Boletim de Serviço Eletrônico em 11/07/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS

 

EDITAL Nº 03/2025-PPGTP

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO

EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS (PPGTP) - SEMESTRE 1/2025

 

 

O Diretor-Geral do Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio da Comissão de Bolsas do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP), torna público que estão abertas as inscrições para seleção de distribuição de bolsas de estudo no PPGTP para o segundo semestre de 2025.

 

  1. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO

1.1 As inscrições poderão ser feitas no período de 21/07/2025 a 21/08/2025 (até as 23h59min), através de envio da documentação solicitada neste edital para o e-mail: ppgtp-pb@utfpr.edu.br, em arquivo único (.pdf).

1.1.1 Formulário assinado de pedido de bolsa (Anexo A);

1.1.2 Declaração de dedicação exclusiva (Anexo B);

1.1.3 Comprovante de endereço dos pais (caso o(a) candidato(a) comprove residência familiar fora do município de Pato Branco);

1.1.4 Comprovação por cópia da carteira de trabalho ou declaração de não ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou ter vínculo com contrato suspenso, sem remuneração (liberado (a) integralmente das atividades profissionais), durante todo o período de bolsa (Anexo B) ou conforme Portaria/Capes nº 76 de 14 de abril de 2010, que atualiza o regulamento do Programa de Demanda Social e o teor do Regulamento Acadêmico do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR.

1.1.4.1 Para candidatos(as) com vínculo empregatício, que desejarem concorrer e acumular a bolsa, deverão requerer através do envio de e-mail para secretaria do PPGTP, declaração com anuência formal do Orientador, da Comissão de Bolsas e da instituição de vínculo empregatício (ANEXO B).

1.1.5 Comprovante de regularidade no CADIN (certidão negativa), obtido através do site: https://www3.bcb.gov.br/nadaconsta/.

1.1.6 Cópia do histórico escolar da pós-graduação.

1.2 Ao inscrever-se, o candidato declarará conhecer o teor: da Portaria nº 133/2023 da CAPES; da Portaria nº 187/2023 da CAPES; da Resolução nº 68/2021 do COPPG/UTFPR; da Instrução Normativa nº 09/2020 da PROPPG/UTFPR; da Instrução Normativa nº 36/2023 da PROPPG/UTFPR; do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR.

 

  1. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

2.1 O processo de seleção será realizado pela Comissão de Bolsas do PPGTP da UTFPR, Campus Pato Branco.

2.2 A forma de classificação dos(as) mestrandos(as) do PPGTP para a concessão de bolsas será em ordem decrescente de acordo com a nota final.

2.3 O PPGTP formará lista de espera para eventual distribuição de bolsas, conforme a ordem de classificação.

2.3.1 Por cota do programa entende-se o conjunto de bolsas concedidas por agências de fomento ao PPGTP.

2.3.2 O número de bolsas a ser distribuído dependerá da cota disponível no Programa no segundo semestre de 2025, sendo a fonte pagadora a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), conforme valores de R$ 2.100,00 estabelecidos pela agência de fomento (aqui).

2.4 A seleção será por meio da avaliação do desempenho global conforme Resolução PPGTP/UTFPR nº 2. O critério se constitui na realização de uma prova de química com os conteúdos do Anexo A.

2.5 Os(as) candidatos(as) poderão trazer calculadora não programável.

2.6 A prova de seleção será realizada no dia 25/08/2025, das 14h às 17h em sala a ser definida posteriormente e divulgada na página do PPGTP.

2.7 Critérios de desempate:

1º Classificação no processo de seleção de entrada no PPGTP;

2º Maior nota nas questões que envolvem: Preparo de soluções; Cálculo estequiométrico; Equilíbrio químico;

3º Maior nota em Normas de segurança em laboratórios;

4º Candidato(a) de maior idade.

 

2.8 Em situações relacionadas ao acúmulo de bolsas, o programa distribuirá as cotas inicialmente aos discentes sem vínculo empregatício ou com vínculo empregatício quando estiver liberado das atividades profissionais e sem recebimento de vencimentos, e posteriormente, aos interessados em outras situações de acúmulo com atividade remunerada ou outros rendimentos.

§ 1º - O acúmulo com outras atividades remuneradas e outros rendimentos deve ser considerado apenas se todos os alunos sem vínculo empregatício ou com vínculo empregatício quando estiver liberado das atividades profissionais e sem recebimento de vencimentos já tiverem sido contemplados no edital de seleção de bolsistas.

§ 2º - A distribuição de bolsas para discentes em situação de acúmulo com atividade remunerada, deve seguir, nesta ordem, os seguintes critérios de prioridade:

I) estudantes que ingressaram por meio de políticas de ações afirmativas regulamentadas na UTFPR;

II) estudantes em maior vulnerabilidade socioeconômica;

III) professores e demais profissionais da educação básica que atuam na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino;

§ 3º - Aos beneficiários de bolsas CAPES, cota Pró-Reitoria, fica vetado o acúmulo de bolsa com atividades remuneradas e outros rendimentos.

 

3. DURAÇÃO DAS BOLSAS

3.1 O período de recebimento de bolsa será diferenciado conforme a condição do bolsista.

3.2 No caso de discentes em situação de NÃO acúmulo com outras atividades remuneradas e outros rendimentos, a bolsa terá duração prevista de até 24 (vinte e quatro) meses, exceto se houver alteração da situação referente a vínculo durante o período de recebimento de bolsa.

3.3 As bolsas descritas no § 2º do item 2.9 poderão ser renovadas a cada 12 (doze) meses, desde que não existam outros candidatos mais prioritários conforme a ordem de prioridade listada no Art. 2º da Instrução Normativa nº 36/2023 da PROPPG/UTFPR.

3.4 O discente que receber bolsa, de qualquer modalidade descrita nos itens 3.2 ou 3.3, em caso de alteração da situação referente a vínculo durante o período de recebimento de bolsa, deverá comunicar imediatamente a Comissão de Bolsas do PPGTP.

3.5 Quando houver alteração da situação referente a vínculo, a bolsa poderá ser remanejada caso existam outros candidatos mais prioritários na lista de espera do Edital vigente.

3.6 O dever de comunicar eventuais alterações de situação, previsto em 3.4, constará do Termo de Compromisso do Bolsista.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

4.1 O resultado da seleção será publicado no dia 26/08/2025, até às 18h.

4.2
Interposição de recursos diante da homologação até o dia 28/08/2025,às 18h, através do e-mail ppgtp-pb@utfpr.edu.br.

4.3 Publicação do resultado final após interposição de recursos: até o dia 29/08/2025, até às 18h.

4.4 Os(as) alunos(as) contemplados(as) deverão providenciar para implementação da bolsa:

4.4.1 Abertura de conta-corrente no Banco do Brasil, apresentando cópia do termo de abertura ou cópia do cartão da conta;

4.4.2 Formulário de cadastramento de bolsista;

4.4.3 Termo de compromisso de bolsista.

4.5 Acarretará a eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou na Portaria/Capes nº 76, de 14 de abril de 2010, e suas alterações, e comunicados do PPGTP .

4.6 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

4.7 O presente Edital será publicado na página do PPGTP 

4.8 Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito de comum acordo o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Pato Branco, do Estado do Paraná, com expressa renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja.

 

Assinam eletronicamente este edital:

 

Prof.  Sirlei Dias Teixeira - Membro da Comissão de Bolsas

Prof.  Edimir Andrade Pereira – Coordenador do PPGTP

Prof.  Thiago de Oliveira Vargas – Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Neimar Follmann – Diretor-Geral do Campus Pato Branco da UTFPR

 

 


 

logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDIMIR ANDRADE PEREIRA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 09/07/2025, às 17:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIRLEI DIAS TEIXEIRA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 09/07/2025, às 21:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, DIRETOR(A), em (at) 10/07/2025, às 13:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) NEIMAR FOLLMANN, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 10/07/2025, às 15:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5042218 e o código CRC (and the CRC code) 69DD3073.



IMPORTANTE: todos os anexos estão  em word para facilitar o preenchimento>salvar como PDF e assinar pelo gov.br, antes do envio.

ANEXO A
AO EDITAL Nº 03/2025 – PPGTP

 

1. Conteúdos para a prova de seleção de bolsistas do PPGTP:

a) Preparo de soluções;

b) Cálculo estequiométrico;

c) Equilíbrio químico;

d) Normas de segurança em laboratórios.

 

2. Referências bibliográficas:

BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c1986. 2 v. ISBN 85- 216-0429-7 (obra completa). MAHAN, Bruce H. Química: um curso universitário. São Paulo, SP: E. Blücher, 1970. 654 p.

VOGEL, Arthur Israel. Química analítica qualitativa. São Paulo, SP: Mestre Jou, 1981. 665 p. ISBN 8587068016.

BOAS práticas de laboratório: aplicações em estudos de campo e de laboratório. Camaçari, BA: CEPED, 1996 560 p. ISBN 85-7303-093-3. Química Analítica e Análise Quantitativa. David Hage and James D. Carr. 1. Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

 

ANEXO B
AO EDITAL Nº 03/2025 – PPGTP 

FORMULÁRIO DE PEDIDO DE BOLSA

INFORMAÇÃO
Nome do Orientador:
Nome do Candidato:
Número de Matrícula (somente para veteranos):
CPF:
RG:
Dados Bancários:                   Banco: Agência:                        Conta Corrente nº:

 

RECLASSIFICAÇÃO DE SELEÇÃO (MÉDIA DA PROVA DE QUÍMICA E CURRÍCULO)

Preenchimento da Comissão de Bolsa
Linha de Pesquisa ( ) Colocação na Linha de Pesquisa ( ) Colocação geral ( )
RECLASSIFICAÇÃO DE SELEÇÃO (MÉDIA DA PROVA DE QUÍMICA E CURRÍCULO)
( ) Iniciante ( ) Coeficiente (sistema) __________________
LOCAL DE RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA
( ) Fora do município de Pato Branco                        ( ) No município de Pato Branco
EXAME DE QUALIFICAÇÃO
( ) Aprovado                                                               ( ) Não realizado/Reprovado
EXAME DE PROFICIÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA
( ) Aprovado                                                               ( ) Não realizado/Reprovado

 

Documentos em anexo:

Pato Branco, de de 20 .
Nome completo do(a) candidato(a) e assinatura

DECLARAÇÃO 1

Eu, NOME COMPLETO, CPF nº , carteira de identidade de nº , residente e domiciliado no endereço , assumo o compromisso de dedicar- me integralmente e exclusivamente às atividades do Programa, durante todo o período da bolsa e no desenvolvimento de minhas atividades de acordo com as normas das Agências de Fomento e Regulamento do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

Pato Branco, de de 20 .

Nome completo do(a) candidato(a) e assinatura

DECLARAÇÃO 2

Eu, NOME COMPLETO, CPF nº , carteira de identidade de nº , residente e domiciliado no endereço , declaro que NÃO:

    Tenho vínculo empregatício de qualquer natureza ou vínculo com contrato suspenso, sem remuneração (liberado integralmente das atividades profissionais) ou conforme Regulamento da Capes.
Recebo qualquer tipo de remuneração proveniente de vínculo empregatício, atividade profissional autônoma, estágios, pensão ou atividade alheia ao PPGTP.
Possuo qualquer relação de trabalho com a UTFPR. Sou aposentado ou situação equiparada.
Acumulo de bolsa com qualquer modalidade de auxílio de agências de fomento ou organismo nacional ou internacional.

 

Pato Branco, de de 20 .

Nome completo do(a) candidato(a)

 

DECLARAÇÃO 3

Eu, NOME COMPLETO, CPF nº , carteira de identidade de nº , residente e domiciliado no endereço, declaro que:
Tenho vínculo empregatício e interesse no acúmulo de bolsa de acordo com o previsto na Portaria CAPES nº 133, de 10 de Julho de 2023 e INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPG/UTFPR nº 36, de 29 de setembro de 2023.

Pato Branco, de de 20 .

Nome completo do(a) candidato(a) e assinatura do candidato

Identificação e assinatura de representante da comissão de bolsas

Identificação da empresa de vínculo e assinatura de responsável


Referência: Processo nº 23064.048293/2024-42 SEI nº 5042218