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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
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EDITAL 29/2025 - DIRGRAD
PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À GESTÃO DA COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO (COTED-CT)
A Diretoria de Graduação e Ensino Profissional do Campus Curitiba (DIRGRAD-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para o Programa de Apoio à Gestão da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT), vinculada à DIRGRAD-CT.
1. DO OBJETIVO
1.1 O presente Edital tem como objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, de acordo com o Quadro 3, de Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba e região metropolitana, para atuarem na Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT), em aderência aos macros objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR no programa de egressos com recursos advindos da PROREC a serem executados no Campus Curitiba.
1.2 Os estudantes selecionados atuarão no apoio às atividades técnicas e de especificidade de suas áreas envolvidas.
1.3 O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas destinadas aos estudantes da graduação, conforme o Quadro 3 do presente edital.
2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
2.1 As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2025, 20RK, fonte tesouro, conforme o Programa DIRCOM "Comunicar, publicar e divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão institucionais. Informar à sociedade as ações e oportunidades da UTFPR", para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.
2.2 Serão concedidas 2 (duas) bolsas no valor de até R$ 1.000,00 (mil reais) mensais cada, para o período de 12 (doze) meses, totalizando R$ 24.000,00 no período de 15/08/2025 a 14/08/2026.
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Quadro 1 - Cronograma de Pagamentos Previstos |
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Bolsa |
Valor |
Vigência |
Mês de pagamento |
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1 |
R$ 1.000,00 |
15/08/2025 a 14/09/2025 |
Outubro 2025 |
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2 |
R$ 1.000,00 |
15/09/2025 a 14/10/2025 |
Novembro 2025 |
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3 |
R$ 1.000,00 |
15/10/2025 a 14/11/2025 |
Dezembro 2025 |
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4 |
R$ 1.000,00 |
15/11/2025 a 14/12/2025 |
Janeiro 2026 |
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5 |
R$ 1.000,00 |
15/12/2026 a 14/01/2026 |
Fevereiro 2026 |
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6 |
R$ 1.000,00 |
15/01/2026 a 14/02/2026 |
Março 2026 |
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7 |
R$ 1.000,00 |
15/02/2026 a 14/03/2026 |
Abril 2026 |
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8 |
R$ 1.000,00 |
15/03/2026 a 14/04/2026 |
Maio 2026 |
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9 |
R$ 1.000,00 |
15/04/2026 a 14/05/2026 |
Junho 2026 |
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10 |
R$ 1.000,00 |
15/05/2026 a 14/06/2026 |
Julho 2026 |
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11 |
R$ 1.000,00 |
15/06/2026 a 14/07/2026 |
Agosto 2026 |
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12 |
R$ 1.000,00 |
15/06/2026 a 14/08/2026 |
Setembro 2026 |
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Total por Bolsista |
R$ 12.000,00 |
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Total de bolsas |
R$ 24.000,00 |
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3. DAS BOLSAS
3.1 - A concessão da bolsa de apoio ao discente está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital.
3.1.1 - A bolsa é pessoal e não pode ser dividida entre mais de um aluno. Em caso de desistência do bolsista, este poderá ser substituído mediante nova seleção ou pela convocação de aluno já classificado e constante na lista de espera da seleção inicial.
3.2 Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos estudantes dos cursos de graduação selecionados conforme cronograma disponível no item 4 do presente edital.
3.3 - A bolsa corresponde à atuação mensal, podendo ser interrompida por solicitação do orientador ou pelo próprio estudante.
3.4 A vigência das bolsas inicia em 15 de agosto de 2025 e termina em 14 de agosto de 2026.
3.5 A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
3.5.1 A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf
3.6 Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais presenciais.
3.7 As atividades ocorrerão presencialmente, nos locais definidos pelo servidor orientador.
3.8 Poderão ocorrer pagamentos proporcionais de bolsa, em caso de não cumprimento da carga horária semanal estabelecida.
3.9 Os pagamentos somente serão realizados mediante a entrega do relatório de atividades mensais, devidamente assinado pelo orientador.
3.10 As atividades dos bolsistas serão definidas pelo orientador, com base nos critérios estabelecidos no presente edital
4. DO CRONOGRAMA
4.1 No Quadro 2, é apresentado o cronograma das atividades deste edital.
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Quadro 2 - Cronograma |
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Atividade |
Data/Período |
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Publicação do Edital |
Até 05/07/2025 |
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Inscrições |
Até às 23h59 de 14/07/2025 |
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Seleção e Classificação da Etapa 1 |
15 e 16/07/2025 |
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Convocação para entrevistas |
Até às 18h de 18/07/2025 |
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Seleção e Classificação da Etapa 2 |
21 a 24/07/2025 |
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Publicação do Resultado Preliminar |
Até 26/07/2025 |
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Recurso quanto ao Resultado Preliminar |
Até 28/07/2025 |
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Resultado dos Recursos |
29/07/2025 |
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Publicação do Resultado Final |
30/07/2025 |
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Entrega da Documentação |
11/08/2025 |
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Início das atividades |
15/08/2025 |
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Término das Atividades e Relatório Final |
14/08/2026 |
5. DAS VAGAS
5.1 Serão ofertadas no âmbito deste edital 2 (duas) vagas para estudantes bolsistas
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Quadro 3 - Descrição das Vagas |
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Código da vaga |
Número de vagas |
Requisito da vaga |
Descrição das Atividades |
Responsável |
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COTED |
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Acadêmicos dos cursos de Acadêmicos matriculados, a partir do 3º ou 4º período, nos cursos de:
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João Paulo Kuzma |
6. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS
6.1 Constituem-se atribuições dos bolsistas:
a) Dedicar 20 (vinte) horas semanais para as atividades da bolsa;
b) Não acumular a bolsa com outra bolsa, estágio ou atividades remuneradas;
c) Participar de capacitações conforme demandado pela COTED-CT;
d) Atentar-se ao uso correto da Língua Portuguesa;
e) Auxiliar os servidores da COTED-CT nas atividades descritas na vaga;
f) Manter conduta ética e responsável no ambiente acadêmico;
g) Elaborar mensalmente o relatório de atividades;
h) Apresentar o relatório final ao término da bolsa.
7. DAS ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR
7.1 Constituem-se atribuições do orientador:
a) Definir as atividades dos bolsistas em consonância com as propostas deste Edital;
b) Acompanhar e orientar as atividades realizadas;
c) Informar à DIRGRAD-CT, caso haja necessidade de substituição ou exclusão de bolsista;
d) Enviar, mensalmente, à DIRGRAD-CT os relatórios das atividades desenvolvidas pelo bolsista, para que sejam realizados os pagamentos das bolsas;
e) Elaborar relatório final de atividades ao término da vigência do edital.
8. DAS INSCRIÇÕES
8.1 As inscrições ocorrerão conforme o cronograma apresentado no Quadro 2.
8.2 Requisitos para inscrição:
a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação;
b) Não ter penalidades disciplinares;
c) Atender aos requisitos da vaga pretendida.
8.3 As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail coted-ct@utfpr.edu.br contendo:
a) Declaração de matrícula atualizada;
b) Interesses e motivação na vaga ofertada;
c) Anexo de currículo e/ou portifólio.
8.4 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.
8.5 O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no cronograma ou se as informações prestadas não forem completas e/ou verdadeiras ou se não comparecer a alguma das etapas de seleção previstas.
9. DAS ETAPAS DO EDITAL E CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
9.1 A seleção será conduzida pela COTED-CT, composta por duas etapas:
a) Etapa 1: Análise de currículo e portfólio (50 pontos);
b) Etapa 2: Prova prática (50 pontos).
9.2 Serão convocados os 8 (oito) primeiros colocados na Etapa 1 para a Etapa 2.
9.3 Em caso de empate, terá preferência o candidato de maior idade.
9.4 As entrevistas e a prova prática serão realizadas nas datas informadas no cronograma, presencialmente na UTFPR - Sede Centro, em acordo entre a COTED-CT e o candidato. A convocação para a entrevista e prova prática será encaminhada para o endereço de e-mail utilizado pelo candidato no ato da inscrição.
10. DOS RESULTADOS
10.1 Os resultados serão homologados e publicados pela DIRGRAD-CT, no site: http://portal.utfpr.edu.br/editais
10.2 Em caso de desistência, outros candidatos poderão ser convocados conforme a ordem de classificação.
11. DOS RECURSOS
11.1 Recursos poderão ser interpostos conforme o cronograma.
11.2 Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail da coted-ct@utfpr.edu.br devidamente fundamentados
12. DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 Os prazos deste Edital são improrrogáveis.
12.2 As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas pela DIRGRAD-CT.
12.3 Dúvidas e casos omissos serão solucionados pela DIRGRAD-CT.
12.4 Este Edital e seus resultados serão publicados no endereço: http://portal.utfpr.edu.br/editais
12.5 Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 03 de julho de 2025.
Guilherme A. Schneider
Diretor de Graduação e Educação Profissional
Campus Curitiba
Paulo Daniel Batista Sousa
Diretor Geral
Campus Curitiba
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, DIRETOR(A), em (at) 03/07/2025, às 13:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO DANIEL BATISTA DE SOUSA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/07/2025, às 17:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5028193 e o código CRC (and the CRC code) FF5CCEAC. |