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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS DOIS VIZINHOS Estrada para boa Esperança, Km 04 - CEP 85660-000 - Dois Vizinhos - PR - Brasil Telefone: (46) 3536-8900 - www.utfpr.edu.br |
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EDITAL nº 08//2025
SELEÇÃO DE BOLSISTA TÉCNICO nas áreas afins de : TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS
Convênio nº 016/2024- fundação araucária
O Grupo de Pesquisa NAPI WOOD TECH, contemplado com recursos da Fundação Araucária e repassado a Gestão da FUNTEF - Fundação de Apoio a Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,, em parceria com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Dois Vizinhos, torna público que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsista técnico, conforme as condições estabelecidas neste edital.
1. OBJETIVO:
1.1 A bolsa destina-se a profissionais com formação superior nas áreas ENGENHARIA FLORESTAL e com conhecimento sobre tecnologia e a utilização de produtos florestais, bem como a estudantes regularmente matriculados em curso de pós-graduação sctrito sensu da UTFPR- Câmpus Dois Vizinhos.
1.2 As atividades serão desenvolvidas no âmbito de projetos de pesquisa e/ou extensão, contemplando os seguintes eixos temáticos:
I. Apoio à pesquisa e desenvolvimento de projetos relacionados aos temas do NAPI WOOD TECH, processo SEI nº 23064.004781/2024-48.
II. Suporte técnico especializado à equipe de trabalho, auxílio no gerenciamento dos projetos e contribuição para programas de capacitação e formação técnica.
III. Desenvolvimento e implementação de procedimentos e normas de trabalhos dentro da área de atuação do NAPI Wood Tech.
2. CARACTERIZAÇÃO DA BOLSA
2.1. Será ofertada 1 cota de bolsa, com duração inicial de 12 meses, prorrogável mediante disponibilidade de recursos, no valor mensal de R$2.500,00 . O presente edital também se destina à formação de cadastro reserva, a ser utilizado se houver a disponibilidade de novas cotas de bolsa.
2.2. O recurso financeiro será proveniente da Fundação Araucária, e será executado financeiramente pela FUNTEF.
2.3. Não será permitida a concessão de bolsa a candidatos que sejam cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de membros participantes do Grupo de Pesquisa.
2.4. O bolsista deverá cumprir uma carga horária de 40 horas semanais.
2.5. Requisitos dos candidatos:
a) Não possuir vínculo empregatício;
b) Dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho do Bolsista;
c) Não acumular esta bolsa com outras modalidades de bolsa;
d) Apresentar relatórios técnicos ao coordenador do projeto;
e) Devolver valores recebidos indevidamente, caso os compromissos não sejam cumpridos;
f) Possuir conta bancária individual em seu nome;
g) Participar de eventos correlatos ao projeto, quando solicitado.
3. PROCESSO DE INSCRIÇÃO
3.1. Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 7.1 do presente edital.
3.2. Os candidatos deverão enviar, em documento único no formato PDF, os seguintes documentos, nesta ordem:
a) Ficha de inscrição (Anexo I);
b) Documento de identidade com foto.
b) Currículo Lattes atualizado, documentado e com a pontuação previamente calculada, conforme Anexo II ;
c) Histórico escolar com coeficiente de rendimento acadêmico (CR);
3.3. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail:elisabetev@utfpr.edu.br, com o assunto: “Seleção de Bolsista Técnico - Edital 08/2025”.
4. PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1. A homologação das inscrições será divulgada de acordo com a data descrita no item 7 do presente edital na página Editais/DIRPPG-Dois Vizinhos.
4.2. A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma::
a) Pontuação do Coeficiente de Rendimento (peso 2);
b) Avaliação do Currículo Lattes (peso 5), conforme critérios do Anexo II.
c) Defesa de memorial descritivo ( peso 3). ANEXO I
4.3. Em caso de empate, será utilizado como critério de desempate o maior coeficiente acadêmico.
5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSOS
5.1. Os resultados serão divulgados conforme os dados estabelecidos no item 7 do presente edital, na página Editais/DIRPPG-Dois Vizinhos.
5.2. Após a divulgação da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 7.6 deste edital.
5.3. O recurso deverá ser devidamente fundamentado e encaminhado por e-mail para elisabetev@utfpr.edu.br , com o assunto: "Recurso da Seleção de Bolsista Técnico Nível — Edital 08/2025" .
5.4. Os recursos interpostos serão analisados e respondidos conforme o cronograma descrito no item 7 deste edital.
6. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG.
6.2. Os candidatos declaram conhecer e concordar com as regras deste edital.
6.3. O período de validade do edital é de 12 meses, a partir da divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado por até 12 meses, conforme disponibilidade de recurso financeiro.
6.4. A execução financeira está condicionada à disponibilidade de recursos.
6.5. Fica eleito o foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão para dirimir questões oriundas deste edital.
6.6. Este edital entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.
7. DATAS IMPORTANTES
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Etapa |
Descrição |
Data/Prazo |
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7.1 – Período de Inscrição |
Período destinado à inscrição dos candidatos. |
25/06/2025 a 02/07/2025 |
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7.2 – Envio da Relação de Inscritos à DIRPPG |
Encaminhamento da lista de inscritos à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG). |
03/07/2025 |
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7.3- Homologação das Inscrições |
Homologação das Inscrições dos candidatos |
A partir de 04/07/2025 |
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7.4- Entrevistas |
Realização da defesa do Memorial Descritivo pelos candidatos. |
08/07/2025 |
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7.5 - Envio para DIRPPG da classificação |
Encaminhamento da classificação dos candidatos a à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG). |
08/07/2025 |
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7.6 – Publicação do Resultado Preliminar |
Divulgação do resultado preliminar da pontuação e da classificação final. |
A partir de 09/07/2025
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7.7 – Interposição de Recursos |
Período destinado à interposição de recursos contra o resultado preliminar. |
Até 05 dias úteis após o resultado preliminar |
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7.8 – Análise de Recursos e Encaminhamento à DIRPPG |
Análise dos recursos interpostos e encaminhamento do processo à DIRPPG. |
Em até 06 dias úteis após o resultado preliminar |
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7.9 – Divulgação do Resultado Final |
Publicação do resultado final, incluindo a análise dos recursos interpostos. |
01/08/2025 |
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7.10 Envio do plano de Trabalho |
Envio do plano de trabalho do bolsista para DIRPPG |
15/08/2025 |
Observações:
1. Os prazos estabelecidos são contados em dias úteis, considerando o calendário acadêmico da UTFPR.
2. Todas as etapas do cronograma estão sujeitas a alterações, que serão divulgadas por meio de comunicado oficial.
3. Recomenda-se que os candidatos acompanhem regularmente as publicações no site oficial da instituição para eventuais atualizações.
Dois Vizinhos, 24 de junho de 2025.
Elisabete Vueden
Coordenador do Projeto/Supervisor
Prof. Guilherme Garcia Bessegato
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação
UTFPR - Campus Dois Vizinhos
Profa. Marina Celant De Prá
Diretora-Geral
UTFPR - Campus Dois Vizinhos
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELISABETE VUADEN, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 24/06/2025, às 15:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME GARCIA BESSEGATO, DIRETOR(A), em (at) 24/06/2025, às 18:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/06/2025, às 16:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4996144 e o código CRC (and the CRC code) 337D8D8C. |
ANEXO I do EDITAL № 08/2025
FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 08/2025
Seleção de Bolsista técnico
Nome Completo:
Formado em ( nível superior):
CPF:
RG:
E-mail:
2. EXPERIÊNCIA PRÉVIA E APTIDÕES
2.1. Descreva sobre suas experiências prévias em pesquisa (projetos, iniciação cientifica ou inovação, TCC e outros)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.2 Relate mais especificamente sobre técnicas, protocolos, análises e outras ferramentas de refinamento de pesquisa na9s) qual (is) tem experiência:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.3 Descreva sobre suas experiências em extensão universitária ( ações, projetos ou programas com interação e participação ativa da comunidade externa):
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.4 Descreva sua experiência na análise de dados, uso de softwares estatístico e na elaboração de artigos, livros e resumo científico.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.5 Descreva aqui outras informações de sua formação/capacitação que julgar pertinentes
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado
Para a comissão preencher após a classificação
CLASSIFICAÇÃO:___________
ANEXO II do EDITAL № 08/2025
1. O coeficiente de rendimento do aluno (CR), deverá ser comprovado no histórico ou declaração institucional enviada pelo aluno. O CR será pontuado de 0 a 10 pontos. Caso seja aluno de pós-graduação e ainda não tenha um CR, deverá ser usado o CR da graduação do candidato. Nesta hipótese, o candidato deverá anexar também o documento que comprove o CR de sua graduação.
2. Critério para a pontuação do Currículo Lattes : As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2024 .
2.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis CAPES vigente na data de publicação do edital)
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Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
|
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
|
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A2 |
8,5 |
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|
|
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|
A3 |
7,0 |
|
|
|
|
|
A4 |
5,5 |
|
|
|
|
|
B1 |
4,0 |
|
|
|
|
|
B2 |
2,5 |
|
|
|
|
|
B3 |
1,5 |
|
|
|
|
|
B4 |
1,0 |
|
|
|
|
|
B5 |
0,5 |
|
|
|
|
|
C |
0,2 |
|
|
|
|
|
b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
internacional |
1,0 |
|
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nacional |
0,5 |
|
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|
c) Patente (pedido ou registro) |
|
3 e 7 respectivamente |
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|
d) Livro científico*** |
|
5 |
|
|
|
|
e) Capítulo de livro*** |
|
2 |
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* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo. ** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
**A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma d
***Necessariamente com ISBN
2.2 Publicações em eventos
|
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
|
|
|
|
regional/local** |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
|
|
b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
|
|
|
|
regional/local |
0,2 |
1,0 |
|
|
|
|
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
2.3 Pontuação de experiência profissional
|
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
|
b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,5 |
- |
|
|
|
|
c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
|
|
|
|
d) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
|
|
|
|
e) Atividade profissional técnica na área de xxxx* |
1,5 |
- |
|
|
|
|
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída
|
Mestrado (2,0) Doutorado (4,0) |
4,0 |
|
|
|
|
e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento
|
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
|
|
|
*Pontuados por semestre
| Referência: Processo nº 23064.029032/2025-12 | SEI nº 4996144 |