Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-MD |
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EDITAL 1/2025 - DIRGRAD-MD
CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CAMPUS MEDIANEIRA DA UTFPR PARA MATRÍCULA NA DISCIPLINA PROJETOS INOVADORES APLICADOS
VAGAS
Serão disponibilizadas 4 (quatro) vagas, por curso, para a disciplina de Projetos Inovadores Aplicados (PIA), para o primeiro semestre letivo do ano 2025, obedecendo às datas previstas em calendário acadêmico, para sua efetiva conclusão.
CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA PARTICIPAÇÃO:
Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de Bacharelado (engenharia e BCC) ou Licenciatura ou Tecnologia ofertados pelo Campus Medianeira da UTFPR;
Para as Engenharias de Alimentos, Elétrica e Produção, estar regularmente matriculado entre o sexto e o décimo períodos de seu curso, no momento da matrícula na disciplina (2024-2);
Para a Engenharia Ambiental, estar regularmente matriculado entre o sétimo e o décimo períodos de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-2);
Para a Ciência da Computação, estar regularmente matriculado entre o sexto e o oitavo períodos de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-2);
Para as Licenciatura em Química, estar regularmente matriculado entre o quinto e o oitavo períodos de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-2);
Para as Tecnologias de Alimentos e Gestão Ambiental, estar regularmente matriculado entre o quinto e sexto períodos de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-2);
Para a Tecnologia em Manutenção Industrial, estar regularmente matriculado entre o quarto e sexto períodos de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-2);
Possuir coeficiente de rendimento escolar normalizado igual ou superior a 0,5, no período de inscrição ao presente Edital.
2.1 O Perfil desejado do(a) aluno(a) a ser selecionado para cursar essas disciplinas compreende as seguintes qualidades, habilidades ou competências:
Comprometimento;
Postura proativa;
Ética;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Resiliência.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Os alunos serão classificados em ordem decrescente, por meio de um coeficiente final, obtido pela soma simples dos seguintes componentes:
Item |
Pontuação |
Máximo |
Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
08 pontos a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas |
24 pontos |
Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais. |
02 pontos por publicação |
08 pontos |
Programa de monitoria |
04 pontos a cada semestre completo de participação |
08 pontos |
Ter participado do centro acadêmico |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Ter participado do DCE |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Ter participado de empresa júnior |
0,5 ponto por mês de participação |
14 pontos |
Teve projeto no Hotel Tecnológico |
01 ponto a cada mês comprovado |
10 pontos |
Realização de estágio/emprego na sua área de formação |
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas |
10 pontos |
Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
01 ponto a cada mês comprovado |
10 pontos |
Em caso de empate na classificação, terá preferência quem tiver maior coeficiente de rendimento escolar normalizado.
Obs: As atividades elencadas no item 3 deste edital e efetuadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR, não serão computadas.
SELEÇÃO
Os alunos deverão preencher o Anexo I (Fixa de inscrição) deste edital e anexar os documentos comprobatórios.
Os alunos deverão enviar a ficha de inscrição e os documentos comprobatórios referentes às pontuações, dentro do período de 13/02/2025 a 23/02/2025 para o e-mail meiu-md@utfpr.edu.br.
Obs: É necessário o envio da ficha de inscrição e de todos os documentos comprobatórios digitalizados, em ordem, sob pena de desclassificação. Quando houver mais de uma inscrição por candidato, somente a última será considerada válida.
COMISSÃO DE SELEÇÃO
A comissão de seleção será formada pelos professores coordenadores da disciplina, Prof. Reginaldo Borges e Prof. Elias Lira dos Santos Junior.
MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS
A Comissão de Seleção encaminhará à SEGEA-MD, a lista com os classificados, em número não superior ao número de vagas previstas neste edital, para que se proceda o registro da matrícula.
A disciplina PIA possui carga horária total de 120h, sendo 30h executadas presencialmente e 90h executadas de maneira não-presencial. A carga presencial corresponde a reuniões gerenciais de planejamento e acompanhamento dos projetos. A carga não-presencial contempla o desenvolvimento das atividades pelos alunos.
A carga horária presencial da disciplina Projetos Inovadores Aplicados será ofertada nos seguintes horários: 3T4 e 3T5. No entanto, é necessário que o aluno possua disponibilidade para participar de visitas e reuniões na empresa vinculada ao projeto, as quais ocorrerão durante o período diurno. O número de visitas e reuniões será definido de acordo com as necessidades específicas de cada projeto.
É de responsabilidade do aluno aprovado não se matricular em outras disciplinas que causem conflito de horário com os períodos acima descritos ou que excedam a carga horária total permitida.
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO:
7.1 Divulgação do resultado: até as 18h do dia 24/02/2025, publicado na página de editais da Dirgrad (https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).
7.2 Interposição de recurso: deve ser solicitado oficialmente, através do endereço eletrônico dirgrad-md@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 26/02/2025, endereçado ao Diretor de Graduação do Campus MD.
7.3 Divulgação da classificação final: até as 18h do dia 28/02/2025, publicado na publicado na página de editais da Dirgrad (https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).
7.4 O(a) candidato(a), ao se inscrever para a disciplina, declara conhecer o caráter da mesma e se compromete a levá-la a bom termo.
7.5 Os casos omissos nesta Chamada de Seleção serão deliberados pela Comissão de Seleção.
7.6 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Foz do Iguaçu-PR, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
7.7 Este edital, possíveis adendos ou novos editais de alterações no edital original, assim como seus resultados de seleção, interposição, classificação final, serão publicados no site da UTFPR (https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).
7.8 Os alunos que porventura se inscreverem no processo de seleção e não atenderem o item 2 deste edital, não serão matriculados no Sistema Acadêmico.
7.9 Em caso de não preenchimento das vagas em um curso, estas vagas poderão ser remanejadas para outros cursos em que houver lista de excedentes, a critério da comissão de seleção.
Medianeira, 12 de fevereiro de 2025.
Eduardo Eyng
Diretor de Graduação e Educação Profissional
Campus Medianeira
Claudio Leones Bazzi
Diretor Geral
Campus Medianeira
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 13/02/2025, às 08:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 13/02/2025, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4718392 e o código CRC (and the CRC code) 858B86AB. |
ANEXO I do Edital 01/2025 – DIRGRAD-MD
FICHA DE INSCRIÇÃO
ENTREGAR PREENCHIDO
Instruções de preenchimento:
Preencha essa ficha com a pontuação correspondente às atividades desempenhadas;
Insira cada documento comprobatório na sequência e em ordem discriminada na tabela, em arquivo único;
Certifique-se que os documentos estão legíveis;
Salve o seu documento no formato .PDF;
Compacte a ficha de inscrição com os documentos comprobatórios em um único arquivo .ZIP e envie pelo site http://meiu.md.utfpr.edu.br/.
Candidato:________________________________________________
RA:_______________________________________________________
Atividades classificatórias
Discriminação da atividade |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos Homologados (não preencher) |
Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
08 pontos – a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas (max de 24 pontos) |
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Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais. |
02 pontos por publicação - (max 08 pontos) |
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Programa de monitoria |
04 pontos a cada semestre completo de participação – (max 08 pontos) |
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Ter participado do centro acadêmico |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação - (max 08 pontos) |
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Ter participado do DCE |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação - (max 08 pontos) |
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Ter participado de empresa júnior |
0,5 ponto por mês de participação - (max 14 pontos) |
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Teve projeto no Hotel Tecnológico |
01 ponto a cada mês comprovado - (max de 10 pontos) |
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Realização de estágio/emprego na sua área de formação |
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas - (max de 10 pontos) |
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Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
01 ponto a cada mês comprovado - (max de 10 pontos) |
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TOTAL |
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Coeficiente Acadêmico
Coeficiente Acadêmico Normalizado |
Coeficiente Acadêmico Homologado (não preencher) |
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TOTAL |
TOTALIZAÇÃO (preenchimento pelos docentes responsáveis pela disciplina)
Pontuação Atividades Homologadas |
Coef. Acadêmico Homologado |
Pontuação Total |
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TOTAL |