Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS TOLEDO Central Analítica Multiusuária do Campus Toledo |
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EDITAL nº 02/2025 - SELEÇÃO PARA vaga de ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário Central Analítica (LABCA), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), informa que no período de 15/09/2025 a 19/09/2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer por 1 (uma) vaga de estágio obrigatório não-remunerado.
1. da vaga
1.1. O estágio obrigatório deve ser realizado nas áreas de formação do estudante, em consonância com o perfil profissional descrito no projeto pedagógico do curso.
1.2. Será oferecida, conforme o presente edital, 01 (uma) vaga de estágio não-remunerado, com duração contratual de, no mínimo, 06 (seis) meses, podendo ser renovado por igual período, no limite máximo de 02 (dois) anos, conforme Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008.
1.3. A descrição sumária das atividades que compõem o estágio estão descritas no item 4 deste edital, e poderão ter ampliação ou redução conforme o Plano de Estágio desenvolvido entre supervisor, estagiário e orientador posteriormente.
1.4. Uma vez que o presente edital estabelece a contratação de apenas 01 (uma) vagas, não se aplica a previsão do Capítulo VI, Art. 17º, § 5° da Lei 11.788/2008, que assegura às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas, visto que não é possível garantir a proporcionalidade entre a ampla concorrência e a reserva de cota.
1.5. Uma vez que o presente edital estabelece a contratação de apenas 01 (uma) vagas, não se aplica a previsão do Art. 1º do Decreto nº 9.427/2018, que reserva aos negros 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas em cada seleção, visto que não é possível garantir a proporcionalidade entre a ampla concorrência e a reserva de cota.
1.6. A gestão das vagas será realizada pela DIRPPG e Laboratório Multiusuário Central Analítica do campus Toledo.
1.7 O estágio deverá ser realizado de forma presencial no Laboratório Multiusuário Central Analítica (LABCA) do Campus Toledo.
1.8 O estágio terá uma carga horária de 30 (trinta) horas semanais, distribuídas em 6 (seis) horas diárias no decorrer de 5 (cinco) dias.
2. Das inscrições
2.1 As inscrições estarão abertas no período de 15 a 19 de setembro de 2025.
2.2 O candidato à vaga de estágio deve realizar a inscrição utilizando preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos deverão ser encaminhados para o e-mail labmulti-td@utfpr.edu.br.
2.3 Os candidatos inscritos serão comunicados exclusivamente por e-mail sobre a confirmação do recebimento da inscrição.
3. dos requisitos para o preenchimento da vaga
3.1 Ser aluno regularmente matriculado nos cursos de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia ou Tecnologia em Processos Químicos.
3.2 Possuir Coeficiente Absoluto de Rendimento Acadêmico (Coeficiente Absoluto) maior ou igual a 0,75 e estar regularmente matriculado no período do curso em que consta o estágio obrigatório, conforme descrito no projeto pedagógico do curso.
3.3 Ter realizado ao menos 1 (uma) iniciação cientifica durante o curso.
3.4 Os horários em que serão desenvolvidas as atividades do estágio não poderão coincidir com os horários de aulas em que o estudante estiver matriculado.
3.5 Apresentar as habilidades necessárias para desenvolver as atividades do estágio descritas no item 4.
3.6 Ter disponibilidade de horários para executar as atividades do estágio por 6 (seis) horas diárias de segunda a sexta-feira totalizando 30 horas semanais.
4. atividades realizadas no estágio
4.1 Preparo de Extratos vegetais;
4.2 Análises de Compostos Fenólicos, Flavonoides, Atividade Antioxidante;
4.3 Preparo de amostras para análise em CLAE;
4.4 Auxiliar os técnicos de laboratório na lavagem, secagem e armazenamento de vidrarias do laboratório.
4.5 Auxiliar os técnicos de laboratório na limpeza, calibração e preservação dos equipamentos do laboratório.
4.6 Auxiliar os técnicos de laboratório na limpeza, organização do laboratório.
4.7 Auxiliar os técnicos de laboratório no controle de estoque de vidrarias, reagentes ou outros tipos de levantamento intrínsecos as atividades de ensino/pesquisa do LABCA.
4.8 Auxiliar os técnicos de laboratório no controle de acesso aos laboratórios e reserva dos equipamentos.
4.9 Auxiliar os técnicos de laboratório no levantamento de preços (cotações) para processos de compras realizados pelo LABCA.
4.10 Auxiliar os técnicos de laboratório na elaboração de planilhas eletrônicas.
4.11 Auxiliar os técnicos de laboratório na realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no LABCA.
4.12 Auxiliar os técnicos de laboratório na realização de análises terceirizadas.
5. dos deveres do estagiário
5.1 Cumprir com todo o empenho e interesse a programação estabelecida para seu estágio.
5.2 Observar e obedecer às normas internas da UTFPR e o regulamento do LABCA.
5.3 Comunicar ao Supervisor(a) do LABCA qualquer fato relevante sobre seu estágio.
5.4 Responder por perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas da UTFPR.
5.5 Não divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais que vir a ter conhecimento por decorrência das atividades de estágio.
5.6 Apresentar ao Supervisor(a) do LABCA relatório semestral de suas atividades de estágio.
5.7 Manter assiduidade nas atividades de estágio.
6. da seleção
O processo de seleção se dará por:
6.1 Análise do currículo lattes (CL) de acordo com a tabela de pontuação contida no ANEXO II, correspondendo a 50% da nota final.
6.2 Coeficiente absoluto (CA), correspondendo a 50% da nota final.
6.3 A nota final (NF) será calculada de acordo com a seguinte equação:
NF = CLx0,5 +CAx0,5
7. divulgação do resultado e recurso
7.1 O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 29 de setembro de 2025 por meio da página do Laboratório Multiusuário (http://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/laboratorios/laboratorio-central-analitica-labca).
7.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 8.
7.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: labmulti-td@utfpr.edu.br.
7.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Laboratório Central Analítica – LABCA, de acordo com o cronograma do item 8 deste edital.
8. cronograma
8.1 |
Período de inscrição |
15/09/2025 a 19/09/2025 |
8.2 |
Divulgação das inscrições deferidas |
22/09/2025 |
8.3 |
Publicação do resultado preliminar |
23/09/2025 |
8.4 |
Período de interposição de recurso ao resultado preliminar |
24/09/2025 a 26/09/2025 |
8.5 |
Publicação do resultado final |
A partir do dia 29/09/2025 |
9. disposições gerais
9.1 Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG do Campus Toledo, podendo ser remetidos à comissão ad hoc especialmente designada para este fim.
9.2 O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.
9.3 O presente Edital tem validade de 12 meses a contar da data de sua publicação.
9.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Toledo, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
9.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE).
Toledo, 12 de setembro de 2025.
(Assinado eletronicamente por)
Profª Drª Camila Vargas Neves
Supervisora do Laboratório Multiusuário LABCA
Campus Toledo
(Assinado eletronicamente por)
Profª Drª Mariana Sbaraini Cordeiro
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Campus Toledo
(Assinado eletronicamente por)
Prof Dr Elder Elisandro Schemberger
Diretor Geral
Campus Toledo
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CAMILA VARGAS NEVES, SUPERVISOR(A), em (at) 12/09/2025, às 14:27, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELDER ELISANDRO SCHEMBERGER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/09/2025, às 14:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIANA SBARAINI CORDEIRO, DIRETOR(A), em (at) 15/09/2025, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5191029 e o código CRC (and the CRC code) 79980943. |
ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
I - Identificação:
Nome: _________________________________________________________
Idade: __________________________________________________________
Curso de graduação que está cursando: _______________________________
Período: _____________________________ CR: _______________________
II - Reconhecimento pessoal:
Assinale a opção que melhor corresponde a sua percepção atual:
( ) - Estou ciente e sinto-me plenamente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos do item 4 deste formulário;
( ) - Estou ciente e sinto-me parcialmente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos do item 4 deste formulário;
( ) - Estou ciente e sinto-me pouco apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos item 4 deste formulário.
Local e Data:
Nome e assinatura do candidato:
ANEXO II - critérios para pontuação
1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes e experiência profissional
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a cem. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 100,0 (dez).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital)
Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
|
Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
|
|
|
A2 |
8,5 |
|
|
|
|
A3 |
7,0 |
|
|
|
|
A4 |
5,5 |
|
|
|
|
B1 |
4,0 |
|
|
|
|
B2 |
2,5 |
|
|
|
|
B3 |
1,0 |
|
|
|
|
B4 |
0,7 |
|
|
|
* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
1.2Publicações em eventos
Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a)Trabalho completo*** |
Internacional/ Nacional* |
5,0 |
20 |
|
|
|
Regional/ local** |
3,0 |
20 |
|
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|
|
b)Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/ Nacional* |
3,5 |
20 |
|
|
|
Regional/ local |
2,5 |
20 |
|
|
|
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
a) Iniciação científica/ tecnológica* |
10 |
40 |
|
|
|
b) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
5 |
10 |
|
|
|
*Pontuados por semestre (proporcional)
Referência: Processo nº 23064.044405/2025-77 | SEI nº 5191029 |