Boletim de Serviço Eletrônico em 16/09/2025

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROG.POS-GRAD.EST.DE LINGUAGEM-CT

 

 

EDITAL PPGEL - 02/2025

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

(Mestrado Acadêmico)

Turma de 2026 – 1o semestre

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL-CT), em Conjunto com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Direção Geral do Campus Curitiba, em atendimento à determinação do Colegiado, consoante a disposição regimental do Programa, torna pública a abertura do Processo Seletivo do curso de Mestrado, para a Turma 2026 - 1º semestre, o qual será regido pelas seguintes normas:

1. Número de vagas

Este processo de seleção visa ao preenchimento de até 26 (vinte e seis) vagas, para a área de concentração em Linguagem e Tecnologia, respeitando-se o limite de vagas por linha de pesquisa, conforme o Quadro 1, a seguir.

 

LINHA DE PESQUISA

NÚMERO MÁXIMO DE VAGAS

Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia

até 13 (treze)

Linguagens, Letramentos e Tecnologias

até 07 (sete)

Materialidades do sentido e suas Tecnologias

até 06 (seis)

Quadro 1 - Disponibilidade de vagas por linha de pesquisa

 

1.1 Da elegibilidade dos candidatos

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens destina-se a candidatos com formação em Letras, Comunicação, Jornalismo ou áreas afins tais como Filosofia, Artes, Direito, conforme documentos norteadores da CAPES da área Área 41 (Letras e Linguística).

É necessário que o candidato tenha finalizado o curso de Graduação para cursar o Mestrado. Para recém-formados, ou para aqueles que tenham expectativa de formar-se antes do período de matrículas, o Diploma de Graduação pode ser substituído pelo Certificado de Conclusão ou por uma Declaração de Previsão de Conclusão de Curso, ou de Integralização de Disciplinas, ou similar.

O candidato deverá, no ato da inscrição, optar por uma das linhas de pesquisa do Programa, a saber: 1) Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia, 2) 

 As divulgações dos resultados de cada fase, bem como de resultados de recursos eventualmente impetrados, serão realizadas por meio do site do PPGEL http://ppgel.ct.utfpr.edu.br

Caso o candidato graduado não esteja de posse do diploma registrado, poderão ser aceitos certificados ou declarações de conclusão de cursos de graduação, emitidas por órgão competente, tendo o candidato, caso selecionado e matriculado, até o dia 30/06/2026, impreterivelmente, para entrega do diploma, sob pena de, não o fazendo, ter sua matrícula cancelada pelo Programa;

para graduação no exterior, o candidato selecionado e matriculado deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país de expedição do documento. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigida tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina;

ainda no ato da matrícula, o candidato portador de diploma no exterior deve apresentar tradução juramentada do diploma de graduação emitido no Exterior quando o idioma do diploma não for português, inglês ou espanhol.

Candidatos estrangeiros serão admitidos mediante comprovação da regularidade de sua situação de permanência no Brasil, sendo de sua inteira responsabilidade a obtenção de documentação e visto para permanência e realização de estudos no país. Para efeito de matrícula, o PPGEL aceitará o protocolo de inscrição de reconhecimento de diploma (plataforma Carolina Bori); o candidato estrangeiro assinará, no ato da matrícula, termo de ciência de que precisará entregar a validação do Diploma em até 12 meses da data da matrícula.

 

1.2 Da distribuição das vagas


a) Este processo de seleção visa o preenchimento de até 26 (vinte e seis) vagas.


1. As vagas estão distribuídas em 03 linhas de pesquisa, de acordo com o Quadro 1.

2. Serão ofertadas 02 (duas) vagas adicionais, não incluídas no Quadro 1, para pessoas autodeclaradas indígenas, desde que haja candidatos(as) inscritos(as) para esta modalidade de vaga.

3. Serão ofertadas 02 (duas) vagas adicionais, não incluídas no Quadro 1, para pessoas com deficiência, desde que haja candidatos(as) inscritos(as) para esta modalidade.

4. Serão reservadas 30% (08 vagas, conforme o total no Quadro 1) do total das vagas ofertadas, para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR no 68, de dezembro de 2021 e IN no 21/2022 - PROPPG.

5. Caso não sejam preenchidas todas as vagas destinadas a pessoas autodeclaradas negras em uma Linha de Pesquisa, as vagas remanescentes serão remanejadas para ampla concorrência nesta Linha de Pesquisa.

6. Caso não sejam preenchidas todas as vagas destinadas à ampla concorrência em uma Linha de Pesquisa, as vagas remanescentes serão remanejadas para pessoas autodeclaradas negras nesta Linha de Pesquisa.

 

1.3 Cronograma geral do certame

O processo seletivo objeto deste Edital segue o seguinte cronograma geral:

Fase do processo

Data

Publicação do edital de abertura do processo

16 de setembro de 2025

Inscrição no certame

01 a 31 de setembro de 2025

Homologação das inscrições

04 de novembro de 2025

Envio dos projetos de pesquisa e do currículo

Da 0h do dia 05 de novembro às 23h59 do dia 07 de novembro de 2025

Análise e avaliação dos projetos e currículos

De 10 a 28 de novembro de 2025

Divulgação dos resultados da primeira etapa

1 de dezembro de 2025

Interposição de recursos

02 a 04 de dezembro de 2025

Divulgação do cronograma de Defesa de Projetos

(apenas para aprovados na primeira fase)

05 de dezembro de 2025

Realização das Defesas de Projetos

De 08 a 19 de dezembro de 2025

Divulgação do resultado final preliminar

16 de janeiro de 2026

Interposição de recursos

19 e 21 de janeiro de 2026

Homologação do resultado final

26 de janeiro de 2026.

Matrículas

Aguarda publicação do calendário acadêmico do ano de 2026. Candidatos

 

aprovados serão notificados. Previsão: março de 2026

Quadro 3: cronograma geral do processo seletivo

 

2. Inscrição e documentação necessária

2.1. Do período de inscrição

O período de inscrições objeto deste Edital vai de 01 a 31 de outubro de 2026.

2.2. Da documentação para inscrição

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, disponível apenas quando da abertura do período, ou seja, entre 01 e 31 de outubro de 2025 no endereço:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad01/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=319&p_cursoanonr=2025

Nesse link, deverá informar, obrigatoriamente, a linha de pesquisa da qual pretende fazer parte e dois possíveis orientadores os quais devem estar vinculados à linha escolhida.

IMPORTANTE: A descrição das linhas de pesquisa, bem como a lista com docentes do Programa encontram-se no Apêndice 4 deste Edital. A não indicação da linha de pesquisa e/ou dos possíveis orientadores acarretará a não homologação da inscrição.

2.2.1 O pedido de inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos: (a serem enviados para o endereço selecao.ppgel@gmail.com

  1. Uma via (cópia digital) do documento de identidade com foto.

  2. Uma via (cópia digital) da certidão de nascimento ou casamento.

  3. Uma via (cópia digital) do Diploma registrado ou Certificado de Conclusão de Graduação em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Nesta fase serão aceitas declarações de “possíveis formandos”.

  4. Uma via (cópia digital) do Histórico Escolar do Curso de Graduação. Para candidatos estrangeiros, apresentar tradução juramentada.

 

2.3 Documentação Adicional para inscrição de pessoas negras, indígenas ou com deficiência

1. Além dos demais documentos, que são exigidos para todos(as) os(as) candidatos(as), aquele(a) candidato(a) que optar pela inscrição específica, como pessoa autodeclarada negra, ou como pessoa autodeclarada indígena, ou como pessoa com deficiência, deverá obrigatoriamente enviar documentação adicional.

2. A documentação adicional de inscrição deve ser enviada, em conjunto com a ficha de inscrição, como arquivos digitais ou como documentos digitalizados, na forma de anexo, por e-mail para selecao.ppgel@gmail.com até o prazo limite de inscrição estabelecido no cronograma.

3. A documentação adicional é específica, conforme a opção de inscrição do(a) candidato(a).

4. O(a) candidato(a) que optar por concorrer às vagas previstas para pessoas autodeclaradas negras deverá enviar autodeclaração (documentação adicional) em que se enquadra nesta modalidade seguindo o modelo AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA NEGRA disponibilizado no sítio eletrônico do PPGEL.

5. Uma comissão institucional definida para heteroidentificação racial fará a análise e o deferimento ou o indeferimento das autodeclarações, nos termos deste Edital.

6. O(a) candidato(a) que concorrer às vagas previstas para pessoas com deficiência deve enviar a seguinte documentação adicional:

a – Atestado médico emitido nos últimos 12 (doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo(a) candidato(a), contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;

b – Para candidato(a) com deficiência auditiva: exame de audiometria, realizado nos últimos 12 (doze) meses, e parecer específico com restrições e/ou recomendações;

c – Para candidato(a) com deficiência visual: exame oftalmológico em que conste a acuidade visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses, e parecer específico com restrições e/ou recomendações.

7. Atestados, exames e laudos médicos deverão obrigatoriamente apresentar o código da CID, nome legível, carimbo e assinatura do profissional e CRM (número de registro no Conselho Regional de Medicina). Poderá também ser solicitado ao(à) candidato(a) comparecer ante uma junta médica oficial da UTFPR.

8. Para análise dos documentos previstos no item 6, deste capítulo, será constituída uma comissão com profissionais da área médica da UTFPR.

9. O(a) candidato(a) que concorrer às vagas previstas para pessoas autodeclaradas indígenas deve enviar pelo menos um dos seguintes documentos (documentação adicional): Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI); Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente, conforme modelo DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO A COMUNIDADE INDÍGENA disponibilizado no sítio eletrônico do PPGEL.

 

2.2.1. Da Matrícula

Dos candidatos que vierem a ser aprovados no certame, será exigida a apresentação dos seguintes documentos originais:

 

2.3 Das disposições gerais

a) a inscrição deverá ser realizada somente pelo endereço eletrônico disponibilizado no item anterior. Não serão realizadas inscrições na Secretaria do PPGEL;

b) o não preenchimento e, nos casos necessários, a não entrega de documentação solicitada, nos prazos estipulados, acarretará a eliminação do candidato neste processo de seleção;

c) ao se inscrever, o candidato aceita os termos constantes do presente Edital;

d) o PPGEL não se responsabiliza por problemas técnicos ocorridos, tais como inviabilidade de conexão com a internet, corrompimento de arquivos etc.;

e) os candidatos deverão guardar consigo, em formato impresso ou eletrônico, a comprovação de inscrição, emitida ao término do preenchimento do formulário de cadastro.

 

3. Cronograma e etapas do processo seletivo

Este processo seletivo será realizado em três etapas, a saber: 1) Análise do Projeto de Pesquisa e CV Lattes e 2) Defesa Oral do Projeto de Pesquisa, conforme detalhamento a seguir.

3.1.1 Etapa 1 – análise de projetos de pesquisa e de currículos

Nessa etapa, serão realizadas duas avaliações. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, consiste na avaliação do projeto de pesquisa elaborado pelo candidato. Essa etapa tem peso de 50% na composição da nota final. Concomitantemente, será também avaliado o currículo do candidato, em uma fase classificatória. Essa avaliação tem peso de 10% na composição da nota final. Para esta etapa, o candidato deverá:

a) gerar, na Plataforma Lattes, seu currículo. Não serão aceitos outros formatos de currículos;

b) enviar, ao endereço eletrônico selecao.ppgel@gmail.com, uma cópia digital, sem quaisquer identificações do candidato, em formato .pdf e em arquivo único, de seu projeto de pesquisa, redigido em até 15 páginas, incluindo capa e referências, conforme modelo disponível na página do Programa e no Apêndice 1 deste Edital.

c) no corpo do e-mail, deverá ser informado o endereço para acesso ao currículo Lattes do candidato, no formato http://lattes.cnpq.br/xxxxxxxxxxxxxxxx;

d) no mesmo e-mail, deve ser anexada uma cópia digital, em formato.pdf e em arquivo único, contendo, no mesmo arquivo:

i. de seu currículo Lattes, gerado no “modo completo” pela Plataforma;

ii. do formulário de pontuação de currículo, devidamente preenchido, disponível no sítio do Programa e no Apêndice 2 deste Edital;

iii. dos documentos comprobatórios do currículo, na ordem em que aparecem no formulário de pontuação.

vi. demais documentos pessoais elencados no item 2.2.1

 

3.1.1.1 Do recebimento dos documentos

a) os documentos serão recebidos entre a 0h do dia 05 de novembro de 2025 às 23h59min do dia 07 de novembro de 2025. O candidato será notificado quanto ao recebimento da documentação por e-mail. Documentação submetida fora desse prazo não será considerada para avaliação, ficando o candidato excluído do processo;

b) somente a Coordenação do Programa terá acesso aos documentos submetidos por e-mail. Os membros avaliadores receberão os projetos de pesquisa e farão uma avaliação cega, isto é, sem ter acesso ao nome do candidato avaliado, visando a garantir a isonomia entre os concorrentes;

c) a Coordenação, que não participará de nenhuma etapa do processo seletivo, encaminhará os projetos de pesquisa, resguardando a anonimidade do candidato, para os potenciais orientadores, tendo por base a indicação do candidato, no momento da inscrição, bem como afinidade teórica como tema de pesquisa proposto;

d) a comissão avaliadora do projeto de pesquisa será composta por 2 (dois) membros do colegiado;

e) estará excluído do processo o candidato que submeter projeto de pesquisa com identificação pessoal em qualquer parte do documento.

3.1.1.2 Da avaliação na primeira etapa

O projeto de pesquisa, cuja avaliação tem caráter eliminatório e classificatório, seguirá os seguintes critérios:

a) ao projeto, será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10,0), contabilizando 50% (cinquenta por cento) da nota total do candidato no processo seletivo, levando em conta:

         ● de 0 a 3 pontos para a relevância da proposta;

  • ● de 0 a 3 pontos para a adequação da proposta à área de concentração do PPGEL (Linguagem e Tecnologia) e mobilização apropriada do referencial teórico;

  • ● de 0 a 1 ponto para a estrutura do projeto;

  • ● de 0 a 2 pontos para a adequação da metodologia e dos procedimentos;

  • ● de 0 a 1 ponto para a coerência dos resultados almejados.

b) a proposta de projeto deve explicitar e contextualizar o problema a ser abordado, justificar sua pertinência e indicar os passos metodológicos da investigação, incluindo referencial teórico a ser mobilizado. O documento deverá também fazer referência aos recursos necessários para a realização da pesquisa e aos resultados almejados durante o desenrolar do trabalho;

c) No Apêndice 3, ao final deste documento, há um rol bibliográfico a título de sugestão para os candidatos.

d) serão eliminados os projetos que

 

Atividade pontuada

Modalidade

Pontuação por item

Pontuação máxima no grupo

Diplomação em níveis de pós-graduação, stricto
ou lato sensu, emitida por instituição pública ou privada e válida nos termos da legislação vigente1

Diploma de doutorado

15 pontos

15 pontos

Diploma de mestrado

10 pontos

Diploma de especialização

5 pontos

Comprovação de exercício profissional na área de pesquisa (Letras ou Comunicação), exceto estágios

Atividades laborais formalmente vinculadas ao setor público ou privado, com comprovação de período de atividade

1,5 ponto por ano ou fração igual ou superior a 9 meses para os casos inferiores a 1 ano

15 pontos

Atuação, como bolsista voluntário ou
remunerado,
nos últimos 5 anos

Atividades realizadas em projetos de Iniciação Científica, Residência pedagógica, Iniciação à Docência ou Extensão

2 pontos por ano ou fração igualou superior a 9 meses para os casos inferiores a 1 ano

10 pontos

Produção técnica

Produto com patente registrada

5 pontos por patente

15 pontos

Produto Com Patente requerida

2 pontos por patente

Produção de relatório técnico

0,5 ponto por relatório

Orientação de trabalhos de conclusão

Trabalhos de conclusão de curso graduação

1,0 ponto por orientação

10 pontos

 

Trabalhos de conclusão de curso especialização

2,0 pontos por orientação  

Apresentação de trabalhos em eventos de pesquisa ou extensão2

Apresentação de trabalho de pesquisa ou extensão (pôster ou comunicação oral) em evento internacional

3,0 pontos por evento

10 pontos

Apresentação de trabalho de pesquisa ou extensão (pôster ou comunicação oral) em evento nacional

2,0 pontos por evento

Publicação de produção intelectual Livros, capítulos de livros, artigos científicos publicados em periódicos ou anais de eventos

Livros Inteiros

4 pontos por livro

25 pontos

Capítulos Ou frações de livros

2 pontos por capítulo ou fração

Artigos científicos em periódicos indexados no Qualis CAPES

4 pontos por artigo

Artigos em periódicos não indexados no Qualis CAPES, ou de não científico

1 ponto por artigo

Trabalhos completos publicados em anais de eventos

2 pontos por trabalho

Quadro 2: pontuação do currículo

 

3.1.2 Etapa 2 – Defesa do projeto de pesquisa

Os candidatos aprovados na fase anterior, ou seja, aqueles que atingiram nota mínima 6,0 (seis) na avaliação do projeto de pesquisa, concorrerão na segunda etapa do processo, de caráter eliminatório e classificatório. Esta tem por objetivo avaliar se o candidato tem conhecimento e domínio sobre sua proposta, visando a aferir se o documento não foi redigido por outrem.

a) O peso da etapa será 40% (quarenta por cento) da nota total do candidato neste processo seletivo.

3.1.2.1 Da realização das Defesas de Projeto

a) as Defesas serão realizadas exclusivamente na modalidade remota síncrona (por meio da plataforma GoogleMeet) em datas e links a serem divulgados, de acordo com o cronograma geral do certame (ver Quadro 3). É de responsabilidade do candidato acessar o site do Programa para verificar dia e horário de seu exame, bem como manter-se informado, pelo mesmo canal, de eventuais alterações;  

b) a banca examinadora será composta de, no mínimo, 02 professores da linha de pesquisa para a qual se candidataram e realizada na modalidade presencial para o candidato e, ao menos, um membro a banca examinadora.

c) nesta etapa, os membros da banca atribuirão nota de zero (0,0) a dez (10,0) ao desempenho do candidato, considerando a Defesa do objeto de pesquisa descrito no projeto, com base na argumentação sobre pontos cruciais desse material;

d) a nota mínima a ser atingida pelo candidato na entrevista será 6,0 (seis); aqueles com pontuação inferior serão eliminados do certame;

e) o peso da Defesa de Projeto será 40% (quarenta por cento) da nota total do candidato neste processo seletivo;

f) o não comparecimento à entrevista na data, local e horário definidos e publicados no edital de informações no PPGEL e na internet implica a eliminação do(a) candidato(a) neste processo de seleção, independentemente das notas obtidas nas etapas anteriores.

g) objetivos e procedimentos:

I. A Defesa do Projeto será individual e tem por objetivo a avaliação do candidato em relação aos seus interesses, potencialidades, dedicação ao Programa e sua capacidade de argumentação acerca dos questionamentos da banca em relação à proposta de projeto de pesquisa apresentada.

II. O candidato deverá demonstrar a pertinência do projeto e de seus interesses de investigação em relação à Linha de Pesquisa, à Área de Concentração, e ao PPGEL como um todo.

III. Na Defesa, será atribuída uma nota entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez) a partir dos seguintes critérios e respectivas pontuações:

- Defesa do Projeto (7,0): argumentação clara e segura que defenda e explique os pontos constituintes do projeto (problema, objetivos, metodologia etc.); outras questões apontadas pela banca.

- Potencialidades e pretensões (3,0): possibilidade de participação nas disciplinas; possibilidade de participação em eventos acadêmicos internos ou externos ao PPGEL; pretensões acadêmicas dentro e fora do PPGEL.

 

4. Classificação e aprovação no processo

Apenas os candidatos que não foram eliminados em nenhuma das etapas do processo comporão a lista de aprovados no certame, que será organizada da seguinte forma:

a) a nota final do candidato será a soma das suas notas nas duas avaliações da primeira etapa, considerando-se o peso relativo a cada uma delas: nota do projeto multiplicada pelo fator 0,5, somada à nota do currículo multiplicada pelo fator 0,1 e da nota da Defesa do Projeto multiplicada pelo fator 0,4.

b) os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior 6,0 (seis) comporão uma lista classificatória em ordem decrescente de notas. Serão selecionados os aprovados neste processo de seleção até o limite de 26 (vinte e seis) vagas, respeitando a classificação do candidato e o número de vagas disponibilizadas em cada linha (ver Quadro 1). Além dessas vagas, haverá 02 (duas) vagas adicionais destinadas a candidatos indígenas e 02 (duas) vagas adicionais destinadas a pessoas com deficiências (caso haja candidato inscrito). Uma lista de espera será divulgada em conjunto com a lista classificatória se houver candidatos aprovados em número maior do que a disponibilidade de vagas;

c) em caso de empate entre candidatos na pontuação final, preponderará a maior nota obtida no projeto de pesquisa. Em persistindo o empate, será analisada a maior nota referente a defesa oral do projeto de pesquisa e, em persistindo o empate, a maior nota referente ao currículo será utilizada;

d) a homologação final do processo seletivo será publicada no endereço eletrônico do Programa (http://ppgel.ct.utfpr.edu.br) até dia 26 de janeiro de 2026.

e) a data do período de matrícula será divulgada em tempo oportuno, seguindo calendário acadêmico da UTFPR para o ano de 2026 (com previsão para o início de março de 2026);

f) no ato de matrícula, o candidato deverá enviar para a Secretaria do PPGEL:

I. fotocópia da carteira de identidade (frente e verso);
II. fotocópia do CPF, se brasileiro, e do passaporte, se estrangeiro;

III. fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
IV. fotocópia do diploma de graduação (frente e verso).

 

5. Informações adicionais

a) a não entrega de documentação, por parte do candidato, em qualquer uma das fases do processo, implicará na reprovação no certame;

b) a não entrega de documentação, por parte de candidato aprovado, implica desistência da vaga;

c) os candidatos aprovados e matriculados no Programa têm seus deveres e direitos garantidos pelo Regulamento Interno do Programa, pelas Resoluções específicas do PPGEL e pelo Regulamento dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da UTFPR. Tais documentos podem ser consultados no sítio do PPGEL (http://ppgel.ct.utfpr.edu.br). A matrícula do candidato no Programa implica o aceite das disposições desses documentos;

d) as informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Seleção do direito de cancelar e indeferi-la sempre que se verifique que as informações são incorretas, estão incompletas ou que o candidato não satisfaz as condições estabelecidas neste Edital;

e) a interposição de recursos, seguindo cronograma disposto no item 5 deste Edital, deve ser encaminhada à Coordenação do Programa, por mensagem eletrônica (e-mail), ao endereço selecao.ppgel@gmail.com, informando, no campo de “assunto” da mensagem, que se trata de “recurso ao Edital 01/2025”. No corpo do texto, deverá constar o objeto de recurso, bem como os argumentos para solicitação de reconsideração;

f) a linha de pesquisa indicada pelo candidato no ato da inscrição no sistema não pode ser alterada. No momento de divulgação dos resultados finais, será informado ao candidato aprovado quem, entre os professores do quadro permanente do Programa, será seu orientador, de forma que a matrícula no Programa implica a aceitação da designação desse orientador específico, independentemente de ser ou não um dos nomes previamente indicados pelo candidato no ato da inscrição.

g) os candidatos inscritos declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes no presente Edital, no Regulamento Interno do Programa e nas demais regulações institucionais;

h) as aulas ministradas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem estão previstas para acontecer de segunda à sexta-feira e serão concentradas no período vespertino, presencialmente. As demais atividades exigem dedicação e disponibilidade de participação em outros horários;

i) candidatos com deficiência (PcD), nos termos da legislação vigente, que necessitem de condições específicas para a realização do processo seletivo, deverão solicitá-las por meio de um contato direto com a coordenação do PPGEL, por e-mail (selecao.ppgel@gmail.com), impreterivelmente antes da data do término das inscrições.

j) casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGEL, seguindo os regulamentos da Instituição e do Programa.

l) este Edital entra em vigor na data de sua publicação no site do PPGEL;


m) elege-se o Foro da Justiça Federal de Curitiba para dirimir questões não solucionadas administrativamente ou omissas neste Edital.

 

Curitiba, 17 de setembro de 2025.

 

 

 

Paulo Daniel Batista de Sousa

Diretor Geral do Campus Curitiba

 

Lucia Regina Rocha Martins

Diretora de Pesquisa e Pós-graduação

 

Cristina de Sousa Prim

Coordenadora Adjunta do PPGEL

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIA REGINA ROCHA MARTINS, DIRETOR(A), em (at) 15/09/2025, às 10:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO DANIEL BATISTA DE SOUSA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 15/09/2025, às 12:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CRISTINA DE SOUZA PRIM, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 16/09/2025, às 08:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5197881 e o código CRC (and the CRC code) 9A82E43C.



 


Referência: Processo nº 23064.044013/2025-16 SEI nº 5197881