|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT |
|
|
Edital PPGEM-CT 22-2024
Edital BOLSAS DE Iniciação Científica NAPI-TA - Fundação Araucária
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação representada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do campus Curitiba da UTFPR e a Coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (NAPI-TA) da UTFPR, tornam público o Edital para o processo de seleção de bolsistas de Iniciação Científica pelo Convênio NAPI-TA estabelecido entre a Fundação Araucária e FUNTEF-PR.
1. OBJETIVO DO EDITAL
1.1 Apresentar os procedimentos para a seleção de bolsistas de Iniciação Científica relacionados ao eixo temático de Tecnologia Assistiva
2. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
2.2. Descrição da bolsa/área de atuação:
a. Modalidade da Bolsa |
PIBIC |
b. Valor mensal |
R$ 700,00 (Setecentos reais) |
c. Duração (meses) |
24 (vinte e quatro) |
d. Dedicação de tempo (horas semanais) |
20 horas (vinte horas) |
e. Número de cotas |
5 |
f. Eixo temático |
Tecnologia Assistiva |
g. Orientadores |
Prof. Dr. José Aguiomar Foggiatto |
h. Área de Pesquisa (Capes) |
3.13.02.04-1 Tecnologia de Próteses |
i. Título do Projeto |
Novo Arranjo em Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva |
3. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO (A) ESTUDANTE
3.1. O(a) estudante candidato(a) a bolsa deve estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação;
3.2. Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa;
3.3. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/);
3.4. Apresentar bom desempenho acadêmico;
3.5. Dedicar individualmente 20 (vinte) horas semanais para a execução do Plano de Trabalho.
3.6. Os bolsistas de outras instituições deverão fornecer a Declaração de Matrícula semestralmente.
3.7 Referenciar à condição de estudante de Iniciação Científica nas publicações e trabalhos que eventualmente sejam apresentados e/ou publicados, incluindo menção de agradecimento à agência financiadora.
Parágrafo único: A qualquer momento, o(a) estudante fica sujeito a devolução dos valores recebidos do órgão de fomento, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente ou caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.
4. INSCRIÇÃO DO CANDIDATO À BOLSA
4.1 Os(as) estudantes interessados(as) devem se inscrever no período informado no item 9.1 e enviar a ficha de inscrição (Anexo I) e os seguintes documentos em formato PDF para o e-mail foggiatto@utfpr.edu.br:
I. Ficha de Inscrição (ANEXO I) devidamente preenchida;
II. Declaração de Matrícula atual
III. Cópia atualizada de seu currículo Lattes;
IV. Histórico Escolar atualizado.
5. PROCESSO DE SELEÇÃO DO BOLSISTA
5.1 Para a seleção dos bolsistas serão utilizados os seguintes critérios:
a) Modalidade Tecnologia: Três bolsas serão atribuídas para alunos de Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica ou Design ou Fisioterapia.
b) Modalidade Odontologia: Duas bolsas serão atribuídas a alunos de Odontologia.
c) Critérios de classificação
O critério de classificação dar-se-á pelos maiores coeficientes de rendimento dos alunos inscritos, em cada modalidade.
Uma das bolsas da modalidade Odontologia será implementada imediatamente e outra juntamente com as três bolsas da modalidade Tecnologia serão implementadas no caso de vacância das demais cotas dessas bolsas.
Em caso de empate, dar-se-á prioridade de classificação aos alunos com maior idade.
5.2 A divulgação do resultado do processo seletivo será realizada no site do PPGEM na seção Destaques (http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem) e constará o nome dos(as) candidatos(as) que foram selecionados em ordem classificatória (da maior pontuação para a menor);
5.3 Os(as) candidatos(as) serão chamados conforme a ordem de classificação. Caso existam desistências poderão ser chamados novos candidatos de acordo com a ordem de classificação.
6. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO ORIENTADOR
6.1. Possuir titulação de Doutorado e produção científica divulgada nos principais veículos de comunicação de sua área;
6.2. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes;
6.3. Possuir Projeto Homologado e vigente nos Editais de Homologação da PROPPG/UTFPR;
6.4. Realizar a seleção dos candidatos, de acordo com os critérios do Edital.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do orientador.
6.5. O(a) bolsista deverá ser o(a) primeiro(a) autor(a) do trabalho que eventualmente for apresentado em evento científico e nas publicações diretamente relacionadas as atividades do plano de trabalho da Iniciação Científica.
6.6. Os trabalhos de Iniciação Científica apresentados e/ou publicados devem inserir o agradecimento ao apoio financeiro recebido pela agência financiadora da bolsa.
6.7. A substituição ou cancelamento das atividades de Iniciação Científica deverá ser realizada pelo(a) orientador(a), quando:
I. O(a) estudante tiver o status “formado(a)” na instituição de ensino;
II. O(a) bolsista desistir;
III. O(a) bolsista apresentar desempenho insatisfatório nas atividades previstas no plano de trabalho;
IV. O(a) bolsista estabelecer vínculo empregatício;
V. O(a) bolsista ingressar no estágio obrigatório;
VI. Ou outras motivações do(a) estudante (comprometimento da saúde, invalidez, morte, outros).
Parágrafo único: A solicitação de substituição e/ou cancelamento deverá ser encaminhada pelo orientador, para a FUNTEF e o novo bolsista a ser contratado será o próximo da lista de classificados na modalidade.
7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
7.1 Os resultados preliminares serão divulgados no site do PPGEM na seção Destaques (http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem) na data, conforme item 9.3.
7.2. O(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 9.6 para o e-mail foggiatto@utfpr.edu.br os seguintes documentos:
7.3 Após a divulgação dos resultados da classificação, o(a) proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado preliminar, até a data prevista no item 9.4.
7.4 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via email para foggiatto@utfpr.edu.br.
7.5 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos de acordo com o cronograma do item 9.4 e 9.5 deste Edital.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 Os casos omissos serão analisados pela Comissão designada pela DIRPPG-CT.
8.2 Os(as) candidatos(as) às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
8.3 O período de validade do presente Edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
8.4 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada ao número de cotas concedido ao NAPI-TA da UTFPR pela Fundação Araucária.
8.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
8.6 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
9. CRONOGRAMA
Atividade |
Período |
9.1 Período de inscrição |
de 2 a 9 de dezembro de 2024 |
9.2 Resultado preliminar da pontuação e classificação |
até 10 de dezembro |
9.3 Interposição de recursos |
até dia 11 de dezembro |
9.4 Resultado dos recursos e Resultado final da pontuação e classificação |
12 de dezembro |
9.5 Entrega da Declaração e Plano de trabalho dos estudantes |
13 de dezembro |
9.6 Encaminhamento do Plano de Trabalho |
13 de dezembro |
9.7 Vigência prevista do Plano de Trabalho |
16 de dezembro |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO ZART OLANYK, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 27/11/2024, às 21:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GIUSEPPE PINTAUDE, DIRETOR(A), em (at) 28/11/2024, às 13:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4598468 e o código CRC (and the CRC code) A66D5351. |
ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO
FICHA DE INSCRIÇÃO - EDITAL PPGEM-CT 22/2024 Seleção de Bolsista Iniciação Científica NOME COMPLETO: CURSO DE GRADUAÇÃO: E-MAIL: Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado e Histórico escolar com coeficiente de rendimento.
Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________ |
ANEXO II - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, aprovado para receber uma bolsa de Iniciação Científica nos termos do Programa de Bolsas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PPGEM-CT 22/2024, DECLARO que tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa deste projeto.
Curitiba, ___, de _________ de 2024.
______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
ANEXO III - PLANO DE TRABALHO
PLANO DE TRABALHO PARA O BOLSISTA
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição onde será desenvolvido o projeto/Campus |
|
Coordenador Institucional |
|
Orientador (Docente/Pesquisador responsável) |
|
Modalidade de Bolsa |
Iniciação Científica |
Bolsista |
|
Título do projeto de pesquisa |
Novo Arranjo em Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva |
Período previsto para desenvolvimento do Projeto |
|
2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
3. ASSINATURAS
Os abaixo-assinados declaram que o presente Plano de Trabalho foi estabelecido de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização dele. |
|
Local e data: Curitiba, __ de ______ de 2024 |
|
|
|
Assinatura do Bolsista |
DIRPPG |
|
|
Coordenador do projeto |
FUNTEF |
Referência: Processo nº 23064.051993/2024-14 | SEI nº 4598468 |