Boletim de Serviço Eletrônico em 08/10/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORD. DE GESTAO DE RECURSOS HUMANOS -PG

 

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 003/2025-PS-PG

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU), de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26 de julho de 2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27 de julho de 2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 1 (uma) vaga para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais nº 001/2025, publicado no DOU de 15 de julho de 2025 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=5520188&id_orgao_publicacao=0.

 

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais nº 001/2025, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=5520188&id_orgao_publicacao=0.

1.1.1 Para fins deste edital considera-se:

a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: https://www.utfpr.edu.br/editais/concursos

b) O Campus para o qual a vaga se destina: Ponta Grossa.

c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Ponta Grossa: Rua Dr. Washington Subtil Chueire, nº 330 - Jardim Carvalho

d) O e-mail de contato: cogerh-pg@utfpr.edu.br

1.2 O período de contrato será de 06 (seis) meses, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993.

1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.

1.4 O programa está disponível no Anexo II.

1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=5520188&id_orgao_publicacao=0.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser realizada das: 08h do dia 13/10/2025 às 23h do dia 13/11/2025.

2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 14/11/2025.

2.3 Período para solicitar isenção: 13/10/2025 a 22/10/2025.

2.4 Resultado da Isenção: 28/10/2025 até às 18h.

2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 18h do dia 28/10/2025 às 18h do dia 30/10/2025.

2.6 Resposta ao recurso da isenção: 31/10/2025.

 

3. DO ENSALAMENTO

3.1 O ensalamento da Prova de Desempenho de Ensino será divulgado no dia 26/11/2025 até às 18h.

 

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 26/11/2025 até às 18h.

4.2 Prazo de recurso para impugnação de membro da banca examinadora: das 18h do dia 26/11/2025 às 18h do dia 28/11/2025.

 

5. DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo será constituído de Prova de Desempenho de Ensino.

5.2 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)

5.2.1 Sorteio do ponto: 11/12/2025 às 09h.

5.2.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 12/12/2025 às 09h 

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 Resultado Final Preliminar: 17/12/2025 até às 18 h.

6.2 Prazo para Recurso contra o Resultado Final Preliminar: das 18h do dia 17/12/2025 às 18h do dia 19/12/2025.

6.3 Resultado Final: 30/12/2025 até às 18h.

6.4 Se houver dúvida em relação à caracterização da deficiência de candidato(s) aprovado(s), o procedimento complementar de avaliação será realizado de forma híbrida, em data, local e horário a serem divulgados com o Resultado Final Preliminar.

6.5 Se houver candidato(s) preto(s) ou pardo(s) aprovado(s), o procedimento de confirmação complementar será realizado em 18/12/2025, de forma híbrida em local e horário a serem divulgados com o Resultado Final Preliminar.

6.6 Resultado do procedimento de caracterização da deficiência, procedimento de confirmação complementar, e da verificação documental complementar: 19/12/2025 até às 18h.

6.6.1 Prazo para Recurso contra o resultado do procedimento de caracterização da deficiência, procedimento de confirmação complementar, e da verificação documental complementar: das 18h do dia 19/12/2025 às 18h do dia 22/12/2025.

6.6.2 Resultado do Recurso contra o resultado do procedimento de caracterização da deficiência, procedimento de confirmação complementar, e da verificação documental complementar: 29/12/2025 até às 18h.

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 06/10/2025, às 16:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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aNEXO I AO EDITAL Nº 003/2025-PS-PG - ABERTURA

Área/Subárea:

VG

PCD

PP

I

Q

CH

Requisito(1) (2)

Eletricidade / Eletrônica

01

0

0

0

0

40h

Graduação em Engenharia Elétrica ou Eletrônica ou Automação Industrial, com Mestrado em Engenharia Elétrica ou Eletrônica ou Automação Industrial

LEGENDA:

VG = nº de vagas totais

PCD = nº de vagas reservadas para pessoas com deficiência

PP = nº de vagas reservadas para pessoas pretas e pardas

I = nº de vagas reservadas para pessoas indígenas

Q = nº de vagas reservadas para pessoas quilombolas

CH = carga horária

 

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao

(2) Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

 

OBSERVAÇÃO:

Na hipótese de surgimento de vagas durante a validade do edital serão aplicados os critérios de alternância e proporcionalidade para chamamento das listas de vagas reservadas, quando couber.

 

 

REMUNERAÇÃO

 

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

4.326,60

648,99

4.975,59

Mestrado

4.326,60

1.622,47

5.949,07

Doutorado

4.326,60

3.731,69

8.058,29

TAXA DE INSCRIÇÃO 118,00

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 003/2025-PS-PG - ABERTURA

Área/Subárea: Eletricidade / Eletrônica

 

PROGRAMA

01 - Teoria dos semicondutores;

02 - Diodos e suas aplicações;

03 - Transistor de junção bipolar e aplicações;

04 -Transistor de efeito de campo e aplicações;

05 - Amplificadores de pequenos sinais;

06 - Amplificadores de potência;

07 - Osciladores;

08 - Reguladores lineares de tensão; 

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

 

MALVINO, Albert Paul; BATES, David J. Eletrônica. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. ISBN 9788577260225 (v.1). "Livro Eletrônico, disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788580555776".

SEDRA, Adel S.; SMITH, Kenneth Carless. Microeletrônica. 5.ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2007. 848 p. ISBN 9788576050223.

BOYLESTAD, Robert L.; NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrúnicos e teoria de circuitos. 11. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, c2013. xii, 766 p. ISBN 9788564574212.

PERTENCE JÚNIOR, Antonio. Eletrônica analógica: amplificadores operacionais e filtros ativos. 7. ed. Porto Alegre: Tekne, 2012. 308 p. ISBN 9788564519022