Boletim de Serviço Eletrônico em 07/08/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

RESOLUÇÃO COEMP/UTFPR Nº 22, DE 08 DE maio DE 2025

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

considerando o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

considerando o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

considerando o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

considerando a Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 2094, de 11 de dezembro de 2024, que designa Francis Kanashiro Meneghetti como Presidente do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

considerando a Portaria nº 402, de 19 de março de 2024, do Reitor da UTFPR, que nomeia os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2023-2027;

considerando o processo SEI 23064.029634/2024-81, analisado no dia 23 de março de 2023, despacho COEMP nº 4164434 com parecer favorável do Marcos Massaki Imamura para emissão da Resolução;

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar, na forma do anexo, o DIÁLOGOS: Práticas comunicacionais e educativas em organizações e em escolas públicas

 

 

(assinado eletronicamente)

FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI

Presidente do COEMP

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, PRESIDENTE DO CONSELHO, em (at) 28/05/2025, às 09:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I À Resolução (Cons. Delib.) Nº 22, DE 08 DE maio DE 2025

Programa de Extensão — DIÁLOGOS: Práticas comunicacionais e educativas em organizações e em escolas públicas [10157]

 

1. Cadastro básico

Coordenador da atividade:

ELZA APARECIDA DE OLIVEIRA FILHA

CPF: XXXXXXXXXXXXX

Email: elzafilha@utfpr.edu.br

Telefone:

Departamento: DALIC-CT

Campus: Curitiba

Chefia(s) imediata(s):

Andreia De Fatima Rutiquewiski Gomes

Título da atividade: DIÁLOGOS: Práticas comunicacionais e educativas em organizações e em escolas públicas

Modalidade da atividade: Programa de Extensão

Período de execução: Início: 01/08/2024 Fim: 30/11/2028

2. Caracterização da proposta

Objetivo geral da atividade:

Promover ações de extensão (cursos, capacitações, oficinas, eventos, prestação de serviços) à comunidade externa, tendo como eixo norteador variadas questões ligadas à comunicação e à educação, contando com a participação de estudantes do curso de

Comunicação Organizacional e aberto à participação de docentes e discentes de outros cursos.

Área temática:

Comunicação

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS:

• Educação de Qualidade

• Redução das Desigualdades

• Paz, Justiça e Instituições Eficazes

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DEPEX: Extensão https://sistemas2.utfpr.edu.br/spa/sap/depex/view-gestor/avaliacao/10157/abas-proposta/proposta-tramite

Quantidade de pessoas diretamente atendidas (previsão): 2000

Quantidade de pessoas indiretamente atendidas (previsão): 8000

Haverá restrição de público participante?

Público-alvo: Gênero: Sem restrição Faixa etária: Sem restrição Raça: Sem restrição Pessoa com deficiência: Sem restrição

Público-alvo (complemento):

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sobretudo da região de Curitiba; participantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil; professores/as do ensino básico; público em geral, que tenha interesse nos materiais e cursos produzidos.

Local de Abrangência: Paraná

3. Recursos financeiros, humanos e físicos

Parceiros:

Escola Estadual Monsenhor lvo Zanlorenzi

Colégio Estadual Padre João Wislinski

Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba (CPCI)

e outros a serem incorporados ao longo do programa

Contrapartida:

Os projetos serão realizados com a participação de estudantes das disciplinas extensionistas do bacharelado em Comunicação Organizacional e eventuais outros/as alunos/as que desejarem participar de maneira voluntária ou quando surgir a oportunidade de concessão de bolsas.

O curso de bacharelado em Comunicação Organizacional da UTFPR conta com sala com computadores, impressora e material de escritório. Além disso, as escolas e organizações parceiras cederão seu espaço físico para realização das atividades.

As instituições parceiras, a princípio, não entregarão contrapattidas financeiras e/ou econômicas.

Cronograma:

Etapa Início Término

Contatar escolas parceiras e estabelecer cronograma de cursos e oficinas

Capacitar estudantes matriculados nas disciplinas extencionistas para desenvolvimento das atividades

Promover contatos com movimentos sociais e organizações da sociedade civil (OSCs) com objetivo de firmar parcerias e suprir demandas comunicacionais

Promover contatos com movimentos sociais e organizações da sociedade civil (OSCs) com objetivo de firmar parcerias e suprir demandas comunicacionais

Redigir e protocolar relatórios parciais e finais dos projetos ligados ao programa para acompanhamento institucional do trabalho realizado

Equipe executora:

01/08/2024 31/05/2028 01/08/2024 30/08/2028 01/08/2024 31/07/2028

01/01/2025 30/09/2028 01/08/2024 30/11/2028

 

 

Nome

CPF/Passaporte

CH Total

E-mail

Categoria

Perfil

Ações

 

Kalliandra Q. Conrad

008.381.000-58

720

kconrad@utfpr.edu.br

Docente

Vice-Coordenador

 
 

Marcelo F. D. Lima

635.801.109-00

720

marcelolima@utfpr.edu.br

Docente

Equipe Executora

 
 

Gabriella H. Pimentel

096.634.456-10

720

gabriellah@utfpr.edu.br

Docente

Vice-Coordenador

 
 

Carolina F. da S. Mandaji

825.683.323-87

720

cfernandes@utfpr.edu.br

Docente

Equipe Executora

 
 

Elza A. D. O. Filha

254.058.969-34

1080

elza�lha@utfpr.edu.br

Docente

Coordenador

 


 

Carga horária total: 3960 horas.

 

4. Descrição detalhada

Introdução:

O Programa formaliza uma ação processual e contínua de caráter educativo que o Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação já vem realizando por meio dos projetos que o integrarão: Letramento e educação midiática: oficinas em escolas públicas de Curitiba (vigente desde 2022); Deliberação e aprendizagem: promovendo capacidades deliberativas em escolas públicas; Cineclube Pixote e Comunicação Indígena, vigentes desde 2023. A inserção de estudantes de graduação nestes projetos têm materializado a vinculação entre ensino, pesquisa e extensão, já que os/as discentes, nas atividades extensionistas, aplicam os conceitos vistos nas variadas disciplinas, desenvolvem oportunidades para a reflexão teórica e se inserem em situações concretas de vivências com a comunidade externa em diversos segmentos.

Estes projetos, ao lado de outras iniciativas que serão oportunamente agregadas ao programa, oferecem aos/às estudantes do 3 of 6 08/07/2024, 08:32

DEPEX: Extensão https://sistemas2.utfpr.edu.br/spa/sap/depex/view-gestor/avaliacao/10157/abas-proposta/proposta-tramite

Bacharelado em Comunicação Organizacional condições de cumprirem as 285 horas de extensão (correspondentes a 10,56% da carga total do curso) adequando-se à legislação vigente. Frise-se, no entanto, que as três disciplinas extensionistas do curso não são de caráter obrigatório, o que significa que os/as discentes poderão integralizar as horas necessárias de extensão por meio de projetos de diferentes cursos ou mesmo instituições.

Na condição de optativas, as disciplinas extensionistas poderão receber estudantes de todos os períodos e estão assim planejadas: Comunicação e Educação, com 90 horas; Comunicação, Sociedade e Eventos, com 105 horas e Comunicação Organizacional Aplicada, com 90 horas. No primeiro caso, Comunicação e Educação, os vínculos mais diretos são com os projetos Letramento e Educação Midiática e Deliberação e Aprendizagem, apesar de o projeto Cineclube Pixote incluir uma proposta de envolvimento das escolas públicas de Ensino Médio nas exibições e debate dos filmes.

Este mesmo projeto, Cineclube Pixote, mantém proximidade com a disciplina Comunicação Sociedade e Eventos que tem, em seu escopo, a organização de diversificados tipos de eventos (exposições, simpósios, rodas de conversa, espetáculos e outros) para a comunidade externa. A expectativa é que estes eventos sejam organizados em conjunto com organizações do terceiro setor ou instituições sem fins lucrativos contribuindo para a divulgação de suas pautas junto à sociedade e para a ampliação do debate público e do acesso à cultura.

De igual maneira, a disciplina Comunicação Organizacional Aplicada busca parcerias com OSCs, movimentos sociais e afins para atender demandas de comunicação, que podem ser desde a elaboração de materiais diversos de divulgação ¿ sempre em atividades conjuntas dos/as estudantes extensionistas com a organização atendida ¿ até um plano detalhado de comunicação com todas as suas etapas. Um exemplo de parceria já em andamento é o projeto Comunicação Indígena, ligado à Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba (CPCI), uma instituição que existe desde 2015 destinada, sobretudo, a oferecer suporte a indígenas de variadas etnias que vêm comercializar artesanatos em Curitiba. Dificuldades de comunicação são apontadas como grandes obstáculos à atuação efetiva da organização e a construção de um planejamento de comunicação, incluindo capacitação de lideranças indígenas, está em processo por meio do projeto de extensão.

Objetivos específicos:

- Promover ações de extensão (cursos, capacitações, oficinas, eventos, prestação de serviços de comunicação) à comunidade externa, tendo como eixo norteador as diversas vertentes da comunicação e da educação midiática, empregando diferentes tecnologias e metodologias.

- Contribuir para a formação dos/das estudantes universitários/as, articulando as discussões de ensino e pesquisa com as necessidades da comunidade externa.

- Capacitar o/a estudante a desenvolver produtos diversos que possam ser debatidos e compartilhados com a comunidade, inclusive por meio de cursos, oficinas e palestras. Mais especificamente, dados os projetos componentes deste Programa ¿ e outros que serão agregados -, podemos citar:

- Realizar discussões e debates com alunos e alunas do Bacharelado em Comunicação Organizacional sobre formas de preparar conteúdos e materiais a serem utilizados nos cursos e oficinas e outras atividades extensionistas.

- Proporcionar a criação de vínculo dos/as extensionistas com a comunidade externa, seja em escolas ou em organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

- Promover palestras e eventos, tanto nas escolas quanto na universidade, sobre os temas trabalhados pelos grupos envolvidos em projetos como de educação midiática, cineclube, deliberação e aprendizagem e outros.

- Possibilitar o emprego dos conhecimentos adquiridos pelos/as estudantes nas diversas disciplinas do curso para atender demandas comunicacionais de segmentos organizados da sociedade civil que enfrentam dificuldades de comunicação, sobretudo por escassez de recursos financeiros e humanos.

Justificativa:

A despeito de reconhecermos que a comunicação sempre foi uma atividade humana básica, por meio da qual as civilizações se estabeleceram, os progressos tecnológicos foram consolidados e a humanidade alcançou o estágio atual, não há como desconsiderar o fato de que a comunicação é hoje elemento essencial em todos os segmentos da vida social. Impulsionada pelas recentes tecnologias ¿ a digitalização e o desenvolvimento da Inteligência Artificial ¿ a sociedade contemporânea, também chamada sociedade informacional, é comunicação (Sfez, 1994; Castells, 1999; Sodré, 2002). Nesse sentido, o Programa de Extensão proposto visa trabalhar a

indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (Gonçalves, 2015; Rays, 2003) contemplando aspectos variados dos processos comunicacionais.

Além de contribuir diretamente com os movimentos e organizações da sociedade civil, a proposta oportuniza ¿ sobretudo por meio da disciplina extensionista Comunicação Organizacional Aplicada - a formação de estudantes com competências e habilidades para gerenciar a comunicação dos mais variados tipos de organizações. Os/as extensionistas devem estar habilitados para planejar e implementar ações de comunicação interna e externa, em ambientes virtuais ou não, compreendendo o contexto dos movimentos e dos públicos prioritários, os/as estudantes construirão um planejamento estratégico integrado de comunicação (Kunsch, 2003). Por outro lado, o Programa não descuida do chamado ecossistema desinformativo (Wardle e Derakhshan, 2019, Wardle, 2020) que tem acarretado prejuízos inegáveis nos mais diversos países com disseminação de informações falsas, manipuladas e fora de contexto. Neste cenário, existem registros de episódios danosos desde linchamentos de pessoas e reputações de empresas, crises sanitárias, propagação de discursos de ódio até riscos para as democracias por meio da manipulação de processos eleitorais com emprego de desinformação. Outros elementos a serem considerados são a velocidade e o volume em que as informações circulam, sejam essas verdadeiras, falsas, imorais ou fraudulentas. Inclusive, houve a criação de um termo para designar este fenômeno, a infodemia. A expressão define a disseminação excessiva, quase como uma epidemia, de informações sobre um determinado tema. Zarocostas (2020) exemplifica o fenômeno com a pandemia da COVID-19, em que houve uma enxurrada de informações sobre o tema e, junto disso, abre-se espaço para a circulação de rumores, boatos e fake news. O autor lembra também que tudo isso é impulsionado pelas mídias sociais, que fazem com que muitas pessoas tenham acesso e compartilhem rapidamente as informações, causando uma reação em cadeia. Investir esforços na educação midiática é a resposta mais apontada para superar este quadro (Sayad, 2019, Blanco, 2019).

O Programa inclui, ademais, a promoção de eventos formativos e culturais capazes de contribuir com a comunidade, ao mesmo em que oportunizam, em seus planejamentos e formulações, o contato dos/as extensionistas com as demandas e saberes de variados segmentos da sociedade.

Métodos e procedimentos:

A amplitude de métodos e procedimentos de trabalho abarcados pelo Programa é vasta, uma vez que os projetos abrigados em seu escopo são diversificados. Listam-se, abaixo, alguns deles como forma de exemplificação:

- Oficinas em escolas e em outros espaços (sindicatos, associações de moradores e organizações em geral) para tratar do ecossistema desinformativo e de seus riscos sociais. A formação estabelece capacidade de reconhecimento e combate às fake news, e orienta a respeito do tripé da educação midiática: leitura crítica, escrita responsável e participação cidadã ativa (Ferrari et al, 2020);

- Organização de eventos em escolas e outros espaços da sociedade (ou mesmo nos espaços próprios da UTFPR) para atender demandas formativas, culturais, artísticas etc, possibilitando mais ampla ligação entre a universidade e a comunidade externa; - Workshops sobre deliberação com estudantes e professores de escolas públicas, com objetivo de criar uma consciência reflexiva sobre os comportamentos e as atitudes que tornam a deliberação bem sucedida e, ainda, entendimento que essas capacidades podem ser ensinadas e treinadas, juntamente com outras habilidades.

- Produção coletiva de ações e produtos de comunicação de acordo com as demandas apresentadas por organizações da sociedade civil. É importante ressaltar que a relação entre discentes, docentes e representantes das organizações será dialógica e de troca contínua de conhecimento e experiências (Gadotti, 2017; Rocha, 1986). A proposta não é ¿levar¿ conhecimentos e tampouco prestar (ou impor) serviços de comunicação às organizações. Todo o processo será construído de maneira coletiva de forma que os atores da sociedade civil sejam capacitados para pensar e executar ações de comunicação que dizem respeito ao seu cotidiano e não fiquem dependentes da universidade.

Gera produto(s)? Sim

Resultados e/ou produtos esperados:

O Programa tem potencial para geração de produtos, tanto nas formações em educação midiática (como cartilhas, vídeos e outros) como os eventos e, sobretudo, as atividades vinculadas à disciplina extensionista Comunicação Organizacional Aplicada na qual serão desenvolvidos variados produtos comunicacionais.

Para além, são esperados resultados em:

- Produção de ações e produtos de comunicação de acordo com as demandas das organizações, como diagnóstico, plano de comunicação, divulgação de eventos, ações de mobilização e demais materiais para dar visibilidade às pautas e ações das organizações; - Trocas de experiências e conhecimentos entre discentes e atores da sociedade civil;

- Promoção de diálogos entre universidade e sociedade civil.

Referências bibliográficas:

BLANCO, Patrícia. Educação Midiática: Muito Além das Fake News. In, Contra O Ódio, Educação, 2019. Disponível em: https:// sciam.com.br/wp-content/uploads/2019/11/57-64-ESPECIAL-BRv3.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.

CASTELLS, Manuel. Fim do milênio. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020. GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003

RAYS, Oswaldo Alonso. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. Revista Educação Especial, n.21. p. 71-85, 2003. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034/3051.Acesso em 11 março 2023

ROCHA, Roberto M. G.. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez: Autores Associados: Universidade Federal do Ceará, 1986.

SAYAD, Alexandre Le Voci. Liberdade de Expressão e Educação Midiática São Alicerces da Democracia Contemporânea: In, Contra O Ódio, Educação, [s. l.],2019. Disponível em: https://sciam.com.br/wp-content/uploads/2019/11/57-64-ESPECIAL-BRv3.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

SFEZ, Luicen. Crítica da Comunicação. São Paulo: Ed. Loyola, 1994

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Episódio 6: Cartas na Mesa - Jornalismo e Ética, com Eugênio Bucci e Carlos Eduardo Lins da Silva, ESPM SP. Youtube. 23¿15¿¿. 11 jun. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QenAGRFp248 . Acesso em: 05 de mar. 2021.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Petrópolis: Ed. Vozes, 2002

WARDLE, Claire. Guia essencial da First Draft para entender a desordem informacional. First Draft, 2020. Disponível em: https:// firstdraftnews.org/wp-content/uploads/2020/07/Information_Disorder_Digital_AW_PTBR.pdf?x75440 Acesso 28 set. 2022.

WARDLE, Claire.; DERAKHSHAN, Hossein. Reflexão sobre a desordem da desinformação: formatos da informação incorreta,

desinformação e má informação. In: IRETON, Cherilyn.; POSETTI, Julie. (Orgs.). Jornalismo, fake news & desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. [s. l.]: UNESCO, 2019. p. 46-58

ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10225, p. 676, 2020. Disponível em https://www.thelancet.com/ action/showPdf?pii=S0140-6736%2820%2930461-X

Acesso em: 12 jan. 2021.

Arquivos anexados à proposta:

Termo de parceria assinado.pdf

SEI_UTFPR - 3356586 - Extrato de.pdf

Projeto 2022.pdf

Projeto de extenso2023.pdf

Projeto_CineClube_2023[1].pdf

Projeto de Extenso - Casa de Passagem (2).pdf

ProjetoDeliberacaoEscolas_GabriellaHauber.pdf

PROJETO DE EXTENSA_O CINECLUBE PIXOTE[1].pdf

Relatorio final.pdf

SeiSicite 2022.pdf

Relatorio parcial.pdf

Certificado projeto extenso.pdf

premio meno honrosa.pdf

Declarao de interesse institucional.pdf

Projeto extenso.pdf


Referência: Processo nº 23064.029634/2024-81 SEI nº 4911973