Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS PONTA GROSSA Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - CEP 84017-220 - Ponta Grossa - PR - Brasil Telefone: (42) 3220-4800 - www.utfpr.edu.br |
|
||
EDITAL nº 28/2025 - ppgcc/DIRPPG
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CÂMPUS PONTA GROSSA
TURMA 2025 – 2º SEMESTRE
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa (PPGCC-PG), torna público que, no período de 16 de junho de 2025 a 30 de junho de 2025, estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, Turma 2025 – 2º Semestre.
1. Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
O Curso de Mestrado em Ciência da Computação do PPGCC-PG oferece formação na Área de Concentração Sistemas e Métodos de Computação e têm como Linhas de Pesquisa:
2. Público-alvo
O público-alvo são candidatos com formação nos cursos de graduação da área de Computação e de áreas correlatas, reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC).
3. Inscrição
3.1. O processo de inscrição será realizado exclusivamente via Internet, no período das 08h00 do dia de 16 de junho de 2025 a 30 de junho de 2025. Para inscrição no processo seletivo, o candidato deverá completar as duas etapas descritas a seguir:
O candidato deve digitalizar os documentos abaixo relacionados e anexar o arquivo em formato PDF/A durante o processo da Etapa 2:
Obs.: o candidato aprovado na seleção poderá ser alocado para trabalhar com um docente diferente daquele indicado no processo de inscrição, dependendo da carga de distribuição dos docentes do Programa.
3.2. As informações prestadas no processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.
3.3. A relação das inscrições homologadas será publicada até o dia de 04 de julho de 2025 no endereço https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais.
3.4. Recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos nos dias 07 de julho de 2025 a 09 de julho de 2025, e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, no endereço https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/. O formulário de Requerimento Padrão, para fins de recurso, ficará à disposição dos candidatos a partir da data da divulgação da homologação das inscrições, no endereço https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/documentos/formularios
3.5. Após a análise dos recursos, o resultado final das inscrições homologadas será publicado até o dia 14 de julho de 2025, no endereço https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais.
3.6. Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital e Regulamento do Programa.
4. Vagas
4.1. Serão admitidos até trinta (30) alunos para o Programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, para início das atividades durante o segundo semestre de 2025.
4.1.1 Do número total de vagas ofertadas, 10 (dez) são exclusivas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;
4.1.1.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração em que se enquadra nesta categoria.
4.1.2 No caso de inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, serão adicionadas 02 vagas no número total de vagas, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;
4.1.2.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entregar, ao menos um dos seguintes documentos:
I. Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI); ou
II. Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.
4.1.3 No caso de inscrição de ao menos uma PCD, serão adicionadas 02 vagas no número total de vagas de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;
4.1.3.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa com deficiência deve entregar os seguintes documentos:
I. atestado médico emitido nos últimos 12 (dose) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;
II. exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;
III. exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.
4.1.4 Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.
4.2 Os candidatos admitidos poderão ser matriculados na categoria de Alunos Regulares ou de Alunos Especiais, reservando-se ao orientador de cada candidato selecionado a escolha desta categoria.
4.2.1 Aluno Regular corresponde ao candidato que é admitido pelo Programa no curso de Mestrado durante o processo de seleção e que realiza sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR.
4.2.2 Aluno Especial corresponde ao candidato que é admitido pelo Programa no curso de Mestrado durante o processo de seleção para cursar disciplinas durante, no máximo, 2 anos letivos e que realiza sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR.
4.2.3 A divulgação do orientador designado para cada candidato selecionado será feita junto com a divulgação do resultado final deste edital.
4.2.4. O Aluno Especial poderá passar para a categoria de Aluno Regular a critério de seu orientador, que levará em consideração o desempenho do aluno durante o período como Aluno Especial do PPGCC, sem a necessidade de participar novamente do Processo de Seleção.
5. Critérios para seleção dos candidatos
5.1. O processo de seleção do PPGCC-PG será realizado por uma comissão de seleção formada para este fim. E, consta em duas etapas: análise do currículo e entrevista. Todos candidatos aprovados na etapa 1(análise do currículo) são convocados para etapa 2 (entrevista), sendo que a etapa 2 igualmente é eliminatória. Assim, somente os candidatos aprovados na etapa 1 e também na etapa 2 são classificados para ingresso no PPGCC.
5.2. A seleção dos candidatos será efetuada após análise dos seguintes critérios:
5.2.1. As atividades descritas no Currículo Lattes deverão ser comprovadas conforme explicado no item 3.1.
5.2.2. Serão eliminados do processo de seleção (análise do currículo) os candidatos que incorrerem em qualquer um dos seguintes itens:
5.2.3. A avaliação dos critérios descritos no item 5.2 de (a) a (c) será realizada por 2 (dois) professores, com os quais o candidato não realizou atividades de: elaboração de trabalho de conclusão de curso, iniciação científica e coautoria de trabalhos científicos, mantendo desta forma a imparcialidade na nota.
a) Será atribuída ao candidato uma nota quantitativa, dada pelo somatório das pontuações obtidas em cada um dos itens descritos de 5.2 (a) a 5.2 (c).
5.2.4. Todos candidatos aprovados na etapa de análise do currículo (item 5.2.3) serão convocados para entrevista com apresentação da intenção de pesquisa, descrita no item 5.2 (d), constará de uma entrevista para apresentação da intenção de pesquisa, a se realizar entre os dias 31 de julho de 2025 a 01 de agosto de 2025. Esta apresentação avaliará os seguintes critérios:
5.2.4.1 A apresentação da intenção de pesquisa e entrevista serão realizadas à distância, em data e link divulgados de acordo com o calendário apresentado no item 11.1.
5.2.4.2 As pontuações máximas para cada um dos critérios de 5.2.4 (a) a 5.2.4 (d) estão apresentadas no Anexo C deste edital.
5.2.4.3 A apresentação da intenção de pesquisa e entrevista serão avaliadas por 3 (três) professores, designados pela coordenação do curso. Cada um dos professores atribuirá uma nota que determine o mérito do candidato norteado pelos itens 5.2.4 (a) a 5.2.4 (d). Para classificação na etapa 2 o candidato deve ter média aritmética maior ou igual a 60 pontos.
5.2.4.4 Será atribuída ao candidato uma nota qualitativa, dada pela média aritmética das notas dos professores que participaram da avaliação do candidato, conforme descrito no item 5.2.4.3.
5.2.5 A nota final do candidato (participante da etapa 2 de avaliação) será dada pela fórmula:
notaFinal = [notaQuantitativa + 2(notaQualitativa)]/3
Observação: a notaQualitativa é eliminatória, sendo que a nota de corte é maior ou igual a 60 pontos.
5.2.6 Os candidatos (aprovados na etapa 2) serão classificados da maior para a menor nota, usando a sua respectiva notaFinal. Os demais candidatos (participantes da etapa 2), que não atingiram a nota de corte da etapa 2 (maior ou igual a 60 pontos) estão automaticamente eliminados do processo de seleção.
5.2.6.1 Em caso de empate das notas finais dos candidatos para o preenchimento da última vaga serão considerados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:
a) Maior pontuação na análise do currículo (anexo A);
b) Maior pontuação na nota do POSCOMP;
c) Persistindo o empate, todos os candidatos empatados serão chamados para ingresso.
6. Divulgação dos Resultados
6.1. O resultado do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação será homologado pela Comissão Responsável pelo Edital de Seleção de Alunos Regulares e Especiais do PPGCC-PG e divulgado no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais, até o dia 04 de agosto de 2025.
6.2. Na divulgação do resultado do processo seletivo constará o nome dos candidatos aprovados em ordem alfabética.
6.3. Recursos relacionados ao processo de seleção serão aceitos de 05 de agosto de 2025 a 06 de agosto de 2025, e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, no endereço https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/. O formulário de Requerimento Padrão, para fins de recurso, ficará à disposição dos candidatos a partir da data da divulgação do resultado no endereço https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/documentos/formularios
6.4. Os recursos devem ser endereçados à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Câmpus Ponta Grossa e serão analisados no prazo de cinco dias úteis contados a partir do seu recebimento.
6.5. Após a análise dos recursos, o resultado final do processo seletivo será publicado até o dia 07 de agosto de 2025, no endereço https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais
7. Matrícula
7.1 O requerimento de matrícula dos candidatos aprovados deve ser feito no período de 07 a 11 de agosto de 2025, período em que deve ocorrer o envio dos documentos de matrícula e apresentação dos originais para autenticação.
7.2 Considera-se o aluno, regularmente matriculado no Programa, ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no endereço https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/documentos
7.3 Perderá o direito à vaga o candidato que:
a) não efetuar o envio e autenticação dos documentos;
b) não efetuar seu requerimento de matrícula no período estabelecido;
c) não apresentar fotocópia do diploma de graduação plena ou de documento equivalente até o final do período estabelecido no item 3.1(c).
7.4 Para matrícula, os candidatos selecionados deverão encaminhar para o e-mail ppgcc-pg@utfpr.edu.br, com o assunto: Matrícula PPGCC - 2025/2 os documentos listados a seguir, digitalizados, em formato PDF/A, em arquivos separados, na ordem apresentada no Edital.
IMPORTANTE: Documentos devem ser encaminhados individualizados (arquivos separados) e obrigatoriamente em formato PDF/A. Sugestão de link para conversão em PDF/A: https://tools.pdf24.org/pt/pdf-para-pdfa#s=1726590706287
7.4.1 Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF.
7.4.2 Certidão de Nascimento ou Casamento.
7.4.3 Diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Graduação.
a) A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória.
7.4.4 Histórico Escolar do Curso de Graduação com informação de Coeficiente de Rendimento ou equivalente.
7.4.5 Currículo Lattes atualizado.
7.4.6 Os candidatos estrangeiros devem a presentar os documentos descritos, com as seguintes variações:
a. Documento de identificação estrangeiro;
b. Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), contendo o número do Registro Nacional Migratório (RNM), ou da antiga Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), contendo o número do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);
c. Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;
d. Passaporte com visto atualizado.
Obs.: A documentação de candidatos estrangeiros pode ser apresentada nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.
7.4.7 A não apresentação dos documentos, conforme descrito no item 7.4, implicará no desligamento do aluno do programa.
7.5 A efetivação definitiva das matrículas está condicionada a apresentação dos documentos originais descritos no item 7.4 (no mesmo período definido para matricula), para autenticação das cópias encaminhadas por e-mail, no mesmo período da matricula, no seguinte local:
Campus PONTA GROSSA: de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, na Universidade Tecnológica do Paraná - Campus Ponta Grossa, Bloco E, 1º Andar, na Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Jardim Carvalho, Ponta Grossa/PR, CEP 84.017-220. Telefone/WhatsApp (42) 3220-4868.
Observação: Estará dispensado da apresentação dos originais, os documentos originalmente digitais que possuam código ou link para confirmação da autenticidade. Em caso de impossibilidade de apresentação presencial dos documentos originais para autenticação das cópias encaminhadas por e-mail, podem ser encaminhadas cópias autenticadas em cartório pelo correio. O envio das cópias autenticadas pelo correio não dispensa o envio por e-mail.
8. Considerações finais sobre a seleção
8.1. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o não cumprimento das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGCC-PG.
9. Validade
9.1. A seleção de candidatos terá validade somente para a Turma do Curso de Mestrado em Ciência da Computação a que se refere o presente Edital.
10. Diploma
10.1. Ao aluno concluinte e aprovado em todos os requisitos em conformidade com o Regulamento Acadêmico do Curso será conferido Diploma de Mestre em Ciência da Computação, constando a Área de Concentração Sistemas e Métodos de Computação.
11. O processo seletivo do Mestrado e a matrícula obedecerão ao seguinte cronograma:
11.1 Processo Seletivo:
12. Casos Omissos
12.1 Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGCC-PG da UTFPR.
13. Disposições Gerais
13.1. Informações Adicionais:
13.1.1. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, página na internet:
https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg
13.1.2. Secretaria do PPGCC-PG
13.2. O candidato se responsabiliza pela exatidão e veracidade das informações prestadas durante o processo de seleção.
14. Publicação
14.1. O presente edital será publicado no site do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais) e no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR, entrando em vigor a partir de sua publicação.
15. Do Foro
15.1. Elege-se o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Ponta Grossa, para a resolução de eventuais litígios que possam surgir quanto ao presente Edital.
Ponta Grossa, 12 de junho de 2025
Profa. Dra. Sheila Morais de Almeida |
Prof. Dr. Romeu Miqueias Szmoski |
---|---|
Coordenadora do PPGCC-PG UTFPR - Câmpus Ponta Grossa |
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação UTFPR - Câmpus Ponta Grossa |
Prof. Dr. Abel Dionizio Azeredo |
---|
Diretor Geral UTFPR - Câmpus Ponta Grossa |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GLEIFER VAZ ALVES, Coordenador(a)-Adjunto(a), em (at) 13/06/2025, às 09:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROMEU MIQUEIAS SZMOSKI, DIRETOR(A), em (at) 13/06/2025, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 13/06/2025, às 16:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4982200 e o código CRC (and the CRC code) 0E183B87. |
Anexo A - Pontuação referente a Curriculum Lattes e POSCOMP
Qualificação |
Pontuação Máxima |
---|---|
Artigos completos ou resumos expandidos em periódicos ou conferências com Qualis: (10 pontos para cada artigo publicado) – máximo 30 |
30 |
Artigos completos ou resumos expandidos em periódicos ou conferências sem Qualis (5 pontos para cada artigo publicado) – máximo 15 |
15 |
Resumos em conferências com Qualis (6 pontos para cada trabalho) – máximo 18 |
18 |
Resumos em conferências sem Qualis (3 pontos para cada trabalho) – máximo 9 |
9 |
Especialização na área de Ciência da Computação |
3 |
Docência na área de Computação (0,5 para cada semestre). |
6 |
Nota do Poscomp (sendo: Nota: >=média nacional: candidato receberá 10 Nota: < média nacional: candidato receberá 5 Não fez o exame: candidato receberá 0.) |
10 |
Experiência profissional do candidato na área de computação (1 ponto por ano) – máximo 10 pontos |
10 |
Graduação na área de Computação (10 pontos) |
10 |
Total de pontos atingidos |
|
Anexo B – Pontuação referente a Carta de Recomendação
Item |
Valor Máximo |
Nota Professor Recomendante 1 (NPR1) |
Nota Professor Recomendante 2 (NPR2) |
Média
|
---|---|---|---|---|
Interesse |
10 |
|
|
I=MÉDIA(NPR1, NPR2) |
Capacidade Intelectual |
10 |
|
|
CI=MÉDIA(NPR1, NPR2) |
Persistência |
10 |
|
|
P=MÉDIA(NPR1, NPR2) |
Capacidade de expressão oral
|
10 |
|
|
CO=MÉDIA(NPR1, NPR2) |
Capacidade de expressão escrita
|
10 |
|
|
CE=MÉDIA(NPR1, NPR2) |
Relacionamento com colegas e professores |
10 |
|
|
R=MÉDIA(NPR1, NPR2) |
Nota final da carta de recomendação |
|
|
|
=MÉDIA (I;CI;P;CO;CE;R) |
**Caso seja enviada mais de duas cartas de recomendação para o aluno, todas serão consideradas no cálculo seguindo o mesmo cálculo demonstrado no quadro acima.
Anexo C – Pontuação da Avaliação da Entrevista
Itens de avaliação |
Valor Máximo |
|
---|---|---|
O perfil do candidato para realizar estudos avançados
|
15 |
|
Aderência do candidato com projetos de pesquisa de docentes do PPGCC-PG
|
40 |
|
O conhecimento técnico do candidato na linha de pesquisa de interesse no PPGCC-PG
|
30 |
|
Trajetória profissional |
15 |
|
Nota Final |
100 |
|
Esta avaliação será realizada por pelo menos 3 (três) docentes.
Referência: Processo nº 23064.023335/2025-13 | SEI nº 4982200 |