|
|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS APUCARANA DIRETORIA GERAL COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS |
|
|
EDITAL Nº 002/2025 - COGERH-AP
SELEÇÃO DE ESTÁGIO
De ordem do Diretor-Geral do Campus Apucarana, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Instrução Normativa nº 213 - SGP/SED/ME, de 17 de dezembro de 2019, Instrução Normativa Conjunta nº 002/2014 - PROGRAD/PROREC, e Resolução Conjunta nº 01/2020 - COEMP/COGEP, torno público o regulamento para contratação de estagiários na UTFPR, nos termos do presente Edital.
DAS VAGAS
Os estágios obrigatórios devem ser realizados nas áreas de formação do estudante, em consonância com o perfil profissional descrito no projeto pedagógico do curso.
São oferecidas, pelo presente edital, vagas de estágio não obrigatório remunerado, conforme ANEXO I, com duração de estágio de no mínimo 06 (seis) meses, podendo este ser renovado por igual período, no limite máximo de 02 (dois) anos, conforme Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.
Será oferecido o benefício de R$ 10,00 por dia estagiado de auxílio transporte, valor pago juntamente com a remuneração mensal, conforme especificado no ANEXO I.
As descrições sumárias das atividades que compõem o estágio estão descritas no ANEXO II deste edital.
Conforme Artigo 1º, do Decreto nº 9.427 de 28/06/2018, ficam reservadas aos negros 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas nesta seleção para estágio.
Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição na seleção de estágio, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do processo seletivo e, se houver sido selecionado ou contratado, será imediatamente desligado do programa de estágio.
A contratação dos candidatos selecionados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total para o estágio e o número de vagas reservadas a candidatos negros.
Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação na seleção.
A reserva de vagas de que trata o subitem 1.5 será aplicada quando o número de vagas oferecidas na seleção for igual ou superior a três, conforme disposto no § 1º do Art. 1º do Decreto nº 9.427 de 28/06/2018.
Conforme Capítulo VI, Artigo 17, § 5° da Lei 11.788 de 25/09/2008, fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas para estágio na instituição.
A contratação dos candidatos selecionados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total para o estágio e o número de vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência.
Os candidatos portadores de deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação na seleção.
A gestão das vagas será realizada pela unidade de recursos humanos do Campus, assim como será responsável pela divulgação de cada oferta de vaga.
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas no período de 31/03/2025 a 06/04/2025.
Para participar do edital:
Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição disponível no link Formulário de Inscrição.
Não serão aceitos formulários entregues pessoalmente pelos proponentes, sendo obrigatório o preenchimento da solicitação por meio do formulário eletrônico;
As informações fornecidas nos formulários de inscrição e seu correto preenchimento são de responsabilidade do candidato proponente. Caso não seja devidamente preenchida e/ou estiver incompleta, ou ainda, que seja verificado que o candidato não cumpre os requisitos do Anexo II, a inscrição será indeferida;
Os dados informados no formulário que não forem passíveis de comprovação, ou que estejam em condições que não permitam sua avaliação com clareza, serão desconsiderados.
O candidato à vaga de estágio deverá preencher o formulário no endereço eletrônico, disponível até o dia 6 de abril de 2025.
O candidato receberá um e-mail automático de confirmação da sua inscrição.
Em caso de não recebimento do e-mail de confirmação da inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-AP, pelo e-mail cogerh-ap@utfpr.edu.br, até às 17h do dia 6 de abril de 2025. O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Apucarana é: Rua Marcílio Dias, nº 635 - Jardim Paraíso, Apucarana-PR, e horário de atendimento do setor é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, telefone (43) 3162-1205 / 3162-1206.
O candidato deverá optar por, apenas, uma vaga, não sendo possível concorrer para mais de uma vaga do mesmo edital.
Havendo mais de uma inscrição realizada pelo mesmo candidato, somente a última será considerada.
DOS REQUISITOS PARA O PREENCHIMENTO DAS VAGAS
Requisitos:
Ser aluno dos cursos previstos no Anexo II;
Estar regularmente matriculado no nível exigido para a vaga desejada, caso houver;
Estar regularmente matriculado no curso e período exigidos, conforme descrito no Anexo II;
Os horários em que serão desenvolvidas as atividades do Estágio Obrigatório não podem coincidir com os horários das aulas em que o estudante estiver matriculado;
Atender aos demais requisitos específicos da vaga previstos no Anexo II.
Documentos necessários: O candidato à vaga de estágio deverá preencher as informações do Formulário de Inscrição (conforme consta no item 2.2.1) e anexar no formulário, os documentos:
Curriculum Vitae ou Lattes;
Histórico escolar da graduação;
Comprovante de Matrícula;
Formulário de autodeclaração e/ou declaração de deficiência devidamente preenchido, quando se aplicar (Anexos III e IV);
Caso declarar ser pessoa com deficiência, o laudo médico deverá ter sido expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de sua deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência, contendo assinatura com carimbo e CRM do médico especialista na área de deficiência/doença do(a) candidato(a). Caso contrário, o laudo não terá validade.
DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO
As atividades a serem realizadas durante o período de estágios estão dispostas no Anexo II, e poderão ter ampliação ou redução conforme o Plano de Estágio desenvolvido entre supervisor, estagiário e orientador, posteriormente.
DOS DEVERES DOS ESTAGIÁRIOS
Desempenhar as atividades conforme previstas em Termo de Compromisso e Plano de Estágio;
Cumprir com todo empenho e interesse a programação estabelecida para seu estágio;
Observar e obedecer às normas internas da Unidade Concedente;
Comunicar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos qualquer fato relevante sobre seu estágio;
Responder por perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas da Unidade Concedente ou das constantes deste Termo de Compromisso;
Não divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais de que ver conhecimento em decorrência do estágio;
Apresentar à Instituição de Ensino relatório semestral de suas atividades de estágio;
Manter assiduidade nas atividades de estágio;
Finalizar até o 5º (quinto) dia útil o preenchimento da ficha de frequência de controle de horários do estágio para a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sob pena de não recebimento do pagamento de estágio, quando existente;
Entregar qualquer documentação relativa ao estágio, quando solicitada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos.
DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção é regido por este edital e consistirá em:
entrevista ou questionário, de caráter classificatório e eliminatório, com o máximo de 100 pontos;
análise documental, de caráter classificatório, compreendendo o currículo do candidato, a grade das disciplinas e o coeficiente (quando houver), com o máximo de 50 pontos.
Exclusivamente para as vagas da Coordenação do Curso de Engenharia Civil - COECI, a primeira avaliação consistirá em uma entrevista para todos os inscritos, a ser realizada nos dias 10 e 11 de abril de 2025, na qual os critérios analisados serão:
Competências (até 25 pontos): candidato demonstra competências necessárias para a vaga pretendida;
Interesse pelo curso de Engenharia Civil (até 15 pontos): candidato demonstra interesse em contribuir para a realização das atividades, bem como aplicar e adquirir conhecimentos relativos à área do curso, em projetos de ensino, pesquisa e extensão;
Formação acadêmica e/ou experiências profissionais (até 15 pontos): candidato possui conhecimento suficiente para o exercício das funções no estágio;
Desenvoltura para o trato pessoal (até 20 pontos): candidato demonstra habilidade de convívio, comunicação e atendimento ao público.
O candidato deve possuir condições físicas adequadas para a realização de atividades que envolvem movimentação e manuseio de materiais pesados, como sacos de cimento, amostras de solo, agregados e equipamentos de laboratório. Durante o processo seletivo, poderá ser avaliada a capacidade do candidato para desempenhar tais tarefas de forma segura e eficiente (até 25 pontos).
As datas e horários do agendamento da entrevista de cada candidato será publicado no dia 08/04/2025.
A unidade responsável pela vaga agendará as entrevistas para seleção dos candidatos à vaga de estágio e enviará à unidade de recursos humanos, por escrito, o resultado de todas as avaliações realizadas.
Fica possibilitado o reagendamento da entrevista, apenas uma vez, mediante apresentação de justificativa pelo candidato em até 12h após o horário agendado, por e-mail à cogerh-ap@utfpr.edu.br ou pessoalmente na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos.
O reagendamento fica condicionado à análise da justificativa apresentada e disponibilidade do supervisor responsável pela vaga.
Para as demais vagas, a primeira avaliação consistirá em um questionário que deverá ser respondido entre os dias 9 e 11 de abril de 2025, a ser enviado por e-mail ao candidato no período indicado, conforme Anexo II, realizado pelo supervisor de estágio, no qual os critérios analisados serão:
Competências (até 20 pontos): candidato demonstra competências necessárias para a vaga pretendida;
Interesse pela instituição (até 20 pontos): candidato demonstra interesse em contribuir para a realização das atividades, bem como aplicar e adquirir conhecimentos relativos à área do curso;
Conhecimento na área (até 20 pontos): candidato possui conhecimento suficiente para o exercício das funções no estágio;
Desenvoltura para o trato pessoal (até 20 pontos): candidato demonstra habilidade de convívio, comunicação e atendimento ao público;
Perguntas relacionadas à vaga específica: (até 20 pontos): candidato demonstra disponibilidade, conhecimento, experiência para as atividades da vaga a qual está concorrendo.
A unidade responsável pela vaga realizará a avaliação do questionário e enviará à unidade de recursos humanos, por escrito, o resultado de todas as avaliações realizadas.
Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos na avaliação do questionário/entrevista.
O candidato a ser selecionado será o que obtiver maior nota final relativa à soma dos pontos do questionário/entrevista e da análise documental.
Os candidatos serão elencados em ordem decrescente de nota final.
Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência, para efeito de desempate, o candidato que, na seguinte ordem:
obtiver maior número de pontos no questionário/entrevista;
obtiver maior número de pontos na análise documental;
tiver idade mais elevada.
O resultado de cada seleção será divulgado no endereço eletrônico http://utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/vagas, no dia 16 de abril de 2025.
Será eliminado do processo seletivo o candidato que:
Em qualquer tempo, apresentar declaração falsa ou inexata dos dados constantes no Formulário de Solicitação de Inscrição, bem como a falsificação de declarações ou de dados e/ou outras irregularidades na documentação, resultando, assim, no cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos dela decorrentes, implicando, em qualquer época, a desclassificação automática do candidato, sem prejuízo das cominações legais cabíveis;
Desrespeitar, de qualquer modo, qualquer servidor, integrante da comissão de seleção ou candidato concorrente;
Sendo aprovado, se recusar a iniciar o estágio, na data, local e demais condições estipuladas pela UTFPR.
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O Resultado final das avaliações consiste na lista de classificação em ordem decrescente de nota final relativa à soma dos pontos do questionário e da análise documental, conforme especificado no subitem 6.4, aplicados, quando couber, os critérios de desempate especificados no subitem 6.5.
O resultado da seleção será divulgado em edital pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH, da UTFPR, Campus Apucarana no endereço eletrônico https://utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/vagas, até as 17h do dia 16 de abril de 2025.
Será divulgado a relação de candidatos classificados para cada área a qual realizou sua inscrição, com listagem de candidatos classificados para ampla concorrência, para candidatos negros e para pessoas com deficiência.
O preenchimento das vagas para candidatos negros será da seguinte forma:
Será realizada lista única de todos os candidatos inscritos e classificados para a vaga de negros, considerando como primeiro classificado aquele que obtiver a maior nota final. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência, para efeito de desempate, os critérios estabelecidos no item 6.5.
O preenchimento da vaga para os candidatos com deficiência será da seguinte forma:
Será realizada lista única de todos os candidatos inscritos e classificados para as pessoas com deficiências, considerando como primeiro classificado aquele que obtiver a maior nota final. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terá preferência, para efeito de desempate, os critérios estabelecidos no item 6.5.
No prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir do resultado de cada etapa, será admitido recurso, devidamente fundamentado, dirigido à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-AP, em que o candidato deverá indicar itens a serem examinados.
O recurso poderá ser interposto, exclusivamente, de maneira online, encaminhado para o e-mail: cogerh-ap@utfpr.edu.br. No corpo do e-mail, além da fundamentação do recurso, o candidato deverá informar nome completo e CPF. Anexos ao e-mail não serão considerados.
É de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que o recurso encaminhado por e-mail, conforme subitem 7.4.1 "a", foi recebido pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, no prazo estipulado no subitem 7.4.
A UTFPR não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, dados digitados incorretamente pelo candidato ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.
Os recursos serão apreciados pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos e o respectivo Supervisor de Estágio, e decididos no prazo de 05 (cinco) dias. O resultado do recurso será encaminhado ao interessado por e-mail.
A unidade responsável pela vaga encaminhará para efetivação da contratação à unidade de Recursos Humanos os dados do estagiário selecionado, observados os requisitos e a documentação especificada no presente edital.
DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
A convocação para o estágio será realizada mediante e-mail encaminhado ao candidato selecionado, conforme informações descritas no ato da inscrição.
A convocação dependerá da manifestação de interesse do setor e supervisor de estágio.
No prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir da convocação, o candidato selecionado deverá seguir os procedimentos de convocação encaminhados no seu e-mail (indicado no formulário de inscrição) e anexar os seguintes documentos:
Documento de Identificação;
CPF;
Título de Eleitor;
Declaração de Matrícula atualizada;
Carteira de trabalho (páginas 1 e 2 e demais páginas com anotações ou versão digital);
Comprovante dos dados bancários;
Comprovante de residência atualizado (últimos 60 dias).
Em caso de ser aluno externo, enviar para Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH-AP, através do e-mail cogerh-ap@utfpr.edu.br:
a) declaração ou documentação informando os horários de aula do estudante realizados na Instituição de Ensino em que o mesmo está matriculado;
b) preencher todos os dados constantes na Ficha Cadastral para Escolas não Conveniadas, disponível no link http://utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/estagiario/cadastro-de-escolas-nao-conveniadas.
O candidato selecionado que desistir formalmente ou não se manifestar nos prazos do item 8.2 ou não assumir as atribuições do estágio quando convocado, será excluído da lista de classificação.
O estagiário deverá enviar todos os documentos mencionados no subitem 8.2 de forma digital e nítida para poder iniciar o processo de contratação.
O inicio das atividades de estágio tem previsão para ocorrer a partir de abril/maio de 2025, conforme a solicitação e necessidade do setor requisitante.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Em atenção ao princípio da publicidade, informamos que o presente edital terá sua publicação através do endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/estagios/estagio-interno/vagas.
A validade do resultado final do presente edital será de 1 (um) ano a partir da data de divulgação do resultado definitivo, podendo ser prorrogado em razão de justificada necessidade da instituição.
A aprovação e classificação no processo seletivo, além do número de vagas, geram para o candidato apenas a expectava de ser convocado para preencher vaga de estágio, uma vez que se destina à formação de cadastro reserva, ficando a concretização desse ato condicionada ao surgimento de vaga na UTFPR – Campus Apucarana.
Ao se inscrever, o candidato conhece e aceita as condições constantes neste edital.
A inobservância do disposto neste edital, nos regulamentos e nos demais atos normativos aplicáveis aos estágios, implicará no encerramento das suas atividades e sujeitará o infrator à responsabilização administrava, civil e penal, quando for o caso.
Os casos omissos serão resolvidos pela Direção-Geral do Campus Apucarana.
Fica eleito o foro da Justiça Federal da Comarca de Apucarana - PR, para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente.
Apucarana, 31 de março de 2025.
Diego Aparecido Maronese
Coordenador de Gestão de Recursos Humanos
De acordo:
Marcelo Ferreira da Silva
Diretor-Geral do Campus Apucarana
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DIEGO APARECIDO MARONESE, COORDENADOR(A), em (at) 31/03/2025, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 31/03/2025, às 11:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4808803 e o código CRC (and the CRC code) 26795EED. |
ANEXO I AO EDITAL Nº 002/2025 - COGERH-AP
|
ÁREA |
VG |
VAGAS PCD |
VAGAS NEGROS |
CH |
TURNO |
HORÁRIO |
SUPERVISOR |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
NUAPE - Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil |
01 |
01 |
01 |
30h |
Manhã/Tarde |
Segunda a sexta, das 08:00 às 14:00 |
RICIELI EMILIA FERREIRA ROCATELI |
|
COECI - Coordenação do Curso de Engenharia Civil |
01 |
20h |
Manhã/Tarde |
a definir |
ADRIANA MACEDO PATRIOTA FAGANELLO |
||
|
COECI - Coordenação do Curso de Engenharia Civil |
01 |
20h |
Manhã/Tarde |
a definir |
MARCOS VINICIO DE CAMARGO |
||
|
COELT - Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica |
01 |
20h |
Tarde/Noite |
a definir |
RODRIGO APARECIDO FERNANDES PEREIRA |
* O Anexo II apresenta a descrição das atividades a serem desenvolvidas no estágio, bem como os requisitos específicos exigidos para inscrição.
** Os horários expostos na tabela acima, podem sofrer alteração, caso haja concordância entre supervisor e estagiário.
Legenda:
VG: nº de vagas;
CH: Carga horária semanal.
|
VALORES DA BOLSA-ESTÁGIO |
||
|
Escolaridade |
20h semanais |
30h semanais |
|
Nível Superior/Graduação |
R$ 787,98 |
R$ 1.125,69 |
|
|
||
|
Auxílio-Transporte |
R$ 10,00/dia estagiado (presencial) |
|
ANEXO II AO EDITAL Nº 002/2025 - COGERH-AP
NUAPE - NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio:
Integrar equipe multidisciplinar e leitura de referencial teórico que fundamente a prática;
Auxiliar e acompanhar os discentes atendidos pelo NAI, buscando a inclusão e permanência na instituição;
Conhecer a realidade social e institucional do Campus Apucarana da UTFPR, identificando usuários e suas demandas;
Contribuir na elaboração, seleção e operacionalização de Programas e Projetos relacionados à Assistência Estudantil;
Colaborar no processo de seleção de alunos cotistas via vestibular e via matrícula SISU;
Observar e participar dos processos de intervenção do Serviço Social no Campus Apucarana da UTFPR;
Assessorar na divulgação do auxílio estudantil e demais projetos oferecidos pela equipe;
Desenvolver projetos que atendam as necessidades dos estudantes do Campus Apucarana da UTFPR;
Acompanhar dos estudantes beneficiários do auxílio estudantil;
Desempenhar tarefas administrativas, quando necessário.
Requisitos da Vaga: estar cursando regularmente o 3º ou 4º ano do curso de Serviço Social.
COECI - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL (Laboratório P01 - Laboratório de Materiais de Construção)
Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio:
Zelar e garantir a manutenção das boas condições de trabalho do laboratório;
Cumprir e fazer cumprir as normas do laboratório e práticas de segurança;
Utilizar os EPIs de acordo com as instruções do laboratório e zelar para que os professores e alunos também o façam;
Assegurar-se que todos os agentes e equipamentos que ofereçam algum risco estejam devidamente indicados no ambiente;
Relatar ao Professor Responsável pelo Laboratório todos os acidentes ou incidentes ocorridos no laboratório;
Auxiliar os professores em preparações de aulas e ensaios a serem realizados no laboratório;
Manter a organização, controle e registrar sobre entrada e saída de materiais, equipamentos e ferramentas;
Manter o material e espaço físico do laboratório devidamente organizado;
Fazer a limpeza e cuidar do bom acondicionamento dos equipamentos quando estes forem utilizados em atividades de ensino por docentes;
Promover os agendamentos de aulas práticas, pesquisas, reservas e verificar possíveis incompatibilidades de horários, solucionando tais problemas junto aos professores orientadores, ao Professor Responsável pelo Laboratório e à Coordenação;
Encaminhar para o Professor Responsável do Laboratório as demandas de compra de materiais de consumo;
Verificar equipamentos, materiais e bens que necessitam de manutenção e relatar todas as necessidades para o bom funcionamento do laboratório ao Professor Responsável pelo Laboratório;
Manter o laboratório trancado quando não houver usuários.
Requisitos da Vaga: estar cursando regularmente o curso de Engenharia Civil, e ter sido aprovado(a) nas disciplinas de Materiais de Construção A, Materiais de Construção C (matriz antiga) ou Materiais de Construção e Argamassas, Concretos e seus componentes (matriz nova).
Local da Entrevista: Laboratório de Materiais de Construção - P001.
COECI - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL (Laboratório de Estruturas e Laboratório de Geotecnia)
Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio:
O estagiário selecionado deverá desempenhar as atividades de preparação de equipamentos e materiais para ensaios laboratoriais relacionados às áreas de estruturas e geotecnia (Laboratório de Estruturas e Laboratório de Geotecnia) e de acompanhamento e execução de ensaios em conformidade com as normas técnicas aplicáveis. Também será responsável por colaborar na manutenção preventiva de equipamentos, organizar ferramentas, materiais e equipamentos nos laboratórios, além de auxiliar na elaboração de inventários e no controle de materiais consumíveis e permanentes. O estagiário deverá prestar suporte técnico em aulas práticas realizadas nos laboratórios, apoiar projetos de pesquisa vinculados ao curso de Engenharia Civil e contribuir na preparação de relatórios e documentos técnicos. Adicionalmente, espera-se o cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança, orientando usuários sobre boas práticas de utilização dos equipamentos e espaços, garantindo a organização e segurança das atividades laboratoriais.
Requisitos da Vaga: estar cursando regularmente o curso de Engenharia Civil, ter sido aprovado nas disciplinas de Materiais de Construção A, Materiais de Construção C (matriz antiga) ou Materiais de Construção e Argamassas, Concretos e seus componentes (matriz nova).
Local da Entrevista: Laboratório de Estruturas - P002.
COELT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (Laboratório )
Descrição das atividades a serem desenvolvidas no Estágio:
Auxiliar na organização laboratorial envolvendo layout dos móveis e armazenamento de equipamentos, ferramentas e materiais de consumo;
Auxiliar no atendimento de demandas de impressão 3D do campus;
Desempenhar projeto de placas de circuito impresso por meio de software;
Auxiliar no processo de confecção de placas de circuito impresso utilizando CNC e softwares associados;
Criar planilhas de gerenciamento de estoque de materiais permanentes e de consumo dos laboratórios, indicando itens a serem adquiridos e valores de referência;
Listar softwares de uso em disciplinas da área elétrica ausentes nos computadores dos laboratórios;
Auxiliar na elaboração e revisão das normas e procedimento de utilização de laboratórios, conforme legislação vigente;
Auxiliar nas atividades que envolvam processos de compra de materiais elétricos e/ou equipamentos para laboratórios (especificação técnica e levantamento de orçamentos);
Auxiliar nas atividades de recebimento de materiais e equipamentos de laboratórios (conferência de especificações técnicas e testes);
Auxiliar na elaboração de manuais e/ou roteiros de utilização de bancadas de laboratórios;
Especificar, prototipar, montar ou realizar a manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos.
Requisitos da Vaga: estar cursando regularmente, a partir do 2º período, o curso de Engenharia Elétrica.
ANEXO III AO EDITAL Nº 002/2025 – COGERH-AP
|
FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO
Nome:__________________________________________________________________________________________
Declaro ser negro(a) de cor preta ou parda e assumo a opção de concorrer às vagas por meio do Sistema de Cotas para Negros(as), de acordo com os critérios e procedimentos inerentes ao sistema. As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade.
Apucarana, _____/_____/_______
_____________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a) ao Estágio
|
ANEXO IV AO EDITAL Nº 002/2025 – COGERH-AP
|
FORMULÁRIO DE DECLARAÇÃO DE DEFICIÊNCIA
Nome:__________________________________________________________________________________________ CPF: ___________________________________________________
Declaro ser pessoa com deficiência (PCD) e opto por concorrer às vagas reservadas para PCD, de acordo com os critérios previstos no edital de seleção. Eu anexo a esta declaração o laudo médico expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência, contendo assinatura com carimbo e CRM do médico especialista na área de deficiência/doença do(a) candidato(a). As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade.
Apucarana, _____/_____/_______
_____________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a) ao Estágio |
| Referência: Processo nº 23064.011679/2025-80 | SEI nº 4808803 |