Boletim de Serviço Eletrônico em 24/07/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS GUARAPUAVA

 

EDITAL nº 04/2025 - DIRPPG-GP

curso de especialização mba em engenharia da manutenção 4.0

 

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO 4.0, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução nº. 176 de 11 de julho de 2024, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução nº 97, de 10 de fevereiro de 2023, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

 

I - FINALIDADE DO CURSO

 

Área de concentração: Engenharia/Tecnologia/Gestão – código (9019193000).

Nível: Especialização (Pós-Graduação "Lato-Sensu")

Este curso de especialização tem como objetivo geral capacitar profissionais, de nível superior, na gestão dos recursos humanos e materiais aplicados nas atividades de manutenção, tornando-os capazes de realizar o planejamento e operacionalização da gestão da manutenção industrial. Também capacita para a realização do desenvolvimento de ferramentas, métodos e metodologias de gerenciamento das atividades de manutenção, para adequação das estruturas de gestão da manutenção à indústria 4.0, promovendo: antecipação de falhas, aumento de disponibilidade e garantia de confiabilidade operacional, redução de custo, redução de intervenção humana nas tarefas de manutenção, automatização de atividades e processos de manutenção/operação de instalações industriais.

Os seguintes profissionais são o público-alvo: Engenheiros, tecnólogos, administradores, gestores de manutenção e/ou processos industriais, interessados nos conhecimentos inerentes em Engenharia de manutenção com aplicação de tecnologias da indústria 4.0.

 

 

II - MODALIDADE DO CURSO

 

  1. O curso terá suas aulas ministradas na modalidade À DISTÂNCIA.

  2. O curso será ministrado por meio de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), Moodle Institucional da UTFPR, e de serviço de conferência web Google Meet. O polo presencial do curso se localiza na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Guarapuava, situada Av. Guarapuava, 800, Industrial, Guarapuava - PR.

 

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

 

  1. A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo que as aulas são ministradas aos sábados (das 09h00 às 18h00) e eventualmente às sextas-feiras (das 19h às 22h30), com intervalos para lanche e almoço.

  2. Esporadicamente poderá haver intervalos de finais de semana livres de aula.

(I) As aulas são ministradas ao vivo e 100% online. As aulas não poderão ser gravadas em respeito ao direito de imagem como previsto no Art. 5º Constituição Federal (CF/88) previsto nos termos V e X.

(II) Não há obrigatoriedade de desenvolvimento de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)/Monografia para conclusão do curso.

 

IV - VAGAS

 

O curso oferece 100 vagas para concorrência pública.

Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.

A turma será aberta se houver no mínimo 90 candidatos selecionados com matrícula confirmada.

A quantidade de vagas para concorrência pública pode ser majorada em até 25%, respeitando os critérios de seleção e classificação.

 

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MATRÍCULA E DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

1. O cronograma de inscrição e matrícula segue as datas dispostas abaixo:

 

Período de inscrição

29/07/2025 a 31/08/2025

Data limite para pagamento da taxa de inscrição

01/09/2025

Resultado da classificação

08/09/2025

Interposição de recurso

08/09/2025 a 17/09/2025

Obs: 10 dias conforme nota jurídica (não impede a realização da matrícula dos demais)

Período de Matrícula

09/09/2025 a 11/09/2025

Segunda chamada para matrícula

15/09/2025 a 17/09/2025

 

2. A UTFPR se reserva ao direito de promover prorrogações e ajustes nos períodos acima, comunicando as alterações no site de divulgação da oferta do curso e inscrições.

3. O presente Edital tem prazo de validade de 04 (quatro) meses a partir da data da sua publicação, prazo máximo possível de eventuais prorrogações e ajustes na oferta da turma do curso.

 

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

 

1. Efetuar a inscrição no Portal Cursos e Eventos.

2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), aceitando os termos do contrato de prestação de serviços disponibilizados no momento da inscrição.

3. Encaminhar através do Portal Cursos e Eventos, até o último dia da inscrição a cópia simples dos seguintes documentos:

·Para Brasileiros, documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

·Para Estrangeiros, passaporte e/ou carteira de registro nacional de migrante (CRNM). Na falta de um dos documentos, cópia do documento de identidade do seu país.

·Diploma de graduação de curso superior contendo a data de colação de grau e legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem - apostilamento de Haia) ou cópia digital de declaração de conclusão do curso concedido pela respectiva Coordenação de curso da Instituição (*) (**);

(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para inscrição e matrícula. Para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;

(**) Os diplomas de graduações adquiridos no exterior, devem estar autenticados na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem com apostilamento de Haia.

·Histórico escolar do curso de graduação (se estrangeiro, autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem - apostilamento de Haia);

·Curriculum Vitae;

·Comprovante de Residência (com data máxima de três meses após emissão/vencimento);

4. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

5. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no Portal Cursos e Eventos. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

 

Início das atividades letivas

20/09/2025

Recesso das atividades letivas

21/12/2025

Reinício das atividades letivas

07/02/2026

Término das atividades letivas

Outubro/2026

 

 

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

 

1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Guarapuava, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;

2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

3. A classificação dos candidatos será feita através dos seguintes critérios e obedecerá à seguinte prioridade:

3.1. Pela ordem de inscrição, ou seja, os(as) candidatos(as) serão classificados (as) em ordem crescente de inscrição até o preenchimento das vagas.

3.2. Idade mais avançada para critério de desempate. Em caso de empate, a vaga será destinada para o candidato mais idoso.

4. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V.

5. O processo de seleção de servidores visando o programa de capacitação interna da UTFPR será realizada pela Coordenação de Recursos Humanos do campus de origem do servidor.

 

 

ix - INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

1. A interposição de recurso ao resultado da classificação deverá ser feita até o último prazo previsto no cronograma, direcionado à Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu pelo e-mail engeman-gp@utfpr.edu.br, que se manifestará em até dois dias úteis.

2. Da interposição, além do texto com as justificativas e questionamentos, poderão constar documentos e outros anexos que o candidato ache conveniente para a análise.

 

X - MATRÍCULA

 

1. O processo de matrícula compreende entrega ou envio dos seguintes documentos:

·Cópia frente e verso do diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso de graduação (*) (**);

·Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

·Cópia do documento de identidade com foto;

·Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF (impresso a partir da página da Receita Federal com código de controle e data de impressão), somente se o documento de identidade não contiver o número do CPF;

·Cópia da certidão de nascimento ou casamento, somente se o documento de identidade não contiver o local de nascimento (naturalidade) ou se o nome no documento de identidade está diferente do nome que consta na certidão;

·Cópia do passaporte (candidatos estrangeiros);

·Cópia do visto de permanência no país (candidatos estrangeiros em cursos presenciais);

·Cópia da Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto (***) (candidatos estrangeiros em cursos presenciais).

 

2. Para validação dos documentos para matrícula o candidato terá duas opções:

 

a) A apresentação física dos documentos para a secretaria de curso, cabendo à secretaria, mediante a comparação entre o original e a cópia, atestar a autenticidade, conforme a Lei nº 13.726, de 2018;

b) A autenticação dos documentos feita por registro de autenticidade digital dos documentos, por meio de Autoridade Certificadora (cartório digital), com custas assumidas pelo candidato, pelos meios oficiais reconhecidos pela legislação brasileira.

 

(*) O certificado ou declaração de conclusão será aceito apenas para matrícula; para receber o Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente enviar cópia autenticada do Diploma de Graduação conforme especificado no edital;

(**) Os diplomas de graduações adquiridos no exterior, deve estar autenticado na Embaixada ou Representação Consular do Brasil em seu país de origem (apostilamento de Haia).

(***) Ao chegar ao país, existe o prazo de 30 dias, contados da data da entrada, para que o estrangeiro se apresente à Polícia Federal para solicitar o RNE. A cédula, entretanto, não fica pronta imediatamente. O estrangeiro receberá um protocolo. Este protocolo já possui o número do RNE. que é o que é preciso para proceder à matrícula. O estudante poderá agendar o atendimento na Polícia Federal pela Internet, mesmo antes de entrar no país.

 

Atenção: A apresentação dos documentos deve ocorrer em até três meses após o início das atividades letivas do curso.

 

3. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula na primeira chamada até 11/09/2025 e durante a segunda chamada até 17/09/2025.

 

a. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas na segunda chamada, a partir da lista de espera.

b. Havendo disponibilidade de vagas remanescentes, haverá abertura de segunda chamada que será realizada de acordo com o item V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA, devendo o valor de matrícula ser pago até o último dia da segunda chamada.

 

XI – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

 

1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Convênio No. ....

 

2. Processos relacionados com cobrança, emissão de novos boletos, ajustes contratuais e outras dúvidas e situações relacionadas com a gestão financeira do curso poderão ser tratadas pelo aluno/candidato diretamente com a Fundação em seu Portal de Serviços FUNTEF-PR.

 

 

XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

1. O candidato, no ato da inscrição fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento da matrícula e mensalidades:

 

a) Valor do Curso à vista: Valor do Curso à vista: Parcela única no valor de R$ 6.174,00, com vencimento em 11/09/2025.

 

b) Valor do curso parcelado: Taxa de matrícula no valor de R$ 490,00, com vencimento em 11/09/2025, e mais 13 parcelas de R$ 490,00 com vencimentos nos dias 10 de cada mês, a partir do mês de outubro de 2025.

 

 

2. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.

3. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

 

Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, o aluno deverá realizar o aceite eletrônico do contrato de prestação de serviços na etapa de inscrição no Portal Cursos e Eventos.

 

XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

 

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIV – INFORMAÇÕES GERAIS

 

1.Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

2. O presente edital será publicado por meio de boletim eletrônico disponível na Página de Consulta Publicações Eletrônicas.

3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones/WhatsApp: (41) 99721-7717 e (42) 99949-2172, ou pelo e-mail da secretaria do curso (engeman-gp@utfpr.edu.br).

4. O presente edital também será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF para o processo de inscrição e submissão de documentos por meio do Portal Cursos e Eventos.

5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e/ou sua Assessoria de Pós-graduação Lato Sensu.

 

 

 

Guarapuava, 24 de julho de 2025.

 

 

LUIS FERNANDO RIGATTI

Coordenador do curso

 

CRISTIANE SOUZA PEDROSO

Diretora de Pesquisa e Pós- Graduação 

 

MARCELO HENRIQUE GRANZA

Diretor-Geral

 

 

Relação de links desse edital:

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Guarapuava (DIRPPG-GP):

https://www.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/guarapuava

 

Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção:

https://funtefpr.conveniar.com.br/Eventos/

 

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUIZ FERNANDO RIGATTI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 24/07/2025, às 17:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CRISTIANE SOUZA PEDROSO, DIRETOR(A), em (at) 24/07/2025, às 17:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO HENRIQUE GRANZA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/07/2025, às 17:08, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5076164 e o código CRC (and the CRC code) 1DFE304A.



  1. DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
 

Disciplina 01: PCM na indústria 4.0

Carga Horária: 42 horas

Objetivo: Esta disciplina visa proporcionar aos discentes a compreensão do sistema gestão das atividades de manutenção para indústria 4.0, enfatizando a estrutura e documentação gerada e monitorada pelo Planejamento e Controle de Manutenção (PCM).

Programa: Conceitos de Planejamento e Controle de manutenção na indústria 4.0. Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva e Preditiva. Definição de PCM. Função do PCM no setor de manutenção. Endereçamento de máquina (TAG), mapeamento de processo, geração, emissão e acompanhamento de ordens de serviço (OS) e Planos de Manutenção (PM´s preventiva e preditiva). Planejamento e Execução de Paradas. Análises de estratégias técnicas, sobretudo métodos de execução, para redução do tempo do caminho crítico e, consequentemente, duração da Parada. Gestão de manutenção para Smart Factory . Planejamento remoto (Cloud computing e Data Analytics). Atividades de Manutenção executadas na NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações. Realidade aumentada aplicada na análise de falhas.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem.

Previsão de Trabalhos Discentes: Realização de trabalhos práticos individuais ou em grupo que versará sobre os assuntos práticos

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

1. HIGGINS, L.; R.; BRAUTIGAM, D. P.; MOBLEY, R. K. Maintenance Engineering Handbook. 8th ed. New York: McGraw-Hill, 2014. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

2. LUNDGREN, C.; BOKRANTZ, J.; SKOOGH, A.(2021). A strategy development process for Smart Maintenance implementation. Journal of Manufacturing Technology Management,no.9, vol. 32,pp. 142-166. Doi 10.1108/JMTM-06-2020-0222 . Acesso disponível do artigo pela plataforma EMERALD no link: www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JMTM-06- 2020-0222/full/pdf?title=a-strategy-development-process-for-smartmaintenance-implementation. Acesso em: 17 set. 2022.

 

3. LEGISLAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO. Norma Regulamentadora NR-13 - caldeiras, vasos de pressão e tubulações. Brasília, atualização Portaria MTb n.º 1.084, de 28 de setembro de 2017. Disponível em Gedweb. Acesso em: 26 set. 2022.

 

4. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1a . ed. São Paulo: Edipro, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

5. SILVA,D.S.;LIMA,E.V. O Planejamento e Controle da Manutenção na Indústria 4.0. IX ConBepro Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, PR, Brasil, 04 a 06 de dezembro de 2019. Acesso livre disponível em: http://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/09302019_100936 _5d920250791a4.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.

 

Disciplina 02: Fundamentos de SSMA e Gestão da Qualidade na Indústria 4.0

Carga Horária: 30 horas

Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos o conhecimento técnico correlacionado às áreas de Segurança no Trabalho, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), Qualidade e Gestão de Resíduos Industriais na Manutenção da Indústria 4.0, de forma a aplicar as legislações vigentes, ferramentas dispostas e atualizadas e maior tomada aos processos tecnológicos e de trabalho.

Programa: Definição de Acidente de Trabalho. Segurança, do Trabalho, Qualidade e a Indústria 4.0. Ergonomia do Trabalho e Doenças ou Lesões. Causas de Acidentes: Negligência, Imprudência e Imperícia. Riscos Físicos, Mecânicos, Químicos, Biológicos e Ergonômicos. Ações seguras voltadas às NRs: NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI; NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; NR 13 - Caldeiras; Vasos de Pressão e Tubulações; NR 25 - Resíduos Industriais; NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados; NR 35 - Trabalho em Altura. Introdução à Gestão da Qualidade Industrial. Conceitos da qualidade e suas dimensões. Ferramentas da Qualidade Aplicadas a Manutenção. Sistema HAZOP. Documentação, implementação e certificação ISO, legislação aplicada e portaria reguladoras de Conselhos Regionais - CREAs. Panorama e aplicação dos 5S ao ambiente industrial. Riscos e Impactos Ambientais na Manutenção Industrial. ISO 14000 e Legislação Ambiental aplicada a Manutenção Industrial. Gerenciamento, Armazenamento e Transporte de Resíduos Gerados pela Manutenção industrial.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem. Resolução de atividades durante as aulas, sob a orientação do professor da disciplina, que deverão ser entregues via sistema Moodle.

Previsão de Trabalhos Discentes: Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo que versará sobre os assuntos práticos.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

1. CAMISASSA, M. Segurança e Saúde no Trabalho - NRs 1 a 37 Comentadas e Descomplicadas. 8ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Editora Método, 2022. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 25 set. 2022

 

2. IIDA, I. Ergonomia: Projeto e produção. 3 a ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2016. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

3. NUNES, F. Segurança e Saúde no Trabalho - Esquematizada. 3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. (*Não disponível em Biblio Tec).

 

4. SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. 19a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2021. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

5. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1 a .ed. São Paulo: Edipro, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

     

 

 

Disciplina 03: TPM na indústria 4.0

Carga Horária: 30 horas

Objetivo: Apresentar a metodologia da Manutenção Produtiva Total (do inglês TPM -Total Productive Maintenance), seus pilares, estruturas funcionais e fases da implantação da mesma a indústria. Importância da TPM no processo de gestão na indústria 4.0

Programa: Evolução dos sistemas produtivos. Evolução dos sistemas de Manutenção. Os oito Pilares da Manutenção Produtiva Total. Passos para implantação da TPM. Etapas para implantação da Manutenção Autônoma. Desafios dos gestores da TPM. Auditorias do sistema TPM. Adaptação do conceito da metodologia TPM na indústria 4.0

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula expositiva com estudos dirigidos, resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina, sob a responsabilidade de um professor tutor. A tutoria poderá ser desenvolvida durante as atividades do módulo ou à distância pelo mesmo professor do módulo ou outro com conhecimento equivalente.

Forma de Avaliação: Nota Final = Exercícios (20%) + Estudos de Casos (20%) + Trabalhos Individuais ou em grupos (60%).

Bibliografia Atualizada:

 

1. AGUSTIADY, T.K.; CUDNEY, E.A. Total Productive Maintenance: Strategies and Implementation guide. 1st ed. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2015. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

2. DENNIS, P. Lean Production Simplified – a Plain-language Guide to the World’s Most Powerful Production System. 3 rd ed. London: CRC Press, 2015. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

3. SADER, S.;HUSTI,I.; DARÓCZI ,M. Enhancing failure mode and effects analysis using auto machine learning: a case study of the agricultural machinery industry. Processes 2020, n. 8, vol.2, 224; https://doi.org/10.3390/pr8020224. Disponível na base científica aberta MDPI: https://www.mdpi.com/2227-9717/8/2/224/htm. Acesso em: 17 set. 2022.

 

4. SILVA,D.S.;LIMA,E.V. O Planejamento e Controle da Manutenção na Indústria 4.0. IX ConBepro Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, PR, Brasil, 04 a 06 de dezembro de 2019. Acesso livre disponível em: http://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/09302019_1009 36_5d920250791a4.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.

 

5. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1a . ed. São Paulo: Edipro, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

6. XENOS, H.G. Gerenciando a Manutenção Produtiva. 2ª ed. São Paulo: Editora Falconi,2014. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

 

Disciplina 04: Industrial Internet of Things (IIoT)

Carga Horária: 30 horas

Objetivo: Compreender os conceitos relacionados a Industrial Internet of Things (IIoT) e desenvolver a capacidade de aplicar as diferentes técnicas de IIoT na manutenção industrial.

Programa: Conectividade e Integração de Sistemas, Inteligência Artificial, Machine to Machine (M2M), Planejamento Remoto (Big Data Analytics e Cloud Computing), Manufatura Aditiva, Robótica.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aulas expositivas e dialogadas utilizando recursos digitais/virtuais como apresentação de slides, videoaulas e

utilização de e-books.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto listas de exercícios e/ou análise de estudos de casos individuais ou em grupos tratando de aspectos abordados na disciplina.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: trabalhos e/ou listas de exercícios (50%) + resolução de um problema e/ou estudo de caso envolvendo (IIoT) (50%).

Bibliografia Atualizada:

 

1. MASCHIETTO, L. G. Arquitetura e infraestrutura de IoT. Porto Alegre: SAGAH, 2021. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 16 maio 2024.

 

2. MUKHOPADHYAY, S. C. Internet of things: challenges and opportunities. New York, NY: Springer, 2014.

 

3. MORAIS I. S.; GONÇALVES, P. F.; LEDUR, C. L.; CÓRDOVA JR, R. S; SARAIVA, M. O; FRIGERI, S. R. Introdução a Big data e internet das coisas (IoT). Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 16 maio 2024.

 

4. GREENGARD, S. The internet of things. MIT Press, publisher, 2015.

 

5. RUSSEL, S. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2013. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 16 maio 2024.

 

6. MAHUELA, C.; MARIUS, K.; GONZÂALEZ, R.; Path planning of cooperative mobile robots using discrete event models. Wiley-IEEE Press, 2020. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 16 maio 2024.

 

7. VOLPATO, N.; Manufatura aditiva : tecnologias e aplicações da impressão 3D. São Paulo, SP : Blücher, 2017.

 

 

 

Disciplina 05: Ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas na tomada de decisão de problemas industriais

Carga Horária: 48 horas

Objetivos: Esta disciplina visa proporcionar aos alunos a análise e solução de problemas reais da indústria sob a perspectiva da Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial, contemplando as etapas de modelagem e estruturação matemática do problema, implementação computacional e avaliação da solução.

Programa: modelagem matemática para tomada de decisão. Programação linear: solução gráfica, método simplex, teoria da dualidade e análise de sensibilidade; implementação computacional; estudos de caso de problemas da indústria. Conceito de heurísticas e estudos de caso de problemas da indústria. Conceito de Metaheurística e estudos de caso de problemas da indústria. Métodos Decisórios Multicritérios(MCDM). Machine Learning (ML) e Redes Neurais Artificiais: princípios de funcionamento e treinamento dos principais modelos de aprendizado. Implementação dos modelos matemáticos decisórios em Phyton. Estudos de caso de problemas na indústria implementando algoritmos para predição de variáveis em problemas de classificação e regressão.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aulas expositivas; aulas práticas contemplando a implementação computacional de problemas; estudos de caso.

Previsão de Trabalhos Discentes: trabalho em grupo contemplando a modelagem matemática e solução de problemas em estudos de caso.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

1. COLIN, E. C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em Biblio Tec. Acesso em 17 set. 2022.

 

2. MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional: Curso Introdutório. 1ª. ed. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

3. FACELI, K; et al. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 2ª ed. São Paulo: LTC,2021.Disponível em Biblio Tec. Acesso em 17 set. 2022.

 

4. FELTRIN, F. B. Redes Neurais Artificiais. 1ª ed. Ediotora: Moderna, 2020. (* Não disponível no Biblio Tec).

 

5. LEE, K.F. Inteligência Artificial. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2019. (* Não disponível no Biblio Tec).

 

6. MUELLER,J.P. Começando a programar em Python para leigos. 2ª ed. São Paulo,SP: Alta Books,2020. Disponível em Biblio Tec. Acesso em 17 set. 2022.

 

 

 

Disciplina 06: Automação para Indústria 4.0

Carga Horária: 40 horas

Objetivo: Conceitos e História da Indústria 4.0. Evolução da indústria 4.0 no Brasil. Noções dos principais componentes da indústria 4.0: Internet das coisas (IOT), Sistemas Cyber Físicos, Computação em nuvem, Manufatura aditiva e Big Data Analytics. Ferramentas AI (Artificial Intelligence) aplicadas em processos industriais e principalmente as atividades de manutenção industrial.

Programa: Conectividade e Integração de Sistemas. Inteligência Artificial. Machine to Machine (M2M). Análise de Sistemas em Tempo Real, Planejamento Remoto (Big Data Analytics e Cloud Computing). Manufatura Aditiva, Robótica, Realidade Aumentada. Conceito de Gêmeo digital (digital twin). IOT e suas principais ferramentas e conceitos de automação utilizados na indústria 4.0. Sensoriamento: Introdução aos sensores, seleção e característica de sensores para gerenciamento dos parâmetros operacionais dos ativos e discretização de tempo e amplitude.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aulas expositivas e dialogadas utilizando recursos digitais/virtuais como apresentação de slides, videoaulas, utilização de e-books, filmes e animações.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto listas de exercícios e/ou análise de estudos de casos individuais ou em grupos tratando de aspectos abordados na disciplina.

Forma de Avaliação: Nota Final = trabalhos e/ou listas de exercícios (50%) + resolução de um problema envolvendo ferramentas da indústria 4.0 (50%).

Bibliografia Atualizada:

 

1. ELANGOVAN, U. Smart Automation to Smart Manufacturing: Industrial Internet of Things. New York, Momentum Press, 2019. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

2. MAGRANI, E. A internet das Coisas. 1ª ed. São Paulo: Editora FGV, 2018. (* Não disponível no Biblio Tec).

 

3. MORAIS I. S.; et al. Introdução a Big data e internet das coisas (IOT). Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

4. MUKHOPADHYAY, S. C. Internet of things: challenges and opportunities. New York, NY: Springer, 2014. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

5. RUSSEL, S. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2013. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

6. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. São Paulo: Edipro, 2019. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

 

Disciplina 07: Projeto Orientado a Fabricação e Seleção de Materiais

Carga Horária: 30 horas

Objetivo: Apresentar os conceitos, metodologias e aplicações da DFMA – Design for Manufaturing and Assembly, visando o aumento da simplificação e facilitação para fabricação, montagem e manutenção de dispositivos em geral, tornando-o mais eficiente e viável, baseados em reengenharia e indústria 4.0.

Programa: Estruturas iniciais de um projeto de produto. Fases do desenvolvimento de produtos. Sistemas de conjuntos e design do produto e sua influência nos custos finais. Definições da metodologia DFMA e sua aplicação na indústria 4.0. Metodologia DFA (Design for Assembly). Tempos de manuseio e montagem de componentes. Metodologia DFM (Design for Manufacture). Processos de fabricação. Seleção dos processos de fabricação. Seleção de materiais. Modelagem computacional de componentes. Custos de fabricação. Inserção do conceito de DFMA em casos reais.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula mista (teórica e prática), resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos. Para a resolução dos trabalhos e/ou exercícios poderão ser utilizados metodologias e/ou softwares específicos.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina, utilizando formulários e/ou softwares específicos.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (40%) apresentações de cases em aula e (60%) apresentação do trabalho em grupo na forma de artigo (artigo e apresentação).

Bibliografia Atualizada:

 

1. PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021. PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh. 2021.

2. HADJINICOLAOU, N.; DUMRAK, J.; MOSTAFA, S. Improving project success with project Portfolio Management Practices.1st ed. Australia/Oceania: Springer International Publishing AG, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh.2021.

3. THE AMA HANDBOOK OF PROJECT MANAGEMENT. 1st ed. New York: American Management Association, 2014. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh.2021.

4. RABECHINI JUNIOR, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. 5ª ed. São Paulo: Editora FGV, 2015. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh.2021.

5. ALMEIDA, P. S. de. Manutenção Mecânica Industrial: Conceitos Básicos e Tecnologia Aplicada. 1ª ed. São Paulo: Erica, 2015. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh.2021.

 

 

 

Disciplina 08: Engenharia da Confiabilidade

Carga Horária: 40 horas

Objetivo: Capacitar profissionais nos conceitos da Engenharia da Confiabilidade aplicada à Gestão de Ativos e SMART RCM.

Programa: Introdução à Engenharia da Confiabilidade aplicada à Gestão de Ativos.Técnicas para análise de falhas. Análise de Dados de Vida (LDA - Life Data Analysis). Análise dos Modos de Falha, seus Efeitos e sua Criticidade (FMECA - Failure Mode, Effects, and Criticality Analysis).Análise de Causa Raiz (RCA - Root Cause Analysis). Norma MIL-STD-2155 - Failure Reporting, Analysis and Corrective Action Systems. Análise sistêmica da confiabilidade. Diagrama de Blocos de Confiabilidade (RBD -Reliability Block Diagram). Custo do Ciclo de Vida. Análise da Confiabilidade, Disponibilidade e Mantenabilidade (RAM - Reliability, Availability and Maintainability). Conceito de Manutenção centrada na confiabilidade (MCC) e fases de implantação na indústria. Introdução ao conceito de SMART RCM para aplicação industrial.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula mista (teórica e prática), resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos. Para a resolução dos trabalhos e/ou exercícios poderão ser utilizados metodologias e/ou softwares específicos.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina, utilizando formulários e/ou softwares específicos.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) resolução de exercícios individuais e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

1. ALBANO, M. et al. The Mantis Book: Cyber Physical System Based Proactive Collaborative Maintenance. 1st ed. New York,NY: Editora River Publishers, 2018.: Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

2. BILLINTON, R.; ALLAN RONALD, N. Reliability Evalluation of Engineering Systems – Concepts and techniques. New York, Plenum Press, Second edition, 1992. .(* Não disponível no Biblio Tec.)

 

3. DIBSDALE, C. Aerospace Predictive Maintenance. Series:SAE Technology Profile. SAE International, 2020.eBook. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

4. LU, N.; NOORI, M. Risk and Reliability in Structural Engineering: Theoretical Basis. Sustainable Structural Systems Collection. New York, Momentum Press, 2019, eBook. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

5. MOUBRAY, J. Reliability-centered maintenance (RCM II). New York, Industrial Press, 1997. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 25 set. 2022.

 

6. RAM, M.; DAVIM, J.P. Advanced Mathematical Techniques in Science and Engineering. Series River Publishers Series in Management Sciences and Engineering Aalborg. River Publishers, 2018.eBook. Chapter 8 – Complex System Reliability Analysis and Optmization. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

7. SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1 ed. São Paulo: Edipro, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

8. TIEJUN, C.; SHASHA, L. Space fault tree theory and System Reliability Analysis. EDP Sciences, 2020.eBook. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

 

Disciplina 09: Métodos Decisórios Multicritério (MCDM) utilizados na robustez da gestão de manutenção

Carga Horária: 30 horas

Objetivo: Capacitar os alunos a desenvolverem modelagem matemática para a tomada de decisão em problemas industriais, integrando a aplicação de ferramentas da qualidade para estruturar planos de ação eficazes.

Programa: Introdução ao Apoio de Decisão com Múltiplos Critérios. Problemas Multiobjetivo e Multicritério em Modelos de Decisão. Métodos de Normalização. Métodos Decisórios (AHP, COPRAS, TOPSIS, WPM, SAW, PROMETHEE, entre outros). Ferramentas de Qualidade na Tomada de Decisão. Ferramentas de qualidade e indicadores de manutenção (FMEA, confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade, entre outros) associados a métodos multicritérios para desenvolvimento de estratégias de gerenciamento. Estudos de caso sobre MCDMs aplicados no processo decisório da manutenção industrial.

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula expositiva, aulas práticas, estudos de caso e dinâmicas de aprendizagem baseadas em problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está previsto a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por: (50%) trabalhos em grupo (exercícios) e (50%) desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

1. GOMES, LFAM; GOMES, Carlos Francisco Simões. Princípios e Métodos para Tomada de Decisão Enfoque Multicritério. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh. 2021.

2. FAVERO, L.P. Manual de Análise de Dados: Estatística e Modelagem Multivariada Com Excel, SPSS e STATA. 1ª ed. São Paulo: Elsevier; 2017. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh. 2021.

3. LIU, H. FMEA Using Uncertainty Theories and MCDM Methods. 1st ed. New York: Springer, 2018. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh. 2021.

4. GOLDBARG, Elizabeth Ferreira Gouvêa; Goldbarg, Marco Cesar; LUNA, Henrique Pacca Loureiro. Otimização Combinatória e Meta-heurísticas - Algoritmos e Aplicações. 1ª. ed. São Paulo: GEN LTC,2015. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 01 julh. 2021.

5. KULKARNI, Anand J. Multiple Criteria Decision Making. Springer Singapore, 2022. (* Não disponível no Biblio Tec).

6. PEDRYCZ, Witold; EKEL, Petr; PARREIRAS, Roberta. Fuzzy multicriteria decision-making: models, methods and applications. John Wiley & Sons, 2011.

7. SINDHWANI,R; SINGH, P.L.; KUMAR, B.; MITTAL, V. K.; DAVIM, J.P. Multi-Criteria Decision Modelling: Applicational Techniques and Case Studies. 1St ed. United Kingdom: CRC Press, ,2021. (* Não disponível no Biblio Tec).

 

 

Disciplina 10: Confiabilidade Humana

Carga Horária: 40 horas

Objetivo: Apresentar a conceituação e aplicação das metodologias de análise da Confiabilidade Humana, qualitativas e quantitativas. A análise qualitativa aborda a parte comportamental aplicada ao design de tarefas para minimização do erro humano em sua execução. A análise quantitativa aborda os métodos aplicados no tratamento estatístico do erro humano, usando exemplos aplicados à indústria.

Programa: Conceitos e definições relacionados à análise da confiabilidade humana (HRA – Human Reliability Analysis) . Aspectos sensoriais e cognitivos relacionados à confiabilidade humana. Relação homem-máquina. Análise de Risco considerando a Performance Humana. Construção da análise de risco por Árvore de Falhas (FTA – Fault Tree Analysis). Técnicas de modelagem da confiabilidade humana para quantificação. Estratégias para redução dos riscos de falha humana nas tarefas de manutenção. Seleção de Procedimentos . Método para identificação de Pontos Críticos. Aplicações quantitativas da Confiabilidade Humana. Modelagem cognitiva e simulação probabilística dinâmica. Impacto da Confiabilidade Humana na indústria 4.0

Metodologias de ensino aprendizagem: Aula mista (teórica e prática), resolução de exercícios, estudos de casos e trabalhos individuais ou em grupos. Para a resolução dos trabalhos e/ou exercícios poderão ser utilizados metodologias e/ou softwares específicos.

Previsão de Trabalhos Discentes: Está prevista a realização de trabalhos individuais ou em grupos abordando aspectos práticos da disciplina, utilizando formulários e/ou softwares específicos.

Forma de Avaliação: A nota final será composta por (50%) resolução de exercícios e (50%) trabalho de grupo para desenvolvimento de estudos de caso.

Bibliografia Atualizada:

 

1. DHILLON, B. S. Human Reliability, Error, and Human Factors in Engineering Maintenance with Reference to Aviation and Power Generation. CRC Press is an imprint of the Taylor & Francis Group, 2009. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022;

 

2. DHILLON, B.S. Human Reliability, Error, and Human Factors in Power Generation. 1st ed. Switzerland : Springer International ,2014. (* Não disponível no Biblio Tec);

 

3. HOBBS, A.; REASON, J. Managing Maintenance Error: A practical guide. 1 st ed. New York,NY: Ashgate, 2003. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

4. PALEROSSI, C.A. Confiabilidade Humana: Conceitos, Análises, Avaliação e Desafios. 1ª ed. São Paulo, SP: ALL PRINT Editora,2011. (* Não disponível no Biblio Tec);

 

5. SPURGIN, A.J. Human Reliability Assessment: Theory and Practice.1st edition. New York,NY:CRC PRESS Taylor & Francis Group,2010. Disponível em Biblio Tec. Acesso em: 17 set. 2022.

 

 

  1. DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

    Seq.

    Disciplina

    Carga Horária (horas)

    Titulação

    Docente Responsável

    Link para o Currículo Lattes

    Instituição

    01

    PCM na indústria 4.0

    42

    Dr.

    Luiz Fernando Rigatti

    http://lattes.cnpq.br/6178048335805558

    UTFPR-GP

    02

    Fundamentos de SSMA e Gestão da Qualidade na Indústria 4.0

    30

    Dr.

    André Luiz Soares

    http://lattes.cnpq.br/5516307990934263

    UTFPR-GP

    03

    TPM na indústria 4.0

    30

    Dra.

    Viviane Teleginski Mazur

    http://lattes.cnpq.br/5887272314414934

    UTFPR-GP

    04

    Industrial Internet of Things

    30

    Dr.

    Vlademir Aparecido Freire Junior

    http://lattes.cnpq.br/0865102361361109

    UTFPR-GP

    05

     

    Ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas na tomada de decisão de problemas industriais

    24

    Dra.

    Thalita Monteiro Obal

    http://lattes.cnpq.br/7574246674522809

    UTFPR-GP

     

     

    24

    Me.

    MATHEUS HENRIQUE PIMENTA ZANON

    http://lattes.cnpq.br/4000443883671871

    UTFPR-CP

    06

    Automação para Indústria 4.0

    40

    Dr.

    Marcelo Henrique Granza

    http://lattes.cnpq.br/1726003751583776

    UTFPR-GP

    07

    Métodos Decisórios Multicritério (MCDM) utilizados na robustez da gestão de manutenção

    30

    Dr.

    Ricardo Vinicius Bubna Biscaia

     

    http://lattes.cnpq.br/6379039079806335

     

    UTFPR-GP

    08

    Engenharia da Confiabilidade

    40

    Dr.

    David Lira Nunez

    http://lattes.cnpq.br/1526033838475283

    UTFPR-GP

    09

    Projeto Orientado a Fabricação e Seleção de Materiais

    30

    Dr.

    Henrique Ajuz Holzmann

    http://lattes.cnpq.br/9973409069856700

    UTFPR-GP

    10

    Confiabilidade Humana

    40

    Dr.

    Fernando Jesus Guevara Carazas

    http://lattes.cnpq.br/3728398075144515

    Universidade
    Nacional da
    Colômbia

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.


Referência: Processo nº 23064.016211/2025-81 SEI nº 5076164