Boletim de Serviço Eletrônico em 25/08/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MEDIANEIRA

PROG. POS-GRADUACAO ENSINO DE FISICA-MD

 

EDITAL nº 01/2025 - PPGEF-MD

EDITAL MNPEF - SBF Nº 07/2025 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

1. PREÂMBULO

 

1.1 A Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (CPG/MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) torna público aos interessados que estarão abertas, no período fixado no Anexo I deste Edital, as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

1.2 O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um curso de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ofertado em Polos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do País. O MNPEF é coordenado por uma Comissão de Pós-Graduação, que designa a Comissão de Seleção Nacional para dar andamento ao processo seletivo nacional de que trata este edital. Este processo ocorre em consonância com as Coordenações dos Polos, que designam as Comissões de Seleção dos Polos.

1.3 O MNPEF é exclusivo para professores(as) regentes de classe em Física na Educação Básica ou em Ciências no nível fundamental, e que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, ou estudantes do último período desses cursos.

1.4 A lista dos(as) candidatos(as) classificados(as) para acesso ao MNPEF/PROFIS em cada Polo, em número igual ou inferior ao número total de vagas disponíveis nesse Polo, será formada por candidatos(as) professores(as) das redes públicas da Educação Básica, que atuem na docência de Física/Ciências, com melhores notas totais dentre os(as) candidatos(as) aprovados(as).

1.5 As listas dos(as) demais candidatos(as) aprovados(as) no Processo Seletivo em cada campus, serão publicadas e estarão formadas do seguinte modo:

i. Candidatos(as) professores(as) das redes públicas da Educação Básica, em ordem decrescente das notas totais.

ii. Candidatos(as) que atendam ao item 1.3, não relacionados na lista a que se refere o inciso (i), em ordem decrescente das notas totais.

1.6 No caso em que os(as) candidatos(as) classificados(as) não efetuem a sua matrícula no Polo escolhido, no prazo estipulado pela Instituição, as vagas remanescentes serão atribuídas aos(às) demais candidatos(as) aprovados(as) para o mesmo Polo, respeitando a seguinte ordem:

i. Candidatos(as) aprovados(as) professores(as) das redes públicas a que se refere o inciso (i) do item 1.5.

ii. Demais candidatos(as) aprovados(as) a que se refere o inciso (ii) do item 1.5, em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos(as) professores(as) da rede pública matriculados(as) no certame nas Instituições de Ensino Superior que abrigam os Polos do MNPEF.

1.7 Os(as) candidatos(as) selecionados(as) nos termos do presente Edital iniciarão suas atividades letivas no MNPEF no primeiro semestre de 2026, respeitando o calendário apresentado no Anexo I.

1.8 As atividades acadêmicas dos(as) alunos(as) ingressantes pelo presente Edital serão realizadas nas Instituições de Ensino Superior que abrigam os Polos do MNPEF credenciados pela CAPES e listados no Anexo II.

1.9 O processo seletivo de ingresso no MNPEF será realizado nas Instituições de Ensino Superior que abrigam os Polos credenciados pela CAPES e listados no Anexo II.

1.10 O processo seletivo de ingresso será executado por uma Comissão de Seleção do Polo e coordenado pela Comissão de Seleção Nacional do MNPEF, seguindo as orientações gerais deste Edital.

1.11 A inscrição para o processo seletivo deve ser realizada em formulário on-line disponível no site da SBF: https://www1.fisica.org.br/mnpef/sistema/.

i. A realização das provas desse processo seletivo deve ocorrer no Polo em que o(a) candidato(a) fizer sua inscrição para cursar o mestrado, no endereço que consta no Anexo II, ou em outro endereço, conforme publicado no site do referido Polo.

ii. A entrega da documentação exigida em cada etapa deve respeitar o calendário estabelecido no Anexo I e ocorrer exclusivamente por meio do endereço eletrônico que consta no Anexo II.

iii. A entrega da documentação dentro do prazo estabelecido é de exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a). As comissões de seleção do Polo e Nacional não se responsabilizam por falhas de envio devido a instabilidades e/ou problemas técnicos locais na hora do envio.

1.12 O(a) candidato(a) concorre a uma das vagas disponíveis no Polo escolhido, listadas no Anexo II, de acordo com as normas do presente Edital.

1.13 O presente Edital foi aprovado pela Comissão de Pós-Graduação do MNPEF da Sociedade Brasileira de Física.

 

2. INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

 

2.1 O período de inscrição para o processo seletivo está determinado no calendário constante do Anexo I deste Edital.

2.2 O(a) candidato(a) deverá efetuar o depósito referente à taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) dentro do prazo estipulado no Anexo I.

i. O pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido é de exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a). As comissões de seleção do Polo e Nacional não se responsabilizam por falhas de pagamento devido a instabilidades e/ou problemas técnicos locais.

2.3 A inscrição para o processo seletivo será realizada de forma on-line, devendo o(a) candidato(a) preencher o formulário eletrônico disponível no endereço https://www1.fisica.org.br/mnpef/sistema/ e atentando-se para os seguintes pontos:

i. O envio do requerimento de inscrição gerará automaticamente o Boleto Bancário, que deverá ser impresso e pago em qualquer agência bancária, ou por meio eletrônico, sendo de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a impressão e a guarda do comprovante de pagamento;

ii. A inscrição será efetivada somente após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição, que será identificada automaticamente pelo sistema de pagamentos;

iii. Quando do pagamento do Boleto Bancário, o(a) candidato(a) tem o dever de conferir todos os seus dados cadastrais e da inscrição nele registrados, bem como no comprovante de pagamento. As inscrições e/ou os pagamentos que não forem identificados devido a erro na informação de dados pelo(a) candidato(a) ou terceiros(as), no pagamento do referido boleto bancário, não serão aceitos, não cabendo reclamações posteriores nesse sentido.

iv. Após o pagamento da taxa, o comprovante de inscrição poderá ser acessado no endereço eletrônico https://www1.fisica.org.br/mnpef/sistema/, sendo de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a obtenção deste documento.

v. Caso o(a) candidato(a) tenha alguma dificuldade para efetivar a inscrição, poderá enviar mensagem para o endereço mnpef@sbfisica.org.br.

2.4 O(a) candidato(a) deverá se responsabilizar pela veracidade de todas as informações fornecidas no formulário de inscrição. 

 

3. NÚMERO DE VAGAS

 

3.1 Serão oferecidas as vagas discriminadas por Polo, segundo o Anexo II deste Edital, e nos Grupos estabelecidos no item 4.2 deste Edital.

3.2 Visando ao atendimento da Portaria Normativa No 13, de 11 de maio de 2016 do MEC, que dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação no Brasil, do total de vagas oferecidas em cada polo, 30% delas estão reservadas para Ações Afirmativas (negros(as), quilombolas, ciganos(as), indígenas, trans e pessoas com deficiência) e as demais vagas serão reservadas para a ampla concorrência.

i. Para as instituições que têm políticas de ações afirmativas diferenciadas, será obedecida a regra da instituição, especificada nos respectivos sites dos Polos e/ou sites institucionais.

3.3 Para concorrer às vagas de Ações Afirmativas, o(a) candidato(a) deve indicar essa opção no formulário no ato da inscrição.

i. Caso o(a) candidato(a) concorra às vagas para pessoas autodeclaradas negras, pardas, ciganas, indígenas ou trans, deve encaminhar para o endereço eletrônico do polo, no prazo estabelecido no Anexo I, autodeclaração assinada (Anexo III) em formato PDF.

ii. Caso o(a) candidato(a) concorra às vagas para pessoas com deficiência, deve encaminhar para o endereço eletrônico do polo, no prazo estabelecido no Anexo I, laudo médico pericial, em formato PDF.

3.4 Os(as) candidatos(as) às vagas de ampla concorrência ou de ações afirmativas serão avaliados(as) de acordo com os mesmos critérios de avaliação dispostos no presente Edital.

3.5 Para os polos que têm oferta de turma em mais de uma cidade, o(a) candidato(a) deverá optar por um deles no formulário de inscrição.

3.6 Para polos que contemplem vagas exclusivas para servidores da respectiva IES, estas devem seguir as normativas da instituição.

 

4. PROCESSO SELETIVO

 

4.1 As datas de realização do processo seletivo encontram-se previstas no Anexo I deste Edital.

4.2 O processo seletivo será realizado em um dos dois grupos:

I. Grupo 1: A primeira etapa consistirá em uma Prova Escrita Nacional e a segunda etapa consistirá em uma Prova de Defesa de Memorial, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

II. Grupo 2: A primeira etapa consistirá em uma Prova de Análise de Currículo e a segunda etapa consistirá em uma Prova de Defesa de Memorial, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

4.3 O Grupo 1 é destinado à ampla concorrência e os(as) candidatos(as) aprovados(as) preencherão 70% das vagas disponíveis no polo.

4.4 O Grupo 2 é destinado exclusivamente a docentes com no mínimo 15 anos de atuação em sala de aula e portadores(as) de diploma de Licenciatura em Física ou Química ou Matemática ou de graduação em áreas das ciências exatas e/ou tecnológicas com complementação pedagógica. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) neste Grupo preencherão 30% das vagas disponíveis em cada polo.

i. O(a) candidato(a) deverá optar pela participação em um dos dois Grupos, indicando sua opção no ato da inscrição.

ii. O(a) candidato(a) que optar pela participação no certame pelo Grupo 2 deverá enviar a documentação comprobatória exigida para o Polo no qual se inscrever exclusivamente pelo endereço eletrônico do polo, conforme item 4.9 deste Edital.

iii. O(a) candidato(a) que optar pela participação no certame pelo Grupo 2 e não comprovar o mínimo de 15 anos de experiência em sala de aula e/ou não for portador(a) da titulação requerida no item 4.4, será transferido automaticamente para o Grupo 1, devendo realizar as duas etapas exigidas neste grupo.

4.5 O(a) candidato(a) portador(a) de necessidade especial deverá comunicar esse fato no formulário de inscrição on-line, especificando a natureza das adaptações que devem ser providenciadas para a sua participação no processo seletivo.

4.6 A inscrição no processo seletivo implica o reconhecimento e a aceitação pelo(a) candidato(a) da totalidade das condições previstas neste Edital.

 

Primeira Etapa do Processo Seletivo: candidatos(as) do Grupo 1

 

4.7 Para os(as) candidatos(as) que optarem pela participação no Grupo 1, deverão observar as seguintes orientações:

i. A prova escrita terá duração de quatro horas e será realizada em data e horário estabelecidos no Anexo I deste edital. O(A) candidato(a) só poderá retirar-se do local da prova após uma hora do seu início.

ii. Durante a realização da Prova Escrita Nacional não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os(as) candidatos(as) ou quaisquer outras pessoas, além dos(as) fiscais da prova.

iii. As respostas às questões objetivas serão necessariamente escritas utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul, não sendo permitido o uso de qualquer corretivo.

iv. Não será permitido o uso de calculadora, nem qualquer forma de consulta bibliográfica a livros, impressos, manuais, anotações, ou suportes eletrônicos de informação, tais como computadores, agendas eletrônicas, palmtops, máquinas fotográficas, telefones celulares, tablets, ou quaisquer outros do gênero.

v. Todos os aparelhos eletrônicos de comunicação, tais como, telefones celulares, tablets, ou quaisquer outros receptores ou transmissores de dados e mensagens, deverão ser desligados e entregues ao Fiscal de prova antes do seu início, sendo devolvidos ao(à) candidato(a) ao final.

vi. O(A) candidato(a) deverá comparecer ao local de realização da prova no Polo selecionado no ato da inscrição com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário fixado (Anexo I) para o início da Prova Escrita Nacional.

vii. Para ingressar no local de prova, o(a) candidato(a) deverá apresentar o documento de identificação original, com foto recente, e o comprovante de inscrição, portando apenas caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

4.8 A Prova Escrita Nacional será elaborada pela Comissão de Seleção Nacional e corrigida pela Comissão de Seleção do Polo e versará sobre tópicos de Física Geral contidos na bibliografia indicada no Anexo V deste Edital.

i. Ao resultado desta prova será atribuída uma nota de 0,00 (zero) a 100,00 (cem).

ii. O(A) candidato(a) que faltar à Prova Escrita Nacional ou obtiver nota zero será eliminado(a) do processo seletivo.

 

Primeira Etapa do Processo Seletivo: candidatos(as) do Grupo 2

 

4.9 Os(As) candidatos(as) que optarem pela participação no Grupo 2 deverão observar as seguintes orientações:

i. Enviar os documentos comprobatórios listados abaixo até a data limite de inscrição para o polo no qual se inscreveu, exclusivamente para o endereço eletrônico do Polo constante no Anexo II:

* Diploma de Licenciatura em Física ou Química ou Matemática ou de graduação em áreas das ciências exatas e/ou tecnológicas com complementação pedagógica.

* Comprovante de tempo de serviço em efetivo exercício em sala de aula, emitido pela direção da escola ou pela secretaria de educação responsável;

* Demais documentos comprobatórios de acordo com a Tabela abaixo:

Item

Descrição

Pontuação

Pontuação Máxima

1

Experiência Docente (ED) em sala de aula

3 pontos por ano

60 pontos

2

Participação, como professor coordenador, de Olimpíada de Conhecimentos (Física, Astronomia etc.), Feira de Ciências, supervisão de estágio, PIBID, residência pedagógica etc.

5 pontos por participação

30 pontos

3

Produção intelectual: 1. bibliográfica (artigo publicado em revista científica, capítulo de livro com ISBN, livro com ISBN; 2. técnica (desenvolvimento de recursos educacionais com disponibilidade irrestrita e acesso em plataformas públicas reconhecidas nacionalmente, apresentação de trabalho em evento científico)

2,5 pontos por publicação

5 pontos

4

Formação continuada em nível de especialização (lato sensu)

5 pontos por título

5 pontos

Total de Pontos

100

 

ii. O cômputo da pontuação de cada candidato(a) será realizado com base nos critérios definidos na tabela da alínea i.

4.10 A Prova de Análise de Currículo será avaliada pela Comissão de Seleção do Polo.

i. Ao resultado desta prova será atribuída uma nota de 0,00 (zero) a 100,00 (cem).

 

Resultado da primeira etapa do Processo Seletivo para os dois grupos

 

4.11 A nota dos(as) candidatos(as) será divulgada na Secretaria do Polo e no site do Polo no prazo previsto no Anexo I deste Edital, em duas listas separadas, de acordo com o Grupo escolhido pelo(a) candidato(a).

4.12 Os recursos relativos aos resultados da primeira etapa devem ser encaminhados por escrito à secretaria do Polo no prazo previsto no Anexo I deste Edital.

i. Os recursos serão julgados pela Comissão de Seleção do Polo e comunicados à Comissão de Seleção Nacional.

ii. Em caso de acolhimento do recurso, uma nova relação com as notas dos(as) candidatos(as) classificados(as) para a segunda etapa por grupo será divulgada na Secretaria do Polo.

4.13 Após a fase de recursos, o polo deverá divulgar a lista do Grupo 1 e do Grupo 2 dos classificados para a segunda etapa do processo seletivo, juntamente com o dia e a hora da prova de Defesa de Memorial a ser realizada pelos(as) candidatos(as) dos dois Grupos.

 

Segunda Etapa do Processo Seletivo

 

4.14 A segunda etapa do Processo Seletivo consistirá de uma Prova Defesa de Memorial, que deverá ser realizada pelos(as) candidatos(as) dos dois Grupos, a ser operacionalizada por meio de memorial escrito, sua apresentação oral, seguida de arguição da banca examinadora.

4.15 O número de candidatos(as) que poderão participar da segunda etapa do processo seletivo será de, no máximo, 2 vezes o número de vagas ofertadas pelo polo em cada Grupo.

4.16 Os documentos necessários para a participação na segunda etapa do processo seletivo dos(as) candidatos(as) dos dois Grupos são especificados a seguir:

i. CPF e RG (ou documento de identificação com foto e validade nacional equivalente);

ii. Diploma de curso de graduação, frente e verso, ou declaração oficial de colação de grau ou comprovante de matrícula em semestre final de curso (declaração de concluinte ou equivalente);

iii. Histórico escolar de curso de graduação;

iv. Memorial constituído de exposição escrita sobre a trajetória profissional do(a) candidato(a), com apresentação de documentação comprobatória.

v. Outros documentos complementares de cada Polo, conforme Anexo III.

4.17 O envio de documentos dos dois Grupos deverá ocorrer exclusivamente por via eletrônica no endereço apresentado no Anexo II. O não envio de todos os documentos exigidos implicará na eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo, sem direito a qualquer ressarcimento.

4.18 O(A) candidato(a) deverá se responsabilizar pela veracidade dos documentos listados no item 4.16, sob pena de sanções administrativas e penais previstas em lei.

4.19 Candidatos(as) não portadores(as) de diploma de curso de graduação, no momento da inscrição no processo seletivo, poderão substituí-lo por declaração oficial de colação de grau ou por comprovante de matrícula em período final de curso, acompanhado da lista de disciplinas e demais requisitos para graduação e do histórico escolar completo.

4.20 À Prova de Defesa de Memorial será atribuída uma nota de 0,00 (zero) a 100,00 (cem), pela banca constituída por docentes escolhidos pela Comissão de Seleção do Polo.

4.21 A Prova de Defesa de Memorial será feita por meio da análise do memorial escrito, apresentação oral e arguição. Esta prova deverá inferir o potencial do(a) candidato(a) para integralizar o curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no prazo estipulado no Regimento do MNPEF, bem como a possibilidade de que venha a contribuir para a melhoria do ensino de Física no sistema educacional.

4.22 Os critérios considerados pela comissão de seleção de cada polo para a avaliação desta Prova são:

i. Motivação do(a) candidato(a) para ingresso no mestrado;

ii. A experiência profissional do(a) candidato(a);

iii. Cursos de formação continuada que o(a) candidato(a) tenha participado;

iv. Produção de material didático por parte do(a) candidato(a);

v. Projetos que o(a) candidato(a) tenha participado, ligados à área do mestrado;

4.23 Os(as) candidatos(as) que não comparecerem na data, hora e local previstos para a Prova de Defesa de Memorial, de acordo com o estabelecido no Anexo I, terão nota zero atribuída nesta prova e serão eliminados(as) do processo seletivo.

4.24 As notas dos(as) candidatos(as) serão divulgadas na secretaria ou no site do polo, no prazo previsto no Anexo I deste Edital, juntamente com a lista de classificação dos(as) candidatos(as).

4.25 Os recursos relativos ao resultado da segunda etapa do processo seletivo devem ser encaminhados por escrito à Secretaria do Polo no prazo previsto no Anexo I deste Edital.

i. Os recursos serão julgados pela Comissão de Seleção do Polo e comunicados à Comissão de Seleção Nacional do MNPEF.

ii. Em caso de acolhimento do recurso, uma nova relação com as notas dos(as) candidatos(as) classificados(as) será divulgada na Secretaria do Polo.

 

5. CLASSIFICAÇÃO E RESULTADO FINAL

 

5.1 A nota global de cada candidato(a) não eliminado(a) será calculada com a média aritmética simples das notas atribuídas à Primeira Etapa e à Segunda Etapa do Processo Seletivo.

5.2 O resultado final de cada polo será publicado em listas separadas correspondentes aos Grupos 1 e 2 (definidos no item 4.2 deste edital), bem como aos itens 1.4 e 1.5 deste edital, no site de cada polo, bem como para o endereço eletrônico cadastrado do candidato.

5.3 Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão classificados(as) em ordem decrescente de nota global em cada Grupo, calculada com precisão de centésimos.

i. Em caso de empate dos(as) candidatos(as) do Grupo 1, o critério de desempate será o maior grau na Prova Escrita.

ii. Em caso de empate dos(as) candidatos(as) do Grupo 2, o critério de desempate será o maior tempo de serviço em sala de aula.

iii. Na hipótese de persistir o empate em cada Grupo, será escolhido(a) o(a) candidato(a) de maior idade.

5.4 Serão selecionados(as) para ingresso em cada Polo no MNPEF os(as) candidatos(as) que, pela ordem de classificação indicada no item 5.2, preencherem o número de vagas ofertadas.

5.5 As listas finais, por Grupos, dos(as) candidatos(as) classificados(as) serão divulgadas no endereço https://www1.fisica.org.br/mnpef/ps/2026/edital-nacional.

 

6. INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DOS POLOS: LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS E FUNCIONAMENTO DO CURSO

 

6.1 O regime de funcionamento do MNPEF em cada Polo, com o período, local, dias e horários das aulas, é apresentado nos Anexos II e IV deste Edital.

6.2 Cada Polo, credenciado no MNPEF, representado pela Coordenação, deverá, no prazo máximo estabelecido no Anexo I deste Edital:

i. Definir e tornar públicos em suas respectivas Secretarias e página eletrônica os locais de aplicação das provas do processo seletivo para o MNPEF no Polo, bem como comunicar eventuais alterações aos(às) candidatos(as);

ii. Tomar todas as providências cabíveis para a perfeita realização do processo seletivo no Polo, dentro das normas estabelecidas no presente Edital;

iii. Coordenar os trabalhos da Comissão de Seleção do Polo;

iv. Informar à Comissão de Seleção Nacional do MNPEF os resultados do exame de seleção;

v. Definir e tornar públicos em suas respectivas Secretarias e páginas eletrônicas o local de realização da matrícula, assim como os documentos necessários, além do diploma original de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação, ou o atestado de conclusão original do curso de graduação, bem como documento comprobatório do efetivo exercício de docência na educação básica ou superior.

vi. Encaminhar à Comissão de Pós-Graduação do MNPEF os eventuais recursos, com parecer circunstanciado, às provas realizadas.

vii. Proceder à matrícula dos(as) candidatos(as) classificados(as) para ingresso no MNPEF no respectivo Polo no prazo previsto no Anexo I deste Edital.

 

7. MATRÍCULA

 

7.1 Os(as) candidatos(as) selecionados(as) para ingresso no MNPEF deverão realizar a matrícula no Polo do curso em que foram classificados(as), apresentando:

i. originais do diploma ou do certificado de conclusão do curso de graduação;

ii. comprovante de que está em regência de classe em Física na Educação Básica ou em Ciências no nível fundamental.

iii. Cópia de documento de identificação (RG) e CPF;

iv. Certidão de nascimento ou casamento;

v. Cópia do histórico escolar de curso de graduação;

vi. Certificado de reservista (apenas homens), ou no caso de ser militar, documento que comprove sua atividade.

7.2 O número de matriculados(as) em cada polo observará a quantidade total de vagas apresentada no Anexo II deste edital e os percentuais definidos no item 3.2 deste edital.

i. Na hipótese de não preenchimento do número de vagas destinadas aos(as) candidatos(as) aprovados(as) no Grupo 2, elas serão preenchidas pelos(as) candidatos(as) aprovados(as) no Grupo 1 e vice-versa.

7.3 As matrículas de novos(as) alunos(as) do Programa somente serão confirmadas após preenchimento obrigatório de seus registros na Plataforma de Educação Básica da CAPES, acessada pelo seguinte endereço eletrônico: https://eb.capes.gov.br/.

7.4 O cadastro, preenchimento completo e aceite do termo de adesão são obrigatórios para todos(as) os(as) discentes matriculados nos Mestrados Profissionais.

7.5 Os(as) candidatos(as) ficam cientes de que os dados apresentados e homologados pelas coordenações estarão sujeitos a auditorias por parte dos órgãos de controle federais, tanto relacionados à educação quanto ao controle de finanças e orçamento.

7.6 A conferência e homologação dos dados preenchidos pelos(as) candidatos(as) classificados(as) na Plataforma CAPES de Educação Básica são de exclusiva responsabilidade de cada Polo. A homologação deverá seguir o prazo estabelecido pela CAPES.

 

8. BOLSAS

 

8.1 Não há garantia de bolsas para os(as) candidatos(as) aprovados(as) para preenchimento das vagas deferidas pelo MNPEF, no âmbito deste Edital.

8.2 Os recursos para concessão de bolsas estão condicionados à disponibilidade orçamentária e financeira da CAPES/MEC para essa finalidade, considerando o orçamento vigente.

8.3 Só serão elegíveis para concorrer a bolsas CAPES os(as) professores(as) pertencentes ao quadro (permanente ou temporário) de servidores efetivamente vinculados ao exercício de docência de Física/Ciências em escolas da rede pública de ensino (Portaria da CAPES nº 207, de 04 de julho de 2024).

8.4 Os critérios de distribuição das bolsas serão definidos pela Comissão Nacional de Pós-Graduação (CPG/MNPEF), em consonância com as orientações das respectivas agências de fomento que concedem as bolsas e com a Portaria da CAPES nº 207, de 04 de julho de 2024. A seleção para concorrer às bolsas será realizada por meio de edital exclusivo para esta finalidade, a ser divulgado oportunamente.

 

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

9.1 A Comissão de Pós-Graduação do MNPEF poderá adiar as datas e prorrogar os prazos previstos no Anexo I deste Edital. i. As modificações deverão ser divulgadas no endereço https://www1.fisica.org.br/mnpef/ps/2026/edital-nacional e nas respectivas Secretarias e páginas eletrônicas dos Polos do MNPEF.

9.2 Toda comunicação entre os(as) candidatos(as) e a Comissão Local de Seleção deverá ocorrer exclusivamente pelo endereço eletrônico oficial do Polo.

9.3 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação do MNPEF.

9.4 O presente edital será publicado no site http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/mnpef-md.

9.5 O fórum para dirimir eventuais litígios legais é o da Justiça Federal da cidade de Foz do Iguaçu.

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FABIO ROGERIO LONGEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 25/08/2025, às 08:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/08/2025, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5132227 e o código CRC (and the CRC code) 978DD269.



ANEXO I

Calendário do Processo Seletivo

 

Inscrições Nacionais

25/08/2025 a 24/09/2025 inscrição

24/09/2025 prazo limite para entrega da documentação comprobatória do grupo 2, autodeclaração e/ou laudo médico pericial (para o polo)

26/09/2025 prazo final para pagamento da taxa de inscrição

30/09/2025 divulgação preliminar dos(as) candidatos(as) inscritos por grupo por polo

02/10/2025 prazo limite de recurso do Grupo 2

07/10/2025 divulgação da listagem dos candidatos(as) inscritos e homologados por grupo por polo

 

Primeira Etapa

19/10/25 Prova Nacional para o Grupo I, às 13 horas (horário de Brasília).

27/10/25 Divulgação preliminar Primeira Etapa

03/11/25 Divulgação Final Primeira Etapa

 

Segunda Etapa - Prova de Defesa de Memorial

08/11/25 Prazo final entrega documentos para os dois Grupos

09/11/25 a 27/11/25 Período defesa memorial

Até 03/12/25 divulgação segunda etapa

Até 10/12/25 divulgação final

 

Matrícula: de 01/02/26 a 28/02/26, a depender do calendário de cada IES.

 

 

ANEXO II

Relação dos Polos do MNPEF com as respectivas vagas disponíveis e informações geraiS

 

Polo

Instituição, local de oferta do curso, secretaria

Endereço eletrônico/site

Vagas

1

Universidade de Brasília - UnB

Instituto de Física

Campus Universitário Darcy Ribeiro

70910-900 - Brasília - DF

mnpef@unb.br

https://mnpef.unb.br/

20

2

Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Av. Lamartine Pinto de Avelar, 1120, Vila Shaud, Sala 265 Bloco M

Laboratório Didático, Sala 114 Bloco N

75704-020 - Catalão - GO

mnpef.if@ufcat.edu.br

https://fisica.ufcat.edu.br/mnpef

8

3

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Campus Araguaia

Avenida Valdon Varjão, nº 6390

78605-091 - Barra do Garças - MT

ppgprofis.icet-cua@ufmt.br

https://ufmt.br/curso/mnpef

5

4

Universidade Federal do Amazonas e Instituto Federal do Amazonas - UFAM/ IFAM.

Campus Manaus

As aulas do polo 04 acontecem nas duas IES (UFAM e IFAM)

UFAM: Av. Gen. Rodrigo Octávio

6200, Coroado I, ICE, Sala 308, 309 (Bloco de salas de aula do ICE) e Auditório José Leitão (Bloco do Departamento de Estatística), 1 andar, Setor Norte

Campus Universitário

69080-900 - Manaus - AM

IFAM: IFAM-CMC

Avenida 7 de Setembro, nº 1975 - Centro

69020-120 - Manaus - AM

marcelbraga@ufam.edu.br

https://sites.google.com/view/mnpef-polo-04/

15

5

Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Campus Ji-Paraná

Departamento de Física de Ji-Paraná

Piso superior do bloco administrativo

Campus da UNIR de Ji-Paraná

Rua Rio Amazonas, 351 - Jardim dos Migrantes

CEP: 76900-726 - Ji-Paraná – Rondônia

mnpef.jipa.selecao@gmail.com

http://www.mnpef.unir.br/

9

6

Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Av. Transnordestina, s/n, Campus UEFS

Módulo Administrativo V

Novo Horizonte

44036-900 - Feira de Santana – BA

mnpef@uefs.br

http://www.mnpefpolo06.uefs.br/

5

8

Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Campus Juazeiro

Colegiado de Pós Graduação em Ensino de Física

Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510

48902-300 - Petrolina – PE

cpgef@univasf.edu.br

https://portais.univasf.edu.br/cpgef

15

9

Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Campus Mossoró

Secretaria dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Av. Francisco Mota, 572

59625-900 - Mossoró – RN

mnpef.polo09@ufersa.edu.br

https://mnpes.ufersa.edu.br/

15

10

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Campus Natal Central

Secretaria Acadêmica do Campus Natal

Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol

59015-000 - Natal - RN

mnpef@ifrn.edu.br

https://www2.ifrn.edu.br/mnpef/home

10

11

Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Departamento de Física

Secretaria de Pós-Graduação. Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos

Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro Rosa Elze,

São Cristóvão - SE.

ppgpf@academico.ufs.br

http://www.posgraduacao.ufs.br/ppgpf

16

12

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Centro de Ciências Exatas

Avenida Fernando Ferrari, 514

29075-910 - Vitória - ES

psensinodefisicaufes@gmail.com

https://ensinodefisica.ufes.br/

10

14

Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Física

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Av. P. H. Rofls, s/nº

Campus Universitário

36570-900 – Viçosa – MG

mnpef-ufv@ufv.br

https://posensinofisica.ufv.br/

6

15

Universidade Federal Fluminense e Instituto Federal do Rio de Janeiro - UFF/ IFRJ Secretaria

Universidade Federal Fluminense

Campus Aterrado

Instituto de Ciências Exatas

Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, nº783

Bloco C,Sala 303 CA - Bairro Aterrado

27213-145, Volta Redonda – RJ

pef.vcx@id.uff.br

http://mnpef.sites.uff.br/

16

16

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Seção Técnica de Pós-Graduação FCT/Unesp Rua Roberto Simonsen, 305

Centro Educacional

19060-900 - Presidente Prudente - SP

mnpef.fct@unesp.br

https://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/fisica-mp/

10

17

Universidade Federal do ABC - UFABC Campus Santo André

Centro de Ciências Naturais e Humanas

Av. dos Estados, 5001

Bairro Bangu

09280-560 - Santo André - SP

secretariaatendimento.propg@ufabc.edu.br

https://mnpef.propg.ufabc.edu.br/

8

19

Universidade Estadual de Londrina - UEL Campus Universitário - Departamento de Física

Centro de Ciências Exatas

Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380

86057-970 - Londrina - PR

mnpef.londrina@uel.br

https://pos.uel.br/mnpfisica/

5

20

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Campus Universitário SEDE Departamento de Física - Bloco G56 - sala 026

Av. Colombo, 5790

87020-900 - Maringá - PR

sec-mnpef@uem.br

http://www.dfi.uem.br/dfimestrado

10

21

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Campus Carreiros

Instituto de Matemática, Estatística e Física (secretaria da Pós-Graduação) Anexo Prédio 2, sala L-08

Av. Itália km

8 96203-900 - Rio Grand - RS

mnpef.poloriogrande@furg.br

https://ppgmnpef.furg.br/

7

23

Universidade Estadual do Ceará - UECE A Secretaria e Coordenação de Curso do Polo 23 está localizada na Sala das Coordenações dos Cursos da Pós-Graduação, na FECLESC – Quixadá.

As aulas do MNPEF - Polo 23 acontecem nos campi das FECLESC, FAFIDAM e FECLI, localizados nas cidades de Quixadá (matriz), Limoeiro do Norte e Iguatu, respectivamente.

Endereços de oferta do curso: Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC Rua José de Queiroz Pessoa, 2554 Bairro Planalto Universitário 63900‑000 - Quixadá, CE

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM Rua Coronel Antônio Joaquim, 1226 – Bairro Centro Limoeiro do Norte, CE – CEP: 62.900‑000 Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI Av. Dr. Deoclécio Lima Verde, s/n – Bairro Fomento Iguatu, CE – CEP: 63.500‑000

mnpef.feclesc@uece.br

https://www.uece.br/ppgef/

28

24

Universidade Federal de Juiz de Fora e Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - UFJF / IF Sudeste MG

Rua José Lourenço Kelmer, s/n

Bairro São Pedro

36036-900 - Juiz de Fora - MG

mestrado.profis@ufjf.br

https://www2.ufjf.br/profis/

10

25

Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Campus Cuiabá

Instituto de Física - Bloco F - MNPEF

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 Bairro Boa Esperança

78060-900 - Cuiabá - MT

tasayco@fisica.ufmt.br

https://www.ufmt.br/curso/mnpefcuiaba

9

26

Universidade Federal do Piauí - UFPI Mestrado Profissional em Ensino de Física - PROFIS Departamento de Física - Bloco 03 CCN

Campus Ministro Petrônio Portela (Ininga) - Bairro Ininga

64049-550 - Teresina - Piauí

mnpef@ufpi.edu.br

https://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=832

11

27

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Campus Macaé

Módulo das Engenharias, 2° andar/sala 1

Av. Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros

27930-560 - Macaé - RJ

mnpef.macae.ufrj@gmail.com

http://www.macae.ufrj.br/ppgef

10

28

Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL Secretaria de Pós-Graduação da UNIFAL-MG - MNPEF

Av. Jovino Fernandes Sales, 2,600 - Prédio C - Sala C101 S 37133-840 - Alfenas - MG

mnpef@unifal-mg.edu.br

https://www.unifal-mg.edu.br/mnpef/

9

29

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Unidade 3 - Instituto de Ciências Exatas Faculdade de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Rod.

BR-230 (Transamazônica), Loteamento Cidade Jardim, Av. dos Ipês, s/n.º

Bairro Cidade Jardim 68500-000 Marabá - PA

mnpefpolo29@unifesspa.edu.br

https://mnpef.unifesspa.edu.br/

15

30

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Prédio do Instituto de Biociências/CCET

Av. Pasteur, 458 sala 506-A - Bairro Urca 22290-255 - Rio de Janeiro - RJ

mnpef@unirio.br

http://www.unirio.br/mnpef/processos-seletivos

0

31

Universidade Regional do Cariri - URCA

Av. Leão Sampaio, 107- Bairro Lagoa Seca 63041-145 - Juazeiro do Norte - CE

mnpef.cariri@urca.br

https://www.urca.br/mnpef/

10

32

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Campus Campo Mourão Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Bloco A, SALA 1

Via Rosalina Maria dos Santos, 1233

87301-899 Caixa Postal: 271 - Campo Mourão - PR

profis-cm@utfpr.edu.br

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/mnpef-cm/ppgmodelo

9

33

Instituto Federal do Espirito Santo - IFES Campus Cariacica

Setor de Registro Acadêmico

Rod. Governador José Sette, 184 – Bairro Itacibá

29150-410 - Cariacica – ES

mnpef.ca@ifes.edu.br

https://ppgefis.cariacica.ifes.edu.br/index.php/en/

10

34

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFFluminense

Campus Campos Centro Rua Doutor Siqueira, nº 273 - Sala 705 - Bloco G - 7º andar Bairro Parque Dom Bosco

28030-130 - Campos dos Goytacazes - RJ

mnpef@iff.edu.br

http://www.mnpef.iff.edu.br/

10

35

Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Secretaria PPGEF - Sala 38 - bloco L - Campus Uvaranas Avenida Carlos Cavalcanti, 4748. Bairro Uvaranas,

84030-900 - Ponta Grossa - PR

ppgef@uepg.br

https://www2.uepg.br/ppgef

8

36

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

A Secretaria e Coordenação de Curso do Polo 36 está localizada no campus de Maceió

As aulas do MNPEF - Polo 36 acontecem nos campi Maceió e Arapiraca

Endereços de oferta do curso:

Universidade Federal de Alagoas - UFAL Instituto de Física- Secretaria de Pós-Graduação Av. Lourival Melo Mota, S/N, Cidade Universitária 57072-900 - Maceió - AL Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Campus Arapiraca Av. Manoel Severino Barbosa, s/n, Bom Sucesso,

57309-005, Arapiraca – AL

mnpef@fis.ufal.br

https://if.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mnpef

20

37

Universidade Federal do Pará - UFPA

Instituto de Ciências Exatas e Naturais Laboratório de Física - Ensino Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Rua Augusto Corrêa n. 01 - Bairro Guamá

66075-100 - Belém - PA

mnpef_ufpa@ufpa.br

http://www.mnpef.propesp.ufpa.br/

20

38

Universidade Federal de Roraima - UFRR

Campus Paricarana - CCT - Departamento de Física

Bloco 5 - Sala 513-V-CCT-UFRR

Av. Cap. Ene Garcez, 2413, Aeroporto

69310-000 - Boa Vista - RR

mnpef@ufrr.br

https://antigo.ufrr.br/mnpef

8

39

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Física Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Sala 38 – Bloco E

Secretaria do Departamento de Física, ou Sala 115 – Bloco G – Sala do Coordenador - MNPEF Caixa Postal 476 – Bairro Trindade 88040-900 - Florianópolis – Santa Catarina

alexandre.magno@ufsc.br

https://mnpef.ufsc.br/

10

40

Universidade Federal de Rondônia - UNIR Campus Porto Velho Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NCET) Departamento de Física (DFIS), MNPEF-POLO 40 BR 364, Km 723, Campus Porto Velho, bloco 1 P , sala 101B 76801-974 - Porto Velho - RO

mnpef.pvh@unir.br

https://mnpefpvh.unir.br/homepage

9

41

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Campus Araranguá Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde Unidade Jardim das Avenidas Rod. Gov. Jorge Lacerda, 3201 - Bairro Jardim das Avenidas

88906-072 - Araranguá - SC

mnpef@contato.ufsc.br

https://mnpef.ararangua.ufsc.br/

10

42

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade, Prédio PG02, Sala 1031. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264) km 110 18052-780 - Sorocaba - SP

profis.sorocaba@ufscar.br

http://www.mnpefsorocaba.ufscar.br/

10

43

Universidade Federal do Ceará - UFC MNPEF- Polo UFC Departamento de Física - Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici

60440-900 - Fortaleza - CE

mnpef-ufc@fisica.ufc.br

https://mnpefuesc.wixsite.com/polo44

10

44

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC MNPEF – DCEX - UESC Pavilhão Max de Menezes, 1° andar, sala 2D-A Rodovia Jorge Amado, km 16 - Bairro Salobrinho

45662-900 - Ilhéus – BA

mnpef@uesc.br

https://mnpefuesc.wixsite.com/polo44

10

45

Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET MNPEF - Polo 45 UFGD Rodovia Dourados / Itahum, Km 12 - Unidade II 79804-970 - Caixa Postal: 364 Grande Dourados - MS

profisicaufgd@ufgd.edu.br

https://www.ufgd.edu.br/pos-graduacao/mestrado-ensino-fisica/index

9

46

Universidade Federal de Pernambuco - Campus Caruaru Centro Acadêmico do Agreste Av. Marielle Franco, s/n - Nova Caruaru (Rodovia BR-104, km 59)

55014-900 - Caruaru - PE

mnpef.agreste@ufpe.br

https://www.ufpe.br/mnpef

10

47

Universidade Federal do Maranhão – UFMA Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET Bloco 02, Sala 105 Cidade Universitária Dom Delgado Avenida dos Portugueses, 1966 - Bairro Bacanga

65080-805 - São Luís - MA

profis47@ufma.br

http://www.mnpef.ufma.br/

10

48

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus Campina Grande Av. Juvêncio Arruda, s/n - Campus Universitário

58109-790 - Campina Grande - PB

mnpef.cg@gmail.com

https://sites.google.com/site/mnpefcampinagrande/

6

49

Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA Av. Mal. Rondon, s/n - Bairro Caranazal

68040-070 - Santarém - PA

mnpef.ufopa@gmail.com

http://posgraduacao.ufopa.edu.br/mnpef

10

50

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus Tramandai (Litoral Norte)

Rodovia RS 030, Km 92, nº 11700 Bairro Emboaba

95590-000 - Tramandaí - RS

mnpef-cln@ufrgs.br

https://www.ufrgs.br/mnpef-cln/

10

51

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Escola de Ciências e Tecnologia

Campus Universitário Lagoa Nova

59078-970 - Natal - RN

posgraduacao@ect.ufrn.br

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=9742

15

52

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Campus Blumenau Secretaria de Pós-Graduação Rua João Pessoa, 2750, Bairro Velha

89036-256 - Blumenau-SC

mnpef.blumenau@contato.ufsc.br

https://mnpef.blumenau.ufsc.br/

8

55

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Medianeira Av. Brasil, 4232

85722-332 - Caixa Postal 271 - Medianeira

mnpef-md@utfpr.edu.br

https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/mnpef-md

8

56

Universidade Estadual Vale do Acaraú e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - UVA/IFCE_Sobral A Secretaria e Coordenação de Curso do Polo 56 está localizada no campus de Sobral. As aulas do polo 56 acontecem nos campi do IFCE de Sobral (matriz) e Tianguá. Endereços de oferta do curso: Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral Av. Dr. Guarani, 317 - Bairro Derby Clube 62040-730 - Sobral - CE Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - Com;us Tianguá Avenida Tabelião Luiz Nogueira de Lima , s/n 62324-075 - Tianguá - CE

mnpef.sobral@ifce.edu.br

http://http//ifce.edu.br/sobral/campus-sobral/cursos/posgraduacoes/mestrado-1/mnpef

20

58

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE- Campus Recife Coordenação MNPEF Polo 58 CEGEN Sala 03 - Térreo Rua Dom Manoel de Medeiros, s/ nº - Bairro Dois Irmãos 52171-900 - Recife - PE

coordenacao.mnpef@ufrpe.br

http://www.mnpef.ufrpe.br/

0

59

Universidade Federal do Acre - UFAC

Rodovia BR 364, Km 04 -

Bairro Distrito Industrial

69920-900 - Rio Branco - AC

ppg.profis@ufac.br

http://www2.ufac.br/mnpef

8

60

Universidade do Estado da Bahia - UNEB Rua Silveira Martins, 2555 - Bairro Cabula

41.150-100 - Salvador-Bahia

mnpefdcet1@uneb.br

https://proffisica.uneb.br/

10

61

Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT - Campus Araguaina Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Campus Universitário de Araguaína – Bloco I (Bloco do PPGL e PPGFísica) – Térreo Avenida Paraguai s/n Setor Cimba

77824-838 - Araguaína – TO

mnpef@ufnt.edu.br

https://ufnt.edu.br/mnpef/

0

62

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 62/UESB Estrada do Bem Querer, Km 04 - Caixa Postal 95 Módulo Pedro Gusmão

45031-900 - Vitória da Conquista – BA

mnpef@ifma.edu.br

12

63

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Maranhão - IFMA Campus São Luís/Monte Castelo Coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 63 Av. Getúlio Vargas 04 - Bairro Monte Castelo 65030-005 - São Luís - MA

mnpef@ifma.edu.br

https://mnpef.ifma.edu.br/

12

64

Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Campi Coari e Itacoatiara

A Secretaria e Coordenação de Curso do Polo 64 está localizada no campus de Itacoatiara.

As aulas do polo 64 acontecem nos campi da UFAM de Coari e Itacoatiara.

Endereços de oferta do curso:

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET - Campus Itacoatiara

Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, Bairro Tiradentes Bloco E Sala 201A

69103-128 - Itacoatiara - AM

Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB - Campus Coari Estrada Coari-Mamiá, 305 - Bairro Espírito Santo

69460-000 - Coari - AM

ensinofisica@ufam.edu.br

https://icet.ufam.edu.br/mnpef/

17

65

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI - Campus Picos Av. Pedro Marques de Medeiros, s/n - Parque Industrial,

64605-500 - Picos - PI

mnpef@ifpi.edu.br

https://www.ifpi.edu.br/mnpef

12

66

Universidade Estadual do Piauí - UESPI Campus Professor Antonio Geovanne Alves de Sousa Av. Marechal Castelo Branco, 180 - Bairro Petecas

64260-000 - Piripiri - PI

mnpef@prop.uespi.br

https://uespi.br/mnpef/

15

67

Universidade Federal do Amapá -UNIFAP Departamento Ciencias Exatas e Tecnológicas Rod. Josmar Chaves Pinto, km 02 - Jardim Marco Zero

68903-419 - Macapá - AP

mnpef@unifap.br

http://www2.unifap.br/fisica/mnpef

11

68

Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 

12

Obs. 1. Para os polos que tem oferta de turma em mais de uma cidade, o(a) candidato(a) deverá optar por um deles no formulário de inscrição, conforme item 3.5 deste Edital.

2. Os polos 30, 58 e 61 não ofertarão turma em 2026.

 

ANEXO III

AUTODECLARAÇÃO DE IDENTIDADE

 

Eu, ............................................................................................................ .............. (nome completo), CPF nº ............................................................, residente e domiciliado em............................................................................................................. ....................... , e inscrito no Processo Seletivo 2026, do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, declaro para o fim específico de concorrência às vagas que que atendem a política de ação afirmativa que sou .................................................... (negros(as), quilombolas, ciganos(as), indígenas, trans) e estou ciente de que poderei ser submetido(a) ao procedimento verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas às Ações Afirmativas. Também declaro estar ciente de que se, mediante processo administrativo, for comprovado que apresentei informações inverídicas e/ou documentos falsos, ou que utilizei quaisquer meios ilícitos ou descumpri as normas do Edital do Processo Seletivo 2026, mesmo que apurado posteriormente ao início do curso, a matrícula será cancelada e ficarei sujeito às sanções prescritas no Código Penal e demais cominações legais cabíveis.

 

Local e Data: ________________________, ____ de _______________ de ________

 

Assinatura do(a) candidato(a) (no formato digital, exclusivamente pelo site do governo federal gov.br ou manual, com firma reconhecida):

 

 

___________________________________

 

 

ANEXO IV

Relação dos Polos do MNPEF com informações complementareS

 

Polo/ies

Dias de aula e Horário

documentos complementares conforme item 4.16

1 - UnB

Segunda-feira (tarde e noite)

Terça-feira (tarde e noite)

Certificado de proficiência em língua inglesa (pode ser substituído por exame de proficiência a ser feito no polo 01 antes da primeira etapa de provas (informações no site do polo)

2 - UFCAT

Sexta-feira (noite)

Sábado (manhã)

Autodeclaração étnico-racial e reserva de vagas conforme modelo da IES (informações no site do polo)

3 - UFMT Araguaia

Sexta-feira (Manhã e tarde)

Sábado (manhã)

 

4 - UFAM/IFAM Manaus

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

5 - UNIR Ji-Paraná

Sexta-feira (manhã, tarde e noite)

Sábado (manhã e tarde)

Ficha informativa devidamente preenchida e datada que consta no link: https://mnpef.unir.br/arquivo/download/36116/ficha-informativa-docandidato

6 - UEFS

Quinta-Feira (tarde) Sexta-Feira (manhã e Tarde)

Sábado (manhã)

 

8 - UNIVASF

Quinta-feira (manhã e tarde)

Sexta-feira (manhã e tarde)

 

9 - UFERSA

Sexta-feira (manhã e tarde)

Sábado (manhã)

 

10 - IFRN

Quinta-feira (manhã e tarde)

Sexta-feira (manhã e tarde)

 

11 - UFS

Quinta-feira ( noite)

Sexta-feira (manhã e tarde)

 

12 - UFES

Quinta-feira (tarde)

Sexta-feira ( manhã e tarde)

 

14 - UFV

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

15 - UFF/IFRJ

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

16 - UNESP Presidente Prudente

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

17 - UFABC

Quarta-feira (noite)

Sábado (Manhã e Tarde)

 

19 - UEL

Quinta-feira (tarde e noite)

Sexta-feira (tarde e noite)

 

20 - UEM

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã e tarde)

 

21 - FURG

Sexta-feira (manhã e tarde)

Sábado (manhã)

 

23 - UECE

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

24 - UFJF/IF Sudeste MG

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

25 - UFMT Cuiabá

Quinta-feira (manhã e tarde)

Sexta-feira (manhã e tarde)

 

26 - UFPI

Sexta-feira (manhâ e tarde)

Sábado (manhã)

 

27 - UFRJ Macaé

Quinta-feira (manhã, tarde e noite)

Sexta-feira (manhã, tarde e noite)

 

28 - UNIFAL

Sexta-feira (manhã e tarde)

 

29 - UNIFESSPA

Quinta-feira (manhã e tarde)

Sexta feira (manhã e tarde)

 

30 - UNIRIO

 

 

31 - URCA

Sexta-feira (manhã e tarde)

Sábado (manhã e tarde).

 

32 - UTFPR

Campo Mourão

Sexta-Feira (tarde e noite)

Sábado (manhã e tarde)

 

33 - IFES Cariacica

Quinta-Feira (tarde)

Sexta-feira (Manhã e tarde)

 

34 - IFFluminense

Quinta-feira (tarde e noite)

Sexta-feira (tarde e noite)

Termo de Compromisso (modelo no site do polo) que estabelece o limite máximo de trabalho externo ao mestrado de 40 horas/aula semanais

35 - UEPG

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

36 - UFAL

Sexta-feira (manhã e tarde)

 

37 - UFPA

Sexta-feira (manhã e tarde)

Sábado (manhã)

 

38 - UFRR

Sexta-feira (manhã e tarde)

Sábado (manhã e tarde)

 

39 - UFSC Florianópolis

Sexta-feira (noite)

Sábado (manhã)

Candidatos pleiteantes às vagas nas Ações Afirmativas de que trata o item 3.2 do presente edital devem observar com atenção o disposto na Resolução Normativa Nº 145/2020/CUN, de 27 DE outubro de 2020, disponível em https://novaprpg.paginas.ufsc.br/files/2019/07/ RN_145_2020_CUN__Acoes_Afirmativas_assinado.pdf, em que se prevêem envio de documentos e, conforme a categoria de vulnerabilidade social, possivel confirmação das autodeclarações, com o auxílio da SAAD. Em caso de convocação para entrevista, esta ocorrerá numa etapa posterior à inscrição e anterior à matrícula, conforme cronograma disponibilizado na página do polo.

40 - UNIR

Porto Velho

Sexta-feira (manhã e tarde)

Sábado (manhã e tarde)

 

41 - UFSC Araranguá

Sexta-Feira (noite)

Sábado (manhã e tarde)

1) Cópia do Currículo na Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br/) com documentos comprobatórios 2) Ficha de inscrição preenchida no site: http://www.capg.ufsc.br/inscricao

3) Para candidados às vagas em Ações Afirmativas: Envio da Autodeclaração (Anexo III) ao e-mail mnpef@contato.ufsc.br e dos seguintes documentos dentro dos prazos estipulados no Cronograma do Edital Complementar do Polo 41:

I. Vaga destinada a negro (pretos e pardos): Autodeclaração de pertencimentos ao grupo racial negro e vídeo, conforme instruções disponíveis em (https://validacoes.paginas.ufsc.br/files/2022/02/ Orienta%C3%A7%C3%B5es-do-registro-de-v%C3%ADdeo-e-envio-dearquivos.final%C3%ADssimo1.pdf). A gravação poderá ser usada em eventual recurso diante do indeferimento da autodeclaração e o candidato deverá afirmar que foi quem assinou a autodeclaração de negro (preto ou pardo).

a) Em caso de convocação para entrevista, o/a candidato/a deverá se apresentar com antecedência e não poderá estar utilizando boné/capuz/touca ou qualquer peça que esconda o seu rosto e preferencialmente estar de cabelo solto. Também não será permitido o acompanhamento de outra pessoa junto com o/a candidato/a.

II. Vaga destinada a indígenas: Autodeclaração de pertencimento Étnico e Declaração do cacicado ou de outros órgãos de representação indígena; ou ainda, declaração de pertencimento a grupo indígena assinada por uma liderança. Esta declaração precisa ser original, sendo necessária uma forma de comprovar sua autenticidade, como por exemplo: cópia da identidade da liderança (frente e verso), telefone de contato, autenticação em cartório, certificado digital, entre outros.

III. Vaga destinada a Quilombolas: Autodeclaração de que é quilombola e indicação do nome da comunidade quilombola, município e estado da federação ou Declaração da Fundação Palmares com o reconhecimento da Comunidade e/ou entidades afins.

VI. Vaga destinada a pessoa trans: Autodeclaração de que é Trans e Memorial descritivo da sua trajetória de vida e autodeterminação de sua identidade transgênero.

V. Vaga destinada a pessoas com deficiência: Autodeclaração de pessoa com deficiência e Laudo médico, realizado no máximo nos doze meses anteriores à inscrição neste processo seletivo, que deverá estar assinado por médico/a especialista na área da deficiência, contendo, na descrição clínica, o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID e descrição do impacto da deficiência na funcionalidade. Deve ainda conter o nome legível, carimbo, assinatura e CRM do/a médico/a que forneceu o atestado e observar as informações a seguir:

a. Candidatos com Deficiência Auditiva (Surdez), além do laudo médico, devem apresentar os seguintes exames: audiometria (tonal e vocal) e imitanciometria, realizados nos doze meses anteriores à inscrição neste processo seletivo, nos quais constem o nome legível, carimbo, assinatura e número do conselho de classe do/a profissional que realizou o exame.

b. Candidatos com Deficiência Visual, além do laudo médico, devem apresentar exame oftalmológico em que conste a acuidade visual, realizado no máximo nos doze meses anteriores à inscrição neste processo seletivo, como também o nome legível, carimbo, assinatura e CRM do/a profissional que realizou o exame.

c. Para candidatos com autismo, o laudo médico deverá trazer, além das especificações descritas no item a informações relativas à comunicação, comportamento e relações interpessoais e a indicação de que as manifestações ocorreram antes dos 18 anos.

VI. Vaga destinada a pessoa em condição de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário: pessoa em condição de refúgio, apátridas e pessoas portadoras de visto humanitário: Autodeclaração de que é refugiado/a, solicitante de visto de refúgio ou vítima de outras formas de xenofobia e Documento comprovando a condição de refugiado reconhecida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) ou órgão federal competente; ou protocolo de solicitação de refúgio; ou visto para reunião familiar; ou protocolo de solicitação de extensão dos efeitos da condição de refugiado, de acordo com os procedimentos que regulamentam a Lei 9.474/07; ou visto por acolhida humanitária permanente ou temporária emitido pela Polícia Federal.

VII. Vaga destinada para pessoa em vulnerabilidade econômica (renda): Autodeclaração de vulnerabilidade econômica e comprovante que é beneficiário(a) do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

42 - UFSCar Sorocaba

Segunda-feira (manhã e tarde)

 

43 - UFC

Sexta-feira (manhã e tarde) Sábado (manhã)

 

44 - UESC

Sexta-feira (manhã, tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

45 - UFGD

Sexta-Feira (manhã). Sábado (manhã e tarde)

 

46 - UFPE

Sexta-feira (manhã, tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

47 - UFMA

Quinta-feira (manhã e tarde)

Sexta-feira (manhã e tarde)

 

48 - UEPB

Sexta-feira (manhã, tarde e noite) eventualmente aos sábados

 

49 - UFOPA

Sexta-Feira (manhã e tarde)

Sábado (Manhã e Tarde)

Comprovante de vínculo de servidor da UFOPA (somente para candidatos servidores da UFOPA).

50 - UFRGS Tramandai

Sexta-Feira (manhã, tarde e noite)

Sábado (manhã e tarde)

 

51 - UFRN

Sexta-feira (manhã, tarde e noite)

Sábado (manhã e tarde)

 

52 - UFSC Blumenau

Sextas-feiras (tarde) Sábados (manhã)

 

55 - UTFPR Medianeira

Sexta-feira (noite)

Sábado (manhã e tarde)

 

56 - UVA/IFCE

Sexta-feira (manhã e tarde) Sábado pela manhã.

 

58 - UFRPE

 

 

59 - UFAC

Segunda-feiras (manhã, tarde e noite)

 

60 -UNEB

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã)

 

61 - UFNT

 

 

62 - UESB

Sexta-feira (tarde e noite)

Sábado (manhã e tarde)

 

63 - IFMA

Quinta-feira (manhã e tarde)

Sexta-feira (manhã e tarde)

 

64 - UFAM Coari/Itacoatiara

Quinta-feira (noite) Sexta-feira (noite)

Sábado (manhã e tarde)

 

65 - IFPI Picos

Sexta-feira (manhã e tarde)

Sábado (manhã e tarde)

 

66 - UESPI Piripiri

Sexta-feira (manhã, tarde e noite)

Sábado (manhã e tarde)

Currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes: https://lattes.cnpq.br/

67 - UNIFAP

Quinta-feira (manhã e tarde)

Sexta-feira (manhã e tarde)

Sábado (manhã e tarde)

 

68 - UFPB

 

 

Obs. Os polos 30, 58 e 61 não ofertarão turma em 2026.

 

ANEXO V

Programa de Prova de Seleção para o MNPEF

 

Este programa de prova tem por objetivo orientar os candidatos ao processo seletivo do MNPEF. A prova abrangerá conteúdos fundamentais de Física, conforme discriminado a seguir, e será baseada em livros-texto clássicos da área.

1. Mecânica

- Cinemática escalar e vetorial.

- Leis de Newton e aplicações.

- Trabalho e energia. Conservação da energia mecânica.

- Quantidade de movimento linear e angular. Leis de conservação. - Movimento circular e harmônico simples.

- Gravitação universal e leis de Kepler.

2. Termodinâmica

- Conceitos de calor, temperatura e equilíbrio térmico.

- Leis da termodinâmica.

- Máquinas térmicas e ciclo de Carnot.

- Entropia e irreversibilidade.

- Escalas termométricas e calorimetria.

3. Óptica

- Óptica geométrica: reflexão, refração, espelhos e lentes.

- Equações de formação de imagem.

- Óptica física: interferência, difração e polarização da luz.

- Espectros e instrumentos ópticos.

4. Eletromagnetismo

- Lei de Coulomb, campo elétrico e potencial elétrico.

- Capacitores e dielétricos.

- Corrente elétrica, resistores, Lei de Ohm e circuitos elétricos.

- Lei de Gauss, Lei de Ampère, Lei de Faraday e equações de Maxwell.

- Campos magnéticos, forças magnéticas e indução eletromagnética.

5. Física Moderna

- Teoria da Relatividade Restrita: dilatação do tempo, contração do comprimento, massa e energia.

- Física Quântica: dualidade onda-partícula, princípio da incerteza, quantização da energia.

- Modelo atômico de Bohr, efeito fotoelétrico e espectros atômicos.

- Níveis de energia e transições eletrônicas.

 

Bibliografia da Prova Escrita Nacional

 

- Halliday, D.; Resnick, R.; Walker, J. - Fundamentos de Física (Vols. 1 a 4).

- Tipler, P. A.; Mosca, G. - Física para Cientistas e Engenheiros (Vols. 1 e 2).

- Feynman, R. - Lições de Física (Vols. 1 a 3).

- Sears, Zemansky - Termodinâmica.

- Alonso, M.; Finn, E. - Física.

- Beiser, A. - Física Moderna.

- Einstein, A. - Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral.

- Moysés Nussenzveig - Curso de Física Básica (Vols. 1 a 4).

- David J. Griffiths - Introdução à Eletrodinâmica.

- Frederick J. Sears - Termodinâmica.

- Caruso, F.; Oguri, V. - Física Moderna.

 


Referência: Processo nº 23064.038592/2025-50 SEI nº 5132227