Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS CAMPO MOURÃO |
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EDITAL dirppg-cm/dafis-cm nº 01/2025
SELEÇÃO DE BOLSISTA TÉCNICO PARA O GRUPO DE PESQUISA LADECA - Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia - PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISAS NA ÁREA NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES
O grupo LADECA (Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia), homologado institucionalmente pelo CNPq, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, comunica que no período de 01 a 09 de julho de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de Bolsas de Apoio Técnico à Pesquisa, no valor de R$ 815,00 (oitocentos e quinze reais) mensais e com duração 12(doze) meses, de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1 A bolsa técnico se destina a discentes regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos de pós-graduação stricto sensu da UTFPR campus Campo Mourão, com no mínimo 1 (um) ano de experiência comprovada em atividades do Polo Astronômico.
1.2. Está prevista 1 cota de bolsa, no período de 12 meses no valor mensal de R$ 815,00.
1.3. O recurso financeiro para pagamentos desta bolsa-técnico será proveniente da PROPPG, do Programa de Apoio a Grupos de Pesquisas nas Àreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes de Ciências Humanas. Fonte do Recurso: Ação Institucional da PROPPG - Programa de Apoio à Pesquisas nas Àreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes de Ciências Humanas.
1.4. Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de todos os membros participantes do Grupo de Pesquisa indicado.
1.5. São requisitos para os candidatos, além de se enquadrar no item 1.1:
a) Não pode ter vínculo empregatício, exceto no ensino na rede/pública ou privada;
b) Dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho do Bolsista;
c) Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com outras, exceto aquelas de programas oficiais que possuem objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência;
d) Apresentar relatório técnico, de sua autoria, para o Supervisor com os resultados obtidos no desenvolvimento do Plano de Trabalho vinculado a sua bolsa, quando solicitado;
e) Devolver à UTFPR, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos anteriormente não sejam cumpridos;
f) Possuir conta bancária em seu nome, não podendo ser conta conjunta, em qualquer banco.
g) Participar, sempre que solicitado pelo Supervisor, de eventos correlatos a este Edital, organizados pela UTFPR.
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
2.1 Poderão se inscrever neste processo seletivo os(as) estudantes dos diferentes cursos superior ofertados pela UTFPR que tenham experiencia mínima de 1 (um) ano de trabalho junto ao Polo Astronômico.
2.2 Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu histórico escolar, documento comprobatório de experiência de trabalho no Polo Astronômico e formulário de pontuação (FP) com documentos comprobatórios das atividades (em documento único e formato pdf). Todos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: michel@professores.utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, por email dos candidatos participantes do edital. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética (6.4).
3.2 Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto edital PROPPG 08/2025.
3.3 Os candidatos serão selecionados com base nos seguintes critérios: coeficiente de rendimento absoluto (CRN), formulário de pontuação(FP). A nota final (NF) será assim composta:
NF = 0,3*(CRN*10) + 0,7*FP
3.4 Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os seguintes critérios na ordem em que se apresenta:
3.4.1 Estudante com maior pontuação no formulário de pontuação;
3.4.2 Estudante com maior coeficiente de rendimento normalizado.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será publicado de acordo com a data descrita no item 6.4 do presente edital.
4.2. Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico michel@professores.utfpr.edu.br, com cópia para dirppg-cm@utfpr.edu.br, com assunto RECURSO EDITAL Nº 08/2025, respeitando as datas previstas no item 6.5.
4.2.1 O período de recursos não se destina ao envio de documentação, obrigatória ou complementar, que não tenha sido apresentada no ato da inscrição.
4.2.2 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo grupo LADECA, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
4.3 O resultado final da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado de acordo com a data descrita no item 6.6 do presente edital.
4.4 Todas as publicações das etapas descritas serão realizadas no seguinte endereço eletrônico: https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/campomourao.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo grupo LADECA, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto ao edital 08/2025, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação.
6. CRONOGRAMA
6.1 |
Período de Inscrição |
De 01 a 09/07/2025 |
6.2 |
Homologação das inscrições |
10/07/2025 |
6.4 |
Resultado preliminar da seleção |
14/07/2025 |
6.5 |
Interposição de Recursos |
De 15 a 16/07/2025 |
6.6 |
Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
17/07/2025 |
6.7 |
Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1 |
Até o dia 18/07/2025 às 12h |
Campo Mourão, 30 de junho de 2025.
Prof. Dr. Michel Corci Batista
Líder do grupo de pesquisa LADECA
Antônio A. Andriotti Junior
Diretor Substituto de Pesquisa e Pós-Graduação
Prof. Dr. Leandro Waidemam
Diretor Geral em exercício
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHEL CORCI BATISTA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 30/06/2025, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANTONIO ADELAR ANDRIOTTI JUNIOR, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 30/06/2025, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 30/06/2025, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5018425 e o código CRC (and the CRC code) 1AEBE77E. |
ANEXO I
FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL DIRPPG-CM/DAFIS-CM nº 01/2025 Seleção de Bolsista
NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL: COEFICIENTE DE RENDIMENTO ABSOLUTO (CRA):
Descreva a experiência prévia que possui na área de atuação do Grupo de Pesquisa Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia/Polo Astronômico Rodolfo Caniato. Caso não possua experiência deixe em branco. ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do histórico escolar anexar comprovante de experiência em atividades do Polo Astronômico. anexar formulário de pontuação Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________ |
ANEXO II
Nome completo: ______________________________________________________________________ CPF: ________________________________________________________________________________ RA: _________________________________________________________________________________ Coeficiente de rendimento normalizado (CRN): ______________________________________________ |
Atividades acadêmicas e profissionais. Segundo o item 2.2 do Edital, as atividades deverão ser documentadas. |
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Atividade |
Pontuação |
Pontuação declarada |
Pontuação máxima a ser considerada |
Cursos de qualificação ou treinamento relacionados a vaga pretendida1 |
0,05 pontos por hora |
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2,0 |
Participação em eventos científicos relacionados a vaga pretendida2 |
0,5 pontos por evento |
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3,0 |
Trabalhos publicados em anais de evento relacionados a vaga pretendidas3 |
0,5 pontos por trabalho |
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1,0 |
Iniciação Científica4 (PIBIC, PIBIT, Ações Afirmativas) |
0,1 pontos por mês |
|
1,0 |
Participação em projetos de extensão relacionados a vaga pretendida5 |
0,1 pontos por mês |
|
1,0 |
Publicações em periódicos relacionados a vaga pretendida6 |
0,5 pontos por artigo |
|
2,0 |
Documentação aceita como comprobatória [1] Declaração ou certificado; [2] Declaração ou certificado; [3] PDF da primeira página do artigo contendo autoria e ISSN; [4] Certificado ou declaração do(a) Prof. Orientador(a); [5] Certificado ou declaração do(a) Prof. Orientador(a); [6] PDF do site da revista contendo nome do artigo e autores; |
_________________________, _____ de __________________ de 2025
___________________________________
Assinatura
EDITAL PROPPG 08/2025
ANÉXO III – DECLARAÇÃO DE NÃO ACÚMULO DE BOLSAS E VÍNCULO EMPREGATÍCIO
(Deverá ser enviado apenas depois da divulgação do Resultado Final do Edital)
Eu,_________________ , CPF: _____________ declaro para os devidos fins que não recebo outra modalidade de bolsa e estou ciente de que não poderei acumular bolsas de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício, exceto no ensino da rede pública ou privada, enquanto estiver com a bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa oriunda do Edital PROPPG 08/2025.
Campo Mourão, _____de _______________ de 2025.
___________________________________
Nome e assinatura
Ciência do Supervisor:
___________________________________
Nome e assinatura do Supervisor
EDITAL PROPPG 08/2025
ANÉXO IV – PLANO DE TRABALHO
1. IDENTIFICAÇÃO
Nome do Supervisor (Coordenador da Proposta): |
Michel Corci Batista |
Nome do Grupo de Pesquisa: |
Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia (LADECA)
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Nome do Bolsista |
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2. PLANO DE TRABALHO
Título: Pesquisa para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia |
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Área de Conhecimento (CNPq): Educação 7.08.00.00-6 |
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Atividades |
Período |
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3. CARACTERIZAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO QUANTO AOS OBJETIVOS DO MILÊNIO
Objetivos do Milênio (OM) |
Assinalar com um “X” o(s) objetivo(s) que condiz(em) com o Plano de Trabalho Proposto |
Erradicação da pobreza |
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Fome zero e agricultura sustentável |
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Saúde e bem estar |
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Educação de qualidade |
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Igualdade de gênero |
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Água potável e saneamento |
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Energia limpa e acessível |
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Trabalho decente e crescimento econômico |
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Indústria, inovação e infraestrutura |
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Redução das desigualdades |
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Cidades e comunidades sustentáveis |
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Consumo e produção responsáveis |
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Ação contra mudança global no clima |
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Vida na água |
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Vida terrestre |
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Paz, justiça e instituições eficazes |
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Parcerias e meios de implementação |
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4. ASSINATURAS
Os abaixo-assinados declaram ter ciência e concordar com o Edital e que o Plano de Trabalho apresentado deverá ser cumprido, segundo o exposto neste documento e de acordo com as instruções repassadas pelo Supervisor. |
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Local e data: Campo Mourão, de junho 2025. |
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Nome e Assinatura do Supervisor (Coordenador da Proposta) |
Nome e Assinatura do Bolsista
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Ciência da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG)
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Referência: Processo nº 23064.028817/2025-60 | SEI nº 5018425 |