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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ REITORIA Assessoria de Assistência Estudantil |
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EDITAL nº 05/2025-PROGRAD/ASSAE
SUPORTE, ORIENTAÇÃO E MENTORIA ACADÊMICA - SOMA
O Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e o Assessor de Assuntos Estudantis (ASSAE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tornam público o presente Edital para seleção de estudantes para o SUPORTE, ORIENTAÇÃO E MENTORIA ACADÊMICA - SOMA, visando o fortalecimento dos Núcleos de Apoio Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPEs) nos 13 campi da UTFPR.
A mentoria acadêmica no âmbito deste edital é compreendida como um conjunto de ações realizadas por Estudante Guia, sob supervisão, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento acadêmico da comunidade discente e fortalecer os NUAPEs.
1.1. O presente Edital tem como finalidade selecionar estudantes dos cursos de graduação, técnico integrado de nível médio ou pós-graduação stricto sensu da UTFPR para atuarem como Estudantes Guias junto aos NUAPEs nos campi, visando promover a permanência estudantil, impulsionar a conclusão dos cursos e contribuir com o fortalecimento dos NUAPEs.
I. Procedimentos Burocráticos
II. Dificuldade para entender conteúdos das disciplinas
III. Questões Emocionais: buscar estratégias para promoção de saúde emocional
1.3 O NUAPE interessado em ter estudante guia designará um(a) servidor(a) técnico administrativo do seu quadro permanente para atuar como supervisor(a) do(a) estudante guia e poderá designar servidor(a) (docente ou técnico administrativo) para atuar como co-supervisor(a).
Parágrafo único - O NUAPE poderá indicar servidor(a), docente ou técnico administrativo de qualquer setor da UTFPR, para atuar como supervisor(a) do(a) Estudante Guia, contudo o plano de trabalho do(a) estudante guia deverá ser aprovado pelo NUAPE.
1.4 Na ausência de servidor(a) responsável pelo NUAPE, o(a) responsável pelo DEPED assume as atribuições administrativas pertinentes.
I. Procedimentos Burocráticos
II. Dificuldade para entender conteúdos das disciplinas
III. Questões Emocionais: buscar estratégias para promoção de saúde emocional.
2.2 Outras atribuições que os(as) Estudantes Guias podem desenvolver nos três Eixos temáticos descritos no item anterior (2.1):
3. DOS REQUISITOS E DAS COMPETÊNCIAS DO SUPERVISOR(A)
I. Estar regularmente matriculado(a), a partir do segundo período do curso, e em pelo menos 1(uma) disciplina no curso de graduação, técnico ou pós-graduação stricto sensu da UTFPR.
II. Ter disponibilidade de 15 horas semanais para dedicar-se às atividades deste Edital é critério eliminatório.
II. Disponibilidade de horário para a execução das atividades de segunda a sexta-feira, compatível com o horário de funcionamento e com as ações propostas pelo respectivo NUAPE no campus ou ASSAE na reitoria.
§1º Estudantes dos treze campi poderão se inscrever para as vagas da ASSAE (Reitoria).
§2º Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento definido no Quadro I.
4.3. As inscrições devem conter:
I. O Formulário de Inscrição (Anexo I) deve ser acompanhado dos documentos elencados (comprovante de disciplinas matriculadas e currículo), em formato “pdf” e arquivo único.
Parágrafo único - Os documentos comprobatórios das atividades declaradas no currículo poderão ser solicitados pelos NUAPEs/ASSAE para apresentação durante o processo seletivo.
I Etapa eliminatória
Parágrafo único - Serão desclassificados os currículos que obtiverem conceito insatisfatório nos 5 critérios avaliativos. Serão aprovados para a entrevista os cinco primeiros classificados.
II Etapa classificatória - Entrevista avaliando até 100 pontos:
Parágrafo único - A etapa classificatória observará o anexo IX - tabela de critérios objetivos e pontuações padronizadas (rubrica) para a entrevista dos(as) candidatos(as) a estudante guia.
5.2. Critério de Desempate
I) Caso ocorra empate entre os inscritos, o desempate será feito com base no período de matrícula do(a) estudante mais avançado(a) no curso. Persistindo o empate, será considerada a maior pontuação obtida no item c (conhecimento prévio dos eixos de atuação do edital). E, ainda persistindo o empate, será classificado(a) o(a) estudante com maior índice de coeficiente de rendimento acadêmico normalizado.
6.1. Serão concedidas bolsas mensais no valor de R$700,00 (setecentos reais) aos estudantes selecionados, a ser depositado em conta bancária, exclusivamente em nome do(a) estudante, com vigência de 4 meses – agosto, setembro, outubro e novembro de 2025.
§1º A abertura da conta bancária deverá ser providenciada pelo(a) estudante contemplado(a), devendo se cadastrar no Portal do Aluno da UTFPR em até 7 dias úteis após a divulgação do resultado da seleção, sob pena de perda do direito ao recebimento da bolsa.
§2º A manutenção e atualização dos dados bancários válidos é de responsabilidade exclusiva do(a) estudante bolsista e deverá ser realizada no Portal do Aluno da UTFPR, até o dia 18 (dezoito) do mês vigente, sob pena de atraso no pagamento.
§3º Após o cadastramento ou atualização dos dados bancários no Portal do Aluno, o(a) estudante deverá comunicar o NUAPE do campus por e-mail.
§4º O pagamento da primeira parcela será realizado no mês de setembro de 2025, correspondente às atividades realizadas em agosto, conforme vigência. As demais parcelas serão pagas nos meses consecutivos.
6.2. A vigência de execução das atividades dos estudantes guias será de 12/08/2025 a 28/11/2025.
6.3. O pagamento da bolsa estará condicionado ao cumprimento das atividades previstas no plano de trabalho e à apresentação de relatórios mensais de acompanhamento, aprovados pelo supervisor do(a) estudante guia e pelo NUAPE.
6.4. A dotação orçamentária utilizada para esse Edital é derivada da fonte 8100 - ação 20RK, orçamento de custeio da UTFPR, exercício 2025, destinado ao Programa de Apoio e Fortalecimento da ASSAE e NUAPEs.
6.5. O número de vagas disponibilizado por campus foi definido considerando o quantitativo de estudantes matriculados e manifestação de interesse das equipes dos NUAPEs, conjuntamente com a equipe técnica da ASSAE, sendo o que segue:
I. Um estudante guia:
Cornélio Procópio e Pato Branco
II. Até dois estudantes guias:
Apucarana, Campo Mourão, Guarapuava, Medianeira, Santa Helena, Toledo e ASSAE (reitoria)
III. Até três estudantes guias:
Ponta Grossa e Curitiba
Parágrafo único - Estudantes dos treze campi poderão se inscrever para as vagas da ASSAE (reitoria)
I. Cumprir as atividades previstas no plano de trabalho, dedicando 15 horas semanais;
Parágrafo único - Após matrícula no semestre 2025/2, o/a estudante deverá manter a disponibilidade de 15 horas semanais e terá que apresentar ao NUAPE o comprovante de disciplinas matriculadas com carga horária compatível com a do momento da inscrição, sob pena de desligamento por impossibilidade de cumprir os requisitos deste Edital.
II. Participar, obrigatoriamente, das reuniões de acompanhamento e avaliação com a equipe de supervisão da ASSAE;
III. Apresentar ao supervisor(a) relatórios mensais de acompanhamento das atividades desenvolvidas e o relatório final até 12/12/2025
IV. Enviar, por e-mail para o endereço assae@utfpr.edu.br, ações e produtos que forem gerados, conforme produzidos.
V. Zelar pela imagem da UTFPR e dos NUAPEs, atuando com ética e responsabilidade;
VI. Informar ao supervisor(a) qualquer dificuldade ou problema que possa comprometer o desenvolvimento das atividades;
VII. Apresentar relatório final (Anexo V) das atividades desenvolvidas, ao final do Edital ou por ocasião do seu desligamento.
VIII. Participar de avaliação diagnóstica, realizada no início e final da vigência deste edital, a qual será aplicada pela ASSAE, mediante instrumento apropriado, compartilhado com as orientações necessárias para o e-mail cadastrado na inscrição.
I. Receber a bolsa mensalmente, de acordo com o cronograma de pagamentos da UTFPR;
II. Utilizar os recursos e a infraestrutura da UTFPR para o desenvolvimento das atividades do edital;
III. Receber certificado de participação ao término deste edital;
Parágrafo Único - O certificado será emitido para o(a) estudante guia que cumprir todo o período de vigência do edital com 100% da carga horária ou proporcional a carga horária total de atuação no edital, desde que tenha participação mínima de um mês, e tenha enviado o relatório final.
IV - Receber orientações do(a) supervisor(a), NUAPE e ASSAE, em caso de dúvidas.
8.1. O acompanhamento e a avaliação do edital serão realizados pelos NUAPEs de cada campus, em conjunto com a ASSAE.
I. Relatórios mensais de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos(as) Estudantes Guias (Anexo IV).
II. Reuniões de acompanhamento e avaliação com os(as) Estudantes Guias e os supervisores dos NUAPEs.
III. Pesquisas de satisfação com os estudantes que utilizarem os serviços e ações oferecidos pelos(as) Estudantes Guias.
9.1 As etapas e períodos/prazos estabelecidos para garantir a inscrição neste Edital constam no Quadro 1.
QUADRO 1 - Cronograma do processo de seleção do Edital nº 03/2025-PROGRAD/ASSAE
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Etapas |
Data |
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Publicação do Edital |
09/06/2025 |
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Inscrição e envio dos documentos |
até 23/06/2025 |
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Seleção de estudantes pelo NUAPE |
até 04/07/2025 |
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Resultado preliminar |
até 04/07/2025 |
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Interposição de recurso |
até 07/07/2025 |
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Resultado da análise dos recursos |
até 09/07/2025 |
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Resultado final |
até 10/07/2025 |
10.1. A classificação dos(as) estudantes devidamente inscritos(as) serão publicadas pela PROGRAD/ASSAE, por campus e por ordem decrescente da pontuação, conforme data definida no Quadro 1, até às 23:59, no seguinte endereço eletrônico: https://www.utfpr.edu.br/editais/assessoria-estudantil/reitoria/edital-soma
10.2. Será admitido a interposição de recurso, por meio do Formulário de Recurso do Anexo VIII, devidamente fundamentado e com os pontos a serem examinados, mediante envio de e-mail para o NUAPE do campus onde o(a) estudante está matriculado(a), conforme data definida no Quadro 1, até às 23:59.
Parágrafo Único - No caso de inscrições submetidas às vagas da ASSAE, enviar interposição de recurso para o e-mail da ASSAE: assae@utfpr.edu.br.
10.3. As respostas aos recursos serão divulgadas, no endereço eletrônico indicado no 10.1 deste Edital, conforme data estabelecida no Quadro 1, até às 23:59.
10.4. O resultado final dos(as) estudantes selecionados(as) será divulgado, no endereço eletrônico indicado no 10.1 deste Edital, conforme data definida no Quadro 1, até às 23:59.
10.5 Se houver estudantes classificados em número maior do que o total de vagas disponibilizadas para o campus, será gerada a lista de espera. E, em caso de desligamento ou abertura de novas vagas, os mesmos poderão ser chamados para assumir a vaga.
11.4. Após o processo seletivo dos candidatos, o NUAPE deverá enviar à ASSAE o Plano de trabalho detalhado (Anexo II), construído juntamente com o(a) Estudante Guia.
11.5. Todos os(as) estudantes guias devem assinar o Termo de aceite de realização de atividades do(a) estudante guia (ANEXO III) antes de iniciarem a realização das atividades
11.6. As atividades desenvolvidas pelo(a) estudante serão realizadas sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.
11.7. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela PROGRAD/ASSAE, ouvindo os NUAPEs.
11.8. O presente Edital e seus anexos serão publicados no site da UTFPR.
11.9. O presente Edital e, quando se fizer necessário, retificações serão publicadas no seguinte endereço eletrônico: https://www.utfpr.edu.br/editais/assessoria-estudantil/reitoria/edital-soma
11.10. Fica eleito o foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.
11.11. Compõem este Edital os seguintes Anexos:
Anexo I – Formulários de Inscrição
Anexo II – Plano de Trabalho
Anexo III - Termo de aceite de realização de atividades do(a) estudante guia
Anexo IV - Ficha de acompanhamento mensal de realização das atividades
Anexo V - Relatório Final
Anexo VI - Formulário para Substituição de Estudante Guia
Anexo VII – Formulário para Substituição de Supervisor(a)
Anexo VIII - Formulário de Recurso
Anexo IX - critérios objetivos e pontuações padronizadas para a entrevista dos(as) candidatos(as) a estudante guia
Anexo X - Análise de Currículo
Curitiba, 09 de junho de 2025.
[Assinado eletronicamente]
José Augusto Fabri
Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional
UTFPR
[Assinado eletronicamente]
Tatiane Agostinho Martins
Assessora de Assuntos Estudantis
UTFPR
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) TATIANE AGOSTINHO MARTINS, ASSESSOR(A), em (at) 09/06/2025, às 09:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE AUGUSTO FABRI, PRO-REITOR(A), em (at) 09/06/2025, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4947249 e o código CRC (and the CRC code) 0ECE8A91. |
ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
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CAMPUS |
LINK PARA INSCRIÇÃO |
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Apucarana |
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Campo Mourão |
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Cornélio Procópio |
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Curitiba |
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Guarapuava |
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Medianeira |
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Pato Branco |
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Ponta Grossa |
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Santa Helena |
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Toledo |
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ASSAE |
ANEXO II
PLANO DE TRABALHO DO(A) ESTUDANTE GUIA
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Local e data:______________________________________________________
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ANEXO III
TERMO DE ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DO(A) ESTUDANTE GUIA
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Local e data:_______________________________________________________
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ANEXO IV
FICHA DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Nome:_________________________________________ Mês:_____________
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Este anexo deve ser composto por: texto explicativo; imagens (fotos); lista de presença, se houver; links; mídias digitais; vídeos das atividades; dentre outros meios que comprovem a realização das atividades.
Local e data:________________________________________________________
Nome:_________________________________ Assinatura:
ESPAÇO PARA O(A) SUPERVISOR(A)
1. As atividades apresentadas pelo estudante atenderam ao plano de trabalho proposto:
Sim ( ) Parcialmente ( ) Não ( )
Observações:_______________________________________________________________________________________________________________________A carga horária total correspondeu ao tempo de 15h semanais de atividade? ( ) SIM; ( ) NÃO. Justifique: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Descrever as atividades desenvolvidas pelo(a) supervisor(a) no período:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.Parecer final para pagamento da bolsa:
Aprovado ( ) Não Aprovado ( )
Observações:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Local e data:_______________________________________________________
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ANEXO V
RELATÓRIO FINAL
Nome completo do/a estudante guia:____________________________________ RA:___________
ESPAÇO PARA O(A) ESTUDANTE GUIA:
1.1 Descreva os principais resultados, considerando o número de pessoas alcançadas, principais dificuldades, resultados e ganhos. Dê sugestões de melhorias para o próximo edital.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1.2 As atividades realizadas pelo estudante corresponderam a ______ horas (carga horária total - somar as cargas horárias das fichas de atividades mensal).
Local e data:_______________________________________________________
Nome:____________________________________ Assinatura:
2. ESPAÇO PARA O(A) SUPERVISOR(A)
2.1 Avaliação do(a) estudante guia.
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2.2 Parecer sobre o desenvolvimento das atividades do(a) estudante guia:
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2.3 Avaliação da sua atuação como supervisor(a):
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
2.4 Avaliação do Edital SOMA - 2025:
_________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Local e data:_______________________________________________________
Assinatura:________________________________________
ANEXO VI
FORMULÁRIO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ESTUDANTE GUIA
Solicito a substituição do(a) estudante(a): _________________________________________________________________
Vinculado ao Edital SOMA - 2025: _________________________________________________________________
Pelo(a) estudante: _________________________________________________________________
Justificativa:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Nome do/a requerente: _______________________________ Assinatura:
Assinatura do(a) estudante substituído(a):
Assinatura do(a) estudante substituto(a):
Local e data:_______________________________________________________
Aval do NUAPE:
Local e data:_____________________________________________
Nome:_____________________________________ Assinatura:
ANEXO VII
FORMULÁRIO PARA SUBSTITUIÇÃO DE SUPERVISOR
Solicito a substituição do(a) supervisor(a): _______________________________________________________________
Vinculado ao Edital SOMA - 2025
Pelo(a) supervisor(a): _________________________________________________________________
Justificativa:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Nome do(a) requerente:____________________________________ Assinatura:
Assinatura do(a) supervisor(a) substituído(a):
Assinatura do(a) supervisor(a) substituto(a):
Local e data:______________________________________________________
Aval do NUAPE:
Local e data:_____________________________________________
Nome:_____________________________________ Assinatura:
ANEXO VIII
FORMULÁRIO DE RECURSO
Eu, _____________________________________________, documento de identificação nº ____________, órgão expedidor _________, UF _______, CPF nº ______________, residente na (rua, av., etc.) _______________________________, nº __________, complemento ________________, bairro: ______________________, no município de ____________________, CEP ______________; endereço de e-mail (se possuir) ______________________ e telefones para contato (__) __________, (__) ___________, venho por meio deste instrumento requerer a reconsideração do resultado que gerou a ( ) desclassificação ou ( ) a revisão da pontuação atribuída inscrito no processo de seleção do Edital SOMA - 2025, pelos seguintes motivos:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Local e data:_____________________________________________
Nome:_____________________________________ Assinatura:
ANEXO IX - CRITÉRIOS OBJETIVOS E PONTUAÇÕES PADRONIZADAS PARA A ENTREVISTA DOS(AS) CANDIDATOS(AS) A ESTUDANTE GUIA
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Somar a pontuação de cada critério:
a: ____ + b: ____ + c: ____ + d:____+ e: _____ = Total ______
Observações:
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__________________________________________________________________________________________________________________________________
Local e data:_______________________________________________________
Assinatura:__________________________________________________________________
ANEXO X – ANÁLISE DE CURRÍCULO
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Justificativa: A aplicação desta tabela tem a finalidade de aumentar a transparência e a objetividade do processo seletivo, garantindo que todos os currículos sejam avaliados de forma justa e consistente.
Somar a pontuação de cada critério:
1: ____ + 2: ____ + 3: ____ + 4:____+ 5: _____ = Total ______
3. Observações:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Local e data:_______________________________________________________
Assinatura:__________________________________________________________________
| Referência: Processo nº 23064.019456/2025-61 | SEI nº 4947249 |