Boletim de Serviço Eletrônico em 02/04/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS GUARAPUAVA

 

EDITAL nº 02/2025

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus gurapuava/DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS TOLEDO

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - mba em soft skills: comunicação, liderança e inteligência emocional

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM SOFT SKILLS: COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução nº 212/2024, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR Nº 97, de 10 de fevereiro de 2023, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

 

I - FINALIDADE DO CURSO

 

Capacitar profissionais a desenvolverem habilidades comportamentais essenciais para liderar, gerenciar e colaborar com eficácia em ambientes de trabalho dinâmicos e em constante mudança. Essas habilidades são fundamentais para melhorar a performance pessoal e organizacional, além de complementar as habilidades técnicas (hard skills) já adquiridas. O MBA em Soft Skills visa preparar líderes e gestores para enfrentar os desafios do mercado moderno, tornando-os mais preparados para liderar com eficiência, colaborar de maneira produtiva e inovar em suas áreas de atuação.

Área de Conhecimento: Administração de Recursos Humanos

 

 

II - MODALIDADE DO CURSO

  1. O curso terá suas aulas ministradas na modalidade À DISTÂNCIA.

  2. O curso será ministrado por meio de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), Moodle Institucional da UTFPR, e de serviço de conferência web Google Meet. Os polos presenciais do curso se localiza na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Guarapuava, situada Av. Guarapuava, 800, Industrial, Guarapuava - PR e Campus Toledo, R. Cristo Rei, 19 - Vila Becker, Toledo - PR.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

 

  1. A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo que as aulas são ministradas às sextas-feiras (das 19h às 22h30), aos sábados (das 09h00 às 18h00) e eventualmente aos domingos das 09h00 às 18h00. Com intervalos para lanche e almoço.

  2. Esporadicamente poderá haver intervalos de finais de semana livres de aula.

 

IV - VAGAS

 

1. O curso oferece 100 vagas, sendo 90 para concorrência pública e 10 para capacitação de servidores da UTFPR.

2. A turma será aberta se houver no mínimo 81 candidatos selecionados com matrícula confirmada.

3. Obs. o mínimo corresponde a 90% do número de vagas ofertadas para concorrência pública.

4. A quantidade de vagas para concorrência pública pode ser majorada em até 25%, respeitando os critérios de seleção e classificação.

5. Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MATRÍCULA E DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

1. O cronograma de inscrição e matrícula segue as datas dispostas abaixo:

 

Período de Inscrição

01/04/2025 a 30/04/2025

Resultado da classificação

05/05/2025

Interposição de Recurso

05/05/2025 à 07/05/2025

 

Período de Matrícula

07/05/2025 à 09/05/2025

Segunda chamada para matrícula

12/05/2025 à 14/05/2025

 

2. À UTFPR se reserva ao direito de promover prorrogações e ajustes nos períodos acima, comunicando as alterações no site de divulgação da oferta do curso e inscrições.

3. O presente Edital tem prazo de validade de 04 (quatro) meses a partir da data da sua publicação, prazo máximo possível de eventuais prorrogações e ajustes na oferta da turma do curso.

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

 

1. Efetuar a inscrição no Portal Cursos e Eventos.

2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

3. Encaminhar através do Portal Cursos e Eventos, até o último dia da inscrição a cópia simples dos seguintes documentos:

·Para Brasileiros, documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

·Para Estrangeiros, passaporte e/ou carteira de registro nacional de migrante (CRNM). Na falta de um dos documentos, cópia do documento de identidade do seu país.

·Diploma de graduação de curso superior contendo a data de colação de grau e legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem) ou cópia digital de declaração de conclusão do curso concedido pela respectiva Coordenação de curso da Instituição;

·Histórico escolar do curso de graduação;

·Curriculum Vitae;

·Comprovante de Residência (com data máxima de três meses após emissão/vencimento);

4. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

5. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no Portal Cursos e Eventos. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

 

Início das atividades letivas

10/05/2025

Recesso das atividades letivas

16/07/2025

Reinício das atividades letivas

27/07/2025

Término das atividades letivas

Fevereiro/2025

 

 

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

 

1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor-Geral do Campus Guarapuava, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;

2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

3. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências. A classificação dos candidatos será feita através dos seguintes critérios:

3.1. Pela ordem de inscrição, ou seja, os(as) candidatos(as) serão classificados (as) em ordem crescente de inscrição até o preenchimento das vagas.

3.2. Idade mais avançada para critério de desempate. Em caso de empate, a vaga será destinada para o candidato mais idoso.

4. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição e no portal da UTFPR, na data indicada no item V.

5. O processo de seleção de servidores visando o programa de capacitação interna da UTFPR será realizada pela Coordenação de Recursos Humanos do campus de origem do servidor.

 

 

ix - INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

1. A interposição de recurso ao resultado da classificação deverá ser feita em até o último prazo previsto no cronograma, direcionado à Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação pelo email dirppg-td@utfpr.edu.br, que se manifestará em até dois dias úteis.

2. Da interposição, além do texto com as justificativas e questionamentos, poderão constar documentos e outros anexos que o candidato ache conveniente para a análise.

 

X - MATRÍCULA

 

1. O processo de matrícula compreende entrega ou envio dos seguintes documentos:

·Cópia frente e verso do diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso de graduação (*) (**);

·Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

·Cópia do documento de identidade com foto;

·Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF (impresso a partir da página da Receita Federal com código de controle e data de impressão), somente se o documento de identidade não contiver o número do CPF;

·Cópia da certidão de nascimento ou casamento, somente se o documento de identidade não contiver o local de nascimento (naturalidade) ou se o nome no documento de identidade está diferente do nome que consta na certidão;

·Cópia do passaporte (candidatos estrangeiros);

·Cópia do visto de permanência no país (candidatos estrangeiros em cursos presenciais);

·Cópia da Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto (***) (candidatos estrangeiros em cursos presenciais).

 

2. Para validação dos documentos para matrícula o candidato terá duas opções:

 

a) A apresentação física dos documentos para a secretaria de curso, cabendo à secretaria, mediante a comparação entre o original e a cópia, atestar a autenticidade, conforme a Lei nº 13.726, de 2018;

b) A autenticação dos documentos feita por registro de autenticidade digital dos documentos, por meio de Autoridade Certificadora (cartório digital, receita federal, assinatura-gov.br,...), com custas assumidas pelo candidato, pelos meios oficiais reconhecidos pela legislação brasileira.

 

(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula; para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;

(**) Os diplomas de graduações adquiridos no exterior, deve estar autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem.

(***) Ao chegar ao país, existe o prazo de 30 dias, contados da data da entrada, para que o estrangeiro se apresente à Polícia Federal para solicitar o RNE. A cédula, entretanto, não fica pronta imediatamente. O estrangeiro receberá um protocolo. Este protocolo já possui o número do RNE. que é o que é preciso para proceder à matrícula. O estudante poderá agendar o atendimento na Polícia Federal pela Internet, mesmo antes de entrar no país.

 

 

3. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até o último dia previsto no item V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA - Período de Matrícula

a. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas na segunda chamada, a partir da lista de espera.

b. Havendo disponibilidade de vagas remanescentes, haverá abertura de segunda chamada que será realizada de acordo com o item V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA, devendo o valor de matrícula ser pago até o último dia da segunda chamada.

 

XI – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

 

1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pela PORTARIA CONJUNTA Nº 225, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022.

 

2. Processos relacionados com cobrança, emissão de novos boletos, ajustes contratuais e outras dúvidas e situações relacionadas com a gestão financeira do curso poderão ser tratadas pelo aluno/candidato diretamente com a Fundação em seu Portal de Serviços FUNTEF-PR.

 

 

XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

1. O candidato, no ato da inscrição fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento da matrícula e mensalidades:

 

a) Valor do Curso à vista: Matrícula no valor de R$ 289,00 e parcela única no valor de R$ 3.381,30 com vencimento 09/05/2025.

 

b) Valor do curso parcelado - Matrícula no valor de R$ 289,00 mais 12 parcelas de R$ 289,00 com vencimentos nos dias 10 de cada mês, a partir do mês de junho de 2025.

 

2. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.

3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

 

Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, o aluno deverá realizar o aceite eletrônico na etapa de inscrição no Portal Cursos e Eventos.

 

XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

 

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIV – INFORMAÇÕES GERAIS

 

1.Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

2. O presente edital será publicado por meio de boletim eletrônico disponível na Página de Consulta Publicações Eletrônicas.

3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones 42 98812-0919 e 45 45 9950-7902, ou pelo e-mails da coordenação (marianasbaraini@utfpr.edu.br) ou da secretaria de curso (cristianesouza@utfpr.edu.br).

4. O presente edital também será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF para o processo de inscrição e submissão de documentos por meio do Portal Cursos e Eventos.

5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e/ou sua Assessoria de Pós-graduação Lato Sensu.

 

 

 

Guarapuava, 26 de março de 2025

 

 

 

MARIANA SBARAINI CORDEIRO

Diretora de Pesquisa e Pós- Graduação - Campus Toledo

 

 

THALITA MONTEIRO OBAL

Diretora de Pesquisa e Pós- Graduação - Campus Guarapuava

 

 

ELDER ELISANDRO SCHEMBERG

Diretor-Geral do Campus Toledo

 

MARCELO HENRIQUE GRANZA

Diretor-Geral do Campus Guarapuava

 

 

Relação de links desse edital:

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Guarapuava (DIRPPG-GP):

https://www.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/guarapuava

 

Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações:

https://www.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/guarapuava/caderno-de-pesquisa/

 

Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção:

http://pos.funtefpr.org.br/

 

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THALITA MONTEIRO OBAL, DIRETOR(A), em (at) 01/04/2025, às 16:27, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIANA SBARAINI CORDEIRO, DIRETOR(A), em (at) 01/04/2025, às 16:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELDER ELISANDRO SCHEMBERGER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 01/04/2025, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO HENRIQUE GRANZA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 01/04/2025, às 18:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4828486 e o código CRC (and the CRC code) DAAC5ECE.



  1. DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Disciplina: Comunicação não-violenta e a negociação de conflitos

Cristiane Souza Pedroso e Mariana Sbaraini Cordeiro

Carga Horária: 40 h

Objetivo:

Compreender o conceito, o objetivo e as origens da CNV; Comunicar com assertividade; Aprimorar relacionamentos interpessoais; Identificar e superar conflitos para minimizar barreiras na comunicação interpessoal e na instituição; Aprimorar técnicas de negociação e escuta ativa.

Capacitar os estudantes a desenvolverem habilidades de negociação eficazes, abrangendo a compreensão dos princípios básicos e etapas do processo negocial, o aprimoramento da comunicação verbal e não verbal, a aplicação de técnicas de persuasão ética, a exploração da inteligência emocional e a identificação de estratégias para resolução de conflitos.

Programa:

  • Soft Skills e a CNV no mundo do trabalho;

  • Comunicação assertiva;

  • Comunicação empática;

  • Aprimoramento dos relacionamentos interpessoais;

  • Identificação de pontos de conflito e superação de desafios de negociação;

  • A comunicação empática e cooperativa;

  • A expressão de sentimentos e necessidades;

  • Estratégias para uma comunicação não violenta.

  • Feedback

  • Administração de Conflitos nas relações interpessoais; Conflitos: conceito e tipos;

  • Aprendendo a conduzir conflitos; Habilidades e competências do gestor de conflito;

  • O poder da comunicação assertiva.

  • Fundamentos da Negociação

  • Prática da Persuasão e Influência

  • Inteligência Emocional no processo negocial

  • Estratégias de resolução de conflitos

  • Prática Simulada em negociações

  • Desenvolvimento de habilidades de Comunicação: comunicação verbal e não verbal

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Técnicas de sala de aula invertida - aulas interativas por meio de aulas síncronas - atividades em grupo e individuais.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Relatório de aprendizagem - parte individual e outra parte em equipe.

Forma de Avaliação:

Relatório de aprendizagem

Bibliografia:

  1. ANTUNES, Lucedile. Soft Skills. São Paulo, SP: Literate Books International, 2020.

  2. BENATTI, Camila ; BECKER, Andrea (coord.). Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais. São Paulo, SP: Literare Books, 2021.

  3. GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

  4. KAHNEMAN, Daniel; SIBONY, Olivier; SUNSTEIN, Cass R. Ruído: uma falha no julgamento humano. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2021.

  5. JANNUZZI, Glauter F. Human soft skills: habilidades e capital humano para uma carreira de sucesso. São Paulo, SP: Reflexão Business, 2021.

  6. PATTON, Bruce; STONE, Douglas; HEEN, Sheila. Conversas difíceis: como discutir o que é mais importante. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

  7. ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não violenta : técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo, SP: Ágora, 2021.

  8. STAPPEN, Anne van. Cadernos de exercícios de comunicação não violenta . São Paulo: Editora Vozes, 2020.

  9. URY, W. Como chegar ao sim com você mesmo. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

  10. WAAL, Frans de. A era da empatia: lições da natureza para uma sociedade mais gentil. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Consulta à base Biblio Tec em: 11/11/2024

 

 

Disciplina: Ecossistemas de inovação e gestão de projetos inovadores

Docentes: Priscila Meier de Andrade Tribeck

Carga Horária: 40h

Objetivo

Conhecer as principais características de um ecossistema de inovação, suas fases de desenvolvimento e a implantação de ecossistemas que possam originar produtos e processos inovadores.

Entender a necessidade de criar ambientes de Inovação enquanto espaços propícios ao desenvolvimento contínuo de inovações tecnológicas, de aprendizagem coletiva, intercâmbio de conhecimentos e práticas produtivas, de interação entre os diversos agentes de inovação: empresas inovadoras, instituições de pesquisa e agentes governamentais.

 

Compreender a importância de um gerenciamento de projetos inovadores com processos que prezem pela qualidade, zelando por uma liderança de equipe que priorize a tomada de decisões conjunta e a resolução de conflitos.

Estabelecer parâmetros de monitoramento, controle e avaliação de projetos inovadores por

meio de indicadores, ferramentas, relatórios, avaliação de resultados e mensuração de impacto.

Programa:

1. Ecossistemas de inovação:

  • Definições de ecossistema de inovação

  • Fases de desenvolvimento de um ecossistema de inovação

  • Características e infraestrutura de um ecossistema de inovação

  • Cases de sucesso

2. Gestão de projetos inovadores

  • O que é inovação, a importância da inovação para a sociedade e para as empresas.

  • Gerenciamento de projetos tradicionais X de inovação

  • Os desafios do gerenciamento de projetos de inovação

  • Diferenças entre gerenciamento de projetos tradicional e gerenciamento de projetos de inovação

  • Execução de projetos de inovação: liderança, equipe, comunicação, tomada de decisão, resolução de conflitos.

  • Monitoramento, controle e avaliação: Indicadores, ferramentas, relatórios, avaliação de resultados e mensuração de impacto, encerramento formal.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

  • Aulas interativas com estudo de materiais, filmes, vídeos explicativos.

  • Leitura e interpretação de textos científicos.

  • Reflexões pessoais dentro na temática proposta

Previsão de Trabalhos Discentes:

  • Atividade 1: Mapa mental

  • Atividade 2: Resumo de texto

  • Atividade 3: Discussão por meio de fórum interativo assíncrono.

Forma de Avaliação:

Processual por meio da leitura e realização dos trabalhos previstos.

Bibliografia:

1. AMARAL, C. S. et al., A gestão de projetos como agente de criação de valor em ecossistemas de inovação e negócios: uma proposta de modelo integrativo. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9392979 Acesso em 5/nov.2024

2. CHIAVENATO, Idalberto. Administração para todos: ingressando no mundo da gestão de negócios. 3. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786559770380.

3. FLÔRES, A. F.; BERNARTT, M. de L.; CAMPOS, J. R. da R.; GODOY, C. M. T. Revisão sistemática sobre ecossistemas de inovação: um olhar a partir do Método Ordinatio. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 2135–2152, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-125. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/4198. Acesso em: 5 nov. 2024.

4. FRANCISCO, T. H. A.; MELO, P. A. de; MOSER, G. .; GUERRA, J. B. S. O. de A. . Produção científica mundial a respeito da governança nos ecossistemas de inovação. Peer Review, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 258–280, 2024. DOI: 10.53660/PRW-2002-3710. Disponível em:

https://www.peerw.org/index.php/journals/article/view/2002 . Acesso em: 5 nov. 2024.

5. ÓRBIS LATINA. (2024). Revista Orbis Latina, n.14, v.2, Especial Políticas Públicas de Desenvolvimento na América Latina. Na Revista Orbis Latina (Vol. 14, Número 2, p. 01–307). PPGPPD/ UNILA https://doi.org/10.5281/zenodo.11387946

6. SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 8. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597015386.

*Consulta à base Biblio Tec em: 05/11/2024

 

Disciplina: Ética no Contexto da Era Digital

Docente: Luiz Adriano Gonçalves Borges

Carga Horária: 20h

Objetivo:

Desenvolver competências críticas relacionadas à ética e integridade no ambiente corporativo, especialmente em projetos e no contexto tecnológico. A disciplina visa capacitar os alunos a tomarem decisões éticas, compreenderem o impacto da tecnologia sobre a sociedade e aplicarem princípios éticos na gestão de projetos.

Programa:

O que é Ética?

Ética e Tecnologia;

Ética e Integridade;

Responsabilidade no mundo corporativo;

Era Digital e Ética; Pensamento Digital e Ética;

Aspectos Humanos da Tecnologia;

Ética em Projetos

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

 

Aulas Expositivas: Utilização de recursos audiovisuais para apresentação teórica dos conceitos de ética e sua aplicação prática.

Discussões em Grupo: Debate sobre casos reais envolvendo dilemas éticos em tecnologia e projetos. Os alunos serão incentivados a trazer exemplos de seus próprios ambientes profissionais para análise coletiva.

Estudo de Caso: Análise detalhada de projetos em que decisões éticas influenciaram o resultado. Estudar como líderes e gestores lidaram com esses desafios.

Simulações e Role Playing: Simulações de situações reais em que os alunos devem tomar decisões éticas em um cenário de projeto, levando em consideração as variáveis tecnológicas, humanas e empresariais.

PBL (Problem-Based Learning): Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos devem propor soluções para problemas éticos específicos relacionados à gestão de projetos e ao uso de tecnologia.

Autoavaliação e Reflexão: Incentivar os alunos a refletirem sobre suas próprias práticas éticas e como elas podem ser aprimoradas no contexto da gestão de projetos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Participação em Discussões e Atividades (Peso 2)

Avaliação da participação nas discussões em grupo e das contribuições em atividades colaborativas.

Estudo de Caso (Peso 3)

Análise escrita de um estudo de caso envolvendo um dilema ético em tecnologia ou em um projeto, com propostas de solução baseadas nas teorias discutidas em aula.

Trabalho Final (Peso 5)

Desenvolvimento de um projeto em que os alunos aplicam os conceitos éticos à gestão de um projeto real ou fictício. O trabalho deve incluir análise de dilemas éticos, propostas de governança e recomendações práticas.

Forma de Avaliação:

Participação em Discussões e Atividades; Análise escrita de um estudo de caso; trabalho final.

Bibliografia:

1. BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

2. SANDEL, Michael. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

3. BODEN, Margaret A. Inteligência artificial: uma brevíssima introdução. São Paulo: Editora da Unesp, 2020.

4. COECKELBERGH, Mark. Ética na inteligência artificial. São Paulo: Ubu Editora; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2023.

5. Dinsmore, Paul C., and Jeannette Cabanis-Brewin. AMA-Manual de Gerenciamento de Projetos. Brasport, 2009.

6. FISHER, Max. A máquina do caos. Como as redes sociais reprogramam nossa mente e nosso mundo. São Paulo: Todavia, 2023.

7. SANGOI, Juliano Mirapalheta. Compliance: ética, governança corporativa e a mitigação de riscos. Porto Alegre, Fundação Escola Superior do Ministério Público, dissertação de mestrado, 2018.

8. SULEYMAN, Mustafa; BHASKAR, Michael. A próxima onda: inteligência artificial, poder e o maior dilema do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2023.

9. VERKERK, Maarten, et al. Filosofia da tecnologia: uma introdução. Viçosa, MG: Ultimato, 2018.

 

*Consulta à base Biblio Tec em: 05/11/2024

 

Disciplina: Foco e Gestão da Atenção em um Mundo de Distrações

Docente: Luiz Adriano Gonçalves Borges

Carga Horária: 20

Objetivo:

Capacitar os alunos a desenvolver habilidades de foco, gerenciamento da atenção e redução da ansiedade em um mundo saturado de distrações, utilizando abordagens como essencialismo, minimalismo digital e técnicas de planejamento e criação de hábitos.

Programa:

Diagnósticos da Nossa Época: Distração; Diagnósticos da Nossa Época: Ansiedade ; Como Manter o Foco em um Mundo de Distração; Essencialismo e Minimalismo Digital; Nudge – Pequenas Intervenções para Melhorar o Foco; O Poder do Hábito no Desenvolvimento do Foco; Planejamento e Organização Pessoal para Melhorar o Foco; Atividades Focais: Soluções para um Mundo Desfocado.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Buscar-se-á adotar metodologias de ensino-aprendizagem que promovam a participação ativa dos alunos e criem um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades práticas.

  • Aulas expositivas com uso de slides e vídeos ilustrativos.

  • Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL), aprendizagem ativa (debates), Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning).

  • Exercícios de planejamento e organização aplicados.

  • Dinâmicas baseadas no conceito de nudge e formação de hábitos.

  • Estudos de caso de empresas e pessoas que implementaram o minimalismo digital.

Previsão de Trabalhos Discentes:

  • Participação nas atividades práticas (peso 2).

  • Elaboração de um plano pessoal de foco e organização (peso 3).

  • Trabalho em grupo sobre como aplicar o essencialismo e o minimalismo digital (peso 2).

  • Trabalho final sobre algumas das abordagens para o foco e gestão da atenção (peso 3).

Forma de Avaliação:

  • Participação nas atividades práticas;

  • Elaboração de um plano pessoal de foco e organização;

  • Trabalho em grupo sobre como aplicar o essencialismo e o minimalismo digital.

  • Trabalho final sobre alguma das abordagens para o foco e gestão da atenção

Bibliografia:

  1. Duhigg, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

  2. CLEAR, James. Hábitos Atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

  3. CRAWFORD, Matthew B. Shop class as soulcraft: an inquiry into de value of work. Londres: Penguin Books, 2009.

  4. _______________________. The world beyond your head: on becoming an individual in an age of distraction. Nova York: Farrar, Straus and Giroux, 2016.

  5. FIRTH-GODBEHERE. Richard. Uma história das emoções humanas. Como nossos sentimentos construíram o mundo que conhecemos. Rio de Janeiro: Best seller, 2022.

  6. HAIDT. Jonathan. A geração ansiosa. Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

  7. HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

  8. HARI, Johann. Foco roubado: Os ladrões de atenção da vida moderna. São Paulo: Vestígio, 2023.

  9. KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

  10. MADSBJERG, Christian. Olhe: Como Manter o Foco em um Mundo Repleto de Distração. Rio de Janeiro: Alta Cult, 2024.

  11. NEWPORT, Cal. Minimalismo digital: para uma vida profunda em um mundo superficial. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

  12. MCKEOWN, Greg. Essencialismo: a disciplinada busca por menos. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

  13. ODELL, Jenny. Resista: não faça nada. Cotia, SP: Latitude, 2020.

  14. SOLOMON, Robert. Fiéis às nossas emoções. O que elas nos dizem. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2015.

  15. THALER, Richard H., SUNSTEIN, Cass R. Nudge: como tomar melhores decisões. Rio de Janeiro: Objetiva: 2023.

  16. WILLIAMS, James. Liberdade e resistência na economia da atenção. Porto Alegre, Arquipélago, 2021.
    *Consulta à base Biblio Tec em: 05/11/2024

 

Disciplina: Gestão das emoções, inteligência emocional e prevenção em saúde mental.

Docente: Telma Beiser de Melo Zara

Carga Horária: 30h

Objetivo:

Capacitar os alunos a desenvolverem habilidades de gestão das próprias emoções e das emoções dos outros, além de prevenir e identificar questões relacionadas à saúde mental no ambiente corporativo. A disciplina visa fortalecer a inteligência emocional dos participantes e promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Programa:

  1. Introdução à Inteligência Emocional

    1. Definição e importância no ambiente corporativo

    2. Componentes da inteligência emocional

    3. Estudos de caso sobre líderes com alta inteligência emocional

  1. Autoconsciência e Gestão Pessoal

    1. Identificação e reconhecimento de emoções

    2. Técnicas para lidar com emoções negativas

    3. Ferramentas de mindfulness e autocontrole

  1. Consciência Social e Gestão de Relacionamentos

    1. Empatia e compreensão dos outros

    2. Dinâmicas interpessoais e inteligência social

    3. Estratégias para fortalecer relações profissionais

  1. Prevenção em Saúde Mental no Trabalho

    1. Identificação de fatores de risco

    2. Cultura organizacional e bem-estar mental

    3. Intervenções para promover a saúde mental

  1. Estratégias de Prevenção e Intervenção

    1. Programas de suporte e promoção do bem-estar

    2. Técnicas de redução de estresse e burnout

    3. Políticas corporativas voltadas à saúde mental

  2. Aplicação Prática da Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho

    1. Estudo de casos e simulações práticas

    2. Comunicação assertiva e escuta ativa

    3. Condução de conflitos e negociação emocionalmente inteligente

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

  • Aulas expositivas dialogadas

  • Dinâmicas de grupo e role-playing para prática de situações reais

  • Estudos de caso e análise crítica de cenários empresariais

  • Discussões em grupo baseadas em leituras recomendadas

  • Práticas de mindfulness e técnicas de autocontrole emocional

Previsão de Trabalhos Discentes:

  • Elaboração de um diário reflexivo sobre a evolução da inteligência emocional ao longo do curso

  • Desenvolvimento de um plano de intervenção em saúde mental para empresas

  • Apresentação de estudo de caso com soluções para a gestão emocional de equipes

  • Produção de um artigo ou ensaio sobre a importância da inteligência emocional no ambiente corporativo

Forma de Avaliação:

  • Participação em dinâmicas e discussões (30%)

  • Trabalho individual (diário reflexivo) (30%)

  • Trabalho em grupo (plano de intervenção em saúde mental) (40%)

Bibliografia:

Bibliografia Básica:

  1. BOCK, Ana Mercês B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Bem-estar e Saúde Mental. Rio de Janeiro: Expressa, 2021. E-book. ISBN 9786587958255. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786587958255/. Acesso em: 05 out. 2024.

  2. GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

  3. GONDIM, Sônia Maria Guedes; SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Emoções e afetos no trabalho. In: ZANELLI, José C.; BORGES-ANDRADE, Jairo E.; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: ArtMed, 2014. E-book. ISBN 9788582710852. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710852/. Acesso em: 05 out. 2024.

  4. KABAT-ZINN, Jon. Atenção plena para iniciantes [recurso eletrônico]. Tradução de Ivo Korytowski. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. Recurso digital. Disponível na versão Kindle: Atenção plena para iniciantes: Usando a prática de mindfulness para acalmar a mente e desenvolver o foco no momento presente (Portuguese Edition).

  5. MARTINS, Vera. O emocional inteligente: como usar a razão para equilibrar a emoção. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2019. E-book. ISBN 9788550813295. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788550813295/. Acesso em: 05 out. 2024.

  6. MORENO, André L.; MELO, Wilson V. Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências. Porto Alegre: ArtMed, 2022. E-book. ISBN 9786558820536. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786558820536/. Acesso em: 05 out. 2024.

  7. SNYDER, C.R; LOPEZ, Shane J. Psicologia positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: ArtMed, 2011. E-book. ISBN 9788536318288. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536318288/. Acesso em: 05 out. 2024.

 

Bibliografia Complementar:

  1. CAVALCANTI, Carolina C. Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas: um guia para educadores. Rio de Janeiro: Saraiva Uni, 2023. E-book. ISBN 9786587958088. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786587958088/. Acesso em: 05 out. 2024.

  2. FOSSLIEN, Liz; DUFFY, Mollie W. Lidando com grandes emoções: como ficar bem quando as coisas não estão bem. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2023. E-book. ISBN 9788550817514. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788550817514/. Acesso em: 05 out. 2024.

Artigos científicos recentes relevantes na área.

*Consulta à base Biblio Tec em: 05/11/2024

 

Disciplina: Accountability: Princípios e Práticas

Carga Horária: 30

Objetivo:

A disciplina tem como objetivo explorar o conceito de accountability em diferentes contextos organizacionais, tanto no setor público quanto no privado e em organizações do terceiro setor. Busca-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreender as dimensões de responsabilidade, prestação de contas e transparência, além de discutir mecanismos e práticas que promovem uma cultura de accountability..

Programa:

Fundamentos de Accountability

Conceito de accountability: histórico e evolução.

Importância e os tipos de accountability (horizontal, vertical e diagonal).

Accountability em diferentes setores: público, privado e terceiro setor.

Responsabilidade e Prestação de Contas

Conceito de responsabilidade organizacional e pessoal.

Práticas de prestação de contas e seus desafios.

Mecanismos de controle e supervisão.

Transparência e Ética Organizacional

Cultura organizacional e transparência.

Ética e integridade como bases para accountability.

Padrões éticos e códigos de conduta.

Mecanismos de Accountability em Diferentes Contextos

Análise de casos práticos em diferentes setores.

Desafios e resistências na implementação de práticas de accountability.

Accountability como vantagem competitiva e instrumento de confiança.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

As aulas combinam exposições teóricas, discussões em grupo, estudos de caso e atividades práticas, incentivando a aplicação dos conceitos em contextos reais. As atividades incluem análise de relatórios de auditoria e de mecanismos de accountability em empresas, bem como discussões sobre dilemas éticos.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Desenvolvimento de um trabalho prático em equipe com apresentação em seminário

Forma de Avaliação:

Para o trabalho final, os estudantes deverão desenvolver uma proposta de melhoria de accountability para uma organização à sua escolha

Bibliografia:

1. BROWNING Henry. Accountability: Taking Ownership of Your Responsibility. Center for Creative Leadership. 2019

2.CORDEIRO, João. Accountability : a evolução da responsabilidade pessoal nas empresas : o caminho da execução eficaz / João Cordeiro. -São Paulo : Évora, 2023.3. FOX, J., & CARMO, M. Accountability in Practice: Mechanisms, Frameworks, and Tools. Accountability Research Center 2022

4 LERONI, Fernanda. Accountability e Ética Organizacional. São Paulo: Editora Atlas, 2020.

5 TAYLOR, Carolyn . Accountability no trabalho: Como comprometer/se e cumprir o prometido. São Paulo: Labrador 2021

Consulta à base Biblio Tec em 07/11/2024

Disciplina: Gestão de equipes de alta performance - Teamplay Mentoring & Coaching

Docentes: André Luiz Soares

Carga Horária: 20h

Objetivo:

Esta disciplina tem por objetivo abordar a soft skill de gerenciamento de equipes, colocando o acadêmico no papel de líder de seus colaboradores, com o objetivo de atingir e superar metas organizacionais.

Programa:

  • Disciplina de Equipes,

  • Motivação de Equipes,

  • Processo de Feedback,

  • Construir Segurança,

  • Compartilhar Vulnerabilidades,

  • Estabelecer Propósito,

  • Estilos de Liderança

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Metodologias de Ensino Aprendizagem: Exposição do conteúdo, realização de trabalhos acadêmicos e estudos de caso.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Aplicação das ferramentas apresentadas na disciplina em casos reais para análise e discussão.

Forma de Avaliação:

Seminário elaborado pelos estudantes aplicando o conteúdo desenvolvido na disciplina

Bibliografia:

1. CARVALHO, I. M. V. Gestão de pessoas por competências : como operacionalizar na prática esse modelo. São Paulo: Actual, 2023. Disponível em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=ac692e61-e2d2-3c63-b794-ada195083be8. Acesso em: 4 nov. 2024.

2. CHIAVENATO, Idalberto. Coaching e Mentoring - Construção de Talentos. 4th ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021. E-book. p.Capa. ISBN 9786559770403. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786559770403/. Acesso em: 04 nov. 2024.

3. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. Disponível em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=0ea112ac-f7a4-3405-97aa-948bafae670f. Acesso em: 4 nov. 2024.

4. DUTRA, Joel S.; DUTRA, Tatiana A.; DUTRA, Gabriela A. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Atlas, 2017. E-book. p.i. ISBN 9788597013320. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597013320/. Acesso em: 04 nov. 2024.

5. MADRUGA, R. Employee experience, gestão de pessoas e cultura organizacional : a trilogia para atrair, engajar e desenvolver talentos. São Paulo: Atlas, 2021. Disponível em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=5be81e6a-1648-34ac-aa53-da1c1546c7f0. Acesso em: 4 nov. 2024.

6. OLIVEIRA, Luana Y M.; OLIVEIRA, Pablo R B.; SAWITZKI, Roberta; et al. Gestão de pessoas. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. p.Capa. ISBN 9788595023901. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595023901/. Acesso em: 04 nov. 2024.

Consulta à base Biblio Tec em: 04 nov. 2024.

 

Disciplina: Gestão de pessoas 4.0

Carga Horária: 40h

Objetivo:

Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos de utilizar People Analytics e Machine Learning como ferramentas estratégicas para a tomada de decisões na gestão de pessoas, promovendo maior eficiência, precisão e inovação nas práticas de gestão e liderança

Programa:

  1. Introdução ao People Analytics e Fundamentos de Machine Learning.

    1. Conceitos Básicos, definição e importância de People Analytics.

    2. Exemplos de aplicações em recursos humanos.

    3. Definições de Machine Learning.

    4. Tipos de Machine Learning (supervisionado, não supervisionado, por reforço).

    5. Preparação dos Dados - Coleta e limpeza de dados; Análise exploratória de dados (EDA).

  2. Modelagem e Algoritmos de Machine Learning.

    1. Modelos Supervisionados: Regressão linear e logística; Árvores de decisão e florestas aleatórias; SVM (Support Vector Machine).

    2. Modelos Não Supervisionados: Agrupamento (clustering) e segmentação de dados; Análise de Componentes Principais (PCA).

    3. Avaliação de Modelos: Métricas de desempenho (acurácia, precisão, recall, F1-score).

  3. Modelagem e Algoritmos de Machine Learning - Estudos de Caso.

    1. Análise de rotatividade de funcionários.

    2. Previsão de desempenho e identificação de talentos.

    3. Ética em People Analytics: Considerações éticas e privacidade dos dados; Impactos sociais.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning). O processo envolve a apresentação de problemas ou cenários reais aos alunos, que devem ser resolvidos utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina.

Ao aplicar os conceitos de Machine Learning e People Analytics para solucionar desafios concretos (como análise de rotatividade ou previsão de desempenho), os alunos desenvolvem uma compreensão prática e aprofundada. Isso promove a capacidade de tomada de decisões estratégicas, reforçando o uso de algoritmos de Machine Learning no contexto de gestão de pessoas.

Exemplo de aplicação prática: os alunos podem receber um conjunto de dados de uma empresa fictícia, que pode ser adquirido na Internet e, a partir daí, aplicar técnicas de coleta, limpeza, análise exploratória e modelagem de dados para resolver problemas de RH, como previsões de turnover.

 

Previsão de Trabalhos Discentes:

Entrega de um projeto final que exige a aplicação de diferentes técnicas de Machine Learning e People Analytics, em que os estudantes possam propor soluções para a gestão de pessoas, demonstrando habilidade de utilizar essas ferramentas estratégicas, podendo criar modelos de predição de turnover, utilizando regressão logística e árvores de decisão, além de agrupar funcionários com base em clustering.

Forma de Avaliação:

Avaliação Individual BPL - 20%

Avaliação em Grupo BPL - 20%

Avaliação em Grupo Projeto Final - 40%

Apresentação do Projeto Final - 20%

Bibliografia:

1. DAVENPORT, Thomas; HARRIS, Jeanne; SHAPIRO, Jeremy. Competing on Talent Analytics. Harvard Business Review, v. 88, n. 10, p. 1-6, Oct. 2010.

2. GODINHO, KOHLER, SALUME. People Analytics aplicado em uma empresa de transporte e logística, Revista Carreiras e Pessoas, v. 12 n. 3 (2022): setembro/dezembro, p. 391-412

3. RASCHKA, S; MIRJALILI, V. Python Machini Learning. 2nd ed.. Packt: 2020

4. WABER, Ben. People Analytics: How Social Sensing Technology Will Transform Business and What It Tells Us about the Future of Work. Upper Saddle River: FT Press, 201

Consulta à base Biblio Tec em: 24/10/2024

Disciplina: Liderança Resiliente e Autogestão Estratégica: Habilidades Essenciais para Alta Performance Corporativa

Carga Horária: 40 horas

Objetivo:

1. Desenvolver Competências de Autogestão, capacitando na implementação de técnicas de planejamento pessoal, organização e gestão de tempo para potencializar produtividade e eficiência em ambientes corporativos de alta demanda.

2. Fortalecer a Resiliência em Situações de Pressão, proporcionando ferramentas e estratégias para enfrentar mudanças, estresse e incertezas no trabalho, fortalecendo a resiliência e a adaptabilidade.

3. Aprimorar Habilidades de Comunicação Assertiva e Escuta Ativa, compreendendo técnicas de comunicação e escuta que fortaleçam a liderança e o engajamento das equipes, melhorando o entendimento das necessidades do grupo e a qualidade das interações profissionais.

4. Desenvolver Técnicas de Influência e Persuasão Positiva, capacitando os alunos a aplicar métodos de influência e construção de alianças, permitindo-lhes liderar de forma ética e eficaz em suas organizações.

5. Promover a Liderança Estratégica para o Crescimento Corporativo e Pessoal, instruindo na criação e aplicação de planos de liderança e influência com foco em resultados sustentáveis, aumentando o impacto de suas ações e decisões no ambiente corporativo.

Programa:

1. Fundamentos da Autogestão e Resiliência no Contexto Corporativo

Definição e importância da autogestão e da resiliência em ambientes de trabalho de alta demanda; Autoconsciência e autoconhecimento: habilidades essenciais para a construção de autogestão; Resiliência em ambientes corporativos: adaptabilidade e gestão do estresse em cenários adversos.

2. Ferramentas e Técnicas de Autogestão para Alta Performance

Planejamento e organização pessoal: Estrutura de rotinas e métodos de trabalho focando maior produtividade; Gestão de tempo e prioridades: Matriz de Eisenhower, Getting Things Done; Priorização de tarefas críticas; Ferramentas para foco e gestão de esforços.

3. Desenvolvimento de Resiliência

Fortalecimento emocional para atuar sob pressão e mudanças constantes; Estratégias de adaptação para ambientes de incerteza (flexibilidade e reação rápida); Atuação resiliente: otimismo, visão de longo prazo e autoconfiança.

4. Autogestão Emocional e Mindfulness no Trabalho

Práticas para o desenvolvimento de autoconhecimento e autorregulação emocional; Ferramentas de controle do estresse e ansiedade para o equilíbrio emocional; Técnicas de visualização e respiração para resiliência mental e calma em situações de alta pressão.

5. Resiliência Corporativa e Autogestão na Prática

Exercícios de simulação de cenários corporativos desafiadores com foco em resiliência e autogestão; Análise de cases: como líderes e empresas superaram adversidades pela resiliência e autogestão eficazes; Aplicação pessoal: Desenvolvimento de uma estratégia de autogestão e resiliência no contexto do aluno.

6. Estratégias de Influência e Construção de Alianças

Construção de influência pela confiança: Estabelecendo uma reputação de integridade e competência; Influência positiva baseada em inteligência emocional e empatia (cooperação e colaboração); Construção de alianças estratégicas: desenvolver redes de suporte e influências para ampliar o impacto da liderança.

7. Persuasão e Influência sobre liderados

Relacionamentos com superiores; Teoria dos incontornáveis; Técnicas para convencer e influenciar pessoas; Tipos de poder e Leis do Poder; Influências positivas de líderes de destaque: Napoleão Bonaparte, Marie Curie, Winston Churchill, Oprah Winfrey, Franklin Roosevelt, Margaret Thatcher Henry Kissinger, Martin Luther King, Jesus de Nazaré, Joana D'arc, Steve Jobs.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

  • Aulas expositivas

  • Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL), aprendizagem ativa (debates), Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning).

  • Exercícios de planejamento e organização aplicados.

Previsão de Trabalhos Discentes:

  • Plano individual de Autogestão

  • Estudo de caso

  • Simulação de Cenários e Feedback Colaborativo

Forma de Avaliação:

1. Elaboração de um “Plano Individual de Autogestão e Resiliência” (35%)

Desenvolvimento de um plano personalizado de autogestão e resiliência aplicável ao seu contexto de trabalho, o qual deverá incluir objetivos claros de desenvolvimento pessoal, técnicas de gestão do tempo e produtividade, além de estratégias de resiliência para enfrentar desafios corporativos específicos.

Critérios de Avaliação: Qualidade e aplicabilidade do plano, originalidade das técnicas selecionadas, alinhamento com as práticas corporativas e clareza dos objetivos estabelecidos.

2. Estudo de Caso e Projeto de Influência e Liderança (35%)

Análise de estudo de caso corporativo focado em comunicação assertiva e influência. Com base nessa análise, criar um projeto prático de influência e liderança. O projeto deve conter um plano de ação com estratégias para engajar, influenciar e liderar positivamente uma equipe ou um setor corporativo.

Critérios de Avaliação: Criatividade e realismo do plano de ação, adequação das estratégias de comunicação e influência, e impacto potencial das ações planejadas.

3. Simulação de Cenários e Feedback Colaborativo (30%)

Em um contexto simulado, apresentar de forma prática como aplicar habilidades de resiliência, autogestão e influência em cenários corporativos desafiadores, incluindo uma sessão de feedback colaborativo (técnica dos 6 chapéus, com cada aluno fornecendo e recebendo feedback) focado em comunicação, liderança e resiliência.

Critérios de Avaliação: Participação ativa e eficácia nas estratégias adotadas durante a simulação, capacidade de adaptação, qualidade do feedback oferecido aos colegas e integração das habilidades estudadas no curso.

Bibliografia:

1. BRUNET, Tiago. Especialista em pessoas: soluções bíblicas e inteligentes para lidar com todo tipo de gente - São Paulo : Planeta, 2020. 224p.

2. CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas - Rio de Janeiro : Sextante, 2023. 256p.

3. CARNEGIE, Dale. Liderança - Como conquistar a confiança, a lealdade e a admiração das pessoas - Rio de Janeiro : Sextante, 2022. 224p.

4. GREENE, Robert. As 48 leis do poder - Rio de Janeiro : Rocco, 2000. 456p.

5. MANDELLI, Pedro; LORIGGIO, Antônio. Liderando para alta performance: Conceitos e ferramentas - Rio de Janeiro : Vozes Nobilis, 2017. 224p.

6. MANDELLI, Pedro; LORIGGIO, Antônio.Exercendo liderança: O papel central do líder, sua motivação, proatividade e equilíbrio emocional - Rio de Janeiro : Vozes Nobilis, 2016. 208p.

7. PETRY, Jacob. Poder e manipulação: como entender o mundo em 20 lições extraídas de O Príncipe de Maquiavel - São Paulo : Faro Editorial, 2016. 176p.

*Consulta à base Biblio Tec em: 05/11/2024

 

Disciplina: Psicologia empresarial: psicologia positiva e treinamento motivacional

Docente: Priscila Tribeck

Carga Horária: 20h

Objetivo:

Oportunizar uma introdução à psicologia empresarial e à psicologia positiva, apresentando uma visão hermenêutica e interdisciplinar do seu surgimento e os principais temas de estudo.

Apresentar estudos sobre os principais construtos da área da Psicologia Positiva no contexto do trabalho, levando em consideração características de personalidade e habilidades socioemocionais.

Instrumentalizar profissionais a tomada de decisão empresarial frente a questões individuais e coletivas com base nos pressupostos da psicologia positiva

Programa:

Breve histórico da psicologia nas organizações.

Psicologia positiva e seus pilares.

Liderança, inteligência emocional, estratégias para resolução de problemas e tomada de decisão.

Autorrealização e trabalho com propósito.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aulas interativas com estudo de materiais, filmes, vídeos explicativos.

Leitura e interpretação de textos científicos.

Reflexões pessoais dentro na temática proposta

Previsão de Trabalhos Discentes:

· Atividade 1: Mapa mental

· Atividade 2: Resumo de texto

· Atividade 3: Discussão por meio de fórum interativo assíncrono.

Forma de Avaliação:

Processual por meio da leitura e realização dos trabalhos previstos.

Bibliografia:

1. CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2012. 522 p. ISBN 9788520432457. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597027525

2. GOMES, Fabiano Defferrari. Liderança movida pelo propósito: como se tornar um grande líder criando uma cultura de liderança sustentável. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555208504.

3. OLIVEIRA, L. M. Psicologia positiva: a visibilidade do que há de bom no ser humano. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 4334–4340, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-256. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/4442 Acesso em: 5 nov. 2024.

4. SELIGMAN, M. E. P., & CSIKSZENTMIHALYI, C. (2000). Positive psychology: An introduction. American Psychologist, 55, 5-140, 2000.

* Consulta à base Biblio Tec em: 05/11/2024

 

Disciplina: Problem-solving: identificação de causas raízes e implementação de soluções

Docente: André Luiz Soares

Objetivo:

Esta disciplina tem por objetivo desenvolver a soft skill de solução de problemas, por meio da aplicação de diversas ferramentas de identificação de problemas, determinação de causas raízes e implementação de soluções.

Programa:

  • Identificação De Problemas,

  • Revenção X Correção,

  • 5w2h,

  • Diagrama Causa X Efeito,

  • 6 M’s, 5 Porque’s,

  • Folha De Verificação,

  • Diagrama De Pareto,

  • Fluxograma,

  • Brainstorming,

  • Pdca,

  • Histograma,

  • Masp.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Exposição do conteúdo, realização de trabalhos acadêmicos e estudos de caso.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Aplicação das ferramentas apresentadas na disciplina em casos reais para análise e discussão.

Forma de Avaliação:

Seminário elaborado pelos acadêmicos aplicando o conteúdo desenvolvido na disciplina

Bibliografia:

1. DUKE, Annie. Como decidir: ferramentas simples para melhores escolhas. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2023. E-book. p.1. ISBN 9786555209495. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555209495/. Acesso em: 04 nov. 2024.

2. LIMEIRA, Erika Thalita Navas P.; LOBO, Renato N.; MARQUES, Rosiane do N. Controle da Qualidade - Princípios, Inspeção e Ferramentas de Apoio na Produção de Vestuário. Rio de Janeiro: Érica, 2015. E-book. p.1. ISBN 9788536517773. Disponível em:

https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536517773/. Acesso em: 04 nov. 2024.

3. MORAES, Márcia Vilma Gonçalves de. Sistema de Gestão - Princípios e Ferramentas. Rio de Janeiro: Érica, 2015. E-book. p.Capa. ISBN 9788536531991. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536531991/. Acesso em: 04 nov. 2024.

4. PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade - Teoria e Prática. 4th ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. E-book. p.i. ISBN 9788597022032. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597022032/. Acesso em: 04 nov. 2024.

5. PEZZATTO, Alan T.; AFFONSO, Ligia M F.; LOZADA, Gisele; et al. Sistema de controle da qualidade. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. p.Capa. ISBN 9788595026155. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595026155/. Acesso em: 04 nov. 2024.

6. SOUZA, Stefania M O. Gestão da qualidade e produtividade. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. p.Capa. ISBN 9788595025561. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595025561/. Acesso em: 04 nov. 2024.

Consulta à base Biblio Tec em: 04/11/2024

 

Disciplina: Treinamento em mindfulness para executivos

Docente: Telma Beiser de Melo Zara

Carga Horária: 20h

Objetivo: Capacitar executivos e líderes para a prática de mindfulness, com o intuito de melhorar a gestão do estresse, tomada de decisões, foco, resiliência emocional e bem-estar geral. A disciplina visa desenvolver habilidades que auxiliem no aumento da produtividade, criatividade e gestão de equipes em ambientes de alta pressão.

Programa:

  1. Introdução ao Mindfulness:

  • Conceitos e definições de mindfulness.

  • Benefícios da prática para executivos.

  • Evidências científicas sobre mindfulness no ambiente de trabalho.

  1. Gestão do Estresse e Ansiedade:

  • Técnicas de mindfulness para lidar com o estresse.

  • Auto-observação e regulação emocional.

  1. Mindfulness no Ambiente Corporativo:

  • A aplicação prática do mindfulness no dia a dia executivo.

  • Como mindfulness pode impactar a cultura organizacional.

  • Gestão de conflitos com base em atenção plena.

  1. Tomada de Decisão Consciente:

  • Como o mindfulness influencia a clareza mental e o julgamento.

  • Técnicas para aumentar a autoconsciência durante a tomada de decisões.

  1. Mindfulness e Produtividade:

  • Melhorando a eficiência por meio de foco e presença.

  • Estratégias para reduzir multitarefas.

  1. Desenvolvimento de Resiliência e Inteligência Emocional:

  • A conexão entre mindfulness e resiliência.

  • Inteligência emocional e liderança consciente.

  1. Prática Guiada e Rotinas de Mindfulness:

  • Sessões práticas de meditação e atenção plena.

  • Construção de uma rotina diária de mindfulness.

  1. Mindfulness para Equipes:

  • Implementando programas de mindfulness em equipes e organizações.

  • Liderança e comunicação mindful.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

  • Aulas expositivas dialogadas: Introdução teórica sobre os temas com discussão coletiva.

  • Práticas guiadas de mindfulness: Meditação e técnicas de atenção plena em cada encontro

  • Estudos de caso: Análise de empresas que implementaram programas de mindfulness.

  • Workshops práticos: Dinâmicas em grupo para vivenciar a aplicação de mindfulness em situações reais do ambiente corporativo.

  • Reflexões individuais e coletivas: Debates e exercícios para reflexão sobre a aplicabilidade do conteúdo no ambiente de trabalho.

Previsão de Trabalhos Discentes:

  • Diário de Práticas: Registro semanal das práticas de mindfulness realizadas pelos alunos, com reflexões sobre os resultados.

  • Estudo de Caso: Elaboração de um estudo de caso individual ou em grupo sobre a implementação de mindfulness em uma organização.

  • Apresentação de Projeto: Proposta de um programa de mindfulness que possa ser implementado em uma equipe ou empresa, levando em conta os desafios específicos da organização.

Forma de Avaliação:

  • Diário de Práticas: Registro semanal das práticas de mindfulness realizadas pelos alunos, com reflexões sobre os resultados.

  • Estudo de Caso: Elaboração de um estudo de caso individual ou em grupo sobre a implementação de mindfulness em uma organização.

  • Apresentação de Projeto: Proposta de um programa de mindfulness que possa ser implementado em uma equipe ou empresa, levando em conta os desafios específicos da organização.

Bibliografia:

Bibliografia Básica:

  1. COSENZA, Ramon M. Neurociência e mindfulness: meditação, equilíbrio emocional e redução do estresse. Porto Alegre: ArtMed, 2021. E-book. ISBN 9786558820062. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786558820062/. Acesso em: 05 out. 2024.

  2. GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

  3. GOLEMAN, Daniel; DAVIDSON, Richard J. A ciência da meditação: como transformar o cérebro, a mente e o corpo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

  4. KABAT-ZINN, Jon. Onde quer que você vá, é você que está. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.

  5. KABAT-ZINN, Jon. Atenção plena para iniciantes [recurso eletrônico]. Tradução de Ivo Korytowski. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. Recurso digital. Disponível na versão Kindle: Atenção plena para iniciantes: Usando a prática de mindfulness para acalmar a mente e desenvolver o foco no momento presente (Portuguese Edition).

  6. SOPEZKI, Daniela; TATTON, Tiago; BARROS, Viviam. Mindfulness. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2021. E-book. ISBN 9788550817200. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788550817200/. Acesso em: 05 out. 2024.

  7. WILSON, David. Mindfulness: atenção plena do corpo ao organismo. São Paulo: Almedina Brasil, 2021. E-book. ISBN 9786586618747. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786586618747/. Acesso em: 05 out. 2024.

Bibliografia Complementar

  1. KABAT-ZINN, Jon. Viver a catástrofe total: como utilizar a sabedoria do seu corpo e da sua mente para enfrentar o estresse, a dor e a doença. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

  2. WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção plena [recurso eletrônico]. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2015. Formato: EPUB. Tradução de: Mindfulness: a practical guide to finding peace in a frantic world. Requisitos do sistema: Adobe Digital Editions. Modo de acesso: World Wide Web. Inclui bibliografia. ISBN 978-85-431-0188-0.

Artigos científicos recentes relevantes na área

Consulta à base Biblio Tec em: 11/11/2024

 

  1. DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

    Disciplina

    Carga

    Horária

    (horas)

    Titulação

    Docente responsável

    Link currículo Lattes

    Vínculo/Atuação

    Seminários I

    2 horas

    Doutor

    Mariana Sbaraini Cordeiro

    http://lattes.cnpq.br/8938511024731295

    UTFPR

    Liderança Resiliente e Autogestão Estratégica: Habilidades Essenciais para Alta Performance Corporativa

    40 horas

    Doutor

    Elder Schemberger

    http://lattes.cnpq.br/4964026084061161

    UTFPR

    Gestão das emoções, inteligência emocional e prevenção em saúde mental

    30 horas

    Mestre

    Telma Beiser de Melo Zara

    http://lattes.cnpq.br/1775481226311370

    UTFPR

    Ética no Contexto da Era Digital

    20 horas

    Doutor

    Luiz Adriano Gonçalves Borges

    http://lattes.cnpq.br/5106516945320670

    UTFPR

    Psicologia empresarial: psicologia positiva e treinamento motivacional

    20 horas

    Doutor

    Priscila Tribeck

    http://lattes.cnpq.br/3384807664114940

    UTFPR

    Foco e Gestão da Atenção em um Mundo de Distrações

    20 horas

    Doutor

    Luiz Adriano Gonçalves Borges

    http://lattes.cnpq.br/5106516945320670

    UTFPR

    Gestão de equipes de alta performance - Teamplay Mentoring & Coaching

    20 horas

    Doutor

    André Luiz Soares

    http://lattes.cnpq.br/5516307990934263

    UTFPR

    Gestão de pessoas 4.0

    40 horas

    Doutor

    Sandra Pinela e Marcos Bonbacini

    http://lattes.cnpq.br/3595468505213563

    http://lattes.cnpq.br/0044103929916521

    UTFPR

    Ecossistemas de inovação e gestão de projetos inovadores

    40 horas

    Doutor

    Priscila Tribeck

    http://lattes.cnpq.br/3384807664114940

    UTFPR

    Treinamento em mindfulness para executivos

    20 horas

    Mestre

    Telma Beiser de Melo Zara

    http://lattes.cnpq.br/1775481226311370

    UTFPR

    Comunicação não-violenta e a negociação de conflitos

    40 horas

    Doutor

    Mariana Sbaraini Cordeiro e Cristiane Souza Pedroso

    http://lattes.cnpq.br/8938511024731295

    http://lattes.cnpq.br/5186615721864554

    UTFPR
    UTFPR

    Seminários II

    4 horas

    Doutor

    Mariana Sbaraini Cordeiro

    http://lattes.cnpq.br/8938511024731295

    UTFPR

    Accountability: Princípios e Práticas

    30 horas

    Esp.

    Mestre

    Regina Filomeno Castro e

    Rodrigo Deren Destefani

     

    http://lattes.cnpq.br/7053034455553621

    http://lattes.cnpq.br/2148734584500887

    Externo

    UTFPR

    Problem-solving: identificação de causas raízes e implementação de soluções

    30 horas

    Doutor

    André Luiz Soares

    http://lattes.cnpq.br/5516307990934263

    UTFPR

    Seminários III

    4 horas

    Doutor

    Mariana Sbaraini Cordeiro

    http://lattes.cnpq.br/8938511024731295

    UTFPR

 

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.

 


Referência: Processo nº 23064.004778/2025-13 SEI nº 4828486