Boletim de Serviço Eletrônico em 12/09/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS
DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV
SECRETARIA DE BACHARELADO E LICENCIATURAS-DV
COORD. CURSO DE ZOOTECNIA

Estrada para boa Esperança, Km 04 - CEP 85660-000 - Dois Vizinhos - PR - Brasil

Telefone: (46) 3536-8900 - www.utfpr.edu.br

 

 

EDITAL 23/2025 DIRGRAD/DIRGE - DV

ABERTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET GRUPO PET ZOOTECNIA

 

De ordem da Direção-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos (DV), a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), consoante a Portaria nº 0857, de 02 de setembro de 2008, torna pública a abertura do período de inscrições para o PROCESSO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ZOOTECNIA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET), GRUPO PET ZOOTECNIA, destinado ao provimento de até 3 (três ) vagas com bolsa, 6 (seis) vagas para não bolsistas e lista de espera.

 

1. PREÂMBULO

1.1. O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

2.1. O Programa de Educação Tutorial está vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESU, subordinada ao Ministério da Educação – MEC, sendo regido pela LEI Nº 11.180, DE 23 DE SETEMBRO DE 2005., e pelas Portaria nº 976/2010 e Portaria nº 343/2013, sendo orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem os seguintes objetivos:

I - Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

II - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

III - Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

IV - Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

V - Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;

VI - Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;

VII - Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;

VIII- Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior-IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

 

3. DAS BOLSAS

3.1. O aluno selecionado receberá uma bolsa mensal, no valor de R$700,00 (setecentos reais), depositado em conta corrente específica, oriundo de recursos do FNDE, a partir do seu credenciamento no sistema SIGPET.

 

4. DAS VAGAS

4.1. Este Edital destina-se ao preenchimento de até três (03) vagas com bolsa e seis (06) vagas para não bolsistas.

4.2. O preenchimento das vagas obedecerá ao resultado da seleção em ordem decrescente de pontuação, sendo até 3 (três) pessoas admitidas como bolsistas, até 6 (seis) como não-bolsistas e as demais seguintes mantidas habilitadas em lista de espera.

4.3. O estudante em lista de espera, na ordem estabelecida pelo processo de seleção, quando convocado para vinculação ao grupo, deve comprovar que mantém os pré-requisitos descritos no item 5 deste edital à época da referida convocação, sob pena de exclusão do processo.

4.4. Vagas adicionais para bolsistas que vierem a surgir, durante o ano de vigência do presente edital por vacância, poderão ser ocupadas por classificados no processo seletivo do presente edital.

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

5.1. Poderão candidatar-se a bolsista PET os alunos, que atendam às seguintes condições:

1) Estar regularmente matriculado no curso de Zootecnia da UTFPR-DV;

2) Ser aluno do 1º ao 7º semestre do curso de Zootecnia da UTFPR-DV;

3) Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa.

 

6. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO

6.1. As inscrições deverão ser realizadas no período definido no cronograma do presente edital (item 15), via formulário do Google link: https://forms.gle/PfRnKrYZZ2C9Wows9

 

7. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

7.1. Os documentos necessários para inscrição são:

1) Cópia da carteira de identidade e CPF;

2) Currículo (Lattes ou Vitae) ou LinkedIn;

3) Histórico escolar do acadêmico contendo disciplinas cursadas, situação atual e rendimento escolar, ou em caso de calouro o histórico escolar de ensino completo.

4) Vídeo de apresentação pessoal de no máximo 5 minutos, enviado junto com os demais documentos da inscrição. (Quesito opcional).

7.2. Os candidatos que não apresentarem os documentos exigidos no item 7.1 serão considerados desclassificados do processo de seleção.

 

8. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

8.1. A homologação das inscrições será realizada pela Comissão de Seleção, designada por portaria do Diretor-geral. Serão homologadas todas as inscrições que atenderem ao item 7 supracitado. A relação das inscrições homologadas será divulgada por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Dois Vizinhos da UTFPR https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos e nas redes sociais do grupo PET Zootecnia, conforme cronograma (item 15).

 

9. DO RECURSO CONTRA A NÃO HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

9.1. Os recursos contra a não homologação das inscrições poderão ser protocolados via e-mail editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br, conforme cronograma (item 15). Os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, conjuntamente com a comissão de seleção designada. Em havendo necessidade, nova listagem de inscrições homologadas será publicada no no link: https://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

 

10. DAS ETAPAS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

10.1. A COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PET ZOOTECNIA fará uma seleção, no formato PRESENCIAL, na qual primeiramente, será realizada a análise da documentação.

10.2. As etapas de seleção serão as seguintes:

I - Avaliação com psicóloga, pedagoga e/ou assistente social (peso = 3 pontos);

II - Dinâmica com os membros do grupo PET, sobre conhecimento PET (peso = 4 pontos);

III - Avaliação conduzida pelo tutor, professores e membros do grupo PET Zootecnia (peso = 3 pontos);

10.3. Observações: Somente serão classificados discentes que obtiverem nota final igual ou superior a 6,0 pontos, sendo a classificação em ordem decrescente de nota final;

10.4. O não comparecimento do candidato em qualquer uma das fases do processo de seleção caracterizará desistência por parte do mesmo.

 

10.2 DAS AVALIAÇÕES E DINÂMICA

10.2.1. A avaliação com a psicóloga, pedagoga e/ou assistente social, ocorrerá de forma presencial. Ela será realizada por meio de uma dinâmica em grupo ou individual, conduzida pela psicóloga pedagoga e/ou assistente social responsável, que contribuirá para a pontuação individual de cada participante.

10.2.2. A dinâmica conduzida pelo grupo será baseada nos conhecimentos sobre PET, composta por uma ou mais metas que exigem cooperação, tomada de decisões em grupo e resolução de problemas. Cada candidato será observado quanto à sua capacidade de trabalhar em equipe (0,5), proatividade (0,5), comunicação assertiva (0,5) e flexibilidade diante de diferentes cenários (0,5). Além disso, será avaliada a interação entre os candidatos (0,5) e a disposição para assumir diferentes papéis dentro da equipe (0,5), sempre buscando soluções de maneira colaborativa e respeitosa. Cada item será pontuado individualmente, totalizando até 3,0 pontos no item dinâmica.

10.2.3. A avaliação conduzida pelo tutor, professores e membros do grupo PET Zootecnia irá ocorrer de forma presencial e individual, de acordo com o cronograma (item 15). Este ocorrerá no formato de entrevista, e os seguintes quesitos serão pontuados: transparência das informações, postura, capacidade de argumentação e visão crítica.

 

11. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

11.1. Caso haja empate entre os candidatos, o critério para desempate serão os seguintes:

1) O (a) candidato(a) mais idoso;

2) O(a) candidato(a) de maior coeficiente de rendimento absoluto.

 

12. DO RESULTADO PRELIMINAR

12.1. O resultado preliminar e a lista de espera serão divulgados na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Dois Vizinhos da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao- profissional/doisvizinhos) e nas redes sociais do grupo PET Zootecnia, conforme cronograma (item 15).

 

13. DO RECURSO

13.1. Os recursos contra o resultado preliminar e a lista de espera poderão ser protocolados via e-mail: editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br, e serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, conjuntamente com a comissão de seleção designada.

 

14. RESULTADO FINAL

14.1. O resultado final e da lista de espera com os nomes dos candidatos selecionados na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Dois Vizinhos (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos) e nas redes sociais do grupo PET Zootecnia, conforme cronograma (item 15).

 

15. CRONOGRAMA

15.1. O Cronograma contemplando os principais eventos e datas/prazos para a operacionalização do processo seletivo consta da tabela seguinte:

Cronograma

Evento

Data/período

Inscrições - Link: https://forms.gle/PfRnKrYZZ2C9Wows9

Da data de publicação até às 23h59min do dia 26 de setembro de 2025

Publicação da homologação das inscrições.

Até às 23h59min do dia 01 de outubro de 2025

Interposição de recurso da não homologação de inscrições (e-mail: editais-dirgrad-dv@utfpr.edu.br)

Até às 17h30min do dia 06 de outubro de 2025

Publicação do resultado dos recursos da não Homologação

Até às 23h59min do dia 09 de outubro de 2025

Dinâmica com os membros do grupo PET

16 de outubro de 2025

Avaliação com psicóloga e grupo PET Zootecnia

16 de outubro de 2025

Avaliação conduzida pelo tutor, professores e bolsistas do PET Zootecnia

17 de outubro de 2025

Publicação do resultado preliminar (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e- educacao- profissional/doisvizinhos)

Até às 23h59min do dia 31 de outubro de 2025

Recursos contra o resultado preliminar: (e-mail: editais-dirgrad- dv@utfpr.edu.br)

Até às 17h30min do dia 05 de novembro de 2025

Resultado Final

Até às 23h59min do dia 07 de novembro de 2025

15.2. Todas as informações, como horários e as salas que serão aplicadas a avaliação, serão divulgadas antecipadamente pelas redes sociais do PET Zootecnia https://www.instagram.com/petzootecnia_utfprdv?igsh=MWcwdnFveGF5cjdyNw==

 

16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1. Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Dois Vizinhos, juntamente com a Comissão de Seleção.

16.2. O presente Edital será publicado na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Dois Vizinhos da UTFPR e Mídias sociais do grupo PET ZOOTECNIA UTFPR-DV.

16.3. O presente edital tem o prazo de 12 meses de validade a partir da publicação do mesmo.

16.4. Fica eleito o Foro da Justiça Federal da Circunscrição de Francisco Beltrão para dirimir questões do Edital não solucionadas administrativamente, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

Marina Celant De Prá

Diretora Geral

UTFPR – Campus Dois Vizinhos

 

 

 

Rodolfo Adamshuk Silva

Diretor de Graduação e Educação Profissional

UTFPR – Campus Dois Vizinhos

 

 

 

Dois Vizinhos

Setembro 2025


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODOLFO ADAMSHUK SILVA, DIRETOR(A), em (at) 12/09/2025, às 13:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA CELANT DE PRA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/09/2025, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.040746/2025-73 SEI nº 5198811