Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS LONDRINA DIR. DE GRAD. E EDUC. PROFISSIONAL - LD |
|||
EDITAL Nº 001/2025 – DIRGRAD
CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CÂMPUS LONDRINA DA UTFPR PARA CURSAR A DISCIPLINA OPTATIVA PROCESSO DE PROJETO EM ENGENHARIA INSERIDO NA METODOLOGIA DE ENSINO INOVADOR (MEI-U).
___________________________________________________________________
1 - OBJETO
O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UTFPR Campus Londrina, para cursarem a disciplina Processo de Projeto em Engenharia oferecida no primeiro semestre letivo de 2025 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). A disciplina consiste no desenvolvimento, em equipes multidisciplinares, de projetos relacionados a demandas do setor produtivo e da sociedade em geral. As propostas de projeto são apresentadas por representantes das instituições (indústrias, empresas, ONGs) e a execução é coordenada por um docente ou grupo de docentes.
2 - DA DISCIPLINA
Processo de Projeto Em Engenharia
Código: OP69B. Carga horária: 120 horas.
Horários dos encontros síncronos: sexta-feira, das 13h50 às 15h30 (6T2, 6T3).
Objetivos: Desenvolvimento de competências transversais, como a realização de atividades colaborativas, criatividade, comunicação oral e escrita, tomada de decisão e gestão de conflitos.
Ementa: Definição do Problema. Medição e Análise do Problema. Proposta de Melhorias. Seleção da Solução. Implementação da Solução. Avaliação do Desempenho. Análise Crítica e Marcos de Aprendizagem
Metodologia: sala de aula invertida.
Observação: a disciplina é ministrada em português, porém todo o material desenvolvido e apresentado pelos alunos e para as empresas como textos, atas de reuniões, sistemas de análises e controles, apresentações poderão ser oferecidos na língua inglesa caso seja realizado nas empresas.
3 - VAGAS
Serão disponibilizadas ao mínimo 04 (quatro) vagas, por curso, para a disciplina Processo de Projeto em Engenharia, para serem cursadas no primeiro semestre letivo de 2025 (01/2025), obedecendo as datas previstas em calendário acadêmico, para sua efetiva conclusão. O número de vagas dependerá do número de empresas habilitadas que participarão do MEI-U.
4 - REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
ü Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos ofertados no Campus Londrina da UTFPR;
ü Para as Engenharias, estar entre o sexto e o décimo período de seu curso no momento da inscrição;
ü Para a Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos, estar entre o quarto e sexto período no momento da inscrição.
ü Possuir um coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 0,50;
ü Não possuir em seu Histórico reprovação por frequência nas disciplinas matriculadas nos últimos dois períodos cursados;
4.1 Perfil desejado do(a) aluno(a) a ser selecionado para cursar essas disciplinas:
- Comprometimento;
- Postura proativa;
- Ética;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Resiliência.
4.2 Atividades a serem desenvolvidas durante a disciplina
Etapa |
Atividades |
Período |
1 |
(re) Definir o problema Repetir para refinar e gerar mais conceitos |
08 dias |
2 |
Pesquisa das necessidades e benchmarking Compreender os usuários e o espaço de design |
14 dias |
3 |
Brainstorming Gerar tantas ideias quanto possível |
14 dias |
4 |
Protótipo Prototipagem rápida para explorar as ideias |
60 dias |
5 |
Teste Aprendizagem com os protótipos |
30 dias |
5 - INSCRIÇÕES
5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I.
5.2 - Os alunos interessados no processo de seleção deverão acessar o link Formulário de inscrição e preencher as informações demandadas no formulário até às 23h59 do dia 09/03/2025.
5.3 – Os alunos interessados devem gravar e postar um vídeo de, no máximo, 03 (três) minutos, contendo: 1. Apresentação das habilidades (hard, digital e soft skills) do candidato; 2. Atividades desenvolvidas na UTFPR e fora dela.
5.4 - Os alunos deverão enviar o link do currículo do LinkedIn.
6 - DOS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO
6.1 - A seleção dos candidatos deverá ser realizada por uma equipe composta pelos docentes responsáveis pela disciplina Processo De Projeto Em Engenharia.
6.2 - Os estudantes serão classificados por ordem decrescente de pontuação final, obtida através da soma simples das pontuações para os critérios estabelecidos na tabela de pontuação no Anexo II deste edital.
6.3 - Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR.
7 - DOS RESULTADOS E RECURSOS
7.1 - O resultado preliminar, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela DIRGRAD-LD até o dia 13/03/2025, conforme cronograma no Anexo I deste edital.
7.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até as 23h59 do dia 17/03/2025.
7.3 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail mei-u-ld@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL 01/2025 - DIRGRAD.
7.4 - O resultado final, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela DIRGRAD-LD no dia 21/03/2025, conforme cronograma no Anexo I deste edital.
8 - MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS
8.1 - Caso não pertençam à matriz curricular do curso no qual o estudante está matriculado e não possuam equivalência cadastrada na matriz curricular, para efeito de cômputo no histórico escolar, as disciplinas se enquadram na definição de enriquecimento curricular.
8.2 - A validação das disciplinas, para cômputo no histórico escolar, em categorias diferentes das de enriquecimento curricular, está sujeita às regras e procedimentos do curso no qual o estudante está matriculado. Exemplos de categorias diferentes das de enriquecimento curricular: disciplina eletiva, disciplina obrigatória, atividade complementar, atividade de extensão.
8.3 - A matrícula do estudante selecionado na disciplina será solicitada pela DIRGRAD-LD, via SEI para o DERAC-LD no dia 24/03/2025, e não requer qualquer ação do estudante.
8.4 - A matrícula do estudante selecionado permanece submetida a todas as regras estabelecidas no REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR).
8.5 Em caso de não preenchimento das vagas em um curso, estas vagas poderão ser remanejadas para outros cursos em que houver lista de excedentes, a critério da comissão de seleção.
9 - DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.
9.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIRGRAD-LD, observada a legislação vigente.
9.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.
9.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: Editais Londrina
9.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária de Londrina.
Londrina Paraná, 10 de fevereiro de 2025.
SIDNEY ALVES LOURENÇO
Diretor Geral
UTFPR Campus Londrina
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 10/02/2025, às 09:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4704736 e o código CRC (and the CRC code) 0E0D67EC. |
ANEXO I
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL
Atividade |
Data ou período |
Inscrição dos candidatos |
Até às 23h59 do dia 09/03/2025 |
Divulgação do resultado preliminar |
Até 13/03/2025 |
Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar |
Até às 23h59 do dia 17/03/2025 |
Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar |
21/03/2025 |
Divulgação do resultado final |
21/03/2025 |
Início da Disciplina |
28/03/2025 |
ANEXO II
Itens para avaliação que devem ser preenchidos no link da inscrição.
FICHA DE PONTUAÇÃO - ENTREGAR PREENCHIDO COM OS DOCUMENTOS ANEXADOS NA ORDEM DOS ITENS DESCRITOS
Nome Candidato: R.A.
Curso Matriculado: Período
Link LinkedIn:
Inserir vídeo de até 3 minutos justificando o porquê quer participar do MEI-U, suas habilidades, características, etc.
Item |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos Homologados (não preencher) |
Coeficiente de Rendimento Escolar |
Valor retirado do Histórico escolar multiplicado por 2, utilizado somente em caso de empate entre os candidatos |
|
|
a) Participação de programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
05 pontos/semestre - (máximo 20 pontos) |
|
|
b) Participação de programa de Monitoria institucional |
3 pontos/semestre - (máximo 06 pontos) |
|
|
c) Participação em diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE |
2 pontos/semestre - (máximo 08 pontos) |
|
|
d) Participação em projeto no hotel tecnológico ou incubadora tecnológica |
2 pontos/mês - (máximo 12 pontos) |
|
|
e) Experiência profissional na área de formação (estágio ou emprego) |
3 pontos/a cada 100 horas comprovadas - (máximo de 12 pontos) |
|
|
f) Atividade de voluntariado devidamente comprovada por declaração da instituição onde foi realizado o voluntariado |
0,5 pontos por atividade comprovada - (máximo de 08 pontos) |
|
|
TOTAL |
|
|
Obs.: As atividades elencadas na Tabela 1 deste edital efetuadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR, não serão computadas.