|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROG.POS-GRAD. EM TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
|
|
EDITAL nº 07/2025
SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE APOIO À DIFUSÃO DO CONHECIMENTO - NÍVEL 1C (ADC-1C) E FORMAÇÃO DE LISTA DE ESPERA – M²TIE - Meninas e Mulheres na Tecnologia: uma agenda interseccional para equidade
A Diretoria Geral do Campus Curitiba e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no uso de suas atribuições e considerando a Chamada CNPq/MCTI/MMulheres no 31/2023 Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, faz saber às pessoas interessadas que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Bolsistas Apoio à Difusão do Conhecimento - Nível 1C (ADC-1C) e formação de lista de espera do projeto M²TIE - Meninas e Mulheres na Tecnologia: uma agenda interseccional para equidade nos termos do presente Edital. O Projeto, além de aprovado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) é homologado institucionalmente, sob o número 03017, coordenado por Marília Abrahão Amaral, docente do Magistério Superior na UTFPR.
1. CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS DA CHAMADA 31/2023 E DO PROJETO M²TIE
Apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo ao ingresso, à formação, à permanência e à ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.
Desenvolver ações para fomentar o interesse, a formação crítica, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil, subsidiada por processos de apropriação tecnológica inclusiva e interseccional.
1.1. As principais atividades relacionadas aos objetivos acima são:
Fomentar a inserção das perspectivas de gênero e étnico-racial na produção do conhecimento científico e tecnológico.
Desenvolver arcabouço teórico-metodológico de pesquisa para fomentar a produção de conhecimento científico e tecnológico a partir das perspectivas de gênero e de interseccionalidade.
Desenvolver cooperação, a partir da rede estabelecida neste projeto, para colaboração na construção e difusão de saberes (acadêmicos e não acadêmicos) que permitam valorizar a participação de mulheres e grupos sub-representados na área de exatas.
Desenvolver mentoria e acompanhamento de estudantes do Ensino Médio bolsistas deste projeto.
1.2. No âmbito do projeto M²TIE - Meninas e Mulheres na Tecnologia: uma agenda interseccional para equidade será adotada a Participação Comunitária como um processo organizado em rede, livre, inclusivo, com uma variedade de atores(as), com valores e objetivos compartilhados, visando transformações comunitárias e individuais. As ações serão promovidas em colaboração, por pessoas vinculadas à UTFPR, UFBA, USP, Unicamp e as comunidades escolares parceiras.
1.3. O objetivo geral do projeto é desenvolver ações para fomentar o interesse, a formação crítica, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil, subsidiada por processos de apropriação tecnológica inclusiva e interseccional. Para isso, dentre outras ações previstas, destacam-se:
O desenvolvimento de ações com escolas públicas de Educação Básica, instituições de ensino superior, de pesquisa e de empreendimentos de base tecnológica.
A realização de ações extensionistas e educacionais com meninas, mulheres e outros grupos sub-representados nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil - de comunidades internas e externas às IES envolvidas (associação de bairros, organizações não governamentais, entidades filantrópicas, coletivos) - pautadas pela indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.
O fomento ao protagonismo discente de meninas, mulheres e demais grupos sub-representados no ensino superior.
O desenvolvimento de cooperação, a partir da rede estabelecida neste projeto, para colaboração na construção e difusão de saberes (escolares, acadêmicos e não acadêmicos) que permitam valorizar a participação de mulheres e grupos sub-representados na área de exatas.
A proposição de políticas institucionais de equidade de gênero e étnico-racial nas partes envolvidas neste projeto.
O desenvolvimento de estudo comparativo entre as regiões por meio de dados resultantes da mentoria e do acompanhamento das pessoas participantes egressas deste projeto.
2. DA BOLSA
2.1 A Bolsista de Apoio à Difusão de Conhecimento - Nível 1C (ADC-1C) selecionada receberá mensalmente uma bolsa de valor equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas, (até a data de publicação deste edital, a R$ 1.430,00 (mil quatrocentos e trinta reais)) a depender da disponibilidade de recursos financeiros provenientes das fontes especificadas na Chamada 31/2023 (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e o Ministério das Mulheres - MMulheres).
Conforme item 5.3.1.4 da Chamada 31/2023 do CNPq, a bolsa de Apoio à Difusão do Conhecimento (ADC) será concedida por 12 (doze) meses, prorrogáveis por até mais 12 (doze) meses para realização de atividades de disseminação e popularização de ciência, tecnologia e inovação relacionadas ao projeto, o que deve ocorrer por meio do desenvolvimento de atividades na área da divulgação científica, com a geração de estratégias e produtos de comunicação para diferentes públicos, em diferentes espaços e suportes. As atividades dessa bolsista deverão estar previstas no Plano de Divulgação Científica a ser apresentado como parte integrante do projeto. Tal bolsa não poderá ser destinada às atividades de coordenação do projeto.
3. DAS VAGAS
3.1. Este edital destina-se ao preenchimento de 1 vaga, disponibilizada para profissionais graduadas, para realização de atividades no campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sede Centro, que possibilitem a consolidação e atualização de seus conhecimentos.
3.2. O preenchimento da vaga obedecerá ao resultado da seleção em ordem decrescente de pontuação. Conforme item 5.3.2 da Chamada 31/2023 do CNPq, no âmbito do Projeto Aprovado M²TIE - Meninas e Mulheres na Tecnologia: uma agenda interseccional para equidade, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, tem-se:
Conforme item 5.3.4 da Chamada 31/2023 do CNPq, no caso da modalidade ADC-1C sugere-se também que seja concedida a mulheres negras e/ou indígenas.
3.3. Candidata em lista de espera, na ordem estabelecida pelo processo de seleção, quando convocada deve comprovar que mantém os pré-requisitos descritos no item 4 deste edital à época da referida convocação, sob pena de exclusão do processo.
4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Poderão candidatar-se à bolsa ADC-1C candidatas que atendam às seguintes condições (conforme disposto na RN-015/2010 - Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora), conforme Chamada 31/2023 CNPq.
4.1. Possuir formação em nível superior em qualquer área de conhecimento com experiência de atuação em atividades de Divulgação Científica, seja em canais de comunicação (Internet, televisão, rádio, jornais, revistas e outros), seja em espaços de educação não-formal (escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, incubadoras tecnológicas e empreendimentos solidários e outros); ou
4.2. Possuir experiência prática em divulgação e popularização do conhecimento com atuação reconhecida em diferentes tipos de conhecimentos e saberes (perfil de detentor de conhecimentos tradicionais); ou
4.3. Adicionalmente, a candidata deverá:
a) ter perfil adequado às atividades a serem desenvolvidas; e
b) ter disponibilidade de tempo adequada à execução do plano de trabalho.
5. DOS DEVERES DE BOLSISTA
Conforme os termos da RN-015/2010 - Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora, a bolsista deve:
5.1. Dedicar-se às atividades previstas no projeto ou plano de trabalho aprovado pelo CNPq, durante a vigência da bolsa, com número de horas compatíveis.
5.2. Devolver ao CNPq eventuais benefícios pagos indevidamente. Caso contrário, serão adotados procedimentos com vistas à cobrança administrativa ou judicial.
5.3. Os trabalhos publicados em decorrência das atividades apoiadas pelo CNPq deverão, necessariamente, fazer referência ao apoio recebido, com as seguintes expressões, no idioma do trabalho:
se publicado individualmente: "O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil".
se publicado em co-autoria: "Bolsista do CNPq - Brasil".
5.4. Apresentar relatórios periódicos das atividades realizadas, conforme demandas da Instituição parceira ou do CNPq.
5.5. Se estrangeira, estar em situação regular no País.
6. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser realizadas da data de publicação deste edital conforme item 12. Das Etapas e do Cronograma. As inscrições serão exclusivamente por meio de formulário de inscrição online disponível na página web https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/ppgte-ct/editais/. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.
7. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO
Os documentos para a inscrição de Bolsista ADC-1C são:
Formulário de inscrição disponível na página web https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/ppgte-ct/editais/
Cópia digital (em PDF) do Diploma de Graduação.
Currículo Lattes atualizado e das comprovações a serem pontuadas conforme Apêndice 1.
Autodeclaração como pessoa negra ou indígena (quando for o caso), conforme Apêndice 3.
Termo de compromisso referente ao exigido pelo Artigo 5.º da Deliberação 06/2018 do COUNI da UTFPR, conforme Apêndice 4.
Comprovante de Situação Cadastral do CPF emitido pela Receita Federal do Brasil.
8. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
8.1 A comissão de seleção será composta por docentes participantes do projeto M²TIE - Meninas e Mulheres na Tecnologia: uma agenda interseccional para equidade.
8.2. A análise de documentação será realizada por dois(duas) docentes participantes da comissão de seleção que devem pontuar de forma objetiva os quesitos descritos no Apêndice 1, igualmente a todas as candidatas.
8.3. Candidatas que não entregarem a documentação indicada no item 7, serão desclassificadas.
8.4. Em caso de empate, terá preferência a candidata considerada a pessoa com maior idade.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO
A relação da pessoa selecionada e da lista de espera será divulgada em data apresentada no item 12. Das Etapas e do Cronograma, deste Edital, por meio de publicação na página web do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, Campus Curitiba (https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/ppgte-ct/editais/).
10. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
Da publicação do resultado, a candidata poderá, a seu critério, interpor recurso contra a decisão da comissão. O recurso deverá ser enviado ao e-mail <m2tie-ct@utfpr.edu.br> do Projeto do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, Campus Curitiba, conforme data apresentada no item 12. Das Etapas e do Cronograma, deste Edital, expondo claramente os fundamentos de fato e de direito e sua justificativa.
11. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO
A relação final da pessoa selecionada e da lista de espera será divulgada conforme item 12. Das Etapas e do Cronograma.
12. DAS ETAPAS E DO CRONOGRAMA
O processo de seleção está organizado nas etapas:
1) Inscrição com entrega de documentação.
2) Análise da documentação pela comissão de seleção.
As datas/prazos destas etapas e dos principais eventos são:
ETAPAS |
DATAS |
Período de inscrições (online) |
09/06/2025 a 23/06/2025 até as 17h |
Divulgação da relação preliminar das candidatas com documentação homologada na primeira etapa. (Divulgação via site do Edital, pelo PPGTE-CT) |
24/06/2025 |
Interposição de recursos referente à primeira etapa
|
27/06/2025 até as 17h por email indicado no Edital |
Divulgação da análise dos recursos |
01/07/2025 |
Análise e pontuação da documentação de cada candidata com inscrição homologada. |
02/07/2025 a 10/07/2025
|
Divulgação da relação preliminar da candidata selecionada e da lista de espera. |
11/07/2025 |
Interposição de recursos |
15/07/2025 até as 17h por email indicado no Edital |
Divulgação do resultado final após análise dos recursos
|
16/07/2025
|
Prazo para preenchimento do termo de compromisso do projeto e do CNPq |
18/07/2025
|
13. DO DESLIGAMENTO DO PROJETO
O desligamento do projeto seguirá os termos da RN-015/2010 - Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora. O CNPq poderá cancelar ou suspender a quota de bolsas, a qualquer momento, caso se verifique o não cumprimento das normas estabelecidas.
Encerramento de vínculo com as instituições parceiras;
A pedido / Desistência;
Por decisão da coordenação do projeto, considerando práticas desidiosas junto ao projeto, ou mesmo por resultado de desempenho insuficiente medido em processo de avaliação instituído no âmbito do projeto;
A comprovação de declaração fraudulenta e/ou omissão das informações fornecidas no processo de seleção.
14. DOS CASOS OMISSOS E DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Comissão de seleção deste edital consultando, quando julgar pertinente, a Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
Este Edital, aprovado pela CPG do PPGTE, pela Coordenação do Projeto M²TIE, pela DIRPPG-CT e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR e no Site do PPGTE-CT.
O recurso destinado à bolsa deste edital, não excede o valor de 20% do total destinado ao Projeto.
Curitiba, 23 de maio de 2025.
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARILIA ABRAHAO AMARAL, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 23/05/2025, às 10:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELOY FASSI CASAGRANDE JUNIOR, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 26/05/2025, às 12:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GIUSEPPE PINTAUDE, DIRETOR(A), em (at) 26/05/2025, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 26/05/2025, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4940507 e o código CRC (and the CRC code) BDB50098. |
APÊNDICE 1
Relação de Critérios de Avaliação para ADC-1C (considerando produções no CV Lattes dos últimos 5 anos)
ITEM
|
PONTUAÇÃO
|
Aderência ao perfil do projeto com base no Plano de Trabalho (Apêndice 2)
|
Alta - 40 Pontos Média - 25 Pontos Baixa - 10 Pontos Nula - 0 Pontos |
Pesquisadora com autodeclaração conforme item 5.3.3 do Edital da Chamada 31/2023 do CNPq
|
Sim - 50 Pontos Não - 0 Pontos
|
Previsão de período de participação no grupo
|
6 meses ou menos - 5 Pontos 12 meses ou mais - 10 Pontos
|
Conhecimento técnico acerca das atividades desenvolvidas no projeto.
|
Alto - 20 Pontos Médio - 15 Pontos Baixo - 10 Pontos Nulo - 0 Pontos |
Participação anterior como coordenadora em projetos de pesquisa e/ou extensão universitária. Pontuação por semestre de participação. Indicar, com pontuação e comprovação, em que página do CV Lattes está a participação. |
10 Pontos por semestre (com limite de 50 pontos) |
Participação anterior como executora participante em projetos de pesquisa e/ou extensão universitária. Pontuação por semestre de participação. Indicar, com pontuação e comprovação, em que página do CV Lattes está a participação. |
5 Pontos por semestre (com limite de 25 pontos) |
Artigos científicos publicados em periódicos (classificados de acordo com avaliação Quadriênio 2017-2020). Indicar, com pontuação e comprovação, em que página do CV Lattes está a produção. |
Qualis A1 ou A2: 10 Pontos por artigo; Qualis A3 ou A4: 5 Pontos por artigo; (com limite de 75 pontos no total) |
VALOR TOTAL (ENT)
|
∑(1:7)
|
APÊNDICE 2
Atividades previstas no plano de Trabalho Aprovado pelo Edital 31/2023 para Bolsista ADC-1C no Projeto M²TIE - Meninas e Mulheres na Tecnologia: uma agenda interseccional para equidade
Atividades |
Definir Categorias de Públicos envolvidos no Projeto |
Definir Identidade Visual do Projeto |
Estratégia 1 em Mídias Sociais e Ambientes Virtuais |
Estratégia 2 em Veículos Acadêmicos |
Estratégia 3 em Veículos de Comunicação |
Estratégia 4 em Comunidade Escolar, de Ensino Superior e Participantes da Rede |
Estratégia 1 em Mídias Sociais e Ambientes Virtuais:
Organizar e manter site do projeto com divulgação de seus objetivos, metas e estratégias, bem como equipe desenvolvedora e a rede participante;
Organizar e manter perfil em rede social para divulgação constante de conteúdos e ações do projeto;
Divulgar em rede social a oferta de uma edição da disciplina remota do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (Tópicos Especiais Em Tecnologia E Sociedade: Os Estudos Cts Na Indissociabilidade Entre Ensino, Pesquisa E Extensão) para a rede de participantes do projeto, bem como para a comunidade em geral.
Divulgar em rede social os resultados das ações de extensão (institucionalmente cadastradas) desenvolvidas no andamento da disciplina de Tópicos Especiais Em Tecnologia E Sociedade: Os Estudos Cts Na Indissociabilidade Entre Ensino, Pesquisa E Extensão em cada localidade da rede deste projeto (Estados da Bahia, Paraná e São Paulo).
Divulgar em redes sociais os resultados consolidados do estudo comparativo entre as regiões por meio de dados resultantes das mentorias acompanhamentos das pessoas egressas, bem como demais resultados.
Divulgar a chamada para o seminário de fechamento do projeto organizado em uma das IES envolvidas na rede, aberto à comunidade externa, para apresentação de resultados consolidados do estudo comparativo entre as regiões por meio de dados resultantes do acompanhamento das pessoas egressas, bem como demais resultados.
Organizar uma coleção de recursos educacionais abertos em repositório aberto;
Desenvolver e disponibilizar pelo menos 6 recursos educacionais abertos (material didático utilizado em sala de aula) referentes às temáticas das oficinas do Projeto
Desenvolver e disponibilizar um Caderno de Práticas Educacionais Abertas que consolida todas as práticas Educacionais propostas;
Desenvolver conteúdo para plataformas de PodCast e para Canal do Projeto no Youtube.
Estratégia 2 em Veículos Acadêmicos:
Apoiar processo de publicação de 1 livro com resultados do projeto;
Apoiar processo de publicação de 3 capítulos de livros (externos ao livro do projeto);
Apoiar processo de publicação de 6 artigos científicos em periódicos qualificados;
Apoiar processo de publicação de 6 artigos em Anais de Eventos;
Apoiar processo de submissão de 3 sugestões de textos para Políticas institucionais de equidade de gênero e étnico-racial nos Conselhos Universitários das IES da rede;
Apoiar processo de publicação de 1 Número especial em Revista de Universidade Pública Brasileira;
Desenvolver apresentação dos resultados consolidados do estudo comparativo entre as regiões por meio de dados resultantes das mentorias acompanhamentos das pessoas egressas, bem como demais resultados.
Estratégia 3 em Veículos de Comunicação:
Agendar reuniões com assessorias de Comunicação das IES;
Desenvolver pauta para matérias em jornais;
Desenvolver pauta para entrevistas com jornalistas das regiões brasileiras envolvidas com o projeto;
Gravar depoimentos das pessoas egressas para divulgação do projeto em veículos de comunicação.
Estratégia 4 em Comunidade Escolar, de Ensino Superior e Participantes da Rede:
Elaborar estratégia de divulgação de chamada para bolsistas;
Elaborar estratégia de divulgação das Mentorias, Oficinas Teóricas e Práticas propostas no Projeto;
Elaborar estratégia para divulgação de agendas de atividades internas à rede do projeto;
APÊNDICE 3
Sugestão de Modelo de Autodeclaração de Identidade Negra
Eu, _______________________________________________, RG/Passaporte n° _______________ , CPF n° __________________, declaro minha identidade negra (preta ou parda), para atender aos critérios de pontuação deste edital do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Declaro estar ciente que em caso de falsidade nesta declaração, estarei passível ao indeferimento da inscrição e desclassificação do presente edital.
Ratifico serem verdadeiras as informações prestadas, estando ciente de que a informação falsa incorrerá no Artigo 299 do Código Penal (Falsidade Ideológica). Declaro que estou ciente do Edital de Seleção e que estou de acordo com o seu conteúdo.
APÊNDICE 4
Modelo de Termo de Compromisso de acordo com o Artigo 5.º da Deliberação 06/2018 do COUNI da UTFPR
Eu, _______________________________________________, RG/Passaporte n° _______________ , CPF n° __________________, declaro que possuo plenas condições de contribuir com os Objetivos e Prazos do Projeto M²TIE - Meninas e Mulheres na Tecnologia: uma agenda interseccional para equidade, e respectivo Plano de trabalho sob pena de responsabilização administrativa, civil e criminal pelos prejuízos que venha causar à UTFPR.
Referência: Processo nº 23064.021335/2025-89 | SEI nº 4940507 |