Boletim de Serviço Eletrônico em 20/08/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - PG

 

 EDITAL nº 32/2025

SELeção de BOLSista técnico para o grupo de pesquisa laboratório de sistemas inteligentes - programa de apoio a grupo de pesquisas naS áreaS de ciênciaS da Computação

 

O Grupo de Pesquisa Laboratório de Sistemas Inteligentes, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Campus Ponta Grossa da UTFPR, contemplado com recursos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) no Edital PROPPG 09/2025, comunica que no período de 19 a 21 de agosto de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos para concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico para apoiar o Grupo de Pesquisa nas atividades de: Programação de Agentes, Utilização do framework MASPY, Estudo e investigação de Agentes e Neuro-Simbólicos, entre outras atividades relacionadas.


1. CARACTERIZAÇÃO DA BOLSA


1.1 A bolsa técnica destina-se a discentes regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos de pós-graduação stricto sensu da UTFPR.
1.2. Está prevista uma cota de bolsa, no período de 12 meses no valor mensal de R$ 815,00.
1.3. O recurso financeiro para pagamentos desta bolsa-técnico será proveniente da PROPPG, do Programa de Apoio a Grupos de Pesquisas nas Áreas de
Ciências da Computação.
1.4. Fica vedada a concessão de bolsa ao candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de todos os membros participantes do Grupo de Pesquisa indicado.
1.5. São requisitos para os candidatos, além de se enquadrar no item 1.1:
a) Não pode ter vínculo empregatício, exceto no ensino na rede /pública ou privada;
b) Dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho do Bolsista;
c) Estar recebendo somente esta modalidade de bolsa, vedada a acumulação com outras, exceto aquelas de programas oficiais que possuem objetivos
assistenciais, de manutenção ou de permanência;
d) Apresentar relatório técnico, de sua autoria, para o Supervisor com os resultados obtidos no desenvolvimento do Plano de Trabalho vinculado à sua bolsa,
quando solicitado;
e) Devolver à UTFPR, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos anteriormente
não sejam cumpridos;
f) Possuir conta bancária em seu nome, não podendo ser conta conjunta, em qualquer banco.
g) Participar, sempre que solicitado pelo Supervisor, de eventos correlatos a este Edital, organizados pela UTFPR.

 

2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

2.1 As inscrições devem ser realizadas no período descrito no item 6 do presente edital.
2.2 No período de inscrições, o candidato deve preencher o formulário disponível na seguinte URL https://forms.gle/yV17txUa3vfayGsSA.
2.3 Neste formulário será necessário anexar os documentos disponíveis nos Anexos I, II e III deste edital. Lembre-se de anexar todos os comprovantes necessários e preencher a ficha de pontuação corretamente (ver Anexo I).
2.4 Não serão aceitos documentos enviados fora do prazo do período de inscrições.

* Listagem de documentos a serem preenchidos e submetidos via formulário:
1. Preencher dados pessoais (direto no próprio formulário).
2. Enviar Currículo Lattes em formato PDF.
3. Enviar comprovantes do Currículo Lattes em um único arquivo no formato PDF.
4. Enviar um documento comprovando seu CR – Coeficiente de Rendimento atual no curso em que está matriculado (arquivo único em formato PDF).
5. Enviar os Anexos I, II e III deste edital devidamente preenchidos (os 3 anexos devem estar um único arquivo em formato PDF e na ordem correta: Anexo I, II e III).

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6 do presente edital, na página (https://www.utfpr.edu.br/editais). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os participantes, seguindo a ordem de classificação.

3.2 A seleção dos candidatos será realizada a partir dos seguintes critérios:

Pontuação do coeficiente de rendimento (CR) do candidato (que deve enviar histórico com rendimento acadêmico no ato na inscrição) [CR peso 3].

Avaliação do Currículo Lattes (CL) (que deve ter os devidos comprovantes) [CL peso 6].

Em caso de empate será utilizado o critério de experiência em tempo de pesquisa (comprovado) ou seja, o tempo de participação em Iniciação Científica. Caso o empate persista, será usado o critério de idade (candidato mais velho será selecionado.)

Nota final é atribuída da seguinte forma:
Nota final = CR x 3 + CL x 0,6

 

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSOS

4.1 Os resultados serão divulgados segundo a data descrita no item 6 do presente edital na página (https://www.utfpr.edu.br/editais).

4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.

4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: (indicar aqui os e-mails para contato).

4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos pela DIRPPG, conforme o cronograma do item 6 deste edital.

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG, podendo ser remetidos à comissão PROPPG, caso seja necessário.

5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

5.3 O período de validade do presente edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

5.4 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada a existência de recursos financeiros na UTFPR.

5.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

5.6 Este edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

6. DATAS IMPORTANTES

6.1

Período de inscrição

de 19 a 25/08/2025

6.2

Resultado preliminar da seleção

dia 26/08/2025

6.3

Interposição de recursos

até 27/08/2025

6.4

Divulgação do resultado dos recursos

até 28/08/2025

6.5

Divulgação da lista final

até 28/08/2025

6.6

Envio dos documentos do processo de seleção para a PROPPG

até 29/08/2025


Ponta Grossa, 19 de agosto de 2025.

Gleifer Vaz Alves
Coordenador/Supervisor do Projeto

 

Romeu Miqueias Szmosk
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Ponta Grossa

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GLEIFER VAZ ALVES, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 19/08/2025, às 16:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROMEU MIQUEIAS SZMOSKI, DIRETOR(A), em (at) 19/08/2025, às 17:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MURILO OLIVEIRA LEME, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 19/08/2025, às 18:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5136947 e o código CRC (and the CRC code) 30F94535.



ANEXO I do EDITAL
 

 

 

Ficha de Pontuação das Atividades
do Currículo Lattes (CL)

Atividade

Pontuação

Pontuação declarada

Pontuação homologada (não preencher)

Trabalho publicado*

2 (dois)

 

 

Monitoria**

1 (um)

 

 

Iniciação Científica***

4 (quatro)

 

 

Iniciação Científica (em andamento)****

2 (dois)

 

 

Graduação Concluída

2 (dois)

 

 

Mestrado Concluído

4 (quatro)

 

 

Mestrado em andamento

2 (dois)

 

 

Doutorado em andamento

6 (pontos)

 

 

Disciplina na área de Agentes#

4 (pontos)

 

 

Estágio Docência em disciplina na área de Agentes##

4 (pontos)

 

 

 

Total

 

 

 

Total x 0,6

 

 

* Artigo publicado em periódico internacional ou nacional (com QUALIS ou sem QUALIS). Artigo publicado em evento (internacional, nacional, regional ou local), pode ser artigo completo, resumo expandido ou resumo simples. Serão contabilizados dois pontos por cada trabalho publicado.
** Monitoria será contabilizado um ponto por cada monitoria concluída.
*** Iniciação Científica serão contabilizados quatro pontos por cada IC concluída.
**** Iniciação Científica não concluída serão contabilizados dois pontos por IC em andamento. Note que para a IC estar concluída é necessário ter a comprovação de apresentação no SICITE e recebimento do certificado emitido pela PROPPG.
# Ter cursado e sido aprovado em disciplina específica da área de Agentes e Sistemas Multiagentes. Serão contabilizados quatro pontos por cada disciplina.
## Ter realizado estágio docência em disciplina específica da área de Agentes e Sistemas Multiagentes. Serão contabilizados quatro pontos por cada disciplina.

 

ANEXO II do EDITAL

Coeficiente de Rendimento*

Coeficiente de Rendimento (CR)

CR declarado x 30

CR declarado x 30 homologado (não preencher)

 

 

 

*CR informado deve ser do curso atual do candidato.

ANEXO III do EDITAL

Totalização da Pontuação (declarada)

CR declarado x 30

Total das atividades CL x 0,6

Totalização:
CR + CL
     



ANEXO IV do EDITAL

Totalização da Pontuação (homologada - não preencher!)

CR declarado x 30

Total das atividades CL x 0,6

Totalização:
CR + CL

     

 


Referência: Processo nº 23064.016129/2025-57 SEI nº 5136947