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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS TOLEDO Programa de Pós-Graduação de Tecnologias em Biociências - TD |
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EDITAL nº 01/2025 PPGBIO-TD
RETIFICADO EM 06/03/2025
PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA ALOCAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EM BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS TOLEDO
APRESENTAÇÃO
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências (PPGBio), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, no uso das suas atribuições legais, torna público a abertura das inscrições para o processo classificatório para alocação (mediante disponibilidade orçamentária) de Bolsas de Estudos.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
É considerado elegível para a concessão de bolsas, o candidato que cumprir os seguintes requisitos:
Estar devidamente matriculado no PPGBio como aluno regular;
Não ter obtido o conceito igual ou inferior a “D” em qualquer disciplina cursada; e
Satisfazer todos os critérios do regulamento específico da agência de fomento concedente da bolsa (quando aplicável) e comprometer-se a cumprir as demais exigências do PPGBio e da UTFPR durante a vigência da bolsa.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas respeitando o período indicado no Cronograma (veja Seção 8), por meio de formulário eletrônico (disponível em Link), com a documentação na ordem solicitada, anexada em um único arquivo, em formato Portable Document Format (PDF).
O pedido de inscrição deverá ser acompanhado da seguinte documentação:
Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo I);
Declaração de vínculo empregatício, quando houver compatibilidade entre atividades laborais e de bolsista, se for o caso. (Anexo II);
Candidato com vínculo empregatício, que desejar dedicar-se exclusivamente as atividades do Programa, deverá anexar declaração de rompimento do vínculo caso contemplado (Anexo III);
Comprovação por fotocópia da carteira de trabalho ou declaração de não ter vínculo empregatício de qualquer natureza, quando for o caso (Anexo IV);
Histórico escolar em que conste as disciplinas já cursadas e o CR (coeficiente de rendimento);
Cópia do Currículo Lattes preenchido na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), atualizado no mês da inscrição; e
Ficha de Avaliação do Currículo Lattes (ACL) preenchida (Anexo V), acompanhada da documentação comprobatória ordenada e numerada dos itens que o candidato almeja obter pontuação.
Em caso de inconsistência no preenchimento ou envio da documentação requerida (descrita no Item 3.2), o candidato será excluído do processo de classificação.
Ao efetuar a sua inscrição, o candidato declara conhecer e aceitar todas as condições contidas no presente edital assim como em qualquer outro documento regulatório vigente.
PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO
O processo de classificação será realizado pelo Colegiado do Programa.
Os candidatos serão classificados de acordo com MF = ACL·0,6 + CR·0,4 sendo a ACL dos diferentes candidatos normalizada de 0 (zero) a 10 (dez), considerando como referência a maior pontuação total deferida no Anexo V dentre os candidatos.
Os casos de empate serão resolvidos da seguinte forma:
Empate entre alunos com datas de matrícula diferentes, será beneficiado aquele com data de matrícula mais antiga.
Empate entre alunos com mesma data de matrícula, será beneficiado aquele que tiver o maior ACL. Caso o empate permanecer, será beneficiado aquele que tiver o melhor CR, seguido daquele que for mais velho.
Candidatos classificados neste processo seletivo ficarão em lista de espera para eventual alocação de bolsas de estudos, respeitando a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária.
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O resultado final do processo será divulgado no sítio eletrônico do PPGBio conforme indicado no cronograma (veja Seção 8).
A efetividade da implementação das bolsas depende da disponibilidade e repasse de recursos advindos de órgãos financiadores.
RECURSO
Após a divulgação do resultado, os candidatos poderão impetrar recurso, dirigido ao Colegiado do PPGBio, no prazo máximo de 3 (três) dias corridos a contar da data de publicação do resultado preliminar.
O pedido de recurso será de responsabilidade exclusiva do aluno e deverá ser encaminhado por e-mail para ppgbio-td@utfpr.edu.br, contendo a justificativa, assinado pelo solicitante e anexado em um único arquivo em formato Portable Document Format (PDF).
O resultado final após julgamento dos recursos interpostos será publicado no sítio eletrônico do PPGBio respeitando o cronograma (veja Seção 8).
VALIDADE DO EDITAL
O resultado deste edital terá validade até o lançamento do próximo processo classificatório para alocação de bolsas de estudo do PPGBio.
CRONOGRAMA
O processo classificatório para alocação de bolsas de estudos compreende as seguintes etapas:
Período para realização das inscrições: 15/03/2025 a 22/03/2025
Período para realização das inscrições: 10/03/2025 a 17/03/2025
Divulgação do resultado preliminar: 24/03/2025
Divulgação do resultado preliminar: 19/03/2025
Data limite para interposição de recurso: 26/03/2025
Data limite para interposição de recurso: 21/03/2025
Divulgação do resultado final: 29/03/2025
Divulgação do resultado final: 26/03/2025
DISPOSIÇÕES FINAIS
Ao se inscrever, o candidato declara conhecer e aceitar as condições do Edital.
Acarretará a desclassificação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de possíveis legislações e normas relacionadas a este Edital.
O descumprimento dos Critérios de Elegibilidade estabelecidos neste Edital implicará automaticamente a perda dos direitos de percepção da bolsa, a qual será então redistribuída conforme ordem de classificação.
O presente edital e demais documentos relacionados a este processo de seleção serão divulgados no sítio do PPGBio.
Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGBio.
Para dirimir as questões oriundas deste Edital, fica eleito o foro da Justiça Federal de Toledo, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Toledo, 11 de fevereiro de 2025.
Documento assinado eletronicamente por:
Gustavo Henrique Dalposso
Coordenador do Programa do Pós-Graduação em Tecnologia em Biociências
Mariana Sbaraini Cordeiro
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Toledo
Elder Elisandro Schemberger
Diretor-Geral do Câmpus Toledo
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO HENRIQUE DALPOSSO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 06/03/2025, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIANA SBARAINI CORDEIRO, DIRETOR(A), em (at) 07/03/2025, às 09:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELDER ELISANDRO SCHEMBERGER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/03/2025, às 10:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4754314 e o código CRC (and the CRC code) 454410E2. |
Anexo I
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA ALOCAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIO) DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS TOLEDO
NOME DO DISCENTE:_________________________________________________________
NÚMERO DE MATRÍCULA:____________________________________________________
RG:__________________________________________________________________________
TELEFONE:__________________________________________________________________
e-mail:________________________________________________________________________
Toledo, ____ de _______________de 20___.
__________________________________________________
ASSINATURA DO DISCENTE
Anexo II
DECLARAÇÃO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO
Eu, __________________________________________, regularmente matriculado no curso de pós-graduação da UTFPR-TD no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências (PPGBIO), sob orientação do professor orientador ______________________________________, declaro que possuo vínculo empregatício com a Instituição __________________________________________________________, com carga horária de xx horas semanais.
Declaro ainda que as atividades a serem desenvolvidas estão de acordo com o previsto na PORTARIA CAPES Nº 133, DE 10 DE JULHO DE 2023.
Estou ciente ainda que, em caso de desempenho insatisfatório, a bolsa poderá, a critério da Coordenação, não ser renovada e/ou ser cancelada. Comprometo-me a informar imediatamente ao orientador e à Coordenação do PPGBIO, sob risco de cancelamento da bolsa, sobre qualquer alteração nas informações acima (mudança de vínculo empregatício, de carga horária, etc.).
Data: ________/ ________ / _______ Assinatura do aluno/RA:______________________________________
Anexo III
DECLARAÇÃO
Eu _________________________________________________________________________, CPF nº ________________________, Carteira de Identidade de nº _____________________, residente e domiciliado no endereço ______________________________________________
___________________________________________________________________________, declaro que, caso contemplado com a bolsa, irei romper o(s) vínculo(s) empregatício(s) que possuo atualmente e comprometo-me a apresentar a documentação comprobatória desse rompimento no prazo máximo de 30 dias.
Toledo, ____ de _______________de 20___.
_________________________________________________________
ASSINATURA DO DISCENTE
ANEXO IV
DECLARAÇÃO
Eu _________________________________________________________________________, CPF nº ________________________, Carteira de Identidade de nº _____________________, residente e domiciliado no endereço ______________________________________________
___________________________________________________________________________, declaro que:
• NÃO possuo vínculo empregatício de qualquer natureza ou vínculo com contrato suspenso (sem remuneração), conforme definido no regulamento da agência de fomento.
• NÃO recebo qualquer tipo de remuneração proveniente de vínculo empregatício, atividade profissional autônoma, estágios, pensão ou atividade alheia ao PPGBio.
• NÃO possuo qualquer relação de trabalho com a UTFPR.
• NÃO sou aposentado ou estou em situação equiparada.
• NÃO acumulo percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio de agências de fomento ou organismo nacional ou internacional.
Toledo, ____ de _______________de 20___.
_________________________________________________________
ASSINATURA DO DISCENTE
Anexo V
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES (ACL)
1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos |
Pontos por item |
Pontuação solicitada |
Pontuação deferida |
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1.1. Resumo publicado (até duas páginas) |
Internacional |
0,5 |
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Nacional |
0,3 |
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1.2. Resumo expandido e trabalho completo (acima de duas páginas) |
Internacional |
1,0 |
|
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Nacional |
0,5 |
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2. Produção científica e tecnológica |
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2.1. Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis CAPES na área INTERDISCIPLINAR. |
A1 |
10,0 |
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A2 |
9,5 |
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A3 |
9,0 |
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A4 |
8,5 |
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B1 |
7,0 |
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B2 |
5,5 |
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B3 |
4,0 |
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B4 |
2,5 |
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B5 |
1,0 |
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C |
0,5 |
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2.2. Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no QUALIS/CAPES ou não listado na área de INTERDISCIPLINAR. |
Internacional |
0,8 |
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Nacional |
0,4 |
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2.3. Capítulo em livro científico internacional |
6,0 |
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2.4. Livro científico internacional |
10,0 |
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2.5. Capítulo em livro científico nacional com ISSN |
4,0 |
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2.6. Livro científico nacional com ISSN |
8,0 |
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2.7. Patente registrada/publicada |
10,0 |
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2.8. Patente concedida |
20,0 |
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3. Pós-graduação Latu sensu por curso (máximo 20 pontos) |
10,0 |
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4. Experiência profissional mediante registro em carteira de trabalho ou cópia de contrato por ano (máximo 50 pontos) |
5,0 |
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Total |
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Toledo, ____ de _______________de 20___.
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ASSINATURA DO DISCENTE
Referência: Processo nº 23064.056952/2024-14 | SEI nº 4754314 |