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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - FB |
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EDITAL nº 03/2025
EDITAL CONJUNTO DIREC-FB/DIREC-DV/DIREC-PB - prorrogação das inscrições
Operação rondon paraná - 2025
SELEÇÃO DE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS
A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes voluntários para participação da Operação Rondon Paraná - 2025.
1. PREÂMBULO
1.1 A Operação Rondon Paraná é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que promove, a cada ano, uma série de atividades extensionistas em um conjunto de municípios de determinada região do Estado. O objetivo é levar para as comunidades ações de saúde, educação, tecnologia e desenvolvimento social, articulando o conhecimento acadêmico com as necessidades locais, por meio de projetos participativos que combinem formação profissional e impactos sociais positivos.
2. DOS OBJETIVOS DO EDITAL
2.1 Selecionar alunos rondonistas voluntários do Campus de Francisco Beltrão, do Campus Pato Branco e do Campus de Dois Vizinhos, para participar da Operação Rondon Paraná - 2025, que irá ocorrer de 09 a 22 de julho de 2025 no Município de Guapirama-PR.
3. DAS DEMAIS DELIBERAÇÕES
3.1 PREPARAÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
A equipe será composta por dois professores e dez alunos (incluindo alunos de pós-graduação). Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas.
4. DA SELEÇÃO DE DISCENTES RONDONISTAS
4.1 Os alunos rondonistas selecionados deverão participar, de forma voluntária, de todas as atividades de preparo e treinamento das atividades previstas no plano de trabalho antes da viagem, assim como, participar do Projeto Rondon Paraná, que acontecerá entre os dias 09 e 22 de julho de 2025 no Município de Guapirama-PR.
4.2 O Formulário para inscrição está disponível no link https://forms.gle/VCMvD9iE3jqq5yF79 e deverá ser totalmente preenchido e encaminhado dentro do prazo estabelecido neste Edital, que será de 29 de abril a 15 de maio de 2025 (até às 23h59min).
4.3 Podem participar do processo de seleção estudantes que já tenham participado de operações anteriores do Projeto Rondon.
5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
5.1 Poderão inscrever-se SOMENTE os acadêmicos (alunos dos cursos de graduação e pós-graduação) regularmente matriculados nos CAMPI FRANCISCO BELTRÃO, PATO BRANCO E DOIS VIZINHOS que atendam aos seguintes requisitos:
· Ter desempenho acadêmico com coeficiente absoluto igual ou superior a 0,5001;
· Estar cursando qualquer período do curso de graduação ou curso de pós-graduação;
· Não possuir anotação de ato de indisciplina nos registros escolares;
· Estar em dia com as obrigações de entrega de documentos ao DERAC;
· Ter disponibilidade para participar de reuniões, frequentar o programa de capacitação e preparar as atividades a partir da divulgação do resultado final até a data da viagem para a operação;
· Ter disponibilidade para viajar durante o período de atuação no município-alvo;
· Ter boa saúde geral (médica, odontológica e psicológica), considerando a permanência em localidades carentes de recursos e, às vezes, inóspitas;
· Apresentar comprovante de vacinação atualizado quando solicitado ou comprometer-se a realizar a vacinação imediatamente após a seleção, conforme as vacinas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI);
· Ter perfil proativo;
· Ter disponibilidade para reuniões de preparação e formação ocorrerão todas às quartas-feiras, a partir da divulgação do resultado final deste edital, às 14h, na sala Q204, Bloco Q - para os selecionadas do campus de Francisco Beltrão. Os selecionados do Campus de Dois Vizinhos e do Campus Pato Branco será proposta uma outra dinâmica.
· Não estiver usufruindo de Atividades Acompanhadas previsto na RESOLUÇÃO COGEP/UTFPR Nº 110, DE 19 DE OUTUBRO DE 2021, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php? acao=publicacao_visualizar&id_documento=2564562&id_orgao_publicacao=0
6. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
6.1 Os candidatos a rondonistas deverão enviar para o e-mail rondon-fb@utfpr.edu.br, colocando como Assunto: Documentos para Operação Rondon Paraná, com os seguintes documentos, até as 23h59min do dia 15 de maio de 2025.
a) Cópia da carteira de identidade;
b) Cópia ou original do histórico escolar do curso;
c) Curriculum da Plataforma Lattes.
7. DAS FASES DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
O(a) candidato(a) será classificado(a) seguindo as fases sequenciais, abaixo apresentadas:
7.1 Fase 1: Inscrição e Homologação
Nesta etapa, serão validados os dados do Formulário de Inscrição do item 4.2 e verificados os subitens do item 6.1 deste Edital. A homologação será realizada pela coordenação da Operação, com o retorno enviado por e-mail.
7.2 Fase 2 – Entrega de Vídeo e Elaboração de Oficina
7.2.1 O(A) candidato(a) deverá gravar um vídeo e enviar em arquivo digital para a comissão de seleção, sendo que o vídeo deverá ter no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos de duração, onde o(a) aluno(a) deverá fazer uma apresentação pessoal, falar sobre sua motivação em participar da Operação Rondon Paraná e nas suas contribuições à equipe e ao trabalho a ser desenvolvido. O vídeo deverá ser postado diretamente na pasta correspondentes à operação Rondon Paraná, sendo obrigatório conter no nome do arquivo os dados: Nome - RA do/a candidato/a. Por exemplo: Fulano-123456. Segue o link para a pasta: https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/zpedRKNeoD9Zsni.
7.2.2 O(A) candidato(a) deverá elaborar uma oficina, utilizando uma das quatro áreas temáticas da extensão universitária (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho), conforme o ANEXO I, deste edital e deve ser enviada por e-mail para rondon-fb@utfpr.edu.br, sendo obrigatório conter no nome do arquivo os dados: Nome - RA do/a candidato/a, por exemplo: Fulano-123456. A critério da comissão de seleção, a elaboração da oficina deverá ser realizada individualmente.
7.3 Fase 3 - Apresentação da Oficina
7.3.1 A apresentação da oficina ocorrerá no dia 19 de maio de 2025 às 14h, por meio de sala virtual na plataforma Google Meet (https://tel.meet/vwk-unax-yig?hs=5), e terá como finalidade avaliar as características e a capacidade técnica do(a) candidato(a) em relação ao plano de trabalho. É importante destacar que a ausência na sala virtual, no horário estabelecido neste edital, implicará na eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo. Durante a apresentação no Google Meet, é obrigatório manter a câmera ligada. Caso o(a) candidato(a) enfrente problemas técnicos que impossibilitem o uso da câmera, deverá comparecer presencialmente, na mesma data e horário, ao Bloco Q, sala Q204.
A ordem das apresentações seguirá a ordem de entrada na sala virtual ou de chegada ao local indicado.
7.4 Fase 4: Resultado Provisório
O resultado provisório será divulgado no dia 20 de maio de 2025, na página eletrônica da UTFPR - Campus Francisco Beltrão;
7.5 Fase 5: Recursos
Após a divulgação do resultado provisório, o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra o resultado. Os candidatos poderão submeter recursos contra o resultado provisório deste Edital, da forma abaixo:
a) Através do envio de um e-mail para rondon-fb@utfpr.edu.br, de 21 a 23 de maio de 2025, das 00:00 até 23:59.
b) O documento de interposição deverá estar bem fundamentado, com argumentação lógica e consistente, estar devidamente identificado, datado e assinado.
8. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
8.1. A COMISSÃO DE SELEÇÃO DOS RONDONISTAS, fará a classificação dos candidatos, com base nos seguintes critérios:
8.1.1. Fase 1 e 2 - Eliminatória: consistem na análise da documentação enviada pelos candidatos, com a verificação do atendimento aos requisitos estabelecidos nos itens 4 e 6 deste edital. A avaliação será realizada em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem), tendo caráter eliminatório e peso de 20% na composição da média final do processo seletivo.
8.1.2. Fase 3 - Classificatória: A apresentação da oficina terá caráter classificatório e será pontuada em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, correspondendo a 80% do peso na composição da média final do processo seletivo.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO
Após a homologação das inscrições do processo seletivo para estudantes voluntários na Operação Rondon Paraná e a apresentação da Oficina, a lista dos(as) candidatos(as) selecionados(as), será divulgada no dia 26 de maio de 2025, Edital publicado no site do Campus Francisco Beltrão/ DIREC FB - https://www.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/franciscobeltrao.
As fases de seleção com as respectivas datas estão resumidas no Quadro 1.
Quadro 1: Cronograma
ETAPA |
PERÍODO |
FASE1 – Inscrições |
29 de abril a 15 de maio de 2025 (até às 23h59min) |
FASE 2 - Envio do Vídeo e Envio de proposta de Oficina |
29 de Abril a 15 de maio de 2025 (até às 23h59min) |
FASE 3 - Apresentação da Oficina |
19/05/2025 - 14h – via Google Meet ou presencial conforme descrito no item 7.3 deste Edital. |
FASE 4 - Publicação do Resultado Preliminar |
20/05/2025 |
Prazo para recursos |
21/05/2025 a 23/05/2025 |
Publicação do Resultado Final |
26/05/2025 |
10. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
A seleção dos estudantes será realizada por uma comissão composta pelos professores coordenadores das operações, a Profa. Dra. Maici Duarte Leite, doutora em Informática, e a Profa. Dra. Naimara Vieira do Prado, doutora em Estatística, ambas docentes integrantes da Operação Rondon Paraná.
11. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Prazos Improrrogáveis: Todos os prazos estabelecidos neste Edital são definitivos e não serão prorrogados. O não cumprimento de qualquer um desses prazos resultará na eliminação do candidato do processo de seleção.
- Autorização de Acesso a Dados: Os candidatos que enviarem suas inscrições autorizam o acesso aos seus dados disponíveis no Sistema Acadêmico da UTFPR. Todos os dados serão tratados com sigilo, em conformidade com a LGPD, e os candidatos serão identificados nas publicações apenas pelo número de RA (Registro Acadêmico).
- Comunicação por E-mail: As comunicações serão realizadas por meio de e-mail, e todas as publicações serão disponibilizadas na página de Editais da UTFPR. Certifique-se de que seu endereço de e-mail esteja corretamente informado no Formulário de Inscrição, e verifique a caixa de spam e lixeira, pois o e-mail será um meio importante de comunicação com a comissão de seleção.
- Adiamento, Alteração ou Cancelamento da Operação: A Operação Rondon Paraná poderá ser adiada, cancelada ou ter seu município de destino alterado, a qualquer momento, por decisão da Coordenação-Geral, sem gerar direito a indenização às IES ou aos rondonistas.
- Proibição de Acompanhantes: Durante a operação, é estritamente proibido que o rondonista seja acompanhado por familiares ou pessoas de seu convívio social.
- Natureza Voluntária: Os estudantes selecionados atuarão como voluntários. Portanto, as atividades previstas neste Edital não envolvem remuneração, vínculo empregatício, trabalhista ou previdenciário, de acordo com a Lei n° 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
- Desistência e Custos: Os estudantes selecionados que desistirem sem comunicar por escrito à Comissão de Seleção dentro do prazo estabelecido estarão sujeitos a custos já incorridos até o momento (passagens aéreas ou terrestres, seguro, uniformes, entre outros).
- Equipe Multidisciplinar: A equipe de rondonistas será formada por estudantes de diferentes cursos de graduação, conforme as demandas identificadas no Plano de Trabalho, que será finalizado durante a Viagem Precursora realizada pela Coordenação da UTFPR-FB na Operação Rondon Paraná.
- Avaliação Clínica, Odontológica e Psicológica: Os candidatos pré-selecionados poderão passar por avaliações clínicas, odontológicas e psicológicas.
- Serviço Voluntário: Os estudantes selecionados deverão assinar o "Termo de Adesão do Aluno ao Serviço Voluntário de Rondonista" e, "Apêndice ao Termo de Adesão do Aluno ao Serviço Voluntário de Rondonista".
- Cessão de Imagem: Os estudantes selecionados deverão assinar o "Termo de Cessão de Imagem".
- Chamamento/Convocação: Os estudantes que não atenderem ao chamamento/convocação, por e-mail, realizado pela coordenação da Operação Rondon Paraná serão eliminados da operação, e os alunos suplentes serão convocados automaticamente.
- Adiamento da Operação: Em caso de adiamento da Operação, os(as) estudantes previamente selecionados(as) que tiverem concluído o curso antes da nova data de realização serão considerados(as) formados(as) e, portanto, estarão impedidos(as) de participar da Operação.
- Inscrições não recebidas: A UTFPR não se responsabiliza por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos ou falhas na transmissão de dados.
- Critérios de Desempate: Em caso de empate, os critérios de desempate seguirão a seguinte sequência:
- maior proximidade da colação de grau (menor porcentagem do curso a ser realizado);
- maior idade; e
- maior coeficiente normalizado.
- O presente Edital entrará em vigor na data de sua publicação no portal da UTFPR.
- As partes elegem o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão-PR, com exclusão de qualquer outro, para dirimir quaisquer dúvidas decorrentes deste instrumento.
- Participação em Operações Nacionais do Projeto Rondon: o aluno que participar da Operação Rondon Paraná não está impossibilitado de participar de uma Operação Nacional do Projeto Rondon - Ministério da Defesa.
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/05/2025, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4918110 e o código CRC (and the CRC code) 0CE89A4D. |
ANEXO I
EXEMPLO PARA A PROPOSIÇÃO DA OFICINA
TÍTULO DA OFICINA: GEOTINTA - SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): 11 E 12
Justificativa: Como inovação tecnológica e sustentável, a técnica de bioconstrução, no caso a geotinta se caracteriza pelo baixo impacto ambiental, baixoc usto, alta durabilidade, fácil acesso, respeito ao ambiente e à saúde humana, sendo uma forma simples e sustentável de melhorar a aparência dos ambientes internos e externos de residências e muros. Além de desenvolver a Educação Ambiental, viabilizando ação social e comunitária.
Objetivo Específico: Produzir uma tinta natural utilizando terra como principal matéria prima com baixo custo, alta durabilidade e fácil acesso, a partir de materiais simples, com baixo impacto ambiental.
Metodologia: A partir da sensibilização apresentar alternativas para desenvolver a geotinta, que utiliza em sua composição, apenas; água, barro ou argila e cola ou goma de tapioca, é simples de preparar e aplicar, possibilita a mistura de várias cores, além de ser econômica financeiramente e sustentável socialmente, já que, qualquer pessoa necessita de trabalho e renda.
Público-alvo: Servidores públicos, multiplicadores, comunidade em geral.
Detalhamento da ação: (a) Sensibilizar para a importância dos recursos naturais renováveis e não-renováveis; (b) Confeccionar geotinta, com cores variadas; (c) Desenvolver a experimentação da geotinta a partir de um embelezamento local ou artesanato; (d) Despertar para alternativas de uso e custo, além de aplicabilidade; (e) Finalizar.
Retorno Esperado para a Comunidade: A proposta é disseminar a prática da geotinta como ecotecnologia social, geradora de trabalho, renda e cidadania, além de dialogar sobre as potencialidades não agrícolas do solo. Uma vez que a geotinta possui baixo custo, alta durabilidade e fácil acesso, por ser produzida com materiais simples.
Recursos necessários para a execução da ação: Água, barro ou argila (solo) e cola ou goma de tapioca, recipientes plásticos vazios para o preparo, aplicador.
Carga Horária e Turno: 4h - Turno Manhã.
Cursos (habilitação): Engenharia Ambiental e Engenharia Química.
Referência: Processo nº 23064.015055/2025-31 | SEI nº 4918110 |