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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS PONTA GROSSA Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - CEP 84017-220 - Ponta Grossa - PR - Brasil Telefone: (42) 3220-4800 - www.utfpr.edu.br |
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EDITAL DIRPPG/PPGECTD-PG nº 32/2024
Fluxo contínuo
Processo de seleção de alunos de doutorado para turma 2025, no regime de fluxo contínuo, do Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - Campus Ponta Grossa
O Diretor Geral do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público que o edital de seleção para alunos do Curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, no regime de fluxo contínuo, para turma 2025.
1. Perfil do Candidato
O Curso de Doutorado será ofertado a candidatos(as) portadores(as) de título de Mestre, que apresentem projetos e tenham capacidade comprovada para estudos e pesquisas avançadas voltadas a área de Ensino de Ciência e Tecnologia. De acordo com a Resolução nº. 079/12-COPPG de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas aos servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, aos quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas. Conforme o § 2º da referida Resolução, o servidor deverá manifestar interesse nas vagas adicionais no momento da confirmação da inscrição, inserindo cópia em arquivo PDF de documento comprobatório de convênio (se houver), juntamente com a declaração do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado (item 2, subitem 2.3). A provação é condicionada ao atendimento de todos os outros requisitos requeridos neste edital.
2. VAGAS
2.1 O número total de vagas ofertadas para o ano de 2025 é de 15 (quinze) vagas, podendo ser revisto pelo colegiado do PPGECT.
2.2 Do número total de vagas ofertadas, 1 (um) são exclusivas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, caso não preenchidas, essas vagas retornarão a demanda geral;
2.3 No caso de inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 vaga no número total de vagas de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;
2.3.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígena deverá entregar, ao menos um dos seguintes documentos:
Cópia do registro administrativo de nascimento indígena(RANI); ou
Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.
2.4 No caso de inscrição de ao menos uma PCD, será adicionada 01 vaga no número total de vagas de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;
2.4.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s)vaga(s) prevista(s)para pessoa com deficiência deverá entregar, os seguintes documentos:
Atestado médico emitido nos últimos 12(doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área de deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;
Exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12(doze) meses e parecer específico com restrições e ou recomendações;
Exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.
2.5 Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas.
2.6 As vagas não preenchidas neste edital, após a divulgação dos candidatos aprovados, permanecerão abertas para o ano de 2025 (ver item 2.3). As vagas em aberto poderão ser disponibilizadas em termo aditivo, a ser lançado durante 2025. Caso a(s) vaga(s) disponibilizada(s) posteriormente, na vigência deste edital, não seja(m) preenchida(s), a(s) mesma(s) será(ão) ofertada(s) juntamente com as vagas disponibilizadas para ingresso no PPGECT no ano de 2025.
2.7 Em até 5 dias úteis após o término de cada rodada do item 3.1.1 será publicado na página do edital no site https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect-pg/editais a lista com quantitativo de vagas disponíveis remanescentes por projeto ou linha de pesquisa, conforme item 2.1. deste edital, após cada uma das rodadas de defesas. As inscrições associadas às vagas de projetos de pesquisa ou linha de pesquisa (item 2.1) que não disponham de mais vagas após as rodadas deste edital terão a inscrição indeferida e deverão efetivar nova inscrição em projeto de pesquisa ou linha de pesquisa onde haja(m) vaga(s) disponíveis na próxima rodada, conforme a referida lista com quantitativo de vagas disponíveis remanescentes por projeto de pesquisa disposto neste item.
2.7 RELAÇÃO DE LINHAS E SUBLINHAS DE PESQUISA
Os(as) candidatos(as) inscritos(as) poderão se inscrever em uma das linhas abaixo:
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Área de concentração |
Linhas de Pesquisa |
Sublinhas |
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Ciência, Tecnologia e Ensino |
Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática
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- Ensino de Ciências Naturais; |
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- Ensino de Matemática; |
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- Ensino e Inclusão; |
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- Ensino de Estatística: |
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Educação Tecnológica |
- Desenvolvimento de Produtos para a Educação Tecnológica; |
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- Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias; |
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- Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino-aprendizagem; |
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- Informática no Ensino de Ciências e Tecnologia; |
·PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PESQUISA CONSULTE O ANEXO II AO FINAL DO EDITAL.
3 INSCRIÇÕES
3.1 PRAZO PARA INSCRIÇÕES
O processo de inscrição em Fluxo Contínuo, compreende 2 fases:
1ª fase: preenchimento on-line de ficha de inscrição. LINK: https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad06/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=6&p_curscodnr=63&p_cursoanonr=2025
e
2ª fase: confirmação da inscrição, através da submissão correta da documentação, de acordo com o item 3.2. LINK: https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/
3.1.1. As inscrições on-line (1ª fase) serão realizadas, conforme o Cronograma de Fluxo Contínuo abaixo, no endereço eletrônico:
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Cronograma de Fluxo Contínuo |
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Rodadas de defesa de projetos de pesquisa |
Data limite de inscrições para candidato defender projeto na respectiva rodada |
Prazo para homologação e deferimento das inscrições |
Prazo de Recurso da homologação das inscrições |
Resultado Preliminar |
Data de publicação de datas/horários das bancas de defesa de projeto de cada rodada |
Datas de defesas de projetos de pesquisas |
Resultado Prelinimar |
Recurso da Defesa do Projeto |
Resultado Final |
Matícula e Autenticação de documentos |
Início das aulas |
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Rodada 1 - 2025/1 |
de 03 de dezembro de 2024 a 13 de janeiro de 2025 |
05 de fevereiro de 2025 |
05 a 07 de fevereiro de 2025 |
10 de fevereiro de 2025 |
10 de fevereiro de 2025 |
12 a 14 de fevereiro de 2025 |
18 de fevereiro de 2025 |
18 e 19 de fevereiro de 2025 |
21 de fevereiro de 2025 |
24 a 26 de fevereiro de 2025 |
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Rodada 2 - 2025/2 |
de 01 junho de 2025 a 16 de junho de 2025 |
18 de junho de 2025 |
18 a 20 de junho de 2025 |
24 de junho de 2025 |
24 de junho de 2025 |
01 a 03 de julho de 2025 |
08 de julho de 2025 |
08 e 09 de julho de 2025 |
28 de julho de 2024 |
30 de julho a 01 de agosto de 2025 |
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Rodada 3 - Vagas Remanescentes (se houver) |
01 de outubro de 2025 a 17 de outubro de 2025 |
24 de outubro de 2025 |
24 a 25 de outubro de 2025 |
27 de outubro de 2025 |
27 de outubro de 2025 |
03 a 05 de novembro |
10 de novembro de 2025 |
10 e 11 de novembro de 2025 |
13 de novembro de 2025 |
24 a 26 de fevereiro de 2026 |
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3.2 CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES (2ª fase) - (Instrução Normativa nº 41 de 12.08.2024 - documentos necessários para a admissão discente em Cursos de Pós-Grad Stricto)
Serão consideradas confirmadas as inscrições dos candidatos que, no período de cada rodada, conforme cronograma acima, realizarem a submissão online correta em arquivos PDF da documentação constante nas alíneas a, b, c, d, e, f, g, h, i deste subitem, através do seguinte endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/
a) Diploma de mestre(a), comprovante de diploma em trâmite de emissão, ou comprovante de defesa de dissertação realizada:
Parágrafo Único: Os portadores de títulos de mestre obtidos no exterior deverão apresentar o respectivo diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação do país de origem, anexando cópia do referido diploma com tradução para o português do Brasil;
b) Histórico de Mestrado;
c) Currículo Lattes, atualizado;
d) Documento de identificação oficial, onde conste o órgão emissor da identidade civil;
e) No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, em que o candidato concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para negros (pretos ou pardos) deverá entregar a autodeclaração em que se enquadra nesta categoria.
f) No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa com deficiência deve entregar os seguintes documentos:
I. atestado médico emitido nos últimos 12 (dose) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;
II. exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;
III. exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.
g) Quadro anexo I devidamente preenchido e, no mesmo arquivo pdf, a documentação comprobatória do Currículo Lattes (somente produções acadêmicas e demais atividades realizadas a partir do ano de 2022 com base no Qualis Capes 2017- 2020) com soma de pontuação sendo máxima de de 10,0 (dez) pontos, sendo classificados(as), nesta etapa, os(as) candidatos(as) por ordem suas notas obtidas, respeitando o item 5.1.1 deste edital, da seguinte forma:
Autor(a) ou coautor(a) de artigo completo publicado em periódicos com qualis segundo apontado pela CAPES na classificação atual: comprovar com a primeira página somente, com nome do periódico, ISSN e autores;
Autor(a) ou coautor(a) de livros publicados: comprovar com a capa do livro, ficha catalográfica, sumário e, quando for capítulo, primeira página do capítulo.
h) Ficha de inscrição devidamente preenchida on-line, assinada e digitalizada, conforme orientações no subitem 3.1;
Observação: para que a inscrição seja efetivada, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e logo em seguida impressa, pois o candidato poderá não recuperá-la posteriormente.
i) Projeto de Pesquisa, conforme modelo disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado
“Projeto de Pesquisa (Modelo)”. O projeto deve ter compatibilidade com a linha e sublinha de pesquisa escolhida pelo candidato. Ver item2.3 e ANEXO II. Destacar o ineditismo do projeto no texto;
Observações Importantes referentes à submissão dos documentos:
Na página de “Submissão de documentos para inscrição (Doutorado)- PPGECT”, antes de submeter a documentação o(a) candidato(a) deverá certificar-se de que todos os arquivos foram inseridos corretamente;
Os documentos comprobatórios de vagas direcionadas para pessoas autodeclaradas negras, pessoas autodeclaradas indígenas e PCD, devem ser adicionados ao arquivo PDF de documentação comprobatória do currículo lattes;
Os documentos inseridos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras;
Após realizar a submissão dos documentos o candidato deverá imprimir ou salvar em arquivo o comprovante;
A inobservância dos itens acima especificados implicará na eliminação do candidato do processo de seleção.
O sistema de submissões de inscrições é comum a todos os programas de pós-graduação do Campus Ponta Grossa. Desta maneira, apenas anexar os documentos requeridos neste edital.
3.3 HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
A relação das inscrições homologadas será publicada em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, até a data indicada no Cronograma referente a cada Rodada, após às 17 horas. Os recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até a data do Cronograma, referente a cada Rodada, exclusivamente via internet, em formato PDF, no endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/
O formulário para requerimento de recurso encontra-se disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado
A relação final das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, na data do Cronograma, referente a cada Rodada, , após às 17 horas.
4. ANÁLISE E DEFESA DO PROJETO:
Após homologação os(as) candidatos(as) selecionados(as) terão seus projetos submetidos para a análise pela banca composta de pesquisadores(as) dentro das sublinhas de pesquisa. O resultado da análise será divulgado na data indicada no Cronograma referente a cada Rodada, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais. Os recursos relacionados à análise dos projetos serão aceitos até data indicada no Cronograma referente a cada Rodada, exclusivamente via internet, em formato PDF, no endereço eletrônico:http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/ .
A relação final da etapa de projetos será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais,na data indicada no Cronograma referente a cada Rodada, após às 17 horas.
4.1 - A banca atribuirá uma nota ao projeto de 0 a 10 (dez). Será considerado classificado(a) o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior à 7,0 (sete). Os projetos que não atingirem a nota mínima de 7,0 (sete) serão desclassificados do processo de seleção. Para efeitos de pontuação do projeto de pesquisa serão observados os seguintes aspectos:
a) Coerência entre título, problema de pesquisa, objetivos e sublinha de pesquisa; (2,5 pts)
b) Consistência do referencial teórico; (2,5 pts)
c) Adequação dos procedimentos metodológicos; (2,5 pts)
d) Originalidade da proposta; (2,5 pts)
4.2 - A apresentação e defesa do projeto acontecerá no período descrito data indicada no Cronograma referente a cada Rodada, por meio virtual, via Sistema RNP ou similar, em horário que será especificado na relação dos candidatos selecionados. Neste documento será informado o link da sala virtual (videoconferência) para defesa de projeto de pesquisa. O PPGECT não se responsabiliza pela qualidade da conexão de internet dos(as) candidatos(as). Está fase tem valor de 10,0 (dez) pontos. Os(as) candidatos(as) que não atingirem nota igual ou superior à 7,0 (sete)nesta última fase serão desclassificados.
a) Defesa de problema de pesquisa, objetivos e pertinência na sublinha de pesquisa; (5,0 pts)
b) Defesa da originalidade da proposta; (5,0 pts)
4.3 - A apresentação e defesa do projeto serão realizadas perante banca constituída por dois ou três professores do curso, designados pela Coordenação do PPGECT, para atestar a originalidade e pertinência da proposta. O professor responsável pela sublinha de pesquisa, escolhida pelo candidato(a), será o(a) presidente(a) da banca.
5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Serão selecionados para o curso proposto os(as) candidatos(as) que atenderem às condições, de caráter obrigatório, de acordo com os seguintes critérios:
5.1 - A classificação dos candidatos por linha e sublinha de pesquisa, será composta pela média aritmética simples, dos itens 5.1.1, 5.1.2 e 5.1.3, conforme explicitado a seguir:
5.1.1- Nota referente à produção acadêmica. Este item será limitado a 10 pontos, atendendo os determinantes do subitem 3.2 deste edital e obedecendo aos valores apontados na tabela a seguir.
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Qualificação (Estrato CAPES 2017 – 2020) |
Área de Ensino e/ou Educação |
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Artigo publicado em revista A1 |
10 |
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Artigo publicado em revista A2 |
8,5 |
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Artigo publicado em revista A3 |
7,0 |
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Artigo publicado em revista A4 |
5,5 |
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Artigo publicado em revista B1 |
4,0 |
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Patente Submetida/Concedida |
10 |
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Registro de Software |
7,0 |
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Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
2,0 (limite de 2) |
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Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
1,5 (limite de 2) |
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Capítulo de livros Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
1,0 (limite de 2) |
5.1.2 - Nota do projeto atribuída pela banca, conforme item 4.1.
5.1.3 - Nota do projeto atribuída pela banca na apresentação e defesa do projeto, conforme item 4.2.
6. RESULTADO
O resultado preliminar estará disponível no endereço eletrônico abaixo a partir da data indicada no Cronograma referente a cada Rodada: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.
Os recursos para o resultado da seleção serão aceitos até a data indicada no Cronograma referente a cada Rodada, e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site:http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/
Após análise dos recursos será publicado o Resultado Final até a data indicada no Cronograma referente a cada Rodada,após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.
7. MATRÍCULA
7.1 A matrícula dos candidatos selecionados será comunicada no Resultado Final, e deverá ser realiza e confirmada com o envio digital (documentos digitalizados, legíveis e sem rasuras) para o e-mail: ppgect-pg@utfpr.edu.br, inserir como título/assunto: Matrícula – Edital xx/202x DIRPPG - Vagas Remanescentes, cópias dos seguintes documentos:
IMPORTANTE: Os documentos devem ser encaminhados individualizados (arquivos separados) e obrigatoriamente em formato PDF/A, perfeitamente legíveis, sem cortes ou rasuras, não serão aceitas fotografias de documentos:
a) Diploma de graduação;
I- Para graduação obtida no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro e dia no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir;
II- Para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.
b) Histórico escolar referente ao diploma especificado no item anterior;
c) Diploma de Mestrado ou declaração de conclusão de mestrado;
c.1) Para mestrado obtido no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite sendo-lhe concedido 12 (doze) meses para a apresentação do diploma.
c.2) Para mestrado obtido no exterior, o candidato deve apresentar o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação do País de origem e revalidado no Brasil. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.
d) Histórico escolar referente ao diploma especificado no item anterior;
e) CPF ou página impressa do site da Receita Federal;
f) Documento de identificação oficial, onde conste o órgão emissor da identidade civil.
Parágrafo único: A efetivação definitiva das matrículas está condicionada a apresentação dos documentos originais acima relacionados na secretaria da DIRPPG, Bloco E, desta Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, para autenticação administrativa. Poderá também, ser apresentadas fotocópias de documentos autenticados em cartório e enviados por correio para o endereço: Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 Bloco E – 2º Andar CEP 84017-220 Ponta Grossa-PR, ou apresentadas junto com o original, para autenticação no período da matrícula da matrícula.
O discente que não realizar o procedimento de autenticação administrativa será impossibilitado de ingressar no curso.
g) Certidão de Nascimento ou Casamento
7.2 Perderá o direito à vaga o candidato que:
a) Não efetuar sua matrícula no PPGECT-PG no período estabelecido;
b) Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.
8. INICIO DAS AULAS
O Inicio das aulas se dará no primeiro semestre de 2025. Os horários das disciplinas, datas importantes e início das aulas do Curso de Doutorado serão publicados na página do programa, no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica
9. VALIDADE
A Seleção, ora descrita, terá validade somente para a Turma do Curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia a que se refere o presente Edital.
10. DIPLOMA
Ao acadêmico(a) concluinte do curso, aprovado em todas as etapas, conforme consta no Regulamento Acadêmico, será conferido Diploma de Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia.
11. DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós- graduação stricto sensu no país, bem como as regulamentações internas da UTFPR, http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/ponta-grossa, e as normas deste edital;
11.2 O Curso de Doutorado será realizado em tempo integral;
11.3 Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Coordenação do PPGECT e pela DIRPPG - Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação do Campus Ponta Grossa;
11.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
11.5 O presente edital será publicado em xx de novembro de 2024 no endereço eletrônico abaixo: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais
Ponta Grossa, xx de novembro 2024.
Prof. Awdry Feisser Miquelin
Coordenador Doutorado
UTFPR Campus Ponta Grossa
Prof. LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO
DIRPPG
UTFPR Campus Ponta Grossa
Prof. ABEL DIONIZIO AZEREDO
Direção Geral
UTFPR Campus Ponta Grossa
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) AWDRY FEISSER MIQUELIN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 03/12/2024, às 16:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROZANE DE FATIMA TURCHIELLO GOMEZ, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 03/12/2024, às 17:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/12/2024, às 17:53, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4598695 e o código CRC (and the CRC code) D197BD0A. |
ANEXO I
SOLICITAÇÃO DE PONTUAÇÃO REFERENTE A PRODUÇÃO ACADÊMICA CONFORME ITEM 5.1.2 DESTE EDITAL
|
Artigo publicado em revista Qualis A1 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
|
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
10 |
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Artigo publicado em revista Qualis A2 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
|
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
8,5 |
|
Artigo publicado em revista Qualis A3 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
|
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
7,0 |
|
Artigo publicado em revista Qualis A4 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
|
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
5,5 |
|
Artigo publicado em revista Qualis B1 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
|
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
4,0 |
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Patente Submetida/Concedida |
Pontuação solicitada: (sem limite) |
|
Colocar após o quadro o comprovante expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
10,0 |
|
Registro de Software |
Pontuação solicitada: (sem limite) |
|
Colocar após o quadro o comprovante expedido INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
7,0 |
|
Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
|
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
2,0 (limite 4,0 pontos) |
|
Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
|
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,5 (limite 3,0 pontos) |
|
Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
|
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,0 (limite 2,0 pontos) |
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TOTAL DE PONTUAÇÃO SOLICITADA |
ESTA SOMA DEVE SER MAIOR OU IGUAL A 7,0 |
ANEXO II
RESUMO DESCRITIVO DE ABRANGÊNGIA TEMAS DE PESQUISAS PARA LINHAS/SUBLINHAS APRESENTADAS PELO PPGECT NO ITEM CONFORME ITEM 2.3 DESTE EDITAL
Linha de Pesquisa: Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática
Sublinhas:
Ensino de Ciências Naturais: Admite projetos de pesquisas voltados ao ensino de Física, Química e/ou Biologia que estejam relacionadas aos temas de Arte, Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ensino e Inclusão e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Ensino de Matemática: Admite projetos de pesquisa voltados às diversas abordagens metodológicas e temáticas relacionadas ao ensino da Matemática nos diferentes níveis de escolaridade: Educação Matemática Crítica, Resolução de Problemas, Ensino Exploratório, Projetos de Investigação, Formação e Aprendizagem Profissional de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Raciocínio Matemático, Teoria da Aprendizagem Significativa, Educação Matemática inclusiva para pessoas com deficiência e Tecnologias no Ensino de Matemática.
Ensino de Estatística: Admite projetos de pesquisa voltados ao ensino de Probabilidade e Estatística que estejam relacionados aos temas tecnologias de Informação e Comunicação; Metodologias Ativas; Resolução de Problemas; Avaliação das Aprendizagens; Formação de Professores e Projetos de Investigação.
Ensino e Inclusão: Admite projetos de pesquisa voltados às diversas abordagens metodológicas e temáticas relacionadas ao ensino da Ciências, Naturais, Matemática e/ou Tecnologia, focados em grupos específicos com necessidades assitivas especiais para suas aprendizagens.
Para saber mais, consulte o Currículo Lattes dos(as) pesquisadores(as) pertencentes a cada sublinha: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado/fm
Linha de Pesquisa: Educação Tecnológica
Sublinhas:
Desenvolvimento de produtos para a Educação Tecnológica: Admite projetos voltados ao planejamento, a criação, a testagem e a verificação de produto educacional técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, que possa gerar ativos de propriedade industrial ou intelectual. O produto desenvolvido deve ter aderência com a área de Ensino de Ciência e Tecnologia e produzir impacto e ter aplicabilidade educacional voltada para o letramento tecnológico e metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, priorizando o caráter inovativo tecnológico e social.
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias: Admite projetos a serem desenvolvidos que versam em algum dos seguintes temas: análise e propostas curriculares para cursos de engenharia e outras tecnologias; formação de professores para ensino superior, particularmente nas engenharia; análises de reprovação, retenção, evasão em cursos de engenharia; usos de metodologias ativas no ensino superior e particularmente nas engenharias; ensino das ciências básicas (matemática, física, química) e ensino das tecnologias nas engenharias.
Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino-Aprendizagem: Admite projetos de pesquisas voltados ao ensino com enfoque Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para os diferentes níveis de escolaridade e na formação inicial e continuada de professores.
Informática no Ensino de Ciências e Tecnologias: Admite projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento, aplicação ou avaliação de tecnologias computacionais na área de Ensino ou Educação com abordagem de conteúdos desde a educação básica ao ensino superior.
Para saber mais, consulte o Currículo Lattes dos(as) pesquisadores(as) pertencentes a cada sublinha: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado/et
| Referência: Processo nº 23064.044650/2024-01 | SEI nº 4598695 |