Boletim de Serviço Eletrônico em 14/07/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS GUARAPUAVA

 

EDITAL nº 03/2025 - dirppg-gp

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO WEB

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO WEB, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução COPPG/UTFPR Nº 228, DE 30 DE abril DE 2025, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR Nº 97, de 10 de fevereiro de 2023, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo às seguintes condições:

 

I - FINALIDADE DO CURSO

Qualificar profissionais para se inserirem ou atuarem na área de desenvolvimento para Web

Área de Conhecimento: 1.03.00.00-7 Ciência da Computação

 

II - MODALIDADE DO CURSO

1. O curso terá suas aulas ministradas na modalidade EaD com 100% das aulas à distância

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. A carga horária total do curso é de 360 horas e as aulas são ministradas com periodicidade semanal.

 

IV - VAGAS

1. O curso oferece 115 vagas para concorrência pública.

2. A turma será aberta se houver no mínimo 75 candidatos selecionados com matrícula confirmada.

3. Obs. o mínimo corresponde a 90% do número de vagas ofertadas.

4. A quantidade de vagas para concorrência pública pode ser majorada em até 25%, respeitando os critérios de seleção e classificação.

5. Sobre o número total de alunos matriculados, a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MATRÍCULA E DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

1. O cronograma de inscrição e matrícula segue as datas dispostas abaixo:

 

Período de Inscrição

01/08/2025 à 27/08/2025

Resultado da classificação

01/09/2025

Interposição de Recurso

02/09/2025 à 04/09/2025

Obs 02 dias úteis (não impede a realização da matrícula dos demais)

Período de Matrícula

02/09/2025 à 05/09/2025

Segunda chamada para matrícula

10/09/2025 à 12/09/2025

 

2. A UTFPR se reserva ao direito de promover prorrogações e ajustes nos períodos acima, comunicando as alterações no site de divulgação da oferta do curso e inscrições.

3. O presente Edital tem prazo de validade de 3 (três) meses a partir da data da sua publicação, prazo máximo possível de eventuais prorrogações e ajustes na oferta da turma do curso.

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

1. Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

a) Efetuar a inscrição no Portal Cursos e Eventos.

b) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

c) Encaminhar através do Portal Cursos e Eventos, até o último dia da inscrição a cópia simples dos seguintes documentos:

2. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

3. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no Portal Cursos e Eventos. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

 

Início das atividades letivas

22/09/2025

Recesso das atividades letivas 1

16/12/2025

Reinício das atividades letivas

19/01/2026

Recesso das atividades letivas 2

14/04/2026

Reinício das atividades letivas

27/04/2026

Recesso das atividades letivas 3

21/07/2026

Reinício das atividades letivas

03/08/2026

Término das atividades letivas

26/10/2026

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Guarapuava, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;
2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

3. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios:

i. Curriculum Vitae;​

ii. Idade mais avançada.

 

Os critérios para a classificação, considerando a tabela de Áreas de Conhecimento Capes, segundo o Curriculum Vitae são:

a) Titulação - Máximo de 10 pontos

Titulação

Área: 10000003- Ciências Exatas e da Terra

Outras áreas do Conhecimento

Graduação

5

4

Especialização

4

3

Mestrado

2

2

Doutorado

1

1

b) Atuação Profissional - Máximo de 25 pontos

Atuação Profissional

Área de TI

Outras áreas em Exatas

Demais áreas

Atividade por ano

3

2

1

4. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V.

5. O processo de seleção de servidores visando o programa de capacitação interna da UTFPR será realizado pela Coordenação de Recursos Humanos do campus de origem do servidor.

 

IX - INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

1. A interposição de recurso ao resultado da classificação deverá ser feita em até o último prazo previsto no cronograma, direcionado à Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação pelo email dirppg-gp@utfpr.edu.br, que se manifestará em até dois dias úteis.

2. Da interposição, além do texto com as justificativas e questionamentos, poderão constar documentos e outros anexos que o candidato julgar conveniente para a análise.

 

X - MATRÍCULA

1. O processo de matrícula compreende entrega ou envio dos seguintes documentos:

2. Para validação dos documentos para matrícula o candidato terá duas opções:

a) A apresentação física dos documentos para a secretaria de curso, cabendo à secretaria, mediante a comparação entre o original e a cópia, atestar a autenticidade, conforme a Lei nº 13.726, de 2018;

b) Disponibilizar documentos digitais com assinatura realizada pelos meios oficiais reconhecidos pela legislação brasileira. Deve-se utilizar Autoridade Certificadora (assinatura gov.br, cartório digital, receita federal, etc...), com custas assumidas pelo candidato.

(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula; para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;

(**) Diploma de graduação de instituição do exterior, deve estar autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem.

(***) Ao chegar ao país, existe o prazo de 30 dias, contados da data da entrada, para que o estrangeiro se apresente à Polícia Federal para solicitar o RNE. A cédula, entretanto, não fica pronta imediatamente. O estrangeiro receberá um protocolo. Este protocolo já possui o número do RNE, que pode ser usado para proceder à matrícula. O estudante poderá agendar o atendimento na Polícia Federal pela Internet, mesmo antes de entrar no país.

3. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até o último dia previsto no item V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA - Período de Matrícula

a. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas na segunda chamada, a partir da lista de espera.

b. Havendo disponibilidade de vagas remanescentes, haverá abertura de segunda chamada que será realizada de acordo com o item V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA, devendo o valor de matrícula ser pago até o último dia da segunda chamada.

 

XI – CONVÊNIO UTFPR E FUNDAÇÃO DE APOIO (FUNTEF-PR)

1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo pela PORTARIA CONJUNTA Nº 225, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022.

2. Processos relacionados com cobrança, emissão de novos boletos, ajustes contratuais e outras dúvidas e situações relacionadas com a gestão financeira do curso poderão ser tratadas pelo aluno/candidato diretamente com a Fundação em seu Portal de Serviços FUNTEF-PR.

 

XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

1. O candidato, no ato da inscrição fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento da matrícula e mensalidades:

a) Valor do Curso à vista: Matrícula no valor de R$ 469,00 e parcela única no valor de R$ 6.287,40 com vencimento no último dia do período de matrícula.

b) Valor do curso parcelado - Matrícula no valor de R$ 469,00 mais 14 parcelas de R$ 499,00 com vencimentos nos dias 10 de cada mês, a partir do mês de outubro de 2025.

2. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tenha sua abertura confirmada.

3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, o aluno deverá realizar o aceite eletrônico na etapa de inscrição no Portal Cursos e Eventos.

 

XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

XIV – INFORMAÇÕES GERAIS

1.Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

2. O presente edital será publicado por meio de boletim eletrônico disponível na Página de Consulta Publicações Eletrônicas.

3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones (42) 9 8859-5205 ou pelo e-mail: pos-ead-gp@utfpr.edu.br

4. O presente edital também será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF para o processo de inscrição e submissão de documentos por meio do Portal Cursos e Eventos.

5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e/ou sua Assessoria de Pós-graduação Lato Sensu.

 

 

Guarapuava, 14 de julho de 2025

 

 

LUCIANO OGIBOSKI
Coordenador

 

CRISTIANE SOUZA PEDROSO
Diretor de Pesquisa e Pós- Graduação

 

RICARDO VINÍCIUS BUBNA BISCAIA
Diretor-Geral (em exercício)

 

 

 

 

Relação de links deste edital:

 

 

Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações:

https://pos-ead.gp.utfpr.edu.br/

Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção:

https://funtefpr.conveniar.com.br/Eventos/

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Guarapuava (DIRPPG-GP):

https://www.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/guarapuava

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO OGIBOSKI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 14/07/2025, às 12:05, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CRISTIANE SOUZA PEDROSO, DIRETOR(A), em (at) 14/07/2025, às 17:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RICARDO VINICIUS BUBNA BISCAIA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 14/07/2025, às 17:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

 

Disciplina:

Inovação e Tendências em Desenvolvimento Web

CH: 30H

Objetivo:
Explorar as principais inovações tecnológicas e tendências emergentes no desenvolvimento web, com foco em entender a aplicação prática dessas inovações. Apresentar estudos de caso e relatos de experiências reais de sucesso, permitindo aos alunos entender as soluções mais inovadoras adotadas por empresas e profissionais da área.

Temas de estudo:
(1) Seminários relacionados e de interesse na área de desenvolvimento Web, (2) palestras sobre tecnologias e assuntos emergentes, (3) discussões sobre temas de interesse na área de computação.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de atividades práticas individuais.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
SILVA, Edson Cordeiro da. Governança corporativa nas empresas: como a boa governança corporativa impulsiona valor para uma gestão empresarial de sucesso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023. 1 recurso online. ISBN 9788550817880.

VILENKY, Renata. Startup: transforme problemas em oportunidades de negócios. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958262.

EDITORA SARAIVA. Lei geral de proteção de dados (LGPD) e marco civil da internet. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. (Expressa de legislação). ISBN 9786553620384.

 

Disciplina:

Lógica de Programação para Desenvolvedores Web

CH: 30H

Objetivo:
Esta disciplina tem como objetivo ensinar a análise e resolução de problemas computacionais utilizando uma linguagem de programação de alto nível. Os alunos aprenderão a aplicar os fundamentos de programação para implementar algoritmos eficientes e soluções práticas.

Temas de estudo:

(1) Instruções simples e tipos de dados primitivos e compostos, (2) estruturas condicionais e de repetição, (3) testes e depuração.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
MANZANO, José Augusto Navarro G.; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Algoritmos - Lógica para

Desenvolvimento de Programação de Computadores. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN

9788536531472. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536531472/.

Acesso em: 26 set. 2024.

PIVA JUNIOR, Dilermando et al. Algoritmos e programação de computadores. 2. Rio de Janeiro: GEN LTC,

2019. 1 recurso online. ISBN 9788595150508. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595150508/. Acesso em: 26 set. 2024.

SOUZA, Marco Antonio de; GOMES, Marcelo Marques; SOARES, Marcio Vieira; CONCILIO, Ricardo et al.

Algoritmos e lógica de programação. 2.ed. São Paulo, SP: Thomson, Cengage Learning, 2011. xvi, 234 p.

ISBN 8522111294

 

Disciplina:

Desenvolvimento de Interfaces Web com HTML5 e CSS3

CH: 30H

Objetivo:
Capacitar os alunos a desenvolver interfaces web responsivas utilizando HTML5 e CSS3. A disciplina ensina a estruturar páginas, aplicar estilos avançados e garantir compatibilidade entre dispositivos e navegadores, com foco em design, usabilidade e design responsivo. Ao final, o aluno será capaz de criar páginas web interativas e atrativas, aplicando conceitos de layout, responsividade e usabilidade.

Temas de estudo:
(1) Estruturação e estilização de páginas com HTML5 e CSS3, (2) princípios de design responsivo e acessibilidade, (3) ferramentas, técnicas e boas práticas para a implementação de sites Web.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:

KAWANO, Wilson. Crie aplicativos Web com HTML, CSS, JavaScript, PHP, PostgreSQL, Bootstrap, AngularJS e Laravel. Curitiba, PR. 2016. ISBN 9788539907885.
SILVA, Maurício Samy. HTML5: a linguagem de marcação que revolucionou a Web. São Paulo, SP: Novatec, 2011. 320 p. ISBN 9788575222614.

SILVA, Maurício Samy. CSS3: desenvolva aplicações web profissionais com uso dos poderosos recursos de estilização. São Paulo, SP: Novatec, 2012. 489 p. ISBN 978-85-7522-289-8.

 

Disciplina:

JavaScript: Desenvolvendo Aplicações Web Dinâmicas e Interativas

CH: 30H

Objetivo:
A disciplina aborda os conceitos fundamentais do JavaScript, enfocando o desenvolvimento de aplicações web dinâmicas e interativas. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de desenvolver aplicações web responsivas e dinâmicas utilizando JavaScript, proporcionando uma experiência interativa ao usuário.

Temas de estudo:
(1) Conceitos fundamentais e principais recursos do JavaScript, (2) eventos, controle de fluxos e manipulação de DOM, (3) frameworks e bibliotecas.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:

KAWANO, Wilson. Crie aplicativos Web com HTML, CSS, JavaScript, PHP, PostgreSQL, Bootstrap, AngularJS e Laravel. Curitiba, PR. 2016. ISBN 9788539907885.
MORRISON, Michael. Use a cabeça!: JavaScript. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2008. 606 p. ISBN 9788576082132.

SVEKIS, Laurence Lars., Putten, Maaike van., By Rob Percival, Codestars. JavaScript from Beginner to Professional: Learn JavaScript Quickly by Building Fun, Interactive, and Dynamic Web Apps, Games, and Pages. Alemanha: Packt Publishing, 2021.

 

Disciplina:

Linux para Desenvolvedores e DevOps

CH: 30H

Objetivo:
Abordar funcionalidades do sistema operacional Linux, com foco na utilização do terminal para execução de tarefas essenciais. Nela, os estudantes aprenderão a aplicar comandos básicos e avançados do Linux, entenderão a estrutura de arquivos, permissões de usuários e sistemas de gerenciamento de pacotes. Ao final, o acadêmico será capaz de executar tarefas básicas e intermediárias no terminal, gerenciar arquivos e processos, configurar permissões e utilizar ferramentas essenciais para o desenvolvimento e operações de sistemas em ambientes Linux.

Temas de estudo:
(2) Instalação, configuração e manipulação do sistema operacional Linux, (2) gestão de arquivos, diretórios, usuários e permissões, (3) principais comandos do terminal, gerenciamento de processos e memória.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:

WOJSLAW, Damian., Adamowicz, Grzegorz. The Linux DevOps Handbook: Customize and Scale Your Linux Distributions to Accelerate Your DevOps Workflow. Reino Unido: Packt Publishing, 2023.
HUNT, Craig. Linux: servidores de rede. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2004. xxii, 567 ISBN 85-7393-321-6.

MENEZES, Alisson Machado de. Hands-on DevOps with Linux: Build and Deploy DevOps Pipelines Using Linux Commands, Terraform, Docker, Vagrant, and Kubernetes (English Edition). Índia: Bpb Publications, 2021.

 

Disciplina:

Controle de Versão e Colaboração com Git e GitHub

CH: 30H

Objetivo:
Capacitar os alunos a utilizar o Git para gerenciar versões de projetos, colaborar em equipe e aplicar boas práticas de versionamento. Ao final, o aluno será capaz de versionar projetos, trabalhar com branches, realizar merges, resolver conflitos e colaborar em plataformas como GitHub.

Temas de estudo:
(1) Repositórios e comandos básicos do Git, (2) boas práticas para trabalho colaborativo com Git, (3) fluxos de trabalho.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
TURING, Alisa. Git and GitHub. N.p.: Publifye AS, 2025.

TSITOARA, Mariot. Beginning Git and GitHub: Version Control, Project Management and Teamwork for the New Developer. Alemanha: Apress, 2024.

CARTER, Thompson. Git and Github Essentials: Version Control for Developers. N.p.: Amazon Digital Services LLC - Kdp, 2024.

 

Disciplina:

Banco de Dados para Sistemas Web

CH: 30H

Objetivo:
Capacitar os estudantes a projetar, implementar, e gerenciar bancos de dados relacionais, utilizando técnicas de modelagem de dados, linguagem SQL, e princípios de normalização. Ao final da disciplina, os alunos serão capazes de criar, consultar, e manter bancos de dados relacionais eficientes e seguros, aplicando boas práticas de design e otimização de consultas.

Temas de estudo:
(1) Conceitos e definições de bancos de dados relacionais, (2) modelagem de banco de dados relacionais, (3) gerenciamento e manipulação de dados.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
RAMAKRISHNAN, Raghu; GEHRKE, Johannes. Sistemas de gerenciamento de banco de dados. São Paulo, SP: McGraw-Hill, 2008. xxvii, 884 p. ISBN 9788577260270.

OPPEL, Andy; SHELDON, Robert. SQL: um guia para iniciantes. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2009. 577 p. ISBN 978-85-7393-805-0.

GUIMARÃES, Cardoso. Fundamentos para bancos de dados: modelagem, projeto e linguagem SQL. Piracicaba, SP: Ed. da Unicamp, 2003. 270 p. (Títulos em engenharia de software. 4). ISBN 85-268-0633-5.

 

Disciplina:

Programação Orientada a Objetos

CH: 30H

Objetivo:
Capacitar os estudantes a desenvolverem sistemas utilizando os princípios da Programação Orientada a Objetos (POO). Os alunos aprenderão a projetar, implementar e testar sistemas modulares e reutilizáveis, aplicando conceitos fundamentais como encapsulamento, herança, polimorfismo, e abstração, preparando-os para criar soluções robustas e escaláveis em ambientes de desenvolvimento web.

Temas de estudo:
(1) Introdução à programação orientada a objetos, (2) principais conceitos e estruturas da programação orientada a objetos, (3) testes em programação orientada a objetos.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
MCLAUGHLIN, B., 2008. Use A Cabeça! Análise E Projeto Orientado ao Objeto. O’ Reilly.

CHIARELLI, A., 2016. Mastering JavaScript Object-Oriented Programming. Packt Publishing Ltd.

ARAÚJO, E. C. de, 2008. Orientação A Objetos Com Java - Simples, Fácil E Eficiente. Visual Books.

 

Disciplina:

Gestão de Projetos Web com Metodologias Ágeis

CH: 30H

Objetivo:
Apresentar as principais metodologias ágeis aplicadas à gestão de projetos web, abordando técnicas de planejamento, execução e controle de projetos de desenvolvimento web. A disciplina visa proporcionar aos alunos a compreensão de como aplicar frameworks ágeis, como Scrum e Kanban, para gerenciar eficazmente equipes, prazos e entregas em projetos web.

Temas de estudo:
(1) Metodologias e frameworks para gestão de projetos web, (2) gestão de fluxos de trabalho, (3) execução, monitoramento e avaliação de resultados em projetos web.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça! análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, c2007. 442 p. ISBN 9788576081456.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011. 330 p. ISBN 9788535239164.

MARTINS, José Carlos Cordeiro. Gerenciando projetos de desenvolvimento de software com PMI, RUP e UML. 5.ed. Rio de Janeiro, RJ: Brasport, 2010. 290 p. ISBN 9788574524511.

 

Disciplina:

Desenvolvimento Aplicações Back-End com Frameworks

CH: 30H

Objetivo:
Capacitar os estudantes a desenvolver aplicações back-end robustas, escaláveis e seguras utilizando frameworks modernos. A disciplina abordará desde os fundamentos do desenvolvimento back-end até a implementação de APIs e integração com bancos de dados, preparando os alunos para construir e manter sistemas server-side eficientes em um ambiente profissional.

Temas de estudo:
(1) Fundamentos de frameworks back-end, (2) roteamento, manipulação de requisições e respostas, (3) testes automatizados.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
MARTIN BEAN. Laravel 5 Essentials. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2015. Disponível em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=1e814bb3-45da-3eba-aed0-30ae6227c92e. Acesso em: 14 set. 2023.

MARABESI, M. Aprendendo Laravel : o framework PHP dos artesãos da web / Matheus Marabesi e Michael Douglas. [s. l.]: Novatec, 2017. Disponível

em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=0f16d574-352d-3e21-ba80-1d9d1f344315. Acesso em: 14 set. 2023.

KILICDAGI, A. Laravel Design Patterns and Best Practices. Birmingham: Packt Publishing, 2014. Disponível em: https://research.ebsco.com/linkprocessor/plink?id=7b3e9299-f16f-391f-8dcd-f0d39f4ca0ec. Acesso em: 14 set. 2023.

 

Disciplina:

Infraestrutura Web: Servidores, Deploy e Cloud Computing

CH: 30H

Objetivo:
Capacitar os estudantes a implantar e configurar servidores web, tanto em ambientes locais quanto na nuvem, utilizando técnicas de conteinerização, possibilitando a implantação de aplicações web de maneira eficiente e segura.

Temas de estudo:
(1) Configuração e gestão de servidores web, (2) manipulação de contêineres, (3) deploy automatizado.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
KANE, Sean P.., Matthias, Karl. Docker: Up & Running. Estados Unidos: O'Reilly Media, 2023.

WOJSLAW, Damian., Adamowicz, Grzegorz. The Linux DevOps Handbook: Customize and Scale Your Linux Distributions to Accelerate Your DevOps Workflow. Reino Unido: Packt Publishing, 2023.
MENEZES, Alisson Machado de. Hands-on DevOps with Linux: Build and Deploy DevOps Pipelines Using Linux Commands, Terraform, Docker, Vagrant, and Kubernetes (English Edition). Índia: Bpb Publications, 2021.

 

Disciplina:

Segurança em Aplicações Web

CH: 30H

Objetivo:
Capacitar os estudantes a identificar, prevenir e mitigar vulnerabilidades em aplicações web, utilizando boas práticas de segurança e técnicas avançadas de defesa. Ao final da disciplina, os alunos serão capazes de projetar, implementar e manter aplicações web seguras, garantindo a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados.

Temas de estudo:
(1) Tipos de ataques e vulnerabilidades em aplicações web, (2) prevenção de ataques, (3) testes de segurança e pentesting.

Metodologias de ensino/aprendizagem:
Videoaulas expositivas dinâmicas. Atividades com suporte de metodologias ativas. Atividades práticas formativas e feedback contínuo no AVA. Discussões e análises de casos reais.

Atividades práticas previstas:
Realização de exercícios práticos individuais, desenvolvimento de projetos.

Forma de avaliação:
Avaliações contínuas por meio de questionários com feedback instantâneo. Avaliação automática de tarefas e atividades práticas. Análise de desempenho individual baseado em discussões.

Bibliografia:
Jr., José Augusto de Almeida. Pentest em aplicações web: Avalie a segurança contra ataques web com testes de invasão no Kali Linux. Brasil: Casa do Código, 2021.

Silva, Michel Bernardo Fernandes da. Cibersegurança: Visão Panorâmica Sobre a Segurança da Informação na Internet. Brasil: Freitas Bastos, 2023.

FOROUZAN, Behrouz A.; Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. ISBN 9788586804885.

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Disciplina

CH (horas)

Titulação

Docente responsável

Vínculo

Desenvolvimento de Interfaces Web com HTML5 e CSS3

30

Doutor

Roni Fabio Banaszewski

UTFPR

Lógica de Programação para Desenvolvedores Web

30

Doutor

Renata Luiza Stange Carneiro Gomes

UTFPR

Linux para Desenvolvedores e DevOps

30

Doutor

Luciano Ogiboski

UTFPR

JavaScript: Desenvolvendo Aplicações Web Dinâmicas e Interativas

30

Doutor

Roni Fabio Banaszewski

UTFPR

Programação Orientada a Objetos

30

Doutor

Diego Marczal

UTFPR

Banco de Dados para Sistemas Web

30

Doutor

Paulo Henrique Soares

UFPR

Controle de Versão e Colaboração com Git e GitHub

30

Doutor

Diego Marczal

UTFPR

Gestão de Projetos Web com Metodologias Ágeis

30

Doutor

Renata Luiza Stange Carneiro Gomes

UTFPR

Desenvolvimento Aplicações Back-End com Frameworks

30

Doutor

Andres Jessé Porfirio

UTFPR

Infraestrutura Web: Servidores, Deploy e Cloud Computing

30

Doutor

Andres Jessé Porfirio

UTFPR

Segurança em Aplicações Web

30

Mestre

Denis Lucas Silva

UTFPR

Inovação e Tendências em Desenvolvimento Web

30

Doutor

Luciano Ogiboski

UTFPR


Referência: Processo nº 23064.023488/2025-61 SEI nº 5057005