Boletim de Serviço Eletrônico em 12/08/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 33/2025 - DIRGRAD - Curitiba

EDITAL DE APOIO AO Departamento Acadêmico de Mecânica - CAMPUS CURITIBA DA UTFPR

 

O Departamento Acadêmico de Mecânica– DAMEC do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para o Programa de Apoio aos Departamentos Acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba.

 

1. DO OBJETIVO

1.1. O presente Edital busca selecionar estudantes, regularmente matriculados, para atuarem no apoio ao Departamento Acadêmico de Mecânica- DAMEC do Campus Curitiba da UTFPR.

1.2. Os estudantes selecionados atuarão no apoio as atividades administrativas, técnicas e didático-pedagógicas do Departamento Acadêmico de Mecânica;

1.3. O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas destinadas a estudantes da graduação regulamente matriculados em cursos superiores.

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1. As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR (recursos próprios do departamento) para o exercício de 2025, Fonte 1050 CUSTEIO 20RK - DESPESAS DE FUNCIONAMENTO DOS CAMPI - CUSTEIO

2.1.1. A concessão das bolsas de apoio aos estudantes dos cursos de graduação está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital e à disponibilização de dotação orçamentária referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 para o Campus Curitiba da UTFPR.

 

3.DAS BOLSAS

3.1. Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas de caráter temporário aos estudantes dos cursos de graduação e/ou pós-graduação selecionados conforme cronograma disponível no item 4 do presente edital;

3.2. Serão concedidas quatro bolsas. DAMEC 1 e DAMEC 2 no prazo de 6 (SEIS) meses no valor de até R$ 1.000,00 (um mil reais) cada; e, duas (DAMEC 3 e DAMEC 4) no prazo de 10 (dez) meses no valor de até R$ 1.000,00 (um mil reais) cada, totalizando R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais) com recursos do DAMEC-CT.

3.3. Os pagamentos serão realizado de acordo com o cronograma disponibilizado nos Quadros 1 e 2.

 

Quadro 1 – Cronograma de Pagamento Previsto Bolsa DAMEC 1, DAMEC 2

Pagamento nº

Valor

Vigência

Mês de Pagamento

1

R$ 1.000,00

01/09/25 a 30/09/25

Setembro/2025

2

R$ 1.000,00

01/10/25 a 31/10/25

Outubro/ 2025

3

R$ 1.000,00

01/11/25 a 30/11/25

Novembro/2025

4

R$ 1.000,00

01/12/23 a 31/12/25

Dezembro/2025

5

R$ 1.000,00

01/01/26 a 31/01/26

Janeiro/2026

6

R$ 1.000,00

01/02/26 a 28/02/26

Fevereiro/2026

 

R$ 6000,00

 

 

 

Quadro 2 – Cronograma de Pagamento Previsto Bolsa DAMEC 3, DAMEC 4

Pagamento nº

Valor

Vigência

Mês de Pagamento

1

R$ 1.000,00

01/09/25 a 30/09/25

Setembro/2025

2

R$ 1.000,00

01/10/25 a 31/10/25

Outubro/ 2025

3

R$ 1.000,00

01/11/25 a 30/11/25

Novembro/2025

4

R$ 1.000,00

01/12/23 a 31/12/25

Dezembro/2025

5

R$ 1.000,00

01/01/26 a 31/01/26

Janeiro/2026

6

R$ 1.000,00

01/02/26 a 28/02/26

Fevereiro/2026

7

R$ 1.000,00

01/03/26 a 31/03/26

Março/2026

8

R$ 1.000,00

01/04/26 a 30/04/26

Abril/2026

9

R$ 1.000,00

01/05/26 a 31/05/26

Maio/2026

10

R$ 1.000,00

01/06/26 a 30/06/26

Junho/2026

 

R$ 10000,00

 

 

 

 

3.4. A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do(a) estudante selecionado. É de responsabilidade do(a) estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.

3.5. A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf

3.5.1. A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do bolsista comunicar ao departamento os dados para o pagamento.

3.6. Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 20 (VINTE) horas semanais presenciais.

3.6.1. As atividades ocorrerão presencialmente, nos locais definidos pelo chefe de departamento e/ou professor orientador;

3.6.2. Poderão ocorrer pagamento proporcionais da bolsa, em caso de não cumprimento da carga horária mínima semanal estabelecida;

3.6.3. Os pagamentos somente serão realizados mediante a entrega do relatório de atividades mensais, devidamente assinado pelo professor orientador.

3.7. As atividades dos bolsistas serão definidas pelo chefe de departamento em comum acordo com o professor orientador, com base nos critérios estabelecidos no presente edital.

 

4. DO CRONOGRAMA

Atividade

Data/Período

Inscrições dos(as) Candidatos(as)

Da data da publicação deste edital até 15/08/2025

Seleção e Classificação dos(as) Candidatos(as)

18/08/2023 a 19/08/2025

Publicação do Resultado Preliminar

20/08/2025

Recurso quanto a Resultado preliminar

21/08/2025

Resultado dos Recursos

22/08/2025

Publicação dos Resultado Final

22/08/2025

Entrega da Documentação

26/08/2025

Início das Atividades

01/09/2026

 

 

5. DAS VAGAS

5.1. Serão ofertadas no âmbito deste edital 04 (QUATRO) vagas para estudantes bolsistas;

5.2. No Quadro 3 apresentamos o código de vaga, requisitos, descrição das atividades e professor orientador.

 

Quadro 3 - Descrições das Vagas

 

Código da vaga

 

Requisito das vagas

 

Descrição das Atividades

 

Professor Orientador

 

 

 

 

DAMEC 1 e DAMEC 2

(2 vaga)

 

 

 

 

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, cursando a partir do 7º período.

Realização de levantamentos de ambientes. Desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores e paisagismo. Elaboração de desenhos e ilustrações. Quantificação de materiais.

 

 

 

 

Marcio Jose Sorgato

DAMEC 3

(1 vaga)

Acadêmico de qualquer curso superior. Ter alguma experiência anterior relacionada com as atividades a serem exercidas.

Desenvolvimento de planos de comunicação para alcance dos objetivos do DAMEC/CT; Gestão das mídias sociais do departamento; Produção de conteúdo do departamento; Planejamento, organização e cobertura dos eventos do departamento; Entrevista e produção de conteúdo para publicação nas mídias sociais; Apoio em vídeos aulas operando o equipamento de videoconferência, realizando a gravação e edição de aulas que, posteriormente, serão disponibilizadas no moodle e assemelhados; Apoio técnico antes, durante e depois das videoconferências; Auxiliar na manutenção e atualização do ambiente online dos programas; Apoiar na execução de rotinas operacionais dos professores na elaboração, montagem e realização de aulas nos ambientes de ensino a distância.

Laercio Javarez Junior

DAMEC 4

(1 vaga)

Acadêmico do curso superior em Eng. Mecanica, Eng. Mecatronica ou Eng. De Produção. Ter a alguma experiência anterior relacionada com as atividades a serem exercidas.

Conhecimento em linguagens de programação, Redes de Computadores, conhecimento de instalação de hardware e softwares.

Laercio Javarez Junior

 

 

6.DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:

Dedicar 20 (vinte) horas semanais para atividades definidas pelo orientador, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil;

Participar da capacitação oferecida pelo Departamento de Educação (DEPED-CT) e pela Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT);

Auxiliar o Departamento Acadêmico em demandas administrativas, técnicas e didático-pedagógicas, em tarefas compatíveis com o seu grau de conhecimento

Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

Elaborar mensalmente o relatório das atividades desenvolvidas;

Elaborar o relatório final de realização das atividades como bolsistas;

 

7- DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR

Constituem-se atribuições do Professor Orientador:

Estabelecer as atividades a serem realizadas pelo bolsista em consonância com as propostas deste Edital e das demandas do Departamento Acadêmico;

Acompanhar e orientar as atividades realizadas pelo bolsista;

Informar, mensalmente, em um processo SEI, os relatórios das atividades desenvolvidas pelo bolsista, para que sejam realizados os pagamentos das bolsas;

Apresentar, ao final da execução orçamentária do presente edital, o relatório das atividades desenvolvidas pelo bolsista ao DAMEC-CT.

 

8. DAS INSCRIÇÕES

8.1. As inscrições ocorrerão, conforme consta no Cronograma estabelecido.

8.2. Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o(a) candidato(a) deverá:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação;

b) Não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil;

c) Não estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinar Discente ou ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR;

d) Atender aos requisitos da vaga pretendida.

8.3. Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCTQvckmOAcjE21y3LX2ZurfSHNJPMC0cNbNKJh6_uRd95Rg/viewform?usp=dialog

 

8.3.1. No caso de mais de uma inscrição, será considerada a última resposta realizada no link de inscrição;

8.3.2. O(a) candidato(a) será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

9.DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

9.1. A etapa de seleção e classificação dos discentes bolsistas será integralmente conduzida pelo Departamento Acadêmico.

9.2 Poderão ser solicitados aos(às) candidatos(as) inscritos, por e-mail, documentação complementar para efeitos de classificação e seleção.

9.3 No Quadro 4 estão apresentados os critérios de seleção para cada uma das vagas constantes neste edital.

 

Quadro 4 - Critérios de Seleção

Código da vaga

Critérios de Seleção

 

DAMEC 1, 2, 3, 4

A seleção poderá ser realizada através de entrevista on line ou presencial (se necessário), análise de currículo dando ênfase no conhecimento e/ou experiência na área a ser selecionado(a).

 

 

10.DOS RESULTADOS

10.1. Os resultados serão homologados e publicados pelo Departamento Acadêmico de Mecânica – DAMEC-CT, Campus Curitiba, conforme CRONOGRAMA.

12.4. O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba.

10.2. Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, poderá ser convocado pela chefia de departamento, outro(a) candidato(a), respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.

 

11. DOS RECURSOS

11.1. Após a divulgação do resultado o(a) candidato(a) poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA.

11.2. Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail damec-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 01/2025 - DAMEC-CT.

 

12.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

12.2. As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas, conforme análise do DAMEC-CT, para outras demandas do Departamento.

12.3. As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pelo DAMEC-CT, observada a legislação vigente.

12.4. O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba.

12.5. ara as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

Curitiba, 12 de agosto de 2025

 

 

 

Guilherme A. Schneider

Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional

Campus Curitiba

(assinado eletronicamente)

 

 

Paulo Daniel Batista de Sousa

Diretor Geral

Campus Curitiba

(assinado eletronicamente)

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, DIRETOR(A), em (at) 12/08/2025, às 13:01, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO DANIEL BATISTA DE SOUSA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/08/2025, às 14:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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