Boletim de Serviço Eletrônico em 01/08/2025
DOU de 01/08/2025, seção 1, página 1

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROG.POS-GRAD.FORM.CIENT.ED. TECNOLOGICA

 

EDITAL Nº 03/2025

SELEÇÃO PARA O INGRESSO AO MESTRADO PROFISSIONAL NA TURMA DE 2026 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA (PPGFCET) DA UTFPR – CAMPUS CURITIBA

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-CT) , em atendimento à determinação do Colegiado, consoante disposição regimental do Programa e a Direção Geral do Campus Curitiba tornam público e estabelecem as normas do processo seletivo para o ingresso ao Mestrado Profissional do PPGFCET-CT, no primeiro semestre de 2026.

 

1. SOBRE O PROGRAMA

1.1. O Site Oficial do Programa é o http://fcet.ct.utfpr.edu.br.

1.2. O regimento interno e resoluções que regem o PPGFCET podem ser acessadas em: https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet-ct/normas-e-regulamentos

 

2.PÚBLICO DE INTERESSE

 

2.1. Licenciados em Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática.

2.2. Outros profissionais da Educação que tenham interesse em desenvolver pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática.

2.3. O não preenchimento das vagas deste edital poderá ser completada por outros(as) candidatos(as) que tenham interesse em desenvolver pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, de acordo com a demanda social.

 

3.MODALIDADE DE ENSINO E INÍCIO DAS ATIVIDADES

 

3.1. A modalidade do curso de mestrado é presencial, com aulas preferencialmente às quintas e sextas-feiras nos períodos da manhã, tarde ou noite.

3.2. As aulas terão início do 1º semestre letivo de 2026, cuja data será definida pelo Calendário Acadêmico 2026 da Pós-graduação Stricto Sensu da UTFPR.

 

4.AS VAGAS OFERTADAS

 

A seleção dos(as) candidatos(as) aprovados será homologada pelo Colegiado do PPGFCET, o qual selecionará até no máximo 25 (vinte e cinco) candidatos(as) como acadêmicos(as) regulares (regularmente matriculados(as) no programa). O(A) candidato(a) deverá indicar no momento da inscrição em qual linha optará de acordo com seu Projeto de Pesquisa.

 

De acordo com item I do Art. 6º da Resolução COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de dezembro de 2021, 30% do total de vagas ofertadas será destinada para pessoas autodeclaradas negras. No caso de inscrição de pessoa autodeclarada indígena serão adicionadas 02 vagas para concorrência exclusiva deste público. No caso de inscrição de pessoa autodeclarada com deficiência (PcD) serão adicionadas 02 vagas para concorrência exclusiva deste público.

 

Conforme Art. 7º da mesma Resolução, os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas. Caso haja sobra de vagas dentre os candidatos de ampla concorrência, estas poderão ser preenchidas por candidatos que tenham optado pelas vagas reservadas desde que tenham obtido aprovação no processo seletivo. Para todos os candidatos é condição necessária para ocupação de vagas no programa a aprovação em todas as etapas do processo seletivo.

 

Serão considerados pretos, pardos, indígenas, ou pessoa com deficiência os candidatos que se enquadram no artigo 4º do anexo I da Resolução COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de dezembro de 2021.

 

A Resolução COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de dezembro de 2021 está disponível em: https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php? acao=publicacao_visualizar&id_documento=2722196&id_orgao_publicacao=0

 

De acordo com o Art. 9º. da referida Resolução, no momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa com deficiência deve entregar os seguintes documentos:

 

I. atestado médico emitido nos últimos 12 (doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;

II. exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;

III. exame oftalmológico em que conste a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.

Para candidatos PCD, os atestados, exames e laudos médicos enviados na inscrição serão analisados pela Comissão de Seleção do programa.

Parágrafo único. Atestados, exames e laudos médicos deverão obrigatoriamente apresentar CID, nome legível, carimbo e assinatura do profissional e CRM. Ao candidato pode ser solicitado comparecer ante uma Junta Médica Oficial da UTFPR.

Ainda segundo a mesma Resolução, no seu Art. 11º, no momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entregar, ao menos um dos seguintes documentos:

I. Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI); ou

II. Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

Em caso de não preenchimento das vagas reservadas para os candidatos indígenas e com deficiência, o programa poderá destiná-las para os candidatos da ampla concorrência.

De acordo com a Resolução nº. 079/12-COPPG, de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas a servidores(as) de Instituições de Ensino Superior Públicas, com as quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas.

Conforme o §2º da referida Resolução, o(a) servidor(a) deverá manifestar interesse nas vagas adicionais no momento da inscrição, inserindo cópia em arquivo PDF de documento comprobatório do convênio, juntamente com a declaração do estabelecimento de ensino ao qual o(a) professor(a) está vinculado(a).

Os(As) candidatos(as) classificados(as) no processo seletivo fora do número de vagas disponíveis poderão ser matriculados como alunos(as) especiais, conforme resolução 03/2017 que dispõe sobre o ingresso de estudante na categoria de Aluno Especial no PPGFCET, presente no site: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/documentos/resolucao

5.AS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no período de 02 de Agosto (sábado) a 02 de setembro (terça-feira) de 2025, pelo link: https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad01/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=268&p_cursoanonr=2026

5.2. O preenchimento da ficha de inscrição será on-line e terá que ser realizado de uma única vez, por isso o(a) candidato(a) deverá ter todos os documentos indicados no tópico 5.3 preparados para serem anexados na plataforma de inscrição on-line.

Observação: Após o preenchimento, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e logo em seguida impressa ou salva em seu computador, pois o(a) candidato(a) poderá não recuperá-la posteriormente.

5.3. No ato da inscrição on-line, deverão ser anexados na plataforma de inscrição em um ÚNICO ARQUIVO que contenha toda a documentação constante no item 5.3.1, alíneas a, b, c, para candidatos brasileiros e item 5.3.2, alíneas a, b, c, d, para candidatos estrangeiros deste subitem. Este ARQUIVO ÚNICO não poderá ultrapassar 10 (dez) MB em tamanho e deverá ser gerado no formato PDF.

5.3.1. Para candidatos brasileiros:

a) Cópia do Diploma, certificado ou Declaração de Conclusão do Curso de Graduação. Para o caso de formandos(as), enviar declaração da instituição de provável data da Formatura; (O documento deverá ser digitalizado no formato PDF);

b) Cópia de documento de identificação com foto oficial, em que conste o órgão emissor da identidade civil; (O documento deverá ser digitalizado no formato PDF);

c) Proposta de Pesquisa, conforme modelo disponibilizado no site do PPGFCET, contendo na capa da proposta o link para o seu Currículo Lattes (o qual inicia com http://lattes.cnpq.br/) e a indicação da área de concentração e da linha de pesquisa, ambas do PPGFCET descritas no link abaixo, de aderência da proposta do(a) Candidato(a). (O documento deverá ser gerado no formato PDF e não digitalizado).

5.3.2. Para Candidatos estrangeiros:

a) Proposta de Pesquisa, conforme modelo disponibilizado no site do PPGFCET, contendo na capa da proposta o link para o seu Currículo ORCID e a indicação da área de concentração e da linha de pesquisa, ambas do PPGFCET descritas no link abaixo, de aderência da proposta do(a) Candidato(a). (O documento deverá ser gerado no formato PDF e não digitalizado).

b) Currículo ORCID ( https://orcid.org/), para pontuação dos itens da Tabela 3.(O documento deverá ser digitalizado no formato PDF).

c) Conforme Instrução Normativa PROPPG nº 41/2024, os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos com as seguintes variações:

 

- Documento de identificação estrangeiro;

 

- Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) contendo o número do Registro Nacional Migratório (RNM), ou da antiga Cédula de Identidade deEstrangeiro (CIE), contendo o número do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);

 

- Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;

 

- Passaporte com visto atualizado, para turmas realizadas no Brasil. Caso o candidato já tenha iniciado processo de reconhecimento de diploma na plataforma Carolina Bori, indicar o aceite do protocolo gerado na mesma. Neste caso, o candidato assina termo de ciência comprometendo-se a entregar o certificado de reconhecimento em até 12 meses da data da matrícula.

 

A Proposta deverá ser elaborada conforme o modelo disponível na área dos Editais do site do PPGFCET onde também está publicado este edital.

As áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGFCET podem ser consultadas em:

https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet-ct/sobre-o-ppgfcet

As temáticas de interesse e pesquisa de cada docente do programa estão no Anexo 02 deste edital.

d) NÃO SERÃO CONSIDERADAS FOTOS OU PRINT DE TELAS TRANSFORMADOS EM PDF DE PROPOSTAS DE PESQUISA

6.O PROCESSO SELETIVO

6.1. Para a admissão dos(as) candidatos(as), após a homologação da inscrição, o processo seletivo será composto por três fases:

a) FASE 01 – Avaliação da Proposta de Pesquisa (eliminatória e classificatória);

b) FASE 02 –Arguição sobre a Proposta de Pesquisa (eliminatória e classificatória);

c) FASE 03 –Avaliação do Currículo Lattes (classificatória);

6.1.1. Todas as datas referentes às diferentes etapas do processo de seleção constam no Anexo 01.

6.1.2. Nas Fases 1 e 2 (eliminatórias e classificatórias) deste processo seletivo os candidatos serão avaliados de acordo com critérios específicos para cada etapa que serão organizado em tabelas da seguinte forma:

i) Insuficiente — Apresenta graves lacunas, não demonstra compreensão ou alinhamento relevante com o critério avaliado;

ii) Regular — Desempenho limitado, há compreensão parcial, mas com argumentos frágeis, pouca profundidade ou inconsistências​​​;

iii) Bom — Resposta adequada, coerente, com boa argumentação e pertinência em relação ao critério, há domínio geral do tema;​​​

iv) Excelente — Desempenho de alto nível, com profundidade, clareza, articulação crítica e forte alinhamento com o critério.

Nas tabelas de critérios estarão disponibilizadas as faixas pontuação para cada critério de acordo com esta disposição. ​

6.2. A primeira fase do processo seletivo constará da avaliação da Proposta de Pesquisa, enviado, via plataforma de inscrição, pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e terá pontuação máxima de 100 pontos.

6.2.1. Somente os(as) candidatos(as) que tiverem suas propostas avaliadas com nota igual ou superior a 60 pontos na soma dos itens da tabela 1 serão convocados para a arguição sobre a Proposta de Pesquisa.

6.2.2. O(A) candidato(a) que obtiver pontuação menor que 60 pontos na Avaliação da proposta (Fase 1) estará eliminado do processo seletivo.

Tabela 1: critérios para avaliar a Proposta de Pesquisa.

ITEM AVALIADO

Insuficiente

Regular

Bom

Excelente

PONTUAÇÃO MÁXIMA

a. Pertinência da proposta com os interesses do programa.

0,0 - 7,9

8,0 - 13,9

14,0 - 16,9

17,0 - 20

20

b. Consistência do referencial teórico.

0,0 - 7,9

8,0 - 13,9

14,0 - 16,9

17,0 - 20

20

c. Delimitação e clareza do problema de pesquisa e coerência deste com os objetivos.

0,0 - 11,9

12,0 - 20,9

21 - 25,4

25,5 - 30

30

d. Descrição dos encaminhamentos metodológicos para a constituição e análise dos dados, bem como a exequibilidade em termos de tempo e condições para a realização da proposta.

0,0 - 11,9

12,0 - 20,9

21 - 25,4

25,5 - 30

30

TOTAL

100


6.3. A segunda fase do processo seletivo terá pontuação máxima de 100 pontos e constará da arguição sobre a Proposta de Pesquisa.

6.3.1. O(A) candidato(a) deverá enviar arquivo contendo a documentação comprobatória da produção declarada e organizada conforme a tabela 3. As características do arquivo, a forma de envio e o prazo serão indicadas no edital que contém o resultado da primeira fase.

6.3.2. A arguição sobre a Proposta de Pesquisa será avaliada seguindo os critérios da tabela

6.3.3. A arguição sobre a Proposta de Pesquisa será realizada em qualquer uma das sedes do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em data, horário e ambiente a serem divulgados no site do programa.

6.3.4. A arguição sobre a Proposta de Pesquisa poderá ser realizada de forma não presencial de maneira síncrona, em data, horário, ambiente e link (endereço eletrônico) para ambiente virtual a serem divulgados no site do programa.

6.3.5. A arguição sobre a Proposta de Pesquisa terá duração máxima de 20 minutos, e será realizada perante uma banca composta por no mínimo dois docentes do programa. A arguição sobre Projeto de Pesquisa poderá ser gravada (vídeo e/ou áudio).

6.3.6. O não comparecimento do(a) candidato(a), na data, horário e sala, ou conexão em sala virtual, indicados para a arguição sobre a Proposta de Pesquisa implicará na eliminação do processo seletivo

6.3.7. Na impossibilidade de se manter a conexão virtual, a arguição sobre a Proposta de Pesquisa ocorrerá via ligação telefônica, conforme o número informado no projeto do(a) candidato(a).

6.3.8. Será eliminado(a) do processo seletivo o(a) candidato(a) que não enviar os arquivos conforme indicado no item 6.3.1.

6.3.9. Somente os(as) candidatos(as) que tiverem nota igual ou superior a 60 pontos no item Arguição sobre a Proposta de Pesquisa terão seus currículos avaliados.

6.3.10. O(A) candidato(a) que obtiver pontuação menor que 60 pontos na arguição sobre a Proposta de Pesquisa (Fase 2) estará eliminado do processo seletivo.

Tabela 2: Critérios para avaliar a arguição sobre a Proposta de Pesquisa.

ITEM AVALIADO

Insuficiente

Regular

Bom

Excelente

PONTUAÇÃO MÁXIMA

a) Clareza e consistência teórica na argumentação sobre a arguição da Proposta de Pesquisa.

0,0 - 7,9

8,0 - 13,9

14,0 - 16,9

17,0 - 20

20

b) Conhecimento geral da literatura atual da área de Ensino de Ciências e Matemática e suas ideias centrais que enfatizam o domínio de temas e ideias que sustentam.

0,0 - 11,9

12,0 - 20,9

21 - 25,4

25,5 - 30

30

c) Desenho metodológico da proposta.

0,0 - 11,9

12,0 - 20,9

21 - 25,4

25,5 - 30

30

e) Delineamento da proposta sobre o Produto Educacional.

0,0 - 7,9

8,0 - 13,9

14,0 - 16,9

17,0 - 20

20

TOTAL

100


6.4. A terceira fase do processo seletivo constará da avaliação do currículo lattes com um total máximo de 100 pontos, de acordo com os critérios descritos na tabela 3:

Tabela 3: critérios para avaliar o Currículo Lattes.

ITEM AVALIADO

PONTUAÇÃO UNITÁRIA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Tempo de serviço como professor.

3/ano

15

Formação Complementar (cursos reconhecidos pelo MEC ou pela respectiva Secretaria de Educação, com duração mínima de 180 horas).

5/curso

10

Apresentação de trabalhos em Eventos (Seminários, Simpósios, Encontros e Congressos) relacionados às áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação.

2/evento

10

Participação programas institucionais voltados ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Iniciação a Docência (PIBID) e similares

5/ano

10

Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e palestras

1/evento

5

Publicações em Periódicos nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação.

5/publicação

20

Publicação de livro nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação com ISBN.

10/publicação

10

Organização de livro nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação com ISBN.

5/publicação

10

Capítulo de livro nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação com ISBN.

5/publicação

10

Total

 

100

 

6.4.1. Serão considerados apenas os periódicos disponíveis no Qualis da CAPES vigente para as Áreas de Ensino e de Educação. Os comprovantes não precisam de autenticação.

6.5. A classificação final dos(as) candidatos(as) obedecerá a seguinte equação:

PONTUAÇÃO FINAL = (NOTA FASE 1)X0,4 + (NOTA FASE 2)X0,4 + (NOTA FASE 3)X0,2

6.5.1. Serão classificados os(as) candidatos(as) que obtiverem as maiores pontuações de acordo com o item 6.5, de forma a preencher no máximo o número de vagas indicado no item 4 deste edital.

Em caso de empate na Pontuação final serão considerados como critérios de desempate os seguinte itens em ordem importância com fins de classificação dos candidatos:

item (e) Delineamento da proposta sobre o Produto Educacional (Tabela 2).

item (b) Consistência do referencial teórico (Tabela 1).

item (c) Delimitação e clareza do problema de pesquisa e coerência deste com os objetivos. (Tabela 1).

6.5.2. A divulgação dos candidatos classificados como alunos regulares será divulgada em ordem alfabética. Após o preenchimento das vagas poderá ser composta uma lista com candidatos classificados como alunos especiais no programa. O aluno especial está enquadrado de acordo com a Resolução Interna 03 de 2017 do PPGFCET-UTFPR. A resolução está disponível em: https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet-ct/normas-e-regulamentos

7.O RESULTADO

 

7.1. O resultado final será divulgado no dia 24 de novembro de 2025, após as 18 horas no site do PPGFCET: http://fcet.ct.utfpr.edu.br.

 

8.DISPOSIÇÕES GERAIS

 

8.1. O Programa não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas. O preenchimento das vagas ofertadas neste Processo Seletivo depende do número de candidatos(as) classificados(as) de acordo com o disposto no item 6.5 deste Edital, bem como a disponibilidade de orientação do Corpo Docente do PPGFCET para o ano letivo de 2026.

 

8.2. Ao se inscrever, o(a) candidato(a) aceita as condições, critérios e normas estabelecidas neste edital, deles não podendo alegar desconhecimento.

 

8.3. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a exatidão e veracidade das informações prestadas para o processo seletivo.

 

8.4. Os recursos deverão ser interpostos após a divulgação do resultado de cada etapa nos prazos estabelecidos no presente edital, por meio de formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/V8g1zrmmNKJB5Tmu5

8.5. As decisões das bancas avaliadoras, bem como da Comissão do Processo Seletivo são soberanas.

 

8.6. As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo a Comissão de Seleção do direito de cancelar e indeferi-la sempre que se verifique que as informações são incorretas, estão incompletas ou que o(a) candidato(a) não satisfaz as condições estabelecidas neste Edital.

 

8.7. Candidatos(as) que necessitem de condições especiais para a realização do processo seletivo deverão solicitá-las por meio de um contato direto com a Coordenação do Programa, exclusivamente por e-mail (fcet-ct@utfpr.edu.br), impreterivelmente antes da data do término das inscrições. A realização das etapas previstas no processo de seleção por parte desses(as) candidatos(as) fica condicionada a esse pedido formal.

 

8.8. Conforme Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 3, de 29 de dezembro de 2021, os candidatos ao curso de Mestrado devem apresentar, no mínimo, os seguintes documentos para o processo de seleção e matrícula:

 

a) Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF.

b) Certidão de Nascimento ou Casamento.

c) Diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante da IES de Graduação.

d) A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória.

e) Histórico escolar do curso de Graduação com informação de Coeficiente de Rendimento ou equivalente.

f) Currículo Lattes atualizado.

g) Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos nos itens anteriores (a, b, c, d, e, f), com as seguintes variações:

-Documento de identificação estrangeiro.

-Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;

-Passaporte com foto e dados pessoais, para turmas realizadas no Brasil.

A documentação de candidatos estrangeiros pode ser aceita nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

 

i) o diploma do curso de Mestrado não é obrigatório, nas seguintes condições:

· Admissão direta no curso de Doutorado — essa possibilidade precisa estar descrita no edital de seleção do Programa de Pós-Graduação;

· Mudança de nível do Mestrado para o Doutorado através do procedimento descrito em Resolução do Programa de Pós-Graduação.

j) Candidatos PCD devem apresentar Laudo Médico quando realizarem a matrícula.

Os candidatos aprovados e homologados para a matrícula no curso serão convocados para a entrega e análise dos documentos pela Secretaria Geral dos Programas de Pós-Graduação do Stricto Sensu.

A instrução normativa que trata do item 8.8 está disponível em:

https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php? acao=publicacao_visualizar&id_documento=2728817&id_orgao_publicacao=0

 

8.9. O canal de comunicação oficial para sanar dúvidas relacionadas ao processo seletivo é exclusivamente o e-mail do programa: fcet-ct@utfpr.edu.br

 

8.10. Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Coordenador do PPGFCET e pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR.

 

8.11. O presente edital será publicado no site do PPGFCET: http://fcet.ct.utfpr.edu.br

 

8.12. Para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital que não possam ser solucionadas por entendimento direto entre as partes, elege-se o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção Judiciária de Curitiba, excluindo-se qualquer outro por mais privilegiado que seja.

 

Curitiba, 02 de Agosto de 2025


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 28/07/2025, às 08:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO DANIEL BATISTA DE SOUSA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 28/07/2025, às 16:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIA REGINA ROCHA MARTINS, DIRETOR(A), em (at) 28/07/2025, às 18:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALISSON ANTONIO MARTINS, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 01/08/2025, às 15:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5077281 e o código CRC (and the CRC code) BF5E9EAE.



ANEXO 01 – DATAS DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO

 

ETAPAS

DATAS - 2025

Inscrições

02 de agosto (sábado) a 02 de setembro (terça-feira) de 2025

Divulgação das inscrições homologadas

Até 03 de setembro de 2025 (quarta-feira)

Interposição de recursos referente à inscrição

Até 06 de setembro de 2025 (sábado)

Resultado dos recursos referentes à inscrição

08 de setembro de 2025 (segunda-feira)

Avaliação da Proposta de Pesquisa

09 de setembro (terça-feira) a 24 de setembro (quarta-feira) de 2025

Resultado da Avaliação da Proposta

Até 26 de setembro de 2025 (sexta-feira)

Interposição de Recursos referente à Avaliação da Proposta

Até 30 de setembro de 2025 (terça-feira)

Resultado dos Recursos referente à Avaliação da Proposta

Até 02 de outubro de 2025 (quinta-feira)

Edital com datas, horários e ensalamento da arguição sobre a Proposta de Pesquisa e entrega do Currículo Lattes documentado

Até 09 de outubro de 2025 (quinta-feira)

Arguição sobre a Proposta de Pesquisa e avaliação do Currículo Lattes

13 de outubro (terça-feira) a 07 de novembro (sexta-feira) de 2025

Resultado da arguição sobre a Proposta de Pesquisa e do Currículo Lattes

Até 12 de novembro de 2025 (quarta-feira)

Interposição de Recursos referente à arguição sobre a Proposta de Pesquisa e entrega do Currículo Lattes

Até 17 de novembro de 2025 (segunda-feira)

Resultado dos Recursos referente à arguição sobre a Proposta de Pesquisa e entrega do Currículo Lattes

Até 19 de novembro de 2025 (quarta-feira)

Resultado Final

Até 24 de novembro de 2025 (segunda-feira)

Matrículas

Até 30 dias que antecedem o início do 1º semestre letivo de 2026

Todos os resultados poderão ser acompanhados no site do PPGFCET: http://fcet.ct.utfpr.edu.br

 

ANEXO 02 – INTERESSES DE PESQUISA DOS DOCENTES

Adriano Lopes Romero

Tem interesse em temas relacionados à formação inicial e permanente de professores de Química e de Ciências; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Ensino de Química e de Ciências com ênfase em Educação Ambiental e nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); Elaboração, desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos para o ensino de Química e de Ciências.

Alisson Antônio Martins

Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: ensino e aprendizagem de Física e de Ciências da Natureza; formação de professores de Física e de Ciências da Natureza; práticas pedagógicas, livros didáticos, materiais didáticos, manuais escolares de Física e de Ciências da Natureza; implicações de políticas públicas educacionais no ensino de Física e de Ciências da Natureza.

Anelize Queiroz Amaral

Pesquisas envolvendo a Educação Ambiental nas seguintes temáticas: formação inicial e continuada de educadores ambientais em espaços formais e não formais; elaboração e desenvolvimento de materiais para o desenvolvimento da Educação Ambiental; processo educativos e investigativos sobre injustiças socioambientais e a construção de sociedades sustentáveis no Brasil e Angola.

Arandi Ginane Bezerra Jr

Atua nas áreas de Física, Nanobiofotônica e Ensino, com ênfase em formação de professores, divulgação científica, ensino de Física Moderna e Contemporânea, Tecnologias Livres, Recursos Educacionais Abertos, Videoanálise e Educação Infantil.

Daniela Macedo de Lima

Produção de Mudas via propagação vegetativa e sexuada e participa ainda dos projetos de extensão Escola e Família, nas linhas Alimentação Saudável e do projeto Ensino Híbrido de Botânica.

Ehrick Eduardo Martins Melzer

Temas relacionados a Educação do Campo e Urbana no Ensino de Ciências em espaços formais e não formais na Educação Básica ou Superior analisados sobre as perspectivas: Análise da implementação de Políticas Educacionais voltadas ao Ensino de Ciências da Natureza (química, física e biologia) na perspectiva do debate curricular ou da formação de professores. O Professor-Autor, Docência Compartilhada e Codocência. A extensão universitária vista da perspectiva de Paulo Freire enquanto Comunicação. História e Filosofia das Ciências especialmente temas ligados a Ludwik Fleck, Fritjof Capra, Humberto Maturana, Paul Feyrabend e Gaston Bachelard. Didática Lúdica (Jogos Sérios ou Educacionais e Gamificação). Didática das Ciências e das Matemáticas nas propostas da Transposição Didática, Teoria do Antropológico Didático, Objetivo-Obstáculo, Contrato Didático, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. A Pedagogia Socialista. Educação Agroecológica, Educação Ambiental Anticapistalista, Educação Ambiental Decolonial, Ecopedagogia e Alfabetização Ecológica. Diálogo de saberes, saberes sujeitados e a decolonialidade (giro decolonial) no Ensino de Ciências; Cultura Maker e a utilização de tecnologias emergentes (Inteligência Artificial, impressão 3D e realidade aumentada) no Ensino de Ciências.

Fabiana Paulette

Métodos investigativos de ensino e de aprendizagem em Química/Ciências, mais especificamente a pesquisa em sala de aula, o educar pela pesquisa e o ensino por investigação. Formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento de materiais didáticos e uso das TDICs para o ensino de conceitos abstratos.

Flávia Dias de Souza

Desenvolve pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática e a organização do ensino de matemática e ciências à luz da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e do conceito de Atividade Orientadora de Ensino.

Giulio Domenico Bordin

Produtos Educacionais Digitais no Ensino de Ciências e Matemática: desenvolvimento, validação e aplicação de softwares educacionais alinhados à BNCC e às diretrizes do MEC. Videoanálise no Ensino de Ciências: uso de vídeos como ferramenta de investigação científica, experimentação virtual e aprendizagem baseada em dados. Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Educação: ensino por investigação, sala de aula invertida, gamificação e uso de plataformas digitais no contexto da educação básica e superior. Formação de Professores e Inovação Didática: integração entre currículo, práticas docentes e tecnologias inovadoras na formação inicial e continuada de professores.

Guilherme Wagner

Educação Matemática na Ásia em perspectiva comparada: China, Singapura, Coreia e Timor-Leste (temas: método CPA, resolução de problemas por modelos, teoria pedagógica-matemática da variação – Ensino Bianshi). Pedagogias na Formação de Professores de Matemática: core practices/high-leverage practices, PIBID, Estágio Supervisionado e temas correlatos. Interfaces da Educação Tecnológica na Educação Matemática: Perspectiva STEM, Maker, Robótica Educacional, Educação em Ciência de Dados. Todas as pesquisas assumem o referencial teórico cultural-histórico e materialista histórico-dialético: Vigotski, Radford, Davidov, etc.

João Amadeus Pereira Alves

Dedica-se ao estudo e orientação de trabalhos atinentes às Ciências da Natureza e Educação CTSA em sala de aula, com professores atuantes no ensino formal dos anos iniciais ao magistério superior, especialmente envolvendo questões sociocientíficas e formação docente colaborativa crítica.

Josmaria Lopes de Morais

Desenvolvimento, validação e divulgação de metodologias e estratégias visando potencializar a Educação Ambiental nos diversos níveis de ensino. Implementação de recursos.

Lizete Maria Orquiza de Carvalho

Tem interesse em formação inicial e contínua de professores de ciência na abordagem educacional sociocientífica, notadamente no que se refere a impactos de artefatos tecnológicos na vida social e ambiental.

Leandro Turmena

No âmbito da linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores em Ensino de Ciências e Matemática, desenvolve investigações com ênfase nos Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, políticas educacionais e ensino superior..

Leandro de Oliveira Rabelo

investigações sobre a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática em uma perspectiva reflexivo-crítica - professor como intelectual crítico, pesquisador e transformador da realidade; estágio supervisionado; PIBID; Residência Pedagógica; início da carreira docente; alienação e emancipação docente; etc. Também orienta na linha de pesquisa “Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)”, com ênfase em atividades de ensino-aprendizagem em espaços formais e não formais de ensino que abordam temas socioambientas sobre as implicações da ciência e tecnologia na sociedade e no meio ambiente. Em ambas as linhas de pesquisa, busca-se privilegiar propostas didáticas, formativas e investigativas que tenham como base a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, considerando os seguintes referenciais: Vigotski, Leontiev, Davidov, Engeström, entre outros.

Lilian de Souza Vismara

É aprendiz em Educação Ambiental & Científica com enfoque CTSA. Tem experiência com Mediações por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino. Se diverte com M@temáticAÇÃO!

Luciana Boemer Cesar Pereira

Ensino e aprendizagem no contexto da Educação do Campo; Ensino de Ciências e Matemática contextualizado; Ensino e aprendizagem em escolas do campo; Hortas escolares. Metodologias ativas no Ensino de Ciências e Matemática. Mediações Tecnológicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Marcelo Lambach

Formação inicial e permanente de professores; Ensino na perspectiva de Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Epistemologia; História e filosofia da ciência; Formação de professores; Metodologia do Ensino de Ciências/Química; Ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Marcelo Souza Motta

Interesse de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação; Educação Matemática e Tecnologias; Pensamento Computacional; Inteligência Artificial (IA); Objetos de Aprendizagem; Educação a Distância; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Mapeamento Sistemático de Literatura; Tecnologias Sociais; Tecnologias e Personalização do Ensino.

Marco Aurélio Kalinke

Tem interesse em estudos sobre Tecnologias Educacionais, especialmente no uso de IA em processos educacionais de Matemática, Objetos de Aprendizagem, Robótica Educacional, Filosofia, História da Matemática e Formação de Professores de Matemática.

Marcos Antonio Florczak

Educação em astronomia: produção e análise de materiais didáticos e novas estratégias para ensino de astronomia nos ensinos fundamentais e médio. Desenvolvimento, avaliação e divulgação de metodologias e estratégias para a uma educação interdisciplinar no ensino fundamental e médio.

Maria Lucia Panossian

Projetos preferencialmente vinculados à teoria histórico-cultural e teoria da atividade e relacionados à produção do conhecimento matemático (movimento histórico e lógico); aos processos de organização do ensino de matemática (questões didáticas e metodológicas) e de formação inicial e continuada de professores.

Mirian Maria Andrade Gonçalez

Pesquisas em Educação Matemática, sobretudo em História da Educação Matemática, Formação de Professores e Análise de textos escritos.

Noemi Sutil

Ênfase de atuação na Formação de professores de Ciências/Física e Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

Renata Oliveira Balbino

Interesse de pesquisas que envolvam o uso de Tecnologias Digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática; Objetos de aprendizagem; Plataformas educacionais.

Siderlene Muniz Oliveira

Educação Ambiental e linguagem, por exemplo, a partir da análise de discursos ambientais. Tecnologias de comunicação e informação. Trabalho docente e linguagem.

Silmara Alessi Guebur Roehrig

Ensino de Física com ênfase nas temáticas: educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ensino por investigação, formação de professores de Física, currículo, metodologias de ensino de física para educação básica e ensino superior, interdisciplinaridade. Com relação à orientação teórico metodológica de pesquisa, trabalha preferencialmente com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.

Tamara Simone Van Kaick

Interdisciplinaridade como eixo norteador na formação de professores de Ciências, assim como a Educação Ambiental, compreendida em sua transversalidade nas diversas disciplinas. A abordagem pode ser desenvolvida com conteúdos disciplinares, ou com temas transversais como recursos hídricos, resíduos sólidos e biodiversidade. A alfabetização científica e ecológica, e CTSA também são temas de interesse para desenvolver pesquisas no Ensino de Ciências.


Referência: Processo nº 23064.033552/2025-11 SEI nº 5077281