Boletim de Serviço Eletrônico em 07/10/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS CORNELIO PROCOPIO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO
DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO
DEPARTAMENTO DE EXTENSAO - CP

Instrução Normativa DEPEX-CP/UTFPR nº 4, de  17 de setembro de 2025 

 

 

  

Dispõe sobre as normas gerais do Departamento de Extensão do Campus Cornélio Procópio (DEPEX-CP), da UTFPR e dá outras providências.

 

 

O Departamento de Extensão (DEPEX-CP) e a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-CP), do Campus Cornélio Procópio, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições conferidas por Deliberação COUNI nº 14, de 23 de junho de 2017;

considerando a Instrução Normativa PROREC nº 05/2024, de 17 de setembro de 2024,

considerando o Regulamento do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador e Extensionista na UTFPR,

considerando as Diretrizes de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

considerando a Instrução Normativa PROREC nº1/2019, de 4 de abril de 2019,

considerando a Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE),

considerando o Regulamento para Exercício de Trabalho Esporádico e Trabalho Regulamentado da UTFPR,

considerando o que consta no processo SEI nº 23064.033135/2023-15

 

R E S O L V E  Q U E:

 

Art. 1º O registro das atividades de extensão deve seguir a Instrução Normativa PROREC/UTFPR nº 5, de 17 de setembro de 2024, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=4806950&id_orgao_publicacao=0, ou a que a substituir.

 

Art. 2º As atividades de extensão devem ser registradas no Sistema da Extensão preferencialmente antes do início das atividades, contudo, serão aceitos registros com os prazos máximos retroativos de:

I - Projeto de Extensão: Prazo máximo de 30 dias;

II - Evento/Oficina: Prazo máximo de 15 dias;

Parágrafo único. A prorrogação do cronograma da atividade de extensão só será permitido caso o projeto de extensão esteja recebendo bolsa e seja necessário estender o cronograma para que o final do projeto coincida com o término da bolsa e em casos de prorrogação de termos de cooperação e/ou convênios.

 

Art. 3º O coordenador responsável pela atividade de extensão deverá manter o cronograma das atividades e os membros da equipe executora atualizados no Sistema da Extensão.

 

Art. 4º Ao promover atividades de extensão registradas no DEPEX-CP que recebam a comunidade externa no campus, os coordenadores devem comunicar ao DESEG-CP e encaminhar um e-mail ao DEPEX-CP (depex-cp@utfpr.edu.br) contendo: título da atividade, data, local, horário e perfil do público esperado. Também recomenda-se a comunicação para eventos online.

Parágrafo único. Os projetos de extensão devem informar ao DEPEX-CP o período de inscrição de atividades voltadas à comunidade externa.

 

Art. 5º Toda documentação e solicitação de dados das atividades de extensão devem ser enviados somente pelo coordenador (servidor responsável), conforme segue:

I - Relatório parcial/final: Os relatórios parciais devem ser enviados a cada 6 meses, e o relatório final em até 30 dias do término da atividade de extensão, somente via Sistema de Extensão (https://sistemas2.utfpr.edu.br/home/sistemas-corporativos).

a) No relatório deve, obrigatoriamente, estar detalhado como a comunidade externa foi atendida, informando quais instituições e a quantidade de pessoas atendidas no período do relatório. Destaca-se que as atividades descritas no relatório devem ser somente do período posterior ao último relatório enviado.

b) No relatório devem ser anexados comprovações (e.g. fotos/vídeos) que a atividade de extensão foi executada.

c) Caso a atividade de extensão não comprove o atendimento à comunidade externa no relatório parcial, deverá ser incluído uma justificativa para a não comprovação.

d) Não será emitida certificação para a equipe executora quando a atividade de extensão não comprovar o atendimento à comunidade externa no período do relatório.

e) As informações necessárias para o relatório estão descritas em detalhes no ANEXO I.

 

II - Planilha para emissão certificados/declarações em formato .xls ou .ods: Deverá ser anexada no Relatório final/parcial, e seguir o modelo disponível em: https://cloud.utfpr.edu.br/index.php/s/PhmNGM66NAa6nda. Não serão aceitos solicitações de certificados/declarações por e-mail e nem fora do prazo de entrega do relatório.

a) Só serão emitidos certificados para membros da equipe executora (estudantes/externos) que possuem termo de voluntário válido para o período solicitado.

b) Na planilha para emissão dos certificados/declarações deverá constar a carga horária do período de todos os membros da equipe executora. Para o coordenador, vice-coordenador, voluntários e participantes deve constar a carga horária total, e para estudantes bolsistas a carga horária semanal de 20 horas.

c) Não deve-se utilizar abreviações nos nomes.

d) Todos os campos da planilha devem ser preenchidos com exceção da coluna RA e CPF.

e) Para estudantes da UTFPR deve-se colocar o RA e para os demais o CPF.

f) Os coordenadores devem seguir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Assim, deve-se informar aos participantes e equipe executora das atividades de extensão que os dados serão utilizados somente para emissão de certificados/declarações. Nenhum membro da equipe do projeto, incluindo os coordenadores, devem utilizar os dados para outras finalidades, a não ser que explicitamente informadas e aceitas pelos participantes.

g) Os certificados/declarações não serão alterados posteriormente.

h) Caso a planilha não seja anexada ao relatório, entende-se que a emissão dos certificados/declarações não será necessária.

i) A emissão de declarações e certificados não será efetuada caso a coordenação ou a atividade de extensão tenha pendência de qualquer natureza junto ao DEPEX-CP.

j) Caso, no momento do envio do relatório, o voluntário não possuir termo de voluntariado ativo, o DEPEX não fará a emissão do certificado.

III - Os termos de adesão para voluntários devem ser enviados ao DEPEX-CP somente pelo coordenador da atividade. Não serão aceitos documentos encaminhados diretamente por outros membros da equipe.

IV - As demais regras relacionadas aos termos de adesão para voluntários encontram-se no artigo 8.

 

Art. 6º O coordenador da atividade de extensão deve observar se a sua carga horária e da equipe executora é compatível com as demais atividades acadêmicas e férias. O coordenador é responsável pela carga horária declarada e a veracidade dos dados informados nos relatórios (parcial e final). Cargas horárias superiores a:

I - 10 horas semanais para servidores devem ter a anuência da chefia imediata do coordenador, por meio de oficio SEI, anexado ao relatório parcial/final, no Sistema de Extensão.

II - 20 horas semanais para voluntários, o coordenador deverá incluir uma justificativa, por meio de oficio SEI, anexado ao relatório parcial/final, no Sistema de Extensão.

III - 5 vezes a carga horária de realização do evento/oficina, o coordenador deverá incluir uma justificativa, por meio de oficio SEI, anexado ao relatório parcial/final, no Sistema de Extensão.

 

Art. 7º Em relação aos termos de adesão para voluntários deve-se:

I - Os termos de adesão para voluntários das atividades de extensão devem ser enviados em até 30 dias depois do início das atividades do voluntário. Assim, a coordenação pode incluir novos membros a qualquer tempo, desde que adicione o membro da equipe no Sistema da Extensão e envie o termo de adesão para voluntário ao DEPEX-CP em até 30 dias.

II - Caso o voluntário tenha um termo de adesão válido para uma atividade de extensão que esteja vinculada à atividade de extensão proposta, não será necessário o envio de novo termo de adesão do voluntário.

III - Os termos de adesão para voluntários devem obrigatoriamente ser preenchidos adequadamente e assinados pelo voluntário e pelo coordenador.

IV - O termo de adesão para voluntário pode ser enviado via Sistema SEI (documento e assinaturas digitais), ou por e-mail, com arquivo em formato PDF, com modelo disponível na página da Diretoria de Extensão da UTFPR (http://www.utfpr.edu.br/documentos/relacoes-empresariais-e-comunitarias/dirext/formularios).

V - No caso de desligamento antecipado do voluntário, o coordenador deve informar ao DEPEX-CP por e-mail e alterar no Sistema da Extensão o período de voluntariado do mesmo.

 

Art. 8º Caso os relatórios, termos de adesão para voluntários e demais documentos vinculados às atividades de extensão, não estejam de acordo com as normas, estes serão devolvidos para correção.

 

Art. 9º Caso a atividade de extensão homologada (registrada) seja interrompida, exceto no período de férias, o coordenador deve proceder da seguinte forma:

I - Se o período de interrupção for igual ou superior a 3 meses, o coordenador deverá enviar relatório final justificando a interrupção.

II - Caso a atividade de extensão homologada (registrada) não seja executada, o coordenador deverá encaminhar justificativa por e-mail ao DEPEX-CP, que fará a exclusão da atividade do Sistema de Extensão.

Parágrafo único. A interrupção não retira a obrigatoriedade do envio dos relatórios parciais e final.

 

Art. 10 Caso o coordenador precise se afastar da coordenação das atividades de extensão, por qualquer período, o mesmo deverá informar ao DEPEX-CP por e-mail e indicar um novo coordenador que deve estar registrado como vice-coordenador.

 

Art. 11 Caso o coordenador proponente de atividades de extensão tenha alguma pendência no DEPEX-CP, o mesmo será informado, e a sua nova atividade só seguirá o processo de avaliação após regularização das pendências.

I - Sempre que necessário, o DEPEX-CP informará aos coordenadores sobre a necessidade de regularização de pendências.

II - A qualquer tempo, os coordenadores de atividades de extensão poderão solicitar ao DEPEX-CP informações sobre suas atividades registradas.

III- Caso a pendência não seja regularizada depois de o DEPEX-CP informar o servidor, a pendência será informada à chefia imediata do servidor.

Parágrafo único. O coordenador que tiver pendências junto ao DEPEX-CP não poderá receber nenhum tipo de apoio ou recurso financeiro do DEPEX-CP/DIREC-CP, mesmo quando for utilizada a classificação de outros editais institucionais, até a regularização das pendências.

 

Art.12 A atividade de extensão será excluída do Sistema de Extensão, sem direito a emissão de declaração/certificados, e a chefia imediata será informada, nos seguintes casos:

I - Se enquadre no inciso II do Art. 9º desta Instrução.

II - Após 1(um) ano do encerramento do cronograma e não envio do relatório final da atividade de extensão.

III - Após 1(um) ano sem envio de nenhum relatório, mesmo que o período de execução não tenha finalizado.

IV - Caso o coordenador não comprove no relatório final o atendimento à comunidade externa.

Parágrafo único. Antes de qualquer exclusão, o coordenador será informado via e-mail institucional e terá o prazo de 1(um) mês para a regularização das pendências.

 

Art. 13 Normas para utilização da Sala A-022 (Sala de Atividades de Extensão e Comunitárias):

I - As reservas devem ser efetuadas via Sistemas de Apoio (https://apoio.utfpr.edu.br/Intranet/home) no Item “Agendamento de Espaço Físico” por um membro da equipe da atividade de extensão.

a) No campo “Observação” detalhar a atividade a ser realizada, e a qual atividade de extensão está vinculada. Informar se a comunidade externa será diretamente atendida nesta reserva.

b) As reservas múltiplas devem ser utilizadas prioritariamente para atendimento direto a comunidade externa e serão avaliados pelo DEPEX-CP.

II - As reservas devem ser efetuadas com no mínimo 24 horas de antecedência da utilização.

III - Podem reservar a sala: atividades de extensão registradas ou em processo de registro (aguardando avaliação) no Sistema de Extensão e atividades de interesse da DIREC-CP, sendo vedada a utilização para outras atividades.

IV - A sala pode ser utilizada para atividades de estruturação das atividades de extensão, reuniões da equipe executora e atendimento à comunidade externa. Com prioridade para as atividades com atendimento direto à comunidade externa.

V - A sala poderá ser utilizada simultaneamente por duas ou mais atividades de extensão, desde que em comum acordo dos envolvidos.

VI - É necessário autorização formal do DEPEX-CP para guardar materiais na Sala A022.

VII - O DEPEX-CP não se responsabiliza por materiais deixados na Sala, mesmo com autorização.

VIII - A disposição dos itens (mesas e cadeiras) na sala podem ser modificados para atender a atividade, desde que ao final, os itens voltem à configuração inicial.

IX - Em caso de problemas ou dúvidas com a Sala A-022 favor entrar em contato com o DEPEX-CP por e-mail ou com os responsáveis pelo setor na sala da DIREC.

 

Art. 14 Qualquer ato institucional envolvendo atividades de extensão deve ser comunicado ao DEPEX-CP.

 

Art. 15 Os casos omissos a essa Instrução Normativa serão dirimidos pela DIREC-CP e DEPEX-CP.

 

Art. 16 Fica revogada a ​Instrução Normativa DEPEX-CP/UTFPR nº 2, de 11 de agosto de 2023.

 

Art. 17 A presente Instrução Normativa será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico e entrará em vigor no dia seguinte a data de sua publicação e será publicada no Portal da UTFPR-CP, na seção Avisos, conforme link: https://portal.utfpr.edu.br/estrutura/relacoes-empresariais-e-comunitarias/campus/cp

 

Cornélio Procópio, 22 de setembro de 2025.

 

Dirceu Casa Grande Junior

Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR-CP

 

Juliana Cortez

Chefe do Departamento de Extensão do Campus da UTFPR-CP

 

Edicleia Aparecida Muniz dos Santos

Departamento de Extensão do Campus da UTFPR-CP

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

ANEXO I - ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO NO SISTEMA DE EXTENSÃO

 

1º) No campo "Introdução" colocar o período (dia/mês/ano a dia/mês/ano) a que se refere as atividades do relatório e um resumo da estrutura organizacional do projeto.

a) Caso haja bolsista citar o nome, tipo da bolsa e período.

b) Em caso de atuação nas redes sociais e plataformas de vídeo, devem ser informadas os endereços das mesmas.

c) O período inicial do relatório se refere ao início do cronograma ou ao dia posterior a data final do último relatório enviado.

c) A data final do relatório deve ser até no máximo a data da entrega do relatório.

d) Não é necessário incluir referencial teórico ou resumo das atividades desenvolvidas em relatórios anteriores.

 

2º) No campo "Métodos e Procedimentos" descrever somente as atividades realizadas no período do relatório, sejam elas, atividades organizadas pelo projeto ou eventos dos quais o projeto participou. Apresentar de forma cronológica como a ação de extensão foi executada, quais materiais, métodos e instrumentos foram empregados e utilizados; inserindo informações complementares, ao indicar/identificar:

a) Parcerias realizadas;

b) Ferramentas e métodos utilizados (e.g. redes sociais, google meet, palestra no auditório, visita às escolas);

c) Descrição da equipe executora: número de alunos voluntários, bolsistas, servidores e membros externos que efetivamente colaboraram;

d) Mencionar os eventos realizados e vinculados ao projeto.

e) Adequações e limitações: esclarecer exceções, contradições, modificações e adequações que se tornaram necessárias devido a dificuldades encontradas durante a execução.

 

3º) No campo "Resultados e discussões" mencione os resultados de cada atividade e o seu respectivo impacto, listando as informações solicitadas abaixo:

a) Público alvo: descrever como comunidade externa foi atendida, o número de participantes ou uma estimativa (em número) do público externo atendido diretamente e como absorveram a informação e se poderão replicá-la. Também pode-se mencionar o número de pessoas impactadas.

b) Instituições atendidas: listar e especificar quais e como foram atendidas pela ação de extensão (e.g. escolas, associações, prefeituras, empresas, indústrias, etc);

c) Formação do estudante: descrever como as atividades desenvolvidas contribuíram para a formação do estudante, voluntário ou bolsista (integrante da equipe executora do projeto);

d) Redes sociais: colocar informações sobre as publicações (quantidade e tipo de publicação) e também o número de visualizações e/ou alcance no período do relatório

 

4º) No campo "Conclusões" liste:

a) O somatório final das pessoas atendidas no período do relatório;

b) O somatório das visualizações e/ou alcance das redes sociais ou em plataformas de vídeo;

c) As dificuldades e as soluções encontradas;

c) As perspectivas futuras do projeto.

 

5º) Nos anexos coloque:

a) Imagens (e.g. fotos, prints de telas) que comprovem o atendimento ao público externo (item obrigatório);

b) A planilha para emissão certificados/declarações em formato .xls ou .ods, quando for necessária a emissão.

c) Materiais desenvolvidos durante a ação tais como: apostilas, artigos, resenhas, resumos, livretos, materiais de apoio e/ou publicitários da ação.

OBS: Não incluir anexos referentes a avaliação do projeto e cópia do relatório.

 

6º) Além das instruções acima, siga as instruções estabelecidas Art. 5º.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDICLEIA APARECIDA MUNIZ, ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO, em (at) 22/09/2025, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIANA CORTEZ, CHEFE, em (at) 22/09/2025, às 13:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DIRCEU CASA GRANDE JUNIOR, DIRETOR(A), em (at) 26/09/2025, às 17:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5209767 e o código CRC (and the CRC code) 6D3DA504.



 


Referência: Processo nº 23064.045892/2025-95 SEI nº 5209767