Boletim de Serviço Eletrônico em 21/05/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL PPGEM-CT 09/2025

BOLSAS DE MESTRADO

(PARA COTAS DISPONÍVEIS ENTRE JUlHO/2025 E FEVEREIRO/2026)

 

A Comissão Permanente de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do Campus Curitiba (PPGEM-CT) receberá, no período de 22/05/2025 até 22/06/2025, inscrições para concessão de bolsas de mestrado.

 

1. OBJETIVO DO EDITAL

Elaborar a lista classificatória de candidatos, dentre os alunos regularmente matriculados no curso de mestrado do PPGEM-CT, para alocação de bolsas.

A lista, contendo a classificação dos candidatos, será utilizada para a alocação de bolsas de mestrado da quota do Programa (CAPES-DS, CNPq e Recursos Próprios UTFPR) disponíveis no período de 01/07/2025 até 28/02/2026, e divulgada no sítio do PPGEM-CT: https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/ppgem-ct.

 

2. REQUISITOS DO CANDIDATO

Para ser elegível neste edital, o candidato deve satisfazer os seguintes requisitos:

2.1. Estar matriculado como aluno regular no PPGEM-CT há menos de 24 meses (no momento da implementação da bolsa), ou estar aprovado/inscrito no último processo de seleção de mestrado;

I – A bolsa será concedida até o limite de 24 meses de permanência no Programa como aluno regular;

II – Para os alunos em ingresso no PPGEM-CT, a bolsa só será concedida se aprovados no edital de seleção e após a efetivação da matrícula.

2.2. Não ter recebido bolsa de mestrado em outro programa. Caso o tempo de bolsa em outro programa seja inferior a 24 meses, o discente só terá direito a diferença de meses para 24;

2.3. Ser indicado pelo orientador;

2.4. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso.

2.5. Adequar-se à Resolução Interna PPGEM-CT  01/2025 sobre acúmulo de bolsas.

 

3. PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO

Enviar a documentação relacionada abaixo para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, em arquivo único, formato PDF, durante o período de 22/05/2025 a 22/06/2025:

1. Ficha de inscrição – Anexo I do edital;

2. Planilha de pontuação preenchida – Anexo II do edital;

3. Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

4. Comprovantes de todas as atividades pontuadas no Anexo II.

5. Em caso de acúmulo de bolsa, apresentar declaração de ciência da Resolução Interna PPGEM-CT 01/2025 termo de responsabilidade.

 

Informações complementares da inscrição:

i) O arquivo a ser enviado deverá obrigatoriamente ser em formato PDF, contendo os documentos na ordem mencionada acima.

ii) A assinatura do professor orientador na ficha de inscrição poderá ser substituída por uma mensagem via e-mail, enviada pelo professor ao aluno, informando que concorda com sua candidatura à bolsa. Uma cópia da mensagem deverá ser unida ao arquivo, após a ficha de inscrição (item 1);

iii) A ficha de inscrição e a planilha de pontuação poderão ser preenchidas a mão e digitalizadas em formato PDF, devendo, entretanto, serem legíveis;

iv) A comprovação dos coeficientes de rendimento da graduação e da pós-graduação é realizada mediante a apresentação dos históricos escolares (cf. itens 3 e 4);

v) Para comprovar a publicação de artigo em periódico e em anais de congresso deverá ser apresentada cópia da primeira página do artigo. As demais atividades deverão ser comprovadas por histórico, certificado, declarações, conforme for o caso;

vi) Somente serão pontuados os itens listados na planilha (Anexo II), que estejam devidamente comprovados, ou seja, informações incluídas na planilha de pontuação, mas não comprovadas serão desconsideradas;

vii) O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Edital PPGEM-CT 09/2025 - Bolsas Mestrado - NOME DO ALUNO".

 

4. REQUISITOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA, DURAÇÃO DAS BOLSAS, REVOGAÇÃO DA CONCESSÃO, CANCELAMENTO DE BOLSA

O candidato à bolsa, ao se inscrever neste edital, declara estar ciente e concordar com o exposto neste edital e nos regulamentos das agências de fomento CAPES e CNPq, conforme links:

CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/programa-de-demanda-social-ds

CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352?COMPANY_ID=10132#rn17064

Normas sobre acúmulo de bolsas, devidamente expostas Resolução Interna PPGEM-CT 01/2025 (https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=5394960&id_orgao_publicacao=0) e, ao receber a oferta da bolsa, deverá apresentar a documentação exigida para cada caso descriminado imediatamente abaixo (itens 4.1 e 4.2).

 

4.1. Bolsas CAPES – Demanda Social. Informações constantes no Regulamento do Programa de Demanda Social - Anexo da Portaria No 76, de 14 de abril de 2010;

4.2. Bolsas CNPq. Informações constantes no RN-017/2006 CNPq - Bolsas por Quota no País.

 

 

5. PROCEDIMENTOS PARA CLASSIFICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS

A Comissão de Bolsas do PPGEM-CT, composta por quatro professores e um discente, procederá a seleção dos candidatos que atendam aos requisitos enumerados na Seção 2 deste edital.

Para efeitos de pontuação e classificação, serão considerados aspectos relacionados ao desempenho acadêmico e currículo do candidato, conforme planilha (Anexo II), e aspectos relacionados a distribuição de bolsas entre as áreas de concentração do PPGEM-CT.

5.1. Critérios de pontuação:

Os critérios de pontuação para classificação dos candidatos são:

1. Coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no curso de graduação (peso 0,50/1,0);

2. Análise curricular (peso 0,30/1,0), considerando:

a) Tempo de participação em projetos de iniciação científica;

b) Tempo de monitoria;

c) Tempo de intercâmbio no exterior;

d) Dupla diplomação;

e) Publicações de artigos completos ou resumos em anais de congressos e periódicos;

f) Patentes e depósitos de patentes;

g) Cursos de especialização (pós-graduação latu sensu) na área de interesse com carga horária igual ou superior a 300h;

3. Número de créditos e conceito (ou nota) obtido pelo aluno em disciplinas cursadas em curso de pós-graduação (stricto sensu) na área de interesse (peso 0,1/1,0);

4. Duas cartas de recomendação (peso 0,1/1,0) (serão utilizadas as mesmas cartas do processo de Seleção).

 

Os pesos desses itens apresentam-se na Tabela 1 e as pontuações absolutas estão detalhadas na planilha do Anexo II - Planilha de Pontuação

 

Tabela 1 – Pesos dos critérios para classificação dos candidatos.

Item

Peso

1. Histórico escolar do curso de graduação (coeficiente de rendimento escolar)

0,50

2. Análise curricular

0,30

3. Número de créditos e conceito (ou nota) obtido pelo aluno em disciplinas cursadas em curso de pós-graduação (stricto sensu) na área de interesse

0,10

4. Cartas de recomendação

0,10

 

O candidato que já tenha finalizado um ou mais quadrimestres como aluno do PPGEM-CT e que possua coeficiente de rendimento inferior a 7,0 será automaticamente desclassificado do processo de seleção deste edital.

Desempate: como primeiro critério de desempate, será mais bem classificado o candidato que possuir o maior número de artigos completos publicados (soma dos artigos publicados em periódicos e dos artigos publicados em anais de congressos). Se persistir o empate, será mais bem classificado o candidato que possuir o maior coeficiente de rendimento acadêmico no curso de mestrado.

 

5.2. Critérios de distribuição de bolsas do PPGEM-CT.

As bolsas serão distribuídas de acordo com o seguinte procedimento sequencial:

i) Cálculo da pontuação de cada candidato;

ii) Classificação, em ordem decrescente de pontuação, dos candidatos dentro de cada uma das áreas de concentração;

iii) Compõem-se os conjuntos Ci's, em que cada conjunto é definido como Ci = {conjunto formado pelos candidatos classificados na i-ésima posição de cada uma das áreas de concentração}, sendo o índice "i" um número natural não nulo;

iv) Para cada um dos conjuntos Ci's, classificar em ordem decrescente de pontuação, os candidatos pertencentes ao conjunto;

v) As bolsas disponíveis serão distribuídas, primeiramente, dentre os candidatos pertencentes ao conjunto C1, de acordo com a ordem de classificação dentro deste conjunto. O procedimento pode se repetir, de modo ordenado (ordem crescente do índice "i"), para os demais conjuntos Ci's (i=2,3,4, ...) até serem alocadas todas as bolsas disponíveis referentes a este edital.

 

6. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

As inscrições homologadas, o resultado da classificação preliminar* e o resultado final serão disponibilizados na página de internet do PPGEM-CT (https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/ppgem-ct) conforme datas informadas na tabela 2 deste edital.

 

* Pedidos de recursos quanto ao resultado da classificação deverão ser enviados para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, até dois dias úteis após a divulgação do resultado de classificação. Os pedidos de recursos deverão ser impetrados pelo candidato mediante carta direcionada à comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT), na qual conste de forma clara o seu questionamento e a coerente fundamentação argumentativa que o sustenta, podendo, se for o caso, ser acrescida de documentos comprobatórios relacionados ao cerne da contestação em questão. A carta deve conter ainda o nome completo do candidato, o número do seu RG e sua assinatura. Os pedidos de recurso realizados sob condições diferentes das descritas neste parágrafo serão desconsiderados. Os resultados dos pedidos de recurso serão publicados na página do PPGEM-CT (https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/ppgem-ct) em até quatro dias úteis após a divulgação do resultado de classificação.

 

7. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT da UTFPR.

 

8. PUBLICAÇÃO

Este edital será publicado na página do PPGEM-CT:

https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/ppgem-ct

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever o candidato declara ter ciência e aceitar o constante neste edital.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital.

 

10. DATAS IMPORTANTES

As datas importantes (cronograma) referentes a este edital são informadas na Tabela 2.

 

Tabela 2 – Cronograma

Atividade

Períodos/Datas

1. Inscrições

De 22/05/2025 a 22/06/2025

2. Data limite para divulgação das inscrições homologadas* e do resultado classificatório preliminar

27/06/2025

3. Data limite para os candidatos enviarem pedidos de recurso com relação à homologação de inscrições e ao resultado preliminar (pelo e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br)

01/07/2025

4. Data limite para divulgação do resultado dos pedidos de recurso e da classificação final

04/07/2025

 

*Inscrição homologada indica a entrega de toda a documentação e verificação da elegibilidade, e não necessariamente a aprovação no processo classificatório.

 

 

Curitiba, 21 de maio de 2025.

 

 

ADMILSON TEIXEIRA FRANCO - Coordenador do PPGEM-CT

CARLOS HENRIQUE DA SILVA - Presidente da Comissão Permanente de Bolsas do PPGEM-CT

GIUSEPPE PINTAÚDE - Diretor de Pesquisa e Pós Graduação - DIRPPG-CT

ROSSANA APARECIDA FINAU - Diretora Geral do Campus Curitiba da UTFPR

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADMILSON TEIXEIRA FRANCO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 21/05/2025, às 12:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CARLOS HENRIQUE DA SILVA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 21/05/2025, às 13:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GIUSEPPE PINTAUDE, DIRETOR(A), em (at) 21/05/2025, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 21/05/2025, às 15:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4934655 e o código CRC (and the CRC code) D7FAE416.



 


Referência: Processo nº 23064.023222/2025-18 SEI nº 4934655