Boletim de Serviço Eletrônico em 10/04/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

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MINUTA DE EDITAL nº 03/2025- SELEÇÃO DE BOLSISTA TÉCNICO

 

 

O Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo/NAPI PROSOLO, vinculado ao curso de Agronomia do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR, contemplado com recurso da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de bolsista técnico, conforme descrito neste edital.

 

1. CARACTERIZAÇÃO DA BOLSA

1.1. A bolsa destina-se a profissionais com graduação nas áreas relacionadas ao projeto, bem como a discentes regularmente matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos.

1.2. Será ofertada 02 (Duas) cotas de bolsas, com duração inicial de 12 meses, prorrogável mediante disponibilidade de recursos, no valor mensal de R$ 2.500,00. O presente edital também se destina à formação de cadastro reserva,   a ser utilizado se houver a disponibilidade de novas cotas de bolsa. 

1.3. O recurso financeiro será proveniente de Fundação Araucária/ a executora à Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF).

1.4. Não será permitida a concessão de bolsa a candidatos que sejam cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de membros participantes do Grupo de Pesquisa.

1.5. O bolsista deverá cumprir uma carga horária de 40 horas semanais.

1.6. Requisitos dos candidatos:

a) Não possuir vínculo empregatício;

b) Dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho do Bolsista;

c) Não acumular esta bolsa com outras modalidades de bolsa;

d) Apresentar relatórios técnicos ao coordenador do projeto;

e) Devolver valores recebidos indevidamente, caso os compromissos não sejam cumpridos;

f) Possuir conta bancária individual em seu nome;

g) Participar de eventos correlatos ao projeto, quando solicitado.

 

2. PROCESSO DE INSCRIÇÃO

2.1. Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital.

2.2. Os candidatos deverão enviar, em documento único no formato PDF, os seguintes documentos, nesta ordem:

a) Ficha de inscrição (Anexo I);

b) Documento de identidade com foto.

b) Currículo Lattes atualizado, documentado e com a pontuação previamente calculada, conforme Anexo II ;

c) Histórico escolar com coeficiente de rendimento acadêmico (CR);

2.3. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: andrepellegrini@utfpr.edu.br, com o assunto: “Seleção de Bolsista Técnico - Edital 03/2025”.

 

3. PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1. A homologação das inscrições será divulgada  de acordo com a data descrita no item 6.3 do presente edital na página Editais/DIRPPG-Dois Vizinhos.

3.2. A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma::

a) Pontuação do Coeficiente de Rendimento (peso 2,0);

b) Avaliação do Currículo Lattes (peso 4,0), conforme critérios do Anexo II.

c) Defesa de memorial descritivo ( peso 4,0). ANEXO I

3.3. Em caso de empate, será utilizado como critério de desempate o maior coeficiente acadêmico.

 

4. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSOS

4.1. Os resultados serão divulgados conforme os dados estabelecidos no item 6.3 do presente edital, na página Editais/DIRPPG-Dois Vizinhos.

4.2. Após a divulgação da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.6 deste edital.

4.3. O recurso deverá ser devidamente fundamentado e encaminhado por e-mail para andrepellegrini@utfpr.edu.br, com o assunto: "Recurso da Seleção de Bolsista Técnico Nível — Edital 03/2025" .

4.4. Os recursos interpostos serão analisados ​​e respondidos conforme o cronograma descrito no item 6.7 deste edital.

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG.

5.2. Os candidatos declaram conhecer e concordar com as regras deste edital.

5.3. O período de validade do edital é de 12 meses, a partir da divulgação do resultado final.

5.4. A execução financeira está condicionada à disponibilidade de recursos.

5.5. Fica eleito o foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão para dirimir questões oriundas deste edital.

5.6. Este edital entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.

 

6. DATAS IMPORTANTES

Etapa

Descrição

Data/Prazo

6.1 – Período de Inscrição

Período destinado à inscrição dos candidatos.

10/04/2025 a 22/04/2025

 

6.2 – Envio da Relação de Inscritos à DIRPPG

Encaminhamento da lista de inscritos à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG).

23/04/2025

6.3- Homologação das Inscrições

Homologação das Inscrições dos candidatos

24/04/2025

6.4- Entrevistas 

   Realização da defesa do Memorial Descritivo pelos candidatos.

28/04/2025

6.5 – Publicação do Resultado Preliminar

Divulgação do resultado preliminar da pontuação e da classificação final.

A partir de 29/04/2025

 

6.6 – Interposição de Recursos

   Período destinado à interposição de recursos contra o resultado preliminar.

Até 05 dias úteis após o resultado preliminar 

6.7 – Análise de Recursos e Encaminhamento à DIRPPG

 

  Análise dos recursos interpostos e encaminhamento do processo à DIRPPG.

Em até 06 dias úteis após o resultado preliminar 

6.8 – Divulgação do Resultado Final

Publicação do resultado final, incluindo a análise dos recursos interpostos.

Em até 07 dias úteis após o resultado preliminar 

6.9 Envio do plano de Trabalho 

Envio do plano de trabalho do bolsista para DIRPPG

12/05/2025

Observações:

1. Os prazos estabelecidos são contados em dias úteis, considerando o calendário acadêmico da UTFPR.

2. Todas as etapas do cronograma estão sujeitas a alterações, que serão divulgadas por meio de comunicado oficial.

3. Recomenda-se que os candidatos acompanhem regularmente as publicações no site oficial da instituição para eventuais atualizações.

Dois Vizinhos, 09 de abril de 2025.

 

André Pellegrini
Coordenador do Projeto/Supervisor

 

Paula Fernandes Montanher

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação

UTFPR - Campus Dois Vizinhos

 

 

Profa. Marina Celant De Prá

Diretora-Geral Pró-Tempore

UTFPR - Campus Dois Vizinhos

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE PELLEGRINI, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 09/04/2025, às 17:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULA FERNANDES MONTANHER, DIRETOR(A), em (at) 10/04/2025, às 08:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 10/04/2025, às 15:53, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I do EDITAL № 03/2025

 

FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 03/2025

 

Seleção de Bolsista técnico 

 

Nome Completo:

Formado em ( nível superior):

CPF:

RG:

E-mail:

 

2. EXPERIÊNCIA PRÉVIA E APTIDÕES

2.1. Descreva sobre suas experiências prévias em pesquisa (projetos, iniciação cientifica ou inovação, TCC e outros)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.2 Relate mais especificamente sobre técnicas, protocolos, análises e outras ferramentas de refinamento de pesquisa na9s) qual (is) tem experiência:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.3 Descreva sobre suas experiências em extensão universitária ( ações, projetos ou programas com interação e participação ativa da comunidade externa):

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.4 Descreva sua experiência na análise de dados, uso de softwares estatístico e na elaboração de artigos, livros e resumo científico.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.5 Descreva aqui outras informações de sua formação/capacitação que julgar pertinentes

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

ANEXO II do EDITAL № 03/2025

 

1. O coeficiente de rendimento do aluno (CR), deverá ser comprovado no histórico ou declaração institucional enviada pelo aluno. O CR será pontuado de 0 a 10 pontos. Caso seja aluno de pós-graduação e ainda não tenha um CR, deverá ser usado o CR da graduação do candidato. Nesta hipótese, o candidato deverá anexar também o documento que comprove o CR de sua graduação.

2. Critério para a pontuação do Currículo Lattes : As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2024 .

2.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis CAPES vigente na data de publicação do edital)

Atividade

Pontos por ocorrência

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

A1

10

 

 

 

A2

8,5

 

 

 

A3

7,0

 

 

 

A4

5,5

 

 

 

B1

4,0

 

 

 

B2

2,5

 

 

 

B3

1,5

 

 

 

B4

1,0

 

 

 

B5

0,5

 

 

 

C

0,2

 

 

 

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

internacional

1,0

 

 

 

nacional

0,5

 

 

 

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7 respectivamente

 

 

 

d) Livro científico***

 

5

 

 

 

e) Capítulo de livro***

 

2

 

 

 

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo. ** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

**A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma d

***Necessariamente com ISBN

 

2.2 Publicações em eventos

Atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional*

1,0

4,0

 

 

 

regional/local**

0,3

1,0

 

 

 

b) Resumo (simples ou expandido)***

Internacional/Nacional*

0,5

2,0

 

 

 

regional/local

0,2

1,0

 

 

 

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

 

2.3 Pontuação de experiência profissional

 

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

1,0

 

 

 

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

-

 

 

 

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

-

 

 

 

d) Atividade profissional de ensino*

0,5

2,0

 

 

 

e) Atividade profissional técnica na área de xxxx*

1,5

-

 

 

 

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

 

Mestrado (2,0)

Doutorado (4,0)

4,0

 

 

 

e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento

 

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

*Pontuados por semestre

 

 


Referência: Processo nº 23064.010259/2025-86 SEI nº 4849993