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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV CENTRO ACAD DE LINGUAS EST MODERNAS-DV |
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EDITAL 001/2025 DIRGRAD/DIRGE - DV
CALEM - ABERTURA CURSOS DE LÍNGUA INGLESA
rETIFICADO EM 24/03/2025
De ordem da Direção-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos (DV), a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) - Campus DV, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para concorrer à vaga para os cursos de Língua Inglesa do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas – CALEM.
1. DAS TURMAS DISPONÍVEIS
TURMA |
DIA DA SEMANA |
HORÁRIO DAS AULAS |
MODALIDADE |
IN111 - Inglês 1 (1º período) |
Quarta-feira |
15h50 - 17h30 |
Presencial |
IN111 - Inglês 1 (1º período) |
Quinta-feira |
15h50-17h30 |
Presencial |
IN131 - Inglês 3 (3º período) |
Quarta-feira |
17h30 - 19h |
Presencial |
IN161 - Inglês 6 (6º período) |
Segunda-feira |
17h30 - 19h |
Presencial |
Tabela 1: Turmas e horários
2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO, VAGAS E FORMA DE CLASSIFICAÇÃO
2.1 REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
2.1.1 IN111 - Inglês 1: aluno de graduação, aluno de pós-graduação stricto sensu e servidor da UTFPR-DV.
2.1.2 IN131 - Inglês 3: aluno aprovado no IN121 – Inglês 2 em 2024/1 ou aprovado em teste de nivelamento.
2.1.3 IN161 - Inglês 6: aluno aprovado no IN151 – Inglês 5 em 2024/1 ou aprovado em teste de nivelamento.
2.2 DAS VAGAS
2.2.1 Cada turma oferecerá 25 (vinte e cinto) vagas. Havendo um número maior de inscritos em relação às vagas ofertadas, as vagas serão distribuídas em ordem preferencial:
2.2.1.1 8 (oito) vagas ficam reservadas aos negros, conforme Artigo 1º, do Decreto nº 9427 de 28/06/2018.
I. Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros, aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
II. Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do processo seletivo e, se houver sido selecionado, será imediatamente desligado.
III. A matrícula candidatos selecionados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total de cada turma e o número de vagas reservadas a candidatos negros.
IV. Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação na seleção.
2.2.1.2 3 (três) vagas ficam asseguradas às pessoas portadoras de deficiência, conforme Capítulo VI, Artigo 17, § 5° da Lei 11.788 de 25/09/2008.
I. A matrícula dos candidatos selecionados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total e o número de vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência.
II. A matrícula do candidato selecionado a vaga de portador de deficiência, fica condicionada a apresentação de Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível de sua deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência, contendo assinatura com carimbo e CRM do médico especialista na área de deficiência/doença do candidato.
2.2.1.3 1 (uma) vaga para alunos de pós-graduação stricto sensu do Campus Dois Vizinhos.
2.2.1.4 2 (duas) vagas para servidores.
2.3 DA FORMA DE CLASSIFICAÇÃO
2.3.1 No caso de alunos da graduação, a classificação será por ordem do maior coeficiente de rendimento do curso no qual está matriculado e, no caso de empate, por maior idade.
2.3.2 No caso de alunos de Mestrado ou Doutorado, terá prioridade aquele com maior tempo de ingresso no curso e, no caso de empate, o de maior idade.
2.3.3 No caso de servidores, terá prioridade o servidor com maior tempo de serviço na instituição e, no caso de empate, o de maior idade.
2.3.4 A classificação é feita, automaticamente, pelo sistema de matrícula do CALEM.
3. DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
3.1 ALUNOS E SERVIDORES QUE FARÃO TESTE DE NIVELAMENTO
01 |
Interessados* no Inglês 3 (IN131) e Inglês 6 (IN161) - que não foram aprovados na disciplina anterior em 2024/1 |
Início: data de publicação do edital Término: até às 23h59 do dia 30 de março de 2025 |
Inscrição para o teste: https://forms.gle/X1ykqCLrYv83WvKr9 |
02 |
Homologação da lista de inscritos |
Até às 23h59 do dia 01 de abril de 2025 |
https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos |
03 |
Interposição de recurso contra a homologação da lista de inscritos |
Até às 23h59 do dia 03 de abril de 2025 |
Via e-mail: editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br |
04 |
Homologação da lista de inscritos - Resultado final |
Até às 23h59 do dia 07 de abril de 2025 |
Portal da UTFPR: ver item 5.2 do Edital |
05 |
Data e horário do teste de nivelamento |
09 de abril de 2025 às 17h30 |
A sala será informada junto com a lista de inscritos. |
06 |
Publicação da lista de aprovados |
Até às 23h59 do dia 11 de abril de 2025 |
https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos |
07 |
Início das aulas do CALEM-DV |
A partir do dia 14 de abril de 2025 (conferir o dia da semana da sua aula) |
Verificar horário na Tabela 1 |
Tabela 2: Teste de nivelamento
*Caso o candidato se enquadre em uma das categorias, conforme os itens 2.2.1.1 e 2.2.1.2 na seção 2.2, ele deverá enviar o comprovante (autodeclaração ou laudo médico) para o e-mail calem-dv@utfpr.edu.br, até às 23h59 do dia 31 de março de 2025 (inserir como assunto: Comprovante_Edital 001_2025 CALEM_nome do estudante).
3.1.1 Informações aos aprovados sobre o processo de matrícula do CALEM serão disponibilizadas juntamente com o resultado no teste de nivelamento.
3.1.2 Alunos calouros também podem fazer o teste de nivelamento.
3.1.3 O teste de nivelamento é composto por uma avaliação escrita e/ou avaliação oral. Para aprovação, é necessário obter nota mínima igual ou superior a sete (7,0).
3.1.4 A aprovação no teste de nivelamento não é garantia de vaga no curso pretendido.
3.2 ALUNOS E SERVIDORES INTERESSADOS NO INGLÊS 1 OU QUE CURSARAM INGLÊS EM 2024/1
01 |
SERVIDORES* Inscrição para concorrer à vaga |
Início: 11 de março de 2025 Término: até às 23h59 do dia 30 de março de 2025 |
Inscrição: acessar: Sistemas Corporativos / Sistemas Gerais / Calem Matrícula Servidor |
02 |
ALUNOS* Inscrição para concorrer à vaga |
Início: 11 de março de 2025 Término: até às 23h59 do dia 30 de março de 2025 |
On-line no Portal do aluno. |
03 |
Resultado da Classificação |
Até às 23h59 do dia 01 de abril de 2025 |
Verificar no Portal do Aluno se o seu nome foi CLASSIFICADO. |
04 |
Interposição de Recurso |
Até às 23h59 do dia 07 de abril de 2025 |
Via e-mail: editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br |
05 |
Resultado Final |
Até às 23h59 do dia 09 de abril de 2025 |
Portal da UTFPR: ver item 5.2. |
06 |
Período de Ajuste para os INSCRITOS (não é possível inscrição nessa data) Alunos e Servidores inscritos não classificados na primeira chamada. __________________ OU Desistência: caso tenha feito a inscrição, mas tenha desistido de completar a matrícula (isto é, de fazer o curso). |
11 de abril de 2025 |
Fazer a (re)inscrição novamente: Online no portal do aluno: http://aluno.utfpr.edu.br _______________________ OU Desistência: acessar o portal e desistir da vaga (necessário). |
07 |
Alunos matriculados |
11 de abril de 2025 |
Verificar no Portal do Aluno |
08 |
Início das aulas do CALEM |
A partir de 14 de abril de 2025 (ver o dia da semana da sua aula). |
Verificar horário na Tabela 1 |
09 |
Prazo para cancelamento de matrícula |
Até 02 de maio de 2025 |
Via requerimento do DERAC |
Tabela 3: Orientações para a matrícula
*Caso o candidato se enquadre em uma das categorias, conforme os itens 2.2.1.1 e 2.2.1.2 na seção 2.2, ele deverá enviar o comprovante (autodeclaração ou laudo médico) para o e-mail calem-dv@utfpr.edu.br, até às 23h59 do dia 31 de março de 2025 (inserir como assunto: Comprovante_Edital 001_2025 CALEM_nome do estudante).
4. REGULAMENTO DO CALEM
4.1 Aprovação no curso: nota mínima 7,0 (sete).
4.2 Outras informações poderão ser consultadas no Regulamento da Organização Didático-Pedagógico dos cursos de Línguas Estrangeiras Modernas do CALEM: <http://portal.utfpr.edu.br/cursos/linguas-estrangeiras/sobre/regulamento-da-organizacao-didatico-pedagogica-dos-cursos-de-linguas-estrangeiras-modernas.pdf>
4.3 Para dirimir outras dúvidas, contate: calem-dv@utfpr.edu.br
5. DO RECURSO
5.1 Os recursos deverão ser protocolados junto a Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, por meio do endereço eletrônico editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br com o assunto "Recurso Edital 001/2025 DIRGRAD/DIRGE_nome estudante", conforme cronograma (itens 3.1 e 3.2).
5.2 O resultado dos recursos será publicado no Portal da UTFPR: https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos
6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional - Campus Dois Vizinhos (DIRGRAD-DV).
6.2 O presente Edital, aprovado pela DIRGRAD-DV, estará vigente a partir da data de sua publicação no endereço eletrônico: https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos
6.3 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
VICENTE DE PAULO MACEDO
Diretor-Geral em exercício
Campus Dois Vizinhos
RAQUEL DE ALMEIDA ROCHA
Diretora de Graduação e Educação Profissional
Campus Dois Vizinhos
FRANCIELI MOTTER LUDOVICO
Coordenadora do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
Campus Dois Vizinhos
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIELI MOTTER LUDOVICO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 24/03/2025, às 08:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RAQUEL DE ALMEIDA ROCHA, DIRETOR(A), em (at) 24/03/2025, às 11:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) VICENTE DE PAULO MACEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/03/2025, às 13:19, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4803129 e o código CRC (and the CRC code) 5167EBA6. |
Referência: Processo nº 23064.004701/2025-35 | SEI nº 4803129 |