Boletim de Serviço Eletrônico em 30/06/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS CAMPO MOURÃO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPO MOURÃO
DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM
SECRETARIA DE GESTAO ACADEMICA-CM
DEP. ACADEMICO DE FISICA DAFIS-CM

 

EDITAL dirppg-cm/dafis-cm nº 01/2025



SELEÇÃO DE BOLSISTA TÉCNICO PARA O GRUPO DE PESQUISA LADECA - Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia - PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISAS NA ÁREA NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES

 

O grupo LADECA (Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia), homologado institucionalmente pelo CNPq, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, comunica que no período de 01 a 09 de julho de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de Bolsas de Apoio Técnico à Pesquisa, no valor de R$ 815,00 (oitocentos e quinze reais) mensais e com duração 12(doze) meses, de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.

 

1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

1.1 A bolsa técnico se destina a discentes regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos de pós-graduação stricto sensu da UTFPR campus Campo Mourão, com no mínimo 1 (um) ano de experiência comprovada em atividades do Polo Astronômico.

1.2. Está prevista 1 cota de bolsa, no período de 12 meses no valor mensal de R$ 815,00.

1.3. O recurso financeiro para pagamentos desta bolsa-técnico será proveniente da PROPPG, do Programa de Apoio a Grupos de Pesquisas nas Àreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes de Ciências Humanas. Fonte do Recurso: Ação Institucional da PROPPG - Programa de Apoio à Pesquisas nas Àreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes de Ciências Humanas.

1.4. Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de todos os membros participantes do Grupo de Pesquisa indicado.

1.5. São requisitos para os candidatos, além de se enquadrar no item 1.1:

a) Não pode ter vínculo empregatício, exceto no ensino na rede/pública ou privada;

b) Dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho do Bolsista;

c) Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com outras, exceto aquelas de programas oficiais que possuem objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência;

d) Apresentar relatório técnico, de sua autoria, para o Supervisor com os resultados obtidos no desenvolvimento do Plano de Trabalho vinculado a sua bolsa, quando solicitado;

e) Devolver à UTFPR, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos anteriormente não sejam cumpridos;

f) Possuir conta bancária em seu nome, não podendo ser conta conjunta, em qualquer banco.

g) Participar, sempre que solicitado pelo Supervisor, de eventos correlatos a este Edital, organizados pela UTFPR.

 

2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

2.1 Poderão se inscrever neste processo seletivo os(as) estudantes dos diferentes cursos superior ofertados pela UTFPR que tenham experiencia mínima de 1 (um) ano de trabalho junto ao Polo Astronômico.

2.2 Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu histórico escolar, documento comprobatório de experiência de trabalho no Polo Astronômico e formulário de pontuação (FP) com documentos comprobatórios das atividades (em documento único e formato pdf). Todos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: michel@professores.utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, por email dos candidatos participantes do edital. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética (6.4).

3.2 Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto edital PROPPG 08/2025.

3.3 Os candidatos serão selecionados com base nos seguintes critérios: coeficiente de rendimento absoluto (CRN), formulário de pontuação(FP). A nota final (NF) será assim composta:

 

NF = 0,3*(CRN*10) + 0,7*FP

 

3.4 Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os seguintes critérios na ordem em que se apresenta:

3.4.1 Estudante com maior pontuação no formulário de pontuação;

3.4.2 Estudante com maior coeficiente de rendimento normalizado.

 

 

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

4.1 O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será publicado de acordo com a data descrita no item 6.4 do presente edital.

4.2. Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico michel@professores.utfpr.edu.br, com cópia para dirppg-cm@utfpr.edu.br, com assunto RECURSO EDITAL Nº 08/2025, respeitando as datas previstas no item 6.5.

4.2.1 O período de recursos não se destina ao envio de documentação, obrigatória ou complementar, que não tenha sido apresentada no ato da inscrição.

4.2.2 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo grupo LADECA, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

4.3 O resultado final da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado de acordo com a data descrita no item 6.6 do presente edital.

4.4 Todas as publicações das etapas descritas serão realizadas no seguinte endereço eletrônico: https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/campomourao.

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Os casos omissos serão analisados pelo grupo LADECA, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.

5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

5.3 O período de validade do presente edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto ao edital 08/2025, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação.

5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação.

 

6. CRONOGRAMA

 

6.1

Período de Inscrição

De 01 a 09/07/2025

6.2

Homologação das inscrições

10/07/2025

6.4

Resultado preliminar da seleção

14/07/2025

6.5

Interposição de Recursos

De 15 a 16/07/2025

6.6

Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital

17/07/2025

6.7

Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1

Até o dia

18/07/2025 às 12h

 

 

Campo Mourão, 30 de junho de 2025.

 

 

 

 

Prof. Dr. Michel Corci Batista

Líder do grupo de pesquisa LADECA

 

 

 

 

Antônio A. Andriotti Junior

Diretor Substituto de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

 

Prof. Dr. Leandro Waidemam

Diretor Geral em exercício

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHEL CORCI BATISTA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 30/06/2025, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANTONIO ADELAR ANDRIOTTI JUNIOR, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 30/06/2025, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 30/06/2025, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5018425 e o código CRC (and the CRC code) 1AEBE77E.



 

ANEXO I

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL DIRPPG-CM/DAFIS-CM nº 01/2025

Seleção de Bolsista

 

 

NOME COMPLETO:

CURSO DE FORMAÇÃO:

E-MAIL:

COEFICIENTE DE RENDIMENTO ABSOLUTO (CRA):

 

Descreva a experiência prévia que possui na área de atuação do Grupo de Pesquisa Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia/Polo Astronômico Rodolfo Caniato. Caso não possua experiência deixe em branco.

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

Obs:

anexar cópia atualizada do histórico escolar

anexar comprovante de experiência em atividades do Polo Astronômico.

anexar formulário de pontuação

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

 

 

ANEXO II

 

 

Nome completo: ______________________________________________________________________

CPF: ________________________________________________________________________________

RA: _________________________________________________________________________________

Coeficiente de rendimento normalizado (CRN): ______________________________________________

 

 

Atividades acadêmicas e profissionais. Segundo o item 2.2 do Edital, as atividades deverão ser documentadas.

Atividade

Pontuação

Pontuação declarada

Pontuação máxima a ser considerada

Cursos de qualificação ou treinamento relacionados a vaga pretendida1

0,05 pontos por hora

 

2,0

Participação em eventos científicos relacionados a vaga pretendida2

0,5 pontos por evento

 

3,0

Trabalhos publicados em anais de evento relacionados a vaga pretendidas3

0,5 pontos por trabalho

 

1,0

Iniciação Científica4 (PIBIC, PIBIT, Ações Afirmativas)

0,1 pontos por mês

 

1,0

Participação em projetos de extensão relacionados a vaga pretendida5

0,1 pontos por mês

 

1,0

Publicações em periódicos relacionados a vaga pretendida6

0,5 pontos por artigo

 

2,0

Documentação aceita como comprobatória

[1] Declaração ou certificado;

[2] Declaração ou certificado;

[3] PDF da primeira página do artigo contendo autoria e ISSN;

[4] Certificado ou declaração do(a) Prof. Orientador(a);

[5] Certificado ou declaração do(a) Prof. Orientador(a);

[6] PDF do site da revista contendo nome do artigo e autores;

 

 

 

_________________________, _____ de __________________ de 2025

 

 

___________________________________

Assinatura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL PROPPG 08/2025

 

ANÉXO III – DECLARAÇÃO DE NÃO ACÚMULO DE BOLSAS E VÍNCULO EMPREGATÍCIO

(Deverá ser enviado apenas depois da divulgação do Resultado Final do Edital)

 

 

 

 

Eu,_________________ , CPF: _____________ declaro para os devidos fins que não recebo outra modalidade de bolsa e estou ciente de que não poderei acumular bolsas de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício, exceto no ensino da rede pública ou privada, enquanto estiver com a bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa oriunda do Edital PROPPG 08/2025.

 

 

Campo Mourão, _____de _______________ de 2025.

 

 

___________________________________

Nome e assinatura

 

 

 

Ciência do Supervisor:

 

 

 

 

 

___________________________________

Nome e assinatura do Supervisor

 

 

 

 

EDITAL PROPPG 08/2025

 

ANÉXO IV – PLANO DE TRABALHO

 

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome do Supervisor (Coordenador da Proposta):

Michel Corci Batista

Nome do Grupo de Pesquisa:

Laboratório para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia (LADECA)

 

Nome do Bolsista

 

 

2. PLANO DE TRABALHO

Título: Pesquisa para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências e Astronomia

Área de Conhecimento (CNPq): Educação 7.08.00.00-6

Atividades

Período

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. CARACTERIZAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO QUANTO AOS OBJETIVOS DO MILÊNIO

Objetivos do Milênio (OM)

Assinalar com um “X” o(s) objetivo(s) que condiz(em) com o Plano de Trabalho Proposto

Erradicação da pobreza

 

Fome zero e agricultura sustentável

 

Saúde e bem estar

 

Educação de qualidade

 

Igualdade de gênero

 

Água potável e saneamento

 

Energia limpa e acessível

 

Trabalho decente e crescimento econômico

 

Indústria, inovação e infraestrutura

 

Redução das desigualdades

 

Cidades e comunidades sustentáveis

 

Consumo e produção responsáveis

 

Ação contra mudança global no clima

 

Vida na água

 

Vida terrestre

 

Paz, justiça e instituições eficazes

 

Parcerias e meios de implementação

 

 

4. ASSINATURAS

Os abaixo-assinados declaram ter ciência e concordar com o Edital e que o Plano de Trabalho apresentado deverá ser cumprido, segundo o exposto neste documento e de acordo com as instruções repassadas pelo Supervisor.

Local e data: Campo Mourão, de junho 2025.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome e Assinatura do Supervisor

(Coordenador da Proposta)

Nome e Assinatura do Bolsista

 

 

 

 

 

 

Ciência da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG)

 

 


Referência: Processo nº 23064.028817/2025-60 SEI nº 5018425