Boletim de Serviço Eletrônico em 22/08/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
DIR. DE GRAD. E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL -FB
SECRETARIA DE BACHARELADO E LICENCIATURAS-FB
COORD. CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA-FB

Instrução Normativa COENQ-FB/UTFPR nº 7, de  22 de agosto de 2025 

  

Dispõe sobre as normas operacionais para as Atividades Complementares no âmbito do Curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão.

 

O Colegiado do Curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão, no uso de suas atribuições,

considerando a necessidade de estabelecer os procedimentos para a validação de Atividades Complementares; considerando o Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (Resolução nº 179/2022 – COGEP, de 04 de agosto de 2022);

considerando o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR, aprovado pelo COGEP, por meio da Resolução nº 81/2019 - COGEP, publicado no Boletim de Serviço Eletrônico em 26/07/2019 e alterado pelo COGEP, por meio das Resoluções: nº 84,de 26 de julho de 2019, publicada no Boletim de Serviço Eletrônico em 26/07/2019; nº 103, de 31 de agosto de 2021, publicada no Boletim de Serviço Eletrônico em 14/09/2021; nº 143, de 22 de fevereiro de 2022, publicada no Boletim de Serviço Eletrônico em 24/02/2022; e nº 178, de 26 de julho de 2022, publicada no Boletim de Serviço Eletrônico em 27/07/2022;

considerando que a Instrução Normativa COENQ-FB/UTFPR nº 2, de 17 de dezembro de 2021 não atende as particularidades do atual Projeto Pedagógico do Curso (Matriz 37), mas apenas do PPC anterior, que ainda está em vigor (Matriz 24);

considerando o que consta no processo SEI nº 23064.052207/2021-53,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Esta Instrução Normativa estabelece as normas e as diretrizes para pontuação das Atividades Complementares no âmbito interno da Matriz 37 do Curso de Graduação em Engenharia Química do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Art. 2º As Atividades Complementares serão validadas conforme normas, diretrizes e atribuições que constam no Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR (Resolução nº 179/2022 – COGEP, de 04 de agosto de 2022), conforme revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso.

Art. 3º A pontuação para avaliação de Atividades Complementares, em consonância com o Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR, seguirá os critérios estabelecidos no ANEXO I.

Art. 4º O aluno deverá participar de atividades que contemplem os dois Grupos listados no ANEXO I, podendo integralizar:

I - no Grupo 1, mínimo de 30 (trinta) e máximo de 50 (cinquenta) pontos;

II - no Grupo 2, mínimo de 40 (quarenta) e máximo de 50 (cinquenta) pontos.

Art. 5º As Atividades Complementares deverão ser realizadas preferencialmente aos sábados ou no contraturno do aluno, não sendo justificativa para faltas em outras unidades curriculares.

Art. 6º O aluno terá aprovação nas Atividades Complementares se obtiver pelo menos 70 (setenta) pontos e no máximo 100 pontos.

Art. 7º Somente será considerada, para efeito de pontuação, a participação em atividades desenvolvidas a partir do ingresso do aluno no Curso, ou na UTFPR, e devidamente comprovada com o certificado original atendendo aos preceitos legais e preferencialmente com autenticação eletrônica.

I - Caberá ao aluno e a instituição emitente da certificação a responsabilidade quanto à veracidade e legitimidade das informações, estando sujeitos às medidas cabíveis legais em caso de falsificação ou inconsistência nas informações.

II - Os certificados de atividades que envolvam a UTFPR, só serão validados se forem seguidas as normas e diretrizes estabelecidas no regulamento para certificados, declarações e certidões da UTFPR.

III - No caso de reopção de curso ou de transferência de curso, o discente poderá validar as atividades complementares realizadas a partir do início do curso de origem, desde que estejam em consonância ao projeto pedagógico do curso e ao ato normativo do colegiado do curso de graduação da UTFPR.

IV – Cabe ao aluno arquivar a documentação comprobatória das Atividades Complementares e apresentá-la sempre que solicitada;

Art. 8º A validação das atividades complementares ocorrerá mediante a entrega do Formulário eletrônico de atividades complementares, disponível na página do curso, devidamente preenchido, e acompanhado dos certificados de comprovação digitalizados. A entrega da documentação deverá ocorrer a partir do início do período letivo estabelecido no calendário acadêmico da UTFPR-FB, sendo a data limite para entrega 15 dias antes do final do período letivo. O lançamento da situação das atividades complementares pelo professor responsável deverá ocorrer até a data limite para fechamento dos diários de classe estabelecido no calendário acadêmico da UTFPR-FB.

Art. 9º Em caso de dúvidas, poderá ser realizado o agendamento prévio de atendimento com o(a) professor(a) responsável pelas atividades complementares via e-mail. O aluno deverá protocolar junto ao professor responsável a entrega da documentação comprobatória para avaliação em Atividades Complementares, apenas a partir do momento que integralizar a pontuação necessária para avaliação.

Art. 10. Caso o aluno não complete o número mínimo de pontos exigido para aprovação em Atividades Complementares, a matrícula não será realizada.

Parágrafo único - Para fins de registro acadêmico, constará no histórico escolar do aluno apenas o conceito “aprovado” ou “reprovado” em Atividades Complementares, não sendo registrado o número de pontos que o aluno auferiu para obtenção de tal conceito.

Art. 11. Demais esclarecimentos quanto ao Regulamento podem ser obtidos em www.utfpr.edu.br, no Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR, Resolução nº 179/2022 – COGEP, de 04 de agosto de 2022.

Art. 12. Os casos omissos nesta Instrução Normativa serão resolvidos pelo colegiado do Curso de Engenharia Química do Campus Francisco Beltrão da UTFPR.

Art. 13. Ficam revogadas as disposições em contrário.

Art. 14. A presente Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIA HELENE GIOVANETTI CANTERI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 22/08/2025, às 14:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5145203 e o código CRC (and the CRC code) DA112B96.



ANEXO I

Tabelas de pontuação das Atividades Complementares

 

GRUPO 1

Atividades de construção de comportamentos sociais, humanos e culturais

 

Atividade

 

Pontuação

 

Unidade

Pontuação Máxima

 

1. Atividades esportivas.

3

Pontos/ atividade

20 Pontos

 

10

Pontos/ semestre

2. Cursos de língua estrangeira - participação com aproveitamento e frequência em cursos de língua estrangeira. Observação: Não serão aceitas unidades curriculares que já foram validadas no ciclo de humanidades.

0,1

Pontos/ horas

20 Pontos

 

3. Curso de língua Brasileira de Sinais (exceto carga horária em cursada em unidades curriculares). Observação: Não serão aceitas unidades curriculares que já foram validadas no ciclo de humanidades.

0,1

Pontos/ horas

20 Pontos

 

4. Participação como ouvinte em atividades artísticas e culturais, tais como banda marcial, camerata de sopro, bateria, teatro, cinema, coral, acústico PET, radioamadorismo, orquestra, cursos de dança, rodas de conversa, visitas em museus, entre outras.

3

Pontos/ atividade

15 Pontos

 

5. Participação na organização de exposições e seminários de caráter artístico, cultural e esportivo.

 

5

Pontos/organização

 

20 Pontos

 

6. Participação como membro atuante em exposição artística ou cultural.

5

Pontos/ atividade

15 Pontos

 

7. Participação como voluntário em programas ou atividade de Produção Artística Cultural.

5

Pontos/semestre

15 Pontos

 

8. Participação em Intercâmbio em instituição nacional.

5

Pontos/ atividade

15 Pontos

 

9. Participação em Intercâmbio em instituição internacional.

10

Pontos/ atividade

20 Pontos

 

10. Participação como ouvinte em palestras e eventos com caráter social, humano e cultural.

5

Pontos/ atividade

15 Pontos

 

11. Participação em Diretórios e Centros Acadêmicos, Programa de Educação Tutorial (PET), Gestão de atléticas, Entidades de Classe, Conselhos, comissões e Colegiados internos à Instituição.

5

Pontos/semestre

20 Pontos

 

12. Participação em trabalho eleitoral.

7

Pontos /Turno eleitoral

21 Pontos

 

13. Participação em trabalho voluntário e atividades comunitárias sem caráter extensionista* e aplicação de provas (vestibular, ENEM, entre outras).

 

3

 

Pontos /atividade (voluntário)

18 Pontos

 

6

Pontos /semestre (mandato)

14. Doação de sangue, plaquetas, cadastro como doador de medula óssea.

7

Pontos/ doação ou cadastro

28 Pontos

 

15. Participação em projetos de ensino que envolvam a construção de comportamentos humanos, sociais e culturais.

10

Pontos/ semestre

30 Pontos

 

*Entende-se como atividade de caráter extensionista (AAE) o que está regido na RESOLUÇÃO COGEP/UTFPR Nº 167, DE 24 DE JUNHO DE 2022, que define em seu artigo 2o: "Entende-se por AAE, as atividades que são desenvolvidas envolvendo de forma ativa e direta as comunidades externas à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), num processo de interação dialógica, com participação efetiva do discente.

 

 

GRUPO 2

Atividades de construção de comportamentos profissionais

 

Atividade

Pontuação

Unidade

Pontuação Máxima

 

1. Participação em cursos de fundamento técnico, científico ou de gestão, incluindo cursos de ensino à distância (EAD).

0,5

Ponto/hora

20 Pontos

 

2. Participação em cursos de fundamento técnico, científico ou de gestão, incluindo cursos de ensino à distância (EAD) na área profissionalizante e profissionalizante específico, conforme projeto pedagógico do curso.

1

Ponto/hora

25 Pontos

 

3. Participação como ouvinte em palestras técnico-científicas relacionadas ao curso**.

1

Ponto/ palestra

15 Pontos

 

4. Participação como ouvinte em semanas acadêmicas, encontros, congressos, seminários técnico-científicos relacionados ao curso**.

Local

4

Pontos/ evento

30 Pontos

 

Regional

6

 

Nacional

8

 

Internacional

10

 

5. Participação como apresentador/expositor em exposições técnico-científicas.

Local

6

Pontos/ trabalho

30 Pontos

 

 

Regional

8

 

Nacional

10

 

Internacional

12

 

6. Publicações de trabalho em anais de eventos técnico-científicos. Deve ser apresentada a ficha catalográfica dos anais ou ISSN e a primeira página do trabalho.

Local

6

Pontos/ trabalho

30 Pontos

 

Regional

8

 

Nacional

10

 

Internacional

12

 

7. Participação na organização de exposições e seminários de caráter acadêmico ou técnico-científicos.

Local

4

Pontos/ evento

20 Pontos

 

Regional

6

 

Nacional

8

 

Internacional

10

 

8. Publicações em revistas técnicas ou periódicos com qualis na área do curso. Na ausência de qualis, utilizar SNIP ou JCR.

20

Pontos/ publicação

(primeiro autor)

40 Pontos

15

Pontos/ publicação

(segundo autor ou mais)

 

9. Registro de propriedade intelectual (registro software, patentes, modelo de utilidade, entre outros).

20

Pontos/ registro

40 Pontos

 

10. Participação em projetos de iniciação científica (PIBIC e PIVICT, por exemplo), tecnológica (PIBIT), à docência (PIBID) ou outros projetos de iniciação relacionados com a área do Curso.

10

Pontos/ semestre

30 Pontos

 

11. Estágio não obrigatório na área do curso.

0,1

Ponto/hora

30 Pontos

 

12. Trabalho com vínculo empregatício, desde que na área do curso.

0,1

Ponto/hora

30 Pontos

 

13. Trabalho como empreendedor na área do curso.

10

Pontos/ atividade

30 Pontos

 

 

14. Estágio acadêmico na UTFPR (inclui monitoria), exceto estágio curricular obrigatório.

7

Pontos/ semestre

28 Pontos

 

15. Participação em visitas técnicas.

5

Pontos/ visita

20 Pontos

 

16. Atuação como instrutor em palestras técnicas, seminários ou cursos da área específica de formação, desde que sem caráter extensionista*.

5

Pontos/ atividade

20 Pontos

 

17. Participação em Empresa Júnior, Hotel Tecnológico, Incubadora Tecnológica, Escola piloto, entre outros.

10

Pontos/ atividade

30 Pontos

 

18. Participação em projetos multidisciplinares ou interdisciplinares, projetos de competição, entre outros, sem caráter extensionista* e que não estejam vinculados à unidades curriculares extensionistas do curso.

 

 

10

 

 

 

Pontos/ semestre

Na área do curso

 

 

30 Pontos

5

 

19. Integrante de equipe editorial de periódico.

0,2

Pontos/hora

20 Pontos

 

20. Participação em intercâmbio de estudos em instituição de ensino superior com aproveitamento de disciplinas no curso de origem.

10

 

 

Nacional

 

 

40 Pontos

20

Internacional

 

21. Participação em projetos de ensino que envolvam a construção de comportamentos profissionais.

10

Pontos/semestre

30 Pontos

** A participação em cursos e palestras dentro da programação de eventos pode ser contabilizada individualmente, desde que seja apenas dois(duas) por evento. Acima de dois (duas), deverá ser utilizado o certificado de participação no evento.

 

Maria Helene Giovanetti Canteri, Prof.a Dr.a

Coordenadora do Curso de Engenharia Química

 

 


Referência: Processo nº 23064.052207/2021-53 SEI nº 5145203