por dois professores e oito alunos. Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas. A preparação das equipes é de responsabilidade das IES e deverá respeitar os ajustes feitos com as prefeituras durante a viagem precursora. A qualidade dos trabalhos é reflexo da atenção dada pela IES à preparação da equipe.
4. DA SELEÇÃO DE DISCENTES RONDONISTAS
Os(As) alunos (as) rondonistas selecionados(as) deverão participar, de forma voluntária, de todas as atividades de preparo e treinamento das atividades previstas no plano de trabalho antes da viagem, assim como, participar do Projeto Rondon - Operação Sul de Minas I, que acontecerá entre os dias 13 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025.
5. DAS VAGAS
Este Edital destina-se ao preenchimento de dez vagas (oito efetivas e duas suplentes) que, inicialmente, serão distribuídas entre os cursos do campus, sendo no mínimo 1 vaga (quando possível e atendendo aos critérios de seleção) e no máximo 3 vagas (quando possível e atendendo aos critérios de seleção) para alunos dos Cursos de :
· Licenciatura em Informática;
· Engenharia de Alimentos;
· Engenharia Ambiental;
· Engenharia Química;
· Agronomia.
As vagas poderão ser redistribuídas a critério da coordenação do Projeto Rondon - Operação Sul de Minas I do campus da UTFPR-FB, atendendo ao Edital Nº 3/2024-CGPR/DPS/SEPESD/SG-MD - PROCESSO SELETIVO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NAS OPERAÇÕES “SUL DE MINAS I” E “SUL DE MINAS II” DO PROJETO RONDON:
"8.5. Os alunos de Graduação selecionados para compor as equipes deverão estar cursando a partir da segunda metade do curso."
6. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Poderão candidatar-se a rondonistas os alunos, que atendam às seguintes condições:
a) Ler o Edital Nº Nº 3/2024-CGPR/DPS/SEPESD/SG-MD - PROCESSO SELETIVO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NAS OPERAÇÕES “SUL DE MINAS I” E “SUL DE MINAS II” DO PROJETO RONDON, disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/downloads/operacoes-sul-de-minas-i-e-sul-de-minas-ii/sei_md-7414918-edital-3-2024-assinado.pdf/view
b) Ler o Guia do Rondonista disponível na página oficial, disponível https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/downloads/operacoes-sul-de-minas-i-e-sul-de-minas-ii/anexo-q-guia-do-rondonista.pdf/view
c) Não ter participado de operações anteriores do Projeto Rondon;
d) Estar regularmente matriculado como estudante do Curso Superior de Engenharia em Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Licenciatura em Informática ou Agronomia, deste campus.
e) Estar cursando a partir da segunda metade do curso da graduação;
f) Apresentar bom rendimento acadêmico de acordo com os parâmetros fixados pelo colegiado máximo de ensino de graduação da IES;
g) Ter perfil proativo;
h) Não possuir nenhuma pendência institucional;
i) Ter disponibilidade para reuniões periódicas de entrosamento e treinamento de equipe, considerando que as reuniões/atividades poderão ocorrer nos três períodos (matutino, vespertino e noturno).
j) Possuir idade igual ou superior a 18 anos.
l) Estiver usufruindo de Atividades Acompanhadas previsto na RESOLUÇÃO COGEP/UTFPR Nº 110, DE 19 DE OUTUBRO DE 2021, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2564562&id_orgao_publicacao=0
7. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser realizadas no período de 25 de novembro a 29 de novembro de 2024. Somente serão aceitas inscrições mediante o preenchimento do formulário de inscrição, no link https://forms.gle/HxbqBXK29o9fvkJV9, e documentações a serem enviadas que estão indicadas na seção DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO deste edital, nas condições abaixo:
a) Somente serão aceitos os dados preenchido no formulário até as 23h59min do dia 29 de novembro de 2024. Inscrições depois do horário desta data não serão consideradas.
b) A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas no Edital Nº 3/2024-CGPR/DPS/SEPESD/SG-MD - PROCESSO SELETIVO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NAS OPERAÇÕES “SUL DE MINAS I” E “SUL DE MINAS II” DO PROJETO RONDON.
8. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Os candidatos a rondonistas deverão enviar para o e-mail rondon-fb@utfpr.edu.br, colocando como Assunto: Documentos para Operação Sul de Minas I, com os seguintes documentos, até as 23h59min do dia 29 de novembro de 2024:
a) Cópia da carteira de identidade;
b) Cópia ou original do histórico escolar do curso;
c) Curriculum da Plataforma Lattes.
9. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O candidato será excluído do processo de seleção nos seguintes casos:
a) Não envio do formulário de inscrição e a documentação solicitada no prazo estabelecido;
b) Caso as informações prestadas não forem verdadeiras;
c) Não executar algumas das etapas.
10. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
A seleção dos estudantes será realizada por uma comissão composta pelo Profa. Doutora em Informática Maici Duarte Leite, Prof. Doutor Neilor Bugoni Riquetti e Prof. Doutor Diandro Ricardo Barilli, docentes integrantes da equipe do Projeto Rondon, no campus, que classificarão os candidatos conforme Seção DAS FASES DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS.
11. DAS FASES DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
O candidato será classificado respeitando a seção SELEÇÃO DE DISCENTES RONDONISTAS, também será feita em três fases sequenciais, abaixo apresentadas.
11.1 Fase I: Dos documentos para inscrição
Os candidatos a rondonistas deverão enviar por e-mail os documentos constantes na seção DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO. Esta fase contemplará 30% da pontuação total, considerando atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de formação técnica e cultural.
11.2 Fase II – Entrega de Vídeo e Elaboração de Oficina
O candidato deverá gravar um vídeo e enviar em arquivo digital para a comissão de seleção. O vídeo deverá ter no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos de duração, onde o(a) aluno(a) deverá fazer uma apresentação pessoal, falar sobre sua motivação em participar do Projeto Rondon e nas suas contribuições à equipe e ao trabalho a ser desenvolvido. O(A) candidato(a) deverá elaborar uma oficina, utilizando as áreas temáticas do Edital do Projeto Rondon. A proposta de oficina será apresentada, para a comissão de seleção no dia 04 de dezembro de 2024, com horário de início às 14h, sendo a apresentação por ordem de chegada ao local em horário anterior ao indicado, no Laboratório de Informática Q207, do Bloco Q. A critério da comissão de seleção, a elaboração da oficina deverá ser realizada individualmente. No ANEXO I deste edital há uma estrutura que serve de exemplo para elaboração da oficina, e deve ser enviada por e-mail para rondon-fb@utfpr.edu.br, até até às 23h59min do dia 29 de novembro de 2024.
A análise desta fase contemplará até 20% da pontuação total, considerando entrega de vídeo com apresentação pessoal e justificativa de participações alinhadas com as disposições presentes no Edital Nº 3/2024-CGPR/DPS/SEPESD/SG-MD - PROCESSO SELETIVO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NAS OPERAÇÕES “SUL DE MINAS I” E “SUL DE MINAS II” DO PROJETO RONDON.
11.2.1 Vídeo
O vídeo deverá ser postado diretamente na pasta “Operação Sul de Minas I” no endereço https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/sc5GlEZ0AKyHskI Sendo obrigatório conter no nome do arquivo os dados: Nome e RA do/a candidato/a. Por exemplo: Fulano-123456.mp4 (no formato mp4)
11.3 Fase III - Apresentação
A apresentação da proposta de oficina será apresentada para a comissão de seleção no dia 04 de dezembro de 2024, de forma presencial, com horário de início às 14h, sendo a apresentação por ordem de chegada ao local em horário anterior ao indicado, no Laboratório de Informática Q207, do Bloco Q. Será desclassificado o candidato que não atender ao horário das 14h. O resultado da análise desta fase contemplará até 50% da pontuação total, considerando a oralidade, viabilidade de execução da oficina e domínio da proposta apresentada.
11.4 Fase IV: Resultado Provisório
O resultado provisório será divulgado no dia 05 de dezembro de 2024, na página eletrônica da UTFPR - Campus Francisco Beltrão;
11.5 Fase V: Recursos
Após a divulgação do resultado provisório, o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra o resultado, na forma estabelecida na Seção RECURSOS.
11.6 Critérios de desempate
Serão utilizados como critérios de desempate: (a) o menor percentual de tempo para conclusão do curso e (b) CR: coeficiente de rendimento.
12. RECURSOS
Os candidatos poderão submeter recursos contra o resultado provisório deste Edital, da forma abaixo:
a) Através do envio de um e-mail para rondon-fb@utfpr.edu.br, de 06 a 16 de dezembro de 2024, das 00:00 até 23:59.
b) O documento de interposição deverá estar bem fundamentado, com argumentação lógica e consistente, estar devidamente identificado, datado e assinado;
c) Caso haja recursos interpostos, o resultado dos recursos será publicado no site da UTFPR Campus Francisco Beltrão no dia 17 de dezembro de 2024.
13. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO
Após homologação do resultado final do processo de seleção dos estudantes voluntários para participação no Projeto Rondon – Operação Sul de Minas I, a relação com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada no 18 de dezembro de 2024, em Edital publicado no site do Campus Francisco Beltrão.
14. CRONOGRAMA
Fase I – Inscrições de 25 de novembro a 29 de novembro de 2024, das 00:00 até 23:59, com preenchimento de formulário de inscrição e envio de documentação
Fase II – A postagem das atividades: Vídeo e Oficina deverá ocorrer até as 23:59 do 29 de novembro de 2024.
Fase III - Apresentação da Oficina, no Laboratório Q207 da UTFPR-FB, no dia 04 de novembro de 2024, com início às 14h.
Fase IV - Resultado Provisório no 05 de dezembro de 2024, a ser publicado na pág. eletrônica da UTFPR Campus Francisco Beltrão.
Fase V – Recursos de 06 a 16 de novembro de 2024, das 00:00 até 23:59 para o e-mail rondon-fb@utfpr.edu.br.
Resultado Final - 18 de dezembro de 2024, a ser publicado na página eletrônica do Campus.
15. DISPOSIÇÕES GERAIS
Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na eliminação do candidato do processo de seleção. A operação poderá ser adiada ou cancelada, a qualquer momento, pela Coordenação-Geral do Projeto Rondon. Os alunos selecionados serão voluntários. Portanto, o desenvolvimento das atividades na operação, prevista neste Edital e no Edital do Projeto Rondon (Edital Nº 3/2024-CGPR/DPS/SEPESD/SG-MD - PROCESSO SELETIVO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NAS OPERAÇÕES “SUL DE MINAS I” E “SUL DE MINAS II” DO PROJETO RONDON), não acarretam em remuneração, vínculo empregatício, trabalhista ou previdenciário, nos termos da 167 Lei no 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. A partir da seleção, o acadêmico se compromete a participar da Operação Sul de Minas I, mas se por motivo de força maior não puder continuar, deverá comunicar sua desistência comprovada, impreterivelmente, até 20 de dezembro de 2024. Os alunos desistentes deverão comunicar o motivo formalmente através de e-mail para rondon-fb@utfpr.edu.br, à Coordenação do Projeto Rondon do campus.
O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e aceitar as condições constantes deste edital. O presente edital, seus anexos, fases e resultados serão publicados na página de editais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pelos docentes da comissão de seleção.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/11/2024, às 16:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4591943 e o código CRC (and the CRC code) D12B9B8B. |
ANEXO I
EXEMPLO PARA A PROPOSIÇÃO DA OFICINA
TÍTULO DA OFICINA: GEOTINTA - SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): 11 E 12
Justificativa: Como inovação tecnológica e sustentável, a técnica de bioconstrução, no caso a geotinta se caracteriza pelo baixo impacto ambiental, baixo custo, alta durabilidade, fácil acesso, respeito ao ambiente e à saúde humana, sendo uma forma simples e sustentável de melhorar a aparência dos ambientes internos e externos de residências e muros. Além de desenvolver a Educação Ambiental, viabilizando ação social e comunitária.
Objetivo Específico: Produzir uma tinta natural utilizando terra como principal matéria prima com baixo custo, alta durabilidade e fácil acesso, a partir de materiais simples, com baixo impacto ambiental.
Metodologia: A partir da sensibilização apresentar alternativas para desenvolver a geotinta, que utiliza em sua composição, apenas; água, barro ou argila e cola ou goma de tapioca, é simples de preparar e aplicar, possibilita a mistura de várias cores, além de ser econômica financeiramente e sustentável socialmente, já que, qualquer pessoa necessita de trabalho e renda.
Público-alvo: Servidores públicos, multiplicadores, comunidade em geral.
Detalhamento da ação: (a) Sensibilizar para a importância dos recursos naturais renováveis e não-renováveis; (b) Confeccionar geotinta, com cores variadas; (c) Desenvolver a experimentação da geotinta a partir de um embelezamento local ou artesanato; (d) Despertar para alternativas de uso e custo, além de aplicabilidade; (e) Finalizar.
Retorno Esperado para a Comunidade: A proposta é disseminar a prática da geotinta como ecotecnologia social, geradora de trabalho, renda e cidadania, além de dialogar sobre as potencialidades não agrícolas do solo. Uma vez que a geotinta possui baixo custo, alta durabilidade e fácil acesso, por ser produzida com materiais simples.
Recursos necessários para a execução da ação: Água, barro ou argila (solo) e cola ou goma de tapioca, recipientes plásticos vazios para o preparo, aplicador.
Carga Horária e Turno: 4h - Turno Manhã.
Cursos (habilitação do rondonista): Engenharia Ambiental e Engenharia Química.
| Referência: Processo nº 23064.052250/2024-61 | SEI nº 4591943 |