Boletim de Serviço Eletrônico em 04/06/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGRAMA DE POS-GRAD. EM ENG. QUIMICA-PG

 

EDITAL nº 25/2025-DIRPPG

 

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ACELERAÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (PAPOS) DO PPGEQ-PG - 2025/2

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa (PPGEQ-PG), no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições às vagas do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ACELERAÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (PAPos) do período 02/2025 (semestre/ano), conforme requisitos, procedimentos, critérios e disposições da Resolução nº 03/2024-PPGEQ, disponível no link: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/regulamentos-e-normas

 

2. DATAS IMPORTANTES

Período de inscrição para processo seletivo (online) - Alunos do PAPos

04/06 a 31/07/2025

Resultado preliminar - Processo seletivo - Alunos do PAPos

01/08/2025

Período de recurso* - Processo seletivo - Alunos do PAPos

02/08/2025

Resultado final - Processo seletivo - Alunos do PAPos

04/08/2025

Matrícula – Alunos do PAPos

05/08 e 08/08/2025

Início das Aulas

18/08/2025

* Os recursos deverão ser submetidos exclusivamente via Internet, em formato PDF, através do site https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, conforme previsto na Resolução nº 01/2017-PPGEQ e na Resolução 03/2024 - PPGEQ.

 

3. LOCAL DE INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição ao PAPos deverá ser realizada no link: https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato no período indicado no item 2 deste edital.

 

4. VAGAS

Para o semestre 2025/2 estão sendo ofertadas 03 (três) vagas.

O candidato deverá estar regularmente matriculado no curso de graduação de engenharia, com carga horária mínima concluída de 70% da carga horária total do curso.

 

5. CALENDÁRIO

5.1. O calendário acadêmico e os horários das disciplinas do 2º semestre de 2025 do PPGEQ encontram-se no link: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/area-academica/calendario-e-horarios

 

6. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

6.1. Para realizar a inscrição os seguintes documentos deverão ser enviados (em formato pdf) através do sistema de submissão de documentos, acessando o link:

https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato

a) Currículo Lattes do candidato (com todos os comprovantes);

b) Carta de aceite do provável Orientador, conforme Anexo;

Docentes orientadores do PPGEQ-PG e suas respectivas linhas de pesquisa encontram-se no site https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/area-academica/docentes

c) Plano de trabalho contendo as atividades que pretende realizar no PPGEQ-PG. O plano de trabalho deve conter: Atividades de ensino, em que o mesmo deverá frequentar semestralmente disciplinas ofertadas no PPGEQ e Atividades de pesquisa, relacionadas a estruturação do projeto de dissertação.

d) Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF ou Documento de identificação estrangeiro.

 

6.2. Critérios de seleção
6.2.1 Para classificação dos candidatos será considerada a análise do Currículo Lattes do candidato, com um total máximo de 100 pontos, conforme Tabela 1.

 

Tabela 1 - Pontuações para análise curricular

Item

Pontuação Unitária

Pontuação Máxima

Participação em Projeto de iniciação Cientifica, Extensão e/ou Dupla diplomação, por semestre.

5

20

Monitoria, por semestre

2.5

10

Publicação em periódicos

5

20

Publicação em anais de eventos

2.5

5

Capítulo de livro e Organização de livro

2

10

Publicação de livro

5

10

Organização de eventos técnico-científicos

2.5

5

Participação em eventos técnico-científicos

1

5

Prêmios na área de Engenharia.

2.5

5

Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e palestras.

2

10

Somente serão consideradas as publicações e atividades constantes no quadro acima, referente ao período de 2018 a 2025. Os comprovantes não precisam ser autenticados.
6.2.2 - Critério de desempate será a maior pontuação em periódicos, persistindo o empate será selecionado o candidato de maior idade.

 

7. MATRÍCULAS

7.1 Para matrícula os (as) candidatos (as) selecionados (as) deverão preencher o Cadastro de Candidatos ao PAPos, no link:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad00/mpinscricaopg.inicioPosPapos

7.2 Os(as) candidatos(as) selecionados deverão encaminhar para o e-mail: ppgeq-pg@utfpr.edu.br, com o assunto: Matrícula PAPos PPGEQ - 2025/2, cópias dos documentos listados abaixo, no período estabelecido no item 2. Deverão ser enviadas cópias digitais em arquivo único, no formato PDF/A, na ordem apresentada abaixo, com tamanho máximo de 5MB (perfeitamente legíveis, sem cortes ou rasuras, não serão aceitas fotografias de documentos). Sugestão de link para conversão dos arquivos para PDF/A: https://tools.pdf24.org/pt/pdf-para-pdfa

7.3 Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos no item 7.2, com as seguintes variações:

A documentação de candidatos estrangeiros pode ser aceita nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

7.4 A efetivação da matrícula está condicionada a apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório descritos nos itens 7.2 e 7.3, para autenticação das cópias encaminhadas por e-mail, no Endereço: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa - DIRPPG, Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Bloco E, Piso Superior, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3235-7042. Horário: 8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.

7.5 O discente que não realizar o procedimento de conferência no ato de matrícula (Presencialmente ou através do envio das cópias autenticadas) será impossibilitado de ingressar no curso.

7.6 Para os documentos gerados originalmente em meio digital, nos quais é possível a conferência através de link/QR Code de verificação da autenticidade, é dispensada a apresentação dos originais/cópias autenticadas.

7.7 Para os documentos autenticados por meio digital em cartório é dispensada a apresentação dos originais/cópias autenticadas.

 

8. OUTRAS INFORMAÇÕES

8.1. Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) que:

8.1.1. Não confirmar sua matrícula no PPGEQ-PG no período estabelecido;

8.1.2. Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos.

8.2 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós-graduação stricto sensu no país, bem como as regulamentações internas da UTFPR e as normas deste edital;

8.3 Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGEQ poderão ser consultadas em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgeq-ponta-grossa;

8.4. Este edital será publicado até 04 de junho de 2025 na página do PPGEQ http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais e na secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR Ponta Grossa.

8.5. Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do PPGEQ;

8.6. Fica estabelecido o Foro da Justiça Federal do município de Ponta Grossa, Paraná, para dirimir questões não resolvidas administrativamente.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIANA MARTINS TEIXEIRA DE ABREU PIETROBELLI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 03/06/2025, às 08:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROMEU MIQUEIAS SZMOSKI, DIRETOR(A), em (at) 03/06/2025, às 19:15, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 04/06/2025, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4965219 e o código CRC (and the CRC code) A2759E8F.



 


Referência: Processo nº 23064.023930/2025-59 SEI nº 4965219