Boletim de Serviço Eletrônico em 07/08/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

RESOLUÇÃO COEMP/UTFPR Nº 24, DE 28 DE maio DE 2025

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

considerando o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

considerando o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

considerando o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

considerando a Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 2094, de 11 de dezembro de 2024, que designa Francis Kanashiro Meneghetti como Presidente do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

Considerando a Portaria nº 402, de 19 de março de 2024, do Reitor da UTFPR, que nomeia os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2023-2027;

considerando o processo SEI 23064.031120/2024-95, analisado no dia 12 de dezembro de 2024, despacho COEMP nº 4710232 com parecer favorável de Henrique Ajuz Holzmann para emissão da Resolução;

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar, na forma do anexo, o programa ACEDUC-REA UTFPR – ACERVO DE VIDEOAULAS - RECURSO EDUCACIONAL ABERTO da UTFPR e FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

 

 

(assinado eletronicamente)

FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI

Presidente do COEMP


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, PRESIDENTE DO CONSELHO, em (at) 06/08/2025, às 10:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I À Resolução (Cons. Delib.) Nº 24, DE 28 DE maio DE 2025

SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE PROGRAMA


 

Dados do(a) proponente

EDNA SAKON BANIN

Departamento:

DAMAT

DEPED

Câmpus:

Curitiba

E-mail:

ednas@utfpr.utfpr.edu.br

Telefone:

41 9 98882704

 

Dados do programa

Título do programa:

 

ACEDUC-REA UTFPR – ACERVO DE VIDEOAULAS - RECURSO EDUCACIONAL ABERTO da UTFPR e FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Área temática:

 

Educação


 

Informações sobre o programa

  1. Descreva a abrangência do programa proposto.

 

O programa ACEDUC-REA, conta com membros de dois departamentos da UTFPR: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA-DAMAT E DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DEPED, ambos do Câmpus Curitiba. Além da parceria com esses Departamentos participam do Programa Professores da Rede Púbica Estadual e Municipal de Ensino (Prefeitura de Curitiba e Araucária); Professores do Instituto Paranaense de Cegos de Curitiba (IPC); profissionais do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS); Tradutores e Intérpretes em Língua de Sinais (TILS); graduandos da Licenciatura em Matemática e Física. Visando dar continuidade à ideia inicial do Projeto de Extensão: Acervo de Videoaulas de Matemática – ACERMAT, o programa apresenta uma proposta mais robusta, para incrementar suas ações junto à comunidade acadêmica institucional e externa. Para tanto, foram criados os DROPS (gotas) de Matemática, num primeiro momento, com o intuito de produzir videoaulas de curta duração sobre conteúdos de Matemática para as mais diversas disciplinas da Graduação, como material de apoio para auxiliar estudantes no desenvolvimento da autonomia nos estudos, na apropriação e compreensão dos conceitos mais complexos, que impactam os primeiros períodos de diversos cursos. Como a intenção é produzir um material contínuo sobre diferentes conteúdos, abordando temas que geram dúvidas frequentes, os DROPS poderão servir a docentes e estudantes como recurso para o nivelamento de conhecimento dos ingressantes, a fim de evitar bolsões e evasão na graduação, suprindo eventuais lacunas de aprendizagem nos alicerces do conhecimento de matemática da Educação Básica. A proposta do projeto ACERMAT tinha como principal objetivo compor um acervo de videoaulas de matemática para Educação Básica, mobilizando docentes e discentes do curso de Licenciatura em Matemática e professores da rede pública e privada de ensino para produção de videoaulas de curta duração. Essas produções sobre conteúdos pontuais de matemática foram idealizadas com uma determinada formatação e adaptadas à Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Toda a produção desenvolvida é disponibilizada como Recurso Educacional Aberto – (REA), ao público em geral em um canal do Youtube (https://www.youtube.com/@acermat-utfpr-ct). Corroborando com todos os princípios apreendidos e construídos coletivamente ao longo da existência do ACERMAT, o Programa ACEDUC-REA propõe a ampliação da composição do acervo de videoaulas, compreendendo as demais áreas de conhecimento da UTFPR. Para realização deste intento, além da continuidade de produção das videoaulas de matemática para a Educação Básica, o Programa busca integrar o Ensino Superior; inicialmente com professores do DAMAT, mediante o desenvolvimento de videoaulas de curta duração, com o mesmo perfil e princípios já estabelecidos pelo ACERMAT, abordando as principais dúvidas e dificuldades recorrentemente apresentadas por graduandos, em conteúdos específicos de matemática na graduação, para posterior disponibilização ao público em geral. A expectativa é contar, futuramente, com a parceria das demais Licenciaturas e outros cursos da UTFPR, por intermédio do DEPED-CT. O material produzido neste nível de ensino fará parte do núcleo: Ensino Superior, recebendo cada projeto, por exemplo, a denominação: “Drops de Cálculo I; Drops de Cálculo II; Drops de Fundamentos; Drops de Filosofia, Drops de Ortografia, dentre outros. É importante salientar que atualmente o Programa conta com os Projetos: Ensino Fundamental – anos iniciais; Ensino Fundamental – anos finais; Ensino Médio; Ensino Superior. Cada um desses Projetos é coordenado por um professor e tem a duração de um ano. Nesse período são definidas ações, estipuladas em um cronograma de trabalho e metas a serem cumpridas. Ao procurar ter um Projeto em cada nível de ensino buscamos contemplar, a logo prazo, o conteúdo de matemática da Educação Básica, estabelecendo dessa forma uma conexão em todo o Programa. Assim, estudantes e/ou professores com dificuldades em determinados conteúdos, seja de matemática ou outra área de ensino, encontrariam no ACEDUC uma plataforma com videoaulas produzidas com assentimento de docentes e profissionais da UTFPR, que prioriza a acessibilidade/inclusão e a popularização do conhecimento científico-acadêmico. O ACEDUC, visa também a composição de outro núcleo, segundo as especificidades da produção de videoaulas ACERMAT, envolvendo desde a Iniciação Científica à Pós-Graduação, para divulgação das últimas realizações destas categorias de pesquisa, que investiguem a utilização de recursos tecnológicos, audiovisuais e inclusivos. Lembrando que o modelo adotado pelo projeto foi adaptado para contemplar Pessoas com Deficiência (PcDs) visual ou auditiva e a diversidade do público consumidor (diferentes faixas etárias e diferentes níveis de ensino) das mídias digitais. Outro importante cuidado que será preservado pelo ACEDUC é a disponibilização de todo o material produzido e publicado como REA.

Como forma de divulgar as produções dos Projetos desenvolvidos no Programa, os membros da equipe executora já ofereceram oficinas de Educação Digital, visando o desenvolvimento da Cidadania Digital e identidade digital aos alunos, professores e comunidade escolar. Nesse sentido serão ampliadas as ofertas para envolver ainda mais, a Comunidade Externa e acadêmica, por meio de oficinas de Cidadania Digital e Identidade Digital sadia. Desta forma o Programa ACEDUC pretende suplementar positivamente na formação inicial e continuada de professores, profissionais autônomos e críticos, e licenciandos que transformam a teoria em prática, considerando a contemporaneidade para o desenvolvimento da cidadania.

Este Programa, também se propõe a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando particular e especialmente os objetivos: (4) Educação de Qualidade e (16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

  1. Descreva os resultados relevantes dos projetos e demais ações que comporão o programa proposto. Estes resultados devem estar de acordo com o relatório final de pelo menos um dos projetos enviados junto à proposta de programa.

 

A parceria com colégios da rede pública consolidou-se por meio dos resultados positivos obtidos com o Projeto ACERMAT no Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, que primeiramente aceitou nossa oficina como capacitação aos professores na semana pedagógica da escola, onde foi versado o tema Cidadania Digital e apresentado o produto educacional do ACERMAT. Em seguida, foi acordada a oferta de oficinas com o mesmo tema, às turmas de Ensino Médio e Técnico-Profissionalizante, devido a boa receptividade apresentada pelos professores da escola. Tal acordo foi atendido prontamente pelo ACERMAT, que ministrou as oficinas ao longo do segundo semestre de 2024. Desta forma, firmou-se a parceria com os professores do Ensino Fundamental e Médio como participantes do Programa ACEDUC, abrindo caminho à novas parcerias com colégios da Rede Estadual de Ensino.

As duas outras parcerias tão importantes quanto os colégios públicos são as que desenvolvemos com o CAS E IPC, em que podemos compartilhar e receber suporte para que nosso trabalho se torne efetivamente inclusivo, seja com as versões de videoaulas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ou por meio das adaptações e adequação de roteiros, visando evitar a formalidade da áudio-descrição, tornando-as mais acessíveis tanto ao público não-vidente quanto ao público vidente.

Nesse contexto, o Ensino Superior da UTFPR, com autonomia na construção de itinerários formativos, contempla a Educação Inclusiva, incorporando os princípios básicos e curriculares, em conformidade com as políticas educacionais. Entre as mais recentes, destaca-se o Estatuto da Pessoa com Deficiência, promulgado pela Lei no 13.146/2015, que estabelece no Art. 27 que:

… a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem (BRASIL, 2015).

Os produtos educacionais, desenvolvidos no Projeto e agora Programa, têm aspiração de ampliar cada vez mais o acesso, não apenas ao público de seu entorno geográfico local, mas ao público em geral, por meio das mídias digitais de informação como REA, popularizando assim o conhecimento acadêmico produzido no interior das universidades. As videoaulas geradas representam resultados promissores do Projeto ACERMAT, atendendo, ainda que de forma inicial, à carência de materiais acessíveis para estudantes com deficiência, suportados por tecnologias digitais e disponibilizados de forma aberta. Essas iniciativas promovem práticas educacionais que buscam superar barreiras sociais, políticas e econômicas, valorizando todos os estudantes como cidadãos capazes de produzir uma cultura essencial para o desenvolvimento de assuntos sociais em situação de igualdade.

  1. Descreva como se dará a ação continuada de no mínimo 4 anos do programa proposto.

 

Como ações de fomento do Programa pretende-se: (a) oferecer a capacitação introdutória na área audiovisual e arte cinematográfica, trazendo elementos técnicos básicos, mas de grande importância do ramo para incorporar e incrementar a transposição do conhecimento pretendido; (b) trabalhar com a elaboração e oferta de oficinas sobre produção de roteiros, de representação, de edição e de gravação de videoaulas em caráter extensionista aos que queiram desenvolver técnicas audiovisuais para produção de vídeos educativos e inclusivo (tanto para os estudantes acadêmicos, quanto para professores e profissionais da Educação em geral); (c) promover o aprimoramento da formação no Ensino Superior com o propósito de instrumentalizar os estudantes dos cursos de graduação para atuarem como profissionais da educação, com foco no desenvolvimento dos saberes adquiridos e na prática social pautada pelo respeito à diversidade humana, especialmente às pessoas com deficiência (PCD), vistas naturalmente como sujeitos sociais; (d) engendrar ações para divulgação dos produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa, apresentando as videoaulas como material de apoio para o professor e alunos da Educação Básica, juntamente com os Drops, que em alguns casos, poderão ser utilizados no EM, sendo o foco principal deste último, servir a própria comunidade de alunos UTFPR, como forma de revisão/reforço ou aprendizado de conteúdos que, porventura, os estudantes tenham dificuldades de assimilação, promovendo assim o nivelamento de conhecimento entre os ingressantes acadêmicos; (e) promover a realização de diferentes oficinas direcionadas à comunidade acadêmica e escolar da Educação Básica, enfatizando a importância do zelo que se deve prestar ao produzir todo e qualquer produto educacional que tenha a pretensão de ser divulgado amplamente. (f) estabelecer estações de trabalho estudo/pesquisa para cada um dos níveis de ensino (Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior) visando o aprimoramento da transposição didática por meio dos roteiros das videoaulas adequados a esses níveis; (g) projetar constantemente a ampliação das visualizações e inscrições no Canal do ACERMAT/ACEDUC, observando, refletindo e estudando novas atualizações para assegurar o engajamento nos futuros produtos educacionais (exemplo: aumentar as visualizações dos vídeos: “Adição e Subtração de Frações com Denominadores Diferentes” – 264 visualizações; “Divisão de Fração por Número Decimal” – 224 visualizações).

  1. Insira aqui informações que julgar relevantes e que não foram expostas nos itens 1 a 3.

 

A Metodologia de Pesquisa do Programa é a Pesquisa-Ação, segundo a qual procuramos identificar e resolver problemas coletivos, bem como modificar a nossa prática enquanto atores envolvidos (Thiollent, 2011).

O método de pesquisa-ação consiste essencialmente e elucidar problemas sociais e técnicos, cientificamente relevantes, por intermédio de grupos em que encontram-se reunidos pesquisadores, membros de uma situação-problema e outros atores e parceiros interessados na resolução de problemas levantados ou, pelo menos, no avanço a ser dado para que sejam formuladas adequadas respostas sociais, educacionais, técnicas e/ou políticas. No processo de pesquisa-ação estão entrelaçados objetivos de ação e objetivos de conhecimento que remetem a quadros de referência teóricos, com base nos quais estão estruturados os conceitos, as linhas de interpretação e as informações colhidas durante a investigação. (Thiollent, 2011, p.7-8)

 

A participação dos componentes dos grupos/núcleos se dá na forma de Trabalho Colaborativo (Damiani, 2008). Dessa forma todos são corresponsáveis pelas tomadas de decisões, destacando-se como membros da equipe executora, ou seja, responsáveis pelo conteúdo abordado e elaborado nas videoaulas, pela forma de encaminhamento, pela diagramação, edição e gravação. Trabalhando sob esta metodologia de pesquisa o programa obedece ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior: Ensino - por meio do aprimoramento e suplementação da formação inicial e continuada, com a utilização de recursos tecnológicos e contemporâneo; Pesquisa - investiga as diferentes transformações adaptativas que o conteúdo do saber proposto pode apresentar em cada videoaula, a fim de torná-la apta para a inclusão de PCDs visual e auditiva. Para contribuir com a aplicação prática, as videoaulas incluem sinalização em Libras e também são adaptados para uma linguagem acessível para pessoas cegas. Os roteiros são revisados ​​e ajustados com linguagem acessível, contando com a participação direta de colaboradores cegos, pessoas surdas e tradutores e intérpretes de Língua de Sinais, promovendo, consequentemente, maior acessibilidade ao público em geral; Extensão - de acordo com o Artigo 43, da Lei no 9.394, de 1996, o Programa visa divulgar os trabalhos, a pesquisa e os produtos desta, de forma aberta (REA) ao mesmo tempo que propicia a integração da participação ativa e consumidora da comunidade externa, como benefício científico-cultural produzido pelo Ensino Superior da UTFPR ao público em geral, tanto por meio da formação presencial em produção audiovisual de videoaulas para o ensino-aprendizagem, quanto pela disponibilização destes recursos - REA nas mídias sociais. A publicação dos resultados em artigos para divulgação do Programa é também, um dos objetivos de destaque ao ACERMAT/ACEDUC, garantindo representatividade em congressos, simpósios, encontros e etc.

É importante evidenciar que todos os projetos em andamento, acoplados ao Programa ACEDUC, seguem o mesmo cronograma e ritmo de produção, ainda que de forma independente uns dos outros, no entanto ao final da ação inicial, a saber a produção de roteiros, todos os projetos se relacionam a fim de obterem o assentimento dos demais participantes do Programa, que avaliam os mesmos, antes da captação de imagem de cada produção. Uma vez analisados e devidamente adaptados à acessibilidade, os roteiros aprovados são gravados pelos representantes de cada Projeto, escolhidos entre eles ou em forma de rodízio por membros que participaram ativamente da criação dos roteiros e, após edições de som, imagem e artes gráficas, a videoaula produzida segue para a última análise coletiva, novamente envolvendo todos os projetos, para então, com o aval de todos, receber a versão em LIBRAS. É considerável enfatizar que entre os participantes do Projeto temos voluntários bolsistas e não bolsistas da graduação, que fazem parte de uma determinada coordenação, exemplo:

Projeto ACERMAT – Ensino Fundamental Anos Iniciais: Coordenação: Prof.ª Angelita Minetto Araújo (DAMAT), Prof.ª Olga Harumi Saito e Prof.ª Zinara Marcet de Andrade

Projeto ACERMAT – Ensino Fundamental Anos Finais: Coordenação: Prof. João Carlos Pereira de Moraes (DEPED)

Projeto ACERMAT – Ensino Médio: Coordenação: Prof.ª Ana Cristina Munaretto e Prof. George Arruda Gomm (DAMAT)

Projeto NÚCLEO STARTUP DROPS-NIVELAMENTO: Coordenação Prof. Henrique Oliveira da Silva e Vice-coordenador Prof. Júlio Cesar Sampaio e Prof.ª Jamile Cristina Bridi:

- Projeto STARTUP DROPS-NIVELAMENTO de Tópicos Matemáticos 1: Profa. Angelita Minetto Araújo (DAMAT)

- Projeto STARTUP DROPS-NIVELAMENTO de Fundamentos de Aritmética: Prof.ª Ana Cristina Munaretto (DAMAT)

- Projeto STARTUP DROPS-NIVELAMENTO de Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias: Prof.ª Patrícia Sanes Pacheco e Prof.ª Patrícia Aparecida Manholi

Projeto DROPS-NIVELAMENTO de Álgebra Linear. Coordenação: Prof.ª Thais Mariane e Prof.ª Denise Siqueira (DAMAT)

Projeto DROPS-NIVELAMENTO de Cálculo 2. Coordenação: Prof. Evandro Riva, Prof. Julio César Sampaio, Jorge Luís Torrejón Matos (DAMAT)

Projeto DROPS-INCLUSÃO - Acessibilidade na Educação:Tenho um aluno com PCD e agora? Um recurso didático em formato de vídeo de apoio ao professor”. Coordenação Prof.ª Marta Rejane Proença Filietaz

Projeto DROPS-INCLUSÃO - Libras – Básico: Coordenação Prof.ª Silvia Andreis Witkoski

Portanto, cada projeto conta com outros professores dos respectivos departamentos, estudantes das graduações de Licenciaturas em Matemática e Física como voluntários, além de professores de escolas públicas municipais e estaduais. Os Projetos que fazem parte do Projeto NÚCLEO STARTUP, nossa incubadora de DROPS, embora já estejam produzindo videoaulas, ainda não estão formalizados no Sistema SAP. O sistema de desenvolvimento de videoaulas além de dinâmico, segue em fluxo contínuo e rotativo, propiciando ao final de cada tema diferentes experiências aos componentes que participam ativamente de cada etapa do processo, para que ao final de cada videoaula todos os membros, da equipe executora, sejam capazes de pesquisar e dominar o conceito dos temas abordados e não apenas exercitar a reprodução de algoritmos, criar roteiros, captar imagem e som, editar, concebendo videoaulas com alto padrão de conhecimento e exigências para atender e servir ao público alvo contemporâneo, ávidos de conteúdos objetivos, claros, confiáveis e acessíveis. Existe ainda a possibilidade de um graduando a cada semestre participar de um núcleo/projeto diferente para adquirir maior experiência de ensino-aprendizagem utilizando este meio midiático, em todos os níveis de Ensino. Lembrando que a criação de videoaulas já possui forte apelo nas instituições privadas para admissão de professores e em concursos e processos seletivos de professores do Paraná e São Paulo, em que solicitam uma videoaula roteirizada e gravada pelo próprio candidato, como uma das provas do processo. Diante disso, muitos participantes permanecem mais tempo no programa, garantindo a rotatividade em cada núcleo/projeto, a fim de abranger todos os níveis de ensino e adquirir experiências em todas as etapas, sobre as técnicas desenvolvidas no preparo e produção de aulas/videoaulas do Projeto/Programa.

Para maior detalhamento do fluxo contínuo e rotativo de produção de videoaulas destacamos o cronograma básico para desenvolvimento de cada tema em todos os projetos/núcleos:

Ação

Desenvolvimento

Tempo estimado

Capacitação

A Arte do Cinema para o Ensino-Aprendizagem

4 encontros

Roteirização:

Coração da Videoaula

Seleção do tema crítico para estudo e pesquisa. Pesquisa sobre como promover o ensino-aprendizagem do tema-conteúdo, abordando o conceito (ideia) num roteiro com aproximadamente de 4 minutos

Variável de acordo com a complexidade do tema

Design gráfico da

Composição das imagens da apresentação do roteiro

Concomitante ao tempo de roteiro

Adaptação roteiro acessível

Roteiro analisado e avaliado pelos pares do Instituto Paranaense de Cego (IPC) e/ou estudante/professor voluntário cego

1 semana

Avaliação Coletiva do Roteiro Acessível

Numa reunião online o roteiro acessível é apresentado ao grupo geral ACEDUC, que avalia o prosseguimento da produção

1 ou 2 encontros

Captação de som e imagem

O representante escolhido pelo Projeto, fará a captação de imagem e som, nos estúdios da COTED-CT, seguindo as instruções de representação no formato de videoaulas ACERMAT/ACEDUC

Uma tarde previamente agendada com a presença de todos os componentes do grupo

Edição

Editar a captação de imagem, som e design gráfico da apresentação, de forma a tornar a produção atraente e acessível

No máximo 3 semanas

Avaliação da videoaula pelos pares

Apresentação da videoaula editada e finalizada para assentimento coletivo

1 ou 2 encontros online

Versão em LIBRAS

Após correções e ajustes a videoaula é encaminhada aos parceiros do CAS-Centro de Apoio ao Surdo e às professoras TILS, para produção da versão em LIBRAS da videoaula

Tempo determinado pelo parceiro

Publicação da Versão principal

Subir a versão original da videoaula e posteriormente, a versão em LIBRAS no canal do YouTube para divulgação pública.

2 a 3 horas

Divulgação do Trabalho em Colégios

Divulgação de videoaula e do programa ACEDUC, oferecendo oficinas de Cidadania Digital, demonstrando os perigos e inconvenientes de conteúdos aleatórios das redes midiáticas de informação, destacando como as videoaulas são cuidadosamente produzidas pelos projetos do Programa ACEDUC

De acordo com a agenda das escolas parceiras.

Divulgação Acadêmica

Divulgação dos resultados do Programa ou por meio de seus projetos em cursos de capacitação, Programa Licenciando, em artigos científico-acadêmicos e apresentação em seminários, congressos, encontros, escolas e Universidades Públicas e Privadas.

De acordo com a demanda de eventos


 

 


Referência: Processo nº 23064.031120/2024-95 SEI nº 4954072