Boletim de Serviço Eletrônico em 14/07/2025
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Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS GUARAPUAVA
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EDITAL nº 03/2025 - dirppg-gp
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO WEB
Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO WEB, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução COPPG/UTFPR Nº 228, DE 30 DE abril DE 2025, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR Nº 97, de 10 de fevereiro de 2023, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo às seguintes condições:
I - FINALIDADE DO CURSO
Qualificar profissionais para se inserirem ou atuarem na área de desenvolvimento para Web
Área de Conhecimento: 1.03.00.00-7 Ciência da Computação
II - MODALIDADE DO CURSO
1. O curso terá suas aulas ministradas na modalidade EaD com 100% das aulas à distância
III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO
1. A carga horária total do curso é de 360 horas e as aulas são ministradas com periodicidade semanal.
IV - VAGAS
1. O curso oferece 115 vagas para concorrência pública.
2. A turma será aberta se houver no mínimo 75 candidatos selecionados com matrícula confirmada.
3. Obs. o mínimo corresponde a 90% do número de vagas ofertadas.
4. A quantidade de vagas para concorrência pública pode ser majorada em até 25%, respeitando os critérios de seleção e classificação.
5. Sobre o número total de alunos matriculados, a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.
V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MATRÍCULA E DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
1. O cronograma de inscrição e matrícula segue as datas dispostas abaixo:
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Período de Inscrição
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01/08/2025 à 27/08/2025
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Resultado da classificação
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01/09/2025
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Interposição de Recurso
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02/09/2025 à 04/09/2025
Obs 02 dias úteis (não impede a realização da matrícula dos demais)
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Período de Matrícula
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02/09/2025 à 05/09/2025
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Segunda chamada para matrícula
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10/09/2025 à 12/09/2025
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2. A UTFPR se reserva ao direito de promover prorrogações e ajustes nos períodos acima, comunicando as alterações no site de divulgação da oferta do curso e inscrições.
3. O presente Edital tem prazo de validade de 3 (três) meses a partir da data da sua publicação, prazo máximo possível de eventuais prorrogações e ajustes na oferta da turma do curso.
VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
1. Os interessados em participar do processo de classificação deverão:
a) Efetuar a inscrição no Portal Cursos e Eventos.
b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).
c) Encaminhar através do Portal Cursos e Eventos, até o último dia da inscrição a cópia simples dos seguintes documentos:
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Brasileiros: documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
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Estrangeiros: passaporte e/ou carteira de registro nacional de migrante (CRNM). Na falta de um dos documentos, cópia do documento de identidade do seu país.
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Diploma de graduação de curso superior contendo a data de colação de grau e legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem) ou cópia digital de declaração de conclusão do curso concedido pela respectiva Coordenação de curso da Instituição;
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Histórico escolar do curso de graduação;
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Curriculum Vitae;
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Comprovante de Residência (com data máxima de três meses após emissão/vencimento);
2. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.
3. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no Portal Cursos e Eventos. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.
VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO
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Início das atividades letivas
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22/09/2025
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Recesso das atividades letivas 1
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16/12/2025
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Reinício das atividades letivas
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19/01/2026
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Recesso das atividades letivas 2
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14/04/2026
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Reinício das atividades letivas
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27/04/2026
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Recesso das atividades letivas 3
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21/07/2026
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Reinício das atividades letivas
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03/08/2026
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Término das atividades letivas
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26/10/2026
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VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Guarapuava, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;
2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.
3. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios:
i. Curriculum Vitae;
ii. Idade mais avançada.
Os critérios para a classificação, considerando a tabela de Áreas de Conhecimento Capes, segundo o Curriculum Vitae são:
a) Titulação - Máximo de 10 pontos
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Titulação
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Área: 10000003- Ciências Exatas e da Terra
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Outras áreas do Conhecimento
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Graduação
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5
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4
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Especialização
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4
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3
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Mestrado
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2
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2
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Doutorado
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1
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1
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b) Atuação Profissional - Máximo de 25 pontos
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Atuação Profissional
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Área de TI
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Outras áreas em Exatas
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Demais áreas
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Atividade por ano
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3
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2
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1
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4. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V.
5. O processo de seleção de servidores visando o programa de capacitação interna da UTFPR será realizado pela Coordenação de Recursos Humanos do campus de origem do servidor.
IX - INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
1. A interposição de recurso ao resultado da classificação deverá ser feita em até o último prazo previsto no cronograma, direcionado à Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação pelo email dirppg-gp@utfpr.edu.br, que se manifestará em até dois dias úteis.
2. Da interposição, além do texto com as justificativas e questionamentos, poderão constar documentos e outros anexos que o candidato julgar conveniente para a análise.
X - MATRÍCULA
1. O processo de matrícula compreende entrega ou envio dos seguintes documentos:
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Cópia frente e verso do diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso de graduação (*) (**);
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Cópia do histórico escolar do curso de graduação;
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Cópia do documento de identidade com foto;
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Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF (impresso a partir da página da Receita Federal com código de controle e data de impressão), somente se o documento de identidade não contiver o número do CPF;
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Cópia da certidão de nascimento ou casamento, somente se o documento de identidade não contiver o local de nascimento (naturalidade) ou se o nome no documento de identidade está diferente do nome que consta na certidão;
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Cópia do passaporte (candidatos estrangeiros);
2. Para validação dos documentos para matrícula o candidato terá duas opções:
a) A apresentação física dos documentos para a secretaria de curso, cabendo à secretaria, mediante a comparação entre o original e a cópia, atestar a autenticidade, conforme a Lei nº 13.726, de 2018;
b) Disponibilizar documentos digitais com assinatura realizada pelos meios oficiais reconhecidos pela legislação brasileira. Deve-se utilizar Autoridade Certificadora (assinatura gov.br, cartório digital, receita federal, etc...), com custas assumidas pelo candidato.
(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula; para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;
(**) Diploma de graduação de instituição do exterior, deve estar autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem.
(***) Ao chegar ao país, existe o prazo de 30 dias, contados da data da entrada, para que o estrangeiro se apresente à Polícia Federal para solicitar o RNE. A cédula, entretanto, não fica pronta imediatamente. O estrangeiro receberá um protocolo. Este protocolo já possui o número do RNE, que pode ser usado para proceder à matrícula. O estudante poderá agendar o atendimento na Polícia Federal pela Internet, mesmo antes de entrar no país.
3. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até o último dia previsto no item V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA - Período de Matrícula
a. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas na segunda chamada, a partir da lista de espera.
b. Havendo disponibilidade de vagas remanescentes, haverá abertura de segunda chamada que será realizada de acordo com o item V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA, devendo o valor de matrícula ser pago até o último dia da segunda chamada.
XI – CONVÊNIO UTFPR E FUNDAÇÃO DE APOIO (FUNTEF-PR)
1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo pela PORTARIA CONJUNTA Nº 225, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022.
2. Processos relacionados com cobrança, emissão de novos boletos, ajustes contratuais e outras dúvidas e situações relacionadas com a gestão financeira do curso poderão ser tratadas pelo aluno/candidato diretamente com a Fundação em seu Portal de Serviços FUNTEF-PR.
XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
1. O candidato, no ato da inscrição fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento da matrícula e mensalidades:
a) Valor do Curso à vista: Matrícula no valor de R$ 469,00 e parcela única no valor de R$ 6.287,40 com vencimento no último dia do período de matrícula.
b) Valor do curso parcelado - Matrícula no valor de R$ 469,00 mais 14 parcelas de R$ 499,00 com vencimentos nos dias 10 de cada mês, a partir do mês de outubro de 2025.
2. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tenha sua abertura confirmada.
3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.
Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, o aluno deverá realizar o aceite eletrônico na etapa de inscrição no Portal Cursos e Eventos.
XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.
XIV – INFORMAÇÕES GERAIS
1.Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.
2. O presente edital será publicado por meio de boletim eletrônico disponível na Página de Consulta Publicações Eletrônicas.
3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones (42) 9 8859-5205 ou pelo e-mail: pos-ead-gp@utfpr.edu.br
4. O presente edital também será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF para o processo de inscrição e submissão de documentos por meio do Portal Cursos e Eventos.
5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e/ou sua Assessoria de Pós-graduação Lato Sensu.
Guarapuava, 14 de julho de 2025
LUCIANO OGIBOSKI
Coordenador
CRISTIANE SOUZA PEDROSO
Diretor de Pesquisa e Pós- Graduação
RICARDO VINÍCIUS BUBNA BISCAIA
Diretor-Geral (em exercício)
Relação de links deste edital:
Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações:
https://pos-ead.gp.utfpr.edu.br/
Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção:
https://funtefpr.conveniar.com.br/Eventos/
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Guarapuava (DIRPPG-GP):
https://www.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/guarapuava
Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO OGIBOSKI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 14/07/2025, às 12:05, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CRISTIANE SOUZA PEDROSO, DIRETOR(A), em (at) 14/07/2025, às 17:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RICARDO VINICIUS BUBNA BISCAIA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 14/07/2025, às 17:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
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Disciplina:
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Inovação e Tendências em Desenvolvimento Web
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CH: 30H
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Objetivo:
Explorar as principais inovações tecnológicas e tendências emergentes no desenvolvimento web, com foco em entender a aplicação prática dessas inovações. Apresentar estudos de caso e relatos de experiências reais de sucesso, permitindo aos alunos entender as soluções mais inovadoras adotadas por empresas e profissionais da área.
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Temas de estudo:
(1) Seminários relacionados e de interesse na área de desenvolvimento Web, (2) palestras sobre tecnologias e assuntos emergentes, (3) discussões sobre temas de interesse na área de computação.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de atividades práticas individuais.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
SILVA, Edson Cordeiro da. Governança corporativa nas empresas: como a boa governança corporativa impulsiona valor para uma gestão empresarial de sucesso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023. 1 recurso online. ISBN 9788550817880.
VILENKY, Renata. Startup: transforme problemas em oportunidades de negócios. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958262.
EDITORA SARAIVA. Lei geral de proteção de dados (LGPD) e marco civil da internet. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. (Expressa de legislação). ISBN 9786553620384.
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Disciplina:
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Lógica de Programação para Desenvolvedores Web
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CH: 30H
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Objetivo:
Esta disciplina tem como objetivo ensinar a análise e resolução de problemas computacionais utilizando uma linguagem de programação de alto nível. Os alunos aprenderão a aplicar os fundamentos de programação para implementar algoritmos eficientes e soluções práticas.
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Temas de estudo:
(1) Instruções simples e tipos de dados primitivos e compostos, (2) estruturas condicionais e de repetição, (3) testes e depuração.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
MANZANO, José Augusto Navarro G.; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Algoritmos - Lógica para
Desenvolvimento de Programação de Computadores. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN
9788536531472. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536531472/.
Acesso em: 26 set. 2024.
PIVA JUNIOR, Dilermando et al. Algoritmos e programação de computadores. 2. Rio de Janeiro: GEN LTC,
2019. 1 recurso online. ISBN 9788595150508. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595150508/. Acesso em: 26 set. 2024.
SOUZA, Marco Antonio de; GOMES, Marcelo Marques; SOARES, Marcio Vieira; CONCILIO, Ricardo et al.
Algoritmos e lógica de programação. 2.ed. São Paulo, SP: Thomson, Cengage Learning, 2011. xvi, 234 p.
ISBN 8522111294
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Disciplina:
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Desenvolvimento de Interfaces Web com HTML5 e CSS3
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CH: 30H
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Objetivo:
Capacitar os alunos a desenvolver interfaces web responsivas utilizando HTML5 e CSS3. A disciplina ensina a estruturar páginas, aplicar estilos avançados e garantir compatibilidade entre dispositivos e navegadores, com foco em design, usabilidade e design responsivo. Ao final, o aluno será capaz de criar páginas web interativas e atrativas, aplicando conceitos de layout, responsividade e usabilidade.
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Temas de estudo:
(1) Estruturação e estilização de páginas com HTML5 e CSS3, (2) princípios de design responsivo e acessibilidade, (3) ferramentas, técnicas e boas práticas para a implementação de sites Web.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
KAWANO, Wilson. Crie aplicativos Web com HTML, CSS, JavaScript, PHP, PostgreSQL, Bootstrap, AngularJS e Laravel. Curitiba, PR. 2016. ISBN 9788539907885.
SILVA, Maurício Samy. HTML5: a linguagem de marcação que revolucionou a Web. São Paulo, SP: Novatec, 2011. 320 p. ISBN 9788575222614.
SILVA, Maurício Samy. CSS3: desenvolva aplicações web profissionais com uso dos poderosos recursos de estilização. São Paulo, SP: Novatec, 2012. 489 p. ISBN 978-85-7522-289-8.
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Disciplina:
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JavaScript: Desenvolvendo Aplicações Web Dinâmicas e Interativas
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CH: 30H
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Objetivo:
A disciplina aborda os conceitos fundamentais do JavaScript, enfocando o desenvolvimento de aplicações web dinâmicas e interativas. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de desenvolver aplicações web responsivas e dinâmicas utilizando JavaScript, proporcionando uma experiência interativa ao usuário.
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Temas de estudo:
(1) Conceitos fundamentais e principais recursos do JavaScript, (2) eventos, controle de fluxos e manipulação de DOM, (3) frameworks e bibliotecas.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
KAWANO, Wilson. Crie aplicativos Web com HTML, CSS, JavaScript, PHP, PostgreSQL, Bootstrap, AngularJS e Laravel. Curitiba, PR. 2016. ISBN 9788539907885.
MORRISON, Michael. Use a cabeça!: JavaScript. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2008. 606 p. ISBN 9788576082132.
SVEKIS, Laurence Lars., Putten, Maaike van., By Rob Percival, Codestars. JavaScript from Beginner to Professional: Learn JavaScript Quickly by Building Fun, Interactive, and Dynamic Web Apps, Games, and Pages. Alemanha: Packt Publishing, 2021.
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Disciplina:
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Linux para Desenvolvedores e DevOps
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CH: 30H
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Objetivo:
Abordar funcionalidades do sistema operacional Linux, com foco na utilização do terminal para execução de tarefas essenciais. Nela, os estudantes aprenderão a aplicar comandos básicos e avançados do Linux, entenderão a estrutura de arquivos, permissões de usuários e sistemas de gerenciamento de pacotes. Ao final, o acadêmico será capaz de executar tarefas básicas e intermediárias no terminal, gerenciar arquivos e processos, configurar permissões e utilizar ferramentas essenciais para o desenvolvimento e operações de sistemas em ambientes Linux.
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Temas de estudo:
(2) Instalação, configuração e manipulação do sistema operacional Linux, (2) gestão de arquivos, diretórios, usuários e permissões, (3) principais comandos do terminal, gerenciamento de processos e memória.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
WOJSLAW, Damian., Adamowicz, Grzegorz. The Linux DevOps Handbook: Customize and Scale Your Linux Distributions to Accelerate Your DevOps Workflow. Reino Unido: Packt Publishing, 2023.
HUNT, Craig. Linux: servidores de rede. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2004. xxii, 567 ISBN 85-7393-321-6.
MENEZES, Alisson Machado de. Hands-on DevOps with Linux: Build and Deploy DevOps Pipelines Using Linux Commands, Terraform, Docker, Vagrant, and Kubernetes (English Edition). Índia: Bpb Publications, 2021.
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Disciplina:
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Controle de Versão e Colaboração com Git e GitHub
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CH: 30H
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Objetivo:
Capacitar os alunos a utilizar o Git para gerenciar versões de projetos, colaborar em equipe e aplicar boas práticas de versionamento. Ao final, o aluno será capaz de versionar projetos, trabalhar com branches, realizar merges, resolver conflitos e colaborar em plataformas como GitHub.
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Temas de estudo:
(1) Repositórios e comandos básicos do Git, (2) boas práticas para trabalho colaborativo com Git, (3) fluxos de trabalho.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
TURING, Alisa. Git and GitHub. N.p.: Publifye AS, 2025.
TSITOARA, Mariot. Beginning Git and GitHub: Version Control, Project Management and Teamwork for the New Developer. Alemanha: Apress, 2024.
CARTER, Thompson. Git and Github Essentials: Version Control for Developers. N.p.: Amazon Digital Services LLC - Kdp, 2024.
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Disciplina:
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Banco de Dados para Sistemas Web
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CH: 30H
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Objetivo:
Capacitar os estudantes a projetar, implementar, e gerenciar bancos de dados relacionais, utilizando técnicas de modelagem de dados, linguagem SQL, e princípios de normalização. Ao final da disciplina, os alunos serão capazes de criar, consultar, e manter bancos de dados relacionais eficientes e seguros, aplicando boas práticas de design e otimização de consultas.
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Temas de estudo:
(1) Conceitos e definições de bancos de dados relacionais, (2) modelagem de banco de dados relacionais, (3) gerenciamento e manipulação de dados.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
RAMAKRISHNAN, Raghu; GEHRKE, Johannes. Sistemas de gerenciamento de banco de dados. São Paulo, SP: McGraw-Hill, 2008. xxvii, 884 p. ISBN 9788577260270.
OPPEL, Andy; SHELDON, Robert. SQL: um guia para iniciantes. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2009. 577 p. ISBN 978-85-7393-805-0.
GUIMARÃES, Cardoso. Fundamentos para bancos de dados: modelagem, projeto e linguagem SQL. Piracicaba, SP: Ed. da Unicamp, 2003. 270 p. (Títulos em engenharia de software. 4). ISBN 85-268-0633-5.
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Disciplina:
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Programação Orientada a Objetos
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CH: 30H
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Objetivo:
Capacitar os estudantes a desenvolverem sistemas utilizando os princípios da Programação Orientada a Objetos (POO). Os alunos aprenderão a projetar, implementar e testar sistemas modulares e reutilizáveis, aplicando conceitos fundamentais como encapsulamento, herança, polimorfismo, e abstração, preparando-os para criar soluções robustas e escaláveis em ambientes de desenvolvimento web.
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Temas de estudo:
(1) Introdução à programação orientada a objetos, (2) principais conceitos e estruturas da programação orientada a objetos, (3) testes em programação orientada a objetos.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
MCLAUGHLIN, B., 2008. Use A Cabeça! Análise E Projeto Orientado ao Objeto. O’ Reilly.
CHIARELLI, A., 2016. Mastering JavaScript Object-Oriented Programming. Packt Publishing Ltd.
ARAÚJO, E. C. de, 2008. Orientação A Objetos Com Java - Simples, Fácil E Eficiente. Visual Books.
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Disciplina:
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Gestão de Projetos Web com Metodologias Ágeis
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CH: 30H
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Objetivo:
Apresentar as principais metodologias ágeis aplicadas à gestão de projetos web, abordando técnicas de planejamento, execução e controle de projetos de desenvolvimento web. A disciplina visa proporcionar aos alunos a compreensão de como aplicar frameworks ágeis, como Scrum e Kanban, para gerenciar eficazmente equipes, prazos e entregas em projetos web.
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Temas de estudo:
(1) Metodologias e frameworks para gestão de projetos web, (2) gestão de fluxos de trabalho, (3) execução, monitoramento e avaliação de resultados em projetos web.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça! análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, c2007. 442 p. ISBN 9788576081456.
WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011. 330 p. ISBN 9788535239164.
MARTINS, José Carlos Cordeiro. Gerenciando projetos de desenvolvimento de software com PMI, RUP e UML. 5.ed. Rio de Janeiro, RJ: Brasport, 2010. 290 p. ISBN 9788574524511.
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Disciplina:
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Desenvolvimento Aplicações Back-End com Frameworks
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CH: 30H
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Objetivo:
Capacitar os estudantes a desenvolver aplicações back-end robustas, escaláveis e seguras utilizando frameworks modernos. A disciplina abordará desde os fundamentos do desenvolvimento back-end até a implementação de APIs e integração com bancos de dados, preparando os alunos para construir e manter sistemas server-side eficientes em um ambiente profissional.
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Temas de estudo:
(1) Fundamentos de frameworks back-end, (2) roteamento, manipulação de requisições e respostas, (3) testes automatizados.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
MARTIN BEAN. Laravel 5 Essentials. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2015. Disponível em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=1e814bb3-45da-3eba-aed0-30ae6227c92e. Acesso em: 14 set. 2023.
MARABESI, M. Aprendendo Laravel : o framework PHP dos artesãos da web / Matheus Marabesi e Michael Douglas. [s. l.]: Novatec, 2017. Disponível
em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=0f16d574-352d-3e21-ba80-1d9d1f344315. Acesso em: 14 set. 2023.
KILICDAGI, A. Laravel Design Patterns and Best Practices. Birmingham: Packt Publishing, 2014. Disponível em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=7b3e9299-f16f-391f-8dcd-f0d39f4ca0ec. Acesso em: 14 set. 2023.
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Disciplina:
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Infraestrutura Web: Servidores, Deploy e Cloud Computing
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CH: 30H
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Objetivo:
Capacitar os estudantes a implantar e configurar servidores web, tanto em ambientes locais quanto na nuvem, utilizando técnicas de conteinerização, possibilitando a implantação de aplicações web de maneira eficiente e segura.
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Temas de estudo:
(1) Configuração e gestão de servidores web, (2) manipulação de contêineres, (3) deploy automatizado.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
KANE, Sean P.., Matthias, Karl. Docker: Up & Running. Estados Unidos: O'Reilly Media, 2023.
WOJSLAW, Damian., Adamowicz, Grzegorz. The Linux DevOps Handbook: Customize and Scale Your Linux Distributions to Accelerate Your DevOps Workflow. Reino Unido: Packt Publishing, 2023.
MENEZES, Alisson Machado de. Hands-on DevOps with Linux: Build and Deploy DevOps Pipelines Using Linux Commands, Terraform, Docker, Vagrant, and Kubernetes (English Edition). Índia: Bpb Publications, 2021.
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Disciplina:
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Segurança em Aplicações Web
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CH: 30H
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Objetivo:
Capacitar os estudantes a identificar, prevenir e mitigar vulnerabilidades em aplicações web, utilizando boas práticas de segurança e técnicas avançadas de defesa. Ao final da disciplina, os alunos serão capazes de projetar, implementar e manter aplicações web seguras, garantindo a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados.
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Temas de estudo:
(1) Tipos de ataques e vulnerabilidades em aplicações web, (2) prevenção de ataques, (3) testes de segurança e pentesting.
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Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.
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Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.
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Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.
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Bibliografia:
Jr., José Augusto de Almeida. Pentest em aplicações web: Avalie a segurança contra ataques web com testes de invasão no Kali Linux. Brasil: Casa do Código, 2021.
Silva, Michel Bernardo Fernandes da. Cibersegurança: Visão Panorâmica Sobre a Segurança da Informação na Internet. Brasil: Freitas Bastos, 2023.
FOROUZAN, Behrouz A.; Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. ISBN 9788586804885.
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DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
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Disciplina
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CH (horas)
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Titulação
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Docente responsável
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Vínculo
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Desenvolvimento de Interfaces Web com HTML5 e CSS3
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30
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Doutor
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Roni Fabio Banaszewski
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UTFPR
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Lógica de Programação para Desenvolvedores Web
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30
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Doutor
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Renata Luiza Stange Carneiro Gomes
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UTFPR
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Linux para Desenvolvedores e DevOps
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30
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Doutor
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Luciano Ogiboski
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UTFPR
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JavaScript: Desenvolvendo Aplicações Web Dinâmicas e Interativas
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30
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Doutor
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Roni Fabio Banaszewski
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UTFPR
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Programação Orientada a Objetos
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30
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Doutor
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Diego Marczal
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UTFPR
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Banco de Dados para Sistemas Web
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30
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Doutor
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Paulo Henrique Soares
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UFPR
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Controle de Versão e Colaboração com Git e GitHub
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30
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Doutor
|
Diego Marczal
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UTFPR
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Gestão de Projetos Web com Metodologias Ágeis
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30
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Doutor
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Renata Luiza Stange Carneiro Gomes
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UTFPR
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Desenvolvimento Aplicações Back-End com Frameworks
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30
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Doutor
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Andres Jessé Porfirio
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UTFPR
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Infraestrutura Web: Servidores, Deploy e Cloud Computing
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30
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Doutor
|
Andres Jessé Porfirio
|
UTFPR
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|
Segurança em Aplicações Web
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30
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Mestre
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Denis Lucas Silva
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UTFPR
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Inovação e Tendências em Desenvolvimento Web
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30
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Doutor
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Luciano Ogiboski
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UTFPR
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| Referência: Processo nº 23064.023488/2025-61 |
SEI nº 5057005 |