Boletim de Serviço Eletrônico em 26/08/2025

Ministério da Educação

​​UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS CURITIBA
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA
COORD. PROG. DE POS-GRAD. EM QUIMICA-CT

resolução PPGQ-CT/UTFPR nº 02/2025

Critérios para que os orientadores do Programa de Pós-Graduação em Química recebam novos orientados

   Estabelece critérios para que os orientadores do Programa de Pós-Graduação em Química do Campus Curitiba da UTFPR recebam novos orientados

 

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)- CAMPUS CURITIBA da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas,

CONSIDERANDO o disposto no Art. 60 do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022;

CONSIDERANDO a Resolução COPPG/UTFPR nº 113, de 25 de abril de 2023,

CONSIDERANDO o Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Química, aprovado pela Resolução COPPG nº 034-18, de 18 de junho de 2018;

CONSIDERANDO a deliberação tomada em sua Reunião de Colegiado nº 97, de 04 de agosto de 2025;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 23064.038001/2025-44,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Aprovar a Resolução Interna do Programa de Pós-Graduação em Química referente a orientação de novos discentes. Para receber novos orientados de dissertação, o docente orientador deverá cumprir as seguintes exigências, além daquelas previstas nas Normas Gerais da Pós-Graduação da UTFPR:

§1º Apresentar valor de índice de produção qualificada (IPQ) médio dos últimos quatro anos igual ou maior que 1. O IPQ será calculado de acordo com a equação a seguir:

 

 

§2º Não ter atrasos no cumprimento de suas atribuições acadêmicas junto ao PPGQ, como por exemplo, o não cumprimento dos prazos de exame de qualificação, defesas, entrega de projetos, relatórios e depósito da dissertação de seus orientados, ressalvadas as situações regulamentadas em normativas do PPGQ ou superiores.

 

Art. 2º O cálculo do IPQ médio dos últimos quatro anos será realizado contabilizado o total de artigos qualificados e orientações concluídas dos últimos 48 (quarenta e oito) meses que antecedem a data de solicitação.

Parágrafo único: Jubilamentos e desligamentos serão tratados como orientações concluídas, excetos aqueles devidamente justificados e aprovados pelo Colegiado.

 

Art. 3º Serão considerados artigos qualificados aqueles que tenham a participação de discente(s) como coautor(es), sejam discente(s) do PPGQ, egressos (com até 5 anos de conclusão do curso) ou discente(s) de graduação da UTFPR regularmente matriculados no ano da publicação.

§1º Os artigos devem apresentar um fator de impacto ≥ 1,5 ou percentil ≥ 50. Para a verificação desses índices, será utilizada a base de dados Web of Science – Journal Citation Reports (JCR). Esta regra tem como exceções as revistas Journal of the Brazilian Chemical Society e Química Nova.

§2º Em caso de artigos com a coautoria de dois ou mais professores do Programa, a pontuação do artigo será dividida igualmente entre os professores, a não ser que haja uma declaração de prioridade de autoria para o cálculo do IPQ.

 

Art. 4º É obrigação do docente enviar à Coordenação do PPGQ, através de processo tramitado no sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações) da UTFPR, a planilha de acompanhamento do IPQ, conforme o modelo fornecido, dentro do prazo limite estabelecido pelo Colegiado.

§1º A comprovação das pontuações será realizada exclusivamente através das informações do Currículo Lattes dos docentes.

§2º O docente que não encaminhar as informações referentes à sua produtividade no período definido pelo Colegiado não poderá assumir novas orientações.

§3º Até a primeira orientação concluída, o docente recém-credenciado no PPGQ não precisará cumprir a exigência descrita no parágrafo 1º do artigo 1º desta resolução.

§4º O prazo previsto no parágrafo anterior é válido apenas para o orientador recém-admitido no quadro docente do Programa e, portanto, não se aplica após o recredenciamento de um docente descredenciado pelo Colegiado.

 

Art. 5º O número máximo de orientandos permitidos para docentes no programa será limitado a três alunos de mestrado.

 

Art. 6º Excepcionalmente, o limite estabelecido no Art. 5º poderá ser extrapolado mediante solicitação plenamente justificada.

§1º A solicitação deverá ser encaminhada via SEI ao Colegiado do PPGQ devidamente justificada.

§2º Para requerer vagas adicionais, o docente deverá atender aos seguintes critérios:

i) não apresentar atrasos no cumprimento de suas atribuições acadêmicas junto ao PPGQ, tais como exames de qualificação, defesas, entrega de projetos, relatórios e depósito das dissertações de seus orientandos;

ii) o tempo médio de titulação dos egressos sob sua orientação não poderá ultrapassar 28 meses, contados a partir da data de matrícula do discente como aluno regular no PPGQ; e

iii) apresentar um Índice de Produtividade Qualificada (IPQ) maior ou igual a 1,0. Para fins deste cálculo, os discentes matriculados também serão contabilizados como orientações concluídas.

 

Art. 7º Pedidos de recursos deverão ser enviados à Coordenação, obedecendo o prazo determinado no artigo 59 da Lei 9.784/99.

 

Art. 8º Os casos omissos serão analisados pelo Colegiado do PPGQ mediante apresentação de solicitação acompanhada de justificativa.

 

Art. 9º Revogam-se as disposições em contrário, em especial a Resolução PPQG-CT nº 02/2024

 

Art. 10º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no boletim de serviços da UTFPR.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULA CRISTINA RODRIGUES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 26/08/2025, às 17:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.038001/2025-44 SEI nº 5154651