|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais - Campus Curitiba |
|
|
EDITAL 01/2025 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE EQUIPAMENTOS E ANÁLISES AMBIENTAIS (LAMEAA)
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 05 de maio a 12 de maio de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1. A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 15/2023 dependerá do resultado final da Chamada Pública 23/2022 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
1.2. A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 04 parcelas no valor mensal de R$ 2.500,00. O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.
1.3. São requisitos para os candidatos:
a) Ter concluído curso de graduação em Química, Tecnologia em Processos Ambientais ou Tecnologia em áreas afins às áreas Química e Ambiental;
b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) da UTFPR;
c) Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa ao candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: lameaa.ct@gmail.com. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1. A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LAMEAA (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/lameaa). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
3.2. O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 15/2023. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.
3.3. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR.
3.4. A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
3.4.1. Avaliação do currículo lattes (peso 3,0), sendo que a pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
3.4.2. Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso 3,0).
Parágrafo único: A prova será aplicada utilizando a plataforma Google Classroom, em horário previamente divulgado aos candidatos que tiverem suas inscrições homologadas e versará sobre os seguintes conteúdos:
a) técnicas cromatográficas: Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida;
b) conceito do processo de secagem de amostras por liofilização;
c) boas práticas de laboratório.
3.4.3. Prova prática (peso 4,0), os candidatos deverão demonstrar conhecimento e competência na execução de procedimentos que envolvem a validação de métodos cromatográficos, incluindo, mas não se limitando a:
a) linearidade: avaliação da relação entre a concentração do analito e a resposta do detector.
b) desvio padrão (DP): determinação da variabilidade dos resultados obtidos em múltiplas medições. Os candidatos deverão calcular o desvio padrão das replicatas para avaliar a precisão do método, garantindo que os resultados estejam próximos da média.
c) coeficiente de variação (CV): cálculo do CV, que é a razão entre o desvio padrão e a média, expressa em porcentagem. Os candidatos deverão utilizar o CV para avaliar a consistência dos resultados, sendo uma medida útil para comparar a precisão entre diferentes métodos ou condições experimentais.
d) limite de detecção (LD) e limite de quantificação (LQ): determinação das menores concentrações que podem ser detectadas e quantificadas com precisão.
e) análise de dados: os candidatos deverão realizar a análise dos dados obtidos, utilizando ferramentas estatísticas apropriadas para interpretar os resultados da validação, bem como elaborar gráficos e relatórios que apresentem os achados de forma clara e concisa.
Parágrafo único: A prova prática será realizada no laboratório multiusuário LAMEAA (bloco EE – sala – EE101), com horário previamente agendado, equipado com a infraestrutura necessária e será supervisionada por membros da comissão avaliadora. Os candidatos receberão instruções detalhadas sobre os procedimentos a serem seguidos, e a avaliação será baseada na execução correta das técnicas, na compreensão dos conceitos de validação e na apresentação de resultados, no tempo máximo de 1h e 30 min.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1. Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do LAMEAA, link: https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/lameaa, e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
a) ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
b) ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
4.2. Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3. O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: lameaa.ct@gmail.com.
4.4. Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA), de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1. Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2. Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3. O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.4. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto à Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.5. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.6. Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6. DATAS IMPORTANTES
6.1 |
Período de inscrições |
de 05 de maio a 12 de maio de 2025 (18h) |
6.2 |
Homologação das inscrições e agendamento das datas de avaliação escrita e prática |
13 de maio de 2025 |
6.3 |
Análise da pontuação e avaliação on-line |
14 de maio de 2025 |
6.4 |
Avaliação prática |
20 de maio de 2025 à partir das 13h e 30 min (agendamentos de 1h e 30 min) |
6.5 |
Resultado preliminar da seleção |
26 de maio de 2025 |
6.6 |
Interposição de Recursos |
De 27 a 29 de maio de 2025 (18h) |
6.7 |
Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
30 de maio de 2025 |
6.8 |
Envio de documentos de contratação, descritos no item 4.1, à PROPPG |
02 de junho de 2025 |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO I DO EDITAL Nº 01/2025
FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 01/2025
Seleção de Bolsista Nível Superior
Nome completo:
CPF:
Endereço completo:
CEP:
Curso de formação:
Instituição:
E-mail:
Celular:
Escreva sobre a motivação em trabalhar num laboratório multiusuário da UTFPR.
|
Observação: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado (único documento em PDF).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO II DO EDITAL Nº 01/2025
1. CRITÉRIOS PARA A PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
As atividades descritas serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período dos últimos quatro anos.
1.1 A produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis periódicos vigente na data de publicação do edital)
Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Páginas em que se encontram os comprovantes |
Confirmados pela comissão |
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 e A2 |
4,0 |
|
|
|
A3 e A4 |
3,0 |
|
|
|
|
B1 e B2 |
2,0 |
|
|
|
|
B3 e B4 |
1,0 |
|
|
|
|
C |
0,5 |
|
|
|
|
b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
Internacional |
1,0 |
|
|
|
Nacional |
0,5 |
|
|
|
|
c) Patente |
pedido |
2,0 |
|
|
|
registro |
4,0 |
|
|
|
|
d) Livro científico*** |
|
2,0 |
|
|
|
e) Capítulo de livro*** |
|
1,0 |
|
|
|
* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Páginas em que se encontram os comprovantes |
Confirmados pela comissão |
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
1,0 |
|
|
|
regional/local** |
0,2 |
0,4 |
|
|
|
|
b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,2 |
0,4 |
|
|
|
regional/local** |
0,1 |
0,2 |
|
|
|
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Páginas em que se encontram os comprovantes |
Confirmados pela comissão |
a) Monitoria* |
0,1 |
0,2 |
|
|
|
b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,2 |
0,4 |
|
|
|
c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,2 |
0,4 |
|
|
|
d) Atividade profissional de ensino |
0,2 |
0,4 |
|
|
|
e) Atividade profissional técnica na área de análises laboratoriais* |
2,0 |
livre |
|
|
|
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída |
Mestrado 1,0 |
3,0 |
|
|
|
Doutorado 2,0 |
|||||
g) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento |
Mestrado 0,5 |
1,0 |
|
|
|
Doutorado 1,0 |
*Pontuados por semestre (proporcional).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO III – DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL (PREENCHIMENTO INDIVIDUAL)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2023, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 2025.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO IV – PLANO DE TRABALHO E DECLARAÇÃO DE BOLSISTA (ESTE DOCUMENTO EM FORMATO EDITÁVEL SERÁ OPORTUNAMENTE DISPONIBILIZADO APÓS FINALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO)
1. IDENTIFICAÇÃO
Nome do Supervisor:
Nome do Bolsista:
LabMult vinculado:
2. PLANO DE TRABALHO
ITEM |
ATIVIDADE |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(incluir mais linhas caso necessário)
Os abaixo-assinados declaram ter ciência e concordar com o Plano de Trabalho, que deverá ser cumprido no período de vigência da bolsa e de acordo com as instruções repassadas pelo Supervisor.
Supervisor: <<Nome completo do Supervisor>>
Bolsista: <<Nome completo do Bolsista>>
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DANIELLE CAROLINE SCHNITZLER, SUPERVISOR(A), em (at) 05/05/2025, às 09:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GIUSEPPE PINTAUDE, DIRETOR(A), em (at) 05/05/2025, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 05/05/2025, às 11:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4897240 e o código CRC (and the CRC code) D91065D9. |
Referência: Processo nº 23064.020780/2025-21 | SEI nº 4897240 |