Boletim de Serviço Eletrônico em 03/06/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENACAO DE POS-GRAD. LATO SENSU

Av. Sete de Setembro, 3165 - CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

Telefone: (41) 3310-4545 - www.utfpr.edu.br

 

EDITAL nº 01/2025

Retificação 30/04/2025 - cronograma

Abertura oficial das inscrições 21/05/2025

Retificação 22/05/2025

Retificação 03/06/2025 - cronograma

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - CampuS FRANCISCO BELTRÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM Métodos Matemáticos Aplicados

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para a Turma II do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM Métodos Matemáticos Aplicados, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 132, DE 11 DE SETEMBRO DE 2023, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR Nº 97, de 10 de fevereiro de 2023, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

 

I - FINALIDADE DO CURSO

 

Especializar profissionais da academia, da educação e do setor industrial a resolver problemas reais utilizando métodos matemáticos e recursos computacionais;


Público-alvo: graduados nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e áreas afins, com objetivo de capacitar pessoal para realizar pesquisas e resolver problemas reais utilizando conceitos matemáticos e recursos computacionais

 

Área de Conhecimento: Matemática (10100008)

 

II - MODALIDADE DO CURSO

 

O curso será ministrado (100%) a distância, por meio de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), Moodle Institucional da UTFPR, e de serviço de conferência web.

 

A sede física do curso se localiza na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Francisco Beltrão, situada à Rua Gelindo João Folador, 2000, Francisco Beltrão, Paraná, 85602-863 Brasil e admite alunos de qualquer localidade do país.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

 

A carga horária total do curso é de 420 horas, sendo que as aulas síncronas serão ministradas aos sábados, entre 8h e 17h, em horários específicos para cada disciplina.

 

IV - VAGAS

 

1. O curso oferece 60 vagas para concorrência pública.

2. A turma será aberta se houver no mínimo 54 candidatos selecionados com matrícula confirmada, conforme  DELIBERAÇÃO Nº 07/2018, de 06 de abril de 2018, ou desde que seja garantido o equilíbrio financeiro do projeto. (Obs. o mínimo corresponde a 90% do número de vagas ofertadas).

3. A quantidade de vagas para concorrência pública pode ser majorada em até 25%, respeitando os critérios de seleção e classificação.

4. Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MATRÍCULA E DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

 1. O cronograma de inscrição e matrícula segue as datas dispostas abaixo:

 

Período de inscrição

21/05 a 30/06/2025 - Acesse o Portal Conveniar

Resultado da classificação

até as 20h de 01/07/2025

Interposição de Recurso

02/07/2025

Resultado final

até as 20h de 03/07/2025

Período de Matrícula (envio da documentação autenticada e/ou complemento da documentação)

de 04/07 a 11/07/2025

Previsão de início das aulas

agosto/2025

 

2. A UTFPR se reserva ao direito de promover prorrogações e ajustes nos períodos acima, comunicando as alterações no site de divulgação da oferta do curso e inscrições.

 

3. O presente Edital tem prazo de validade de 10 (dez) meses a partir da data da sua publicação, prazo máximo possível de eventuais prorrogações e ajustes na oferta da turma do curso.

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 

Os interessados em participar do processo de classificação devem estar cientes de que para efetuar a matrícula no curso é necessário obter colação de grau até 31/05/2025.

 

Seguir os passos abaixo:

 

1. Efetuar a inscrição e aceite eletrônico das condições do curso no portal CONVENIAR:  https://funtefpr.conveniar.com.br/Eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=1972

2. Estar ciente dos prazos, condições e valores e condições de pagamento do curso, conforme constante neste edital. 

3. Encaminhar através do  https://funtefpr.conveniar.com.br/Eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=1972, até o último dia da inscrição a cópia simples dos seguintes documentos:

· Para Brasileiros, documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

· Para Estrangeiros, passaporte e/ou carteira de registro nacional de migrante (CRNM). Na falta de um dos documentos, cópia do documento de identidade do seu país.

· Diploma de graduação de curso superior contendo a data de colação de grau e legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem) ou cópia digital de declaração de conclusão do curso concedido pela respectiva Coordenação de curso da Instituição;

· Histórico escolar do curso de graduação (com data de colação de grau);

· Curriculum Vitae;

· Comprovante de Residência (com data máxima de três meses após emissão/vencimento);

4. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

5. Se o candidato for servidor visando vaga do programa de capacitação interna da UTFPR, deve enviar e-mail para a coordenação do curso (cemma-fb@utfpr.edu.br) informando sua inscrição para essas vagas.

6. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no Portal Cursos e Eventos. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

 

Previsão de Início das atividades letivas

02/08/2025

Previsão de I período de Férias

13/12/2025 a 06/02/2026

Previsão de Reinício das atividades letivas

07/02/2026

Previsão de II período de Férias

04/07/2026 a 31/07/2026

Previsão de Reinício das atividades letivas

01/08/2026

Previsão de término das atividades letivas

31/10/2026

 

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

 

1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Francisco Beltrão.

2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

3. O critério de seleção será a soma dos coeficientes obtidos nos seguintes itens: 

Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis:

Livros:

Artigos completos publicados em anais de eventos científicos ou resumos expandidos:

Iniciação científica:

Formação:

Análise do Histórico Escolar do Curso de Graduação (0 a 100 pontos):

Para análise do histórico escolar do curso de graduação, será considerada a nota média das disciplinas ponderada pela carga horária. No caso de empate, dar-se-á preferência pelo candidato com:

Melhor desempenho no Histórico Escolar;

Melhor desempenho no Curriculum-Vitae;

Idade mais avançada.

4. O processo de seleção de servidores visando o programa de capacitação interna da UTFPR será realizada pela Comissão de seleção, em conjunto com a Coordenação de Recursos Humanos do campus de origem do servidor. O servidor deve enviar e-mail para a coordenação do curso (cemma-fb@utfpr.edu.br) para identificar sua concorrência como servidor da UTFPR.  Em caso de empate na pontuação dos servidores, a classificação será pelo tempo de serviço na UTFPR. No caso de empate, será considerado o tempo de serviço em Instituições Federais de Ensino. No caso de permanecer o empate, será classificado o candidato de maior idade.

5. O resultado da seleção será publicado Boletim de serviço da UTFPR e no site de inscrição, na data indicada no item V.

 

ix - INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

1. A interposição de recurso ao resultado da classificação deverá ser feita em até o último prazo previsto no cronograma, (item V) direcionado à Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação pelo e-mail dirppg-fb@utfpr.edu.br, que se manifestará em até dois dias úteis.

2. Da interposição, além do texto com as justificativas e questionamentos, poderão constar documentos e outros anexos que o candidato ache conveniente para a análise. 

 

X - MATRÍCULA

1. O processo de matrícula compreende 3 etapas: a assinatura do contrato de prestação de serviçoo pagamento da taxa de matrícula e a entrega/envio e a validação dos documentos abaixo, até a data constante no item V deste edital.

 

· Cópia frente e verso do diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso de graduação (*) (**);

· Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

· Cópia do documento de identidade com foto;

· Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF (impresso a partir da página da Receita Federal com código de controle e data de impressão), somente se o documento de identidade não contiver o número do CPF;

· Cópia da certidão de nascimento ou casamento, somente se o documento de identidade não contiver o local de nascimento (naturalidade) ou se o nome no documento de identidade está diferente do nome que consta na certidão;

· Cópia do passaporte (candidatos estrangeiros);

 

 

2. Para validação dos documentos para matrícula o candidato terá duas opções:

 

a) A apresentação física dos documentos para a secretaria de curso, cabendo à secretaria, mediante a comparação entre o original e a cópia, atestar a autenticidade, conforme a Lei nº 13.726, de 2018. Para esta opção o candidato deverá agendar horário com a secretaria, pelo e-mail cemma-fb@utfpr.edu.br.

b) A autenticação dos documentos feita por registro de autenticidade digital dos documentos, como, por exemplo: Autoridade Certificadora (cartório digital, receita federal, assinatura-gov.br,...), com custas assumidas pelo candidato, pelos meios oficiais reconhecidos pela legislação brasileira. A autenticação é dispensada quando o documento original já possuir registro de autenticidade digital de documentos (Ex.: diplomas e históricos digitais, CNH-e).

 

(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula; para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;

(**) Os diplomas de graduações adquiridos no exterior, devem estar autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem.

 

3. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até o último dia previsto no item V.

 

a. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas na segunda chamada, a partir da lista de espera.

b. Havendo disponibilidade de vagas remanescentes, haverá abertura de segunda chamada que será realizada de acordo com o item V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA, devendo o valor de matrícula ser pago até o último dia da segunda chamada.

 

XI – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

 

1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada por Convênio - TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Nº 10/2025.

 

2. Processos relacionados com cobrança, emissão de novos boletos, ajustes contratuais e outras dúvidas e situações relacionadas com a gestão financeira do curso poderão ser tratadas pelo aluno/candidato diretamente com a Fundação em seu Portal de Serviços FUNTEF-PR.

 

 

XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

1. O candidato, no ato da inscrição fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento da matrícula e mensalidades:

 

Valor do Curso à vista: Matrícula no valor de R$ 50,00 e parcela única no valor de R$ 4200,00

Valor do curso parcelado - Matrícula no valor de R$ 50,00 mais 12 parcelas de R$ 350,00, a partir do mês de início das atividades letivas, conforme item 07.

 

3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

 

Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, o aluno deverá realizar o aceite eletrônico na etapa de inscrição no Portal Cursos e Eventos.

 

XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

 

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIV – INFORMAÇÕES GERAIS

 

1.Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

2. O presente edital será publicado por meio de boletim eletrônico disponível na Página de Consulta Publicações Eletrônicas.

3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelo Whatsapp (46) 3151-1210 ou pelo e-mail da coordenação do curso: cemma-fb@utfpr.edu.br.

4. O presente edital também será em Boletim de Serviço SEI e no site da FUNTEF para o processo de inscrição e submissão de documentos por meio do Portal Cursos e Eventos.

5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e/ou sua Assessoria de Pós-graduação Lato Sensu.

 

 

 

Francisco Beltrão, 03 de junho de 2025.

 

 

 

Prof. Paulo Junior Varela

Diretor-Geral Campus Francisco Beltrão

 

 

 

Relação de links desse edital:

 

Página do curso: https://www.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/fb/metodos-matematicos-aplicados

 

Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção:

https://funtefpr.conveniar.com.br/Eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=1972

 

Entre em contato pelo Whatsapp: (46) 3151-1210

 

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO JUNIOR VARELA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/06/2025, às 12:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4965963 e o código CRC (and the CRC code) F139525E.



  1.  DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
 

Disciplina: Cálculo de funções de uma variável real

Objetivo:
Consolidar os conceitos básicos do Cálculo Diferencial e Integral para funções de uma variável real a fim de que o aluno esteja apto a manipular estas ferramentas dentro dos diferentes contextos com confiança, desenvoltura e rigor matemático necessário.

Programa:
Funções reais de uma variável. Derivadas. Integrais definidas e indefinidas.

Bibliografia:
1.ANTON, H. Cálculo, v.1. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN 9788582602256. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000010626&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
2.AXLER, S. Pré-cálculo: uma preparação para o cálculo. Rio de Janeiro: LTC, 2016. ISBN 9788521630692. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000009777&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
3.BOULOS, P. Introdução ao cálculo, v. 1: cálculo diferencial. São Paulo: Blucher, 2019. ISBN 9788521214120. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000022178&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
4.GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo, v. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2018. ISBN 9788521635437. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000012914&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
STEWART, J. Cálculo, v. 1. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2021. ISBN 9786555584011. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000022620&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.

 

Disciplina: Equações Diferenciais Ordinárias

Objetivo:
Introduzir conceitos de equações diferenciais ordinárias e realizar a modelagem de problemas reais.

Programa:
- Equações diferenciais ordinárias de 1a ordem.
- Equações diferenciais ordinárias de 2a ordem.
- Aplicações.

Bibliografia:
1.BOYCE, W. E. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. Rio de Janeiro: LTC, 2020. ISBN 9788521636946. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000017546&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
2.STEWART, J. Cálculo, v. 2. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2022. ISBN 9786555584028. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000024323&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
3.VIANNA JUNIOR, A. dos S. Equações diferenciais : uma visão intuitiva usando exemplos. São Paulo: Blucher, 2021. ISBN 9786555062816. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000021278&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
4.YAMASHIRO, S. Matemática com aplicações tecnológicas, v. 3 : cálculo II. São Paulo: Blucher, 2020. ISBN 9788521219095. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000017749&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
ZILL, D. G. Equações diferenciais com aplicações em modelagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522123896. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000010877&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.

 

Disciplina: Programação Linear 1

Objetivo: Proporcionar, ao discente, noções de formulação de problemas de programação linear, bem como a resolução por meio de técnicas específicas.

Programa:
1) Formulação de problemas de programação linear,
2) Método gráfico de resolução de problemas de programação linear.
3) Método Simplex, exemplos de resolução gerais.

Bibliografia:
1.COLINn, Emerson C. Pesquisa Operacional: 170 Aplicações em Estratégia, Finanças, Logística, Produção, Marketing e Vendas. 2ed. São Paulo: Atlas, 2018. E-book. ISBN 9788597014488
2. FÁVERO, Luiz P.; BELFIORE, Patrícia. Pesquisa Operacional para Cursos de Engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. E-book. ISBN 9788595155626.
3. LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões, 5ª edição. Rio de Janeiro : LTC, 2018. E-book. ISBN 9788521630494.
4. RAGSDALE, Cliff T. Modelagem de Planilha e Análise de Decisão: Uma Introdução Prática a Business Analytics. São Paulo: Cengage, 2019. E-book. ISBN 9788522128303.
Rodrigues, Rodrigo. Pesquisa operacional. Porto Alegre: SAGAH, 2017. E-book. ISBN 9788595020054.
Consulta à base Biblio Tec em: 20/05/2023

 

Disciplina: Análise Multivariada

Objetivo:
Conhecer as principais técnicas estatísticas para a análise e modelagem de dados multivariados.

Programa:
1. Vetores aleatórios;
2. Estimação de parâmetros em distribuições multivariadas;
3. Análise de componentes principais;
4. Análise fatorial;
5. Análise de agrupamentos.

Bibliografia:
1.GRAY, V. Principal Component Analysis : Methods, Applications, and Technology. Hauppauge, New York: Nova Science Publishers, Inc, 2017. ISBN 9781536108897.
2.HAIR, J. F. Análise multivariada de dados. 6. ed. [s. l.]: Bookman, 2009. ISBN 978-85-7780-402- 3.
3.LANG WU; JIN QIU. Applied Multivariate Statistical Analysis and Related Topics with R. Les Ulis: EDP Sciences & Science Press, 2021. ISBN 9782759826018.
4.MANLY, Bryan F J.; ALBERTO, Jorge A N. Métodos estatísticos multivariados: uma introdução. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. E-book. ISBN 9788582604991.
5.MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. 1. ed. [s. l.]: UFMG, 2005. ISBN 9788570414519.

 

Disciplina: Métodos Numéricos

Objetivo:
Compreender os diversos métodos de aproximação numérica de solução de sistemas de equações lineares, integração e solução de equações diferenciais ordinárias. Utilizar programas computacionais para aproximação numérica da solução de problemas aplicados às diferentes áreas do conhecimento.

Programa:
- Resolução numérica de sistemas de equações lineares;
- Integração numérica;
- Solução numérica de equações diferenciais ordinárias.

Bibliografia:
1.ARENALES, S. Cálculo numérico: aprendizagem com apoio de software. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522112876. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000010630&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
2.CAMPOS FILHO, F. F. Algoritmos numéricos: uma abordagem moderna de cálculo numérico. Rio de Janeiro: LTC, 2018. ISBN 9788521635550. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000012409&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
3.FREITAS, R. de O. Cálculo numérico. Porto Alegre: SAGAH, 2019. ISBN 9788595029453. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000015555&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
4.SANTIAGO, F. et al. Algoritmos e cálculo numérico. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ISBN 9786556901268. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000021931&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
VARGAS, J. V. C. Cálculo numérico aplicado. Barueri: Manole, 2017. ISBN 9788520445785. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000010629&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.

 

Disciplina: Introdução à Programação I - MATLAB

Objetivo:
Fornecer condições para que os alunos possam construir e implementar algoritmos computacionais que possibilitam a resolução e aplicações dos métodos numéricos para a resolução de problemas de engenharia.

Programa:
· Familiarização com o ambiente do MATLAB;
· Matrizes, vetores e sistemas lineares;
· Estruturas de seleção e repetição;
· Gráficos 2D e 3D;
· Leitura de arquivos;
· Symbolic Math Toolbox.

Bibliografia:
1.CHAPRA, S. C. Métodos numéricos aplicados com matlab® para engenheiros e cientistas. Porto Alegre: AMGH, 2013. ISBN 9788580551778.
https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000005144&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
2.CHAPMAN, S. J. Programação em MATLAB para engenheiros. São Paulo: Cengage Learning, 2018. ISBN 9788522125227. https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000012846&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site
3.MATSUMOTO, É. Y. Matlab R2013a : teoria e programação: guia prático. São Paulo: Erica, 2013. ISBN 9788536504681. https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000009359&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
4.MICHAEL WEEKS. Programming Fundamentals Using MATLAB. Dulles, Virginia: Mercury Learning & Information, 2020. ISBN 9781683925538.
https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=2681807&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
5.PALM III, W. J. Introdução ao matlab para engenheiros. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN 9788580552058.
https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000004858&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.

 

Disciplina: Equações diferenciais de ordem superior: Solução com espaço de estados no Matlab

Objetivo:
Resolver equações diferenciais de ordem superior à segunda ordem pelo método de espaço de estados com solução numérica por meio do Matlab.

Programa:
- Definição de equações diferenciais de ordem superior
- Apresentação do método de espaço de estados
- Introdução ao Matlab para soluções numéricas
- Aplicação do método de espaço de estados para resolver equações diferenciais de ordem superior pelo método de espaço de estados com solução numérica por meio do Matlab

Bibliografia:
1.BRONSON, Richard; COSTA, Gabriel B. Equações Diferenciais. 2008. E-book. ISBN 9788577802982. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577802982/.
2.CHAPRA, Steven C. Métodos numéricos aplicados com MATLAB® para engenheiros e cientistas. 2013. E-book. ISBN 9788580551778. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580551778/.
3.ÇENGEL, Yunus A.; III, William J P. Equações diferenciais. 2014. E-book. ISBN 9788580553499. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580553499/.
4.GILAT, Amos. Matlab com Aplicações em Engenharia. 2012. E-book. ISBN 9788540701878. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788540701878/.
ZILL, Dennis G. Equações diferenciais: com Aplicações em Modelagem - Tradução da 10ª edição norte-americana. Cengage Learning Brasil, 2016. E-book. ISBN 9788522124022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978852212402

 

Disciplina: Séries Temporais

Objetivo:
Conhecer as principais técnicas de modelagem e previsão de séries temporais.

Programa:
1. Caracterização e decomposição de uma série temporal;
2. Modelos univariados (Suavização Exponencial e ARIMA);
3. Modelos multivariados (ETS e VAR);
4. Previsão de séries temporais.

Bibliografia:
1.BARROS, Anna C.; MATTOS, Daiane M.; OLIVEIRA, Ingrid C. L.; FERREIRA, Pedro G. C.; DUCA, Victor E. L. A. Análise de Séries Temporais em R: Curso Introdutório. Rio de Janeiro: Elsevier: FGV IBRE, 2017. E-book. ISBN 9788595154902.
2.FOREMAN, John W. Data Smart: usando Data Science para transformar informação em insight. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2016. E-book. ISBN 9788555084330.
3.MORETTIN, Pedro A.; TOLOI, Clélia M. C. Análise de séries temporais – Vol I, 3ed. São Paulo: Editora Blucher, 2018. E-book. ISBN 9788521213529.
4.MORETTIN, Pedro A.; TOLOI, Clélia M. C. Análise de séries temporais - Vol 2. São Paulo: Editora Blucher, 2020. E-book. ISBN 9786555060065.
5.SOUSA, Alex R. S.; SILVA, Cristiane; SILVA, Juliane S. F.; OLIVEIRA, Rafaela R. Análise de séries temporais. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book. ISBN 9786556902876.

 

Disciplina: Programação Linear 2

Objetivo:
Proporcionar, ao discente, o conhecimento de resolução de alguns casos específicos de problemas de programação linear utilizando o método simplex. Expansão do método de resolução utilizando o Método Simplex Revisado.

Programa:
I1) Método Simplex, casos especiais.
2) Simplex revisado.
3) Análise de sensibilidade

 

Bibliografia:
1.COLINn, Emerson C. Pesquisa Operacional: 170 Aplicações em Estratégia, Finanças, Logística, Produção, Marketing e Vendas. 2ed. São Paulo: Atlas, 2018. E-book. ISBN 9788597014488
2. FÁVERO, Luiz P.; BELFIORE, Patrícia. Pesquisa Operacional para Cursos de Engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. E-book. ISBN 9788595155626.
3. LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões, 5ª edição. Rio de Janeiro : LTC, 2018. E-book. ISBN 9788521630494.
4. RAGSDALE, Cliff T. Modelagem de Planilha e Análise de Decisão: Uma Introdução Prática a Business Analytics. São Paulo: Cengage, 2019. E-book. ISBN 9788522128303.
Rodrigues, Rodrigo. Pesquisa operacional. Porto Alegre: SAGAH, 2017. E-book. ISBN 9788595020054.
Consulta à base Biblio Tec em: 20/05/2023

 

Disciplina: Análise de Sistemas Caóticos

Objetivo:
Aplicar métodos de otimização (maximização ou redução) para problemas caracterizados com o comportamento caótico.

Programa:
- Definição Caos e do comportamento caótico
- Modelos matemáticos de problemas caóticos em Engenharia
- Introdução ao Matlab para otimização de funções (maximização e redução)
- Aplicação dos métodos de otimização com solução numérica por meio do Matlab

Bibliografia:
1.CHAPMAN, Stephen J. Programação em MATLAB para engenheiros – Tradução da 5ª edição norte-americana. [Digite o Local da Editora]: Cengage Learning Brasil, 2018. E-book. ISBN 9788522125234. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522125234/.
2.CHAPRA, Steven C. Métodos numéricos aplicados com MATLAB® para engenheiros e cientistas. 2013. E-book. ISBN 9788580551778. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580551778/.
3.FIEDLER-FERRARA, Nelson; PRADO, Carmen P. Cintra do. Caos. Editora Blucher, 1994. E- book. ISBN 9788521214229. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521214229/.
4.GILAT, Amos. Matlab com Aplicações em Engenharia. 2012. E-book. ISBN 9788540701878. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788540701878/.
5.RIBEIRO, Ademir A.; KARAS, Elizabeth W. Otimização contínua: Aspectos teóricos e computacionais. [Digite o Local da Editora]: Cengage Learning Brasil, 2014. E-book. ISBN 9788522120024. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522120024/.

 

Disciplina: Metaheurísticas e aplicações

Objetivo:
Fornecer aos alunos conhecimentos avançados sobre metaheurísticas e sua aplicação em problemas complexos. Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender, implementar e aplicar metaheurísticas na resolução de problemas reais, utilizando ferramentas tecnológicas modernas. Além disso, eles devem desenvolver habilidades analíticas e de tomada de decisão para avaliar e adaptar as metaheurísticas de acordo com o contexto do problema.

Programa:
Introdução às Metaheurísticas. Algoritmos Genéticos. Otimização por Enxame de Partículas. Busca Tabu, Algoritmos de Colônia de Formigas. Aplicações Práticas.

Bibliografia:
1.BELFIORE, P. Pesquisa operacional para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2012. ISBN 9788535248937. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000017379&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
2.COSTA, G. D. F. da. Pesquisa operacional aplicada e simulação. São Paulo: Platos Soluções Educacionais, 2021. ISBN 9786559031214. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000023818&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
3.GOLDBARG, M. C. Otimização combinatória e meta-heurísticas : algoritmos e aplicações. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2015. ISBN 9788535278125. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000017258&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
4.HILLIER, F. S. Introdução à pesquisa operacional. Porto Alegre: AMGH, 2013. ISBN 9788580551198. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000003268&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.
LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões. Rio de Janeiro: LTC, 2016. ISBN 9788521630319. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000008931&lang=pt- br&site=eds-live&scope=site.

 

Disciplina: Introdução à Programação II - Python

Objetivo:
Desenvolver nos alunos a capacidade de solução de problemas envolvendo a aplicação de métodos matemáticos, utilizando a linguagem Python.

Programa:
Introdução. Sintaxe. Tipos de variáveis. Controle de Fluxo. Laços. Entrada e saída. Funções. Módulos. Vizualização de dados. Desenvolvimento de projetos.

Bibliografia:
1.BORGES, L. E. Python para Desenvolvedores. 2ª Edição, Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2010.
2.LAMBERT, K. A. Fundamentos de Python : estruturas de dados. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2022. ISBN 9786555584264.
3.LINGE, S.; LANGTANGE, H. P. Programming for Computations – Python: A Gentle Introduction to Numerical Simulations with Python. Cham: Springer, 2016.
4.MUELLER, J. P. Começando a programar em Python para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN 9788550815855.
5.SHAW, Z. A. Aprenda Python 3 do jeito certo : uma introdução muito simples ao incrível mundo dos computadores e da codificação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. ISBN 9788550804736.

 

Disciplina: Equações Diferenciais Parciais

Objetivo:
Desenvolver nos alunos a capacidade de utilizar técnicas de discretização para resolver, de forma aproximada, equações diferenciais parciais transformando-as em sistemas de equações algébricas ou sistemas de equações diferenciais ordinárias.

Programa:
Métodos de discretização de equações diferenciais parciais. Método das diferenças finitas. Método das linhas. Sistemas de equações diferenciais ordinárias.

Bibliografia:
1.ABERTH, O. Introduction to Precise Numerical Methods. Amsterdam: Academic Press, 2007. v. 2nd edISBN 9780123738592.
2.ATUL GOYAL, M. R. S. K. Numerical Methods. New Delhi: [NEW INDIA PUBLISHING AGENCY] NIPA, 2019. ISBN 9789389130133
3.GREWAL, B. S. Numerical Methods in Engineering and Science : (C, C++, and MATLAB). [Mercury Learning & Information, 2019. ISBN 9781683921288.
4.IYENGAR, S. R. K.; JAIN, R. K. Numerical Methods. New Delhi: New Age International, 2009. ISBN 9788122426106.
5.MAZUMDER, Sandip. Numerical methods for partial differential equations : finite difference and finite volume methods. New York: Elsevier, 2016.

 

Disciplina: Programação Linear Inteira

Objetivo:

Fornecer aos alunos os fundamentos teóricos e práticos da Programação Linear Inteira. Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de formular, resolver e interpretar modelos de Programação Linear Inteira, utilizando softwares de otimização. Além disso, eles devem ser capazes de aplicar esses conhecimentos na resolução de problemas reais e na tomada de decisões.

Programa:

Introdução à Programação Linear Inteira. Modelagem de Problemas. Métodos de exatos de Resolução: Branch and Bound, Branch and Cut. Algoritmos de Caminho Mínimo, de Fluxo Máximo e de Árvore Geradora Mínima. Introdução ao uso de softwares de otimização. Aplicações Práticas.

Bibliografia:

1. BELFIORE, P. Pesquisa operacional para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2012. ISBN 9788535248937. Disponível em:
https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000017379&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site.
2. COSTA, G. D. F. da. Pesquisa operacional aplicada e simulação. São Paulo: Platos Soluções Educacionais, 2021. ISBN 9786559031214. Disponível em:
https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000023818&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site.
3. GOLDBARG, M. C. Otimização combinatória e meta-heurísticas : algoritmos e aplicações. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2015. ISBN 9788535278125. Disponível em:
https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000017258&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site.
4. HILLIER, F. S. Introdução à pesquisa operacional. Porto Alegre: AMGH, 2013. ISBN 9788580551198. Disponível em:
https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000003268&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site.
5. LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões. Rio de Janeiro: LTC, 2016. ISBN 9788521630319. Disponível em:

 

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

 

Nome da Disciplina

Carga Horária (horas)

Titulação

Docente responsável

Vínculo/Atuação

1

Cálculo de funções de uma variável real

30

Doutor

Edson Luiz Valmorbida

UTFPR-LD

2

Equações Diferenciais Ordinárias

30

Doutora

Camila Nicola Boeri Di Domenico

UTFPR-FB

3

Programação Linear 1

30

Doutora

Eliete Nascimento da Silva

Membro Externo

4

Análise Multivariada

30

Doutora

Sheila Regina Oro

UTFPR-FB

5

Métodos Numéricos

30

Doutora

Camila Nicola Boeri Di Domenico

UTFPR-FB

6

Introdução à Programação I - MATLAB

30

Doutor

Edson Luiz Valmorbida

UTFPR-LD

7

Equações diferenciais de ordem superior: Solução com espaço de estados no MATLAB

30

Doutor

Douglas da Costa Ferreira

UTFPR-FB

8

Séries Temporais

30

Doutora

Sheila Regina Oro

UTFPR-FB

9

Metaheurísticas e aplicações

30

Mestre

Franklin Angelo Krukoski

UNIOESTE - FB

10

Análise de Sistemas Caóticos

30

Doutor

Douglas da Costa Ferreira

UTFPR-FB

11

Programação Linear 2

30

Mestre

Eliete Nascimento da Silva

Membro Externo

12

Introdução à Programação II - Python

30

Doutor

Vilmar Steffen

UTFPR-FB

13

Programação Linear Inteira

30

Mestre

Franklin Angelo Krukoski

UNIOESTE - FB

14

Equações Diferenciais Parciais

30

Doutor

Vilmar Steffen

UTFPR-FB

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.


Referência: Processo nº 23064.011750/2025-24 SEI nº 4965963