Boletim de Serviço Eletrônico em 18/09/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS TOLEDO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS TOLEDO
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS TOLEDO
Programa de Pós-Graduação de Tecnologias em Biociências - TD

RUA CRISTO REI, 19. VILA BECKER, TOLEDO, PARANÁ. CEP 85902-490.

 

 

edital 04/2025

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIO-TD)

MESTRADO PROFISSIONAL – TURMA DE 2026

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências (PPGBIO-TD), em conjunto com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Direção Geral do Campus Toledo em atendimento à determinação do Colegiado, consoante a disposição regimental do Programa, torna pública a abertura do Processo Seletivo para a Turma 2026, o qual será regido pelas seguintes normas.

 

Disposições Gerais

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências (PPGBIO-TD) destina-se a candidatos com formação em Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas ou áreas afins, tais como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Química, Física, Matemática, Ciência da Computação e áreas correlatas, conforme documentos norteadores da CAPES da Área Interdisciplinar (90100000).

É necessário que o candidato tenha finalizado o curso de Graduação para cursar o Mestrado. Para recém-formados, o Diploma de Graduação pode ser substituído por uma Declaração de Previsão de Conclusão de Curso, ou de Integralização de Disciplinas, ou similar.

O candidato deverá, no ato da inscrição, optar por uma das linhas de pesquisa do Programa, a saber:(1) Obtenção, caracterização e quantificação de bioprodutos e biomateriais e suas aplicações em biociências; (2) Modelagem e aplicações de materiais em biociências.

O processo seletivo de que trata o presente edital será composto de 3 fases: (i) Proposta de projeto de pesquisa; (ii) Defesa do projeto de pesquisa perante uma banca de docentes; (iii) Curriculo de produção/atuação, conforme anexo, devidamente comprovado. Apenas a fase ii terá a presença do candidato, dessa forma as fases i e iii serão realizadas pelos docentes avaliadores.

As divulgações dos resultados de cada fase, bem como de resultados de recursos eventualmente impetrados, serão realizadas por meio do site do PPGBIO-TD (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td/editais/).

 

Do número de vagas e informações sobre as linhas de pesquisa

Este processo de seleção visa o preenchimento de até 16 (dezesseis) vagas.

As vagas estão distribuídas em 2 linhas de pesquisa, de acordo com o Quadro 1:  

 

Quadro 01 – Distribuição de Vagas

Linha de Pesquisa

Ampla Concorrência

Pessoas Autodeclaradas Negras

Obtenção, caracterização e quantificação de bioprodutos e biomateriais e suas aplicações em biociências

7

1

Modelagem e aplicações de materiais em biociências

7

1

 

Será ofertada 1 (uma) vaga adicional, não incluída no Quadro 1, para pessoas autodeclaradas indígenas, desde que haja candidato(a) inscrito(a) para esta modalidade de vaga.

Será ofertada 1 (uma) vaga adicional, não incluída no Quadro 1, para pessoas com deficiência, desde que haja candidato(a) inscrito(a) para esta modalidade.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas destinadas a pessoas autodeclaradas negras em uma Linha de Pesquisa, as vagas remanescentes serão remanejadas para ampla concorrência nesta Linha de Pesquisa.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas destinadas à ampla concorrência em uma Linha de Pesquisa, as vagas remanescentes serão remanejadas para pessoas autodeclaradas negras nesta Linha de Pesquisa.

No ato da inscrição o candidato ao mestrado profissional deverá optar por uma das Linhas de Pesquisa do Programa.

As pesquisas realizadas na Linha Obtenção, caracterização e quantificação de bioprodutos e biomateriais e suas aplicações em biociências estudam o desenvolvimento de biofármacos, enzimas e biomateriais, a caracterização e quantificação de fármacos e seus derivados, bem como a aplicação de nanotecnologias para produção, encapsulamento e liberação controlada de compostos bioativos em diferentes áreas das biociências;

As pesquisas realizadas na Linha Modelagem e aplicações de materiais em biociências estudam o desenvolvimento e aplicação de métodos estatísticos e computacionais, simulação e modelagem matemática de fenômenos biológicos e bioprocessos, bem como a criação de tecnologias inovadoras em bioinformática, biosensores, automação e equipamentos aplicados às biociências.

Recomenda-se aos candidatos consultar, no site do programa (

https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td), a descrição completa das linhas de pesquisa, bem como as áreas de interesse e atuação de seus docentes, incluindo consulta ao Lattes (https://lattes.cnpq.br/).

 

 

DO CRONOGRAMA

O Cronograma contemplando os principais eventos e datas/prazos para a operacionalização do processo seletivo consta do quadro abaixo.

 

Ordem /Evento

Data/Período

1

Período de inscrição

de 22/09 a 17/11 de 2025

2

Divulgação das inscrições homologadas

19/11/2025

3

Período Recursal

22 a 25/11/2025

4

Divulgação da lista final das  inscrições homologadas

26/11/2025

5

Divulgação do dia, hora e local da defesa da proposta do projeto de pesquisa

26/11/2025

6

Realização da defesa da proposta do projeto de pesquisa (fase ii)

01 a 12/12 de 2025

7

Divulgação dos resultados preliminares das etapas i, ii e iii)

15/12/2025

8

Período Recursal

de 15 a 18/12/2025

9

Divulgação do resultado final

19/12/2025

10

Previsão de matrícula

fevereiro de 2026

11

Previsão para início das aulas.

março de 2026

A convocação para matrícula e a data de início das aulas serão divulgadas no sitio eletrônico do PPGBIO-TD  (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td/editais).

 

DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão recebidas exclusivamente por link disponibilizado no site do programa PPGBIO:  https://www.utfpr.edu.br/cursos/programas-de-pos-graduacao/ppgbio-td nas datas previstas no cronograma.

O pedido de inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

  1. Ficha de inscrição, obtida no sítio do PPGBIO (link: https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad09/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=9&p_curscodnr=33&p_cursoanonr=2026), devidamente preenchida e assinada, com a indicação da Linha de Pesquisa escolhida e de dois possíveis orientadores diferentes dentre os docentes vinculados ao programa (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td/area-academica/docente);

  2. Uma via (cópia digital) do documento de identidade com foto e CPF;

  3. Uma via do currículo obrigatoriamente preenchido no formato da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br no modo completo e atualizado no mês da inscrição, não sendo aceito outros formatos de currículos;

  4. Ficha de Pontuação do Currículo Lattes (conforme Anexo A - Tabela A.2), devidamente preenchida e assinada, juntamente com os documentos comprobatórios (declarações, certidões, comprovantes, carteira de trabalho com identificação do candidato, entre outros) ordenados e numerados dos itens que o candidato almeja obter pontuação conforme a Tabela A2 (Anexo A - Tabela A1 indica a pontuação de cada item a ser avaliado);

  5. Uma proposta de Projeto de Pesquisa de autoria do próprio candidato, conforme modelo disponibilizado na página do edital (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td/editais/).

O candidato deve mesclar em arquivo único (formato PDF) todos os documentos requeridos nos subitens do Item 4.2 e realizar o envio pelo formulário presente no link https://forms.gle/wBomQygaTjxMAB9B7.

Serão desclassificados nessa fase:

  1. Os candidatos que não enviarem a ficha de inscrição, conforme indicado no item 4.2-a;

  2. Os candidatos que não realizarem a indicação da linha de pesquisa na ficha de inscrição do processo seletivo, conforme indicado no item 4.2-a;

  3. Os candidatos que não entregarem as fotocópias e documentos indicados no item 4.2-b.

  4. Os candidatos que não entregarem o currículo preenchido no formato da Plataforma Lattes, conforme indicado no item 4.2-c.

Serão considerados a título de comprovação:

  1. de documentação de identidade para candidatos brasileiros natos ou naturalizados: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).

  2. de documentação de identidade para candidatos estrangeiros: fotocópia do passaporte.

  3. de certificação de nível superior obtido no Brasil: (a) diploma nível superior devidamente registrado; (b) comprovante de diploma em trâmite; (c) certificados de conclusão de cursos de graduação.

  4. de certificação de nível superior obtido no exterior: a comprovação deve se dar nos termos do art. 48 da Lei 9394, de 1996 através da apresentação do diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Em caso de candidato estrangeiro, apresentar cópia do diploma com tradução juramentada e visto consular.

  5. de certificação de nível superior obtido na França não se aplicam os dispostos do item 18 IV sendo aplicáveis os dispostos do item 12 IV.

  6. de certificação de nível superior obtido na Argentina: exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina.

Para os casos previstos nos itens 4.5-c, 4.5-d, 4.5-e ou 4.5-f , serão concedidos 12 meses para que o candidato apresente o diploma definitivo ao PPGBIO-TD sob pena do cancelamento da matrícula pelo programa.

Não serão permitidas substituições ou anexação de documentos após a entrega.

Não será recebida, em nenhuma hipótese, documentação após a data estabelecida em cronograma.

 

Documentação Adicional para inscrição de pessoas negras, indígenas ou com deficiência

Além dos demais documentos, que são exigidos para todos(as) os(as) candidatos(as), aquele(a) candidato(a) que optar pela inscrição específica, como pessoa autodeclarada negra, ou como pessoa autodeclarada indígena, ou como pessoa com deficiência, deverá obrigatoriamente enviar documentação adicional correspondente.

A documentação adicional de inscrição deve ser enviada, em conjunto com os documentos exigidos no item 4.2, como arquivos digitais ou como documentos digitalizados, na forma de anexo, por e-mail para ppgbio-td@utfpr.edu.br, até o prazo limite de inscrição estabelecido no cronograma.

A documentação adicional é específica, conforme a opção de inscrição do(a) candidato(a).

O(a) candidato(a) que optar por concorrer às vagas previstas para pessoas autodeclaradas negras deverá enviar autodeclaração (documentação adicional) em que se enquadra nesta modalidade seguindo o modelo AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA NEGRA, conforme modelo disponibilizado na página do edital (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td/editais/).

Uma comissão institucional definida para heteroidentificação racial fará a análise e o deferimento ou o indeferimento das autodeclarações, nos termos deste Edital.

O(a) candidato(a) que concorrer às vagas previstas para pessoas com deficiência deve enviar a seguinte documentação adicional:

  1. Atestado médico emitido nos últimos 12 (doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo(a) candidato(a), contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;

  2. Para candidato(a) com deficiência auditiva: exame de audiometria, realizado nos últimos 12 (doze) meses, e parecer específico com restrições e/ou recomendações;

  3. Para candidato(a) com deficiência visual: exame oftalmológico em que conste a acuidade visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses, e parecer específico com restrições e/ou recomendações.

Atestados, exames e laudos médicos deverão obrigatoriamente apresentar o código da CID, nome legível, carimbo e assinatura do profissional e CRM (número de registro no Conselho Regional de Medicina). Poderá também ser solicitado ao(à) candidato(a) comparecer ante uma junta médica oficial da UTFPR.

Para análise dos documentos previstos no item 5.6, será constituída uma comissão com profissionais da área médica da UTFPR.

O(a) candidato(a) que concorrer às vagas previstas para pessoas autodeclaradas indígenas deve enviar pelo menos um dos seguintes documentos (documentação adicional):

  1. Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI);

  2. Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente, conforme modelo DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO A COMUNIDADE INDÍGENA, conforme modelo disponibilizado na página do edital (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td/editais/).

 

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O Processo seletivo ocorrerá em 03 etapas: 

  1. V.1 Classificatória e Eliminatória: Proposta de projeto de pesquisa

  2. V.2 Classificatória e Eliminatória: Defesa do projeto de pesquisa perante uma banca de docentes

  3. V.3 Classificatória: Curriculo de produção/atuação, conforme anexo, devidamente comprovado

A Classificação final se dará por meio da média ponderada das notas de cada etapa.

Fase i: Projeto de pesquisa - peso 3

  1. O projeto avaliará o candidato quanto a:

  1. b. A correção do projeto será realizada por 2 (dois) docentes designados pelo presidente da comissão de seleção, sendo a nota final definida pela média aritmética das notas atribuídas por cada docente.
  2. A identificação de plágio incorrerá na desclassificação do candidato.

Fase ii: Defesa do projeto de pesquisa - peso 3

  1. Os candidatos, no e-mail fornecido no ato da inscrição, receberão as instruções de acesso à plataforma até o dia anterior à defesa.

  2. A defesa será realizada conforme cronograma, à distância por meio eletrônico (plataforma será indicada na divulgação).

  3. A defesa do projeto será avaliada por 2 (dois) docentes designados pelo presidente da comissão de seleção, sendo a nota final definida pela média aritmética das notas atribuídas por cada docente.

  4. A defesa deverá ser realizada entre 19:00 h e 22:00 h no período de datas previstas em cronograma.

  5. A defesa do projeto avaliará o candidato quanto a:

Fase iii: Avaliação do curriculo lattes - peso 4

  1. A avaliação do currículo iniciará com a verificação se está na formatação indicada no Edital.

  2. A avaliação será realizada pontuando, conforme a Tabela A.2 no ANEXO A, os itens indicados e comprovados.

  3. A avaliação do currículo será realizada por 2 (dois) docentes designados pelo presidente da comissão de seleção, sendo a nota final definida pela média aritmética das notas atribuídas por cada docente.

 

Do Resultado e Classificação Final

O resultado será publicado, por linha de pesquisa, em listagem de candidatos em ordem crescente de classificação e decrescente de pontuação a qual será utilizada para matrículas em primeira chamada e, a critério e decisão do colegiado do programa, em quantas mais chamadas forem necessárias para o preenchimento das vagas ofertadas.

A nota final (NR) será calculada a partir da seguinte fórmula, considerando-se os pesos específicos de cada fase:

NF = 0,3*PPP + 0,3*DPPP + 0,4*ACV

Em que:

NF = nota final do candidato,

PPP = nota atribuída pela Proposta de Projeto de Pesquisa (peso três) - Fase i,

DPPP = nota atribuída na Defesa da Proposta de Projeto de Pesquisa (peso três) - Fase ii,

ACV, = nota obtida no julgamento da Análise do Currículo Lattes (peso quatro) - Fase iii.

 

Uma vez publicado o resultado, fica afastada a possibilidade de alegação, por parte dos candidatos, de desconhecimento de sua publicação, independentemente de quaisquer eventuais motivações.

Serão convocados em primeira chamada os classificados até o número de vagas de cada linha de pesquisa, e as demais chamadas, se houver necessidade, serão realizadas a partir do próximo classificado, mantida a fiel observância à ordem classificatória da respectiva linha de pesquisa.

O candidato que não cumprir os prazos e orientações reguladas neste edital declina de seu direito auferido com a classificação, abrindo de imediato espaço para novas convocações em chamadas subsequentes na respectiva linha de pesquisa.

 

DA MATRÍCULA

Candidatos aprovados poderão iniciar as suas atividades em seguida à divulgação do resultado final, efetivando sua matrícula como alunos regulares.

O período para realização da matrícula dos(as) candidatos(as) selecionados(as) está previsto no cronograma deste edital. O candidato selecionado deverá entregar uma cópia de cada documento, juntamente com os documentos originais para autenticação no endereço a seguir. Alternativamente, os documentos podem ser autenticados em cartório e enviados pelo correio nos endereços abaixo:

* Campus Toledo: De segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00 e das 13:00 às 17:00 na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus TOLEDO, RUA CRISTO REI, 19. VILA BECKER, TOLEDO, PARANÁ. CEP 85902-490.

Os documentos devem ser apresentados individualizados (arquivos separados) para a matrícula:

a. Cópia do documento oficial de identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, se estrangeiro);

b. Cópia do CPF ou página da Receita Federal caso o número do CPF não conste do documento citado na alínea anterior. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

c. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

d. Cópia do diploma de graduação ou comprovante de diploma em trâmite, sendo-lhe concedidos 12 meses para a apresentação do diploma;

* Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde ele foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

e. Cópia do histórico Escolar referente ao diploma especificado no item anterior.

f. O candidato que concorrer às vagas reservadas deverá encaminhar a documentação complementar prevista nos Artigos 8º, 9º e 11 da Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021, em função da vaga pretendida.

Considera-se o aluno regularmente matriculado no Programa, após a obtenção de Registro Acadêmico (RA) no Sistema Acadêmico da UTFPR e após a matrícula entende-se que o aluno está ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa disponível em https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td/documentos/regulamento-do-ppgbio

Perderá o direito à vaga o candidato que:

  1. Não efetuar sua matrícula no PPGBio no período estabelecido.

  2. Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.

 

Das Disposições Finais

Considerando a disponibilidade dos docentes do programa, as atividades acadêmicas serão desenvolvidas no turno noturno, podendo, ocasionalmente, ocorrer nos turnos matutino e vespertino.

Uma vez publicados os resultados de quaisquer uma das fases, o candidato que se sentir prejudicado terá até dois dias úteis para interpor recurso direcionado ao Colegiado do Programa, conforme cronograma deste edital. O formulário será disponibilizado no site do programa e deverá ser enviado, assinado e digitalizado (em pdf), para o e-mail ppgbio-td@utfpr.edu.br até a data estabelecida.

Em caso de empate entre candidatos na pontuação final, preponderará a classificação obtida na avaliação da proposta do projeto de pesquisa (fase i).

Persistindo o empate, será utilizada a defesa do projeto perante a banca como segundo critério de desempate.

Os documentos digitais dos candidatos não convocados serão permanentemente excluídos dos servidores após 30 dias do final do processo.

Os candidatos inscritos declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes do presente edital, bem como do Regulamento do Programa PPGBIO-TD (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgbio-td/documentos/regulamento-do-ppgbio) e das demais regulações institucionais.

No caso de estrangeiros, o candidato aceito fica responsável pela obtenção do visto para sua permanência no Brasil e pela apresentação de documentos comprobatórios, junto aos órgãos pertinentes, sobre a existência de recursos para sua subsistência no país durante a realização do curso.

O candidato é responsável pela veracidade das informações prestadas e pela autenticidade da documentação enviada durante o processo de seleção.

A UTFPR se exime por qualquer problema de ordem técnica que vem a inviabilizar a inscrição do candidato.

Os casos omissos serão resolvidos pelo colegiado do PPGBIO-TD.

Mais informações podem ser obtidas, preferencialmente pelo e-mail ppgbio-td@utfpr.edu.br, pessoalmente na Secretaria do PPGBio, ou pelo telefone: (45) 3379-8517.

Estabelece-se como foro para questões relativas a este edital, que não encontrem soluções administrativas, o Foro da Justiça Federal em Toledo – Seção Judiciária do Paraná.

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no site do PPGBIO-TD.


 

Toledo-PR, datado e assinado eletronicamente.

 

Viviane da Silva Lobo

Responsável pela Coordenação do Programa do Pós-Graduação em Tecnologia em Biociências

 

 

Mariana Sbaraini Cordeiro

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Toledo

 

 

Elder Elisandro Schemberger

Diretor-Geral do Câmpus Toledo


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) VIVIANE DA SILVA LOBO, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 17/09/2025, às 17:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIANA SBARAINI CORDEIRO, DIRETOR(A), em (at) 18/09/2025, às 08:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELDER ELISANDRO SCHEMBERGER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 18/09/2025, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5212002 e o código CRC (and the CRC code) 6A391795.



ANEXO A

 

As atividades descritas no Currículo Lattes serão valoradas de acordo com a pontuação apresentada na Tabela A.1. Para tal, o candidato deve imprimir, preencher e assinar a Ficha de Avaliação fornecida na Tabela A.2, a qual deve ser submetida no ato da inscrição juntamente com a documentação comprobatória (conforme Seção 3).

Tabela A.1. Atividades e pontuações consideradas na avaliação do Currículo Lattes.

1. Trabalhos completos e/ou resumos apresentados em eventos

Pontos

1.1 Resumo simples publicado (até duas páginas).

(Máximo 4 pontos)

Internacional

0,5

Nacional

0,3

1.2 Resumo expandido e trabalho completo (acima de duas páginas). (Máximo 6 pontos)

Internacional

1,0

Nacional

0,5

 

2. Produção científica e tecnológica

 

2.1 Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis CAPES na área INTERDISCIPLINAR.

A1

10,0

A2

9,5

A3

9,0

A4

8,5

B1

7,0

B2

5,5

B3

4,0

B4

2,5

B5

1,0

C

0,5

2.2 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no Qualis da CAPES.

Internacional

0,8

Nacional

0,4

2.3 Capítulo em livro científico internacional

6,0

2.4 Livro científico internacional

10,0

2.5 Capítulo em livro científico nacional com ISSN

4,0

2.6 Livro científico nacional com ISSN

8,0

2.7 Patente registrada/publicada

10,0

2.8 Patente concedida

20,0

 

3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação

 

3.1 Iniciação Científica (PIBIC, PIBITI e Ações Afirmativas), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES ou órgão de fomento.

5 pontos por ano

3.2 Programa de Educação Tutorial (PET), PIBID, monitorias e estágios (exceto estágio obrigatório de final de curso).

5 pontos por ano

3.3 Pós-graduação Latu sensu (Máximo 20 pontos)

10 pontos por curso

 

4. Experiência profissional

 

Experiência profissional comprovada mediante registro em carteira de trabalho ou cópia de contrato. (Máximo 50 pontos)

10 pontos por ano

 

Tabela A.2. Ficha de Avaliação do Currículo Lattes.

1. Trabalhos completos e/ou resumos publicados em eventos

Pontos

1.1 Resumo simples publicado (até duas páginas).

(Máximo 4 pontos)

Internacional

 

Nacional

 

1.2 Resumo expandido e trabalho completo (acima de duas páginas). (Máximo 6 pontos)

Internacional

 

Nacional

 

 

2. Produção científica e tecnológica

 

2.1 Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis CAPES na área INTERDISCIPLINAR.

A1

 

A2

 

A3

 

A4

 

B1

 

B2

 

B3

 

B4

 

B5

 

C

 

2.2 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no Qualis da CAPES.

Internacional

 

Nacional

 

2.3 Capítulo em livro científico internacional

 

2.4 Livro científico internacional

 

2.5 Capítulo em livro científico nacional com ISSN

 

2.6 Livro científico nacional com ISSN

 

2.7 Patente registrada/publicada

 

2.8 Patente concedida

 

 

3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação

 

3.1 Iniciação Científica (PIBIC, PIBITI e Ações Afirmativas), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES ou órgão de fomento.

 

3.2 Programa de Educação Tutorial (PET), PIBID, monitorias e estágios (exceto estágio obrigatório de final de curso)

 

3.3 Pós-graduação Latu sensu

(Máximo 20 pontos)

 

 

4. Experiência profissional

 

Experiência profissional comprovada mediante registro em carteira de trabalho ou cópia de contrato. (Máximo 50 pontos)

 

 

PONTUAÇÃO FINAL:

 

Nome do Candidato(a)

Assinatura

 

 

       

 


Referência: Processo nº 23064.044747/2025-97 SEI nº 5212002