|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS TOLEDO COORD.POS.GRAD.PROC.QUIM.E BIOTEC-TD |
|
||||
RETIFICADO EM 08/09/2025
RETIFICADO EM 03/09/2025
EDITAL nº 03/2025 ppgqb-TD
EDITAL nº 04/2025 ppgqb-TD
PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS QUÍMICOS E BIOTECNOLÓGICOS
APRESENTAÇÃO
O Diretor do Campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em conjunto com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Biotecnológicos – PPGQB, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, no uso das suas atribuições legais, sob a supervisão da Comissão de Bolsas, nomeada pela Portaria do Diretor-Geral do Campus Toledo, GADIR-TD/UTFPR nº 159/2024, tornam público a abertura das inscrições para o processo classificatório para a distribuição de Bolsas de Estudos no PPGQB.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
São considerados elegíveis para a concessão/renovação de bolsas, os candidatos que cumprirem os seguintes requisitos, em conformidade com a resolução interna do programa.
Estar matriculado no PPGQB como aluno regular, nível de mestrado;
Assumir, formalmente, o compromisso de se dedicar integralmente ao PPGQB, durante todo o desenvolvimento de seu programa de estudos, conforme as normas dos órgãos financiadores e resolução interna do PPGQB;
Satisfazer todos os critérios do regulamento específico da agência de fomento concedente da bolsa e comprometer-se a cumprir as demais exigências e prazos durante a vigência do auxílio;
Não acumular bolsa deste Programa com qualquer modalidade de bolsa/auxílio de outro programa de bolsas, de outra agência de fomento, ou de organismos nacionais ou internacionais;
Não estar aposentado ou em situação equiparada;
Não tenha obtido o conceito igual ou inferior a “D” em nenhuma das disciplinas;
Não ter recebido bolsa em editais anteriores do PPGQB ou ter sido desligado do PPGQB anteriormente na condição de aluno regular.
Parágrafo único. Discentes e residentes pós-doutorais em situação de acúmulo de atividade remunerada poderão concorrer nesse edital, respeitando o artigo segundo da Resolução PPGQBI-TD/UTFPR nº 19.
"Art. 2º A atribuição de bolsas é realizada exclusivamente por edital de seleção de bolsistas do Programa de Pós-Graduação Processos Químicos e Biotecnológicos que deve distribuir as cotas inicialmente aos discentes sem vínculo empregatício ou com vínculo empregatício quando estiver liberado das atividades profissionais e sem recebimento de vencimentos, e posteriormente, aos interessados em outras situações de acúmulo com atividade remunerada ou outros rendimentos."
§ 1º - O acúmulo com outras atividades remuneradas e outros rendimentos deve ser considerado apenas se todos os alunos sem vínculo empregatício ou com vínculo empregatício quando estiver liberado das atividades profissionais e sem recebimento de vencimentos já tiverem sido contemplados no edital de seleção de bolsistas.
§ 2º - Aos beneficiários de bolsas CAPES, cota Pró-Reitoria, fica vetado o acúmulo de bolsa com atividades remuneradas e outros rendimentos.
Na candidatura à bolsa, o candidato (ou discente) deve obrigatoriamente informar em qual grupo deseja concorrer:
a) Categoria A - candidato (ou discente) sem vínculo de trabalho ou em licença sem remuneração
b) Categoria B - candidato (ou discente) com vínculo de trabalho
INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser feitas no período de 20/08/2025 04/09/2025 até 23h59 min do dia 15/09/2025, exclusivamente pelo formulário. Os documentos necessários à inscrição devem estar dispostos em um arquivo único no formato .pdf e na ordem listada a seguir.
Fotocópia legível da carteira de trabalho completa
Currículo preenchido na plataforma Lattes e atualizado até o final do período de inscrição.
Comprovantes dos itens que pontuam, na ordem em que aparecem no anexo I.
Ao efetuar sua inscrição, o candidato declara conhecer e aceitar o contido neste edital e atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes na Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023 da CAPES e na Resolução interna nº 19 do PPGQB, que estabelece os procedimentos e critérios para concessão de Bolsas de Estudos para discentes do PPGQB.
PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
O processo de seleção será realizado pela Comissão de Bolsas do PPGQB.
Os candidatos serão classificados para distribuição de 1 (uma) bolsa CAPES ou CAPES Pró-reitoria no valor de R$2.100 (dois mil e cem reais), durante 12 meses, por meio de avaliação curricular.
Os itens curriculares a serem considerados na formação da nota do candidato estão descrito no anexo I.
Os casos de empate serão resolvidos da seguinte forma:
Empate entre candidatos com diferentes datas de matrícula, terá preferência o candidato (a) com data de matrícula anterior. Se o empate ainda persistir, terá preferência o(a) candidato(a) com maior idade.
Será desclassificado o candidato que não obedecer a ordem de envio dos comprovantes no pdf único.
MANUTENÇÃO DA BOLSA
Periodicamente, a Comissão de Bolsas realizará a verificação das notas e da frequência dos bolsistas nas disciplinas cursadas. Caso seja constatado baixo desempenho acadêmico ou frequência irregular, o bolsista poderá ter a bolsa cancelada, após análise e avaliação em conjunto com o Orientador e o Colegiado do Curso.
Caso o estudante tenha a bolsa cancelada (por exemplo, por ter sido reprovado em disciplinas, ter sido reprovado no exame de qualificação, não ter frequência nas disciplinas matriculadas, não ter entregado ao Programa o Relatório das atividades desenvolvidas no período vigente da bolsa) e não conclua o curso, será necessário devolver as mensalidades recebidas, conforme previsto no Termo de Compromisso assinado.
A vigência da bolsa está vinculada ao prazo de 12 meses para mestrado contados a partir do ingresso no PPG, como aluno regular, ainda que sem bolsa, podendo ser renovada por mais 12 meses no caso de bolas CAPES-DS. Bolsa CAPES-Pró reitoria tem vigência de no máximo 12 meses, sem prorrogação.
CRONOGRAMA
O processo classificatório obedecerá ao seguinte cronograma:
|
ETAPA |
DATA LIMITE |
|
Inscrições |
15/09/2025 |
|
Divulgação das inscrições |
16/09/2025 |
|
Recurso das inscrições |
17/09/2025 |
|
Divulgação das inscrições homologadas |
18/09/2025 |
|
Divulgação do resultado preliminar |
19/09/2025 |
|
Recurso do resultado preliminar |
20 e 21/09/2025 |
|
Divulgação do resultado final |
22/09/2025 |
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O resultado final do processo será divulgado no sítio: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb/editais no dia 22 de Setembro de 2025.
A efetividade da implementação das bolsas depende da disponibilidade e repasse de recursos advindos de órgãos financiadores.
RECURSO
Após a divulgação do resultado parcial, os candidatos poderão impetrar recurso, dirigido ao Colegiado do PPGQB, o qual deverá ser entregue em formato .pdf exclusivamente pelo e-mail ppgqb-td@utfpr.edu.br, nas datas mencionadas.
O pedido de recurso será de responsabilidade exclusiva do aluno.
VALIDADE DO EDITAL
A lista de classificação dos candidatos à bolsa como resultado deste Edital ficará válida até 10 de fevereiro de 2026, ou até a data de lançamento de um novo Edital de Seleção de candidatos à bolsa do PPGQB, o que ocorrer primeiro.
DISPOSIÇÕES FINAIS
O candidato, ao efetuar a sua inscrição, manifestará, automaticamente, ciência e concordância aos itens do presente Edital; do Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação; do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR; e, demais regulações institucionais e da agência de fomento da bolsa, sendo de sua responsabilidade a observância e cumprimento das regras estabelecidas.
Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou na Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023 da CAPES e na Resolução interna do PPGQB
No caso de comprovado desrespeito às condições estabelecidas no presente Edital, no Regulamento do PPGQB e da UTFPR, na agência de fomento e legislação vigente, o bolsista perderá a bolsa e poderá devolver às fontes financiadoras os valores recebidos a título de bolsa, corrigidos conforme a legislação vigente, podendo o mesmo ser desligado do Programa de Pós-Graduação.
É vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do orientador/coorientador.
Os casos omissos a este Edital serão analisados e julgados pela Comissão de Bolsas e homologados pelo Colegiado do Programa.
Elege-se o Foro da Justiça Federal de Toledo para dirimir questões não solucionadas administrativamente ou omissas neste Edital.
O presente Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR e na página do PPGQB (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb/editais).
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FABIANO BISINELLA SCHEUFELE, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 08/09/2025, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELDER ELISANDRO SCHEMBERGER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 08/09/2025, às 17:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIANA SBARAINI CORDEIRO, DIRETOR(A), em (at) 08/09/2025, às 17:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5187067 e o código CRC (and the CRC code) 1BA5BBEE. |
ANEXO I
1. Critérios para a avaliação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será limitado a 100 pontos.
1.1 Atividades e pontuações consideradas na avaliação do Currículo Lattes
|
1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos |
Pontos |
|
|
1.1 Resumo publicado (até duas páginas) (Máximo 4 pontos) |
Internacional |
2,0 |
|
Nacional |
1,5 |
|
|
1.2 Resumo expandido e trabalho completo (acima de duas páginas) (Máximo 7 pontos) |
Internacional |
4,0 |
|
Nacional |
3,0 |
|
|
|
||
|
2. Produção científica e tecnológica |
|
|
|
2.1 Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis CAPES (2017-2020) ou artigo com classificação SNIP. |
A1 ou SNIP ≥ 1,501 |
15,0 |
|
A2 ou 1,251 ≤ SNIP ≤ 1,500 |
13,5 |
|
|
A3 ou 1,001 ≤ SNIP ≤ 1,250 |
10,0 |
|
|
A4 ou 0,751 ≤ SNIP ≤ 1,000 |
8,0 |
|
|
B1 ou 0,501 ≤ SNIP ≤ 0,750 |
7,0 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.2 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no QUALIS/CAPES (2017-2020) não qualificado no SNIP. |
Internacional |
5,0 |
|
Nacional |
4,0 |
|
|
2.3 Capítulo em livro científico internacional |
6,0 |
|
|
2.4 Livro científico internacional |
10,0 |
|
|
2.5 Capítulo em livro científico nacional com ISSN |
4,0 |
|
|
2.6 Livro científico nacional com ISSN |
8,0 |
|
|
2.7 Patente registrada/publicada |
10,0 |
|
|
2.8 Patente concedida |
20,0 |
|
|
2.9 Participação em Programas de iniciação científica ou tecnológica |
5/ano |
|
|
2.10 Participação em Projetos de Pesquisa e Extensão |
5/ano |
|
| Referência: Processo nº 23064.057625/2024-80 | SEI nº 5187067 |