Boletim de Serviço Eletrônico em 04/07/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 29/2025 - DIRGRAD

PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À GESTÃO DA COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO (COTED-CT)

A Diretoria de Graduação e Ensino Profissional do Campus Curitiba (DIRGRAD-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para o Programa de Apoio à Gestão da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT), vinculada à DIRGRAD-CT.

 

1. DO OBJETIVO

1.1 O presente Edital tem como objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, de acordo com o Quadro 3, de Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba e região metropolitana, para atuarem na Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT), em aderência aos macros objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR no programa de egressos com recursos advindos da PROREC a serem executados no Campus Curitiba.

1.2 Os estudantes selecionados atuarão no apoio às atividades técnicas e de especificidade de suas áreas envolvidas.

1.3 O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas destinadas aos estudantes da graduação, conforme o Quadro 3 do presente edital.

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1 As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2025, 20RK, fonte tesouro, conforme o Programa DIRCOM "Comunicar, publicar e divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão institucionais. Informar à sociedade as ações e oportunidades da UTFPR", para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.

2.2 Serão concedidas 2 (duas) bolsas no valor de até R$ 1.000,00 (mil reais) mensais cada, para o período de 12 (doze) meses, totalizando R$ 24.000,00 no período de 15/08/2025 a 14/08/2026.

 

Quadro 1 - Cronograma de Pagamentos Previstos

Bolsa

Valor

Vigência

Mês de pagamento

1

R$ 1.000,00

15/08/2025 a 14/09/2025

Outubro 2025

2

R$ 1.000,00

15/09/2025 a 14/10/2025

Novembro 2025

3

R$ 1.000,00

15/10/2025 a 14/11/2025

Dezembro 2025

4

R$ 1.000,00

15/11/2025 a 14/12/2025

Janeiro 2026

5

R$ 1.000,00

15/12/2026 a 14/01/2026

Fevereiro 2026

6

R$ 1.000,00

15/01/2026 a 14/02/2026

Março 2026

7

R$ 1.000,00

15/02/2026 a 14/03/2026

Abril 2026

8

R$ 1.000,00

15/03/2026 a 14/04/2026

Maio 2026

9

R$ 1.000,00

15/04/2026 a 14/05/2026

Junho 2026

10

R$ 1.000,00

15/05/2026 a 14/06/2026

Julho 2026

11

R$ 1.000,00

15/06/2026 a 14/07/2026

Agosto 2026

12

R$ 1.000,00

15/06/2026 a 14/08/2026

Setembro 2026

Total por Bolsista

R$ 12.000,00

 

 

Total de bolsas

R$ 24.000,00

 

 

 

3. DAS BOLSAS

3.1 - A concessão da bolsa de apoio ao discente está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital.

3.1.1 - A bolsa é pessoal e não pode ser dividida entre mais de um aluno. Em caso de desistência do bolsista, este poderá ser substituído mediante nova seleção ou pela convocação de aluno já classificado e constante na lista de espera da seleção inicial.

3.2 Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos estudantes dos cursos de graduação selecionados conforme cronograma disponível no item 4 do presente edital.

3.3 - A bolsa corresponde à atuação mensal, podendo ser interrompida por solicitação do orientador ou pelo próprio estudante.

3.4 A vigência das bolsas inicia em 15 de agosto de 2025 e termina em 14 de agosto de 2026.

3.5 A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.

3.5.1 A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf

3.6 Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais presenciais.

3.7 As atividades ocorrerão presencialmente, nos locais definidos pelo servidor orientador.

3.8 Poderão ocorrer pagamentos proporcionais de bolsa, em caso de não cumprimento da carga horária semanal estabelecida.

3.9 Os pagamentos somente serão realizados mediante a entrega do relatório de atividades mensais, devidamente assinado pelo orientador.

3.10 As atividades dos bolsistas serão definidas pelo orientador, com base nos critérios estabelecidos no presente edital

 

4. DO CRONOGRAMA

4.1 No Quadro 2, é apresentado o cronograma das atividades deste edital.

Quadro 2 - Cronograma

Atividade

Data/Período

Publicação do Edital

Até 05/07/2025

Inscrições

Até às 23h59 de 14/07/2025

Seleção e Classificação da Etapa 1

15 e 16/07/2025

Convocação para entrevistas

Até às 18h de 18/07/2025

Seleção e Classificação da Etapa 2

21 a 24/07/2025

Publicação do Resultado Preliminar

Até 26/07/2025

Recurso quanto ao Resultado Preliminar

Até 28/07/2025

Resultado dos Recursos

29/07/2025

Publicação do Resultado Final

30/07/2025

Entrega da Documentação

11/08/2025

Início das atividades

15/08/2025

Término das Atividades e Relatório Final

14/08/2026

 

5. DAS VAGAS

5.1 Serão ofertadas no âmbito deste edital 2 (duas) vagas para estudantes bolsistas

Quadro 3 - Descrição das Vagas

Código da vaga

Número de vagas

Requisito da vaga

Descrição das Atividades

Responsável

COTED

2

Acadêmicos dos cursos de

Acadêmicos matriculados, a partir do 3º ou 4º período, nos cursos de:

  • Bacharelado em Comunicação Organizacional

  • Bacharelado em Design

  • Tecnologia em Design Gráfico

  • Comunicação Social – Jornalismo

  • Publicidade e Propaganda

  • Tecnologia em Produção Multimídia

  • Tecnologia em Produção Audiovisual

  • Tecnologia em Comunicação Institucional

  • Licenciatura em Artes Visuais ou Comunicação Visual

  • Tecnologia em Mídias Digitais

  • Planejamento, direção e roteirização de conteúdo para transmissões ao vivo (lives): Participação na definição temática, roteiro e condução das pautas mensais, em conjunto com o coordenador do programa.

  • Operação técnica e apoio durante a transmissão das lives: Configuração de softwares como OBS Studio e StreamYard, operação de câmeras PTZ, microfones via rede e demais equipamentos audiovisuais da sala multimeios.

  • Captação de entrevistas prévias: Gravação de entrevistas com convidados para posterior exibição durante as lives ou como material complementar.

  • Edição e pós-produção:

    • Edição de vídeos gravados durante as lives e entrevistas.

    • Criação de recortes curtos para redes sociais (Instagram, YouTube Shorts, TikTok etc).

    • Edição de chamadas promocionais e teasers.

  • Criação de identidade visual e animações para os projetos: Produção de artes gráficas, vinhetas animadas, lower thirds, miniaturas de YouTube e demais elementos visuais para os vídeos.

  • Formatação de roteiros: Adaptação e organização de textos para gravação, seguindo templates definidos previamente.

  • Pesquisa de recursos visuais e audiovisuais: Levantamento de imagens, trilhas sonoras, gráficos, tabelas, animações e recursos visuais de apoio.

  • Integração e publicação de conteúdos em plataformas digitais:

    • Upload e descrição de vídeos no YouTube.

    • Inserção de conteúdos no Moodle ou outras plataformas de apoio didático.

  • Apoio no uso e organização dos estúdios e sala multimeios:

    • Preparação do espaço para gravações de podcast, videoaulas e transmissões ao vivo.

    • Suporte no agendamento de gravações.

    • Apoio administrativo relacionado à organização da agenda e fluxo de produção.

  • Suporte técnico ao coordenador e demais servidores da COTED: Em todas as etapas de pré-produção, gravação, transmissão e pós-produção.

João Paulo Kuzma

 

 

6. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

6.1 Constituem-se atribuições dos bolsistas:
a) Dedicar 20 (vinte) horas semanais para as atividades da bolsa;
b) Não acumular a bolsa com outra bolsa, estágio ou atividades remuneradas;
c) Participar de capacitações conforme demandado pela COTED-CT;
d) Atentar-se ao uso correto da Língua Portuguesa;
e) Auxiliar os servidores da COTED-CT nas atividades descritas na vaga;
f) Manter conduta ética e responsável no ambiente acadêmico;
g) Elaborar mensalmente o relatório de atividades;
h) Apresentar o relatório final ao término da bolsa.

 

7. DAS ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR

7.1 Constituem-se atribuições do orientador:
a) Definir as atividades dos bolsistas em consonância com as propostas deste Edital;
b) Acompanhar e orientar as atividades realizadas;
c) Informar à DIRGRAD-CT, caso haja necessidade de substituição ou exclusão de bolsista;
d) Enviar, mensalmente, à DIRGRAD-CT os relatórios das atividades desenvolvidas pelo bolsista, para que sejam realizados os pagamentos das bolsas;
e) Elaborar relatório final de atividades ao término da vigência do edital.

 

8. DAS INSCRIÇÕES

8.1 As inscrições ocorrerão conforme o cronograma apresentado no Quadro 2.

8.2 Requisitos para inscrição:

a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação;
b) Não ter penalidades disciplinares;
c) Atender aos requisitos da vaga pretendida.

8.3 As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail coted-ct@utfpr.edu.br contendo:

a) Declaração de matrícula atualizada;
b) Interesses e motivação na vaga ofertada;
c) Anexo de currículo e/ou portifólio.

8.4 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

8.5 O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no cronograma ou se as informações prestadas não forem completas e/ou verdadeiras ou se não comparecer a alguma das etapas de seleção previstas.

 

9. DAS ETAPAS DO EDITAL E CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

9.1 A seleção será conduzida pela COTED-CT, composta por duas etapas:


a) Etapa 1: Análise de currículo e portfólio (50 pontos);
b) Etapa 2: Prova prática (50 pontos).

9.2 Serão convocados os 8 (oito) primeiros colocados na Etapa 1 para a Etapa 2.

9.3 Em caso de empate, terá preferência o candidato de maior idade.

9.4 As entrevistas e a prova prática serão realizadas nas datas informadas no cronograma, presencialmente na UTFPR - Sede Centro, em acordo entre a COTED-CT e o candidato. A convocação para a entrevista e prova prática será encaminhada para o endereço de e-mail utilizado pelo candidato no ato da inscrição.

 

10. DOS RESULTADOS

10.1 Os resultados serão homologados e publicados pela DIRGRAD-CT, no site: http://portal.utfpr.edu.br/editais

10.2 Em caso de desistência, outros candidatos poderão ser convocados conforme a ordem de classificação.

 

11. DOS RECURSOS

11.1 Recursos poderão ser interpostos conforme o cronograma.

11.2 Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail da coted-ct@utfpr.edu.br devidamente fundamentados

 

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Os prazos deste Edital são improrrogáveis.

12.2 As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas pela DIRGRAD-CT.

12.3 Dúvidas e casos omissos serão solucionados pela DIRGRAD-CT.

12.4 Este Edital e seus resultados serão publicados no endereço: http://portal.utfpr.edu.br/editais

12.5 Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.


 

Curitiba, 03 de julho de 2025.

 

Guilherme A. Schneider

Diretor de Graduação e Educação Profissional

Campus Curitiba

 

Paulo Daniel Batista Sousa

Diretor Geral

Campus Curitiba



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, DIRETOR(A), em (at) 03/07/2025, às 13:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO DANIEL BATISTA DE SOUSA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/07/2025, às 17:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5028193 e o código CRC (and the CRC code) FF5CCEAC.