Boletim de Serviço Eletrônico em 03/09/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORD. DE GESTAO DE RECURSOS HUMANOS -CP

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2025-PS-CP

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU), de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26 de julho de 2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27 de julho de 2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 1 (uma) vaga para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais nº 001/2025, publicado no DOU de 15 de julho de 2025 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=5520188&id_orgao_publicacao=0.

 

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais nº 001/2025, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=5520188&id_orgao_publicacao=0.

1.1.1 Para fins deste edital considera-se:

a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: https://www.utfpr.edu.br/editais/concursos

b) O Campus para o qual a vaga se destina: Cornélio Procópio.

c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Cornélio Procópio, fica na Avenida Alberto Carazzai, nº 1640, Centro, Cornélio Procópio - Paraná.

d) O e-mail de contato: cogerh-cp@utfpr.edu.br

1.2 O período de contrato será de 06 (seis) meses, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993.

1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.

1.4 O programa está disponível no Anexo II.

1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=5520188&id_orgao_publicacao=0.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser realizada das: 08h do dia 08/09/2025 às 23h do dia 30/09/2025.

2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 01/10/2025.

2.3 Período para solicitar isenção: 08/09/2025 a 14/09/2025.

2.4 Resultado da Isenção: 16/09/2025 até às 18h.

2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 18h do dia 16/09/2025 às 18h do dia 18/09/2025.

2.6 Resposta ao recurso da isenção: 24/09/2025.

 

3. DO ENSALAMENTO

3.1 O ensalamento da Prova de Desempenho de Ensino será divulgado no dia 06/10/2025 até às 18h.

 

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 06/10/2025 até às 18h.

4.2 Prazo de recurso para impugnação de membro da banca examinadora: das 18h do dia 06/10/2025 às 18h do dia 08/10/2025.

 

5. DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo será constituído de Prova de Desempenho de Ensino.

5.2 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)

5.2.1 Sorteio do ponto: 20/10/2025 às 08h.

5.2.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 21/10/2025 às 08h

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 Resultado Final: 28/10/2025 até às 18 h.

6.2 Prazo para Recurso contra o Resultado Final: das 18h do dia 28/10/2025 às 18h do dia 30/10/2025.

6.3 Resultado do Recurso contra o Resultado Final: 10/11/2025 até às 18 h.

6.4 Se houver dúvida em relação à caracterização da deficiência de candidato(s) aprovado(s), o procedimento complementar de avaliação será realizado de forma online, em data, local e horário a serem divulgados com o Resultado Final Preliminar.

6.5 Se houver candidato(s) preto(s) ou pardo(s) aprovado(s), o procedimento de confirmação complementar será realizado em 17/11/2025, de forma online em local e horário a serem divulgados com o Resultado Final Preliminar.

6.6 Resultado do procedimento de caracterização da deficiência, procedimento de confirmação complementar, e da verificação documental complementar: 17/11/2025 até às 18h.

6.6.1 Prazo para Recurso contra o resultado do procedimento de caracterização da deficiência, procedimento de confirmação complementar, e da verificação documental complementar: das 18h do dia 17/11/2025 às 18h do dia 19/11/2025.

6.6.2 Resultado do Recurso contra o resultado do procedimento de caracterização da deficiência, procedimento de confirmação complementar, e da verificação documental complementar: 24/11/2025 até às 18h.

 


 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WAGNER FONTES GODOY, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 02/09/2025, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5154938 e o código CRC (and the CRC code) 5DD039F8.



aNEXO I AO EDITAL Nº 001/2025-PS-CP - ABERTURA

Área/Subárea:

VG

PCD

PP

I

Q

CH

Requisito(1) (2)

Letras/Linguística

01

0

0

0

0

40h

Graduação na área de Letras/Linguística, com Mestrado na área de Letras/Linguística

 

 

LEGENDA:

VG = nº de vagas totais

PCD = nº de vagas reservadas para pessoas com deficiência

PP = nº de vagas reservadas para pessoas pretas e pardas

I = nº de vagas reservadas para pessoas indígenas

Q = nº de vagas reservadas para pessoas quilombolas

PDE = quantidade de candidatos a serem convocados para a Prova de Desempenho de Ensino. Esta quantidade não se aplica aos candidatos às vagas reservadas.

CH = carga horária

 

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao

(2) Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

 

OBSERVAÇÃO:

Na hipótese de surgimento de vagas durante a validade do edital serão aplicados os critérios de alternância e proporcionalidade para chamamento das listas de vagas reservadas, quando couber.

 

 

REMUNERAÇÃO

 

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

4.326,60

648,99

4.975,59

Mestrado

4.326,60

1.622,47

5.949,07

Doutorado

4.326,60

3.731,69

8.058,29

TAXA DE INSCRIÇÃO 118,00

 

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 001/2025-PS-CP - ABERTURA

Área/Subárea:

 

PROGRAMA

01. A redação empresarial e a linguagem para ambientes coorporativos.

02. A arte de falar em público e as linguagens multimodais.

03. Produção de textos científicos no meio acadêmico.

04. Técnicas e estratégias de como falar em público.

05. A importância da coesão e coerência nas produções textuais acadêmicas.

06. Comunicação organizacional: a comunicação interna.

07. Comunicação institucional e mercadológica.

08. Gêneros textuais e comunicação organizacional.

09. Gêneros orais: seminário e palestra.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2017.

LIMA, Antonio Oliveira. Manual de redação oficial: teoria, modelos e exercícios. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

MARCUSCHI, Luis Antonio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2009.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2012.

MINICUCCI, Agostinho. Dinâmicas de grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, José Paulo Moreira de. A redação eficaz: como escrever com eficácia em qualquer situação de negócio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

POLITO, Raquel. 29 minutos para falar bem em público. Rio de Janeiro: Sextante,2015.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. São Paulo: Saraiva, 2016.