Boletim de Serviço Eletrônico em 08/08/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB

 

EDITAL nº 13/2025 - DIRGRAD-FB

abertura do processo de eleição dos membros eleitos do colegiado do curso de engenharia química do campus francisco beltrão

 

O Diretor-Geral do campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, através da Comissão Geral designada pela Portaria de Pessoal GADIR-FB/UTFPR nº 136, de 16 de julho de 2025, torna público o Processo de eleição para escolha dos membros eleitos do Colegiado do Curso de Engenharia Química do Campus Francisco Beltrão para o próximo biênio.

  1. DAS NORMAS GERAIS

Art. 1º. O processo eleitoral de que trata esse Edital se refere às vagas do item 08, conforme disposto no Art. 4º (da composição do colegiado de curso) da Resolução nº 103/2019 - COGEP, retificado em 27 de novembro de 2019 aprovada pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP) da UTFPR, segundo o qual, os colegiados são constituídos pelos seguintes membros:

  1. Coordenação do Curso, na presidência;

  2. Professor responsável pela atividade de estágio - PRAE;

  3. Professor responsável pelo trabalho de conclusão de curso - PRATCC;

  4. Professor responsável pelas atividades de extensão - PRAExt e

  5. Professor responsável pelas atividades Complementares ou Atividades Integradoras para o Enriquecimento Curricular, quando houver

  6. Professor responsável pelas atividades de internacionalização- PRAInt;

  7. Professor representante do colegiado de curso na Câmara Técnica do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP);

  8. No mínimo, dois docentes eleitos pelos seus pares e seus respectivos suplentes que ministrem aulas ou tenham atividades relacionadas com as áreas específicas do curso de acordo com regras definidas por cada Coordenação no regulamento de eleição;

  9. No mínimo, um docente eleito pelos seus pares ou indicado pelo coordenador de curso, que não se enquadre no item VIII e que ministre aulas no curso;

  10. Até dois representantes discentes, regularmente matriculados no curso, com seus respectivos suplentes, indicado pelo órgão representativo dos alunos do curso, e na ausência deste, pelo Coordenador do Curso.

 

  1. DAS VAGAS PARA O PROCESSO DE ESCOLHA

Art. 2º. Em consulta a coordenadora do curso de Engenharia Química as vagas a serem consideradas para o processo de escolha para os membros eleitos do colegiado estão discriminadas na tabela abaixo, em relação ao item 08 do Art. 4º (da composição do colegiado de curso) da Resolução nº 103/2019 - COGEP, retificado em 27 de novembro de 2019:

 

Curso

Vagas para Eleição

Engenharia Química

2 vaga para membro titular (item 08)

2 vagas para membros suplentes (item 08)

 
 
  1. DAS ETAPAS E PRAZOS PARA O PROCESSO DE ELEIÇÃO

Art. 3º. O processo eleitoral compreende as ações, prazos e responsabilidades discriminados no quadro abaixo:

 

AÇÃO

PRAZO

RESPONSÁVEL

Publicação do Edital de Eleição

08/08/2025

Comissão de Eleição

Solicitação de correção da relação de eleitores e elegíveis

11 e 12/08/2025

Elegíveis

Publicação final da relação de eleitores e elegíveis

14/08/2025

Comissão de Eleição

Inscrição dos Candidatos

15/08/2025

Elegíveis

Publicação das candidaturas

18/08/2025

Comissão de Eleição

Votação na plataforma Adoodle

22/08/2025

Eleitores / Comissão de Eleição

Apuração dos votos e Divulgação dos resultados preliminares

22/08/2025

Comissão de Eleição

Recursos sobre os resultados da eleição

26/08/2025

Membros eleitos

Divulgação e encaminhamento dos resultados das eleições à DIRGRAD da UTFPR-FB

28/08/2025

Comissão de Eleição

 

  1. DOS ELEITORES E ELEGÍVEIS

Art. 4º. A relação nominal de eleitores e elegíveis está discriminada no quadro apresentado no Anexo 01 deste Edital.

I. são considerados elegíveis os docentes que se enquadram nos requisitos descritos no Art. 4º (da composição do colegiado de curso) e 7° da Resolução nº 103/2019 - COGEP, retificado em 27 de novembro de 2019.

II. são considerados eleitores os docentes efetivos que ministrem aulas ou tenham atividades relacionadas com as áreas específicas do curso no semestre letivo 2024/1 a 2025/2, conforme o Art. 9º da Resolução nº 103/2019 - COGEP, retificado em 27 de novembro de 2019.

Art. 5º. Quaisquer dos eleitores e elegíveis podem requerer correção da lista de eleitores e elegíveis conforme prazo apresentado no Art. 3º deste Edital.

 

  1. DA CANDIDATURA

Art. 6º. Os docentes que integrarem a relação de elegíveis e apresentarem interesse em serem membros do respectivo colegiado, deverão inscrever sua candidatura pelo e-mail do presidente da Comissão de Eleição: fernandasouza@utfpr.edu.br, no prazo apresentado no Art. 3º deste Edital.

I. havendo candidatos inscritos, sendo no mínimo quatro (04), referente ao item 08 do Art. 4º (da composição do colegiado de curso) da Resolução nº 103/2019 - COGEP, retificado em 27 de novembro de 2019, considerando titular e suplentes, somente seus nomes constarão na cédula de votação.

II. na ausência de inscrição da quantidade mínima de candidatos, todos os docentes elegíveis serão considerados candidatos.

 

  1. DA VOTAÇÃO

Art. 7º. As eleições de que trata este Edital serão realizadas na plataforma digital Adoodle (https://adoodle.org), das 8h às 17h na data apresentada no Art. 3º deste Edital.

I. o link de acesso à plataforma de votação será enviado aos eleitores, com antecedência de até 24h da eleição, via e-mail institucional.

II. a lista de nomes dos elegíveis (candidatos) será apresentada em ordem alfabética.

III. o eleitor deverá votar em apenas um candidato elegível, ou na opção em branco (Voto em Branco).

IV. devido à característica de votação online/remota não haverá a possibilidade de voto nulo.

V. será autorizada apenas uma votação por link/eleitor.

VI. a plataforma de votação não permitirá a correção do voto após a confirmação.

 

  1. DA APURAÇÃO DOS VOTOS E RESULTADOS DA ELEIÇÃO

Art. . A apuração dos votos será automática após o término da votação, por meio do sistema Adoodle, sob supervisão da Comissão de Eleição.

I. os votos brancos serão somados aos votos do candidato que recebeu o maior número de votos no processo de eleição.

II. no caso em que o quórum de docentes votantes for inferior a 50% no processo de eleição, será realizada uma nova eleição, em data a ser definida e divulgada pela Comissão de Eleição.

III. será considerado membro titular do colegiado o 1º candidato mais votado para o processo de eleição referente ao item 08.

IV. serão considerados membros suplentes do colegiado o 2º e o 3º candidatos mais votados para o processo de eleição referente ao item 08.

V. no caso de ocorrência de empate no processo de eleição, será indicado como primeiro membro o docente com menor carga horária de aula na graduação e pós-graduação; persistindo o empate, o docente mais novo de idade.

 

Art. . A Comissão de Eleição elaborará uma ata constando os resultados da eleição e a encaminhará à DIRGRAD-FB, constando:

I. o número de eleitores votantes e não votantes no processo de eleição;

II. quaisquer irregularidades constatadas;

III. os nomes dos docentes votados e percentual de votos;

IV. os nomes dos membros eleitos como titular e suplentes para o colegiado.

 

Art. 1. Os recursos poderão ser apresentados junto à Comissão de Eleição pelo e-mail da presidente da comissão (douglasferrreira@utfpr.edu.br), em até 24h após a publicação deste Edital, sendo analisados pela DIRGRAD-FB.

 

  1. DA DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 11º. O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no Boletim de Serviços Eletrônico.

Art. 1. As dúvidas ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente.

Art. 1. Fica estabelecido o Fórum da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Cidade de Francisco Beltrão, para dirimir eventuais questões decorrentes deste Edital.

 

Francisco Beltrão, 08 de agosto de 2025.

 

Paulo Junior Varela

Diretor-Geral

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO JUNIOR VARELA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 08/08/2025, às 09:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5106227 e o código CRC (and the CRC code) 8027F733.



ANEXO I

Relação nominal de elegíveis e eleitores

 

ELEITORES

NOME

EMAIL

Adir Silverio Cembranel

adircembranel@utfpr.edu.br

Alexsander Ramos Duarte

alexsanderr@utfpr.edu.br

Ana Carolina da Costa Lara Fioreze

anafioreze@utfpr.edu.br

Ana Paula De Oliveira Schmitz

anapoliveira@utfpr.edu.br

Ana Paula Romio

anaromio@utfpr.edu.br

André Zuber

andrez@utfpr.edu.br

Claiton Zanini Brusamarello

claitonz@utfpr.edu.br

Claudia Eugenia Castro Bravo

claudiacastro@utfpr.edu.br

Claudio Roberto Novello

crnovello@utfpr.edu.br

Cleila Cristina Navarini

cleilavaldameri@utfpr.edu.br

Davi Zacarias de Souza

daviz@utfpr.edu.br

Denise Andreia Szymczak

denisea@utfpr.edu.br

Douglas Da Costa Ferreira

douglasferreira@utfpr.edu.br

Eder da Costa dos Santos

edersantos@utfpr.edu.br

Edson dos Santos Cordeiro

edsoncordeiro@utfpr.edu.br

Edilaine Mauricia Gelinski Grabicoski

edilainem@utfpr.edu.br

Eduardo Michel Vieira Gomes

eduardogomes@utfpr.edu.br

Elisangela Dusman

edusman@utfpr.edu.br

Fatima Aparecida Cezarin Dos Santos

fatimaa@utfpr.edu.br

Fernanda Batista De Souza

fernandasouza@utfpr.edu.br

Francisco Antonio Fernandes Reinaldo

reinaldo@utfpr.edu.br

Gabriel Cassemiro Mariano

gabrielmariano@utfpr.edu.br

Guilherme Bertoldo

gbertoldo@utfpr.edu.br

Jeconias Rocha Guimaraes

jrguimaraes@utfpr.edu.br

Jonas Joacir Radtke

jonas@utfpr.edu.br

Jose Lucio Da Silva Machado

josemachado@utfpr.edu.br

Juan Carlos Pokrywiecki

juan@utfpr.edu.br

Liliane Hellmann

lilianehellmann@utfpr.edu.br

Lindomar Subtil De Oliveira

lindomar@utfpr.edu.br

Maiquiel Schmidt De Oliveira

msoliveira@utfpr.edu.br

Marcelo Bortoli

marcelobortoli@utfpr.edu.br

Maria Helene Giovanetti Canteri

canteri@utfpr.edu.br

Mauro Cesar Cislaghi

maurocislaghi@utfpr.edu.br

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

mayarayamanoe@utfpr.edu.br

Maycow Goncalves Carneiro

maycow@utfpr.edu.br

Meggie Rosar Fornazari

meggie@utfpr.edu.br

Meire Cristina Fugihara

fugihara@utfpr.edu.br

Melaine Roberta Camarotto

mcamarotto@utfpr.edu.br

Michele Di Domenico

micheled@utfpr.edu.br

Myller Augusto Santos Gomes

mylleraugusto@utfpr.edu.br

Rodrigo Kummer

rodrigokummer@utfpr.edu.br

Sheila Regina Oro

sheilaro@utfpr.edu.br

Silvane Mores

mores@utfpr.edu.br

Stefane Layana Gaffuri

stefanegaffuri@utfpr.edu.br

Tania Maria Cassol

tcassol@utfpr.edu.br

Tereza Raquel Mafioleti

mafioleti@utfpr.edu.br

Thalita Grando Rauen

tgrauen@utfpr.edu.br

Vilmar Steffen

vilmars@utfpr.edu.br

Wellton Costa de Oliveira

wcoliveira@utfpr.edu.br

 

 

ELEGÍVEIS

NOME

EMAIL

Adir Silverio Cembranel

adircembranel@utfpr.edu.br

Alexsander Ramos Duarte

alexsanderr@utfpr.edu.br

Ana Carolina da Costa Lara Fioreze

anafioreze@utfpr.edu.br

André Zuber

andrez@utfpr.edu.br

Claudia Eugenia Castro Bravo

claudiacastro@utfpr.edu.br

Claudio Roberto Novello

crnovello@utfpr.edu.br

Cleila Cristina Navarini

cleilavaldameri@utfpr.edu.br

Davi Zacarias de Souza

daviz@utfpr.edu.br

Denise Andreia Szymczak

denisea@utfpr.edu.br

Eder da Costa dos Santos

edersantos@utfpr.edu.br

Edson dos Santos Cordeiro

edsoncordeiro@utfpr.edu.br

Eduardo Michel Vieira Gomes

eduardogomes@utfpr.edu.br

Elisangela Dusman

edusman@utfpr.edu.br

Fatima Aparecida Cezarin Dos Santos

fatimaa@utfpr.edu.br

Francisco Antonio Fernandes Reinaldo

reinaldo@utfpr.edu.br

Gabriel Cassemiro Mariano

gabrielmariano@utfpr.edu.br

Jeconias Rocha Guimaraes

jrguimaraes@utfpr.edu.br

Jonas Joacir Radtke

jonas@utfpr.edu.br

Jose Lucio Da Silva Machado

josemachado@utfpr.edu.br

Juan Carlos Pokrywiecki

juan@utfpr.edu.br

Liliane Hellmann

lilianehellmann@utfpr.edu.br

Lindomar Subtil De Oliveira

lindomar@utfpr.edu.br

Maiquiel Schmidt De Oliveira

msoliveira@utfpr.edu.br

Marcelo Bortoli

marcelobortoli@utfpr.edu.br

Mauro Cesar Cislaghi

maurocislaghi@utfpr.edu.br

Mayara Cristina Pereira Yamanoe

mayarayamanoe@utfpr.edu.br

Maycow Goncalves Carneiro

maycow@utfpr.edu.br

Meggie Rosar Fornazari

meggie@utfpr.edu.br

Meire Cristina Fugihara

fugihara@utfpr.edu.br

Melaine Roberta Camarotto

mcamarotto@utfpr.edu.br

Myller Augusto Santos Gomes

mylleraugusto@utfpr.edu.br

Rodrigo Kummer

rodrigokummer@utfpr.edu.br

Sheila Regina Oro

sheilaro@utfpr.edu.br

Silvane Mores

mores@utfpr.edu.br

Stefane Layana Gaffuri

stefanegaffuri@utfpr.edu.br

Tania Maria Cassol

tcassol@utfpr.edu.br

Tereza Raquel Mafioleti

mafioleti@utfpr.edu.br

Ticiane Sauer Pokrywiecki

ticiane@utfpr.edu.br

Wellton Costa de Oliveira

wcoliveira@utfpr.edu.br


Referência: Processo nº 23064.021243/2023-37 SEI nº 5106227